Ver Versão Completa : Faróis XENON (xenônio)- Como Proteger os Olhos do Ofuscamento.
Anthoniusnikos
10/02/2009, 19:38
Olá pessoal. Não gosto de viajar à noite, pelo fato de sofrer muito com o ofuscamento provocado pelos veículos com farol alto, especialmente hoje em dia com os faróis XENON (xenônio), mesmo os dentro das especificações.
Qual seria o melhor óculos ? :shock::shock::shock:
Abraços
Anthon
Edintruder
10/02/2009, 20:39
O melhor óculos com certeza seria o da fiscalização, porém como estamos no Brasil, eu uso faróis de milha para revidar e eu poder enxergar. Estou doido para comprar farois de 7" e trocar os meus e instalar lâmpadas de 100W.
Tio Eddie
10/02/2009, 20:45
Anthon,
Quanto ao ofuscamento ainda não descobri fórmula nenhuma...:pensativo:
Edin,
Faróis fortes na vtr ajudam a lembrar os manés que insistem em andar com a luz alta que eles DEVEM baixar os faróis ao cruzar outros veículos, mas quanto aos xenon....:evil::evil::evil: mesmo regulado o brilho dos azuiszinhos é um pé no bago :parede:
Mesmo com lâmpadas H4 Philips Rallye (100/90W) e 3 milhas com lâmpadas de 50W ainda tenho incomodação na estrada a noite...
Acredito que bom senso e educação (além de manutenção) seriam a saida...mas acabei de acordar e lembrar que estamos no Brasil...:odedo:
Abraços
Eddie
Olá pessoal. Não gosto de viajar à noite, pelo fato de sofrer muito com o ofuscamento provocado pelos veículos com farol alto, especialmente hoje em dia com os faróis XENON (xenônio), mesmo os dentro das especificações.
Qual seria o melhor óculos ? :shock::shock::shock:
Abraços
Anthon
Anthon, temos a mesma idade :concordo: e o mesmo problema, eu também sofro um bocado quando dirijo à noite, pois grande parte dos proprietários de carros não se preocupa em manter regulados os seus faróis. E agora, para piorar, temos os xenon XingLing, fora de especificação... :(
Eu comprei, há alguns anos, um par de óculos de lentes amarelas, indicados para se dirigir à noite, por serem, segundo consta, antiofuscantes. Uso-os muito pouco, em parte por não me lembrar deles (estão no porta-luvas, é só pegar...:parede:), em parte por falta de hábito. Mas, nas vezes em que eu os utilizei, ajudaram bastante a evitar o ofuscamento. Os meus custaram uma bagatela, procure encontrar um par baratinho e faça o teste. Depois você nos conta se ficou satisfeito!
[ ]s
Gil
wflolaria
10/02/2009, 23:02
O melhor óculos com certeza seria o da fiscalização, porém como estamos no Brasil, eu uso faróis de milha para revidar e eu poder enxergar. Estou doido para comprar farois de 7" e trocar os meus e instalar lâmpadas de 100W.
Faço a mesma coisa: revido com faróis alto e faróis de milha. Mas sei que o risco de acidente é grande, pois serão dois que não vão enxargar nada até se cruzar. Esse xenon é um saco!:discordo:
Faço a mesma coisa: revido com faróis alto e faróis de milha. Mas sei que o risco de acidente é grande, pois serão dois que não vão enxargar nada até se cruzar. Esse xenon é um saco!:discordo:
Eu tento me controlar e não revidar com os faróis altos e os de milha, apenas dou uma ou duas piscadas rápidas, para avisar o "adversário" de que ele está me ofuscando. Mas, se não há reação, aí o "bicho-homem" :evil: fala mais alto do que o "homo sapiens" :), e deixo os faróis acesos até o infeliz baixar os dele ou cruzar com meu carro e ir embora. Mas tenho consciência de que estou errado, nesta "guerra" nunca há vencedores! :discordo:
Bem, o ofuscamento é cruel...
Aprendi a me guiar pela faixa do acostamento quando um animal ao volante esquecia de "abaixar" o farol, assim evitava o ofuscamento.
Porém, hoje tenho outro método.
Ando com um puta cilibrim dentro do carro, se o FDP não "abaixar" o farol, ligo na cara dele.:odedo:
Para aqueles que não baixam o farol quando ultrapasso, tenho um milha guardado para ele!:odedo:
Quero ver quem não respeita!!!!!
eduardorcosta
11/02/2009, 00:12
Aprendi uma vez um "truque" com os motoristas de onibus, quando andando em estradas e motoristas sentido contrario, abaixe a visão e olhe para a estrada.
Acredito que seja o melhor método, desde então tenho feito isto e praticamente não tenho problemas não.
Abraços
Aprendi uma vez um "truque" com os motoristas de onibus, quando andando em estradas e motoristas sentido contrario, abaixe a visão e olhe para a estrada.
Acredito que seja o melhor método, desde então tenho feito isto e praticamente não tenho problemas não.
Abraços
Hehehe... para um motorista de ônibus e/ou caminhão isto é fácil, eles estão lá no alto! :-D :-D :-D.
Eu tento fazer o mesmo mas, obviamente, não posso olhar tão para baixo como um motorista de ônibus/caminhão, a 100-110 Km/h isto pode não ser muito saudável... O que procuro fazer é não olhar diretamente nos faróis do "inimigo", procuro olhar mais para minha direita. Mas o ideal seria que todos tivessem consciência e respeitassem os motoristas que vem em sentido contrário!
JEFFCATUNDA
11/02/2009, 01:01
Hehehe... para um motorista de ônibus e/ou caminhão isto é fácil, eles estão lá no alto! :-D :-D :-D.
Eu tento fazer o mesmo mas, obviamente, não posso olhar tão para baixo como um motorista de ônibus/caminhão, a 100-110 Km/h isto pode não ser muito saudável... O que procuro fazer é não olhar diretamente nos faróis do "inimigo", procuro olhar mais para minha direita. Mas o ideal seria que todos tivessem consciência e respeitassem os motoristas que vem em sentido contrário!
Eu tambem não gosto de dirigir à noite....mas quando cruzo com um destes, eu primeiro dou sinal de luz...meus farois são sempre os originais de minhas viaturas, portanto muito fracos....então é mesmo que nada...Daí eu apago os farois, quase sempre dá certo, afinal com tanta luz não preciso me preocupar com iluminação até ultrapassar o animal.....
Edintruder
11/02/2009, 09:36
Eu tento me controlar e não revidar com os faróis altos e os de milha, apenas dou uma ou duas piscadas rápidas, para avisar o "adversário" de que ele está me ofuscando. Mas, se não há reação, aí o "bicho-homem" :evil: fala mais alto do que o "homo sapiens" :), e deixo os faróis acesos até o infeliz baixar os dele ou cruzar com meu carro e ir embora. Mas tenho consciência de que estou errado, nesta "guerra" nunca há vencedores! :discordo:
X2!
Infelizmente a nossa cultura ainda cultua o "cada um pior si", eu não coloco os xenom para evitar ser mais um. O Walter colocou na Ranger e gostou do resultado, porém retirou pelo efeito colateral, e eu vou pelo mesmo pensamento.
Está faltando fiscalização e infelizmente ela acontece muito devagar.
Mas até que seja feita justiça, é a única alternativa que nós condutores corretos temos para nos defender.
Nesses dias de Xenon em veículos que não eram pra ter (gambiarra), acho que a saída é usar a mesma "tática" ou seja, incomodar também! eu nem penso duas vezes, quando sou incomodado, mando luz alta e os milhas também! só assim esse pessoal (pelo menos alguns) também vão ficar ofuscados e retirar essas gambiarras! afinal, passar a viagem toda levando luz alta na "cara" não deve ser nada confortável!
[]´s.
GRACIELA SOUSA FERNANDES
11/02/2009, 12:01
Abraços
Concordo com você Eduardo.
Eu procuro olhar para a faixa branca à direita, isto é, se houver.
No meu caso, eu viajo bastante à noite e em estradas que na maioria das vezes não estão bem sinalizadas. O que ocorre muitas vezes é que bem na hora que há um ofuscamento devido ao farol alto do carro que vem em sentido contrário, acerto um belo buraco!
Parece ser mais um caso da lei de Murphy...
Na maioria dos casos, uma piscada de farol a pessoa se toca e coloca o farol baixo novamente. Mas há alguns engraçadinhos que insistem em manter o farol alto e aí a raiva é grande. Dá vontade de ter um holofote como farol de milha para ele ficar uns três dias sem enxergar...
Eu uso lampadas Crystal Vision da philips, simplesmente pq acho que o tom mais branco/azulado dela deixa a estrada mais clara do que as amarelas. Sao lampadas de 55w e nao encomodam ninguem. Como a F250 eh um pouco alta,assim como qualqer outra pickup, as minhas lampadas estao "desreguladas", mas, é apontndo mais pra baixo, pq o faxo normal fica diretamente no olho de carros que vem de encontro. Isso mata um pouco o alcance do farol, mas evita que fiquem pedindo pra eu baixar a luz quando ja estou ed luz baixa.
Walter L. L. Casitta
11/02/2009, 17:38
Eu não tenho problema com ofuscamento, mas ontem a noite, chovendo na BR356 antes de Ituiutaba cruzando por uma caminhão com faróis desregulados dei de cara com um pneu de caminhão bem na frente. Não deu tempo pra fazer nada. Passei por cima. Ainda bem que era só o pneu. Só deu tempo pra tirar o pé, não tive coragem de frear. A Ranger dançou mas logo estabilizou sozinha eu acho. Fora o susto não achei nenhum estragado além da empenar um pouco a proteção do parafuso de ajuste de uma das barras de torção meio fora da posição.
Vou modificar meus faróis! Só os faróis originais não dá...
nelsonnrc
11/02/2009, 17:58
O problema está na fiscalização...chuto que 70% dos kits xenon vendidos são de 6000k-8000k, enquanto o limite ficou estabelecido entre 3000k(amarelo) e 5000k
Uso kits no padrão original de fábrica(4300k) e nunca "recebi reclamações", além do mais não tem nada de azul, possui muito mais foco se comparado com kits de temperatura superior e até mesmo com uma lâmpada Crystal Vision e outras de potência superior aquelas originais de fábrica
Infelizmente são raros os que buscam informações antes de instalar um kit ou mesmo aqueles que tem bom senso na hora da compra, além de realizar uma instalação e manutenção adequada.
Comparativo entre um kit 6000k(esquerda, motorista) e o 4300k(direita, lado do passageiro), ambos com a mesma marca de reator e lâmpada
http://i284.photobucket.com/albums/ll37/faixadaesquerda/6000kesqVS4300KDIR.jpg
Walter L. L. Casitta
11/02/2009, 18:25
O problema está na fiscalização...chuto que 70% dos kits xenon vendidos são de 6000k-8000k, enquanto o limite ficou estabelecido entre 3000k(amarelo) e 5000k
Uso kits no padrão original de fábrica(4300k) e nunca "recebi reclamações", além do mais não tem nada de azul, possui muito mais foco se comparado com kits de temperatura superior e até mesmo com uma lâmpada Crystal Vision e outras de potência superior aquelas originais de fábrica
Infelizmente são raros os que buscam informações antes de instalar um kit ou mesmo aqueles que tem bom senso na hora da compra, além de realizar uma instalação e manutenção adequada.
Comparativo entre um kit 6000k(esquerda, motorista) e o 4300k(direita, lado do passageiro), ambos com a mesma marca de reator e lâmpada
http://i284.photobucket.com/albums/ll37/faixadaesquerda/6000kesqVS4300KDIR.jpg
Pela quantidade de veículos com xenon que vi nesse dias não existe fiscalização nenhuma....
Srs,
A solucao para ofuscamento ja foi dada, abaixar a visao e olhar para a faixa branca que divide a pista e acostamento. Isso ajuda muito(faco direto, eh ruim qdo nao tem a faixa).
Achava que oculos amarelos eram para neblina, estou equivocado?
Quanto a guerra de farois, eu acho o seguinte: suponha q um sem nocao venha com farois de xenon altos e desregulados(ele esta assim , na minha opiniao, por total desconhecimento e falta de pratica ao volante) e vc ao revidar da um susto no sujeito e faz com que ele sofra um terrivel acidente. Como se sentiria?Moral da estoria: o risco gerado por essa atitude nao vale a demosntracao de irritacao com a situacao.
abs,
lp
Srs,
A solucao para ofuscamento ja foi dada, abaixar a visao e olhar para a faixa branca que divide a pista e acostamento. Isso ajuda muito(faco direto, eh ruim qdo nao tem a faixa).
Achava que oculos amarelos eram para neblina, estou equivocado?
Quanto a guerra de farois, eu acho o seguinte: suponha q um sem nocao venha com farois de xenon altos e desregulados(ele esta assim , na minha opiniao, por total desconhecimento e falta de pratica ao volante) e vc ao revidar da um susto no sujeito e faz com que ele sofra um terrivel acidente. Como se sentiria?Moral da estoria: o risco gerado por essa atitude nao vale a demosntracao de irritacao com a situacao.
abs,
lp
Sei que os óculos são para se usar à noite, e sei que funcionam, é só uma questão de nos habituarmos ao seu uso. Nunca testei os óculos amarelos na neblina, posso tentar, em uma próxima oportunidade. Será que você não está confundindo com lentes amarelas nos faróis de neblina? Estas sim, são comprovadamente as mais indicadas para a situação.
Quanto à guerra de faróis, concordo que não é o correto, e deve ser evitada. Mas, justamente devido a este desconhecimento e/ou distração e/u falta de prática ao volante, eu costumo piscar meus faróis rapidamente, indicando ao motorista que ele está me ofuscando. Se ele, depois de duas ou três piscadas, não reage, há duas opções: se eu percebo que ele está usando faróis baixos desregulados, presumo que é apenas um mau motorista, desvio o olhar e sigo em frente. Mas se eu perceber que está usando os faróis altos, acendo os meus faróis altos e de milha, e seja o que Deus quiser. Susto ele não vai levar, pois eu já havia piscado meus faróis antes. Neste segundo caso, na maioria das vezes, após alguns segundos, o "adversário" baixa os faróis.
marc7767
12/02/2009, 15:44
Os óculos amarelos servem para aumentar o contraste entre os objetos, seja de dia ou à noite. O pessoal que pratica tiro prático é quem mais usa. Só que tem de ser de boa qualidade, senão piora. Acho que os melhores óculos são os do nosso grau (atualizado) e com tratamento anti-reflexo (não sei se eles produzem os óculos de grau polarizados).
Abraços.
RGamaJr_4x4
12/02/2009, 16:19
Como a maioria aqui, dou uma ou duas cambeadas para o animal baixar o farol. Mas se não baixar não adianta fazer o mesmo, pq se fizer guerra de faróis, vai que o cegueta vem pra cima de vc!?!! O mesmo qdo vc percebe que o farol do cara tá desregulado.
Agora jogo farol alto qdo percebo que são aqueles manés que usam "xenon" ou colocam kit GNV sem trocar por molas apropriadas e a traseira arreia jogando o foco do farol baixo pra cima. Isso é mto comum, principalmente em Palios 2ª geração, que acho que já tem erro de projeto que superdimensionou o farol baixo.
Mas é tão bom, qdo cruzamos na estrada com motoristas conscientes, que vc percebe que o cara já baixa o farol antes de entrar na curva que vc ainda vai chegar só pq já viu o seu foco de luz chegando na curva. Faço o mesmo.
Como a maioria aqui, dou uma ou duas cambeadas para o animal baixar o farol. Mas se não baixar não adianta fazer o mesmo, pq se fizer guerra de faróis, vai que o cegueta vem pra cima de vc!?!! O mesmo qdo vc percebe que o farol do cara tá desregulado.
Agora jogo farol alto qdo percebo que são aqueles manés que usam "xenon" ou colocam kit GNV sem trocar por molas apropriadas e a traseira arreia jogando o foco do farol baixo pra cima. Isso é mto comum, principalmente em Palios 2ª geração, que acho que já tem erro de projeto que superdimensionou o farol baixo.
Mas é tão bom, qdo cruzamos na estrada com motoristas conscientes, que vc percebe que o cara já baixa o farol antes de entrar na curva que vc ainda vai chegar só pq já viu o seu foco de luz chegando na curva. Faço o mesmo.
Parabéns para você! Quem dera 50 % fizesse isso.
Olhar para o lado direito ajuda bastante. Também tem aquela situação que você ultrapassa o "animal" em luz baixa e o !@@#$%¨pensa que você está com luz alta, aí taca luz alta. Não adianta usar o anti reflexo do retrovisor interno porque o farol do animal vai direto nos retrovisores externos. Lamentável.
Abs.
No meu T4 é fácil fazerem abaixar as luzes.
Já ando com meu kit Xenon 6k reguladinho pra baixo, mas se alguem vier com luz alta, ligo 2 milhas de 130w cada e mais 2 milhas de 55w - que estarei trocando por um kit xenon de 3000k - amarelo ouro.
O problema maior do Xenon é em farois sem lente lisa e desregulados - boto a regulagem do meu no maximo para baixo. Mas o Troller por ser alto, incomoda até quando para atras de outro veiculo, pois ele ilumina todo o interior do mesmo. Na Ranger, com 2 kits xenons de 6k (farol normal e no milha) as pessoas não costumam dar luz alta não, mas o meu pai, quando anda na Ranger, ao cruzar com um carro, ele desliga o farol baixo (deixa so a lanterna) e os milhas ligados para não incomodar.
Mas sinceramente, depois que você coloca xenon, não consegue andar sem.
Jeff, apagar as luzes é muita coragem viu. Não faz isso mais não, vai acabar dando merda heh.
Edintruder
12/02/2009, 20:12
Mais um que acha os faróis do Pálio horríveis! Realmente, a fiat deveria ter feito algum recall, pois são terríveis.
Ronaldo Andrade
12/02/2009, 21:26
Realmente é um pé no s... este boizinhos de farois azulados. Como incomodam, mesmo com luz baixa, pois estão fora da especificação permitida na lei, de até 5000k, se não me engano.
Uso a tática do Edintruder, com os "farolzinhos" de 8" da foto abaixo. Os dois externos são de Xenon. :mrgreen:
Abs
É o que eu faço. Se estou trafegando com o farol alto, em estradas desertas,tão logo vejo o clarão do farol do outro carro, baixo o meu. Normalmente, o outro faz o mesmo.
Será impressão minha ou o tópico está andando pela contramão? O Anthon está querendo se proteger dos faróis em direção contrária que ofuscam sua visão. Aí, vem a sugestão de colocar faróis mais fortes para ofuscar o que te ofusca, aí vem o primeiro ofuscador e coloca outros faróis mais fortes ainda. Em suma, vou comprar aqueles holofotes que tem no Maraca e instalar na Natasha, ou quem sabe de avião??? :parede::parede::parede:
Abs.
Será impressão minha ou o tópico está andando pela contramão? O Anthon está querendo se proteger dos faróis em direção contrária que ofuscam sua visão. Aí, vem a sugestão de colocar faróis mais fortes para ofuscar o que te ofusca, aí vem o primeiro ofuscador e coloca outros faróis mais fortes ainda. Em suma, vou comprar aqueles holofotes que tem no Maraca e instalar na Natasha, ou quem sabe de avião??? :parede::parede::parede:
Abs.
:lol: :lol: :lol: Você tem razão! Mas isto acontece com freqüência, a maioria dos tópicos têm "vida própria" :mrgreen:, e vão mudando os seus rumos ao longo de tempo. Sabe-se lá onde este tópico vai parar... :-D
Sérgio Ricardo Jacobsen
13/02/2009, 16:36
Abs.
:concordo:encomenda dois pares, também to precisando, kkkkkkkk:dance:
Sérgio Ricardo Jacobsen
13/02/2009, 16:40
:concordo:encomenda dois pares, também to precisando, kkkkkkkk:dance:
brincadeira!!!:roll:
Falando sério,o melhor é se guiar pela linha lateral, imagina se tu coloca tbm luz forte, pode não acontecer nada, mas também pode acontecer do cara se acidentar ou pior ainda ele tar meio dormindo, borracho ou ser muito mané mesmo e for com a viatura pra cima de ti:discordo:, melhor é baixar a cabeça e ficar tranquilo.
Abraços.
brincadeira!!!:roll:
Falando sério,o melhor é se guiar pela linha lateral, imagina se tu coloca tbm luz forte, pode não acontecer nada, mas também pode acontecer do cara se acidentar ou pior ainda ele tar meio dormindo, borracho ou ser muito mané mesmo e for com a viatura pra cima de ti:discordo:, melhor é baixar a cabeça e ficar tranquilo.
Abraços.
É bem por aí. Dentro das nossas pick up's não há que se estressar. É o ar condicionado numa temperatura amena; vidros fechados; para quem gosta um mate amargo no ponto e, de quebra, um Cd dos Garotos de Ouro, Monarcas, Luiz Carlos Borges, etc. :concordo:
Abraços.
Edintruder
13/02/2009, 18:38
É bem por aí. Dentro das nossas pick up's não há que se estressar. É o ar condicionado numa temperatura amena; vidros fechados; para quem gosta um mate amargo no ponto e, de quebra, um Cd dos Garotos de Ouro, Monarcas, Luiz Carlos Borges, etc. :concordo:
Abraços.
Mas Bah! Agora tu estás falando a minha lingua!
Anthoniusnikos
16/02/2009, 22:57
Estava viajando lá pelos lados de Sampa, mas vou aproveitar as sujestões aquí apresentadas.
Passei lá no bairro da Liberdade, onde existe uma excelente ótica, e sem haver necessidade de fazer qualquer propaganda, experimentei as lentes anti-reflexo Polaróide e fiquei imprecionado como absorvem a luz excedente (dispersa).
Marck, encomendei um óculos transparente com o tratamento. No laboratório, beleza, agora vou experimentar à noite na estrada. Se ficar bom, vou encomendar um com lentes amarelas ??? (no caso do Xenon, quem sabe se lentes azuis !? :mrgreen::mrgreen::mrgreen:) com esse tratamento, também.
Preços para o tratamento: Marca 1 = R$ 140,00 ; Marca 2 = R$ 370,00 (o vendedor disse-me ser melhor).
Ronaldo, gostei do suporte com três faróis de milhas da sua RAM. Parecem ser maiores que as do Edin. Tão logo tenha tempo vou pensar em colocar na minha. Teve que furar o parachoques para a colocação desse suporte?
Pessoal, acho que deve existir alguma película anti-reflexo para ser colocada nos para-brisas dos veículos. Talvez até já usem nos carros de corridas noturnas !? :pensativo::pensativo::pensativo:
Abraços
Anthon
8" de 130w
no http://www.garra4x4.com.br/
Essa será minha solução 8-)
Só preciso pensar onde fixá-los, ia colocar um suporte SEMA, mas parece que não é mais permitido. Assim que achar a base e o guincho, essa será minha solução :mrgreen:
Pequeno jr
16/11/2009, 13:14
Galera, vou "REVIVER" este tópico.....
Neste último final de semana, fui a trabalho para Goiânia. Parte do caminho, fizemos a noite e por isso, vi diversos carros passando por mim com as luzes azuis do Xenon. Carros de tudo que é tipo... desde pick-ups, SUVS a Sedans..
Ao passar no posto da PRF de Anápolis, estavam lá 4 carros parados, com seus capô abertos e os donos tentando retirar as lampadas. Chegamos em Goiânia e para o pessoal da região e q tbm trabalhou conosco, perguntei sobre se a policia num geral tem abordado os carros com estes tipos de lampadas no estado, já q no Goias, fazem vista grossa com muita coisa relativo a transito e legislação de transito.
Resultado ... O pessoal de goiania falou que dentro da cidade é bem difícil da policia comum parar, mas pegou estrada/BR e se algum PRF te parar... esta ferrado!!! Para começar são R$ 127,00 de multa e 5 pontos na carteira (Soube disso pelo amigo Loyer). ... para terminar .... no local você "DEVE" trocar a lampada pela original ... caso não troque .. o carro fica retido na PRF até a regularização. Demoru demais, vai para o pátio e ai começa novas taxas.
Aos colegas q ainda tem Xenon em suas viaturas e que querem pegar estrada neste final de ano ... Muito cuidado para não acabarem a sua viagem num posto da PRF.
Fica ai o alerta para o final de ano.
Xenon só é permitido para veículos que tenham este tipo de farol original ! Nos postos há uma relação completa destes veículos.
Uso óculos de lentes amarelas durante o dia, sempre que está com neblina, chuva ou inicio da noite e os resultados são muito bons. Dá uma incrivel sensação de auento da luminosidade nestas situações que tá tudo acinzentado.
No por do sol tb ajuda bastante. Durante sol forte, uso oculos de sol com polarizador e funciona bem.
Ja usei os de lentes amarelas durante a noite e ajudam 100% contra luz alta, mas diminui sensivelmente a percepção da sua luz. Numa rodovia bem sinalizada, beleza, mas em estrada ruim, não adianta.
O maior problema do xenon é o uso em sistemas opticos de carros projetados para usar lampadas halogenas! A curvatura das parábolas é projetada para o exato ponto do filamento da lamapada e isso é fácil de comprovar. Ligue o farol e com ele solto, tire ele do FOCO...nao ilumina nada! O xenon, como nao tem o filamento, ilumina por arco (plasma - como arco de solda eletrica) e assim, precisam daqueles conjuntos que parecem um canhao (carros importados). A luz gerada é canalizada por lentes e dispersam somente nos locais certos da estrada.
E isso tb não tem nada a ver com a temperatura da cor ou potencia ou mesmo de ter ou nao lavador de farol (bobagem de primeira!).
Então, não tem jeito, se o cara vem com xenon na minha cara, meto 300W na cara dele.
Pequeno jr
16/11/2009, 23:55
pode ver q até o preço do xenon caiu bastante. Tirando a playboyzada ... ninguem mais está instalando isso.
Galera, vou "REVIVER" este tópico.....
Neste último final de semana, fui a trabalho para Goiânia. Parte do caminho, fizemos a noite e por isso, vi diversos carros passando por mim com as luzes azuis do Xenon. Carros de tudo que é tipo... desde pick-ups, SUVS a Sedans..
Ao passar no posto da PRF de Anápolis, estavam lá 4 carros parados, com seus capô abertos e os donos tentando retirar as lampadas. Chegamos em Goiânia e para o pessoal da região e q tbm trabalhou conosco, perguntei sobre se a policia num geral tem abordado os carros com estes tipos de lampadas no estado, já q no Goias, fazem vista grossa com muita coisa relativo a transito e legislação de transito.
Resultado ... O pessoal de goiania falou que dentro da cidade é bem difícil da policia comum parar, mas pegou estrada/BR e se algum PRF te parar... esta ferrado!!! Para começar são R$ 127,00 de multa e 5 pontos na carteira (Soube disso pelo amigo Loyer). ... para terminar .... no local você "DEVE" trocar a lampada pela original ... caso não troque .. o carro fica retido na PRF até a regularização. Demoru demais, vai para o pátio e ai começa novas taxas.
Aos colegas q ainda tem Xenon em suas viaturas e que querem pegar estrada neste final de ano ... Muito cuidado para não acabarem a sua viagem num posto da PRF.
Fica ai o alerta para o final de ano.
Xenon só é permitido para veículos que tenham este tipo de farol original ! Nos postos há uma relação completa destes veículos.
É isso ai pequeno, R$ 127,00 5 pontos na carteira e carro retido até que seja regularizado o sistema de iluminação.
Se o policial for com a sua cara, ele poderá (veja que não é obrigado fazer isso por falta de previsão) liberar o veículo para que vc troque as lâmpadas em alguma oficina e fica com seu documento retido.
Abraço.
Ps: mas diz ai se a dica das lâmpadas OSRAM night breaker não foi boa?
Ouvi dizer que as OSRAM night guide também são ótimas.
Anthoniusnikos
19/11/2009, 21:59
E aí Loyer ?
Quem está usando a osran night breaker diz que ela ilumina muito melhor que as outras, tem um alcance muito maior e, tem um facho direcionado para o canto direito da pista, que facilita a visualização das placas e acostamento.
Outras opções da Osran são as silverstar e as cool blue. Quem usa diz que a silverstar é melhor que as cool blue.
Abs
Anthon
FernandoCBS
19/11/2009, 22:20
É só original mesmo, não pode nem mais aquele mais fraco de 3000 ou 4000...???
Aqui onde moro tem algumas uzinas de alcool, logo vem muitos trabalhadores do norte para trabalhar no corte de cana...
Logo que juntam uma grana, ou compram um CG, ou um GOLZINHO, e a primeiras coisa que é colococar esse maldito XENON do paraguai, cega muito pra quem vem no sentido contrario...
E o segundo passo, quando se trata de GOLZINHO, é colocar uns alto falantes bem grandes (disse grandes, e não potentes....rsrsr), e erguer o som no ultimo ate ficar bem distorcido (aqui é as caixa de ABEIA)...e pra completar com musicas de pessimo mal gosto (ou improprias para o local e cituação)...
É FROIDIZZZZ...
Abraços...
Fernando...
Ps: mas diz ai se a dica das lâmpadas OSRAM night breaker não foi boa?
Ouvi dizer que as OSRAM night guide também são ótimas.
usava as night breaker na ranger......são boas, mas nao chegam nem aos pés do xenon!
se querem mais luz de verdade, a unica solução é colocar farois auxiliares.......hella 500 ou 1000....melhoram uns 500% a visibilidade. acho q com os hella 1000 q eu tinha na ranger, eu conseguia ver uns 400 ou 500m na minha frente.
o farol baixo da hilux é mt pra baixo, deve ser pela altura do carro, mas o alcance da luz é mt pouca....uns 20m no maximo. ja o farol alto melhora um pouco. mas estou pensando em colocar dois hella 500 nela pra ficar bom.
Breno Costa
20/11/2009, 02:48
É só original mesmo, não pode nem mais aquele mais fraco de 3000 ou 4000...???
Aqui onde moro tem algumas uzinas de alcool, logo vem muitos trabalhadores do norte para trabalhar no corte de cana...
Logo que juntam uma grana, ou compram um CG, ou um GOLZINHO, e a primeiras coisa que é colococar esse maldito XENON do paraguai, cega muito pra quem vem no sentido contrario...
E o segundo passo, quando se trata de GOLZINHO, é colocar uns alto falantes bem grandes (disse grandes, e não potentes....rsrsr), e erguer o som no ultimo ate ficar bem distorcido (aqui é as caixa de ABEIA)...e pra completar com musicas de pessimo mal gosto (ou improprias para o local e cituação)...
É FROIDIZZZZ...
Abraços...
Fernando...
Sorte tua que é dai eu sou de Manaus e tem muita gente com mal gosto para musica e o povo no Transito aqui é muito mal educado, Na minha sincera opnião o Xenon até 6000k não ofusca muito mas ofusca, agora aqueles que são roxos azul sei lá é horrivel.
Em questão de mal gosto para musica aqui o povo gosta muito daqueles forrós com palavrões e palavras bem obscenas e nem se importam se tem criança ou não no lugar isso acontece muito aqui.
Pequeno jr
20/11/2009, 08:21
A regra é clara.
XENON só em veículos em que oferecido originalmente pelo fabricante para este tipo de luz.
Essas de 3000, 4000 se o polícial desconfiar, vai parar e vai multar com certeza. Agora no fim de ano, em que infelizmente muitos policiais estão doidos para um cafézinho ... estar andando com estes tipos de farois é pedir para arrumar encrenca.
Pequeno jr
20/11/2009, 08:22
usava as night breaker na ranger......são boas, mas nao chegam nem aos pés do xenon!
se querem mais luz de verdade, a unica solução é colocar farois auxiliares.......hella 500 ou 1000....melhoram uns 500% a visibilidade. acho q com os hella 1000 q eu tinha na ranger, eu conseguia ver uns 400 ou 500m na minha frente.
o farol baixo da hilux é mt pra baixo, deve ser pela altura do carro, mas o alcance da luz é mt pouca....uns 20m no maximo. ja o farol alto melhora um pouco. mas estou pensando em colocar dois hella 500 nela pra ficar bom.
Os farois da minha Ranger não eram ruins .. eram péssimos !!!
O Loyer me deu a dica da night break ... mudou da água para o vinho o farol da Ranger.
É uma Lampada permitida e Ilumina muito bem. Nesta ultima viagem, voltei a sentir confiança de andar com farois sem a necessidade do farol de milha.
MInha agora eu só coloco qdo eu mudar a grade da Ranger para igual a do Felippetti.
E aí Loyer ?
Quem está usando a osran night breaker diz que ela ilumina muito melhor que as outras, tem um alcance muito maior e, tem um facho direcionado para o canto direito da pista, que facilita a visualização das placas e acostamento.
Outras opções da Osran são as silverstar e as cool blue. Quem usa diz que a silverstar é melhor que as cool blue.
Abs
Anthon
Eu coloquei as night breaker na hilux e mesmo o farol sendo novo e bonzinho consegui notar uma melhora.
Na cidade onde as vias são bem iluminadas não se nota diferença, mas na estrada sem iluminação é possível notar uma melhora boa.
Abraço.
RoadRunner
21/11/2009, 22:04
A melhor solução para os 'desarmados' é o que sugeriram; olhar para o canto inferior direito da via e procurar se 'basear' por lá.
Óculos para uso noturno é interessante, essa não é a primeira vez que 'falam' (e bem:concordo:) desta solução.
Uma sugestão que gera opiniões prós e contras é a instalação de 'insufilm' no carro, ja andei no carro de meu Tio [50% de claridade (ou 50% escuridão de :putz:?) nos vidros traseiros e laterais e 75% claridade no parabrisas], e acredito que ajuda bastante contra o farol alto traseiro (lateral/retrovisor) e ajuda no parabrisas, a perca de visão noturna é mínima com essa configuração.
Minha viatura ainda está no estaleiro (pena ser 2wd, sonhava em criar meu tópico no frota 4x4 :rolleyes:...), mas tenho vontade de instalar:
'Full Dark' no vidro traseiro,
50% nos laterais
25 % Dark ( ou seria 75% claro:pipoca:?) no parabrisas.
Sobre ser um cidadão educado e consciente, também concordo e pratico as boas maneiras, mas defendo a idéia de 'direito de resposta' para alguns casos e se tudo der $erto :pensativo: um dia ainda monto minha artilharia
Minha viatura ainda está no estaleiro (pena ser 2wd, sonhava em criar meu tópico no frota 4x4 :rolleyes:...), mas tenho vontade de instalar:
'Full Dark' no vidro traseiro,
50% nos laterais
25 % Dark ( ou seria 75% claro:pipoca:?) no parabrisas.
roadrunner, eu uso 5% no vidro traseiro e nas portas traseiras....e 20% nas portas dianteiras, mas vou colocar por cima das 20% mais uma pelicula 50% pra ficar um pouco mais escuro, mas assim nao fica tão escuro qnt uma 5%..........e no parabrisa vou colocar uma 50% tb. só nao coloquei ainda pq nao acho a pelicula de 50% ( q é o modelo liberado pela lei, mas ninguem tem...)....só acho nas lojas 5%, 20% e 35%
tem mt gente q anda com 35% no parabrisa q dizem q da pra enxergar legal.....mas se a policia pegar, manda tirar.
já viajei com meu primo de noite e ele usa 50%....parece q nem tem pelicula, nao atrapalha nada.
Pequeno jr
22/11/2009, 09:58
roadrunner, eu uso 5% no vidro traseiro e nas portas traseiras....e 20% nas portas dianteiras, mas vou colocar por cima das 20% mais uma pelicula 50% pra ficar um pouco mais escuro, mas assim nao fica tão escuro qnt uma 5%..........e no parabrisa vou colocar uma 50% tb. só nao coloquei ainda pq nao acho a pelicula de 50% ( q é o modelo liberado pela lei, mas ninguem tem...)....só acho nas lojas 5%, 20% e 35%
tem mt gente q anda com 35% no parabrisa q dizem q da pra enxergar legal.....mas se a policia pegar, manda tirar.
já viajei com meu primo de noite e ele usa 50%....parece q nem tem pelicula, nao atrapalha nada.
Jera .. .na entrada de águas claras ontem havia uma Blitz ... meu irmão usa no carro dele da mesma forma que está sua Hilux.
5% atrás e 20% dianteiros.
Resultado .. mandaram tirar tudo ontem.
RoadRunner
22/11/2009, 10:43
Jera .. .na entrada de águas claras ontem havia uma Blitz ... meu irmão usa no carro dele da mesma forma que está sua Hilux.
5% atrás e 20% dianteiros.
Resultado .. mandaram tirar tudo ontem.
Mas que m....
Procurei no Denatran as específicações e pelo que entendi nos vidros considerados 'indipensáveis' (pbs, lateral motora) fica proibido a luminosidade inferior a 75% com ou sem película, o resto vale tudo menos película 'cromada'
Segue o link da resolução vigente: nº254 que anula as outras 2 anteriores e suas basbosneiras
[/URL]http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/RESOLUCAO_CONTRAN_254.pdf (http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/RESOLUCAO_CONTRAN_254.pdf)
A mer... ta explicada no artigo 3.
A resolução 334;
[url]http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/RESOLUCAO_CONTRAN_334_09.pdf (http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/RESOLUCAO_CONTRAN_334_09.pdf)
libera geral apenas para veículos blindados, para os mortais vale o 254 :parede:
Pessoal,
Estou com o mesmo problema que todos donos de Ranger com iluminação original sofrem. Não enxergo direto quando estou em estrada a noite (principalmente quando vem um xenon de frente comigo hehehe), pq o facho de luz é curto e fraco. Troquei os farois, mas não mudou muito. Meu mecanico disse que era pra eu colocar a lampada super branca 100w com relê, será que fica melhor do que a tal lampada night breaker? Quanto custa a night breaker? ou será que é melhor instalar logo um par de milhas fortes?
Abraço,
Flávio
fverna, coloca uns farois auxiliares.....fica bem melhor!! com 100 reais vc instala dois q ficam melhor q qq lampada especial. se quiser investir mais....500reais vc compra dois hella 500.
lampadas de 100w vao derreter a lente do farol!!
Na kyoto tem 50% Jera. Custa R$ 80.
Abraço.
Na kyoto tem 50% Jera. Custa R$ 80.
Abraço.
qnd for fazer a revisão vou colocar lá então!! valeu!!
Pequeno jr
23/11/2009, 09:48
Pessoal,
Estou com o mesmo problema que todos donos de Ranger com iluminação original sofrem. Não enxergo direto quando estou em estrada a noite (principalmente quando vem um xenon de frente comigo hehehe), pq o facho de luz é curto e fraco. Troquei os farois, mas não mudou muito. Meu mecanico disse que era pra eu colocar a lampada super branca 100w com relê, será que fica melhor do que a tal lampada night breaker? Quanto custa a night breaker? ou será que é melhor instalar logo um par de milhas fortes?
Abraço,
Flávio
Verna a Nigght Break instalada custou R$ 85,00
A minha Ranger não iluminava NADA, NADA, NADA.
Você não tem noção do quanto está melhor.
Para melhorar ainda mais, logo depois que eu trocar a grade Igual ao do Fellipetti .. vou instalar faróis de milha interligados ao Farol Alto (conforme manda a Lei).
Walter L. L. Casitta
23/11/2009, 11:01
Carro velho é F, com o tempo as conexões elétricas nos veículos vão degradando, principalmente no interruptor do faro que passam a aquecer e na Ranger especificamente 2V da tensão da abateria se perdem no caminho até a lâmpada. Isso equivale e 36% a menos do brilho da lâmpada que menos brilhante também fica amarelada.
A solução mais barata é fazer um novo circuito elétrico para os faróis com a inclusão de reles. Não é nada complicado de se fazer.
Recentemente o meu irmão precisou de um bloco ótico do farol pra Ranger dele. Então passei os meus pra ele e comprei um par dos importados. Para minha surpresa, apesar de ser o mesmo bloco ótico encaixar direitinho na Ranger usa lâmpadas diferentes como nas Ranger do USA. Então tive que comprar também lâmpadas HB5 e trocar os conectores das antigas H4.
O farol importado é muito melhor, a luz é bem mais uniforme e ofusca bem menos os outros motoristas. Falta agora colocar os reles como descrevi acima...
Vlw pessoal,
Já estou em contato com o Rafael (Fellipetti) que eu tb quero esta grade hehe
Vou ser muito sincero, estou super na duvida entre esta lampada ou os auxiliares...
Pablo Aquino
23/11/2009, 11:37
Caros Amigos,
Não seria mais em conta tentar por um insulfim ou pelicula na dinateira, das mais claras, pois de dia seria otimo para reter os raios solares e tambem não esquentar tanto, e a noite combater um pouco os farois de luz alta e xenom nos olhos...
forte abraço...
Edintruder
23/11/2009, 12:09
Pablo, fiz essa burrada de por filme no párabrisas da minha Ranger alguns anos atrás. Ficou muito pior pois até a claridade do rádio começou a atrapalhar. Com o tempo o filme desbotou e melhorou.
Pequeno jr
23/11/2009, 13:31
Pablo, fiz essa burrada de por filme no párabrisas da minha Ranger alguns anos atrás. Ficou muito pior pois até a claridade do rádio começou a atrapalhar. Com o tempo o filme desbotou e melhorou.
Mas qual foi a que vc colocou???
G5
20
35
50
75%
????
lampadas de 100w vao derreter a lente do farol!!
Jera, os faróis da Natasha têm lente de plástico, estão com lâmpadas 100W (com relé) e até hoje não derreteram.
Abraços.
Eu optaria por:
- refazer ligação dos farois - rele, etc.
- trocar as lampadas: qq uma boa e nova.
- adicionar na lista dois farois de milha para alta e se vc não dipor de farois neblina, masi dois de neblina.
E qto ao xenon, coloque então nos milhas, na luz alta. Se algum playboy com gol 89 vier te cegando, ja que as autoridades nas fazem nada, mete alta no cara e deixa fritar uns 5s e depois desliga...hahahahaha
O oculos funciona...esqueça pelicula, só piora. Tenho na sportage e a noite é ruim pacas.
j_pelegrino@hotmail.com
20/02/2010, 18:58
Amigos,
Estou precisando da lente fumê da lanterna traseira do lado do motorista da Ranger 2008 .
Vocês podem me indicar quem venda?
Obrigado
JOÃO
Alagoano
20/02/2010, 19:00
Até onde seu sei, Xenon só se for de fábrica....caso contrário, é ILEGAL...
Deivid/silveira
20/02/2010, 23:10
X2
É por isso que só tenho xenon nos faroletes, não coloco de jeito nenhum no farol origianal,até para evitar a famosa multa e acidentes, pois só uso xenon quando pego a estrada de chão batido, que quase nenhum movimento contrario aperece onde ando.
Neste caso xenon, faço de tudo para manter o equilibrio natural de transito a noite.
abs
carioca10
20/02/2010, 23:05
Estes óculos amarelos não parecem ser a solução, se é que existe uma!
http://www.aaafoundation.org/pdf/headlightglarebrochure.pdf
http://en.wikipedia.org/wiki/Anti-reflective_coating
Moisés S.M
23/02/2010, 21:46
X2
É por isso que só tenho xenon nos faroletes, não coloco de jeito nenhum no farol origianal,até para evitar a famosa multa e acidentes, pois só uso xenon quando pego a estrada de chão batido, que quase nenhum movimento contrario aperece onde ando.
Neste caso xenon, faço de tudo para manter o equilibrio natural de transito a noite.
abs
E ai Deivid,me diz uma coisa tu teve q fazer alguma adaptacao pra colocar a lampada(xenon) no farol de milha??,to querendo colocar nos meus,as lampadas q uso H1,e os meus farois de milha sao mod. Oscar,sera q entra?so tenho essa duvida pq me falaram q a lampada do xenon e maior.
Deivid/silveira
23/02/2010, 22:12
E ai Deivid,me diz uma coisa tu teve q fazer alguma adaptacao pra colocar a lampada(xenon) no farol de milha??,to querendo colocar nos meus,as lampadas q uso H1,e os meus farois de milha sao mod. Oscar,sera q entra?so tenho essa duvida pq me falaram q a lampada do xenon e maior.
Beleza Moises!!
Eu coloquei a h1 só que o meu farolete é do troller, é bem parecido com este que vc anexou, eu fixei com aquela macinha plastica de cor vermelha, fica bem vedado.
Mas cabe sim, se tu me ver passando na rua eu te mostro.
Abração
VictorMedeirosRN
23/02/2010, 22:18
Quando estou na pick-up, que algum animal mete luz alta do outro lado, se o carro dele for pequeno, começo a me fazer de cego e tirar pra cima dele, rapidinho nego abaixa a luz.:twisted::twisted:
Amigos,
Estou precisando da lente fumê da lanterna traseira do lado do motorista da Ranger 2008 .
Vocês podem me indicar quem venda?
Obrigado
JOÃO
Mercado Livre!
Abraços.
Pequeno jr
24/02/2010, 18:06
Lanterna Traseira pesquisa nas seguintes lojas:
2001 Acessórios Brasília
Real Acessórios Brasília
Nucleo Latas Brasília
Pesquisa ai na internet e entra em contato. Consegui bom preço qdo precisei da mesma peça.
RoadRunner
25/02/2010, 21:42
Entendo que instalar Xenon nos faróis da viatura é querer caçar confusão c/la policia, mas esta sugestão de instala-lo em lanternas adicionais me deu esperanças :pensativo:.
Alguém ja teve problema com os oficiais por usar xenon nos faróis extras?
uma coisa q ja pensei em fazer......colocar xenon na luz de ré como algumas pessoas ja fizeram!!! fica forte pra caramba! no youtube tem videos.
mas eu colocaria nao por estética, mas por funcionalidade. a maioria das vezes saio da fazenda de noite, aí preciso descer do carro pra abrir e fechar a porteira e tenho o costume de engatar a ré pra iluminar o chão. aí com xenon iluminaria 1000x mais!
Alagoano
26/02/2010, 10:38
uma coisa q ja pensei em fazer......colocar xenon na luz de ré como algumas pessoas ja fizeram!!! fica forte pra caramba! no youtube tem videos.
mas eu colocaria nao por estética, mas por funcionalidade. a maioria das vezes saio da fazenda de noite, aí preciso descer do carro pra abrir e fechar a porteira e tenho o costume de engatar a ré pra iluminar o chão. aí com xenon iluminaria 1000x mais!
Boa ideia Jera, realmente seria muito funcional! Mas não põe isso no farol principal não. A PRF não proíbe o xenon (que não seja de fábrica) a tôa, eu sou testemunha de como esse tipo de lâmpada ofusca quem vem no lado contrário a ponto do condutor perder o controle do veículo (isso não é exagero), não perdi o controle...mas minha visibilidade foi praticamente ZERO e poderia ter atroplado fácil uma pessoa...
Acho legal o uso do xenon nos faróis auxiliares para uso em lugares pouco habitados e no off road noturno, ajuda bastante. Para não destoar dos faróis principais e de neblina com lâmpadas originais (amarelas), é só substituir pelas lâmpadas brancas, permitidas pelos órgãos de trânsito, que não ofuscam e não matam ninguém...
Abs!
rfgarcia
27/02/2010, 15:51
O pior ainda é quando o maltorista faz a adaptação da lâmpada xenon numa carcaça de lâmpada comum. O sistema de projeção de luz e foco das lâmpadas são diferentes o que causa maior problema de visão de quem vem em sentido contrário, além de não contar com regulagem de altura automática.
Tento focar numa posição após o veículo que vem, imaginando uma rota que devo fazer, não olhando diretamente ao xenon.
Antes de cruzar com o carro xenon, ponho o farol alto e abaixo novamente, pra tentar ver se existe algum veículo sem lanterna, bicicleta ou charrete entre a gente na pista. Já tomei um susto uma vez com uma Brasília na mesma pista que eu conduzia que ficou ofuscada pela luz forte do carro oposto.
Marcelo-HPE
01/03/2010, 12:38
Acabei de retirar o xenon do meu carro , em um ano e meio , já queimou um reator (R$ 110,00 ) e agora uma lâmpada ( 120,00 ) e a outra lâmpada já estava fraca e piscando , muitos defeitos em pouco tempo , chega !! meu xenon é da marca Tec-one , coloquei as lâmpadas Diamond Vision 5000k da Phillips, agora estou com o meu carro dentro da lei e menos sucetível a falhas de iluminação .
abs
Alagoano
01/03/2010, 14:27
Vc fez o correto Marcelão...
EDUNISSAN
15/06/2014, 14:19
467017
Moisés, a lâmpada H1 xênon é do mesmo tamanho e encaixa no mesmo lugar da H1 normal.
E o kit dos reatores também cabem dentro do farol, dependendo do fabricante. Veja foto.
BrunoDallanora2013
15/06/2014, 17:57
Mas não tinha saido um a Lei que para colocar farois xenon tem que ter limpador de farois ? uma vez saiu uma reportagem sobre isto ! sabe uns mercedes antigos que tinham um limpadorzinho nos farois ? acho que só este que vi com limpador de farol , e não sei o que tem a ver o limpador de farol para poder permitir usar xenom ! acho que tinha que ser proibibo de ser fabricado !
um coisa que é verdade é que é igual lanterna de led clareia mais e dura mais as pilhas , mas uma com lampada comum é bem mais forte alcança mais longe prefiro lampada comum com luz amarelada clareia forte igual atinge a mesma distancia e não ofusca tanto quem vem do lado contrario !
Victorktá
17/06/2014, 09:18
Tudo bem pessoal?
Quanto a problemas de luz alta em sentido contrário, o que eu sempre faço e tem dado certo até aqui é me guiar pela faixa central da via (quando ela existe) e diminuir a velocidade. NUNCA olhar em sentido das luzes contrárias! O melhor a se fazer é abaixar o foco da visão para menor ofuscamento.
Ainda acredito que a EDUCAÇÃO é o melhor caminho!
Quanto a lei citada pelo nosso amigo BrunoDallanora2013 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/membro-4x4-Brasil/73013.html) sinceramente desconheço! O que sei é que nos faróis de xenon de fábrica há um ajuste automático de foco, coisa que inexiste nas gambiarras que vemos por aí.
BrunoDallanora2013
18/06/2014, 20:46
Tudo bem pessoal?
Quanto a problemas de luz alta em sentido contrário, o que eu sempre faço e tem dado certo até aqui é me guiar pela faixa central da via (quando ela existe) e diminuir a velocidade. NUNCA olhar em sentido das luzes contrárias! O melhor a se fazer é abaixar o foco da visão para menor ofuscamento.
Ainda acredito que a EDUCAÇÃO é o melhor caminho!
Quanto a lei citada pelo nosso amigo BrunoDallanora2013 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/membro-4x4-Brasil/73013.html) sinceramente desconheço! O que sei é que nos faróis de xenon de fábrica há um ajuste automático de foco, coisa que inexiste nas gambiarras que vemos por aí.
Eu citei numa forma de pergunta porque saiu uma vez esta tal lei que tinha sido criada numa revista bem conhecida , pode ser que tenham modificado ou anulado ! mas que tinha saído tinha !
tem regiões que a faixa não existe ai a coisa complica ! nos CFC ensinam que em caso de ofuscamento deve quiar pela faixa externa da pista e não a central pois é justamente onde ta vindo a luz,mas o que importa é se defender e não fazer o mesmo que os outros estão fazendo de errado ! tem muita RS aqui totalmente sem nada de faixas refletivas ai a coisa complica bastante !
Victorktá
03/07/2014, 13:40
Aproveitando o tópico, alguém aqui já usou ou tem faróis de foco duplo? São bons? Iluminam bem?
DoctorKX
08/07/2014, 09:26
Aproveitando o tópico, alguém aqui já usou ou tem faróis de foco duplo? São bons? Iluminam bem?
Não muda muita coisa, a vantagem é que fica a baixa e alta ligado juntas, eu tenho na alta e nos de milha lampadas de xenom e na baixa uso lampada normal para não prejudicar quem vem de encontro, aí sempre quando aparece aqueles engraçadinhos que nao baixam a luz ou com farol forte, eu ligo tudo..ou eles baixam a luz na marra ou são obrigados a para, tem uns caminhões que são problemas.
o problema é quando a pessoa coloca xenom na alta sem entender e ainda vai la e coloca de 12.000..a claridade é menor e ainda prejudica muito quem vem ao encontro