PDA

Ver Versão Completa : Cross Lander HELP!!



Marcelo Freitas
14/10/2004, 03:09
Fala Galera,

Se alguém não viu o tópico na seção Frota 4x4 http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?p=64183#64183 , eu copio aqui tb:

Pois é, trocaram tudo e não ficou bom. Qdo viro o volante todo para a esquerda/direita com o 4x4 acionado o carro trava. Pouco antes de esterçar tudo ele dá uns "pulos" como se estivesse usando bloqueio no asfalto. Alguém tem uma idéia do que possa ser?

Foram trocados ambos diferenciais, carcaça dianteira, cruzetas e cardã. Tudo zero. Qdo colocaram a carcaça nova na dianteira, ela não entrou macia...foi meio que na porrada...algum "médico" de plantão? Edu? Carlão? preciso de ajuda!!!!!!!!

[]s

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/501/d0a8e96391589227ff5b2e5c5555564a.jpg

Beto
14/10/2004, 09:29
Po Marcelão é a sua que está dando pau denovo? Engata na reta no asfalto não dá nada? Os diferencias tem bloqueio? Qto. a entrar apertado pode ser por motivo de não desmontar o carro inteiro.
Vc. não falou que varis caras já tinha trocado, vc. conseguiu falar com algum deles? Acho que seria uma boa ver com quem já alterou os dif.
Ok, boa sorte.

Marcelo Freitas
14/10/2004, 16:50
Po Marcelão é a sua que está dando pau denovo? Engata na reta no asfalto não dá nada? Os diferencias tem bloqueio? Qto. a entrar apertado pode ser por motivo de não desmontar o carro inteiro.
Vc. não falou que varis caras já tinha trocado, vc. conseguiu falar com algum deles? Acho que seria uma boa ver com quem já alterou os dif.
Ok, boa sorte.

É a minha sim :cry:

não é problema no engate, mas qdo estou em 4x4, não consigo virar o volante direito...e qdo viro tudo ocarro nem anda, trava total. Não tenho bloqueio. Só o meu deu problema depois de consertar. Só queria ter umas idéias do que pode ser...

[]s

Beto
14/10/2004, 17:04
Oq. o pessoal da cross disse? na reta ela vai normal?

NeRo
14/10/2004, 17:24
Fala amigo!
Sei que você vai me xingar mas a única solução pro seu problema é levar de volta para a concessionaria, afinal está na garantia :? :D

[] sem adivinhações e com a única solução possível :wink:

Eduardo Velo
14/10/2004, 17:38
Marcelão ta parecendo que é homocinética , que no C. Lander se não me engano é aquele sistema que parece ser cruzeta com meia-lua ...
Se é qdo engata 4x4 , é qdo usa o eixo dianteiro , e se é qdo vira ... , sobrou pra Homocinética mesmo ...
Não sei se tem algo a ver com a troca do diferencial ...
Leva lá nos caras da CL , eles nem vão estranhar , hehehe ...

[]s...

Luca
14/10/2004, 20:09
...qdo estou em 4x4, não consigo virar o volante direito...e qdo viro tudo ocarro nem anda, trava total Marcelo,
Pode não ter bloqueio, mas pode estar com a p*rr@ do diferencial com defeito. :twisted: Fico mais bravo que você. Prá tirar a dúvida, levante a frente do CrossLander. Deixe as dua rodas no ar, e tenha certeza de que está em 4x2 e câmbio em ponto-morto. Se tiver cubo com roda-livre (não conheço maiores detalhes do CL) deixe-os travados (ON). Gire uma das rodas com a mão. A outra deverá permanecer parada. Se não ficar paradinha, das duas uma: ou você recebeu um blocante de graça, ou a engrenagem satélite tá travadona.
Mas veja bem, minha Toyota em 4x4 e roda-livre ON, no asfalto seco vira a direção sem problema, mas se virar a direção total, não anda. Aliás anda, mas dá uma dor no coração :cry: .
Vê lá e conta prá gente.
[]´s

Cotrim
15/10/2004, 10:17
Marcelão ta parecendo que é homocinética , que no C. Lander se não me engano é aquele sistema que parece ser cruzeta com meia-lua ...
Se é qdo engata 4x4 , é qdo usa o eixo dianteiro , e se é qdo vira ... , sobrou pra Homocinética mesmo ...
Não sei se tem algo a ver com a troca do diferencial ...
Leva lá nos caras da CL , eles nem vão estranhar , hehehe ...

[]s...

Marcelão,

Eu falei que era a homocinética...

Ed
15/10/2004, 11:39
hahaha!!!
quer q eu te guincho com o meu niva?? 8)
q agora está quase pronto!! :shock:

Beto
15/10/2004, 11:44
Esse quase é o perigo.......
Marcelão já que é pra sacaniar, se for desmontar ela o motor é meu hein...... :P :P :P :P

Beto Lacerda
15/10/2004, 14:03
o problema maior dessa cl em questão é a "homoestatica" aquela homo que fica estatica atraz do volante :twisted: :twisted: .
mas mareclão agora sem sacanagem eu ainda sou da opinião que fopi erro de ajuste ou algo enroscando na nova carcaça que entrou "com carinho"
[]'s

Beto
15/10/2004, 14:24
Marcelão, nem esquenta domingo ou fica bom ou quebra de vez, se for alguma coisa pegando, que faz sentido, vai quebrar a carcaça ou algo parecido, dai segunda vc. larga na oficina e ve oq.aconteceu. Ah, temos o niva do seu amigo no comboio, ele te puxa até sua casa..... rsrsrsr......

Ed
15/10/2004, 14:34
Domingo tem trilha??
onde??
que horas???
pq???


Deus me livre!!! se sem puxar ninguém o coitado do meu carro já ficou parado um ano, magina se tentar arrastar essa estação espacial!!

mas marcelo eu tenho uma solução!!!
é só vc andar reto e em 4x2!!!(quanta m3rda numa msg só!!)

[]'s com a camiseta do starsky & hurtch!!

Marcelo Freitas
15/10/2004, 17:46
...qdo estou em 4x4, não consigo virar o volante direito...e qdo viro tudo ocarro nem anda, trava total Marcelo,
Pode não ter bloqueio, mas pode estar com a p*rr@ do diferencial com defeito. :twisted: Fico mais bravo que você. Prá tirar a dúvida, levante a frente do CrossLander. Deixe as dua rodas no ar, e tenha certeza de que está em 4x2 e câmbio em ponto-morto. Se tiver cubo com roda-livre (não conheço maiores detalhes do CL) deixe-os travados (ON). Gire uma das rodas com a mão. A outra deverá permanecer parada. Se não ficar paradinha, das duas uma: ou você recebeu um blocante de graça, ou a engrenagem satélite tá travadona.
Mas veja bem, minha Toyota em 4x4 e roda-livre ON, no asfalto seco vira a direção sem problema, mas se virar a direção total, não anda. Aliás anda, mas dá uma dor no coração :cry: .
Vê lá e conta prá gente.
[]´s

Já fiz isso. Qdo a roda está livre, nada acontece. Em 4x2 sem a roda livre, qdo giro uma roda a outra vai em sentido contrário...

[]s

Marcelo Freitas
15/10/2004, 17:49
Marcelão ta parecendo que é homocinética

Como pode ser se não tem homocinética?

[]s

Luca
15/10/2004, 18:03
Já fiz isso. Qdo a roda está livre, nada acontece. Em 4x2 sem a roda livre, qdo giro uma roda a outra vai em sentido contrário...
Marcelo,
Então tá matado. É o acionamento na caixa de transferância que não está atuando. Você tá andando o tempo todo em 4x4. Faça um último teste. Levante a frente até as rodas dianteiras ficarem livres. Deixe em 4x2. Entre em baixo do carro, e tente girar o cardã com a mão. Se não conseguir, tá comprovado. A caixa de transferência tá o tempo todo em 4x4. Tenta depois conta prá gente.
[]´s

Marcelo Freitas
15/10/2004, 18:16
Já fiz isso. Qdo a roda está livre, nada acontece. Em 4x2 sem a roda livre, qdo giro uma roda a outra vai em sentido contrário...
Marcelo,
Então tá matado. É o acionamento na caixa de transferância que não está atuando. Você tá andando o tempo todo em 4x4. Faça um último teste. Levante a frente até as rodas dianteiras ficarem livres. Deixe em 4x2. Entre em baixo do carro, e tente girar o cardã com a mão. Se não conseguir, tá comprovado. A caixa de transferência tá o tempo todo em 4x4. Tenta depois conta prá gente.
[]´s

Mas, se fosse isso, ela não deveria girar no mesmo sentido?

Luca
15/10/2004, 18:38
Mas, se fosse isso, ela não deveria girar no mesmo sentido? Não. Faça um teste em um carro comum, 4x2, com o câmbio engrenado, e depois repita em ponto-morto. Se o eixo cardã está travado (engrenado em 1a., por exemplo), ao girar uma roda num sentido, a outra roda gira pro outro sentido.

Depois faça o teste na CL. Se é do jeito que vc descreveu, eu já não tenho mais dúvida. Põe 4x2, roda-livre ON, levante o eixo dianteiro, e tente girar o cardã com a mão. Se não conseguir girar, é a caixa de tranferência que não está desengrenando. Tá andando em 4x4 direto. Se conseguir, é problema na caixa de satélite. Ou você recebeu um blocante "de grátis", e não te avisaram :D . Tô curioso.
[]´s

Eduardo Velo
15/10/2004, 18:44
Como pode ser se não tem homocinética?
[]s

Marcelo , procurei na NET , mas não achei o que tem dentro daquelas coifas do CL , cruzeta como dos CJs e Engesas não é , além disso tem suspensão independente , se possível tira uma foto sem a coifa qdo forem mexer pra gente saber como é a transmissão no semi-eixo ...
Acho que se fosse no diferencial , até andando reto em 4x4 vc teria problema pq a sat/plan trabalham pra ajudar em curvas , mas não deixam de girar na reta , por isso que falo que sobrou pra "homocinética" ou seja lá o que for que tem dentro daquelas coifas . Se alguém do forum souber , por favor nos informe ...
Agora se tiver mesmo sem desengatar o 4x4 , aí o Luca tem razão ...

[]s... super curiosos ...

Marcelo Freitas
15/10/2004, 20:32
Como pode ser se não tem homocinética?
[]s

Marcelo , procurei na NET , mas não achei o que tem dentro daquelas coifas do CL , cruzeta como dos CJs e Engesas não é , além disso tem suspensão independente , se possível tira uma foto sem a coifa qdo forem mexer pra gente saber como é a transmissão no semi-eixo ...
Acho que se fosse no diferencial , até andando reto em 4x4 vc teria problema pq a sat/plan trabalham pra ajudar em curvas , mas não deixam de girar na reta , por isso que falo que sobrou pra "homocinética" ou seja lá o que for que tem dentro daquelas coifas . Se alguém do forum souber , por favor nos informe ...
Agora se tiver mesmo sem desengatar o 4x4 , aí o Luca tem razão ...

[]s... super curiosos ...

Mas eu não tenho o problema (citado no começo do tópico) qdo eu tô em 4x2...apenas em 4x4...não sei se estou entendendo. Se eu estivesse em 4x4 o tempo todo como fala o Luca, eu teria problemas em esterçar completamente o volante o tempo todo, não?

[]s ignorantes...

Luca
15/10/2004, 20:41
Marcelo,
Se não tem homecinética, tem cruzeta, o que dá na mesma. O Edú tem razão em citar as homocinéticas/cruzetas. Só que eu nunca vi uma delas não dobrar. Soa como um pneu não ser redondo.
Seu problema está ocorrendo, porque as duas rodas da frente teimam em girar juntas, na mesma velocidade. Então ou é porque o diferencial dianteiro tá bloqueado (impossível pois não tem blocante), ou é porque o diferencial traseiro (que tem blocante) tá interferindo nisso. Isto só ocorre se tá em 4x4. Faça o teste que eu te falei. Põe 4x2, levanta a frente, e verifica se o cardã tá livre.
[]´s

Marcelo Freitas
15/10/2004, 20:44
Valeu Luca, vou ver isso amanhã

[]s

Luca
15/10/2004, 20:47
Valeu Luca, vou ver isso amanhã
Ok, Marcelo. Vou tar fora no "findi". Mas escreve prá gente o que vc encontrou lá.
[]´s

Marcelo Freitas
15/10/2004, 20:50
Obrigado pela ajuda...

[]s

Marcelo Freitas
22/10/2004, 20:33
Bom galera,

Acharam o problema. O pinhão estava na altura errada na coroa. Tava muito alta. Regularam e ficou filé.

[]s a todos que ajudaram, pricipalmente ao Luca e Edu. Valeu!!!!!

Luca
24/10/2004, 01:22
pinhão estava na altura errada na coroa. Marcelo, ainda bem que cê tá com o brinquedo funcionando. Só que o mal engrenamento do pinhão na corôa tem a ver com a dificuldade de deslocamento do carro, conforme vc tinha citado, sim, mas num tem nada a ver com dureza no esterçamento da direção. Acho que eles concertaram alguma coisa mais, e num te falaram. Bom, mas ficou funcionando, né? Isto é o que importa.
Fui ao Salão do Automóvel, hoje. Lá havia o estande da Cross Lander. Xeretei nos carros. Fiquei bem impressionado. No Salão de 2.002, eu achei que era fogo de palha, que logo a CL iria desaparecer. Mas mudei de opinião depois da vista de hoje. Bonitos jipes. E mesmo sendo 4 portas, são mais curtinhas que as Land Rover. Mais elegantes
Bom, qualquer novidade, fala aí.
Abração e boas trilhas.

Eduardo Velo
24/10/2004, 09:01
Luca , pensei o mesmo que vc qdo vi a resposta do Marcelo , os caras montaram alguma coisa errada nas ptas de eixo além do pinhão , concertaram e ficou por isso mesmo , hehehe ...

Se fosse só pinhão fora ele estaria com problemas o tempo todo em 4x4 ...

[]s...

Luca
24/10/2004, 11:15
É, Eduardo. Mas vamos ver daqui prá frente. Se ficar por isso mesmo, o Marcelo vai ser um bom "tester". Quem sabe, daqui um tempo, muita gente tenha um CL. Gostaria de ver esta fábrica crescendo e oferecendo mais uma opção em jipe prá nóis.
[]´s

Marcelo Freitas
24/10/2004, 13:16
Edu e Luca,

Eu não tinha dificuldade de esterçar o volante. Se deixei enterder isso, me expressei mal. Eu tinha dificuldade de andar com o carro qdo esterçava tudo (pra falar a real nem precisava esterçar tudo) e estava em 4x4. Ele simplesmente travava.

De fato como vcs falaram, foi desmontado tudo na frente e montado de novo. Mas a única coisa trocada agora (acabo sabendo por assinar a OS para a fábrica) foram os retentores. Ou então eles trocaram sem avisar a fábrica.

Mas como vcs disseram, o importante é q o brinquedo tá funcionando. Eles me encaram como "tester" mesmo pois nunca menti para eles qdo quebrou alguma peça e em contrapartida nunca me foi dito que algo não seria trocado pela garantia mesmo sabendo o que eu faço. Inclusive mando até os filmes das nossas trilhas pra eles.

Vou colocar pneus Mud pra fazer aquela trilha no sul, viu Edu? alguma sugestão? tamanho 31x10,5...2,5ton de peso e que tenha um índice de velocidade decente :roll:

[]s querendo colocar a mega no barro de novo...

Eduardo Velo
24/10/2004, 13:46
Marcelo , boa troca essa de pneus , os 31" vão ficar bom pra asfalto e trilha ...
Vou dia 06-11 pra Pinheira , ou fico direto ou volto e desço com vcs , mas dia 13 estarei com vcs de qqer jeito ...
Agora sobre o serviço da C. L. - Acho que teve alguma MONTAGEM errada em alguma das ptas de eixo , não caso de troca de peça , como não deu tempo de danificar eles montaram certo e ficou por isso mesmo , a troca dos retentores é normal qdo abre eixo ...

[]s...Louco pra sair de férias pra SC ...

Beto Lacerda
25/10/2004, 13:51
o problema maior dessa cl em questão é a "homoestatica" aquela homo que fica estatica atraz do volante :twisted: :twisted: .
mas marcelão agora sem sacanagem eu ainda sou da opinião que foi erro de ajuste ou algo enroscando na nova carcaça que entrou "com carinho"
[]'s

Bom galera,

Acharam o problema. O pinhão estava na altura errada na coroa. Tava muito alta. Regularam e ficou filé.

[]s a todos que ajudaram, pricipalmente ao Luca e Edu. Valeu!!!!!
hehe acho que quem acertou 1º foi eu :twisted: :twisted: :lol:

Luca
25/10/2004, 23:45
... acho que quem acertou 1º foi eu ...
Beto, cê tinha razão. Eu não imaginava que era possível fazer uma montagem assim tão desalinhada, que deixasse o diferencial quase travado. Cara, devia tá forçando tudo, lá dentro.
[]´s

Beto Lacerda
26/10/2004, 01:17
... acho que quem acertou 1º foi eu ...
Beto, cê tinha razão. Eu não imaginava que era possível fazer uma montagem assim tão desalinhada, que deixasse o diferencial quase travado. Cara, devia tá forçando tudo, lá dentro.
[]´s
hehe mas num conta pra ninguem ....
eu vi o carro hehehe
[]'s

Luca
26/10/2004, 11:40
Ahh... então tá, num conto prá ninguém.
[]´s

nei s matos
08/12/2008, 15:50
estou prescisando peça do diferencial cross lander se voce tiver sobrando me lique (21) 2671 7422