Conectar

Ver Versão Completa : Caixa de direção do maveco ou ?????????

Romero
09/02/2009, 23:05
Boa noite senhores,

Como alguns de vocês já sabem, sou novato aqui ...... dei umas voltas na viatura neste final de semana e já estou pensando em alguns 'upgrades' :p:p

Li tópicos infindáveis sobre quais direções usar para diminuir o esforço braçal ..... a minha é original com baita pneuzão, tenho que pendurar nela :lol:

Nestes tópicos só fiquei mais confuso ..... estou propenso a colocar outra mecânica, como aquela matéria da 4x4 e cia sobre a instalação da direção do maveco.

Vocês que tem a do maveco, apesar de cortar a lata, fica boa mesmo ???

Poderiam colocar fotos ???

A propósito, como chama aquela bolinha que é colocada no volante para facilitar o esterço (igual de pá carregadeira) ????:pensativo:

rubensx
09/02/2009, 23:10
fala meu veio, etão fica muito boa a mecanica do maveco, porém vc aumenta a quantidade de giros de volante de batente a batente

logo o mais indicado seria uma hidraulica de opala ou de S10 caos vc venha a usar uns pneus maiores ainda

senão vai de maveco mesmo que é uma boa, e nÀo tme problema ficar por fora do cofre, fique tranquilo, se bem instalada fica ótima

outra direção mecanica que fica muito boa é do DODGe e parece que fica por entro do cofre, mas dificil de achar

abraços

Leri
09/02/2009, 23:13
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=48199

Quanto a bolinha, esqueça, estou com um dedo quebrado pelo volante do meu jeep e nem bolinha tenho, se tivesse, talvez estaria com a mão toda quebrada.

JP CJ-5
09/02/2009, 23:32

Eu não tenho dir. do maveco, ...mas aqui tem algumas fotos para ilustrar.

[ ]'s

Dodger
10/02/2009, 02:39
Bom, no Jeep eu num posso afirmar nada, mas tive e tenho Mavericks e a caixa de direção eu posso afirmar que é excelente.
Só tem que ficar atento pq tem dois tipos de caixa, uma de sistema convencional que vinha nso maverick 6 cil e outra de sitema de esferas recirculantes que vinha nos como motor 4 cil e V8, a boa é esta ultima pq é leve e não dá manutenção, nunca peguei um carro destes com folga na direção e nem nunca tive que dar manutenção nisso. O unico porém é o que o Rubens já falou ai acima, é leve pq é muito desmultiplicada, então dá muitas voltas de batente a batente, se vc quiser uma de resposta rápida vai ter que procurar outra coisa.

Sidnei
10/02/2009, 07:57
Tenho na minha viatura caixa de direção mecânica do VW Santana e não tenho do que reclamar. Fica macia e bem precisa, inclusive tem até kit dos suportes para instalação dessa caixa no Jeep.
Fica aí mais uma opção.
Agora, se quiser já gastar um pouco mais, põe logo uma hidraulica (santana, opala, etc...)

matrakaum
10/02/2009, 10:52
Eu tenho a de Maveco no Caroço, não sei se é esta do V8 ou a simples, que nem o Dodger falou. Só sei que, apesar da folga, mas, acredito que seja devido aos terminais de direção, ela é muito boa e leve. A estética é horrível...com a caixa pra fora do cofre do motor, mas, a resistência e o ganho no conforto compensam. Eu já dirigi alguns Jeeps com a Direção original e posso afirmar que a minha é bem mais confortável... Um abraço,

RBM
10/02/2009, 12:07
A minha não é hidraulica, o mecanico flou que era da F 100 ou F 1000, não lembro agora, fica no parachoque, e bem leve. pode até ser pelos pneus, não sei, 750x16 frontiera, mas gosto dela, e facinho fazer baliza só com uma mão... depois coloco foto dela

Gustavo de Olliveira
10/02/2009, 13:53
Já que ("Jaque") vai mexer na danada da caixa, pense com carinho em uma hidraulica.
Se somar o esforço que vai deixar de fazer por toda a vida daria prá erguer um navio.
Mas o melhor de tudo é só encostar a mão no volante, sem segurar, e girar os trinta e três como se fossem pneus de carriola.
uso a DH. da F1000.

Vinicius_4x4
10/02/2009, 14:07
Eu tenho o setor do maverick no meu jipe .. uso somente em trilhas .. é boa .. macia e tudo o mais, porém tem o inconveniente de ter de fazer mais voltas para esterçar as rodas. As trilhas aqui são praticamente só banhado, então não sinto tanta falta. Se tuas trilhas forem de erosão ou algumas perambeiras que tenha que ficar manobrando pode cansar um pouco.
A minha não troco por que tah lá .. e funcionando .. mas se tivesse que adaptar gastaria um pouco mais e colocaria uma direçao hidráulica.

wcas
10/02/2009, 16:33
coloque a de opala ou S-10 vai ser mais facil de far manutencao depois por ainda ter muitar delas por ai.

Duda Lopes
10/02/2009, 16:44
coloque a de opala ou S-10 vai ser mais facil de far manutencao depois por ainda ter muitar delas por ai.

x2.

E o custo beneficio é muito bom.

[].

RBM
15/02/2009, 16:21
Alguém sabe se o mecanico falou certo, se minha direção é da F 100 ou F 1000?

Gustavo de Olliveira
15/02/2009, 19:42
A minha é de F1000 ( hidraulica ) e é bem diferente...

Julinot
16/02/2009, 07:06
Olá... você abriu o tópico e não deu mais as caras.
Ainda precisa de palpites ? Bem, se ainda estiver precisando... seguinte: eu coloquei hidráulica no meu CJ com motor 6 cil original e estou achando que os dois ou três cavalinhos roubados pela bomba da direção me fazem falta. Então... dependendo do motor, hoje com a experiência que tenho, não colocaria uma DH e partiria para a do maverick.

Abraços a todos...

Boa noite senhores,

Como alguns de vocês já sabem, sou novato aqui ...... dei umas voltas na viatura neste final de semana e já estou pensando em alguns 'upgrades' :p:p

Li tópicos infindáveis sobre quais direções usar para diminuir o esforço braçal ..... a minha é original com baita pneuzão, tenho que pendurar nela :lol:

Nestes tópicos só fiquei mais confuso ..... estou propenso a colocar outra mecânica, como aquela matéria da 4x4 e cia sobre a instalação da direção do maveco.

A propósito, como chama aquela bolinha que é colocada no volante para facilitar o esterço (igual de pá carregadeira) ????:pensativo:

Romero
19/02/2009, 10:37
Ainda precisa de palpites ? Bem, se ainda estiver precisando... seguinte: eu coloquei hidráulica no meu CJ com motor 6 cil original e estou achando que os dois ou três cavalinhos roubados pela bomba da direção me fazem falta. Então... dependendo do motor, hoje com a experiência que tenho, não colocaria uma DH e partiria para a do maverick.

Abraços a todos...

Putz ..... não precisa dar bronca :oops::oops:

Fiz cirurgia de miopia na sexta (13/02) e ainda tá tudo meio "nuviado" :lol:

Obrigado pela dica ..... e palpites serão sempre bem vindos.

Abraço

coloma
08/12/2009, 20:04

Abraços a todos...
Amigo ,
O meu jeep é todo original mas a direção é a unica coisa que dar dor de cabeça apeta e nada aperta e a mesma coisa folga.Eu uso ele para meu dia a dia to chateada .Gostaria que vc me falasse o que comprar qual opara eu poder mudar a direção do meu CJ5 .
Aguardo a ajuda
Andrea Coloma

rubensx
08/12/2009, 20:27

Abraços a todos...

se grana num for problema procura uma bomba eletrohidraulica do clio 98-99 ou astra/classeA/stilo

e boas :-D

salve a eletronica!

rubensx
08/12/2009, 20:30
Amigo ,
O meu jeep é todo original mas a direção é a unica coisa que dar dor de cabeça apeta e nada aperta e a mesma coisa folga.Eu uso ele para meu dia a dia to chateada .Gostaria que vc me falasse o que comprar qual opara eu poder mudar a direção do meu CJ5 .
Aguardo a ajuda
Andrea Coloma

coloma, se for direçãod e opalahidrualica fica muito boa, a de maverick (sem ser hidrualica) é uma direção bem desmultiplicada e bem leve ideal tb, mas eu iria de hidraulica pelas n vantagens

pode-se usar de S10, Cherokee, opala ou landau (landau é muito muito mole)

rafaelcardoso
08/12/2009, 20:39
Eu tenho a do Maverick no meu Jeep, é realmente muito leve, meus pneus são muito largos e a direção é muito leve, é altamente recomendável um amortecedor de direção, mas realmente ela dá mais voltas, mas é muito leve! Tiro fotos no fim de semana e posto aqui pra você da adaptação, a gambiarra é ficar do lado de fora da grade dianteira, a do opala dá pra colocar dentro do cofre, mesmo sem inverter o Pitman, se você for comprar agora, compra uma do Opala Hidráulica se quiser mesmo a do maveco, fica com a minha que eu compro a do Opala pra mim! :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Jacimar
09/12/2009, 07:22
Amigo ,
Aguardo a ajuda
Andrea Coloma

Prezada Andréa bom dia, minha esposa usa o Jeep dela no dia a dia também, e fim de semana para trilhas e ir à chácara, rodou desde 2001 com a direção original sempre brigando com as folgas e shimmy, ela usa pneus 255X75X15 :shock: em 2007 instalou a direção do Gol/Santana mecânica, trocou o volante original por um esportivo ( pequeno ) e ficou muito bom :concordo: ela não é halterofilista nem nada e ficou razoavelmente leve, a vantagem é que no futuro se quiser pode - facilmente - trocar pela hidráulica, quanto a do Maverick além de ficar feio já é uma direção antiga, acho que vai ficar difícil dar manutenção no futuro . . . e essas muito modernas ainda não conheço mas devem ser caras :parede: boa sorte !

coloma
09/12/2009, 14:17
Prezada Andréa bom dia, minha esposa usa o Jeep dela no dia a dia também, e fim de semana para trilhas e ir à chácara, rodou desde 2001 com a direção original sempre brigando com as folgas e shimmy, ela usa pneus 255X75X15 :shock: em 2007 instalou a direção do Gol/Santana mecânica, trocou o volante original por um esportivo ( pequeno ) e ficou muito bom :concordo: ela não é halterofilista nem nada e ficou razoavelmente leve, a vantagem é que no futuro se quiser pode - facilmente - trocar pela hidráulica, quanto a do Maverick além de ficar feio já é uma direção antiga, acho que vai ficar difícil dar manutenção no futuro . . . e essas muito modernas ainda não conheço mas devem ser caras :parede: boa sorte !

Perto da minha casa tem umas casas de ferros velhos.Gostaria de saber o que comprar?:pipoca:

Jacimar
09/12/2009, 16:52
Perto da minha casa tem umas casas de ferros velhos.Gostaria de saber o que comprar?:pipoca:

Olá ! bem, a instalação deve ser feita por um mecânico que tenha experiência nessa adaptação, pois envolve não só a colocação do setor mas também a adaptação da coluna de direção, ele é que vai te orientar melhor mas a princípio você precisa do setor de direção, não acho interessante colocar peça usada, afinal a direção chega a ser tão importante quanto os freios, não é mesmo :pensativo: ! minha esposa gastou cerca de R$ 1000,00 sendo que o setor ( novo ) custou R$ 450,00 e o volante R$250,00 o resto foi da adaptação da direção e mão de obra, boa sorte :concordo:

coloma
12/12/2009, 14:42
Olá ! bem, a instalação deve ser feita por um mecânico que tenha experiência nessa adaptação, pois envolve não só a colocação do setor mas também a adaptação da coluna de direção, ele é que vai te orientar melhor mas a princípio você precisa do setor de direção, não acho interessante colocar peça usada, afinal a direção chega a ser tão importante quanto os freios, não é mesmo :pensativo: ! minha esposa gastou cerca de R$ 1000,00 sendo que o setor ( novo ) custou R$ 450,00 e o volante R$250,00 o resto foi da adaptação da direção e mão de obra, boa sorte :concordo:
A galera aqui vendem esses setores aqui zero bala por isso te perguntei .Agora a minha outra duvida é que meu CJ5 é todo original e nao gostaria de mudar o volante é possivel isso?????

Jacimar
14/12/2009, 07:23
A galera aqui vendem esses setores aqui zero bala por isso te perguntei .Agora a minha outra duvida é que meu CJ5 é todo original e nao gostaria de mudar o volante é possivel isso?????

Perfeitamente possível ! no da minha esposa ela trocou o volante por questão de gosto pessoal, eu comprei um 64 recentemente e ele tem direção de Gol/Santana também, só que com volante original, a grande diferença é que o volante pequeno dá mais agilidade ao Jeep, por exemplo : você está dirigindo e de repente aparece um buraco ( coisa rara no Brasil :parede: ), no Jeep dela você desvia do buraco e volta ao curso normal com pequena manobra do volante, igual a um automóvel pequeno, no meu, eu tenho que manobrar como um Jeep, ou seja, girar o volante com uma mão só fazendo um grande círculo para depois voltar ao curso normal - nem sempre dá para fugir do buraco :oops: , você pode fazer por partes : troca a direção, experimenta, troca o volante, experimenta, se ficou pesado para você, coloque a direção hidráulica ou volte o volante original. :discordo: não faça a modificação sem dar uma consultada aqui no fórum, para poder orientar o seu mecânico como é feito corretamente, depois que pesquisei descobri que os nossos dois Jeeps foram feitos de uma forma que não era a melhor, tá funcionando mas assim que puder vamos modificar para ficar 100%, hoje tá 99% :lol: um abraço . . .

edwint
15/12/2009, 23:34
caia fora!! vc vai usar uma caixa antiga e fora de linha p/ substituir outra antiga e fora de lnha, alem de ficar aquele trabolho na frente do jeep... como diz o ditado "gastar vela com difunto ruim"...
coloca logo uma caixa do gol ... ja é unamimidade, uqem pois nao se arrependeu... barato, de confiança e facil de substituir...:concordo:

alem disso vc pode deixar o interior do jeep original , se quiser, usando o mesmo volante.

coloma
16/12/2009, 01:10
caia fora!! Vc vai usar uma caixa antiga e fora de linha p/ substituir outra antiga e fora de lnha, alem de ficar aquele trabolho na frente do jeep... Como diz o ditado "gastar vela com difunto ruim"...
Coloca logo uma caixa do gol ... Ja é unamimidade, uqem pois nao se arrependeu... Barato, de confiança e facil de substituir...:concordo:

Alem disso vc pode deixar o interior do jeep original , se quiser, usando o mesmo volante.
me fala o que comprar!!! Qual o modelo do gol pois eu ja tive um quadradinho e agora tenho um bola 2006?

a.veiga
16/12/2009, 12:11
Bom dia, Coloma to indo para feira de santana agora no Natal e tenho a mesma duvida q vc, vi um jeep com direção do santana e achei muito legal, vou procurar ai para ver se acho, não aguento mais minha direção original!!! abraços!

Robertux
16/12/2009, 14:38
Dêem uma olhada neste post:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=872&highlight=dire%E7%E3o+santana

Jacimar
16/12/2009, 15:07
Fantástico :palmas: ! os nossos dois Jeeps foram feito como na primeira foto anexada pelo Ribon, ou seja, errado :parede: , o meu foi comprado assim, agora o da minha esposa foi feito por um mecânico que tem Jeep a mais de 20 anos, faz trilha, e já foi presidente de um Jeep clube de minha região, só batendo . . . vou sugerir a ele começar a acessar o fórum :lol: a próxima vez que for na sua oficina vou ver como o Jeep dele foi feito, valeu Robertux :concordo:

coloma
17/12/2009, 01:22
Bom dia, Coloma to indo para feira de santana agora no Natal e tenho a mesma duvida q vc, vi um jeep com direção do santana e achei muito legal, vou procurar ai para ver se acho, não aguento mais minha direção original!!! abraços!
veiga procura na rua dos ferros velhos se vc nao tiver tanta pressa queria muito trocar umas ideias com vc .

a.veiga
18/12/2009, 11:53
opa estarei tranquilo ai em Feira, chego na quarta 23/12 e vou embora 25 oou 26/12 agente pode trrocar uma ideias sim!!! Agente pode marcar! Agora falando da direção, meu mecanico daqui não concorda q eu coloque a de santana, quer q eu coloque de F1000, agora já não sei mais!!!

coloma
19/12/2009, 10:58
opa estarei tranquilo ai em Feira, chego na quarta 23/12 e vou embora 25 oou 26/12 agente pode trrocar uma ideias sim!!! Agente pode marcar! Agora falando da direção, meu mecanico daqui não concorda q eu coloque a de santana, quer q eu coloque de F1000, agora já não sei mais!!!
eu nao entendo de muita coisa de jeep nao mas gosto de conversar com quem sabe meu MSN l coloma2@hotmail.com abraços amigo :wink:

Robertux
21/12/2009, 19:26
Agora falando da direção, meu mecanico daqui não concorda q eu coloque a de santana, quer q eu coloque de F1000, agora já não sei mais!!!

Não sou muito experiente com direção, até mesmo porque o meu está com a caixa original que, por enquanto, está dando conta do recado, mas depois de tudo que li aqui no forum e depois de ouvir a opinião dos jipeiros mais experientes em minha cidade, se um dia for trocar a minha eu não colocarei a do Santana, para andar na cidade pode ser boa, mas para trilhas dizem que é fraca. As melhores dizem que são a do Opala, Maverick, F-1000, não necessariamente nessa ordem.

edwint
22/12/2009, 08:29

seu mecanico esta por fora...:parede::parede: no meu caso 3 anos de trilhas medias a pesadas, e ainda esta perfeita... se essa caixa for fraca, imajino qual seria a "forte"... caixa do gol, ja é unanimidade entre todos os jepeiros da minha regiao, basta vc ir num encontro de jepeiros trilheiros e vc vai ver...

a.veiga
11/01/2010, 10:42
seu mecanico esta por fora...:parede::parede: no meu caso 3 anos de trilhas medias a pesadas, e ainda esta perfeita... se essa caixa for fraca, imajino qual seria a "forte"... caixa do gol, ja é unanimidade entre todos os jepeiros da minha regiao, basta vc ir num encontro de jepeiros trilheiros e vc vai ver...
Bom dia meu amigo, ainda bem então, pq não ouvi os conselhos dele e acabei de comprar uma direção de santana pra adaptar no bixo, faço trilhas por aqui, mas nada muito pesado e é bom ouvir isso de uma pessoa q já tem a direção, me deixa mais seguro do negocio q fiz, agora é só chorar para o mecanico manerar no preço da mão de obra (outro mecanico :D) obrigado pela dica!!!!
[]´s hidraulicos ate q enfim :dance:!!!!

Dodger
13/06/2010, 08:57
Bom, no Jeep eu num posso afirmar nada, mas tive e tenho Mavericks e a caixa de direção eu posso afirmar que é excelente.
Só tem que ficar atento pq tem dois tipos de caixa, uma de sistema convencional que vinha nso maverick 6 cil e outra de sitema de esferas recirculantes que vinha nos como motor 4 cil e V8, a boa é esta ultima pq é leve e não dá manutenção, nunca peguei um carro destes com folga na direção e nem nunca tive que dar manutenção nisso. O unico porém é o que o Rubens já falou ai acima, é leve pq é muito desmultiplicada, então dá muitas voltas de batente a batente, se vc quiser uma de resposta rápida vai ter que procurar outra coisa.

tem umas fotos ai abaixo pra ajudar a diferenciar as caixas de Maverick, as duas primeiras são de maverick 6 cil(sistema convencional) e as duas outras do 4 cil(sistema de esferas)

Dodger
13/06/2010, 09:21
Esquema das caixas de direção do Maverick, primeiro a de esferas recirculantes e a outra de sistema convenciona que vinha nos maveko 6 cilindros

Abraço

anselmorabello
13/06/2010, 12:42
Bom dia a todos

Dodger (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=15984)

Foi otimo vc ter postado as fotos e manual referente as caixas de direção do maveco, mostrando as diferenças, eu estava quase comprando gato por lebre, a de 6cc em vez da de 4cc.
E aproveitando, peço se possivel uma ajuda a quem possa me orientar com esquemas ou fotos sobre a adaptação da referida caixa ( caixa de direção com esferas recirculantes do Maverick ) no meu cj5(1979), vou meter a mão na graxa e economizar um monte de latinhas kkkkkkkkkkk
um abraço

rafaelcardoso
14/06/2010, 14:17
Seguem as fotos que tenho da instalação da caixa do Maverick no meu CJ, já comprei com ele instalado, se tiver mais dúvidas que eu possa ajudar pode postar no tópico...

CJ 60
15/06/2010, 13:53
Fotos.. da instalaçao da opala hidraulica, já q vai partir do zero acho na minha opinião.. vai de opala pois peça se precisar acha beem facil, meu cj tá com ela e bomba de palio conjunto ficou mto bom..

Mauricio Rotta
15/06/2010, 15:18
Ah galera, a da VW já é consenso, é a solução com melhor custo/benefício, se for seca vai de passatão, se for hidráulica Gol/Santana (é claro que com sistema de guias né)

tstapazzoli
15/06/2010, 18:23
Segue minha contribuição.

DH da S10 6cc, inclusive bomba e reservatório.

Abraços,

Thiago

Rodrigotche
15/06/2010, 21:53
A direção da s10 da certo como a do opala e do omega no jeep, ou é mais dificil de instalar

tstapazzoli
15/06/2010, 22:45
A instalação é praticamente a mesma, ela é mais "achatada", ou seja, não tem aquele pescoço que a do opala tem...
Apesar de ficar na frente, o acabamento não fica ruim!
Ainda não andei com o jeep, deve estar ficando pronto daqui alguns dias, aí poderei falar como ficou.
Abraços,
Thiago