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Ver Versão Completa : Guincho Elétrico: qual a melhor maneira de instalar a parte elétrica?



Skull Crusher
13/02/2009, 16:21
Pessoal, estou instalando um Work 9000 no Sapão até jutar latinhas pra comprar um guincho mecânico Ensimec ou Ekron.

Gostaria de dicas, fotos, palpites de como instalar a parte elétrica deste guincho da melhor maneira possível pra evitar dores de cabeça. Irei utilizar um alternador de 90 ou 120A.

Obrigado! Opinem!:concordo:

Skull

Duda Lopes
16/02/2009, 15:38
Pessoal, estou instalando um Work 9000 no Sapão até jutar latinhas pra comprar um guincho mecânico Ensimec ou Ekron.

Gostaria de dicas, fotos, palpites de como instalar a parte elétrica deste guincho da melhor maneira possível pra evitar dores de cabeça. Irei utilizar um alternador de 90 ou 120A.

Obrigado! Opinem!:concordo:

Skull

Renan,

Nao vim pra opinar, somente para ficar de olho no topico.:)

[].

Skull Crusher
16/02/2009, 15:47
Carca bucha e opina, homi! rsssss

Duda Lopes
16/02/2009, 15:51
O lasquera, num posso opinar (num intendo nada de eletrica). :mrgreen:

Skull Crusher
16/02/2009, 15:55
O guincho já está no lugar, fiz a base, recortei o parachoque para a passagem do cabo, instalei o fairlead, a caixa de controle "linda" da Work....rs...liguei o bicho na bateria que tenho (55A) e soltei o cabo e depois rebobinei, enrolando certo e justo cabo....sem carga o bicho é ligeiro, p.q.p.....mas quero ver com o Sapão sentado até os diferenciais...rs...sei que preciso trocar o alternador por um de 120A e instalar mais uma bateria igual em paralelo, o duro é juntar latinhas.....rs...

Skull Crusher
16/02/2009, 15:58
Ara sô, craro que pode! É só juntá os dois firzinho, o preto e o vermeio que vem do guincho e ponhá os dois bateria, nos terminar!

Skull Crusher
16/02/2009, 16:01
Ah, o que você achou do pneu do Rodrigo? O acabamento do 7.50 da Geninho é bom? E o tamanho do pneu e o desenho, o que achou? E o suporte, tá bãozinho?

Duda Lopes
16/02/2009, 16:02
Mudando de proza, depois que o meu Jeep estiver andando novamente, vamos marcar uma viagem para Ilha Bela?

zero_sp
17/02/2009, 00:13
Renan,

Nao vim pra opinar, somente para ficar de olho no topico.:)

[].

x2 :mrgreen:

Duda Lopes
17/02/2009, 10:57
Ah, o que você achou do pneu do Rodrigo? O acabamento do 7.50 da Geninho é bom? E o tamanho do pneu e o desenho, o que achou? E o suporte, tá bãozinho?

Renan,

Respondi por MP.

[].

Garra4x4
21/02/2009, 21:57
Renan,

Manda um email na Work e pede um auxilio , eles podem te explicar como fazer a ligação da melhor maneira para ter o melhor desempenho do Guincho. Sei dizer que uma instalação mal feita o guincho fica mais fraco ...

Abs

JCJ
21/02/2009, 22:24
Veja se este arquivo ajuda em alguma coisa !

Apesar de pouca informação, são as instruções de montagem do fabricante !

[]'s
JCJ

Skull Crusher
25/02/2009, 11:10
Valeu Rodrigo! Obrigado JCJ! Eu instalei o guincho com a alimentação direta da bateria, ficou forte, rápido, não esquenta....só preciso trocar o alternador por um de 120A...haja latinhas....rssss

Agradeço à que se dispôs a ajudar, aqui vai meu muito obrigado e seu puder ajudar, contem comigo!

Abraços!

Duda Lopes
25/02/2009, 11:17
Renan,

Fala aí meu camarada, beleza?

[].

Skull Crusher
25/02/2009, 11:50
fotos do bicho:

Skull Crusher
25/02/2009, 11:55
Fala Duda! Tudo tranquilo? Cara, procurei e não encontrei seus óculos. Você os encontrou? Ah, dei uma olhada com mais esmero no seu power train, logo de cara dá pra ver o anel sincronizador da quarta com os dentes tortos e também o defletor de óleo do eixo piloto está destruído....amanhã irei começar a desmontá-lo, qualquer novidade vou postando aqui, ok?

Duda Lopes
25/02/2009, 14:03
Beleza, não esquenta, o óculos era vagabundo, devo ter perdido em outro lugar.

Quanto ao câmbio, vai me informando, estou de olha.

[].

JP CJ-5
25/02/2009, 14:35
fotos do bicho:

Skull, a base (suporte) do guincho você fixou na parte inferior do chassis ?

[ ]'s

Paulo_CW
25/02/2009, 15:06
fotos do bicho:

Velinho... Não tem segredo a instalação, mas considere uns pontos ae...
- Cabos tem de estar em bom estado e bitola de #25mm
- Puxar da bateria o positivo e tbm o negativo (caso seu guincho faça terra com a base, tome cuidado par ver as condições)
- Alternador... se for o de 120A... jóia, mas o 90A já da conta do recado
- Não tem necessidade de por mais uma bateria... o alternador + Bateria de boa amperagem em boas condições e vc não terá problemas...

Agora na parte mecânica ae da sua instalação... tem coisas q num concordo...
- A posição da caixa de solenoides esta muito a frente.. qualquer topada num barranco ou galho e já era... ela parece estar até pra frente do PC
- Cabos elétricos muito próximos ao cabo de aço... qualquer embolamento no cabo de aço e ele pega o elétrico... cuidado
- Cuidado com a passagem de cabos pela lataria para q num entre em curto ao ficar raspando...

De resto... só por no barro

Skull Crusher
25/02/2009, 15:32
JC, a fixação está na parte debaixo das longarinas e travessas dianteira e parachoque. Paulo, a fixação dos solenóides e passagem dos cabos são provisórias, quando arranjar o alternador maior, aí sim irei passar tudo pra dentro, longe de encrencas...era mais a vontade de ver o bicho lá. rs...instalado...rs...mas não irei pô-lo na trilha....ainda..rs...só depois de colocar flutuante, bloqueio e melhorar parte elétrica do guincho.

Obrigado pelas dicas, é sempre bom trocar informaçoes, ver o ponto de vista dos amigos.

Um grande abraço!

Pavão
25/02/2009, 16:50
Skull

BLZ ! Uso duas baterias no meu carro ligadas em série, uma grande e outra pequena ( não me lembro a amperagem ) e eu nunca fiquei na mão com meu guincho (Work 12.000), no passado fiz muita trilha e no final ele sempre sobrava inteiro !!!

2 baterolas eu recomendo

Abraço

Skull Crusher
25/02/2009, 17:00
Fala Pavão! É, tenho intenção de empregar 2 baterias de 60A cada, é melhor ter e sobrar do que faltar. O duro é juntar latinhas para comprar tudo o que tem que ser comprado...rssss

Abraço!

Pavão
25/02/2009, 17:04
Eu sei bem o que é isso meu irmão !! Juntar dinheiro, enganar a mulher e ainda fazer outras coisas com 2 jeep's é SODA !!! hahahaha

Mano, dá um trato nessa bagaça de câmbio do Duda e se prepara também para a gente fazer castelhanos hein !!! To cobrando do baixinho (duda) uma volta para a Ilha no próximo mês, ai tu vai com a gente !!!! ( Churras, Brejas e Praia )

Abraços

Pavão
25/02/2009, 17:10
http://www.4x4brasil.com.br/forum/C:\Users\rafael.assis\Pen Drive\Ilhabela Nov08http://www.4x4brasil.com.br/forum/C:\Users\rafael.assis\Pen Drive\Ilhabela Nov08http://www.4x4brasil.com.br/forum/C:\Users\rafael.assis\Pen Drive\Ilhabela Nov08

Se eu consegui botar as fotos !! ( eu nunca tentei ) !! Se liga no esquema !! hahaha

Pavão
25/02/2009, 17:10
Não Consegui

joão k. chikui
27/02/2009, 06:33
Pavão
Seu guincho provavelmente é 12V , portanto suas baterias devem estar ligadas em PARALELO , e não em série (onde passaria a ter 24V).



Skull

BLZ ! Uso duas baterias no meu carro ligadas em série, uma grande e outra pequena ( não me lembro a amperagem ) e eu nunca fiquei na mão com meu guincho (Work 12.000), no passado fiz muita trilha e no final ele sempre sobrava inteiro !!!

2 baterolas eu recomendo

Abraço

José Carlos
03/03/2009, 19:33
Oi pessoal, tenho work 12000 e a tomada liga até com uma moedinha. Pensando que um muleque amarre o cabo no eixo ou lataria e acione o guincho com um pedaço de fio ou metal, vc vai ter um belo prejuizo!
No meu coloquei a caixinh dentro do cofre do motor e tranquei a tampa com a fechadura do porta malas do gol veio.
Pensem...

LeonardoCardoso
04/03/2009, 01:55
Realmente o acionamente acidental pode causar acidentes e consequentemente prejuizos.
Saudações

OLIVEIRA
04/03/2009, 02:24
Olá a todos, também gostaria de acompanhar.
Abraço a todos.:)


Renan,

Nao vim pra opinar, somente para ficar de olho no topico.:)

[].

OLIVEIRA
04/03/2009, 02:29
Olá Skull tudo bem? Por favor, qual a amperagem necessária de uma bateria (mínimo), na sua opinião, para esse ou guincho similar de 9000 lbs funcionar sem maiores problemas? Obrigado.

Abraço.:)


fotos do bicho:

OLIVEIRA
04/03/2009, 02:36
Olá João, também gostaria da sua opinião sobre a amperagem que uma bateria deve ter (uma única bateria de 12 volts) para operar um guincho de 9000 lbs. Obrigado.

Abraço.:)


Pavão
Seu guincho provavelmente é 12V , portanto suas baterias devem estar ligadas em PARALELO , e não em série (onde passaria a ter 24V).

joão k. chikui
04/03/2009, 06:53
Oliveira
Depende da marca , mas , de um modo genérico , e por ser numa Tracker , onde imagino que o uso do guincho é esporádico, 1 bateria de 650 A de CCA ( ou algo perto de 800A de CA), é suficiente.
Qual a marca do 9000?

OLIVEIRA
05/03/2009, 00:07
Caro João, a especificação exata do guincho é esta:


Guincho Monster Winch 9500

http://www.lojamestre.com.br/lojas/armazem4x4/produtos/Iron-winch95-2.jpg (http://www.lojamestre.com.br/lojas/armazem4x4/produtos/Iron-winch95-5.jpg)


http://www.lojamestre.com.br/lojas/armazem4x4/produtos/thumbs35/Iron-winch95-1.jpg (http://www.lojamestre.com.br/lojas/armazem4x4/produtos.asp?produto=680&categoria=91&inf=11&a1=Guinchos&a2=Ironman+%2D+Linha+SUV#)http://www.lojamestre.com.br/lojas/armazem4x4/produtos/thumbs35/Iron-winch95-2.jpg (http://www.lojamestre.com.br/lojas/armazem4x4/produtos.asp?produto=680&categoria=91&inf=11&a1=Guinchos&a2=Ironman+%2D+Linha+SUV#)http://www.lojamestre.com.br/lojas/armazem4x4/produtos/thumbs35/Iron-winch95-3.jpg (http://www.lojamestre.com.br/lojas/armazem4x4/produtos.asp?produto=680&categoria=91&inf=11&a1=Guinchos&a2=Ironman+%2D+Linha+SUV#)

http://www.lojamestre.com.br/lojas/armazem4x4/imagens_do_site/amplia_animado.gif (http://www.lojamestre.com.br/lojas/armazem4x4/produtos/Iron-winch95-5.jpg)
http://www.lojamestre.com.br/lojas/armazem4x4/imagens_do_site/SPACER.gifhttp://www.lojamestre.com.br/lojas/armazem4x4/imagens_do_site/SPACER.gif
Informações do produto
Lançamento direto da Austrália para seu 4x4!
Avaliação: http://www.lojamestre.com.br/lojas/armazem4x4/imagens_do_site/starvotegrey.gif (http://www.lojamestre.com.br/lojas/armazem4x4/insere_voto.asp?voto=1&produto=680) http://www.lojamestre.com.br/lojas/armazem4x4/imagens_do_site/starvotegrey.gif (http://www.lojamestre.com.br/lojas/armazem4x4/insere_voto.asp?voto=2&produto=680)http://www.lojamestre.com.br/lojas/armazem4x4/imagens_do_site/starvotegrey.gif (http://www.lojamestre.com.br/lojas/armazem4x4/insere_voto.asp?voto=3&produto=680)http://www.lojamestre.com.br/lojas/armazem4x4/imagens_do_site/starvotegrey.gif (http://www.lojamestre.com.br/lojas/armazem4x4/insere_voto.asp?voto=4&produto=680)http://www.lojamestre.com.br/lojas/armazem4x4/imagens_do_site/starvotegrey.gif (http://www.lojamestre.com.br/lojas/armazem4x4/insere_voto.asp?voto=5&produto=680)
Guincho Monster Winch 9500
Produto em falta, avise-me quando chegar (javascript:PopUp('aviseme.asp?Falta=Guincho+Monst er+Winch+9500', 'remote',350,300);)Previsão de chegada em 60 dias.http://www.lojamestre.com.br/lojas/armazem4x4/imagens_do_site/spacer.gif

http://www.lojamestre.com.br/lojas/armazem4x4/imagens_do_site/btn_add-cesta.gif (http://www.lojamestre.com.br/lojas/armazem4x4/wish_list_cadastro.asp) http://www.lojamestre.com.br/lojas/armazem4x4/imagens_do_site/btn_indique.gif (javascript:PopUp('indicar.asp?ref=http://www.lojamestre.com.br/lojas/armazem4x4/produtos.asp?produto=680&categoria=91&a2=Ironman+%2D+Linha+SUV&a1=Guinchos&inf=11', 'remote',310,230);)
Mais informações sobre este produto


Descrição
Fabricante
Ironman (Austrália)
Modelo:
Monster Winch 9500LBS
Código:
W-IR0001
Alimentação/Motor:
12V x 5,5hp/4,1kw, Series Wound
Capacidade
9.500 libras / 4310 Kg
Redução:
265:01:00
Controle Remoto:
2 controles inclusos:
- Com fio, cabo com 3,70m
- Sem fio, alcance de 30metros
Cabo:
Aço, 28m x 9,4mm
Guia de cabo roletado
Peso:
42Kg
Brinde:
Lastro para colocação no cabo e evitar o efeito chicote em caso de rompimento.
Garantia:
3 anos
É uma marca nova cuja venda começa agora no Brasil (segundo me disseram), dizem que ele é bastante robusto e aguenta bem. Vamos ver, estou preocupado porque a bateria da Tracker não é muito robusta, será que suportará o guincho (vou instalar no sábado próximo).

Abraço e obrigado por sua opinião.:)



Oliveira
Depende da marca , mas , de um modo genérico , e por ser numa Tracker , onde imagino que o uso do guincho é esporádico, 1 bateria de 650 A de CCA ( ou algo perto de 800A de CA), é suficiente.
Qual a marca do 9000?

joão k. chikui
05/03/2009, 07:38
Oliveira
Quem pode te orientar bem sobre esse guincho é o sergio Holanda (ache ele no topico transamazonica -trilhas off road)

Mas , por ter um motor enorme(5.5 HP) , deve pedir uma bateria de uns 700 A de CCA . Ou 2 menores , cuja soma de CCA atinja este valor.
A utilização de guincho tão potente com bateria pequena não é recomendado pois nos momentos de Stress a voltagem da mesma vai cair tanto(abaixo de 9-9,5V), que poderá prejudicar teu alternador (como a bateria não supre as necessidades minimas do guincho,este passa a solicitar energia diretamente do alternador), falhas no motor , e principalmente aquecimento exagerado nas solenóides e no motor do guincho.

edwint
05/03/2009, 09:05
cabos positivo e negativo o mais curto possivel, e de preferencia com terminais bem prensados e se possivel soldados com estanho, diretamente na bateria, um boa aterramento no guincho e na caixa de comando, alternador maior é bem vindo se puder opine pelo de 120 eu uso o de 90 por nao ter um maior, o guincho consome muita amperagem eu na maioria das vezes utilizo o guincho com motor levemente acelerado, afim de poupar a bateria...

Mitsubixo Pará
05/03/2009, 14:49
esse lance do motor acelerado não influi em nada...o alternador funciona normal mesmo em marcha lenta!

OLIVEIRA
06/03/2009, 01:59
Entendi João. Vou tentar entrar em contato com a pessoa indicada pois estou com medo de sobrecarga na bateria e preciso de opiniões a respeito. Valeu por sua opinião e dicas. Muito obrigado mesmo.:)

Abraço a todos.:):concordo:


Oliveira
Quem pode te orientar bem sobre esse guincho é o sergio Holanda (ache ele no topico transamazonica -trilhas off road)

Mas , por ter um motor enorme(5.5 HP) , deve pedir uma bateria de uns 700 A de CCA . Ou 2 menores , cuja soma de CCA atinja este valor.
A utilização de guincho tão potente com bateria pequena não é recomendado pois nos momentos de Stress a voltagem da mesma vai cair tanto(abaixo de 9-9,5V), que poderá prejudicar teu alternador (como a bateria não supre as necessidades minimas do guincho,este passa a solicitar energia diretamente do alternador), falhas no motor , e principalmente aquecimento exagerado nas solenóides e no motor do guincho.

OLIVEIRA
06/03/2009, 02:02
Entendi Edwint. Vou ficar atento para esta questão também (muito interessante suas ponderações). Valeu mesmo!

Abraço a todos.:):concordo:

cabos positivo e negativo o mais curto possivel, e de preferencia com terminais bem prensados e se possivel soldados com estanho, diretamente na bateria, um boa aterramento no guincho e na caixa de comando, alternador maior é bem vindo se puder opine pelo de 120 eu uso o de 90 por nao ter um maior, o guincho consome muita amperagem eu na maioria das vezes utilizo o guincho com motor levemente acelerado, afim de poupar a bateria...

Vinicius Hauagge
23/09/2009, 16:57
Meio que ressuscitando o tópico...
No meu jeep willys eu tenho um guincho chines - não me recordo a marca, foi adquirido aqui no fórum - de 9000 libras que sempre funcionou direitinho, sem esquentar demais e sem travar...
Agora comprei uma explorer e coloquei um guincho tabor no mesmo, tb de 9000 libras...
Nas duas vezes que fui utiliza-lo (para tirar amigos do buraco) ele esquentou e travou.. dava para fritar um ovo em cima do motor do mesmo...
O que achei estranho é que o chines fazia o mesmo esforço sem abrir as pernas...
No jeep, tenho um alternador de 80 amperes, com uma bateria de 70... E na explorer, acredito que o alternador seja de maior potencia, tb com bateria de 70...
E o interessante, é que o marcador de energia dentro do carro fica louco quando o guincho tá fazendo o servico pesado... (acho que é voltimetro, nao tenho certeza... original de veículo)...
Entao pergunto...
Será que a instalação foi feita de forma equivocada? Falta aterramento, mal-contato ou a bateria que é fraca?
Obrigado,
Vinicius!

joão k. chikui
24/09/2009, 12:54
Vinicius
Pode ser que teu outro guincho tenha um motor menor e para ser um 9000 lbs , seja bem reduzido.Como teu Willys além de leve , deve ser um carro que "pede" pouco guincho, tem dado conta.

No caso da Explorer , usando para resgatar , por ser o Thabor um Guincho de motor enorme (4.8 CV) e alta velocidade , para trabalhar sempre com voltagem ideal , recomendo ter duas baterias em paralelo , cuja soma dos CCA ultrapasse 650-700A . Desejável algo entre 900 a 1000A.
Vinicius , sempre entre uma operação e outra , enquanto os zequinhas mudam os cabos , mantenha o motor em lenta ou 1200-1500 rpm , para com isso voltar a carga para níveis bons.Tentar sempre que possível ,manter faróis e milhas apagados, limpador de parabrisa e ventilação usar o mínimo .
E , nunca dê a partida concomitantemente ao uso do guincho.
Uso de voltímetro , sobretudo alguns que possuem luz de advertencia com set point ajustável , é de bom grado. Sempre que a voltagem cair abaixo de 10,5 a 11 V tem que ficar alerta.

Esse teu guincho , tenho no meu JPX e é bom.

Vinicius Hauagge
24/09/2009, 14:52
Obrigado João...
E abusando da sua boa vontade, caso eu colocasse uma bateria de som, com 900CCA e 100A, que seria ligada na que eu tenho, porém havendo um rele entre as mesmas (para preservar uma) seria interessante?
Ou o melhor seria ligar essas duas direto, em paralelo?
Obrigado,
Vinicius!

joão k. chikui
24/09/2009, 22:31
Vinicius
Bateria de som ou estacionária não servem para guincho. As melhores são as as comuns .Estou utilizando umas Heliar Taxi , com manutenção , que são muito boas.

Vinicius Hauagge
25/09/2009, 10:33
Obrigado João...
Mais uma pergunta... Pq a bateria de som automotivo não é boa para guincho?
Agradeço novamente sua boa vontade,
Vinicius!

joão k. chikui
25/09/2009, 19:34
Vinicius
Não sou a pessoa mais indicada para esse esclarecimento , mas , se estiver errado os mais entendidos me corrigem.
Baterias para som , são estacionárias , projetadas para fornecer energia constante por longos períodos .São de ciclo profundo, portanto pode-se usá-las até quase zerar e recarregá-las diversas vezes.
A bateria para partida em carro , que é do mesmo tipo das usadas para guincho, são baterias de arranque : Podem fornecer uma enorme quantidade de energia , porém , por períodos mais curtos. Jamais devem ser descarregadas totalmente , pois aceitam poucas vezes esse procedimento. Sempre usar de 100% até 75-80% da carga .
Caso tenha uma bateria destas descarregada totalmente , não recarregue no alternador do carro nem em carga rápida . Mande dar uma carga lenta (bem lenta) , mesmo que isto leve umas 7a 8 horas.
Caso note que esqueceu algo ligado e zerou , nem por teste tente dar partida, poderá ter sua bateria danificada irremediavelmente.

Marvin_CPS
25/09/2009, 21:59
João,
trabalho no ramo de energia e conheço um pouco sobre baterias....
Vc esta certo a respeito das baterias de som... Elas são projetadas para disponibilizar uma energia mais limpa e continua para os acessorios de som. Um bom exemplo de bateria recente no mercado é a Optima Gel - "http://www.optimabatteries.com/" , de tampa amarela. Existe tb a de tampa azul e a de vermelha, uma para aplicações maritimas e outras para aplicações tracionarias.

Na verdade não é que ela trabalhe com ciclos porfundos (caso isso ocorra em qq bateria, já era a msm....:-(), mas sim com uma demanda de energia maior, ou por um tempo mais longo. Esse fato se deve à construção da bateria.

Todo e qq bateria que use meio acido (seja em forma de gel ou liquida) como eletrolito (ou seja, a comunicação entre o polo positivo e o negativo) e desça abaixo de 10,5V dificilmente conseguirá segura carga....Ainda mais se essa situação se repetir mais de uma vez. Msm que se use um processo de carga lenta na mesma...

No ramo em que trabalho dizemos q a bateria já nasce morrendo, pois como é um processo quimico, não tem como vc simplismente pausar e depois retomar a reação.

Falando em termos técnicos: a bateria é formada por placas de chumbo com carga positiva e placas de chumbo com carga negativa, separadas por uma membrana permeavel. Em relação a construção: qto maior a espessura da placa de chumbo, mais energia ela consegue suprir em um curto espaço de tempo, por ex, numa partida de carro. E qto mais finas as placas, e em maior quantidade, mas tempo ela fornecerá energia.

Espero ter ajudado um pouco...

Chiari
10/05/2010, 14:18
esse lance do motor acelerado não influi em nada...o alternador funciona normal mesmo em marcha lenta!

Olá Mitsubixo, alternadores possuem maior ou menor eficiencia em função de sua rotação. Em rotaçoes baixas alternadores possuem desempenho bem inferior. Digo isso pois recebi as curvas de alguns alternadores que me foram enviadas pela própria Bosch.

Portanto esse procedimento de acelerar melhora sensívelmente o desempenho do alternador.

Abraço a todos!

Nava
15/05/2010, 11:24
Estava usandop um abateria comum de 80A com pitbull de 12000lbs e puxei forte mesmo umas 4x....sempre usando o motor ligado e ajudando na tração.
A bateria aguentou 3 meses.

Instalei agora uma Bosch Silver 90A Baixa Manutenção. Notei significativa melhora mas tive de cortar o suporte da bateria.

Conversei com diversos eletricistas e ninguem recomendou o uso de duas pequenas paralelas (havia lido aqui no forum). Segundo eles, se um adiminuir um pouco a carga em relação a outra ela vira um "resistor" e rouba mais ainda corrente...

A dica para usar o guincho eletrico sem forçar é ter o minimo possivel de cabo no tambor do guincho. Ele faz mais força e consome menos carga. Se precisar mais cabo, emende cintas. São mais seguras tb, mas um pouco mais demorado na hora do resgate.

Valeu.