PDA

Ver Versão Completa : Diferencial Chevete com homocinética



fag.online
10/02/2009, 14:49
Pessoal, alguém já fez, viu fazer, ou tem dicas de como fazer?
Usar o diferencial do chevette, cortar perto da bola, e colocar a homocinética do santana?

Vi isso no forum, e acho que pode ser de muita utilidade para nós.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=50827&page=4
Já estou pensando em uma 4x4 usando 2 diferenciais de chevette.

Abracos

rural4x4
10/02/2009, 16:18
Jeito de fazer o que vc quer tem sim, massss .............

Existe a opção do diferencial do omega ja pronta e sem sofrimento com adaptações

fag.online
10/02/2009, 17:58
Poise, porém o preço... aqui na minha região estão pedindo 500,00 só no diferencial, + homocinéticas acredito que fica em torno de 700,00

Enquanto um diferencial de chevet eu pago 50,00 + 2 homocinéticas 100,00 = 150,00, se eu gastar 200,00 de mão de obra ainda estou na vantagem, sem contar que na hora de uma manutenção de homocinéticas, sairia bem mais em conta. Ou na troca de um diferencial.

Abracos

Fabio.LS
10/02/2009, 18:00
Existe algum outro diferencial similar ao do Omega?
Estive pensando e não lembro de nenhum carro que tivesse o mesmo sistema.

rural4x4
10/02/2009, 19:16
Olha

Nao querendo te desanimar, mas a nao ser que o serviço de torno seja muito barato por ai, nao acredito que com R$200 vc faz a adaptação, vai ser preciso cortar o tubo, reforçar a parede do tubo no local cortado, adaptar uma sede para retentor, e o mais dificil, fabricar uma tulipa( a peça que vai ligar o miolo do diferencial com a homocinetica) tudo isso duas vezes.

Continuo afirmando, jeito tem, masss .... ainda assim eu apostava no diferencial do omega.

maxdelta
10/02/2009, 20:07
Boa essa idéia, no meu caso consigo os diferencias de graça!!! Só tem q conseguir uma nota "friascal" pra resolver tudo!!

Legal vou ver com torneiro amanhã!!!

Fontana Baja
10/02/2009, 20:19
Entre preço do diferencial mais serviço de torno e mais a encomodação, não sei não se é vantagem!!! a não ser q vc possua o torno ou o preço do serviço seja em conta.







não lembro de outro carro que use o diferencial parecido com o omega!!

fag.online
11/02/2009, 08:38
Rural, quando a reforçar a parede não é preciso,
Voce arranca fora todo o tubo (proteção) do diferencial, corta a parte da ponta, onde tem o retentor, rolamento, e solda novamente na base do diferencial....
Tirar e cortar faço em casa, a solda é que levaria no torneiro.
Com relação a fabricar a tulipa, a tulipa usada é a mesma tulipa do santana, basta esfacear o eixo do diferencial pra encaixar ela, é ai que está o serviço maior, e que até no momento não tive tempo de parar e analisar exatamente como ficaria o encaixe...

Ainda assim, vou continuar meus estudos para saber se compensa ou não..

De qualquer forma, agradeço aos colegas contribuintes, e se alguém tiver idéias, criticas ou sujestoes, fiquem à vontade.

Fabio.LS
11/02/2009, 15:21
fag.online,

Caso resolva "fabricar" este sistema, ou se mesmo achar alguma solução interessante para um sistema desse tipo, por favor poste aqui no fórum.

Fiquei muito interessado neste tipo de sistema para a idéia de um projeto que estou amadurecendo.

Obrigadão!

Marcelo A. Marchiodi
11/02/2009, 15:39
Tem mais uma coisa que deveria ser levada em consideração: comparem o tamanho dos 2 diferenciais, do Omega e do Chevete, não sei não, mas desconfio que um de Omega poderia até aguentar uns pneus 33"... desde que sejam usados os semi-eixo dele também, to achando os de Chevete muito pequenos...

To considerando os de Omega (do 2.2, relação de 3,90) para o meu projeto do Gurgel, já que to vendo a possibilidade de fazer um powertrain mais forte, ainda mais que tenho os semis do Omega já.

fag.online
12/02/2009, 11:12
Fica agora a dúvida com relação à resistencia do diferencial do chevette em trilhas, com motor 2.0 e pneus grandes...

Alguém tem experiencias e pode comentar?
Abracos

fag.online
13/02/2009, 08:16
Bom pessoal, levantamento de preços final.

Diferencial do Chevette = 80,00
Tulipa (bolachão santana) = 10,00x2=20,00
Mão de obra pra reduzir o semi-eixo e soldar a tulipa na ponta = 50,00x2=100,00
Homocinéticas (usadas) santana = 25,00x2=50,00

Resultado, diferencial do chevette com homocinética do santana = 250,00

Ainda não mandei fazer, pois gostaria de opniões de vocês com relação a problemas de quebra de diferencial do chevette em gaiolas..

Alguém?

Abracos

maxdelta
13/02/2009, 13:42
Neste valor, pra vc não seria melhor tentar então o diferencial de omega, pq dependendo vc acha neste valor, o diferencial de chevette não tem fama de dar muita manutenção porém são poucos os q tem pneus largos.

Aqui na minha região em Bom Jardim tem um chevette com pneus 255 e até é 4x4, usou 2 diferenciais traseiros, porém não sei como ele fez a manga de eixo. Mas deixando de lado é um chevette!!! O problema é q sempre q vejo o veículo eu to sem uma camera fotografica! Qualquer dia vou em Bom jardim só pra tirar foto dele!!!

Se vc for usar o diferencial do omega nós já sabemos q ele já independente!
O diferencial do chevette mesmo com homocinéticas irá aceitar flexibilidade dentro da bolota como os diferenciais q usam sistema independente?

fag.online
13/02/2009, 14:11
Bom, estive também verificando o preço do diferencial do omega as possiveis adaptações.

1 diferencial de omega (o mais barato que achei usado) estão pedindo R$ 600,00 + 2 homocinética do santana 60,00 + servico de torno pra refazer a furação pra encaixar no diferencial do omega 20,00 com um custo total de 680,00, praticamente o custo de 3 conjuntos montados com a homonéticas do santana (230,00 cada conjunto)
Vejam, não estou questionando aqui a qualidade do serviço, acredito que o servico vai ficar perfeito, pois o torneiro ao qual levei as peças para fazer uma avaliação, trabalha extritamente com tornearia de peças para máquinários agricolas.
Talvez a utilização do diferencial do chevette tenha sido pouco usado em gaiolas por se tratar de um eixo rigido.
Vou postar aqui o comentário de um colega que segundo ele já teve várias configurações de 4x4.
"Quebrando ou não, o que conta é o custo, e só isso já vale a pena o risco. Além do mais, serão dois eixos tracionando, ou seja, a força não recairá apenas em um eixo. Dessa forma, o trabalho dos diferenciais, mesmo em situação extrema, é aliviado. Prova disso é que os diferenciais originais do Niva são pequeninos, já que foram elaborados para uma aplicação de tração integral. Já o do Chevette foi feito para empurrar um carro inteiro só com um eixo. Se você divide esse esforço com outro, ele vai adorar ;-)"

De qualquer forma, ainda assim se alguém quiser se manifestar, opniões são sempre bem vindas....

Abracos

rural4x4
13/02/2009, 21:36
Fag

Continuo achando que vc vai trabalhar com solda em locais criticos,emendar semi eixos, nunca é boa ideia.
Quanto a durabilidade do diferencial do chevette, existem dois modelos, um da braseixos, que vinha especificamente no chevette, e um da DANA que equipava a Chevy e a Marajo( salvo engano é um dana 30) dai ja da pra se observar que vc deve procurar os da linha DANA , ja que o mesmo era considerado pela fabrica mais forte(UTILIZADO NA PICAPE E NA PERUA), inclusive as pontas de eixo nao sao intercambiaveis.

Quem usa chevette em provas de arrancada geralmente utiliza os diferenciais da linha DANA.

Masss ......

Continuo achando que vc devia optar pelos diferenciais da linha Omega.

Té mais

fag.online
16/02/2009, 09:37
Rural, obrigado pelas dicas, sabes me dizer se no diferencial tem alguma marca que identifique cada fabricante?

Vou fazer o diferencial do Chevete com a mesma largura do diferencial do omega.

Se começar a encomodar eu tiro o diferencial do chevette fora, coloco o do omega e o resto estará pronto...

Como comentei, este não é um projeto pra ficar pronto o mês que vem. Como já tenho a minha 4x2 pra andar, este projeto irei fazendo aos poucos, conforme a grana vai dando.

Abraços

Cezar candelaria
17/02/2009, 20:08
To fazendo minha 4x4 usando 2 diferenciais da kombi, mas sem a parte da caixa, para isso tirei a parte da caixa e ali coloquei um flange para adaptar um cardã de chevete. Vou tirar umas fotos e colocar pra voçes verem amanhã.

Fabio.LS
17/02/2009, 23:15
Alô Cezar!!
Por favor não esqueça das fotos..
Fiquei bastante interessado em ver a solução que você encontrou para montar o seu 4x4.
Valeu! :wink:

fag.online
18/02/2009, 08:15
Cesar, também fiquei interessado.... o diferencial da kombi é mais forte que o diferencial do chevette?
Abracos

Cezar candelaria
19/02/2009, 23:13
Se é mais forte eu não sei, mas é que eu acho mais facil fazer uma saida do que duas, e eu vou usar esse sistema porque os diferenciais ficam mais alto do chão. Ñão consegui tirar as fotos ainda, mas tentei atraves da figura mostrar + ou - como eu fiz. A parte amarela é o flange, que depois eu vou soldar o assento do rolamento de agulha original da caixa mais o retentor. É preciso tornear o assento do rolamento mais pra trás, visto que agora não tem mais a parte da caixa, só o pinhão e a coroa. Depois sobra a chaveta e a rosca do eixo principal para fora, não precisando soldar nada nele. Daí é so fazer uma peça que se encaixe ali com um flange que da certo em qualquer cardã. Pronto. Ali tem chaveta e porca pra prender bem.

Fabio.LS
20/02/2009, 23:44
Alô Cezar!

Obrigado pela foto e pela explicação.
Eu pelo menos, acho que entendi a solução que você encontrou.
Então a parte amarela, nada mais é que, uma "tampa" que fechará toda a parte aberta e exposta, com um furo que terá a sessão de assentamento do rolamento, para que o eixo trabalhe na posição correta.
Esta, é a caixa receberá o cardã vindo do cambio+motor.
Estou certo?

Cezar candelaria
21/02/2009, 21:41
Certissimo, voçe entendeu direitinho. Mesmo assim vou colocar uma foto assim que der ok.

fag.online
25/02/2009, 10:46
Ok, to entendendo +/- como quer fazer.
Mais a pergunta que não quer calar...
Quanto custa uma caixa de kombi? e quanto vais gastar com mão de obra?
Abracos

Cezar candelaria
26/02/2009, 18:47
Mas dá pra fazer com caixa de brasa, foi o que eu fiz. Quanto a mão de obra foi eu mesmo que fiz, tenho torno. Eu fiz a caixa de tras com uma comum de brasa e na frente vou colocar a coroa 35 da brasilia no porquinho da variante 2, é só encher um pouco o assento de onde era antes a coroa 33 e depois tornear.

fag.online
26/02/2009, 19:38
Bem mais fácil pra quem entende do assunto né, rsss...
Depois posta fotos pra nois
Abracos

thiago pupo fonseca
27/02/2009, 22:39
fala pessoal, na verdade qual e o grande vilao ? o motor ap ou os pneus grandes , pneus grandes com o motor do fusca tem menor chance de quebra? abracos.

Cezar candelaria
02/03/2009, 21:26
Na minha opinião os pneus grandes, pois são os que trancam no chão e depois o motor se tiver força pra girar pode quebrar a caixa. O motor do fusca apanha pra tocar uns pneus muito grande, por isso é mais dificil quebrar.

Fabio.LS
05/03/2009, 10:12
Fala Cezar!

Não querendo ser xarope mas sendo, conseguiu fazer umas fotos da flange que você desenvolveu?

Ainda estou bastante curioso para ver o resultado final do trabalho.

Abração a todos!

fag.online
09/03/2009, 14:17
Estou com 1 diferencial e 2 tulipas em mãos...
Acho que até final do mês encaminho pro torneiro pra colocar as homocinéticas, dai posto fotos.
Abracos

Cezar candelaria
10/03/2009, 22:12
Olha as fotos aí. Falta alguns ajustes ainda como furos do cardã, parafusos novos no flange e colocar mais pra dentro aquela peça ali separada ( encaixe do cardã do chevete ). Eu usei o proprio rolamento de agulha da ponta do eixo da caixa que vai na rabeta e um retentor 52x35 universal, usado em implementos agricolas ( 5,00 hehe ).

Cezar candelaria
10/03/2009, 22:25
Não deu, vai denovo. Antes e depois. Reparem que o assento do rolamento de agulha foi recuado para tras para ficar alinhado com o novo flange. Antes ele era logo apos a rosca, agora depois da chaveta.

Cezar candelaria
10/03/2009, 22:39
Que mer... só vai de uma uma...

vinijost
10/03/2009, 22:45
E ai Cezar, beleza?

O cara.. To começando a fazer o meu 4x4..

Você usou a caixa com eixo rigido atraz, e na frente o da variante II com homocinéticas?

Eu queria usar atraz e na frente a caixa do passat, mais se você usou atraz eixo rigido e deu certo.. até posso pensar nesta hipótese.

Será que o motor 1600 Ar toca a tração 4x4?

Abraços

Vinícius.

Cezar candelaria
11/03/2009, 21:06
Sim, eu usei o da brasa atras e na frente vou usar o da variant 2 com o conjunto coroa e pinhão da brasa, 8x35. Tambem pensei em usar duas caixas de passat, mas daí tem que fazer todo o chassis. Eu acho que não da um motor 1600, pois è muito fraco.

vinijost
11/03/2009, 23:44
Sim, eu usei o da brasa atras e na frente vou usar o da variant 2 com o conjunto coroa e pinhão da brasa, 8x35. Tambem pensei em usar duas caixas de passat, mas daí tem que fazer todo o chassis. Eu acho que não da um motor 1600, pois è muito fraco.

O Cezar,
Sabe me dizer se a coroa e pinhão da caixa da variante I 1600, é igual a da varainte II 1600 ? :parede:

eu to com uma caixa de variante I em casa.. na verdade a variante Inteira.. e queria só adaptar uma caixa com homocinéticas na frente então.. que nem vc tá fazendo.. tem alguma caixa que é igual a da variante I (em relação a coroa e pinhão) que seja com homocinéticas? :pensativo:

Abraços

danib
12/03/2009, 00:34
Não entendo muito disso mas tipo de opala não da?:parede:

Cezar candelaria
12/03/2009, 17:02
Vinijost, não sei te dizer isso mesmo, só abrindo pra ver, até porque podem ter mudado essa caixa trocando por uma de fuca ou brasilia, e aí? Não dá pra arriscar colocar 2 relaçoes diferentes.

fag.online
29/06/2009, 17:07
Olha o resultado do servico.
Abracos

marcos22
29/06/2009, 21:45
O Cezar,
Sabe me dizer se a coroa e pinhão da caixa da variante I 1600, é igual a da varainte II 1600 ? :parede:

eu to com uma caixa de variante I em casa.. na verdade a variante Inteira.. e queria só adaptar uma caixa com homocinéticas na frente então.. que nem vc tá fazendo.. tem alguma caixa que é igual a da variante I (em relação a coroa e pinhão) que seja com homocinéticas? :pensativo:

Abraços


vc pode usar somente as tampas laterais que tem saida para as tulipas das homocineticas e a ''caixa satelite'' ou ''diferencial'' do gol bx que tem as estrias internas para as tulipas que serve em qualquer caixa de vw a ar..

quanto a ficar com a mesma relação ,monte a coroa da variant na sede da caixa satelite do gol bx.. se não bater a medida, tem que fazer um enchimento ,ou tornear a sede para servir.

abs..
:concordo::concordo:

JNS
02/07/2009, 09:40
cezar sou novo aqui e entendo pouco de mecânica.
porem to curioso pra saber como que vc vai fazer a ligação desse cardã na caixa traseira?

Cezar candelaria
04/07/2009, 13:36
Poderia em explicar melhor a pergunta?

vinijost
07/07/2009, 20:35
E ai Cezar, Tudo certo?

Cara, consegui duas caixas de variante II com homocinéticas, e já abri uma das caixas e desmontei as engrenagens e deixei ela que nem você mostrou ali na primeira foto.

Recoloquei só o eixo do pinhão que por sinal é encaixado, mais queria te fazer uma pergunta.

Ali na parte de dentro da tampa que você produziu, você colocou alguma bucha para o eixo não sair para fora. Porque pelo que eu vi, o eixo é só encaixado para dentro da caixa ( ali perto onde tá o pinhão). gostaria de saber também, que rolamento você vai usar para colocar ali na parte da tampa.

vou tirar uma foto da minha caixa para poder explicar melhor.

Abraços,

Cezar candelaria
07/07/2009, 22:26
Lá dentro da caixa o eixo do pinhão é preso com 4 parafusos.
Pode ver que tem um flange que prende o rolamento na carcaça da caixa, e é nesse falnge que tem 4 parafusos.
O rolamento é o mesmo que tem ali na frente da chaveta, junto com a rosca, pois é só mandar rebaixar o eixo com 25mm mais prá trás.

vinijost
08/07/2009, 12:36
Sim, tem um flange sim.

Ahh.. eu vou rebaixar os 25mm mais para traz, que fique bem onde é a tampa, dai vai escorar e não vai cair fora.

Obrigado pela explicação.

Mais uma pergunta.
Na caixa de traz, você vai soldar o eixo que será alongado para fora da caixa por cima da porca que segura o eixo do pinhão (que ficaria mais forte) ou vai retirar a porca e alongar o eixo?

Abraços,

Cezar candelaria
08/07/2009, 23:27
Não vai solda.
Na foto já tá como fica pronto.
é que voçe não notou que nessa caixa está sem a parte menor da carcaça.
Está sem a tampa e sem aparte pequena da caixa.

vinijost
09/07/2009, 12:04
Não vai solda.
Na foto já tá como fica pronto.
é que voçe não notou que nessa caixa está sem a parte menor da carcaça.
Está sem a tampa e sem aparte pequena da caixa.
Cezar,

Acho que me expressei mal, eu estava me referindo a caixa de vai atraz da gaiola, ela tem que ter o eixo do pinhão alongado certo?
Ele será alongado para fora da caixa, mais como você vai alongar o eixo? vai soldar um pedaço no final do eixo do pinhão, ali onde tem aquela porca? soldar com porca e tudo ou vai retirar o eixo e soldar fora, depois recolocar o eixo no lugar com o enxerto?

Abraços,

Cezar candelaria
10/07/2009, 20:11
Na realidade eu vou usar assim tambem atrás ( ta aí a confusão ).
Porque? Porque vou usar caixa do cheva, motor ap dianteiro e uma t-case para transferir os cardãs para 2 caixas dessas entendeu?

wltreis
24/08/2009, 00:09
Fag, este dif é do chevete ? quanto ficou para cortar e o que voce gastou para adaptar aflange que receberá as homocinéticas? Pelo jeito ficou muito bem feito, parabens e boas trilhas!

fag.online
24/08/2009, 08:39
Fera, pra min saio em conta pois o cara da tornearia é arregado e ele aceitou o desafio, pois aqui nao tinha feito nenhum ainda.
Saiu pra min por 360,00 pronto, com diferencial e tudo.
Coloquei as tulipas do santana, pra poder colocar uma homocinética mais forte... e a entrada do cardã foi colocado a cruzeta do chevette.
Ainda não coloquei funcionar, mais até o final do ano estará funcionando.
Abracos

daniel matte
28/08/2009, 22:22
Pessoal, alguém já fez, viu fazer, ou tem dicas de como fazer?
Usar o diferencial do chevette, cortar perto da bola, e colocar a homocinética do santana?

Vi isso no forum, e acho que pode ser de muita utilidade para nós.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=50827&page=4
Já estou pensando em uma 4x4 usando 2 diferenciais de chevette.

Abracos
e ai blz!!
tenho um colega aqui que fez uma 4x4 com cambio de cvte e dif de cvte com tulipas de gol.
ai vo ver se tiro umas fotos pra ti e posto aqui ou se preferir meu e-mail e df-matte@brturbo.com.br, passo todas as dicas pra ti sem erro e e muito mais facil do que pensa valeu!!
to fazendo uma adaptaçao de cambio de cvte com motor ap e dif de cvte p bota num fuscao, vai fik bala, porque o cambio do fusca nao ta aguentando nada e no massimo 2 trilhas e quebra ou a re ou outra m.. dentro
se precisar de ajuda vo tirar as fotos e mando por e-mail valeu brow..

UM ABRAÇO.

nene1
30/08/2009, 19:56
só viajando na maioneze , e se vc usase as tulipas do santana soldas na ranhura da ponta de eixo do chevete a que vai encaixada na na planetaria , e antes do retentor colocasse um rolamento para dar apoio , ficaria bem pratico no caso de manutenção , quantoa solda aguentar acredito que aguente porque emenda- se até eixo piloto de caminhão gostei da ideia vou pensar melhor a respeito

Mauricio Rossetto
22/05/2010, 19:24
Sim, pode confiar na solda pois aguenta muito bem, tenho em meu Niva 5 semi eixos encurtados e soldados nas adaptações que fiz e está 100% a mais de 4 anos, fazendo trilhas e no sítio puxando carretinha com uma tonelada em cima. Agora faça o serviço em um torneiro bem equipado e com experiência nesse tipo de serviço.

Jefferson lousan
14/04/2018, 23:19
Tem o do mitsubishi eclipse 4x4 e ele está 400 no mercado livre

caio-marques
14/08/2019, 20:24
Fera, pra min saio em conta pois o cara da tornearia é arregado e ele aceitou o desafio, pois aqui nao tinha feito nenhum ainda.
Saiu pra min por 360,00 pronto, com diferencial e tudo.
Coloquei as tulipas do santana, pra poder colocar uma homocinética mais forte... e a entrada do cardã foi colocado a cruzeta do chevette.
Ainda não coloquei funcionar, mais até o final do ano estará funcionando.
Abracos

Amigo Parabéns pelo seu projeto, Gostei muito, tenho em mente em executar esse mesmo projeto também queria saber, como ficou ? como os diferenciais reagiu ? se compensou ? Agradeço dês de já..