Ver Versão Completa : Assobio na turbina da Ranger 2000
whinnycius
16/02/2009, 13:13
Olá galera..
Gostaria de saber como é que faço para a turbina da Ranger ano 2000/2000 (2.5 com TGV) com motor Maxion assobiar..
A Ranger do meu pai assobiava, e, depois que foi para o conserto, parou de assobiar.
Simplesmente por questões estéticas... gostamos de ouvir a turbina trabalhando.. :-D
Espero que ajudem!
Dieselboy
16/02/2009, 13:22
A Ranger do meu pai assobiava, e, depois que foi para o conserto, parou de assobiar.
Conserto de ... ? :pensativo: escapamento, turbina .... por aí é possível ter uma idéia, por onde vc pode começar.
Eu iria testando, primeiro tirava o filtro (muito cuidado para não deixar entrar poeira ou objetos) apenas para ouvir o ruído, depois partiria para o escapamento.
Mais ou menos no mesmo sentido.
Minha turbina tambem parou de assobiar.
Eu achei que meu carro perdeu um pouco de potencia em alta.
Estou desconfiado que a turbina esta com problema. Tem alguma forma simples de eu testar seu funcionamento?
Mais ou menos no mesmo sentido.
Minha turbina tambem parou de assobiar.
Eu achei que meu carro perdeu um pouco de potencia em alta.
Estou desconfiado que a turbina esta com problema. Tem alguma forma simples de eu testar seu funcionamento?
Tem manômetro instalado na turbina?
Ficaria mais fácil detectar problema verificando a pressão.
Na Natasha eu acelero na BI e verifico a mangueira de entrada da turbina. Se ela murchar é porque a turbina está trabalhando bem.
Abs.
duardobruno
16/02/2009, 15:47
Cara!!! Moleke!!! Esta parada de turbina é um lance muito doido mesmo. A minha antiga turbina tb não fazia muito barulho não. Era tipo: iiiiihhhhhhiiiihhhhhhhhhhhhh...... mas isso quando tava na alta rotação e era baixinho, tinha q parar pra prestar atenção. Daí quando troquei pela nova, Garret tb, ela apita bem mais alto. Quando to na pista é tipo: ffffiiiiiuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu........,diretão, mas é alto. Tão escandaloso, que as pessoas dos outros carros ficam olhando. Já levei em 3 mecas, tudo normal, já rodei uns 18.000, mas parece tudo normal. Eu queria mesmo é que ela fizesse Tchuuuu!!! Quando troca de marcha, tipo a D20 turbo ou caminhão mercedez.
Valeu!
whinnycius
17/02/2009, 14:34
Cara, a mangueira que sai do filtro de ar para a turbina soltou, aí quando recolocamos a mangueira, ela já assobiava pouco..
Depois que foi para o conserto pra trocar a bomba da direção, o mecânico mexeu na turbina também (sei lá pra quê), e aí, acabou o assobio..
Mudança de performance: :discordo: , quase nenhuma..
Mudança estética: Nas ultrapassagens, não dá mais aquela "sensação" de potência.. parece que não vai aguentar. :-D
Detalhe: A turbina já deu problema uma vez. Teve que trocar ela inteira (trocaram por um TGV, antes não era)... aí ela começou a assobiar..
Cara, a mangueira que sai do filtro de ar para a turbina soltou, aí quando recolocamos a mangueira, ela já assobiava pouco..
Depois que foi para o conserto pra trocar a bomba da direção, o mecânico mexeu na turbina também (sei lá pra quê), e aí, acabou o assobio..
Mudança de performance: :discordo: , quase nenhuma..
Mudança estética: Nas ultrapassagens, não dá mais aquela "sensação" de potência.. parece que não vai aguentar. :-D
Detalhe: A turbina já deu problema uma vez. Teve que trocar ela inteira (trocaram por um TGV, antes não era)... aí ela começou a assobiar..
Essa pkp está com quantos kms? Está dando muito problema na turbina. Tem certeza que o mexânico é bom?
Abs.
whinnycius
17/02/2009, 14:39
Era tão alto o assobio, que de dentro do carro, com todos os vidros fechados, e o som meio alto, se ouvia ela gritando...
Me disseram que se eu fizer um buraco com um prego na mangueira de borracha que liga a turbina no filtro de ar, dá certo, mas... e o medo de contaminar o motor? :pensativo:
Sei lá! To quase desafrouxando a turbina... :dance:
whinnycius
17/02/2009, 14:41
Quase 145.000 km.
O mecânico é bom, mas não sei o quê que bomba de direção tem a ver com turbina... :parede:
Quase 145.000 km.
O mecânico é bom, mas não sei o quê que bomba de direção tem a ver com turbina... :parede:
É exatamente por isso que eu perguntei. A Natasha está com 156.000 e nunca deu problema na turbina. Você tem desligado o motor corretamente? Esperando trinta segundos em marcha lenta antes de desligar? Não é normal essa troca da turbina.
Abraços.
whinnycius
17/02/2009, 14:48
Compramos ela com 80.000 km. O uso dela é intenso..
Sim, fazemos isso (30 segundos de espera ao ligar e desligar)..
Compramos ela com 80.000 km. O uso dela é intenso..
Sim, fazemos isso (30 segundos de espera ao ligar e desligar)..
É, amigo! As minhas modestas opiniões ficaram por aqui. Melhor aguardar as dicas dos mais experientes do Forum.
Abraços e boa sorte.
Edintruder
17/02/2009, 15:36
Para tirar a bomba da DH tem que tirar as mangueiras da admissão. Isso parece ser alguma mangueira frouxa, tomada de pressão da WG solta, haste da WG solta ou mangueira dobrada ou enforcada.
LEONARDORAZO
17/02/2009, 21:01
A minha TGV faz um assovio que dá até tesão.... O meu meca disse que é normal. Ha algum tempo fiz uma revisão nela (tá com 100.000 km)< limpamos a tubulação que estava meio melada de óleo incluindo o intercooler e foi verificado se havia folga no eixo (é simples de verificar, desmonte o tubo que sai do intercooler , na frente dela e coloque seu dedo no eixo e dá uma forçada, se o eixo não balangar, ela está sem folga... o mais importante é: só coloque o dedo com ela bem fria senão vira churrasco....)
Um abraço a todos
Edintruder
17/02/2009, 21:30
A minha TGV faz um assovio que dá até tesão.... O meu meca disse que é normal. Ha algum tempo fiz uma revisão nela (tá com 100.000 km)< limpamos a tubulação que estava meio melada de óleo incluindo o intercooler e foi verificado se havia folga no eixo (é simples de verificar, desmonte o tubo que sai do intercooler , na frente dela e coloque seu dedo no eixo e dá uma forçada, se o eixo não balangar, ela está sem folga... o mais importante é: só coloque o dedo com ela bem fria senão vira churrasco....)
Um abraço a todos
Aproveitando, só faça isso com o motor desligado senão vira guisado! ahahaha!
Cara!!! Moleke!!! Esta parada de turbina é um lance muito doido mesmo. A minha antiga turbina tb não fazia muito barulho não. Era tipo: iiiiihhhhhhiiiihhhhhhhhhhhhh...... mas isso quando tava na alta rotação e era baixinho, tinha q parar pra prestar atenção. Daí quando troquei pela nova, Garret tb, ela apita bem mais alto. Quando to na pista é tipo: ffffiiiiiuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu........,diretão, mas é alto. Tão escandaloso, que as pessoas dos outros carros ficam olhando. Já levei em 3 mecas, tudo normal, já rodei uns 18.000, mas parece tudo normal. Eu queria mesmo é que ela fizesse Tchuuuu!!! Quando troca de marcha, tipo a D20 turbo ou caminhão mercedez.
Valeu!
Duardo chora nesse troller:
YouTube - troller espirrando
Abraço.
duardobruno
18/02/2009, 08:48
YouTube - troller espirrando (http://www.youtube.com/watch?v=_wMgO1-xzwc)
Abraço.
Krrrrrrraaaaaaaaaiiiiiii véi!!!
YouTube - troller espirrando (http://www.youtube.com/watch?v=_wMgO1-xzwc)
Abraço.
A minha F250 quando eu retiro o escape faz o ''tchuu''.Mas quando normal é só pisar um pouco mais que ela ''apita'',mas lembro que só depois de uns 2.000 giros...
PauloLimited
18/02/2009, 12:18
Só muito mas a minha l200, YouTube - L200 Sport com o escap direto:twisted::twisted::twisted:
Krrrrrrraaaaaaaaaiiiiiii véi!!!
Doidera né?
Só muito mas a minha l200, YouTube - L200 Sport com o escap direto (http://www.youtube.com/watch?v=mFvM3aIHxvE):twisted::twisted::twisted:
Tem pente na turbina?
PauloLimited
18/02/2009, 17:14
Não tem pente não, só o escapamento direto msm.
Esse asuvio mais alto na turbina da Ranger ai num é eixo empenado naõ?
A Ranger daq de casa começou com um asuvio diferente depois q agente rodou com o intercooler furado, o mecanico flw q era pq a pressão do ar tava baixa por causa do furo e com isso a turbina se esforçou mais q o normal e empenou o eixo dela.
duardobruno
26/02/2009, 15:41
Kra não sei!! A minha quando trocou pela nova, motor novo, tudo zero, começou com esse apito. 3 mecânicos me disseram ser normal.
duardobruno
06/04/2011, 11:05
Galera, há muito tempo, desde quando fiz o motor e troquei a turbina, há uns 3 anos, minha ranger faz um assobio: fiiiiuuuuuuuuuuuuuu....., bem alto mesmo. Os mecas sempre disseram ser normal. Eu achava legal. Poucos dias atrás, parei na oficina pra fazer o alternador e trocar o módulo GEM. Quando ela retornou, comecei a reparar que ela não faz mais o assobio. É quase como se não houvesse turbina. Tb aumentou a fumaceira preta. Tá certo que ela já dava umas fumadas pretas devido ao aumento no débito da bomba. Hoje, troquei o óleo e todos os filtros (troco com 5.000 óleo e filtros com 10.000). Isto melhorou um pouco o rendimento e percebi uma melhora na fumaceira, mas continua fumando mais preto, não sei se é impressão minha. Então vamos às minhas conjecturas: 1) troquei de posto pois mudei de endereço, agora abasteço em outro posto, mas é costume dos caminhoneiros abastecerem lá.
2) Qdo o mecânico desmontou os mangotes da turbina para chegar ao alternador, pode ter feito merda?
3) Ou o contrário, ele remontou os mangotes da maneira correta e o assobio sumiu pq era fruto de algum vazamento de ar.
O que acham amigos???
Walter L. L. Casitta
06/04/2011, 11:26
Galera, há muito tempo, desde quando fiz o motor e troquei a turbina, há uns 3 anos, minha ranger faz um assobio: fiiiiuuuuuuuuuuuuuu....., bem alto mesmo. Os mecas sempre disseram ser normal. Eu achava legal. Poucos dias atrás, parei na oficina pra fazer o alternador e trocar o módulo GEM. Quando ela retornou, comecei a reparar que ela não faz mais o assobio. É quase como se não houvesse turbina. Tb aumentou a fumaceira preta. Tá certo que ela já dava umas fumadas pretas devido ao aumento no débito da bomba. Hoje, troquei o óleo e todos os filtros (troco com 5.000 óleo e filtros com 10.000). Isto melhorou um pouco o rendimento e percebi uma melhora na fumaceira, mas continua fumando mais preto, não sei se é impressão minha. Então vamos às minhas conjecturas: 1) troquei de posto pois mudei de endereço, agora abasteço em outro posto, mas é costume dos caminhoneiros abastecerem lá.
2) Qdo o mecânico desmontou os mangotes da turbina para chegar ao alternador, pode ter feito merda?
3) Ou o contrário, ele remontou os mangotes da maneira correta e o assobio sumiu pq era fruto de algum vazamento de ar.
O que acham amigos???
Era vazamento de ar. O meca consertou sem querer.
LeoLeone
06/04/2011, 11:57
Era vazamento de ar. O meca consertou sem querer.
X2
Se consertar vazamento na admissão, aumenta a pressão da turbina e consequentemente, o débito da BI devido a maior pressão na LDA aumentando tb a fumaça.
abs
BRAVOECONOVEMBER
06/04/2011, 13:27
Bom gente, eu também queria que minha ranger apitasse mais, tá fazendo só um ssshhhhh em regime mais alto. Como comprei ela bem usada a pouco tempo, acho que a turbina ta meio baleada mesmo, daí não ouço o apito como ouço das camionetes mais novas. Ainda tenho que colocar um manômetro para avaliar a situação. Falando nisso: qual é a dica para instalar um manômetro do turbo no motor Maxion 2.5? Não vi nenhum niple na saída do compressor ou no coletor de admissão que desse pra usar. Tem que furar e abrir rosca mesmo?
Agora uns pitacos. Já trabalhei com turbinas (aeronáuticas, mas é o mesmo equipamento - inclusive o fabricante é o mesmo...) e aqui vão algumas observações sobre o que eu li para quem tiver paciência.
Turbinas mais novas devem apitar mais sim. Tá tudo girando bem mais solto, rotores novos, mais eficientes, vai girar mais rápido e comprimir mais ar com a mesma energia do escape disponível.:D
Lendo o que li aqui, vejo que a ranger não apita tanto mesmo. Vazamento em algum lugar pode fazer mais barulho sim, consertar o vazamento faz parar sem querer. Mas isso de apitar porque o eixo ta torto é fria. Na rotação que isso gira, se empenar o eixo vai quebrar em seguida, por roçamento ou desbalanceamento.
Quanto ao aumento da fumaça com aumento de pressão, bem, isso já é porque a compensação do combustível pela massa de ar está enriquecendo demais. Seria o caso de regular, ou colocar o tal kit super LDA. Ainda estou para conversar com alguém pessoalmente para ver se vale a pena.
Quanto ao vazamento no intercooler forçar a turbina, não mesmo. A turbina funciona de forma autônoma, mandando ar pelo compressor de acordo com a energia disponível nos gases de escape. Se ela estiver pressurizando e fechar a saída do compressor, a válvula de alívio abre pra não deixar dar "surge" de compressor. Se a saída está mais livre, a pressão na saída do compressor vai ser menor, e ponto final. O que pode ser notado de repente é menor rendimento, pois o ar que deveria estar indo para o motor está indo para o ambiente. Este mecânico está com os fundamentos dele errados. Existe um monte de motivos pra dar problema na turbina: falha de lubrificação, desligar com ela girando em alta, admissão de contaminantes, desgaste e desbalanceamento do rotor do compressor e da turbina, rachadura e perda de material na área quente, etc.
LeoLeone
06/04/2011, 20:59
Então BEN, na minha coloquei um "Y" no tubo que sai do coletor de admissão a LDA, para tomada de pressão do manometro.
Abs
BRAVOECONOVEMBER
07/04/2011, 08:11
Valeu a dica Leone. Perguntar pra galera sempre dá resultado... hehehe.
A minha também assobia muito, dá muito tesão na hora de viajar, dá vontade até de desligar o ar e baixar os vidros pra ouvir.
Um abraço a todos