rogeriomasih
12/02/2009, 22:32
como sei que a maioria se preocupa bastante com a questão da ignição de seus carros, recorro aos companheiros para saber se podem me orientar sobre como testar se um cabo de vela está em bom estado ou deve ser substituído.
Neste link são passadas boas instruções, mas estava querendo algo mais simples.
Aguardo o pronunciamento dos companheiros.
=========================================
Quando trocar os cabos de vela? (http://willedu.wordpress.com/2007/07/06/quando-trocar-os-cabos-de-vela/)
Publicado 6/Julho/2007 Motores (http://pt-br.wordpress.com/tag/motores/) 17 Comentários (http://willedu.wordpress.com/2007/07/06/quando-trocar-os-cabos-de-vela/#comments)
Veículos que possuem cabos de ignição (cabos de vela) podem apresentar falhas diversas quando esse componente está em condições ruins ou no final da sua vida útil. Dentre as falhas comuns estão o aumento de consumo, funcionamento irregular do motor, dificuldade na partida e perda de potência.
http://willedu.files.wordpress.com/2007/07/cabo_vela.jpg
Os cabos de ignição podem ser de vários tipos:
não resistivos
cabos resistivos
terminais resistivos
No caso dos não resistivos, muitas vezes utilizados em carros de competição ou muito antigos, a interferência eletromagnética gerada pela corrente que transpassa o condutor interfere no funcionamento dos sistemas eletrônicos com carro, como o aparelho de som, sistema de injeção eletrônica e sistemas de controle computadorizados em geral. Quem não lembra dos velhos Passat’s com toca-ficas chiando quando se acelerava?
Sendo assim, hoje é predominante o uso de cabos ou terminais resistivos.
Muita gente pensa que pode colocar um condutor de grande bitola no lugar do cabo, porém ele não é um simples fio (se fosse, não custaria tão caro). Ele é composto por um condutor de grande precisão, um sistema de isolamento e aterramento e um sistema de resistência à tração (ou seja, aguenta “mais” sem quebrar). Os materiais que fazem parte de um cabo de ignição são caros e sua construção é delicada, justificando o valor agregado no produto final.
Como saber se meu cabo de ignição está bom?
Se for um cabo de terminais resistivos, basta olhar nos terminais o valor da resistência (muitas vezes os terminais apresentam valores diferentes ou mesmo um deles pode não ser resistivo). Se um terminal tiver 4kΩ e outro, 2kΩ, ao medir a resistência ponta-a-ponta do cabo de velas a resistência deve estar em torno de 6kΩ podendo variar para pouca coisa mais.
Se for um cabo resistivo, as seguintes fórmulas devem ser usadas:
Xa kΩ = (Ycm * 6kΩ) / 100cm
Xb kΩ = (Ycm * 10kΩ) / 100cm
Onde Ycm é a medida, em centímetros, do cabo sendo testado. Meça cabo por cabo e realize as duas contas, você obterá Xa e Xb, ambos em kΩ, que indica que o cabo sendo testado deve apresentar resistência com valor entre Xa e Xb. Suponha que o cabo tenha 30cm, então:
Xa kΩ = (30cm * 6kΩ) / 100cm = 1,8kΩ
Xb kΩ = (30cm * 10kΩ) / 100cm = 3,0kΩ
Se o valor medido via ôhmímetro foi de 2,4kΩ, então 1,8kΩ <= 2,4kΩ <= 3,0kΩ, portanto o cabo está em boas condições.
O que é um ôhmímetro (Ω-meter)
É um aparelho que mede a resistência entre dois pontos de um material condutor. Normalmente é encontrado nas oficinas na forma de multímetro (também chamado multiteste). O multímetro contém além do ôhmímetro no mínimo um medidor de corrente (amperímetro) e um medidor de diferença de pontencial (voltímetro).
http://willedu.files.wordpress.com/2007/07/multimetro.jpg
O aparelho da foto é um multímetro comum.
Para utilizar o multímetro para nosso teste, deve-se posicioná-lo na opção de ôhmímetro (medir resistência) e na escala imediatamente superior à de 10kΩ, ou seja, se seu multímetro possui escala para 5kΩ, 10kΩ e 20kΩ, posicione-o na escala de 20kΩ.
Com o aparelho devidamente regulado, realize a medição posicionando cada uma das pontas de prova em contato com uma das pontas do cabo de ignição.
Outras coisas que condenam um cabo de ignição
Ressecamento, rupturas, dobras, descascamento, danos nos terminais, mal contato entre condutor e terminais ou mesmo entre terminal e velas ou plugue da bobina/distribuidor. Todas essas opções causam fuga de corrente e além de gerar uma faísca ineficiente aumentam o risco de choque elétrico ou de interferência nos sistemas eletrônicos do veículo.
http://willedu.wordpress.com/?s=cabo+de+vela (http://willedu.wordpress.com/?s=cabo+de+vela)
Neste link são passadas boas instruções, mas estava querendo algo mais simples.
Aguardo o pronunciamento dos companheiros.
=========================================
Quando trocar os cabos de vela? (http://willedu.wordpress.com/2007/07/06/quando-trocar-os-cabos-de-vela/)
Publicado 6/Julho/2007 Motores (http://pt-br.wordpress.com/tag/motores/) 17 Comentários (http://willedu.wordpress.com/2007/07/06/quando-trocar-os-cabos-de-vela/#comments)
Veículos que possuem cabos de ignição (cabos de vela) podem apresentar falhas diversas quando esse componente está em condições ruins ou no final da sua vida útil. Dentre as falhas comuns estão o aumento de consumo, funcionamento irregular do motor, dificuldade na partida e perda de potência.
http://willedu.files.wordpress.com/2007/07/cabo_vela.jpg
Os cabos de ignição podem ser de vários tipos:
não resistivos
cabos resistivos
terminais resistivos
No caso dos não resistivos, muitas vezes utilizados em carros de competição ou muito antigos, a interferência eletromagnética gerada pela corrente que transpassa o condutor interfere no funcionamento dos sistemas eletrônicos com carro, como o aparelho de som, sistema de injeção eletrônica e sistemas de controle computadorizados em geral. Quem não lembra dos velhos Passat’s com toca-ficas chiando quando se acelerava?
Sendo assim, hoje é predominante o uso de cabos ou terminais resistivos.
Muita gente pensa que pode colocar um condutor de grande bitola no lugar do cabo, porém ele não é um simples fio (se fosse, não custaria tão caro). Ele é composto por um condutor de grande precisão, um sistema de isolamento e aterramento e um sistema de resistência à tração (ou seja, aguenta “mais” sem quebrar). Os materiais que fazem parte de um cabo de ignição são caros e sua construção é delicada, justificando o valor agregado no produto final.
Como saber se meu cabo de ignição está bom?
Se for um cabo de terminais resistivos, basta olhar nos terminais o valor da resistência (muitas vezes os terminais apresentam valores diferentes ou mesmo um deles pode não ser resistivo). Se um terminal tiver 4kΩ e outro, 2kΩ, ao medir a resistência ponta-a-ponta do cabo de velas a resistência deve estar em torno de 6kΩ podendo variar para pouca coisa mais.
Se for um cabo resistivo, as seguintes fórmulas devem ser usadas:
Xa kΩ = (Ycm * 6kΩ) / 100cm
Xb kΩ = (Ycm * 10kΩ) / 100cm
Onde Ycm é a medida, em centímetros, do cabo sendo testado. Meça cabo por cabo e realize as duas contas, você obterá Xa e Xb, ambos em kΩ, que indica que o cabo sendo testado deve apresentar resistência com valor entre Xa e Xb. Suponha que o cabo tenha 30cm, então:
Xa kΩ = (30cm * 6kΩ) / 100cm = 1,8kΩ
Xb kΩ = (30cm * 10kΩ) / 100cm = 3,0kΩ
Se o valor medido via ôhmímetro foi de 2,4kΩ, então 1,8kΩ <= 2,4kΩ <= 3,0kΩ, portanto o cabo está em boas condições.
O que é um ôhmímetro (Ω-meter)
É um aparelho que mede a resistência entre dois pontos de um material condutor. Normalmente é encontrado nas oficinas na forma de multímetro (também chamado multiteste). O multímetro contém além do ôhmímetro no mínimo um medidor de corrente (amperímetro) e um medidor de diferença de pontencial (voltímetro).
http://willedu.files.wordpress.com/2007/07/multimetro.jpg
O aparelho da foto é um multímetro comum.
Para utilizar o multímetro para nosso teste, deve-se posicioná-lo na opção de ôhmímetro (medir resistência) e na escala imediatamente superior à de 10kΩ, ou seja, se seu multímetro possui escala para 5kΩ, 10kΩ e 20kΩ, posicione-o na escala de 20kΩ.
Com o aparelho devidamente regulado, realize a medição posicionando cada uma das pontas de prova em contato com uma das pontas do cabo de ignição.
Outras coisas que condenam um cabo de ignição
Ressecamento, rupturas, dobras, descascamento, danos nos terminais, mal contato entre condutor e terminais ou mesmo entre terminal e velas ou plugue da bobina/distribuidor. Todas essas opções causam fuga de corrente e além de gerar uma faísca ineficiente aumentam o risco de choque elétrico ou de interferência nos sistemas eletrônicos do veículo.
http://willedu.wordpress.com/?s=cabo+de+vela (http://willedu.wordpress.com/?s=cabo+de+vela)