PDA

Ver Versão Completa : Comprei minha ranger, ano 2001 4x4 2.5 xl !!!

laf110
11/02/2009, 01:15
Pessoal, estou muito contente com a compra. Além da necessidade de um 4x4 atualmente para usa-lo em idas para o sitio e nao mais atolar de fusca, gostaria que voces dessem suas opinioes sobre esse modelo, dicas, critcas, etc; porque essa é minha primeira viatura 4x4 :)

willys1960_ctba
11/02/2009, 08:27
Opa, parabéns pela compra que te traga muitas alegrias e felicidades.

Comprei a minha a 7 meses atras e estou muito contente.

Sobre o que fazer ou não fazer, vai muito do que ja foi feito nela, eu mesmo estou até hj fazendo uma coisa aqui outra lá na minha, indo por ordem de prioridades.
Mas eu verificaria as correias (Todas), óleo de caixa, diferencial, suspensão, alinhamento, batentes, enfim vc sempre vai querer melhorar uma coisinha aqui outra lá rss

[]s
e felicidades com a ranger...

Edintruder
11/02/2009, 09:14
Parabéns pela compra!
Com certeza é uma excelente picape (igual à minha). Dos motores 2.5 é comparável à durabilidade do 2.8 PS embora na hora da venda os picaretas torcerem o nariz para o 2.5...
Não te engana para o folclore que o HSD não aguenta pois com certeza aguenta e muito!

Qual a kilometragem ela está? De imediato é importante ter certeza da kilometragem. No final de semana, desmonta o painel e verifica se tem um lacre no painel de instrumentos, o que confirmará a kilometragem indicada no painel ou possível adulteração.

A partir daí terás um parâmetro de manutenção estimada e obrigatória.

Te acostuma a sempre expôr os problemas que aparecerem na tua Ranger aqui no fórum ou manda uma MP para o pessoal (Mensagem Privada) antes de sair em busca de mexânicos.

Normalmente são probleminhas simples e fáceis de resolver, aonde normalmente se faz em casa mesmo. Como tens sítio, eu presumo que devas meter a mão na massa também, então facilitará a tua vida com a Ranger.

duardobruno
11/02/2009, 14:43
Bacana cara! :palmas:Parabéns, eu tb tenho uma. Olha, é uma pickup que surpreende a gente, muito forte e rápida. Quando acelera...:dance:Eita, aquele apitinho do turbo, emociona e chama atenção... Cá pra nós, eu acho lindona, em todos os sentidos. Todas são bonitas, mas tirando a Hillux nova e a Triton (caras demais pra mim ainda), a ranger é a única que acho bonita de todo jeito, por dentro, por fora, designe, etc... Suspensão bem robusta. Excelente custo x benefício. Mas conselho: manda logo verificar a correa dentada, que é o calcanhar de Aquiles destes carros, troque logo. Faça serviço somente em oficina de primeira e especializada em diesel. :shock:Dirija de olho no contagiros e na temperatura. Troque o óleo com 5.000 km e filtros com 10.000 km. Se fizer isso, vai ter carro pra muitos anos. Abraço.

Edintruder
11/02/2009, 16:17
Não poupa em filtros não! Filtros e óleo a cada 8000km está de bom tamanho. O lubrificante é capaz de durar mais que os filtros. O filtro do ar podes trocar a cada 16.000km, porém é importante sempre que for possível limpar com ar comprimido e virá-lo 45° de forma que aos 8000km ele esteja a 180° de quando foi instalado novo.
O filtro de diesel troca sempre que trocar o óleo lubrificante pois nunca se sabe como estão os reservatórios dos postos.

Daniel.Shimomoto
11/02/2009, 19:20
laf110;

Parabéns pela aquisiçao! O Maxion HSD é um ótimo motor, mas cuide dele como quem cuida de motor a gasolina! Esqueça aquela historia criada no tempo do Perkins A3.151 que queima qualquer coisa. É motor para o resto da vida! Tem Mercedes Sprinter com mais de 300 mil km com o motor original!

Uma recomendação: Sei que é chato falar em gastar mais quando se compra um carro mas aqui vai: Troque a correia dentada, e os lubrificantes todos! É um bom procedimento.

Um grande abraço e parabéns pela aquisição!

laf110
11/02/2009, 23:00
Opa, parabéns pela compra que te traga muitas alegrias e felicidades.

Comprei a minha a 7 meses atras e estou muito contente.

Sobre o que fazer ou não fazer, vai muito do que ja foi feito nela, eu mesmo estou até hj fazendo uma coisa aqui outra lá na minha, indo por ordem de prioridades.
Mas eu verificaria as correias (Todas), óleo de caixa, diferencial, suspensão, alinhamento, batentes, enfim vc sempre vai querer melhorar uma coisinha aqui outra lá rss

[]s
e felicidades com a ranger...
Eu comprei ela numa garagem que revende so pickup e eles tem oficina inclusive. O dono da garagem me disse que foi feita a troca da correia dentada e revisada a bomba injetora. Vou ver se faço tabem agora as trocas do óleo de caixa, diferencial, suspensão, alinhamento para zerar.

laf110
11/02/2009, 23:07
Parabéns pela compra!
Com certeza é uma excelente picape (igual à minha). Dos motores 2.5 é comparável à durabilidade do 2.8 PS embora na hora da venda os picaretas torcerem o nariz para o 2.5...
Não te engana para o folclore que o HSD não aguenta pois com certeza aguenta e muito!

Qual a kilometragem ela está? De imediato é importante ter certeza da kilometragem. No final de semana, desmonta o painel e verifica se tem um lacre no painel de instrumentos, o que confirmará a kilometragem indicada no painel ou possível adulteração.

A partir daí terás um parâmetro de manutenção estimada e obrigatória.

Te acostuma a sempre expôr os problemas que aparecerem na tua Ranger aqui no fórum ou manda uma MP para o pessoal (Mensagem Privada) antes de sair em busca de mexânicos.

Normalmente são probleminhas simples e fáceis de resolver, aonde normalmente se faz em casa mesmo. Como tens sítio, eu presumo que devas meter a mão na massa também, então facilitará a tua vida com a Ranger.
ta marcando 110.000 km de lilometragem. Vou ver se consigo desmontar o painel e ver o esquema do lacre.

Com ctz a ranger vai me ajudar muito mesmo! to gostando muito da viatura!

laf110
11/02/2009, 23:22
Bacana cara! :palmas:Parabéns, eu tb tenho uma. Olha, é uma pickup que surpreende a gente, muito forte e rápida. Quando acelera...:dance:Eita, aquele apitinho do turbo, emociona e chama atenção... Cá pra nós, eu acho lindona, em todos os sentidos. Todas são bonitas, mas tirando a Hillux nova e a Triton (caras demais pra mim ainda), a ranger é a única que acho bonita de todo jeito, por dentro, por fora, designe, etc... Suspensão bem robusta. Excelente custo x benefício. Mas conselho: manda logo verificar a correa dentada, que é o calcanhar de Aquiles destes carros, troque logo. Faça serviço somente em oficina de primeira e especializada em diesel. :shock:Dirija de olho no contagiros e na temperatura. Troque o óleo com 5.000 km e filtros com 10.000 km. Se fizer isso, vai ter carro pra muitos anos. Abraço.
Com certeza é uma linda caminhonete! eu sempre babei pelas ranger.

laf110
11/02/2009, 23:30
Pessoal, queria saber qual o comportamento de seus veiculos referente a fumaça.
Nao sei se ainda estou em fase de adaptaçao com motores diesel ou se voces ja me darao uma ideia do que posso fazer caso esteja com algo fora do normal.
Por exemplo, quando eu saio de um farol, percebo que até uns 2.000 2.500 rpm a ranger solta uma fumaça mais forte e preta e apos esse giro parece que na verdade some a fumaça.
Nao sei se é pelo fato do carro estar parado e depois ja em movimento a fumaca nao ser tao perceptivel.
É assim mesmo que a coisa funciona ou eu devo verificar, regular ou trocar algo no carro?

RGamaJr_4x4
12/02/2009, 01:42
Olha, laf110... na minha só vejo fumaça qdo calco o acelerador até o talo.. daí dá para perceber no retrovisor até na estrada acima de 120km/h, em aceleração. Mas fora isso, não vejo fumaça preta.
Dá uma checada se sua bomba está sem lacre. Pode ser que esteja mais aberta que a regulagem de fábrica.

Agora, às vezes, sai uma fumaça, não muita, meio acinzentada qdo ligo pela manhã. Não tenho certeza, mas acredito que deve ser diesel mal queimado que fica no cilindro qdo se desliga o motor e que acaba diluindo um pouco do óleo de motor, ou uma maior folga nos anéis de segmento qdo o motor está frio que deixa esse óleo passar para o cilindro.

Abraços e parabéns pela aquisição.

Raposo
12/02/2009, 17:28
Nao sei se ainda estou em fase de adaptaçao com motores diesel ou se voces ja me darao uma ideia do que posso fazer caso esteja com algo fora do normal.
Por exemplo, quando eu saio de um farol, percebo que até uns 2.000 2.500 rpm a ranger solta uma fumaça mais forte e preta e apos esse giro parece que na verdade some a fumaça.
Nao sei se é pelo fato do carro estar parado e depois ja em movimento a fumaca nao ser tao perceptivel.
É assim mesmo que a coisa funciona ou eu devo verificar, regular ou trocar algo no carro?
Parabéns pela viatura! É a do avatar? A grade é da XLT (cromada).
Com relação a fumaça preta quando pisa forte, vai te acostumando, com certeza o débito da BI (bomba injetora) foi aumentado. A BI da Natasha estava lacrada e o motor parecia 1.0; com o aumento do débito o motor melhorou 200 %.
Abs.

laf110
12/02/2009, 18:38
É a do avatar mesmo a grade cromada é bem legal realmente. Acho enteo que é bem provavel que a minha BI deva estar dosando um pouco a mais de diesel entao, vou levar num mecanico pra ver se tá lacrada ou aberta pra saber, mas, de qualquer maneira isso nao significa um problema a ser corrigido entao, desconsiderando um pouco mais de fumaca preta, problemas mecanicos ou futuros defeitos nao serao ocasionados na viatura mesmo se ela estiver aberta correto pessoal?

Raposo
12/02/2009, 18:47
problemas mecanicos ou futuros defeitos nao serao ocasionados na viatura mesmo se ela estiver aberta correto pessoal?
Poderão vir problemas; mas não relacionados a BI aberta. Usando diesel de qualidade e trocando o filtro a cada 10 mil km você tem BI para muuuiiiittooos kilometros.
Abs.

Edintruder
12/02/2009, 20:10
Experimenta acelerar até 2000 rpm de forma gradativa com o pé, e somente depois que entrar na faixa de torque é que acelera com vontade, ou seja, acima de 1800 rpm.

duardobruno
13/02/2009, 10:36
Eu comprei ela numa garagem que revende so pickup e eles tem oficina inclusive. O dono da garagem me disse que foi feita a troca da correia dentada e revisada a bomba injetora. Vou ver se faço tabem agora as trocas do óleo de caixa, diferencial, suspensão, alinhamento para zerar.

:stop:Rapaz... bicho... meurmãooooo!!!!! Não acredita em dono de loja não que esses caras são na maioria picaretas.:evil: Troque as correas e os tensores, pra vc ter certeza que tá tudo novo. Troque todos os filtros, óleos e fluidos. Eu sei que é um gasto a mais, não é tão barato, mas vc verá que é o melhor a ser feito. E uma economia enorme. Cara vc sabe o estrago que é quando rompe a correa dentada???:putz:

Abraço

duardobruno
13/02/2009, 10:48

Véi, se for fumaça preta, desencana. É falta de costume mesmo. Até hoje tem uns bizonhos q me perguntam se tá tudo bem com meu carro, pq quando saio, fica uma fumacinha preta. Daí, eu digo pra eles repararem nos ônibus e caminhões, que verão que é igual. Quando a turbina entra em ação, depois dos 2.000 giros e vc escuta o tal apitinho da turbina q falei, vc repara que a fumaça quase some. Em velocidades mais altas, praticamente não dá pra ver. Mas a noite se olhar no retrovisor, na frente dos farois dos carros de trás, dá pra ver uma fumacinha.

Abraço

laf110
13/02/2009, 11:24
Galera, vo fazer isso mesmo... trocar as correis, filtros e óleos pra ficar garantido. com relação a fumaça to mais tranquilo já, é adaptação em viaturas diesel mesmo. Obrigado pelas dicas e orientações galera!

FilipeNovaes
18/02/2009, 20:01
Fala galera!!

Um cliente da loja que eu compro e vendo carros aqui em Brasília está querendo vender uma Ranger XL 2.5 4x4 2001 prata.
Ainda não vi o carro, mas segundo o dono da loja, o dono dela é um senhor que só usa o carro nos finais de semana para ir para a fazenda. Faz as manutenções corretamente segundo o manual e não fica carregando coisas e nem rebocando nada.
Ela está com 200.000km e o dono da loja faria pra mim pelo preço que ele a
pegaria ela: R$28000,00.
Ai eu fico me perguntando se vale a pena, pq pelo oq entendi, com 300.000km tem que fazer a retífica, uma grana que eu não queria gastar por enquanto.

Gostaria muito da ajuda de vocês pois seria meu carro do dia-a-dia e tenho medo de pegar o carro hoje e amanha ele abrir o bico.

Ahh.. Se alguém aqui de Brasília puder recomendar um bom mecânico para avaliar o estado do carro para mim, seria de grande ajuda.

Desde já muito obrigado,

Filipe Novaes

RGamaJr_4x4
18/02/2009, 20:43
Todas as pkps de agência pertenciam a um senhor que só a usava nos fins de semana. Pela quilometragem sendo ano 2001, a fazenda deve ser meio distante. O preço tá bom, mesmo sendo CS, que deve ser o caso, né?

Não pode é se precipitar. Tem pkps boas por aí, mas tem muita bomba também.

Daqui a pouco aparece alguém aqui para te indicar um meca pra avaliar a viatura. Boa sorte.

laf110
18/02/2009, 22:32
Filipe, da uma analisada boa nas condiçoes gerais e reais da viatura pois eu comprei uma recentemente e o que to achando muito bom é o preço dessa que voce ta vendo pois tá 10k mais barata que o preço que paguei. Nao sei se por conta de regioesdiferentes ou porque pode ser que tenha algo ainda nao descoberto.
Referente a motor, a minha ta com 120 mil, em 2 mecanicos de confianca que levei, os mesmos andaram um bom tempo nela, e disseram que esta tudo certo com o carro referente a motor, embreagem, suspensao... O que vou fazer até o final desse mes vai ser trocar os oleos, filtros e correias dela pra ficar com a consciencia tranquila e começar 100% certo com o carro. To muito contente com a aquisiçao e é um belo veiculo em todos os sentidos.
Boa sorte na sua compra!

laf110
18/02/2009, 22:38
Pessoal, queria dicas de voces que sao mais experientes referente a seguranca da viatura:
1- o que indicam de eu instalar referente a dispositivos anti furto sem contar um bom alarme?

2- to pensando em colocar um daquels alarmes da positron modelo cyber px nela, acham uma boa?

FilipeNovaes
18/02/2009, 22:57
Esse lance dos caras falarem que os carros tem uma procedência legal e bla bla bla isso eu to sabendo.

Eu só compro carro com ele aqui em Brasília porque já houveram situações que me provaram o bom caráter dele. Ele já até deixou de me vender um carro que eu iria pagar a vista apenas pq ele não sabia a procedência do carro e nunca tive problema com os carros que comprei dele, nem mesmo descobrir que o carro já tinha sido batido.

Minha dúvida é mais saber se é um bom negocio ou se daqui a pouco terei que gastar mais sei lá quanto para retificar a viatura.

E tinha esquecido de mencionar, mas é CS sim.

Obrigado!

Filipe Novaes

FilipeNovaes
18/02/2009, 23:03
Filipe, da uma analisada boa nas condiçoes gerais e reais da viatura pois eu comprei uma recentemente e o que to achando muito bom é o preço dessa que voce ta vendo pois tá 10k mais barata que o preço que paguei. Nao sei se por conta de regioes diferentes ou porque pode ser que tenha algo ainda nao descoberto.

O preço está um pouco abaixo pq ela vai entrar pra ele a base de troca, então abaixo do preço de mercado. Ai ele faria pra mim pelo preço que ela entrar pra ele.
Aqui em Brasília o preço costuma ser bem mais alto do que o praticado no resto do país.

Abraço!

Filipe Novaes

duardobruno
19/02/2009, 09:41
Pessoal, queria dicas de voces que sao mais experientes referente a seguranca da viatura:
1- o que indicam de eu instalar referente a dispositivos anti furto sem contar um bom alarme?

2- to pensando em colocar um daquels alarmes da positron modelo cyber px nela, acham uma boa?

Bichoo, faz o que eu fiz. 1) Trava Multlock (Bom demais) 2) Positron Cyber PX (Conforto, mas é bom estar sempre funcionando com os outros dispositivos) 3) Botão escondido de corte no solenóide da BI 4) Pega ladrão com botão escondido que aciona automáticamente ao abrir a porta do motorista - tb conhecido como anti-assalto Ele corta o combustível se te tomarem de assalto. (excelente) Total aí não morre 800 reais.

Este mês vou fazer uma forcinha e colocar o rastreador.
Faço isso por conta do valor do seguro, que aqui em Bsb é muito alto.
Tb procuro evitar de sair com ela e deixar em lugar sem estacionamento fechado. A minha dorme na garagem trancada e no serviço, fica todo o tempo em garagem fechada e com segurança. Se vou a alguma festa q não tem estacionamento, subo na guia e coloco na porta. É CLARO QUE ISSO NÃO É 100%, mas diminui muito a chance de roubarem a Jubiraca.

laf110
20/02/2009, 18:49
Pessoal, andei pesquisando a achando bastante informação das mais variadas dicas e macetes para a ranger no forum. O que queria ver se entendi é referente a dar uma melhorada na "esperteza" do motor 2.5 mexendo o mínimo possível em regulagens etc...

O que entendi é que:

1- instalar um manometro de pressão primeiramente pra se saber qual a pressao que o carro está e depois acompanhar a regulagem do aumento de pressao.

2- diminuir a haste da west gate, rosqueando a porca no sentido horário, até que se atinja no maximo 1,4 kg de pressao.

Resumindo pelo que entendi nas pesquisas, terei um rendimento melhor em retomadas e aceleração, mantendo a BI na regulagem original, pois, até 1,4 kg de pressao, a regulagem original na parte de alimentação da conta...

To no caminho certo?

Rogerrm
20/02/2009, 23:23
Laf110, confirma esse negocio de aumentar a pressão do turbo, pois eu queria fazer e nao me aconselharam, pelo que eu já li se aumentar o debito da bomba a pressão do turbo aumenta junto...

laf110
21/02/2009, 00:30
entao Roger, eu li uns 3 ou 4 topicos falando do assunto. o que eu constatei foi que se voce aumenta o debito pela bi, realmente a pressao do turbo aumenta, mas consequentemente a fumaça preta tambem.

vi que se apenas aumentar a pressao do turbo ate no maximo 1,4kg, nao precisa mexer no debito da bi porque com a configuracao original até essa pressao da conta, consequentemente nao tendo a fumaca preta e conseguindo ganhar um desempenho maior na viatura sem maiores problemas e modificacoes.

De qualquer maneira vou continuar pesquisando e ver se encontro uma oficina boa aqui na minha regiao pra ter novas opinioes.

Pessoal, caso alguem mais puder postar suas experiencias e resultados desse tipo de modificaçao mais recentes estamos ai ! vlw

Luizinho
21/02/2009, 13:21
Laf110,

Parabéns pela compra da viatura. Espero que lhe dê muitas alegrias.

Quanto a manutenção o pessoal já te deu as dicas mas só vou lembrar que uma vez trocando as correias, troque também os esticadores (todos) e tente comprar na revenda Internacional que é mais barato (via de regra).

Quanto a quilometragem é muito difícil ter certeza pois a alteração é comum e fácil, portanto é melhor efetuar uma boa inspeção na Pick-up para ter idéia do estado.

Ao contrário dos colegas, acho que mais importante do que a troca da correia dentada, é o controle da temperatura de trabalho. Portanto não se esqueça de trocar todo o fluído do arrefecimento, aproveitando para trocar também a válvula termostática, tampa e reservatório e o “Y” na saída do reservatório (estas peças são baratas e te economizam dor de cabeça). Quanto ao fluído uns utilizam o original Internacional e outros Paraflu (eu), tem um tópico discutindo isto, tire suas conclusões. Misture com água destilada comprada em loja de material médico pois é mais barato.

Como os colegas falaram, troque todos os óleos (verifique as especificações no manual). Não esqueça do da DH e limpe o pote pois tem uma tela no fundo, é o mesmo Mercom (Dextrom III) da caixa de marcha e da caixa de transferência. Nos diferenciais gosto de usar Molycote como aditivo. Nos Freios use DOT 4 ou DOT 5 (este tem de trocar em intervalo menores).

Em relação a modificação que está analisando fazer posso te falar o seguinte:
Compre o manômetro do Turbo (não esqueça do kit de instalação) e comece a verificar o comportamento da Pick-up observando a relação aceleração X rpm X pressão do turbo. Isto vai permitir você dirigir com menor consumo e fumaça e melhor desempenho.

Depois que você tiver o manômetro pense em mexer na haste da turbina, em regra a cada três voltas encolhendo a haste, aumenta-se em 0,1 a pressão da turbina. Fazendo isto a turbina acorda mais cedo porém amarra em alta. O máximo a atingir seria 1,3bar.

Se quer melhorar o desempenho de verdade, coloque os bicos da Rasch, desde que você não tenha “alergia a fumaça”, depois coloque o intercooler da 2.8 (tem que comprar a coifa também), depois troca a parte final do escape pelo da 2.8 2005. Se com os bicos ficar com muita fumaça, reduz um pouquinho na bomba. Provavelmente com três voltas na haste, a turbina já acordará bem mais rápido.

Não sei que pneus você usa, mas para o que está aí em cima o ideal são os 31’.

A modificação mais barata e de maior efeito prático que você pode fazer, é a troca dos batentes da suspenssão dianteira pelos batentes da 2005 em diante. Recomendo fazer o mais breve possível. Depois quando puder e sabendo que a suspenssão está perfeita, colocar amortecedores de qualidade como os Rancho ou Pro-Comp.

Qualquer problema que aparecer, estamos às ordens.

Anthoniusnikos
21/02/2009, 21:45
Caro Laf110. Se disseram que trocaram a coreia dentada, é fácil verificar ao se abrir a tampa de distribuição. Se estiver boa, e for de marca confiável, vai aguentar mais uns 100.000 Km, e nesse caso, trocar, seria jogar dinheiro fora.
Com essa quilometragem, além de se trocar a correia dentada, também devem ser trocados os roletes e o esticador.
Fique de olho se o motor apaga com tanque abaixo de 1/4 de combustível. Se isso acontecer, é porque o pescador está deteriorado, vai ter que melhorá-lo. Esse procedimento já foi discutido aquí no Fórum.
Abraços e Boa Sorte com a viatura.
Anthon

laf110
02/03/2009, 10:29
Pessoal, preciso de mais uma força de voces:

Hoje, viajei cerca de 90 km com a ranger, coisa que na semana passada ja tinha feito e sem problemas... Ao chegar a uns 4 quarteiroes do meu destino percebi que da faixa de 1000 rpm com o carro parado ela comecou a baixar a rotacao pra 800 aproximadamente.
Fui levando ela até o estacionamento onde paro. Obs.: pelo marcador de combustivel ela ainda deve ter mais que 1/4 do tanque, sendo que desde que o enchi para ver sua media de gasto, ja rodei 450 km.
Ao entrar no estacionamento, que tem uma rampa de descida um pouco inclinada, vamos por ai + ou - uns 35 graus, ela desligou. Daí passei a rampa descendo ela desligada, e ja no plano tentei ligar ela de novo. Não ligou. Será que o marcador não está calibrado e o que eu ainda tinha de combustivel estava bem abaixo que do parecia e por isso o carro nao liga mais?
Desculpem as colocações mas estou querendo muito parender sobre meu novo carro e com voces já adquiri varias nocoes. Se puderem me ajudem em mais essa!

A principio, depois que eu sair do trabalho , to pensando em comprar uns 5 litro sde diesel e colocar no tanque e tentar ligar ela. Se mesmo assim nao funcionar ai ... :(

Obrigado.

RGamaJr_4x4
02/03/2009, 11:07
Mesmo que o marcador não esteja correto, não deve ter chegado a 1/4 do tanque se rodou só 450km. Mas como os sintomas parecem falta de diesel....

A principio, depois que eu sair do trabalho , to pensando em comprar uns 5 litro sde diesel e colocar no tanque e tentar ligar ela. Se mesmo assim nao funcionar ai ... :(

Experimente a bomba manual no filtro, se não adiantar, faça uma sangria para retirar o ar dos bicos.

laf110
02/03/2009, 11:12
Ok Rogerio vou tentar esse procedimento. Obrigado.

Cristiano Faria
02/03/2009, 15:18
Mesmo que o marcador não esteja correto, não deve ter chegado a 1/4 do tanque se rodou só 450km. Mas como os sintomas parecem falta de diesel....

Experimente a bomba manual no filtro, se não adiantar, faça uma sangria para retirar o ar dos bicos.

Parabéns pela compra!!! É exatamente a minha Ranger XL motor HSD 2.5 modelo 2001. Depois de revisar fiz 3.000 Km de Porto Velho até Varginha-MG sem problemas. Muito boa de estrada!:dance:

Se estava com pouco combustível pode ser que o pescador não tenha conseguido trabalhar bem e ela teve uma "pane seca" devido à entrada de ar. Já aconteceu comigo!! (acontece com um monte de gente que está com motor diesel pela primeira vez...:mrgreen:) Fiquei sem saber o que houve até que um anjo-da-guarda numa Ranger parou e me deu a dica (RANGER E 4X4 EM GERAL É 10 POR ISSO!!! NÃO HÁ NADA IGUAL EM MATÉRIA DE SOLIDARIEDADE E COLABORAÇÃO!!)
Tem que bombear manualmente no filtro (se a bomba manual ESTIVER OK) Do contrário é preciso abrir os bicos e sangrar por cima. Basta uma chave de boca.

Sobre verificações nesse modelo de Ranger, além de tudo que foi dito acima, convém dar uma levantada nela e examinar o estado da coifa do cardan dianteiro. :shock: Se estiver rompida é bom trocar, pois pode entrar água e perder o engraxamento da bolacha (homocinético) e ela enferrujar. É uma peça cara. Tem um tópico falando desse assunto, se for preciso.

Um abraço. Cristiano.

laf110
02/03/2009, 15:58
beleza Cristiano. Assim que eu sair do trabalho vo ir pro estacionamento, por mais uns 5 litro de diesel no tanque e tentar o esquema da bomba manual. Pra ter certeza, a bomba manual eu vou localiza-la perto do filtro de combustivel? aquele que tem transparencia e se enxerga o oleo dentro, tipo os bomba de gasolina de posto?

Cristiano Faria
02/03/2009, 16:30
beleza Cristiano. Assim que eu sair do trabalho vo ir pro estacionamento, por mais uns 5 litro de diesel no tanque e tentar o esquema da bomba manual. Pra ter certeza, a bomba manual eu vou localiza-la perto do filtro de combustivel? aquele que tem transparencia e se enxerga o oleo dentro, tipo os bomba de gasolina de posto?

Eu estou sem poder postar fotos no momento, mas ela fica exatamente em cima da Bomba injetora (superior mesmo do motor, à vista e ao alcance da mão pra que se possa bombear) Acho que na minha está escrito "PUSH". Fica no lado esquerdo do motor, na visão de quem abre o capô.

Outra dica: tem que bombear ateh ela endurecer. (vááárias bombeadas...) :mrgreen: Se isto não ocorrer, existe um pequeno parafuso à retaguarda da bomba manual que vc abre e faz o sangramento por ali..... (o mecânico fez isso quando fiz a revisão.. eh fácil de achar!!)

Da vez que tive pane seca, o camarada da outra ranger abriu os bicos com uma chave de boca e eu dei partida ateh sangrar e ele fechou em seguida - vai ser preciso duas pessoas.
Boa sorte!!

Cristiano Faria
02/03/2009, 17:11

Talvez exista uma descrição aqui em algum lugar.... No meu CPU não abre..:twisted:

http://www.comunidaderanger.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=119&Itemid=29

laf110
03/03/2009, 12:28
Pessoal, fiz os testes da bombinha, coloquei mais diesel e nao funcionou. Dai chamei um mecanico pra dar uma avaliada. Segundo ele:

parte eletrica - ok
bateria - ok
combustivel - ok
motor de partida - ok
bomba injetora (de combustivel) - quebrada.

Como comprei a viatura faz quase um mes + ou -, vou falar com o ex dono dela que inclusive tem oficina diesel e deu 3 meses de garantia no motor e cambio.

Pergunta: bomba injetora dá manutenção? ou o ideal é tirar uma e por outra nova? Porque acredito que essa peça deve ter um custo consideravel, fora mao de obra, e provavelmente o cara pode querer reformar a que está na viatura. O que voces acham do diagnostico e das possiveis soluçoes que poderei ter? Qual optar?

Obrigado de novo pessoal e se puderem postem suas opinioes.

grato.

sergiomfff
03/03/2009, 13:07
Pessoal, fiz os testes da bombinha, coloquei mais diesel e nao funcionou. Dai chamei um mecanico pra dar uma avaliada. Segundo ele:

parte eletrica - ok
bateria - ok
combustivel - ok
motor de partida - ok

Como comprei a viatura faz quase um mes + ou -, vou falar com o ex dono dela que inclusive tem oficina diesel e deu 3 meses de garantia no motor e cambio.

Pergunta: bomba injetora dá manutenção? ou o ideal é tirar uma e por outra nova? Porque acredito que essa peça deve ter um custo consideravel, fora mao de obra, e provavelmente o cara pode querer reformar a que está na viatura. O que voces acham do diagnostico e das possiveis soluçoes que poderei ter? Qual optar?

grato.
É fria!
Provavelmente é a tal pane seca, um defeito que da no pescador que não consegue captar o diesel qdo em torno de 1/4, já aconteceu comigo 2 vezes e com vários que tem Ranger.
Qdo vc bombou você viu sair diesel na porca do bico que vc folgou?
Na minha não tem a tal bombinha eu tive que folgar o bico com a chave de boca 19 e pedir para alguém dar partida, foi só ver que o ar saiu e passou a sair diesel apertar e o motor funcionar.
Abs e boa sorte.

Raposo
03/03/2009, 15:39

parte eletrica - ok
bateria - ok
combustivel - ok
motor de partida - ok

grato.
BI não quebra à toa, senão estaríamos falidos porque é bem cara. Como o colega Sérgio mencionou está parecendo ar no sistema.
Cuidado com os mexânicos. Tenta levar a viatura a um bombista.
Abraços.

Cristiano Faria
03/03/2009, 17:15

parte eletrica - ok
bateria - ok
combustivel - ok
motor de partida - ok

grato.

MUDA DE MECÂNICO URGENTE!!!!! :shock::shock::shock:

É normal que a bombinha não funcione bem!!!!! Se o cara nem sequer tentou abrir os bicos pra sangrar por cima e tirar o ar (QUE É O PROCEDIMENTO DEFINITIVO!!), das duas uma: ou não sabe nada ou quer esfolar seu bolso!!! :shock:

É sério!! Muito difícil que dê problema. Veja, a minha estah com marcador de combustível com defeito (hoje controlo o combustível pelo odômetro). Quando deu defeito eu não entendia porque estava demorando a pegar e fui entender que quando o combustível baixa muito (como em qualquer carro), o pescador pode não trabalhar bem.

Solução: procuro sempre andar com mais de meio tanque e sigo bem tranquilo desde então!

laf110
03/03/2009, 17:47
Tem razao. Amanha cedo vou tentar fazer a sangria na raça mesmo! Só pra ter ideia, eu tenho somente que afrouxar os 4 bicos e dar partida até começar a vazar óleo, correto pessoal?! Dai eu paro reaperto os bicos e tento ligar de novo. Amanha a coisa vai andar! heheheeheh obrigado pelas dicas, depois posto os resultados.

Cristiano Faria
03/03/2009, 17:56
Só pra confirmar o que estou falando, dah uma olhada nesse tôpico:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=34092&page=5

Cristiano Faria
03/03/2009, 18:01
às vezes basta afrouxar um, mas vc pode afrouxar dois intermediário que o resultado é o mesmo..... Mas devem ser duas pessoas pois o ar e o diesel vai sair quando virar a chave e o bico deve ser fechado em seguida. É bem fácil, basta a chave de boca nr 19 ... ( que eh altamente aconselhável andar no carro daqui pra frente...:mrgreen:)

Edintruder
03/03/2009, 21:22
Na Ranger é chave 17mm

Anthoniusnikos
03/03/2009, 22:28
laf110, só tente essa sangria com o tanque, pelo menos, à metade, pois se o pescador estiver deteriorado (comum nas Ranger), e estiver com menos de 1/4, não vai chegar diesel, ou se chegar, o motor vai apagar em seguida. Enquanto você dá na partida, peça para alguém ficar olhando quando o diesel começar a sair pelo bico(s) afrouxado(s). Nota: O motor não presisa pegar: saiu o diesel, aperte a(s) porca(s) do(s) bico(s), e aí sim, dê na partida para o motor pegar.
Se após esse procedimento, o motor pegar, vai ter que baixar o tanque e fazer os reparos no pescador, ou só andar com mais de 1/2 tanque.
Se o marcador de comb. não estiver marcando, aí a bóia também foi pro saco, e vai ter que trocar.
Veja como fazer esse reparo no pescador, no tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=42971&page=4
Abraços
Anthon

laf110
04/03/2009, 11:00
Pessoal, coloquei mais 7 litros de diesel na ranger, fiz a sangria, bati na chave depois de sangrar e reapertar todos os bicos e acabei com a bateria mas nao ligou. Com o tanto de diesel que coloquei a mais nao chegou no meio tanque mas tá marcando na metade acima do risco do 1/4, ou seja . Vou ver se coloco mais diesel até o meio tanque e uma chupeta de bateria e tento sangrar de novo. Caso tenham alguma outra dica fico agradecido.

laf110
04/03/2009, 14:33
Pessoal, desconsiderem a ultima postagem minha... não sei porque mas, depois de umas duas horas que eu fiz o procedimento da sangria, voltei na viatura e tentei ligar ela de novo... bingo! funcionou. ficou um tempinho (20 segundos) meio que falhando, dai depois disso voltou ao normal. Desliguei e liguei ela umas 5x e ta blz novamente! Agradeço a todos que passaram suas dicas e experiencias, e nesse assunto eu já posso ajudar um proximo que precisar tambem! muito obrigado.:palmas::dance::palmas:

RGamaJr_4x4
04/03/2009, 14:50
Beleza laf110!

O maior aprendizado nem foi o da retirada de ar dos bicos, mas que não se deve confiar em mexânicos. :pensativo:

Mas bom que resolveu sem mexer no bolso.

laf110
04/03/2009, 14:52
Exato Rogerio. É dificil ser nerd no assunto, mas devagar a gente vai chegando la. Vlw pelas dicas! :smile:

corujito
06/03/2009, 18:54
Olá pessoal. Sou novo (como participante ativo) no fórum e este tópico, dentre os muitos que eu li, parece ser o que mais se adequa à minha situação.

Quero comprar uma Ranger ou L200 2001 ou 2002 para uso em uma fazenda. Desde então, comecei a ler o fórum para aprender alguma coisa e não ser enganado por qualquer um hehehe. Penso em gastar 39k, já com tudo (IPVA, bancos de couro, troca de correia / lubrificantes etc) e pensei nesses dois carros. Como não conheço, praticamente me vejo obrigado a comprar em loja para ter os 3 meses de garantia do motor/câmbio.

A primeira coisa que ouvi foi sobre os motores 2.5. Que não eram bons, que eram frágeis etc. Depois de ler bastante por aqui, fiquei mais tranquilo. O uso, basicamente, é da fazenda para a cidade -- cerca de 3x/semana. São 15Km de estrada de chão mais 2km de asfalto (dos 15km, são cerca de 6 andando praticamente de 2ª e 3ª marchas). Não é uma estrada com subidas ingrimes ou obstáculos como córregos ou similares, o solo em algumas partes é bastante castigado pela erosão e há muitas pedras no caminho, por falta de manutenção. Foi essa piora da estrada que fez a Saveiro arregar uhaUauhA

Enfim, achei que aqui em BSB ia achar muito facilmente uma viatura (como dizem aqui hehe) bem cuidada, que praticamente não andou em estrada de chão e não foi usado para trabalhos pesados. Acontece que a maioria que vi está muito mal cuidada, com ferrugens na caçamba, interior acabado, motor com barulhos estranhos. Já vi cerca de 30 e nenhuma que estava na faixa de preço agradou. Fora os cheios de massa, batidos de frente e com serviço porco de lanternagem etc. Talvez a melhor que eu tenha visto seja uma Ranger XL 2.5/2000 em Goiânia com 141.000 rodados por 33.000. Um amigo, que é do ramo e de muita confiança, garantiu que o carro está muito bom.

Gostaria de saber, basicamente, se pela experiência de vocês, esse modelo é recomendado pelo uso que eu disse. Os cuidados de uso eu já peguei todos por aqui. Existe uma diferença grande entre as Ranger 2000 e 2001? As 2002 (Power Stroke) realmente valem 4 ou 5 mil a mais? Vale a pena esperar mais até achar um 2001 2.8 e pagar um pouco a mais?

Valeu!

Cristiano Faria
07/03/2009, 11:12
Exato Rogerio. É dificil ser nerd no assunto, mas devagar a gente vai chegando la. Vlw pelas dicas! :smile:

Olha, a minha desde que eu comprei dá uma cantada na direção hidráulica quando vira muito a direção... A sua também faz isso?

Vc mora em BH?? A pessoa que me vende peças compra de alguém em BH muito barato. Precisava descobrir essa fonte...

RGamaJr_4x4
07/03/2009, 14:26
(...) Existe uma diferença grande entre as Ranger 2000 e 2001? As 2002 (Power Stroke) realmente valem 4 ou 5 mil a mais? Vale a pena esperar mais até achar um 2001 2.8 e pagar um pouco a mais?

Valeu!

Corujito, a minha é 2001 2.5 e a utilizo em fazenda, embora não pegue estrada ruim pra lá. Mas vc estará bem servido com qualquer uma das duas. O desempenho da 2.5 é mto bom, mas se puder pegar uma 2.8, com certeza terá um motor ainda melhor e, segundo dizem, um pouco mais econômico devido ao câmbio.
Com R$ 39 pra comprar a viatura + alguns pequenos gastos preventivos, vai ter que ser 2.5. Eu optei por não esperar pra pegar uma 2.8 e não me arrependo.

TylerNTL
07/03/2009, 14:37
Tenho a 2.5 da minha assinatura. E quando da compra passei +- pelo mesmo dilema. Digo que dei sorte pois comprei ela em 2005 com 47k km do dono original.

Se está em busca de uma Ranger e encontrou uma 2.5 em bom estado com preço justo, compre!

Pelo ano que vc está procurando o principal diferencial entre uma 2.5 e uma 2.8 será estado conservação. E uma boa 2.5 vai ser melhor que qualquer 2.8 mal cuidada.

Cristiano Faria
10/03/2009, 00:15
E fuçando no fórum achei essa sequência show de manutenção preventiva da Ranger. Podia estar ateh numa forma de introdução para pickups... (vou tentar fazer um "quote" de outro tópico... sei lá se vai dar certo!)

Créditos ao Alan Nilsen e demais magos de Ranger que habitam aqui:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=45966

Ramade,

parabens pela compra, a Ranger é uma excelente pickup e com algum conhecimento vc não terá nenhum problema. Se é sua 1° pickup aconselho a manerar o pé ate ganhar experiencia. As pickups passam muita segurança ao motorista, mas não é um sedan; é muito mais pesado, centro de gravidade alto, e se "fugir" da mão é muito mais dificil de recuperar. Aqui no forum vc acha tudo sobre Ranger. Boa sorte com a viatura.

O historico de um veiculo usado é muito importante, principalmente pickup. Converse com o antigo dono e anote tudo que ele ja fez de manutenção corretiva e preventiva. Encontrar uma Ranger diesel com 7 anos de uso e 90k km é uma raridade, vc encontra muitas mas com quilometragem falsa; pois é raro alguem comprar uma pickup diesel pra andar 1.000km por mes.

A Ford manda trocar com 120k km, a International fala em 96k km pra Ranger e 120k km pra F1000. Eu sugiro que se o historico do carro é claro e sempre bem cuidado, que vc rode um pouco veja se realmente ela te atende e é o que vc quer, e dai faça a troca.
Com relação a oficina (mesmo sendo autorizada) procure referencia, acompanhe o serviço, certifique-se que estão usando peças originais, peça tudo por escrito e guarde as notas fiscais do serviço e peças. Converse com o dono/gerente, a quanto tempo estão estabelecidos, ande pela oficina veja limpeza e ferramentas, converse com mecanicos (informalmente) a quanto tempo trabalha no local, etc etc.

A embreagem (disco/plato) rodam em condiçoes normais mais de 200k km. O problema é o maldito atuador que fica dentro da caixa seca, e pra trocar dá um trabalho do cão. Mais uma vez veja o historico se ja foi trocado (apenas pra ter noção). Aqui não há nada a fazer. Alguns gostam de trocar o fluido, mas como o atuador vai mesmo dar problema eu esperaria.

Eu falo sempre isto, e muitos caem de pau. Alteração de medida de pneu a menos que seja para um uso especifico so tras prejuizo: perda de torque, aumento de consumo, maior esforço e desgaste da suspensão, etc. Aconselhe-se com que usa.
Com relação a direção, com o tempo ela perde um pouco a eficiencia em baixa rotação do motor. Faça a troca do oleo e limpeza do deposito de oleo, pois tem uma tela no fundo que costuma entupir. Aqui no forum tem o procedimento.

Dê atenção ao fluido arrefecimento, troqueo pelo menos uma vez ao ano. Não use agua com cloro. Eu uso o fluido da International (R$10) e agua mineral (garrafão).

A troca do fluido de freio é uma boa (é muito simples de fazer), veja o estado das pastilhas/disco.
Oleo do diferencial pode ser trocado. Alguns falam em 100k km, Ford USA fala em 100k milhas (160k km), e alguns dif é lifetime. Use o oleo correto.

A Ranger não tem pontos de lubrificação (rolamento das rodas são blindados). Veja o estado das coifas, dê atenção par coifa do cardan dianteiro. Veja folgas de pivos, buchas e bieletas, re-aperto de suspensão é folclore de mecanico.

Troque na quilometragem correta oleo e filtros; use os corretos.

Boa sorte.

Cristiano Faria
10/03/2009, 00:27
De novo.... as citações da citação não saíram....:parede:

Ramade,

parabens pela compra, a Ranger é uma excelente pickup e com algum conhecimento vc não terá nenhum problema. Se é sua 1° pickup aconselho a manerar o pé ate ganhar experiencia. As pickups passam muita segurança ao motorista, mas não é um sedan; é muito mais pesado, centro de gravidade alto, e se "fugir" da mão é muito mais dificil de recuperar. Aqui no forum vc acha tudo sobre Ranger. Boa sorte com a viatura.

Citação:
Postado originalmente por RAMADE http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/buttons/viewpost.gif (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=689453#post689453)
Adquiri o carro na semana passada de um conhecido e está muito muito muito conservada (vou colocar uma foto em breve).

O historico de um veiculo usado é muito importante, principalmente pickup. Converse com o antigo dono e anote tudo que ele ja fez de manutenção corretiva e preventiva. Encontrar uma Ranger diesel com 7 anos de uso e 90k km é uma raridade, vc encontra muitas mas com quilometragem falsa; pois é raro alguem comprar uma pickup diesel pra andar 1.000km por mes.

Citação:
Postado originalmente por RAMADE http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/buttons/viewpost.gif (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=689453#post689453)
Correia dentada e demais polias:
O Manuel manda com 120000Km mas queria saber se devo me preocupar com isso agora. E não encontrei nenhuma referência para este serviço aqui no Rio de Janeiro (observei no forum que a troca mal feita pode comprometer o motor). Verifiquei no site da MWM os representantes e fiz um orçamento com 3 deles, sendo que o melhor foi uma oficina chamada PKL automecânica (R$ 829,00 com TUDO até liq. de arrefecimento, esticadores e engrenagem), queria saber se alguem tem referência sobre esta oficina.

A Ford manda trocar com 120k km, a International fala em 96k km pra Ranger e 120k km pra F1000. Eu sugiro que se o historico do carro é claro e sempre bem cuidado, que vc rode um pouco veja se realmente ela te atende e é o que vc quer, e dai faça a troca.
Com relação a oficina (mesmo sendo autorizada) procure referencia, acompanhe o serviço, certifique-se que estão usando peças originais, peça tudo por escrito e guarde as notas fiscais do serviço e peças. Converse com o dono/gerente, a quanto tempo estão estabelecidos, ande pela oficina veja limpeza e ferramentas, converse com mecanicos (informalmente) a quanto tempo trabalha no local, etc etc.

Citação:
Embreagem:
Embora não esteja patinando achei ela um pouco alta, ou seja o motor só traciona quando ela já está quase em cima. Estranhei mas nada de anormal.

A embreagem (disco/plato) rodam em condiçoes normais mais de 200k km. O problema é o maldito atuador que fica dentro da caixa seca, e pra trocar dá um trabalho do cão. Mais uma vez veja o historico se ja foi trocado (apenas pra ter noção). Aqui não há nada a fazer. Alguns gostam de trocar o fluido, mas como o atuador vai mesmo dar problema eu esperaria.

Citação:
Direção:
A direção aparentemente está OK, os pneus são Pirelli 235/75 x 15 Scorpion S/T 30lbs (futuro próximo BF 31"), mas de vez em quando sinto a direção um pouco dura na hora de manobrar o carro (não é sempre) e quando acelero ela fica leve (pode ser um defeito?)

Eu falo sempre isto, e muitos caem de pau. Alteração de medida de pneu a menos que seja para um uso especifico so tras prejuizo: perda de torque, aumento de consumo, maior esforço e desgaste da suspensão, etc. Aconselhe-se com que usa.
Com relação a direção, com o tempo ela perde um pouco a eficiencia em baixa rotação do motor. Faça a troca do oleo e limpeza do deposito de oleo, pois tem uma tela no fundo que costuma entupir. Aqui no forum tem o procedimento.

Citação:
Fluídos lubrificantes e suspensão:
Notei que o pessoal do forum mencionam a troca dos fluídos (dif e cx) DH e freio. Eu gosto de colocar molykote (dif e cx) e nao pretendia trocar pois o carro nunca fez trilha. Pretendo apenas levar numa oficina para verificar a suspensão (reaperto) e lubrificar os rolamentos das rodas e demais ítens (alguém conhece alguma oficina de confiança no Rio?).

Dê atenção ao fluido arrefecimento, troqueo pelo menos uma vez ao ano. Não use agua com cloro. Eu uso o fluido da International (R$10) e agua mineral (garrafão).

A troca do fluido de freio é uma boa (é muito simples de fazer), veja o estado das pastilhas/disco.
Oleo do diferencial pode ser trocado. Alguns falam em 100k km, Ford USA fala em 100k milhas (160k km), e alguns dif é lifetime. Use o oleo correto.

A Ranger não tem pontos de lubrificação (rolamento das rodas são blindados). Veja o estado das coifas, dê atenção par coifa do cardan dianteiro. Veja folgas de pivos, buchas e bieletas, re-aperto de suspensão é folclore de mecanico.

Troque na quilometragem correta oleo e filtros; use os corretos.

Boa sorte.

Última edição por Allan Nielsen : 13-09-2008 às 10:19.