Ver Versão Completa : Combio - dificuldades engatar 1º marcha
Murdockbr
16/02/2009, 15:36
Olá pessoal,
Sou novo no grupo, porém estou sempre lendo os posts aqui do forum....
e estou precisando de uma ajuda.
Tenho uma ranger 1998 CS v6 4.0 4x2
Estou com um problema no cambio, que tenho dificuldades ao parar num semaforo de engatar a 1º marcha, as vezes tenho q sair em segunda.
Lendo aqui no forum já fiz alguns procedimentos, como o de trocar o oleo de caixa de cambio pelo oleo texamatic ||| (como não achei esse oleo fui pelo manual e coloquei um oleo ATF). Alias a troca foi importante pois o oleo que estava na caixa estava muiito velho.
Após trocar o oleo, o problema sumiu... melhorou 100%... porém agora após 10 dias o problema voltou a aparecer.
Verificações já feitas:
-Nível óleo embreagem -> Ok
-Níve óleo cambio -> Ok (foi trocado, porém não achei o Texamatic
III usei um ATF conforme o manual)
-Embreagem não está patinando.
-Consultei 2 mecanicos, um disse que é defeito da embreagem, o outro disse que só desmontando para ver... porém acha que é defeito da embreagem.
O que mais pode ser ?
Ou será que devo mesmo fazer o troca da embreagem ?
Obrigado.
Daniel.Shimomoto
16/02/2009, 18:54
Eu concordo com o seu mecanico. Pode ser embreagem.
Experimente trocar o óleo do cambio de novo.
Procure qualquer óleo com a especificação DEXTRON III. Procure por:
Texaco: Texamatic 7045E
Shell: Shell Donax TG
Petrobrás: Lubrax OH49X
Ipiranga: Isamatic III
Valvoline: Valvoline ATF Dextron III/Mercon
Segundo a EATON, no manual do Cambio FSO2405 (Ranger diesel pós 2001), dificuldade de engate em primeiro lugar ou é embreagem ou óleo lubrificante incorreto. Ai depois ele passa para desgaste nos sincronizadores, torre de comando, etc.
Acredito que a mesma regra valha para o Mazda.
Um abraço!
Anthoniusnikos
16/02/2009, 21:40
Murdock, tenho insistido que às vezes o disco de embreagem e platô estão bons, mas o rolamento do eixo do prisma (centro do volante do motor) está emperrando, até travar (aí funica o eixo). Inicia dificultando o engate de alguma(s) marcha(s), depois não engata mais nada.
Peça pro mexânico verificar isso.
Abraços
Anthon
Daniel.Shimomoto
16/02/2009, 22:11
Murdock, tenho insistido que às vezes o disco de embreagem e platô estão bons, mas o rolamento do eixo do prisma (centro do volante do motor) está emperrando, até travar (aí funica o eixo). Inicia dificultando o engate de alguma(s) marcha(s), depois não engata mais nada.
Peça pro mexânico verificar isso.
Abraços
Anthon
Boa Analise!!!
Bucha ou rolamento do volante gasto ou danificado
Substituir - Conforme instruções do manual do veículo
O trecho em negrito eu extrai do manual da transmissão EATON FSO2405
Abs!!!
Anthoniusnikos
16/02/2009, 23:37
Shimomoto, o diferencial da minha Ranger é Visteon, e nele tem uma etiqueta original gravado: 75W140 Syntetic, mas está muito difícil encontrar esse óleo. Já substituí por mineral Texaco 80W90, segundo o Manual e os colegas . Pergunto se não seria melhor o 85W140 que é mais fácil de ser encontrado, e que está R$ 11,00/litro ?
Abraços
Anthon
Murdockbr
19/02/2009, 11:06
Bom, seguindo recomendações ontem fiz troca do oleo de cambio usando o:
Vamos ver agora como vai se comportar
aproveitando, qual o oleo correto para uso no diferencial da Ranger 4x2 98 (v6) ?
Daniel.Shimomoto
19/02/2009, 12:37
Shimomoto, o diferencial da minha Ranger é Visteon, e nele tem uma etiqueta original gravado: 75W140 Syntetic, mas está muito difícil encontrar esse óleo. Já substituí por mineral Texaco 80W90, segundo o Manual e os colegas . Pergunto se não seria melhor o 85W140 que é mais fácil de ser encontrado, e que está R$ 11,00/litro ?
Abraços
Anthon
Anthon;
Honestamente eu acredito que não tenha erro usar o 85W140. 75W140 é meio mosca branca de achar....Mas tenta colocar óleo sintético no diferencial. E assegure que é API-GL-5. O GL-4 é inferior.
Um abração
Daniel.Shimomoto
19/02/2009, 22:53
Bom, seguindo recomendações ontem fiz troca do oleo de cambio usando o:
Vamos ver agora como vai se comportar
aproveitando, qual o oleo correto para uso no diferencial da Ranger 4x2 98 (v6) ?
Murdock (por acaso voce assistia Esquadrão Classe A???)
O diferencial das V-6 até 2001 é Visteon. Ai usa o mesmo óleo citado pelo Anthon.
Os diferenciais Dana 44 usam 75W90 GL-5 sintético.
Abs!!!
Murdockbr
20/02/2009, 15:07
Fala Daniel.Shimomoto!
Isso mesmo, assistia sim e ganhei esse apelido em função do Esquadrão Classe A.
Bom então o oleo pode ser o 85W140.. soh fiquei na duvida.... se é o sintético ou o mineral?
Daniel.Shimomoto
20/02/2009, 16:28
Fala Daniel.Shimomoto!
Isso mesmo, assistia sim e ganhei esse apelido em função do Esquadrão Classe A.
Bom então o oleo pode ser o 85W140.. soh fiquei na duvida.... se é o sintético ou o mineral?
Murdock;
O ideal é sintético. Eles costumam ser mais aditivados que os minerais. São meio salgadinhos (da ultima vez paguei R$20,00/L) mas vale a pena.
Abs!!!
Luizaogyn
29/01/2013, 22:21
Olá pessoal tudo bem? Eu estou com o mesmo problema da primeira não entrar, oque poderia ser? a primeira entra as vezes com facilidade as vezes não, ai tenho que colocar qualquer outra marcha e depois a primeira entra tranquilo sem raspar (nunca raspou) se eu tirar o pé da embreagem já volta o tal problema também... Não me parece grave mais alguém poderia me ajudar... A minha ranger é uma 2003 2.8 diesel 4x4... Vlw a força.
Pedro_Augusto
30/01/2013, 00:31
Luizaogyn, já experimentou apertar mais vezes o pedal antes de engatar a marcha para ver se entra com mais facilidade? Se isto ocorrer, provavelmente o problema é na bomba de embreagem. Verificou se tem algum vazamento por baixo do carro (não necessariamente chega a melar o chão)?
Luizaogyn, já experimentou apertar mais vezes o pedal antes de engatar a marcha para ver se entra com mais facilidade? Se isto ocorrer, provavelmente o problema é na bomba de embreagem. Verificou se tem algum vazamento por baixo do carro (não necessariamente chega a melar o chão)?
X2. Se bombando o pedal da embreagem as marchas entrarem com mais facilidade é a embreagem. Experiência própria.
Abs
Luizaogyn
31/01/2013, 14:32
ja experimentei sim só que só da certo quando engato outra marcha pra depois colocar a primeira... Vazamento nao tem nenhum nem o cambio está melado nem nada... eu vou ver se troco o óleo do cambio e da embreagem e colocar tudo novo, é melhor fazer isso né...
ja experimentei sim só que só da certo quando engato outra marcha pra depois colocar a primeira... Vazamento nao tem nenhum nem o cambio está melado nem nada... eu vou ver se troco o óleo do cambio e da embreagem e colocar tudo novo, é melhor fazer isso né...
Cuidado com o óleo. Tem que ser Dexron III ou Mercon ATF.
Luizaogyn
31/01/2013, 20:29
Poisé esses óleos ai que vc indicou são para o cambio né? Mais ninguém tem ideia do que pode ser não? Tenho medo de ser algo muito grave, eu estou muito quebrado por um tempo agora...
Pedro_Augusto
31/01/2013, 22:55
Poisé esses óleos ai que vc indicou são para o cambio né? Mais ninguém tem ideia do que pode ser não? Tenho medo de ser algo muito grave, eu estou muito quebrado por um tempo agora...
Não queria te desanimar, mas acho que o problema é a embreagem indo embora. Trocar vai ser caro. :/
Luizaogyn
01/02/2013, 01:41
Mais será mesmo o pedal da embreagem está lá embaixo não tá pra cima, ela não patina, e as outras marchas entram de boa, as vezes poderia ser trambulador ou o óleo da embreagem... Se fosse trocar uma embreagem dessa quanto sairia será em? Vlw
MASTERDAN
05/11/2013, 00:53
Informo que recentemente passei por um problema semelhante, onde às vezes tinha grande dificuldade e em outras eu simplesmente não conseguia engatar a primeira marcha.
O problema só foi solucionado quando substituí o rolamento do eixo piloto do câmbio, valor de R$42,00.
E isso aconteceu duas vezes em 78000km, quando aproveitei também para substituir a embreagem, que já estava no fim de sua vida útil.