Ver Versão Completa : Durabilidade dos bicos injetores
Prezados troquei os bicos injetores do meu MWM 2.8 Sprint ustilizando o jogo de reparo Bosch 243.701.0120 para porta injetor de duas molas que custou a bagatela de R$ 1.150,00, aos 115.995km.
A propaganda na caixa dos mesmos reduz a fumaça, aumenta a potencia, cura enxaqueca etc. Realmente temos menos fumaça ao ligar e ao acelerar naquelas esticadas de polvo deixando fumaça preta para traz, ficou mais esperto de dirigir nas retomadas e aceleradas, o ruiído mudou um pouco tambem. Melhora discreta em todos os aspectos acretido que valeu o investimento.
Pergunto num motor mecanico, quanto tempo dura um bico mais de 100.000km ?
Apesar de ter calibrado trocar mola pino etc estes já estavam no fim da vida mesmo.
Nos eletronicos o buraco deve ser bem mais embaixo pois o custo extrapola.
Sds
Edintruder
11/02/2009, 13:49
O que mais influencia a durabilidade dos bicos é a qualidade do combustível, depois é a forma de uso. Motoristas que "bombam" o pé no acelerador desgastam mais os bicos, pessoas que desligam o motor no corte e descem em banguelas com o motor girando entopem os bicos, e pessoas que andam sempre com o pé embaixo desgastam mais o àngulo do leque de injeção.
Então, se juntarmos:
1 - Diesel Brasileiro;
2 - Condutores que se acham pilotos;
3 - Condutores que gostam de descer em banguelas com a marcha engatada (comum com caminhoneiros);
4 - Pilotos que acham que a picape é carro de corrida.
Com certeza a durabilidade pode variar muito.
Edintruder, a minha Ranger ta com 152 mil km, será que ja ta na hora de aposentar eles? Tem uma kilometragem especifica para a troca deles?
Mudando um pouco, a viatura ta com folga no diferencial ou cardã ou cruzeta, ja olhei um topico que diz ser MUITO dificil a folga do diferencial
Tem alguma maneira (alem de levar no meca) de verificar pra ver onde é a folga?
Edintruder
11/02/2009, 16:13
Segundo a Maxion, esses motores foram projetados para ter a substituição dos bicos a cada 150.000km, revisão da BI a cada 300.000 e retífica do motor a cada 300.000.
Experimenta engatar 1a marcha e empurrá-la para frente e para trás, de forma que tranca na caixa e empurra no sentido oposto. Se ela fizer algum estalo na transmissão é sinal de folga na luva do cardam ou cruzeta. Se não der nenhum estralo a folga ainda é pequena.
Em relação ao diferencial, é muito difícil isso em Ranger, nunca ouvi falar nada à respeito dos diferenciais da Ranger, nem mesmo em relação aos Dana 35 dianteiros.
JEFFCATUNDA
11/02/2009, 16:24
O que mais influencia a durabilidade dos bicos é a qualidade do combustível, depois é a forma de uso. Motoristas que "bombam" o pé no acelerador desgastam mais os bicos, pessoas que desligam o motor no corte e descem em banguelas com o motor girando entopem os bicos, e pessoas que andam sempre com o pé embaixo desgastam mais o àngulo do leque de injeção.
Então, se juntarmos:
1 - Diesel Brasileiro;
2 - Condutores que se acham pilotos;
3 - Condutores que gostam de descer em banguelas com a marcha engatada (comum com caminhoneiros);
4 - Pilotos que acham que a picape é carro de corrida.
Com certeza a durabilidade pode variar muito.
Ed...
Descer ladeira com marcha engatada sem acelerar não é o famoso freio motor?????
Até onde sabia, é isso mesmo que deve ser feito para não torrar as lonas e discos de freio.......estou errado?????????
Outra coisa....passei 11 anos com uma Bonanza, motor maxion 4.1 turbo... e troquei, se não me engano, somente dois bicos injetores dele....em uma única vez que mandei abrir a bomba para ver se tava tudo bem....dai testaram bomba e bicos e troquei estes dois, bem como uma tal membrana interna da bomba...que era eletro-mecãnica, e não precisava sangrar se faltasse combustivel.
Tinha uma Ranger 2.8 PS com 110.000 km, e cai na besteira de levá-la em um bombista daqui de natal tido como bom, meu carro ainda não estava mostrando sinais de desgaste em bicos e bomba, levei mais para uma manutenção preventiva, o bombista disse que iria limpar e recalibrar os bicos, o resultado foi desastroso, após remontá-los, o carro ficou fumaçando muito e completamente sem força! o FDP ainda teve a cara de pau de dizer que era muito difícil o bico após se recalibrado ficar bom! porque num disse antes? final de tudo comprei 04 bicos novos R$ 150,00 cada!
[]´s.
revisao de bomba a cada 300mil km?? hahaha com o diesel que usamos, com 150 a bomba ja nao ta a mesma coisa. 300mil eh pra ta só o caco mesmo....
Walter L. L. Casitta
11/02/2009, 17:43
Um meca da Boch me disse que tanto a bomba quanto os bicos foram feitos para durar o que o motor durar. Algumas bombas e bicos duram menos devido ao combustível de baixa qualidade e que os bicos não resistem a um superaquecimento do motor. Se o motor superaqueceu certamente os bicos nunca mais serão os mesmo...
Assinando embaixo do que o Walter escreveu, na minha Ranger 2.5, com quase 9 anos e 205.000 Kms rodados, nunca mexi em bicos nem BI, continua fazendo os mesmos 10 Km/l que fazia qdo nova e com o mesmo desempenho.
[]'s
Bom antes eu já havia feito a bomba por causa de umas mexidas sem critério na mesma tive de desmontar e regular na bancada. Tambem já havia calibrado os bicos e trocado as molas do porta-injetor. Mas realmente a troca fez a diferença para melhor. Talvez ainda rodassem alguns mil km mas sem duvida os novos são bem melhores mesmo.
Sds
Bom... Posso passar a minha prova... Vendi a minha ranger ano passado (10/09)....
era uma powerstroke 2.8 tgv...
estava com 215.000 km, e digo... a bomba e os bicos estavam zerooo. o motor era um relógio, sempre reguladinho válvulas, óleo nos tempos.... ela continuava andando igual como estava com 90.000, 140.000 km... quando dava partida nela, só saia um pouquinho de fumaça... e se tu ficasse acelerando e tirando o pé várias vezes sucessivamentes, quando dava baixo giro e subia denovo ela fumaceava muito pouco (isso fria).. quando quente, nem era percebivel.. o cara que comprou ela é só alegria!!!
Edintruder
11/02/2009, 22:22
O freio motor é freito com o motor ligado. Tem muito caminhoneiro que abafa a BI para cortat o óleo e deixa rodando com o motor engrenado, acelera fundo nessa condição, quando chega embaixo libera o combustível para a BI, nesse momento sai uma fumaceira desgraçada e de quebra entope os bicos.
Se na picape, desligar a chave de ignição, ocorrerá o mesmo efeito.
Fiz vistoria hoje no Detran. A emissão de gases ficou em 23,40% (k=0,620, sendo o valor máx. permitido = 1,520); logo, a emissão de gases ficou super baixa. Usei diesel Podium.
O vistoriador implicou com que a bomba deveria desarmar na faixa vermelha (>4600 rpm), o que não aconteceu. Aí ficou procurando pelo "lacre" na bomba que teria essa função de cortar a injeção... Que lacre é esse??
Tive uma S-10 2001, motor MWM 2.8 Sprint. Rodei 240.000 km sem nunca mexer na bomba injetora e nos bicos.
Segundo a Maxion, esses motores foram
Experimenta engatar 1a marcha e empurrá-la para frente e para trás, de forma que tranca na caixa e empurra no sentido oposto. Se ela fizer algum estalo na transmissão é sinal de folga na luva do cardam ou cruzeta. Se não der nenhum estralo a folga ainda é pequena.
Dá um estalo forte, já observei quando vai arrancar ela da um tranco na transmissão...:oops:
Alguem sabe o preço + ou - da Cruzeta e Luva do cardam?
Edit: Cruzeta no ML - http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-85046344-cruzeta-do-cardan-spicer-ranger-f1000-hsd-jeep-cherokee-_JM
Dá um estalo forte, já observei quando vai arrancar ela da um tranco na transmissão...:oops:
Alguem sabe o preço + ou - da Cruzeta e Luva do cardam?
Edit: Cruzeta no ML - http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-85046344-cruzeta-do-cardan-spicer-ranger-f1000-hsd-jeep-cherokee-_JM (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-85046344-cruzeta-do-cardan-spicer-ranger-f1000-hsd-jeep-cherokee-_JM)
paguei R$60,00 em cada da spicer com graixeta, nao deve ser muito mais que isso, e cruzeta se compra pelo tamanho...
Walter L. L. Casitta
12/02/2009, 09:51
O freio motor é freito com o motor ligado. Tem muito caminhoneiro que abafa a BI para cortat o óleo e deixa rodando com o motor engrenado, acelera fundo nessa condição, quando chega embaixo libera o combustível para a BI, nesse momento sai uma fumaceira desgraçada e de quebra entope os bicos.
Se na picape, desligar a chave de ignição, ocorrerá o mesmo efeito.
Edi, se não estou enganado as bombas euro II tem cutoff que corta 100% do combustível acima de 1000RPM se o acelerador não é pressionado.
Também aquele tucho de fumaça, a meioria é mais por conta da liberação do freio do motor que despessuriza o escapamento de forma abrupta.
Elmer_Jeep
12/02/2009, 11:47
Um meca da Boch me disse que tanto a bomba quanto os bicos foram feitos para durar o que o motor durar. Algumas bombas e bicos duram menos devido ao combustível de baixa qualidade e que os bicos não resistem a um superaquecimento do motor. Se o motor superaqueceu certamente os bicos nunca mais serão os mesmo...
Tivemos uma picape toyota bandeirantes motor 14B comprada zero km em 1996, rodamos 400 mil km, sempre trocando óleo lubrificante e filtro a cada 3mil km, filtro de ar e combustivel sempre antes dos prazos recomendados. Adicionei um filtro de combustível extra, o consumo sempre foi estável entre 10 e 12km/L.
Após os 400 começou a fumaçar um pouco mais e tive que trocar os elementos dos bicos, mandei a bomba pra bancada de teste e estava em perfeitas condições, após isso vendemos a viatura, o novo proprietário ainda rodou 200mil e depois fez a retifica do motor aqui comigo.
[]'s
Edintruder
12/02/2009, 13:28
Para a regulagem de corte não tem lacre. é apenas regulagem de batente da BI.
VOVÔ DO TROLLER
29/12/2017, 18:08
Revivendo o tópico.
Boa tarde pessoal. Alguém sabe quais são os sintomas caso os bicos estejam com problemas. No caso é um 3.0 NGD, Internacional/MWM. Abs