Conectar

Ver Versão Completa : Blindagem do motor de arranque

EduMendes
13/02/2009, 14:32
Amigos,

Estou com um problema recorrente com meu Jeep.

Após as trilhas, onde o Jeep sai rodando numa boa, passa alguns dias e o motor de arranque para de funcionar.....
Segundo um auto-eletrico não muito conhecedor de Jeeps, o problema é o barro/lama/areia e tudo mais.

No fim acabo trocando a escova e mais algumas peças e tudo volta a funcionar.

Alguem tem alguma solução para vedar melhor o motor de arranque ou para evitar estes recorrentes problemas.

Apenas para informação, uso um 4.1 a alcool, com carburador e ainda sem injetor de gasolina para partida a frio.

Obrigado
Abraço

Gustavo de Olliveira
13/02/2009, 16:55
O meu vivia dando pau ..... na ultima revisão enrrolei algumas camadas de fita isolante ( de qualidade) nas junções do motor de arranque.
Tá "guentando" e já faz um tempinho

matrakaum
13/02/2009, 17:10
Como é que se chama aquela parte de cima do motor de arranque... o motor, a parte que vai na cremaleira, aí em cima tem um negócio que parace uma solenóide...qual o nome desta peça? e para que ela serve?

JORIS
13/02/2009, 18:01
Vivia tendo problema com o meu, que era de opala, resolvi colocar um de C-10, e não tive mais! de vez em quando faço uma limpeza preventiva, más não me deixa mais na mão!

[]´s.

Dodger
13/02/2009, 20:51
um negócio que parace uma solenóide...qual o nome desta peça? e para que ela serve?

Aquilo chama-se tumático, automático de partida ou solenoide de partida. é o que chaveia o motor de arranque e poe ele a funcionar.

O arranque do meu ohc tava uma porcaria, lento e falhando. Já ia jogar ele fora quando resolvi tirar pra ver o que tava acontecendo. Tinha uma lama negra dentro dele, mistura barro, graxa e pó de carvão das escovas. Joguei ele dentro de uma bacia com solvente e lavei tudo, deixei secar e coloquei devolta, funcionou como novo!! a sujeira tava atrapakhando o contato das escovas com o induzido.

matrakaum
13/02/2009, 21:14
este automático é o responsável por não conseguir dar a partida qdo o motor está quente ? Pq. agora toda vez que esquenta eu não consigo ligar...na verdade não faz nem mais o tec-tec característico. :pipoca::pipoca: o smile é por conta do meu filho...rs..

Um abraço,

EduMendes
14/02/2009, 12:52
Agradeço a ajuda e sugestao de todos.....

Vou desmonta-lo e tentar algumas alternativas.

Abraço

Fernando César Ximenes
14/02/2009, 16:29
Amigos,

Estou com um problema recorrente com meu Jeep.

Após as trilhas, onde o Jeep sai rodando numa boa, passa alguns dias e o motor de arranque para de funcionar.....
Segundo um auto-eletrico não muito conhecedor de Jeeps, o problema é o barro/lama/areia e tudo mais.

No fim acabo trocando a escova e mais algumas peças e tudo volta a funcionar.

Alguem tem alguma solução para vedar melhor o motor de arranque ou para evitar estes recorrentes problemas.

Apenas para informação, uso um 4.1 a alcool, com carburador e ainda sem injetor de gasolina para partida a frio.

Obrigado
Abraço

Edu,
Nos Lençóis Maranhenses, nas toyotas q são usadas no transporte de turistas, por passarem por mtos alagados, é costume fazerem furos na carcaça do motor de partida. Assim, a água q entra, sai.

EduMendes
15/02/2009, 16:16
Edu,
Nos Lençóis Maranhenses, nas toyotas q são usadas no transporte de turistas, por passarem por mtos alagados, é costume fazerem furos na carcaça do motor de partida. Assim, a água q entra, sai.

Olá Fernando,

Esta parece uma boa dica mesmo... Ao invez de blindar, furar para permitir que a agua e o barro saiam....

Alguma outra ideia?

Abraço
Eduardo

Denilso
16/02/2009, 17:32
este automático é o responsável por não conseguir dar a partida qdo o motor está quente ? Pq. agora toda vez que esquenta eu não consigo ligar...na verdade não faz nem mais o tec-tec característico. :pipoca::pipoca: o smile é por conta do meu filho...rs..

Um abraço,

O meu esta acontecendo a mesma coisa cara....soh q o tec-tec faz. Sempre q dou uma volta e ele esquenta, qdo desligo tenho q esperar esfriar....chega ate a roubar a carga da bateria.
Alguma sugestao galerinha...
Abc

Haron
06/04/2010, 19:34
Uma dica muito boa para nãoficar na mão na água, é ligar uma chave geral que venha do motor de arranque...sempre que for passar na água, desligue o motor de arranque, com o carro ligado claro, e passe tranquilo no alagado, assim a água nõ fecha curto...logo mais irei fazer isso no meu Jeep...

abraços

Rogério Barthy
08/04/2010, 12:19
Minha viatura tem um BF-161 e o motor de arranque é preso por dois parafusos, um com porca e outro, com estojo na carcaça do volante e especificamente este da carcaça, o estojo espanou e foi refeito a rosca que novamente espanou. Há a possibilidade trocar o parafuso e colocar um que transpasse a carcaça e colocar uma porca ? Furar a carcaça e colocar uma sede (fazer um rebaixo) para que a porca fique assentada ?
Ou terei que tornar a abrir uma rosca e colocar um novo parafuso sob medida ?
Aguardando sugestões...
Rogério

Rafaminc
08/04/2010, 13:26
Rogério, se a capa seca tem parede suficiente, vai numa retífica ou loja de parafusos e compra uma rosca postiça de aço. Ou então faz uma, partindo de um parafuso maior (8.8) e furando o miolo onde vc faz a rosca original.
No caso do BF, como o projeto é americano, procure usar roscas UNF para não soltar com facilidade. Se não achar em polegada, usa a métrica fina.:concordo:

Pablo.pinto2007
10/04/2010, 13:28
Não sei dizer como é nos motores antigos, embora tivesse usado bastante um, mas nos modernos, quase não temos esse tipo de problema... pois são bem fechados (isolados), mas na falta da dica, nunca coloque o rotor de um motor de partida no solvente como fez um colega aí, pois o solvente derrete o verniz que envolve os fios de cobre das bobinas, então, jamais mergulhe qualquer que seja a bobina de fios de cobre esmaltados em solvente... com certeza terá um curto um dia.

Esse problema de não pegar quando quente eu já tive e a minha solução foi bem simples, troquei logo por outro... ficou bom (é claro) :dance::concordo:...
O meu eletricista não quis mais ter dor de cabeça, pois já havia desmontado duas vezes... as peças quando testadas frias, não falham, mas quando esquentam e quando estamos longe dos eletricistas falham, nos deixando na mão.

Então é isso... apesar de que motor de partida tem poucas coisas pra trocar...
- escovas;
- induzido;
- bobina de campo;
- solenóide;
o resto é montagem... sendo que se for trocar cada peça dessas por novas, às vezes sai mais em conta adquirir outro e fazer uma revisão (lubrificação e troca de escovas)... Foi o que fiz.

Abraços!