PDA

Ver Versão Completa : Ranger Cuspindo Oleo Pela Vareta

MARKIN25
15/02/2009, 10:43
Caro amigos, estou aqui mais uma vez na tentaiva de solucionar um problema. Hoje de manha dei uma saida rapida de +- 15km e ao voltar cismei de ver se o carro estava soprando e fiquei intrigado ao tirar a vareta de oleo e colocar a mao em cima do mesmo, minha mao ficou toda respingada de oleo, dai tirei a tampa do reservatorio de oleo e o motor nao esta soprando, nao fez baruulho algum, e o vapor so em sentido quando aproximo bem mesmo a mao.

A ranger perdeu força, e ontem mesmo eu troquei o anti-chamas e mandei dar uma limpeza no intercooler, o carro melhorou bem pouco e ainda esta bem fraca em alta, agora pergunto a voces.

Sera que o motor ta pedindo "socorro", ou sera que devo mandar trocar os reparos da bomba?

Minha bomba esta vazando pelo suporte do acelerador, toda vez que paro deixa uns 3 pingos no chao, e depois de estar fraca, nao pinga mais, estou na cabeça que seja bomba, pois ja procurei em alguns topicos e alguns de voces ja disseram ser bomba o problema do carro perder em alta.

Desculpe ai o texto grande, mas prefiro sempre procurar algo aqui antes de procurar algum profissional. obrigado.

MARKIN25
15/02/2009, 10:57
ajudem ai galera

MARKIN25
15/02/2009, 11:23
:pipoca:......................................

Edintruder
15/02/2009, 12:15
Olva se a válvula PCV está desobstruída. A melhor forma é soltar a mangueira que liga na admissão antes da turbuna e soprá-la para ver se está livre. Se ela tiver borra entope e faz isso. É motivo pra maioria dos mecânicos condenarem o HSD muito antes do normal.

MARKIN25
15/02/2009, 16:29
valvula pcv?

Edin, ontem mandei trocar o anti-chamas, porque ele que estava mandando oleo pra turbina e assim jogava pro intercooler deixando-o cheio de oleo.

O que voce acha, pode ser mesmo a bomba injetora?
Se mandar dar 1 volta na bomba, sera que da jeito, ou seria melhor mandar logo trocar os reparos?

Levei num bombista honesto aqui do rio, ele me disse que a bomba esta ok,mas pediu pra trocar os reparos e embuchar a tampa da lda pois ja esta vazando DIESEL POR LÁ.

Edin, eu vi um topico seu falando sobre isso. vou procurar.

vlw:concordo::concordo:

MARKIN25
15/02/2009, 16:32
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=23880

Pareço estar passando por isso mesmo.:pipoca:

MARKIN25
15/02/2009, 16:34
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=23880 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=23880)

Pareço estar passando por isso mesmo.:pipoca:

Pois há algum tempo atrás a minha bomba perdeu o rendimento na alta devido a desgaste na bomba de palhetas, e até hoje eu não mandei arrumar, porém comecei a mexer e melhorou muito. Faço 200 metros em 12 segundos, com a minha Saveiro 1.6 AE a álcool fuçada dava 11 segundos parelho com AP 1.8 original. Pra 12 segundos com 2 toneladas está ótimo, porém pra chegar aos 100 km/h no painel está levando 22 segundos!!! o que deveria fazer em 14 no máximo! A arrancada inicial está excelente, cantando os pneus facilmente, porém perto de 3000 rpm ela vai morrendo. Deu uma melhorada ao aumentar o limite da rpm máxima, porém ainda não está legal, e a velocidade máxima com os 33" está em 145km/h no painel, o que deveria chegar perto dos 155km/h...
Terei que mexer na bomba mais cedo ou mais tarde.

Edintruder
15/02/2009, 22:43
Mas é óleo diesel ou óleo lubrificante que está saltando fora pela vareta?
Se mandasses trocar a anti-chama (PCV), verifica se ficou bem montado e não tem nada obstruindo a saida dos gases. Se obstruir a PCV sai pela vareta. Se estiver livre, é provável que o motor esteja com pouca compressão.

ALEXANDREO
16/02/2009, 16:37
Nao Sera O Anel De Compressao Deixando Passar A Compressao Para O Carter?
A Marcha Lenta Ficou Um Pouco Irregular? Quadrada? Se ´positivo Pode Realmente Ser O Anel De Compressao, Pelo Menos Nos Carro A Alcool Turbinados Que Tive Este Problema E Relativa,mente Comum, Dava Para Medir A Compressao De Cada Cilindro Pela Vela, Nos Diesel Nao Sei Como Seria Feita Esta Medicao
Abracao Alexandre

MARKIN25
16/02/2009, 21:19
O oleo que sai é o lubrificante mesmo, amanha vou leva-lo em outro bombista pra ver se pode ser bomba mesmo, e outra, a bomba injetora esta mais umida de diesel, muito diesel mesmo, mais um motivo pra achar que é a bomba a razão pra deixar o carro fraco. Agora que merd* hein, carro +- em vespera de carnaval:mad:

MARKIN25
16/02/2009, 21:21
A marcha lenta esta ok, o unico problema é que o carro perde em alta, em baixa ele anda normalmente, chegou a 80km tudo bem, depois disso, ate biz passa.:parede:

MarcSport
10/03/2009, 18:24
A marcha lenta esta ok, o unico problema é que o carro perde em alta, em baixa ele anda normalmente, chegou a 80km tudo bem, depois disso, ate biz passa.:parede:

Descobriu a causa do problema?

MARKIN25
10/03/2009, 18:30
Amanha estou descendo o tanque de combustivel pra dar uma geral nele, nisso tambem aproveito e dou uma limpeza nos dutos ate a bomba injetora e troco o filtro de diesel, pelo que me falaram pode ate ser falta de diesel, entao antes de partir pra uma geral na bomba, vou por partes. abs...

willys1960_ctba
14/03/2010, 17:53
Senhores

O que é essa valvula PCV? onde fica?

grato

SAPO-BOMBA
14/03/2010, 18:22
Carro com bomba mecânica que dá falta em alta, ao meu ver é filtro sujo/entupido. E me refiro aos filtros de ar e de combustível.

Se não for nenhum nem outro ( se estiverem novos ), então creio que seja vazamento de compressão mesmo...

SERGIO AUGUSTO
14/03/2010, 20:08
Senhores

O que é essa valvula PCV? onde fica?

grato

Fala companheiro!
Da uma olhada no anexo, que vais entender o que é e pra que serve a PCV. Costumam chamar por ai de anti-chama.
Abraço

FernandoCBS
15/03/2010, 00:10
A PCV, na ranger e S10 2.5 (as que eu ja vi), nunca vi o capo de outros modelos aberto, fica do lado esquerdo olhando de frente, entre os canos dos bicos injetores, ela tem um parafuso comprido que prende ela na tampa de valvulas...

Segundo o manual da ranger ela tem que substituida aos cento e poucos mil KM, a minha esta com 137...Acabei comprando uma valvula nova par poder fechar o pedido em um distribuidor MWM, ainda não troquei, vou dar uma limpada na antiga e ver se tem algo errado, pq tem um pouquinho de pressão na tampa...Se não me engano custa 74,00...

Abraços...
Fernando...

willys1960_ctba
15/03/2010, 08:06
Obrigado sérgio SERGIO AUGUSTO e FernandoCBS...

Vamos ver se eu entendi direito, se essa PCV estiver obstruída ela pode fazer com que tenha pressão saíndo pela vareta de óleo, é isso? O que pode ser resolvido apenas com a troca ou mesmo limpeza desse item e muitos acabam condenando o motor por isso? é isso mesmo?

grato

SERGIO AUGUSTO
15/03/2010, 11:26
Obrigado sérgio SERGIO AUGUSTO e FernandoCBS...

Vamos ver se eu entendi direito, se essa PCV estiver obstruída ela pode fazer com que tenha pressão saíndo pela vareta de óleo, é isso? O que pode ser resolvido apenas com a troca ou mesmo limpeza desse item e muitos acabam condenando o motor por isso? é isso mesmo?

grato
Fala companheiro:
É isso ai, a valvula obstruida, faz a "pressão" procurar outro lugar para sair( a vareta, por exemplo), e talvez isto não indique necessariamente que o motor está "gravemente" ruim. Mas, a obstrução da PCV, por si só, dependendo de quanto o motor está "rodado"(usado), pode denunciar, problemas de manutenção, como por exemplo; intervalos de troca de óleo muito longos( que vai provocar o aparecimento de "borra"), tipo de óleo(lubrificante) inadequado, e até em ultima análise, vazamento de compressão pro carter(anéis/camisas desgastados), aumentando o fluxo de óleo no suspiro ligado a PCV, que por sua vez decanta na válvula, a obstruindo.
Abraço.

willys1960_ctba
21/03/2010, 14:28
Boa tarde, obrigado pela força.
Feita a troca de óleo e filtros e uma limpeza nessa valvula e esta ok, sem cuspir nadinha de óleo nem mesmo soltar pressão.

grato pela ajuda.

att

TylerNTL
02/01/2011, 21:18
Hoje troquei a válvula PCV da viatura. Cismei com ela pq a uns meses que estou brigando com um vazamento de óleo misterioso (tampa do cárter, retentor do volante ou tampa dos tuchos) de fato vaza(va) óleo pela tampa de tuchos e não queria mexer no carter ou baixar a CM de graça.

Vi por aqui que a troca da PCV é recomandada com uns cento e poucos mil kms como a viatura vai com cento e muitos mil, troquei independente de um diagnóstico de problema na antiga. Mas fica a dúvida:

Como saber se a válvula antiga estava boa? O que estraga? Ela não é uma peça simples tipo um sinfão?

O que tem dentro daquele chapeuzinho? Tudo bem se ninguém responder eu descubro com um arco de serra.

SERGIO AUGUSTO
02/01/2011, 22:10
Hoje troquei a válvula PCV da viatura. Cismei com ela pq a uns meses que estou brigando com um vazamento de óleo misterioso (tampa do cárter, retentor do volante ou tampa dos tuchos) de fato vaza(va) óleo pela tampa de tuchos e não queria mexer no carter ou baixar a CM de graça.

Vi por aqui que a troca da PCV é recomandada com uns cento e poucos mil kms como a viatura vai com cento e muitos mil, troquei independente de um diagnóstico de problema na antiga. Mas fica a dúvida:

Como saber se a válvula antiga estava boa? O que estraga? Ela não é uma peça simples tipo um sinfão?

O que tem dentro daquele chapeuzinho? Tudo bem se ninguém responder eu descubro com um arco de serra.

Fala TylerNTL
Da uma olhada do anexo. Vai te ajudar a entender a funcionamento da PVC. A principio, a mola que tem dentro dela, pode perder eficiencia, emperrar, e valvula não faz o seu trabalho.
Araço
Sérgio

jardelrs
06/01/2011, 17:13
Fala TylerNTL
Da uma olhada do anexo. Vai te ajudar a entender a funcionamento da PVC. A principio, a mola que tem dentro dela, pode perder eficiencia, emperrar, e valvula não faz o seu trabalho.
Araço
Sérgio

Ola Sergio, a minha F-1000 apresenta o mesmo problema do amigo chegou em 100km parece que trava, nao passa disso... irei trocar também esta valvula. Percebi que entre essa valvula e o cabeçote fica melando de oleo ali... isso é normal?? acho que significa que pode haver alguma obstrução correto?

jardelrs
06/01/2011, 17:20

Amigo, na sua Ranger entre o PCV e a tampa do cabeçote fica melando de oleo neste local? a minha tambem esta com esse probleminha de pingar oleo ali pelo (tampa do cárter, retentor do volante ou tampa dos tuchos) de fato vaza(va) óleo pela tampa de tuchos , mais so quando ando muito. Voce trocou a valvula PCV e parou de vazar???

jardelrs
06/01/2011, 18:38
Amanha estou descendo o tanque de combustivel pra dar uma geral nele, nisso tambem aproveito e dou uma limpeza nos dutos ate a bomba injetora e troco o filtro de diesel, pelo que me falaram pode ate ser falta de diesel, entao antes de partir pra uma geral na bomba, vou por partes. abs...

MArkin, conseguiu ajeitar sua Ranger? se sim poderia me dizer o que era, a minha F-1000 esta com esta falta com esse probleminha dificilmente passa dos 100 :-? . Fico no aguardo

TylerNTL
06/01/2011, 19:29
Amigo, na sua Ranger entre o PCV e a tampa do cabeçote fica melando de oleo neste local? a minha tambem esta com esse probleminha de pingar oleo ali pelo (tampa do cárter, retentor do volante ou tampa dos tuchos) de fato vaza(va) óleo pela tampa de tuchos , mais so quando ando muito. Voce trocou a valvula PCV e parou de vazar???

Ainda não fui para baixo dela para ver se parou completamente, mas nos últimos três dias ela parou demarcar o território.

diniz
07/01/2011, 07:02
Fala TylerNTL
Araço
Sérgio

essa valvula se a gente assoprar ela tem que apresentar uma certa resistencia ou é totalmente livre?

abs

Henrique B
07/01/2011, 10:32
Galera, vendo vc's falarem dessa tal valvula PCV, agora tou cismado com esse peça, mas não onde ela fica...
Se alguem tiver como fazer uma caridade de postar uma foto indicando, onde fica essa pecinha, pois minha ranger já ta na casa dos "cento e pouco e mais um pouquinho", então acho que já ta na hora de trocar, e uma vez que fui numa autorizada MWM, o cara flw que o motor tava com todos os sintomas de estar bom(fumaça, barulho, etc.), mas o único problema é que ele tava soprando um pouquinho quando se abre a tampa de por oléo, por isso que cismei com essa peça.:sad:
Lembrando aqui: Ranger 02, 2.8 powerstroke
Abs

TylerNTL
10/01/2011, 21:51
Ainda não fui para baixo dela para ver se parou completamente, mas nos últimos três dias ela parou demarcar o território.

Ela voltou a demarcar o território!!!

Até agora o vazamento detectado é na parte de trás do motor pela junta da tampa de tuchos. Mas a PCV nova fez alguma diferença, antes sempre ficava uma mancha de óleo no parafuso do meio da tampa de tuchos, agora esse local fica sequinho.

Eu lavei a viatura no dia que troquei a PCV, acho que limparam o óleo que escorria da tampa de tuchos até a parte de baixo e levou uns dias até ele fazer o caminho novamente.

Tem algum macete para resolver vazamento na tampa de tuchos?
Já é a terceira junta que troco e o vazamento persiste! Existe alguma junta mais grossa?

Pode até ser que o problema todo era a PCV velha e a pressão a mais estragou as juntas anteriores. Coloco a quarta junta?

jardelrs
10/01/2011, 23:50
Ela voltou a demarcar o território!!!

Até agora o vazamento detectado é na parte de trás do motor pela junta da tampa de tuchos. Mas a PCV nova fez alguma diferença, antes sempre ficava uma mancha de óleo no parafuso do meio da tampa de tuchos, agora esse local fica sequinho.

Eu lavei a viatura no dia que troquei a PCV, acho que limparam o óleo que escorria da tampa de tuchos até a parte de baixo e levou uns dias até ele fazer o caminho novamente.

Tem algum macete para resolver vazamento na tampa de tuchos?
Já é a terceira junta que troco e o vazamento persiste! Existe alguma junta mais grossa?

Pode até ser que o problema todo era a PCV velha e a pressão a mais estragou as juntas anteriores. Coloco a quarta junta?

A minha Fmil troquei 2 vzs e agora troquei a pcv vou ter que trocar a 3 :putz:

TylerNTL
15/01/2011, 12:57
Quarta junta trocada.

Encontrei uma paralela que era uns 20% mas alta que a anterior (original MWM)

Vamos ver com fica a demarcação de território.

jardelrs
15/01/2011, 13:13
Meu motor ta sequinhooo antes melava ali pela valvula PCV, vou trocar a bendita junta esta semana ai vai ficar bom :D ... ahh agora a maquina chega a 140 tranquiloo, mais tive que regular a bomba.