PDA

Ver Versão Completa : Duvida sobre o Arrefecimento do Jota



ricardolm
13/10/2004, 15:26
Caros,

Uma duvida para os que tem o XUD, qdo vcs ligam o motor e olham para o reservatorio de agua (com ele aberto) o jato d'agua que sai do motor, vem continuo ou vem com bolhas de ar?

[]s com muiiitas bolhas :roll:

Rosí Elias
13/10/2004, 18:14
:D O meu faz Glub-Glub :D

Mas não muito, ...umas poucas bolhinhas! :P

ricardolm
14/10/2004, 08:47
Ola Rosi, bele?

O meu tb, é que eu levei em outro mecanico para a troca do burrinho de freio e pedi para ele olhar o radiador que esta com "goteira" :? ele me disse que era por causa dos "glub glub hehehe, conforme suas palavras" que fazia a pressão do circuito aumentar por isso do pinga pinga, achei estranho, pois eu fiz o motor inteiro, inclusive o cabeçote é zero :shock:

Por isso que perguntei, pois nao quero abrir o motor de novo :wink:

[]s com glub glub

Leandro Soca Pórva
18/11/2004, 12:27
Amigão, não entendi muito bem o que meu mecanico fez, mas ele tirou umas pá de mangueira, colocou em uma das mangueiras uma válvulazinha tipo borboleta de plástico, e então a água circula no radiador sem fazer "glub glub".

Disse ele que esse sistema é o mesmo usado no Uno !!

ricardolm
19/11/2004, 09:17
Opa Leandro, beleza?

Valeu pela dica, vou ver se eu descubro alguem em SP que saiba fazer o mesmo !!

Por curiosidade, o seu tb fazia as bolhas e criava pressao no radiador?

[]s

gvogetta
21/11/2004, 18:05
Caro Ricardo,


Caros,

Uma duvida para os que tem o XUD, qdo vcs ligam o motor e olham para o reservatorio de agua (com ele aberto) o jato d'agua que sai do motor, vem continuo ou vem com bolhas de ar?

[]s com muiiitas bolhas :roll:


Isso é um mau sinal... No Jota, bolhas de ar no circuito de arrefecimento causam sobreaquecimento no motor e rápida queima da junta de cabeçote, mesmo sem que a temperatura suba muito no mostrador do painel. O próprio fato de estar entrando ar no sistema pode ser sintoma de junta de cabeçote partida, principalmente se o motor estiver produzindo fumaça branca...

Verifique rapidamente o problema com um técnico em radiadores, o mais rápido possível.

Saudações,

Rosí Elias
03/12/2004, 19:09
È...

Era verdade o que o Vogetta falou.
Como o meu fazia "glub-glub", não demorou pra queimar a junta do cabeçote.

Moral da história:
:( Menos $$$1600$$$ latinhas de Skol que não serão bebibas. :(

Era um mau sinal mesmo.!!

gvogetta
04/12/2004, 20:58
Caro Rosí,


Puxa, é uma pena... O velho XUD tem dessas coisas...

Saudações,

Adilson Mancebo
10/12/2004, 15:11
Colegas,
Acabei de fazer o motor do J e uma das coisas que fiz foi aumentar os furos da junta do cabeçote. Aquelas que originalmente são de 3 a 4 mm eu passei para 6 e 8 mm.
Só andei pouco mais de 100 km, inclusive subindo serra em 3ª marcha. O ponteiro da temperatura não passou de 3/4 do marcador.
Coloquei, também o "cebolão" do Chevette, que arma a temperatura mais baixa.
Sds, Adilson

Claus
15/12/2004, 13:21
Ola PessoAll,

Eu acabei de trocar o cabeçote do meu Jota, pois o anterior já não dava mais para fazer a retífica depois que a junta queimou.

A minha dúvida é sobre o marcador de temperatura, pois a ventoinha só arma quando o ponteiro está quase perto do vermelho e demora um pouco para abaixar. Nestas horas eu fico muito preocupado olhando o tempo todo para o marcador, para ver se ele não chega no vermelho.

É normal o ponteiro chegar quase no vermelho ? Qual a posição (ops) ideal (o normal) ?

Um grande abraço,

Claus-Dieter Glabow
JPX 94 - Cinza
Rio de Janeiro R.J.
PX1W2002

Carlos Lima
15/12/2004, 16:26
Claus,
Ao que me consta essa era a configuração original dos JPX. Após a fábrica perceber a cagada que tinha feito, os concessionários começaram a trocar o cebolão por um que armava a ventoinha a uma temperatura mais baixa e até a trocar o radiador. Contudo, isso só ocorria nos carros que foram levados até essas oficinas pelos donos que reclamaram.
Se o primeiro dono do seu JPX não fez isso, é provável que ainda esteja com a configuração original.
Aconselho você a levar em uma oficina para fazer isso.
No meu (95) aqui no Rio, quando a temperatura chega no meio da escala a ventoinha arma. Somente uma vez que ela armou e, ainda assim, a temperatura não desceu. Mas eu tava subindo o alto da boa vista.
Já que está ano Rio, dá um pulo na MGL ou no Beto (Niterói) que eles podem ver isso.
Abraços

Claus
15/12/2004, 16:35
Carlos,

Obrigado pela dica :lol:
.
Vou verificar e trocar o "Cebolão", pois estou cansado de ficar levando susto toda hora que o ponteiro passa do meio do marcador e vai se aproximando do vermelho. :(

Vou falar com o Gustavo da MGL.

Um grande abraço,

Claus.

felipejpx
27/11/2005, 19:47
Oi Galera,
Revivendo o tópico...
Qual a proporção de água / aditivo que os senhores usam?? e qual a necessidade do aditivo (considerando proporções elevadas) sendo que no nosso clima, é difícil o congelamento da água.
A minha dúvida é: "Com o aditivo, o flúido esfria mais???"

No momento é só...

Abraços a todos.. :concordo:

Correa
27/11/2005, 22:05
Caros amigos,
Tenho um Jota exijo bastante dele, com relação ao cebolão, troquei o do meu pelo do Passat nacional que arma em 82 graus e desarma em 75 graus.
Quanto ao aditivo, ele ajuda a manter o circuito livre da ferrugem e no resfriamento da solução usada no radiador, se eu não me engano a proporção é de um litro de aditivo para quatro de água, evitar água clorada (CEDAE e similares) pois o cloro é prejudicial aos componentes do circuito de arrefecimento, tubos e mangueiras e condutor de calor.
O bom aditivo, quanto mais agitado, mais resfria, é um teste simples, pegue a garrafa do aditivo e agite-a, será nítida a mudança de temperatura no interior da garrafa e isto será sentido em sua mão.
Eu uso o que a Fiat recomenda, e meu jeepão anda sempre com o ponteiro da temperatura no meio do reloginho e arma a ventoinha em dois terços, coloquei ainda um interruptor manual, para caso a ventoinha não ligue automaticamente, ainda não precisei usá-lo.
Espero ter colaborado.

Corrêa

www.ottbr.hpg.ig.com.br

leogc
28/11/2005, 23:22
Deixe-me dar (ops) meus R$ 0,0000002.

Eu não usava aditivo no meu jota.....desde que o comprei sempre foi água da CEDAE (sei que ela é uma merda)....meu carro só teve um problema de aquecimento. Na Rio-Bahia depois de mais de uma hora andando a mais de 110. Agora, usava cebolinha do chevete junior e meu radiador é de fluxo cruzado com 12L (pelo que o pessoal da MGL falou é um radiador mais avançado)....

agora, bolhinhas na água....só vi uma vez...quando a junta tava queimada. com a junta nova não saia nada...e olha que meu radiador tá (ou tava) vazando água.

abs

felipejpx
29/11/2005, 10:48
Oi pessoal,

Aproveitando o embalo do assunto. Notei essa noite, fuçando no jota, que meu carro, depois de desligado por um tempo (mas motor ainda quente), vaza ar do reservatório de expansão. Acredito que a vedação deveria ser 100%, pois vazando ar, vazaria vapor, e consequentemente perderia água.

Tô certo??? Ou é normal essa perda de pressão??

Abraços.. (vazando ar... :oops: )

ricardolm
29/11/2005, 11:17
Ola Felipe, bele?

Pode ser que a sua tampa ja esteja pedindo "aposentadoria" :D O motor do jota trabalha com ate 1,2 bar de pressao, a partir disso ele joga para fora, o meu (que queimou a junta :cry: :cry: :cry: ) mandou uma baita pressão para o reservatorio/radiador, mandando a agua para fora.

Espero ter ajudado!

[]s

gvogetta
08/06/2006, 02:01
Caros amigos,
Tenho um Jota exijo bastante dele, com relação ao cebolão, troquei o do meu pelo do Passat nacional que arma em 82 graus e desarma em 75 graus.
Quanto ao aditivo, ele ajuda a manter o circuito livre da ferrugem e no resfriamento da solução usada no radiador, se eu não me engano a proporção é de um litro de aditivo para quatro de água, evitar água clorada (CEDAE e similares) pois o cloro é prejudicial aos componentes do circuito de arrefecimento, tubos e mangueiras e condutor de calor.
O bom aditivo, quanto mais agitado, mais resfria, é um teste simples, pegue a garrafa do aditivo e agite-a, será nítida a mudança de temperatura no interior da garrafa e isto será sentido em sua mão.
Eu uso o que a Fiat recomenda, e meu jeepão anda sempre com o ponteiro da temperatura no meio do reloginho e arma a ventoinha em dois terços, coloquei ainda um interruptor manual, para caso a ventoinha não ligue automaticamente, ainda não precisei usá-lo.
Espero ter colaborado.

Corrêa


Amigos,

Não esquecer também que o aditivo, se de boa qualidade, também evita que a água ferva a 100 graus, pois aumenta o ponto de fervura. Quando a água ferve, seu poder de dissipação de calor se deteriora muito, piorando ainda mais a situação...

A proporção de 1 litro de aditivo para 4 de água é ótima, desde que o aditivo seja do tipo concentrado (existem aditivos já pré-misturados com água). A fábrica recomendava, para clima quente, 40% de aditivo concentrado, o que é próximo disso.

O detalhe da água clorada é importantíssimo. O cloro é um veneno para sistemas de arrefecimento e deve ser evitado.

Outro detalhe: o aditivo (se concentrado) deve ser pré-misturado à água antes de ingressar no sistema de arrefecimento. Ponha num balde o aditivo, adicione água e depois alimente com essa mistura o sistema. Colocar a água e depois o aditivo, direto pelo reservatório faz com que a mistura fique muito heterogênea, não que ela não vá ocorrer mais tarde, mas em se tratando de XUD isso não é salutar...

Saudações,