Ver Versão Completa : Barulho estranho quando da Ré
pierre090
10/02/2009, 12:07
Bom pessoal como sou novo aqui vou falar qual é minha viatura. É uma Hilux cabine dupla 93 2.4D é das baixinhas, estou um pouco preocupado com um barulinho que esta dando, tenho certeza de que o barulho é no diferencial ou cardan, quando eu dou re ele da um barulho ti de ferro rossando em ferro, o mesmo acontece quando estou andando e paro de acelerar sem debriar ou seja com ela engatada, isso so acontece na ré na primeira, segunda, e na terceira quando a velocidade é baixa.
Bom desde já agradeço.
Grande Abraço.
rmfsouza
10/02/2009, 13:12
Eu tenho uma Hilux 4x4 2.8 CD 1995 e estou com estes mesmos sintomas.
A picape está na oficina para verificar o problema. Eu estou suspeitando de alguma folga no eixo cardã, mas por precaução vou trocar o óleo do diferencial também.
Qualquer novidade eu posto aqui.
Roberto
pierre090
10/02/2009, 13:25
aaahh ok estou no aguardo.
desde ja agradeço
a minha ranger tava com isso... troquei as cruzetas sumiu o barulho
Vinicius4x4
11/02/2009, 10:35
Bom pessoal como sou novo aqui vou falar qual é minha viatura. É uma Hilux cabine dupla 93 2.4D é das baixinhas, estou um pouco preocupado com um barulinho que esta dando, tenho certeza de que o barulho é no diferencial ou cardan, quando eu dou re ele da um barulho ti de ferro rossando em ferro, o mesmo acontece quando estou andando e paro de acelerar sem debriar ou seja com ela engatada, isso so acontece na ré na primeira, segunda, e na terceira quando a velocidade é baixa.
Bom desde já agradeço.
Grande Abraço.
bom, provavelmente sejam as cruzetas do cardã, va a um mecânico de confiança e peça pra ele engraxar as cruzetas.:concordo:
esse engraxamento deve ser feito a cada 5000km ou quando andar em áreas alagadas, arenosas ou com muito pó.
caso engraxando não resolva, deves trocar as cruzetas,( mas antes de trocar avalie se é nas cruzetas mesmo).
o valor das cruzetas é bem em conta.
após resolver o problema, posta aqui no fórum para dizer o que realmente era, e como ficou.
abraço e boa sorte
pierre090
11/02/2009, 11:28
Ahh..já estava desconfiando dessa cruzeta mesmo, vo levar no meu mecanico para ele fazer esse serviço pra mim mesmo, so que eu tinha ouvido falar em que o diferencial da hilux era blindado e que nao teria como fazer isso, bom mas como você disse que isso acontece quando passa por agua, areia etc.. matou a charada, ela começou a fazer isso depois que meu pai passor com agua até o capô com ela.... Toyota é foda
e isso que a minha é 4x2. heehehehe
Mas muito obrigado vou fazer isso que você me recomendou e depois posto aqui pra ver no que que deu.
Grande abraço.
Vinicius4x4
11/02/2009, 13:40
Ahh..já estava desconfiando dessa cruzeta mesmo, vo levar no meu mecanico para ele fazer esse serviço pra mim mesmo, so que eu tinha ouvido falar em que o diferencial da hilux era blindado e que nao teria como fazer isso, bom mas como você disse que isso acontece quando passa por agua, areia etc.. matou a charada, ela começou a fazer isso depois que meu pai passor com agua até o capô com ela.... Toyota é foda
e isso que a minha é 4x2. heehehehe
Mas muito obrigado vou fazer isso que você me recomendou e depois posto aqui pra ver no que que deu.
Grande abraço.
Pierre...
só para esclarecer, as cruzetas não são no diferencial.
São peças em "formato de cruz" que unem o cardã ao diferencial, e a caixa de tansferência
esse barulho que vc cita, provavelmente é proveniente desta peça( cruzeta), que não esta devidamente lubrificada, ou esta com folga.
ao todo, como sua pkp é 4x2, creio que tenha 3 cruzetas, uma saindo da cixa de marchas e unindo ao cardã, uma no meio do cardã( se o seu cardã for dividido em 2) e outra no final do cardã onde se junta com o diferencial.
para mexer( trocar ou engraxar) as cruzetas, não precisa abrir o diferencial.
e tu disse que teu pai andou em locais alagados certo?
aproveita e troca o óleo da caixa e do diferencial , pois vira e mexe entra um pouco de água dentro, e andar com o óleo contaminado por agua, não é bom, se der problema, vai gastar R$$$$, então, aproveita e troca estes óleos, ( da uma olhada no manual da pkp, que tem as especificaçãos do óleo)
abraço e boa sorte.
rmfsouza
11/02/2009, 19:43
No caso da minha hilux, o mecânico hoje me disse que o problema é bem provável que seja na cruzeda do cardã com folga.
Devo trocar a cruzeta nos próximos dias e aí vamos ver se o barulho some.
Se não for isso, o próximo passo é avaliar o diferencial.
O valor da cruzeta deve estar por volta de R$ 200
Abraços,
Roberto
pierre090
11/02/2009, 21:14
otimo vinicius, hoje quando cheguei do serviço fui correndo no meu mecanico e ele me explicou, exatamente o que você disse ai, vou engraxar ela sabado e ele ja vai revisar o resto pra mim, ele nem vai me cobrar para engraxar...
obrigado e abraços..
No caso da minha hilux, o mecânico hoje me disse que o problema é bem provável que seja na cruzeda do cardã com folga.
Abraços,
Roberto
ta meio caro , troquei as duas da ranger por R$120,00 mais MO, cruzeta se compra por tamanho da uma pesquizada melhor...
Vinicius4x4
12/02/2009, 10:22
Abraços,
Roberto
beleza Roberto.
da uma pesquisada, pois este valor de R$ 200,00 em uma cruzeta ta bem caro!
quando troquei a minha, paguei em torno de + ou - R$ 100,00 original Toyota.
da uma pesquisada melhor nos preços
abraço e boa sorte
pierre090
16/02/2009, 09:16
Olá pessoal, como disse levei a viatura na oficina para engraxar as cruzes, isso foi sabado demanhã, então meu mecanico disse que teria que andar com ela para que a graxa esquentace e lubricasse toda a cruzeta, então logo que andei já senti a diferença pois ainda não parou por completo o barulho, então irei aindar agora uns 60km de asfalto e esperar ve se o resultado aparace.
Obrigado.