Ver Versão Completa : tração 4x4 e reduzida travadas
fonseca naval
15/02/2009, 14:59
Olá galera dos 4x4, e a primeira vez que escrevo neste forum, que por sinal me ajudou muito nas duvidas que eu tinha em relação a ford explorer, graças as informações adquiridas neste forum comprei uma explorer 94, um excelente carro, ainda não sei por que e tão desvalorizada,( melhor para quem compra) pois estara adiquirindo um otimo carro confortavel, seguro ficaria o dia inteiro elogiando este maravilhoso carro, guanto a manutenção não e tão cara quanto eu pensava pois a do meu antigo carro( um escort) a manutenção era bem mais cara.
venho solicitar aos mais esperientes neste carro uma informação, utilizei varis vezes a tração e a reduzida mas sempre em pequenos trechos nunca forcei, mais a ultima vez que usei tive que subir uma ladeira bem alta e com algumas curvas, realmente o carro parece um trator, sendo que apos esta subida a redução não desarmou mais, ja fiz de tudo, e ela não destrava, tive que rodar 150 Km à 60 Km por hora e 4000 RPM, BEM DESCONFORTAVEL, SEM FALAR DO CONSUMO.
gostaria de saber se alguem neste forum já passou por isso, e se alguem teria o esquema eletrico da reduzida/ tração.
desde já agradeço e um grande abraço a tados. VALEEUUU.
Provavelmente é o motor elétrico que engata a traçao.
1 - A ford explorer não tem dif central, portanto vc não pode rodar com o 4x4 engatado no asfalto seco, não sei se a explorer tem roda livre, se tiver tem que pelo menos coloca-la na posicao free ate chegar no mecanico.
2 - Tem muitos topicos sobre o engate elétrico da ranger. Se voce conseguir retirar o motor elétrico que engata a tração acredito que voce consegue desengatar a tração com uma chave de fenda ou alicate de bico
Ate que vc consiga achar uma solução permanente,
Retire o motor eletrico, são 4 parafusos de 10mm se nao me engano, e saca ele
com um alicate voce vira o eixo para a posição 2WD
Em algum estagio (4L > 4H Ou 4H > 2WD) vai ficar pesado então peça ajuda a alguem para pisar na embreagem que fica solto novamente...
Um abraço
fonseca naval
20/02/2009, 22:14
Muito obrigado pelas dicas de vcs, encontrei um mecânico aqui em Cabo Frio que fez engenharia automotiva nos estados unidos e trabalhou na ford por lá por mais de 10 anos, especialista em explorer, e detectou a falha em um modulo, teria que encomendar o esquema eletrico dos E.U.A, para reparar o modulo esse esquema e liberado para o mecânico trabalhar por um ano.
Anthoniusnikos
20/02/2009, 22:38
Olá Fonseca. Esse segredo de estado, deveria estar a disposição dos consumidores. Ou tem haver com patente ?
Abs
Anthon
fonseca
Nao entendi exatamente o que o seu mecanico quer fazer.
O que costuma acontecer é a falta de sincronismo do módulo com o motor elétrico. Quase sempre o defeito é no motor.
Não vi nenhum caso aqui no forum de problemas no módulo
CUIDADO
Walter L. L. Casitta
21/02/2009, 09:32
Olá Fonseca. Esse segredo de estado, deveria estar a disposição dos consumidores. Ou tem haver com patente ?
Abs
Anthon
Não existe segredo nenhum. A Ford simplesmente considera que o tempo dos mecânicos valem muito mais que a peças. Aqui no brasil pode não ser, mas é lá no USA então para eles a melhor opção é a troca do motor mesmo...
Eu já tive oficina de equipamento eletrônico e penso que um técnico na bancada gastando mais que 40 ou 60 minutos num mesmo equipamento é improdutivo não dá da lucro pra empresa. E isso vale para as oficinas mecânicas.
O melhor pra um mecânico é ganhar R$30,00 pra trocar o motor da tração gastando 15 minutos do que ficar 3 hora consertando esse motor pra ganhar menos que R$200,00...
Anthoniusnikos
21/02/2009, 22:26
Casitta, concordo com o que disse. O que se vê, é que tem muita gente ficando preguiçosa por isso. Na minha opinião podemos chamar de capitalismo canibalesco ou antropofagia tecnológica. Estamos caminhando messa direção, também. E isso me preocupa, porque a rapaziada que vem por aí, só fala em trocar tudo. - Se num minuto você troca uma placa, para que perder tempo em procurar o defeito ? Sem exagero, aquí a pouco não se conserta mais: motor de arranque, alternador, BI, etc. Alguém vai pagar pelo desperdício desse custo (acho que o meio ambiente, a miséria de muita gente). É preciso lembrar que só podemos desenvolver coisas novas, a partir do conhecimento do funcionamento da velhas. Assim fêz o Japão, Coréia, China, e outros. E nós estamos, literalmente, patinando no desenvolvimento e aplicação dessa tecnologia toda.
Tem um loja, aquí vizinha, de conserto de qualquer aparelho eletrônico. Pelo fato do proprietário ser um excelente técnico eletrônico (identifica e troca quase todo problema em componentes eletrônicos de placas), vem ganhando um bom dinheiro. Vive até num padrão muito bom de vida.
Acredito mais no sistema de conservação dos carros de Cuba, do que nesse de trocar tudo, quando poderia ser consertado.
Abraços
Anthon
fonseca naval
24/02/2009, 19:43
O mecânico verificou que a informação que vem do botão de acionamento da tração, passa por um relé e chega até este modulo, este modulo recebe outras informações do tipo alavanca de marchas em posição neutro e carro parado (para que possa entrar a reduzida), entre autras informações.
A informação chega até este modulo mais não sai, por isso estou precisando do esquema eletrico dele e saber como e processada esta informação, o motor esta ok pois o mesmo foi destravado ligando o mesmo na direto na bateria , e invertendo os fios ele acopla denovo, por isso a suspeita e neste modulo, OBRIGADO PELA ATENÇÃO DE VOCÊS, assim que resolver este problema, escrevo o desfecho. GRATO.
fonseca naval
24/02/2009, 19:46
Com Certeza A Ford Não Passa Esta Informação Para Que A Gente Fique Na Mão Dela Nestas Situações. E Revoltante.
Fonseca.
Na minha Ranger que possui um sistema parecido. Deixa eu te contar o que eu aprendi:
1 - Uma das informações que o módulo processa é a posição atual do motor de passo que faz a troca de posição.
2 - Quando a leitura da posição atual do motor de passo falha o módulo "se perde" e simplesmente não realiza a troca. O sintoma para esse caso é que as luzes do 4x4 ficam piscando no painel e o rele fica fazendo barulho.
3 - No meu caso o eletricista mandou re-enrolar o induzido do motor de passo. Não fizemos o teste para confirmar, simplesmente arrumamos o induzido no risco, por ser o defeito na maioria dos casos (segundo o eletricista).
Se o sintoma for parecido com o descrito no 2 acho q vale a pena refazer o induzido sem testar mesmo, porque custa relativamente barato (paguei 140 reais tudo).
Walter L. L. Casitta
25/02/2009, 00:42
Fonseca.
Na minha Ranger que possui um sistema parecido. Deixa eu te contar o que eu aprendi:
1 - Uma das informações que o módulo processa é a posição atual do motor de passo que faz a troca de posição.
2 - Quando a leitura da posição atual do motor de passo falha o módulo "se perde" e simplesmente não realiza a troca. O sintoma para esse caso é que as luzes do 4x4 ficam piscando no painel e o rele fica fazendo barulho.
3 - No meu caso o eletricista mandou re-enrolar o induzido do motor de passo. Não fizemos o teste para confirmar, simplesmente arrumamos o induzido no risco, por ser o defeito na maioria dos casos (segundo o eletricista).
Se o sintoma for parecido com o descrito no 2 acho q vale a pena refazer o induzido sem testar mesmo, porque custa relativamente barato (paguei 140 reais tudo).
Aquele motor não é de passo não. é um motor com escovas comum tanto que tem estator e induzido.
99% o problema é a chave de posição, aquela que fica junto do motor. Se o motor estiver OK e as luzes piscando no painel é batata. É a chave de posição. Também existem casos em que as luzes simplesmente não acendem e ainda assim é problema com a chave de posição.
O esquema não ajuda muito já que essa chave é um pouco complicada de entender porque ela não só indica a posição do motor mas gera pulsos para que o módulo de controle saiba que o motor esta em movimento. Tudo isso como forma de proteger a parte elétrica incluindo o próprio módulo evitando que o motor fique acionado e travado ao mesmo tempo (muito comum e temperaturas abaixo de 0º, por exemplo). Resumindo serve até pra evitar incêndio.
Eu sei que o que escrevi não ajuda muito, mas sugiro que o seu eletricista concentre seus esforços na chave junto ao motor...
fonseca naval
25/02/2009, 14:44
muito obrigado por estas informações vou atacar tambem nesta parte, grato.
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