Ver Versão Completa : Velocimetro Radioativo
Fabiano-SL
13/02/2009, 08:15
Parece loucura, mas é isso mesmo. Pesquisei na web para verificar como devo proceder a recuperação de um velho velocimetro militar de jeep 1942. A tinta utilizada para que os numeros e ponteiros brilhem contém radium-226.
Parece que nos avioes militares antigos e alguns relógios antigos também tem esse material...
segue link:
http://www.g503.com/forums/viewtopic.php?p=779909&sid=d6be11f5fba4f189c2dec98906116449
http://www.angelfire.com/electronic/cwillis/rad/gauges.html
leandro_favero
13/02/2009, 08:40
Não será fácil de achar, devido o elemento radioativo.
Mas antigos relojoeiros podem ter um resto de tinta. Procure aquele famoso velhinho que ainda concerta carrilhão mesmo estando a 30 anos aposentado!
Apesar da radioatividade ser baixa, foi constatado contaminação em pessoas que usavam relógios com esse elemento por muito tempo. Por isso, sugiro que você busque as novas tintas. Você não deixará de ganhar placa preta por isso. :concordo:
A fácil....
procura cobalto e mói ele e gruda com super-bonder no velocimetro vai ficar um azul bonito...
pena que vc num vai viver muito tempo para poder admirar tanto ahuahuahuauhauhauhahua
considerando que é um veiculo primeiramente feito rpa levar "os buchas de canhào" pra morrer, podia ser radioativo, o banco ser só de ferro que num tinha erro ahuauhaua
Bom agora a solução séria...
Colorgin tem uma tinta chamada FOSFORESCENTE em spray, caso vc queira uma tinta reagente à luz negra ou led UV vc usa a tal da LUMINOSA
Fosforecente só existe num verde bem parecido ai dos jeeps e a LUMINOSA existe azul e vermelho
5 fotos do que fix usando máscaras e tintas colorgin:
desenhei todo o fundo do velocimentro do voyage sport que tinha (instrumentos do GTI) no Illustrator, criei uma máscara preta e depois utilizei os sprays e pintura de impressão a lazer preta por cima, ficou aceitável (fotos ruins eram deo meu antigo palm)
Barra de luz negra e reator (não pode deixar a luz negra em "campo visível"pois ofusca sua visão a noite)
PS - iluminação do relogio com leds vermelhos e isso não é aqueles kits que vendem na internet que ficam horriveis... a cor meio roxa é que a camera é muito ruim mesmo
:shock::shock::shock:!!!
Vai ver que é por isso que agente num encontra mais ninguém que mexa com instrumentos mais antigos. Morreu tudo...
No mercado Livre tem ua infinidade de tintas para painel de carros, fluorescentes, fosforescentes, reativas a luz UV(negra)-leds, etc vermelha, verde amarela, et, etc, etc, é prato cheio pra tuneiro, mas pode muito bem serem usadas na restauração de intrumentos antigos.
Eu mesmo comprei uns leds pra restaurar a iluminação do painel do meu Maverick que tava pra lá de apagada, agora falta comprar estas tintas para os ponteiros que ficam muito pouco visiveies a noite. Ficou legal sem ficar tuning. tem foto ai do que fiz no painel do maveko.
Fabiano-SL
13/02/2009, 11:17
Pessoal, nao estou querendo colocar o mesmo tipo de tinta e nada parecido. A reforma se resumiu em zera o hodometro e lubrificação dos mecanismos. Vou deixar original e sem alterações.
Postei como curiosidade e informação no forum. Até pq o que menos me interessa são coisas brilhando no painel do jeep.
leandro_favero
13/02/2009, 11:47
Fabiano,
Brincadeira em!!!!!
Justo agora que consegui um relojoeiro de Chernobyl!!!!!!!!!!
Tinha até falado com o pessoal de Angra-1!!!!!! Tava tudo acertado!!!!
Abraços!!!!!
Emoticon verde radioativo pra vc: :mrgreen:
Pessoal, nao estou querendo colocar o mesmo tipo de tinta e nada parecido. A reforma se resumiu em zera o hodometro e lubrificação dos mecanismos. Vou deixar original e sem alterações.
Postei como curiosidade e informação no forum. Até pq o que menos me interessa são coisas brilhando no painel do jeep.
O negocio num é enfeitar painel, mas sim conseguir saber a que velocidade vc está, a temperatura do motor e quanto tem de gasolina no tanque quando tá escuro. Pq tem uns paineis que a noite ficam só decorativos, pq vc num enxerga bost@ nenhuma, como no caso do meu Maverick.
matrakaum
13/02/2009, 12:26
Relojoeiro de Chernobyl...soh posso dar risada...HAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAH... agora se não tivesse sido trágico aquele acidente daria mais risada..
Fabiano-SL
13/02/2009, 12:39
Quem quiser postar piadinhas este é o lugar: http://www.4x4brasil.com.br/forum/forumdisplay.php?f=21
Participo de forum internacionais de veiculos miliatares e esse assunto da recuperação de velocimentros e radium é levado a sério. Há preocupação com material pré-existente que pode contaminar quem manusear na desmontagem... quem souber ingles, leia os links ue postei lá acima.
Como tb uso o 4x4brasil como ferramentea de pesquisa e NUNCA vi isso mencionado aqui, postei esses links.
Pena que aqui no pais tupiniquim levam tudo na brincadeira.
Solicitarei aos moderadores a retirada deste post, caso persista assuntos alheios ao postado.
leandro_favero
13/02/2009, 16:08
Fabiano,
Acordou com o pé esquerdo nessa Sexta-Feira 13? Que bom que no nosso país levamos na brincadeira. Assista uma palestra do Daniel Godri e verá que os gringos pesquisam para saber como o povo brasileiro é tão animado!!!
Voltando o assunto:
Ele emite radiação alfa, beta e gama. A alfa e beta não atravessam pela tampa de vidro do instrumento. A radiação gama que passa através do vidro e é facilmente detectado por alguns metros. Em 30 cm a radiação é normalmente 30 vezes menor do que a superfície do instrumento.
Para comparação, a radiação na face do relógio é de 0,5 mR / h. Em 30 cm, a radiação é inferior a 0,03 mR / h. A uma distância de 2 metros, a radiação é difícil de distinguir da normal. Na maioria dos casos não há nenhuma razão para estar preocupado. :concordo:
Estes dispositivos não devem ser desmontados ou ter o vidro removido. :discordo:
Caso quebre o vidro, coloque ele em um saco plástico e veja com a secretaria de meio ambiente onde jogar fora. Os velocimetros não devem ser guardados em grande quantidades (20 ou mais). A quantidade de radiação emitida é relacionada com a quantidade de tinta e não com a idade ou o tamanho do velocimetro.
MARCELO VITARA SUBMARINO
13/02/2009, 16:38
Quem quiser postar piadinhas este é o lugar: http://www.4x4brasil.com.br/forum/forumdisplay.php?f=21 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/forumdisplay.php?f=21)
Participo de forum internacionais de veiculos miliatares e esse assunto da recuperação de velocimentros e radium é levado a sério. Há preocupação com material pré-existente que pode contaminar quem manusear na desmontagem... quem souber ingles, leia os links ue postei lá acima.
Como tb uso o 4x4brasil como ferramentea de pesquisa e NUNCA vi isso mencionado aqui, postei esses links.
Pena que aqui no pais tupiniquim levam tudo na brincadeira.
Solicitarei aos moderadores a retirada deste post, caso persista assuntos alheios ao postado.
O revoltado boa sexta proce!!!:odedo:
Quem quiser postar piadinhas este é o lugar: http://www.4x4brasil.com.br/forum/forumdisplay.php?f=21 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/forumdisplay.php?f=21)
Pena que aqui no pais tupiniquim levam tudo na brincadeira.
Solicitarei aos moderadores a retirada deste post, caso persista assuntos alheios ao postado.
Se for assim vamos ter que remover todos os tópicos daqui do forum.
Debater o assunto como se estivessemos numa roda de conversa de amigos é uma coisa, desvirtuar completamente o assunto do tópico é outra.
Desculpe, sou meio intolerante a chatice. Já chega nosso dia a dia repleto de chatices que temos que engolir sorrindo.
Fabiano-SL
14/02/2009, 17:32
O revoltado boa sexta proce!!!:odedo:
Te conheço?
Revoltado não, questão de ordem apenas.... o topico fica cheio de bobagens sem nada técnico. Já coloquei o link para "Humoristas".
Fabiano-SL
14/02/2009, 17:54
Fabiano,
Acordou com o pé esquerdo nessa Sexta-Feira 13? Que bom que no nosso país levamos na brincadeira. Assista uma palestra do Daniel Godri e verá que os gringos pesquisam para saber como o povo brasileiro é tão animado!!!
Voltando o assunto:
Ele emite radiação alfa, beta e gama. A alfa e beta não atravessam pela tampa de vidro do instrumento. A radiação gama que passa através do vidro e é facilmente detectado por alguns metros. Em 30 cm a radiação é normalmente 30 vezes menor do que a superfície do instrumento.
Para comparação, a radiação na face do relógio é de 0,5 mR / h. Em 30 cm, a radiação é inferior a 0,03 mR / h. A uma distância de 2 metros, a radiação é difícil de distinguir da normal. Na maioria dos casos não há nenhuma razão para estar preocupado. :concordo:
Estes dispositivos não devem ser desmontados ou ter o vidro removido. :discordo:
Caso quebre o vidro, coloque ele em um saco plástico e veja com a secretaria de meio ambiente onde jogar fora. Os velocimetros não devem ser guardados em grande quantidades (20 ou mais). A quantidade de radiação emitida é relacionada com a quantidade de tinta e não com a idade ou o tamanho do velocimetro.
Leandro,
Foi apenas por questão de ordem... Abrindo parenteses: Godri, Marins, Shinyashiki, etc.. São todos "papagaios tradutores de livros internacionais" e ganham dinheiro dando palestra disso... Nunca vi em uma palestra desses caras algo que nao tenha lido em Porter, Demming, Drucker, Ford, Buda, Bíblia, etc... Gosto muito do Brasil, mas temos muito o que aprender ainda... Se quiser podes abrir um tópico lá no geral e falamos de ecomonia, minha área de atuação e estudo científico.
Sobre o Post:
Isso que tu explica é o que eu queria no post. Muito bom o texto!
rafaelcardoso
14/02/2009, 18:59
Fabiano, entendo o que você queria com o seu post e também entendo os que os outros queriam, o Fórum além de ser sério e até instrumento de trabalho de muitos dos seus membros também deixa espaço para descontração, o perfil das pessoas que buscam a prática off-road é geralmente descontraído (corrijam-me se estiver errado) e não é nem de bom tom na minha opinião ficar questionando alguma brincadeira de bom gosto que venham a postar no seu tópico, acaba passando a má impressão sobre você e tenho certeza que não é isto que você quer, postou com a melhor das intenções (instruir) mas questionou algo muito saudável (humor).
De qualquer forma, muito rico o tópico, tanto a informação quanto as respostas técnicas, não sei se postou ou se já existe esta informação no CVMARJ, talvez l[a fosse tratado com mais seriedade, que é o seu objetivo...
Um abraço e espero que tenha me expressado bem, para não causar mais mal entendido.
Fabiano
ok só quero sessaltar que mostrei o exemplo que o fiz no meu antigo painel do GTI
como sei que vai ser de dificil acesso o material requerido e pessoa copetente para a restauração do seu velocimetro no original de um veiculo militar, (meu avô era tecnico de instrumentos aeronáuticos e tenho bastante conhecimento de pai para filho com o mesmo por isso recuperei e aferi sozinho meu velocimetro com velocidade real), sugeri, simplesmente para poder SOLUCIONAR o seu problema, que usasse tintas da colorgin que dão um resultado muito satisfatório (haja visto meu velocimetro) ali nas fotos.
O forum por democrático que é (as vezes não) mesmo não tendo citações de nenhum grande gênio (nem mesmo do davinci camo o carraro heehehe brincadeira). Acho que se expressa as vezes um pouco com discontração sobre os assuntos citados o que não desvirtua e tão pouco fere o assunto abordado.
Sugiro que, ao ler qualquer tópico, seja tratado com o tom de descontração e observado que nas entrelinhas há mais informações ou conhecimento a ser absorvido do que simplesmente bobagens e brincadeirinhas. Já que por escrita dificilmente se passa o humor da vida real ou a real intensão de suas frases já que nossa lingua portuguesa nos deixa margem grande para ambiguidade e interpretações errôneas, mesmo citando a propria bíblia que tem interpretações estranhas ou curiosas e nem se considerando contexto de época ou figuração de linguanges.
Acho que, por mais antigomobilista militar você seja, ao menos queira salvar a história mas preservando seu futuro, saúde ou mesmo utilizando técnicas mais fáceis de restauração e mais duradouras e isso foi aqui descrito.
Espero não ter sido áspero demais nas minhas colocações e que compreenda a natureza lúdica, instrutiva e de recreação que o forum representa como um todo e seja mantido o respeito a todas essas vertentes de opiniões a favor e contrárias as suas.
Espero te ajudado
Caso precise de ajuda mais técnica compareça à area de hardcore, mas com bom humor
GRATO
Fabiano-SL
15/02/2009, 12:22
Rubens, Ok!
Só gosto de posts "limpos", e sei como chato ler post cheios de assuntos alheios...
Agora vamos EU e o pessoal parar com os MIMIMI aqui...
Acho que já temos material sufuciente no post para informar quem venha a restaurar um velocimentro militar original...
[]'s
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