Conectar

Ver Versão Completa : FREIO DIRETO NO CARDÃ, mas a disco.

fabiano carraro
09/02/2009, 22:53
Entao ta começo com uma nova encrenca,FREIO MOTOR ATRAVES DE DISCO EQUALIZADO NO CARDÃ+ que desta vez ainda nao a construi!!!!
a ideia agora é apenas entender como ficaria o funcionamento da mesma,antes de partir pra um prototipo ou seja:
COMO SE COMPORTA O VEICULO AO SER FREIADO PELO CARDÃ,SÓ QUE NESTE CASO POR UM CARDÃ QUE ESTARIA LOGO APOS O CAMBIO?,OU SEJA ANTERIOR A REDUZIDA?
seria necessario instalar valvulas de controle,ou o simples fato de colocar uma pinça de moto por exemplo com seu respectivo disco, seriam o suficiente pra gerar um freio motor?????:pensativo:

A GOODZILLA ficou horrivel depois dos 40",e a HILUX tambem, depois dos 37",entao acredito que a maior massa girante esteja causando isto ou entao o diametro,ou a largura maior do pneu estejam influenciando no ar que entra pra refrigerar os discos pois quando saio de um lugar com muita agua com a TOY eles funcionam bem melhor mas ai secou, adeus freio decente,sei la:pensativo:e ai alguem tem alguma ideia sobre as "2"coisas?????

Afonso Carlos
10/02/2009, 00:05
OK, com certeza o freio antes do Dif vai ter muito mais força, justamente porque a carga aplicada será multiplicada pela relação do Dif, no entanto esse sistema funcionaria bem se o eixo em que fosse aplicado fosse bloqueado 100%. Caso sua ideia seja conjugar ambos (freio cardã + rodas) talvez funcione melhor, no entanto para funcionar assim não poderia ser apenas aplicado um conjunto no cardã de ligação cambio + tcase, pois com a tração desligada a traseira com certeza irá arrastar com o a miníma pressão no pedal.

Abração.

fabiano carraro
10/02/2009, 00:44
:pensativo:pois é AFONSO tambem imagino que seja assim que ele se comporte,mas digamos que os sistema seja apenas "suplementar"ou seja, nao efetue uma frenagem total, apenas auxiliar???

ele seria mais ou menos como frear com o freio de mao, mas trabalhando em conjunto com o sistema do jeep auxiliando as pinças das rodas....

só que tem este problema, ao frear o cardã, ele atuaria somente na roda que estivesse com mais atrito, devido ao efeito diferencial estar atuando tambem é isto????

ai no caso ele só funcionaria com eficiencia se o jeep fosse bloqueado 100% na frente e atraz e estiver com a traçao ligada seria isto....:pensativo::pipoca:

Afonso Carlos
10/02/2009, 01:00
:pensativo:pois é AFONSO tambem imagino que seja assim que ele se comporte,mas digamos que os sistema seja, apenas "suplementar",ou seja nao efetue uma frenagem total, apenas auxiliar???

ele seria mais ou menos como frear com o freio de mao, mas trabalhando em conjunto com o sistema do jeep auxiliando as pinças das rodas....

só que tem este problema, ao frear o cardã, ele atuaria somente na roda que estivesse com mais atrito, devido ao efeito diferencial estar atuando tambem é isto????

ai no caso ele só funcionaria com eficiencia se o jeep for blocado 100% na frente e atraz e estiver com a traçao ligada seria isto....:pensativo::pipoca:

OK Fabiano é mais ou menos isso.

Mesmo o sistema sendo suplementar teria que atuar nas 4 rodas simultaneamente e proporcionalmente a massa e dinamica do automovel como no sistema convencional, pois se for aplicado no cardã de ligação entre as caixas, quando o carro estiver em 4X2 o freio traseiro será muito mais eficiente na traseira e deve ser justamente ao contrario, correndo o risco de dar um cavalo de pau, apenas com uma relada no freio.

Quanto a ação do Dif neste sistema, é isso mesmo mas o freio atuaria na roda com menos atrito e não na roda com mais atrito, alem do que, isso numa frenagem mais brusca iria gerar um ciclo de alternancia de mais e menos freio entre uma roda e outra conforme as condições de atrito e peso forem mudando de posição, pois é uma situação dinamica, nesta situação o dif iria simplesmente fazer o seu trabalho, neste caso desgovernando totalmente o veiculo.

Abração.

Renato Fraga
10/02/2009, 01:41
Putaa merda, enquanto eu escrevia, entrou o post do Afonso com praticamnete a mesma coisa que escreví
MAs fica aqui como endosso da idéia.

Acredito que a necessidade de o eixo ser 100% bloqueado se refere ao caso de o freio do cardã ser o único para o serviço a exemplo de alguns eixos RockWel.

Se a idéia for fazer um complemento, um papel de auxiliar, mantendo os freios originais, não terá problemas. Por pior que seja a ação destes, nunca vai deixar uma roda totalmente livre de frenagem o que pode acontecer se o serviço de frenagem ficar a cargo somente do freio do cardã.

Porém, o ideal seria fazer um sistema independente, dianteiro e trazeiro, guardando as proporções de frenagem a exemplo do freio original (Aproximadamente 70% frente, 30% traz).

Mas para isso esquece roda livre solta. Assim, existirão outras implicações, que para um veículo de preparação mais pesada acho até desconsiderável.

A perda de eficiência do freio está diretamente relacionada ao aumento do diâmetro dos Pneus. Um sistema auxiliar como sugerido seria muito eficaz para esses casos. Mas não acho adequado utilizar apenas um disco no cardã central tal como o Fabiano sugeriu.

Na minha compreesão, nesta situação poderemos ter um comprometimento maior da Tcase por estar incidindo uma força extra a ela, e deixando o freio atuando apenas nas rodas trazeiras quando não estiver usando 4x4 tal como o Afonso já relatou. Colocando um freio por cardã, pelo menos alivia a tcase. Sobra só pras cruzetas e engrenagens do diferencial. E talvez, seja possível contar com o freio otimizado 100% do tempo, necessitando apenas das rodas livres estarem travadas.

Só acho que pode ocorrer um desgaste mais prematuro de todo o conjunto motriz envolvido, pelo fato de que a cada frenagem pode ocorrer um choque das partes pela própria folga que naturalmente existe entre as engranagens coroa e pinhão, planetárias e satélites sem falar nas cruzetas, semi eixos, rodas livres, chavetas, homocinéticas etc etc
etc.

Abraços a todos

Elmer_Jeep
10/02/2009, 13:55
Algo sobre Pinion Brakes: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=760057#post760057

mais um:
Freio a Disco no Diferencial (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=10824)

[]'s

marcelo_manaloa
10/02/2009, 15:00
olha so que show esse sistema ai...
http://www.pirate4x4.com/forum/showthread.php?t=476229&page=3

fabiano carraro
10/02/2009, 21:12
ENTAO É DISTO QUE ESTOU FALANDO mas vou fazer o seguinte comprei as peças hoje vou testar como fica ai dou um relato oficial sobre oque acontece,lembrando que a SNOOP GOLDEN tera dois blocantes 100%.....e seu uso sera estritamente destinado a trilhas pesadissimas....nao usarei em deslocamentos ok.

Renato Fraga
10/02/2009, 22:54
MAs veja que ao que parece, este esquema da foto é para freio de estacionamento, o que pode ser sugerido pelo acionamento por cabos e alavancas próxima ao disco.

Abraços

fabiano carraro
10/02/2009, 23:19
Pois é RENATO tambem achei mas ai penso que é muita traquitana ´pra um simples freio de estacionamento.... a proposito
tava aq em baixo de uma outra "F" e fiquei pensando, o meu problema atual é fazer as pequenas crianças pararem melhor,mas nao to afim de começar a reconstruir os eixos e freios da GOODZILA (a f-75 com 40")pois ela sofrera mudanças radicais em sua estrutura assim que eu terminar meu barracao....

só que preciso fazer algo antes da FENAJEEP, antes que o KAMINSKI se arrebente e leve alguem junto...

seria possivel instalar mais uma pinça na dianteira,no caso estamos com um kit da kombi na dianteira e do kadett na trazeira??????

o cilindro mestre possui volume pra tal???considerando que o mesmo é o da D-20 e possui 25,4mm?????

e os freios trazeiros sendo pinças da GM,poderiao passar a serem kits da kombi que sao maiores tambem e quem sabe alterar o tamanho do servo freio?????

AJUDA AOS UNIVERSITARIOS POR FAVOR !!!!

Afonso Carlos
10/02/2009, 23:32
OK Fabiano se quiser apavorar no freio vai de :
Pinças dianteiras e traseiras da F250 + cilindro e Servo da mesma, lembrando ainda que o servo da 250 diesel é Hidraulico, nervoso!!!

Abração.

Renato Fraga
11/02/2009, 00:08
Afonso, me corrija se eu estiver enganado, mas acho que este conjunto não cabe dentro de uma roda 15 Pol. Lembra o Jeep do Cabeça que mal coube o disco trazeiro da F250 com pinças da Silverado num roda 16 Pol ??????

Fabiano, o seu caso na minha opinião é meio delicado.

Precisa de mais freio, porém o espaço é limitado. Se colocar 2 pinças, aumenta muito a geração de calor.

Em critério de experiência talvez seria interessante utilizar 2 pinças da Konbi na dianteira com disco ventilado e uma igual na trazeira. Neste caso não sei como fica o cilindro mestre, devido ao grande volume necessário para atuar as 3 pinças, talvez poderia recorrer a dois cilindros mestres, ou mesmo 3, todos independentes.

Dentro da minha experiência é o que posso te ajudar.

Se você acompanhar o tópico do Pirate que mostra a foto daquele esquema que você está se inspirando, vai ver algumas páginas a frente que o cara trocou o disco por outro, e aproveitou para fazer uma cremalheira para instalar um sensor de velocidade.

Abraços a todos.

Afonso Carlos
11/02/2009, 00:30
OK Natão parece que ele ta usando 16" se não, não cabe mesmo!

Abração.

Stephan
11/02/2009, 09:21
O 5L vai ter pinion brake (2 discos de Fiesta), porém como o câmbio é divorced e originalmente tem espaço para um freio a disco, resolvi por mais um disco nele. Creio que vou precisar de uma válvula de balanceamento para equalizar a pressão entre eles.
O que li, é que esse tipo de sistema só serve para off road e não deslocamentos, porque acaba com coroa/pinhão e no meu caso, Tcase.

Elmer_Jeep
11/02/2009, 10:49
Pois é RENATO tambem achei mas ai penso que é muita traquitana ´pra um simples freio de estacionamento.... a proposito
tava aq em baixo de uma outra "F" e fiquei pensando, o meu problema atual é fazer as pequenas crianças pararem melhor,mas nao to afim de começar a reconstruir os eixos e freios da GOODZILA (a f-75 com 40")pois ela sofrera mudanças radicais em sua estrutura assim que eu terminar meu barracao....

só que preciso fazer algo antes da FENAJEEP, antes que o KAMINSKI se arrebente e leve alguem junto...

seria possivel instalar mais uma pinça na dianteira,no caso estamos com um kit da kombi na dianteira e do kadett na trazeira??????

o cilindro mestre possui volume pra tal???considerando que o mesmo é o da D-20 e possui 25,4mm?????

e os freios trazeiros sendo pinças da GM,poderiao passar a serem kits da kombi que sao maiores tambem e quem sabe alterar o tamanho do servo freio?????

AJUDA AOS UNIVERSITARIOS POR FAVOR !!!!

Um carro com pneus desse tamanho ainda usa pinça do kadett (que não freia bem nem um cjtinha com 31") :parede: TMQSFM :odedo:

Deveria ter no mínimo aquele kit com pinças de S10 e disco ventilado, é do mesmo fabricante desses suportes pra pinça de kombi :roll:

Vc que é aí do sul conhece os kits do Berga :?: Se não conhece use a PESQUISA que vai encontrar muita coisa boa pelo forum :odedo:

Elmer_Jeep
11/02/2009, 11:13
OK Fabiano se quiser apavorar no freio vai de :
Pinças dianteiras e traseiras da F250 + cilindro e Servo da mesma, lembrando ainda que o servo da 250 diesel é Hidraulico, nervoso!!!

Abração.

Hydroboost, com certeza é a melhor opção. :!: Já tenho um kit da F250 aqui pro Crocodillo :pipoca:

Carraro, lamento informar mas como não temos gabarito suficiente ainda no Brasil temos que nos contentar em colar links e copiar idéias da terra do tio sam:

Artigo sobre Hydroboost
http://www.pirate4x4.com/tech/billavista/Brakes/#Vancoreview

(A pagina em si tem muita informação sobre dimensionamento do sistema de freios.)

[]'s :odedo:

ariel kleinubing
11/02/2009, 11:38
O berga aqui de Santa Rosa já fabrica a muito tempo o freio pra carda, só que de mão. Fabiano, dá uma olhada no link abaixo. Só não adianta querer falar com ele agora, tá de férias, só volta no início de março.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=29301&highlight=berga
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=8756&highlight=berga+freio&page=61

rubensx
11/02/2009, 11:46
mais um rpa por link gringo

ve ai Fabiano!!

http://ecihotrodbrakes.com/brake_pressure_multiplier.html

esse ai é bão!

marcelo_manaloa
11/02/2009, 14:05
Não daria p/ usar o sistema da land???
Pois já esta pronto e deve ficar fácil de adaptar...

fabiano carraro
11/02/2009, 20:53
DAE PESSOAS andei olhando estes sistemas e nao sei se os nossos retentores sao capazes de aguentar a maior pressao exercida por eles,a maioria de nós utliza kits com pinças de carros pequenos projetadas pra trabalharem sobre uma certa pressao...mas a ideia e interessante.:concordo:agora este BERGA É UM CARA MUITO INTELIGENTE gostei dele,caprichoso e dedicado, vou ver se me informo melhor sobre o sistema "quadruplo" de pinça.

Denis Takashi
13/02/2009, 10:38
Galera,

Pinion brake é uma ótima pedida, em virtude do aumento da força de frenagem por causa da redução do diferencial, mas pra uso em ruas é algo que ao meu ver é arriscado, pois como o proprio Billavista diz, eles aquecem demais, além do mais, o disco sendo preso na t case tem outro fator que pode agravar a situação : O cardã que receberá toda a força, então pode haver a quebra de algum componente ( cruzeta, o tubo, flanges), sem contar semi eixos, R&P e etc..

Carraro, dá um Up no seu sistema atual que dá uma melhorada, diminui o CM um pouco, aumenta o pedal se for preciso, pinças maiores, discos idem se for possível.... Pinion brakes só pra freio de estacionamento mesmo..

Abraço

fabiano carraro
13/02/2009, 11:56
entao DENIS tava vendo de colocar as 4 pinças mas parece que nao vao entrar nas rodas 15 que temos,:parede:vou aumentar o hidrovacuo e ver se da uma melhorada mas acho que o problema maior esta sendo que ta esquentando demais, pois nao ta circulando vento o suficiente por causa das pinças estarem muito escondidas atraz dos pneus 40"

ou sao muito pequenas,e o peso do carro esta muito grande,+

ai o AFONSO me falou pra por pinças maiores, mas e pra colocar elas em rodas 15?????ta ficando complicado.

como é o sistema de freio dos carros da galera daq que possui pneuzao,e os do pessoal do rockcrawler??????:pensativo:

oque é "CM"?

Elmer_Jeep
13/02/2009, 12:16
Carraro, tá esticando o assunto atoa, tem varios jipes aqui do Fórum que usam o kit do Berga com duas pinças por roda, por exemplo o Jipão do Folgado que tem roda 15 de liga leve e off-set zero.

Sobre pinças maiores também te falei na pagina anterior do kit que usa pinças da S10 com discos ventilados.

De acordo com o raciocinio do Denis, CM deve ser Cilindro Mestre.

fabiano carraro
13/02/2009, 14:29
OK Natão parece que ele ta usando 16" se não, não cabe mesmo!

Abração.o criaturinha o AFONSO DIÇ ISTO e como "nao" tenho as peças em maos pra saber se cabem ou nao, ainda to preocupado pois a FENAJEEP ta chegando e eu ainda nao tenho ideia do que fazer,

nao da pra ficar gastando dinheiro a toa ainda mais dos clientes entao tenho que pesquisar muito ate achar a soluçao mais correta possivel

,
O SISTEMA COM PINÇAS DE S 10 tambem nao sao a melhor opçao pelo que vi até agora,pois aumentao em apenas 15% a area de contado o que sera pouco segundo as formulas apresentadas la atraz....

nao vou refazer tudo de novo se nao for pra ficar no minimo 50% mais potente....:concordo:

mas o kit com 4 talvez seja o ideal pra isto ,só que o TAL DO BERGA TA VIAJANDO e nao consigo falar com ele

MAS SE JA COLOCARAM EM OUTROS CARROS COM RODA 15 E OFFSET NEGATIVO agradeço saber pois foi por isto que perguntei se alguem ja tava usando??????:pipoca:

ENTENDEU POR QUE EU AINDA ESTOU PREOCUPADO:parede:

Elmer_Jeep
13/02/2009, 17:39
o criaturinha o AFONSO DIÇ ISTO e como "nao" tenho as peças em maos pra saber se cabem ou nao, ainda to preocupado pois a FENAJEEP ta chegando e eu ainda nao tenho ideia do que fazer,
Ele está falando de pinças da F250, as F250 utilizam aro 16, acho que isso ficou bem claro.

nao da pra ficar gastando dinheiro a toa ainda mais dos clientes entao tenho que pesquisar muito ate achar a soluçao mais correta possivel

mimimi, mimimi, mimimi, mimimi, mi mi mi, mi mi mi, mi mi mi, mimi mimi mimi...

O SISTEMA COM PINÇAS DE S 10 tambem nao sao a melhor opçao pelo que vi até agora,pois aumentao em apenas 15% a area de contado o que sera pouco segundo as formulas apresentadas la atraz....
Ok, então compra pinças Brembo, Wilwood. :odedo:

nao vou refazer tudo de novo se nao for pra ficar no minimo 50% mais potente....:concordo:
Até uma pastilha de fusca é maior que a do kadett... :odedo:

mas o kit com 4 talvez seja o ideal pra isto ,só que o TAL DO BERGA TA VIAJANDO e nao consigo falar com ele
Fale com o Giovani :odedo:

MAS SE JA COLOCARAM EM OUTROS CARROS COM RODA 15 E OFFSET NEGATIVO agradeço saber pois foi por isto que perguntei se alguem ja tava usando??????:pipoca:
Colocaram foi com off set POSITIVO que é mais complicado pois corre-se o risco de as pinças rasparem na roda, mas pelo visto isso nao aconteceu :odedo:

ENTENDEU POR QUE EU AINDA ESTOU PREOCUPADO:parede:
Não :odedo:

[]'s

rubensx
13/02/2009, 22:09
acho que a coisa tá tensa:

YouTube - Dramatic Chipmunk

Afonso Carlos
13/02/2009, 23:35
Ele está falando de pinças da F250, as F250 utilizam aro 16, acho que isso ficou bem claro.

mimimi, mimimi, mimimi, mimimi, mi mi mi, mi mi mi, mi mi mi, mimi mimi mimi...

Ok, então compra pinças Brembo, Wilwood. :odedo:

Até uma pastilha de fusca é maior que a do kadett... :odedo:

Não :odedo:

[]'s

OK, hahahahahahahahahahahahahahahahahah kakakakakakakkakakakakakakakakkakaka !!!!!!

Elmer vc é um figura, to mijando aqui!!!

Fabiano para de frescura que isso é bem simples de resolver!

Abração.

Denis Takashi
13/02/2009, 23:53
De acordo com o raciocinio do Denis, CM deve ser Cilindro Mestre.

Exato :concordo:

Caraca velho, o cara já tem problema de fadding com freio na roda, imagine com pinion .... Além do mais, 2 pinças por roda vão piorar mais ainda a situação ...

De boa Carraro, pesquisa antes rapaz, do jeito que você tá fazendo fica difícil até pra gente saber o que você quer ... O que dá pra entender à princípio é que os carros ficaram ruins de freio por causa dos pneus maiores ( que causam maior momento), até aí blz, existem, n soluções, mas fadding já é algo mais complexo, pois acontece em geral à altas velocidades ou descidas de serra... ou seja, quem usa 40" pra isso tá derretendo $$ no asfalto....

Tô de bom humor hoje : http://www.powerbrakes.eng.br/ - Acho que isso é muito marketing pra pouca coisa, mas um amigo usou num gol e diz que melhora bem... mais fácil e barato do que um novo kit vent.

Abraço

PS: Na hilux desencana de freio, original já é ruim a bagaça

fabiano carraro
14/02/2009, 02:34
ALELUIA até que enfim alguem entendeu sobre o problema de fadding.....como eu diç la no inicio os carros ficam bons quando pegam agua ou seja o sistema ate que atua decentemente....quando esta frio

mas é andar um pouco e pronto fica ruim de novo, esfria fica bom anda piora.....

se eu colocar pinças da S 10 nao vai ajudar em quase nada, ja pesquisei e nao vamos gastar dinheiro bom em ideia ruim

andei hoje a tarde num jeep de ARAUCARIA -PR com UM VORTEC 5 M de 215cv,pneu 35" e freios de s-10 na frente com kombi atraz e era a mesma merda pra segurar ,parava um pouco melhor por ser bem mais leve, mas longe do ideal que eu imagino pra estes carros....:parede:

to achando que até a gringarada sofre pacas com isto pois vi varios australianos com o mesmo problema e la eles tambem tem um monte de caminhonetes gigantes pra tirar peças melhores, aq so agora ta chegando alguma coisa mas ainda é bem caro mesmo nos desmanches.....

AFONSO tem alguma coisa em conta ai?????e que entre na joça dos eixos dana44 com rodas 15"offset negativo,mas tem que ser grande as pinças senao vou estudar um pouco mais sobre o freio auxiliar no cardã do meio mesmo:twisted:

DENNIS REALMENTE FAZEMOS DESLOCAMENTOS EM SERRA POIS TEMOS VARIAS TRILHAS NA REGIAO DA SERRA DO MAR mas nao deixem o ibama saber disto senao tamo morto.....

RODAMOS EM MEDIA 60KM DE ESTRADAO ATE CHEGARMOS ONDE QUEREMOS ,AS "7 PORTEIRAS/CURITIBA-PR" É UMA DELAS.....

rubensx
14/02/2009, 17:29
fabiano,

tá fácil cara, pega o freio com o giovani é duplo e segura essa jossa é um kit bom pra kct (aliás estou indo atrás do meu kit tb) mas tá fo$$$da agora...

Afonso Carlos
14/02/2009, 23:16
OK Fabiano, se o problema é fadding, simples disco ventilado, KIT pronto da SBD.

Só uma pergunta, no deslocamento até a trilha vc´s vão tirando racha?!!! kakakakakaka!!!

Te pergunto, pois tenho clientes aqui, inclusive conhecidos por algumas pessoas do forum, que usam pneus 40" + Motor V8 + Cambio Auto, e nunca tiveram problema algum de fadding, não preciso nem dizer que viaturas com cambio auto, utilizam muito mais freio do que em carros com cambio MEC.

Abração.

fabiano carraro
14/02/2009, 23:50
eitha, e que pinça eles usam?

este kit do berga com 4 pinças da s-10 é isto??

na roda 15" mesmo???

tem algo errado neste negocio nosso aq,to achando estranho caber pois nesta roda que ta ai na foto tive que rebaixar a pinça da kombi uns 2mm,pra ela caber e colocar alargador de roda de mais de "40 mm",e prisioneiros mais longos senao pegava feio dentro da roda

Agora nos freios da hilux ja dei um jeito a valvula de peso na trazeira estava travada fechada e nao tava deixando ir fluido pra traz....."meu ex-auxiliar ja ta voltando pra casa desempregado",as vezes é foda perco um tempao dando ensinamento e treinamento pros cabeças e eles parecem que so tao aq pra ver a hora passar, senao mexo eu mesmo, nunca sai nada direito

este vai ser o mal do seculo (MA VONTADE DO POVO).....

rsrsrs as vezes nao da pra pensar em outra coisa com tanto motorzao junto,rsrsrsrsr ai sempre rola uns empurroes nos estradoes,:shock::mrgreen:

agora pra GOODZILA TO VENDO DE TROCAR OS EIXO POR UNS DA ENSIMEC, NAO O ROCK SO O SISTEMA DE MUNHAO ABERTO AI AS PINÇAS E ETC SERAM REVISTAS PRA ACERTAR DE VEZ ESTA PARTE

Renato Fraga
15/02/2009, 01:18
Fabiano, dá uma olhada neste link.

http://home.4x4wire.com/erik/4runner/brakes/

O cara fez vários testes com combinações diferentes de cilindro mestre e servofreio, e tem uma discussão bacana a respeito do assunto dos freios ineficientes com pneus grandes.

Acredito eu que se não for possível aumentar discos e pinças, a alternativa pode ser modificar o cilindro mestre e o servofreio.

Para o problema de fadiga, eu entendo que se a força que a pinça exercer no disco não for suficiente, a frenagem ocorrerá em um tempo maior, e isso certamente vai aumentar a geração de calor.
Por outro lado se for possível fazer esta pinça morder com mais força o disco, o tempo da frenagem diminui, gerando menos calor.

Portanto, se não houver meios de trocar as pinças e os discos, acredito que possa pensar em mudar o foco da alteração.

Em relação ao kit de pinças duplas, se eu entendí bem, ele é composto por 2 pinças de santana. E vamos usar a cabeça. Se cabe uma pinça, cabem 2, 3, 4, quantas a circunferência deixar.

Agora, se nada disso resolver, usa a sugestão do Elmer, pinças Brembo. Achei aqui uma alternativa bem barata e prática, heheheheheeheh!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Abraços a todos

fabiano carraro
15/02/2009, 12:19
DEZ........ esta alternativa é nota DEZ:palmas:

to vendo o site:concordo:

cilindro da f 1000:25,4 mm interno isto daria quanto em volume?

cilindro da d-20 e silverado a mesma coisa:25,4 tambem.

hidrovacuo maior ta sendo um problema nao tem mais espaço,vou ver as "pinças da hilux" que sao com pistoes menores mas em maior quantidade,ai tem uma area de contato maior tambem e discos da f-1000

foi feito assim no DEVASSO quem sabe nao da certo pra GOODINHA tambem:concordo:

Denis Takashi
15/02/2009, 19:38
Pô ...

Tem gente que é complicado mesmo, viu ?? Pq não dizer que é fadding logo no começo caramba !!! Soluções não faltam : slot, drill, vent. sei lá... discos de F 1000, SBD ventilado, pastilhas especiais ( pra kombi vai ser difícil :mrgreen:), já vi até um ventilador que era vendido para caminhoneiros usarem nas descidas de serra.

Antes de descer a faca no negocio pensa caramba : Se for pra usar um freio ignorante, põe logo uma cuica de mercedão e corre pro abraço, mas se for pra solucionar do jeito racional é só pensar que seu CM deve ter o msm dia. da pinça traseira atual, ou seja: não tem ganho nenhum, além do mais: se a traseira não segura, vc abusa mais do freio dianteiro, e o que acontece ?? A bagaça esquenta.

Por ultimo : Pinça da Kombi ; ~50 mm
Pinça da D 20 : ~75 mm

Concorda que usar um Cm maior nesse caso não é muita vantagem ???

abraço

Renato Fraga
15/02/2009, 21:55
Bom , vamos mais uma vez divagar um pouco sobre o assunto.

Se aumentar o diâmetro do Cilindro mestre, você ganha volume de fluido, porém tem a força enviada à pinça diminuida. Se conseguir adequar o servo freio para o cilindro mestre, a ponto do pedal ficar suficinetemente macio, e sem chegar ao fim do curso, é sinal de que agora o conjunto está adequado e mandando agora então mais força às pinças .

Aumentar simplesmente a pinça, pode resultar em um pedal de curso longo e sem resposta ao motorista. Ou seja, não dá pra "sentir" o pedal.

De acordo com o teste feito no site citado acima, existem combinações que o freio fica potente, porém dependendo do servo freio, muito sensível, ou em outra situação muito pesado.

Portando, o caminho certo é mandar mais força para as pinças, e isso provavelmente será obtido com esse tipo de modificação.

Fabiano, agora olhando a foto que você colocou da Pick Up, me veio a lembrança de um amigo nosso que tinha um motor 4 cilindros de opala turbinado, e vivia reclamando de falta de freio.
No caso dele, como a turbina ficava relativamente perto do cilindro mestre, pegava muita caloria, sempre depois de uma acelerada mais forte, o carro ficava praticamente sem freio.
Foi resolvido com um isolamento térmico em volta do cilindro.

Dá uma observada nisso. Pode ser resolvido com muita facilidade.

fabiano carraro
16/02/2009, 09:58
enta RENATO tambem achei que poderia ser a turbina esquentando demais o fluido.....

mas usei uma pistola de temperatura no cilindro logo apos dar um kct com ela e o resultado foi de 78°,ou seja pouco pra fluido "dot 5",entao descartei....

ja nas pinças dianteiras o treco acusou 226° na dianteira e 357° na trazeira, imagino que seja bem quente pois nao consegui parametro de quanto é o normal mas no meu carro de rua no mesmo horario e trajeto (200 mts),acusou apenas 178° na dianteira e 112° na trazeira,.ou seja ta dando fadding mesmo

agora seguindo pelo que o gringo fez, este seria meu problema se ficar sensivel demais e travar os 40" fazendo um dente nos pneus adeus 40", o KAMINSKI me mata.....

se ficar duro demais ninguem aguenta fazer trilha com o carro...

se nao parar ele se mata...

se nao ficar bom o suficiente como era antes com os 35" ele nao me paga...

se nao me pagar mato ele....:mrgreen:

BOM no final alguem ta prestes a morrer de qualquer jeito.....:mrgreen:

mas num esquenta nao assim que o homi voltar de "FRENANDO DE NORONHA":mrgreen::twisted::twisted::twisted::twisted:

a gente vai la na esimec e ve com o franco os novos munhoes ai ja mexemos em tudo de vez...

´na verdade ate que eu poderia colocar varias peças ali ate acertar tudo mas num tenho mais saco pra mexer e nao ficar pelo menos, "otimo ja de cara",depois pra ficar excelente eu ate mexo, mas sair de um treco ruim pra ir pra bom ai pra otimo e depois pra excelente é que eu nao tenho mais saco....

dinheiro nao falta pra quem tem um carro HARDCORE e se faltar eles dao um jeito de arrumar,mas saco pra mecanico ficar acertando toda hora eles falta, entao imagino que a linha de raciocinio deva ser no minimo esta:

PAGA 1 vez só e ja leva pra casa um carro decente (até por que nao custao nada barato),ai paga mais um pouquinho de novo pra levar um excelente (por que duvido que alguem aguente no bolso) pagar ja de cara por um excelente , visto que um excelente demora muito pra ser feito e ninguem aguente esperar 1 ano sem trilha,ou nao seria este o raciocinio da galera que quer 1 carro bem feito?????:oops:

fabiano carraro
17/02/2009, 12:14
PERGUNTINHAs BASICAs.

como o freio motor atua nos caminhoes quando estao decendo serras por exemplo?

tava olhando um scania aq na frente de casa e o caminhoneiro me diç que ele tem uma alavanca pra tal,que auxilia as lonas a nao esquentar tanto?:shock:

nunca vi isto!!!!!!

e um engenheiro da caterpillar tava aq na oficina me dizendo que os tratores possuem um sistema que freia o cambio pra auxiliar tambem??

e se foçe colocado o disco no cardã,mas equalizadando a pressao que chega nele somente pra auxiliar como o freio motor do proprio carro???

nao seria interessante....:pipoca:

ariel kleinubing
17/02/2009, 13:46
Fabiano, resumidamente, o freio motor dos caminhões é um sistema que bloqueia a entrada de ar no motor, assim é como se o motor fosse desligado, passando o sistema motor/caixa a atuar como um freio pelo próprio arrasto das engrenagens, ou seja, a rotação passa a vir do lado contrário, o que antes era impulsionado pelo motor, o eixo, agora passa a fazer a força pro motor girar. Me corrijam os mais entendidos se estiver errado.

Renato Fraga
17/02/2009, 15:08
Certinha a resposta exceto que o dispositivo de freio motor é acionado por uma válvula no escape, que impede os gases de sairem do motor, uma vez que a maioroa dos motores diesel não possuem válvulas de controle do ar na admissão.

Abraços

ariel kleinubing
17/02/2009, 16:56
Correto. Acho que tomei como base o Urutu, da Engesa, que acho que tem a restrição na entrada de ar. Mas de qualquer forma, pras pretensões do Fabiano, tal conceito não se aplica, por ser a gasolina a viatura citada por ele.

Renato Fraga
17/02/2009, 18:46
Exato. Num motor gasolina não vai funcionar tão bem quanto no diesel.

E Em relação ao freio no câmbio relatado do CATERPILAR, veja que na maioria dos tratores modernos, a transmissão é hidráulica. Portanto acredito que os dispositivos de frenagem sejam mais complexos e não são possíveis de servirem de exemplo para o assunto discutido.

Fabiano, para de chover no molhado, hehehehehehe!!!!!!!!!!!

Todas as possíveis alternativas já foram discutidas.

Se tiver muito afim de colocar um freio no cardã, põe logo um disco, com uma pinça e usa em conjunto com o original. É a alternativa mais barata das abordadas até aqui. E veja o resultado.

Vai ter que ser na base da experiencia, tentativa do acerto e do erro.

Abraços

fabiano carraro
17/02/2009, 20:52
obrigado RENATO eu só precisava de "1"voto de confiança, assim quando eu morrer em uma incrivel capotagem eu ja tenho de quem vir puxar o pé por 7 dias:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

prometo fazer o teste com uma camera ligada e ai vçs poe tudo no youtube afinal pra alguma coisa isto tera que servir

NEM QUE SEJA PRA DAR RISADA :mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Renato Fraga
18/02/2009, 00:00
Hahahahahahh!!!!!!!!!!!!!!

Fabino, não tô te desejando o pior não, heheheheheheh!!!!!!!!!

O que falei foi de instalar a bagaça no cardã dianteiro em conjunto com os freios originais. Imagino que seria algo parecido com você ter um freio motor forte, pois estaria trabalhando de forma a poupar o serviço dos freios originais. (quado você usa o freio motor a força chega às rodas como????)

As situações críticas discutidas anteriormente era para o caso de existir no cardã um único freio, tal como o pinion brake dos RW.

Portanto, que fique bem compreendido a minha sugestão. É o que eu estou disposto a fazer na minha viatura.

Abraços

Rafael Kuzma
18/02/2009, 15:50
Vale lembrar que o Scania usa um Sistema chamado Retarder.

que deve ser essa alavanca que o nosso Carraro se refere!

nda mais é que um Freio motor melhorado, com um sistema que freia o eixo da turbina.

vale lembrar que os MonsterTruck americanos usão freio a disco no Pinhão do Dif. que é um eixo agricola na verdade!

abraços!

fabiano carraro
26/02/2009, 20:01
belesa galera os freios da GOODINHA estao sendo resolvidos esta semana

pinças de s-10 ventiladas na frente e os da kombi atraz resolvemos mudar tudo nos eixos dela entao ate ficarem prontos os outros vamos so dar uma ajeitada por enquanto nestes mesmos.

se ficarem ruins ainda assim o KAMINSKI QUE PULE DELA.:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:OU COMPRE UM PARAQUEDAS DA LIFTHON :pipoca:

Engels Kbça
02/03/2009, 17:09
Vale lembrar que o Scania usa um Sistema chamado Retarder.

que deve ser essa alavanca que o nosso Carraro se refere!

nda mais é que um Freio motor melhorado, com um sistema que freia o eixo da turbina.

vale lembrar que os MonsterTruck americanos usão freio a disco no Pinhão do Dif. que é um eixo agricola na verdade!

abraços!

Caro Rafael.
:discordo:O sistema de freio motor da Scania não atua no eixo da turbina:parede: e :palmas:sim dentro do escapamento, que tem uma "valvula borboleta" semelhante aquelas que usavam nos carburadores.:pipoca:
Um abraço

praiasecacustom4x4
02/03/2009, 19:12
nao esta dificil desenvolver uma para escapamento piqueno,so pegar uma valvula esferica de aço inox e ligar a mançaneta a um motor eletrico de vidro com sensor de força,ligar a um interuptor no painel e o retarder e pronto.
(lembrarse de furar a esfera para dechar no minimo um 20% de passagem livre quando ela fecha)

Jack Jipeiro
03/03/2009, 15:00
A idéia é boa!!! E facil de fazer...

Abraços...

Renato Fraga
04/03/2009, 11:19
Mas só funciona em motores Diesel!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Para motores Otto (gasolina/álcool) lembrem-se que já existe a restrição da borboleta do carburador ou mesmo da injeção.

Explicando, quando não estamos acelerando, um motor Otto não admite ar. Portanto não adianta restringir o escape que não haverá resultado pois o fluxo é mínimo. Apesar de existir freio motor, isso ocorre basicamente pelo atrito das partes móveis, pois os pistões estão Praticamente no vácuo.

Nos motores Diesel que não possuem válvula de controle de admissão, mesmo com o pé fora do acelerador existe admissão de ar, porém não existe combustão. É quando a restrição do escape funciona, estagnando o ar admitido dentro do motor, diminuindo a velocidade da turbina, e fazendo com que a própria compressão do motor funcione como freio, atuando diretamente nos pistões.

Portanto cautela nas comparações.

Abraços a todos.

Rafael Kuzma
12/03/2009, 09:49
Caro Rafael.
:discordo:O sistema de freio motor da Scania não atua no eixo da turbina:parede: e :palmas:sim dentro do escapamento, que tem uma "valvula borboleta" semelhante aquelas que usavam nos carburadores.:pipoca:
Um abraço

Opa, o freio Motor do scania atua com a borboleta no escape igual quaquer outro freio motor de caminhão pesado. Basta acionar um botão no painel e simplesmente tocar o pedal de freio que um pistão pneumatico é acionado trancando a saida da descarga.

Agora o Sistema "RETARDER" de frenagem auxiliar Scania acionado por uma alvanca no painel do caminhão com 4 estágios. Tem um funcionamento bem diferente do que apenas trancar a saida do escape.
basta procurar no site da Scania tem maiores informaçoes

fabiano carraro
15/04/2009, 01:14
FREIOS DA GOODZILA RESOLVIDOS TEMPORARIAMENTE .:concordo:

aumentou em pelo menos 40 % a frenagem depois do novo up grade.....:dance:

e ja da pra enfiar o pé na jaca sem medo de passar 2 sinaleiros fechados,agora passamos só um mas de vez em quando apenas:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Renato Fraga
15/04/2009, 14:52
Olá Fabiano, mas mudou o que da configuração do freio????

E esses flexíveis logo na saída do cilindro mestre não prejudicam o desempenho do freio?????

Abraços

Elmer_Jeep
15/04/2009, 16:50
:discordo:

E esses flexíveis logo na saída do cilindro mestre ...

Não gostei dos canos de cobre na segunda foto... :parede:

MRaizer
16/04/2009, 12:13
Gostei da pedaleira. Muuuuito melhor que a bagaça que foi instalada no "Credicard".
Desculpem a "inguinorância" mas qual o problema dos tubos de cobre?
Estava lembrando de quando minha mãe comprou a primeira Uno... Ela estava acostumada a descer a "Grajaú-Jacarepaguá" de Fusca e com o pé no freio. Dai já viu, né? Tinha de torcer que o sinal no fim da serra estivesse aberto para ela. Dai trocamos os freios da Uno-S por discos e pinças da Uno 1.5R. Enormes e duplos/ventilados.
Ai ela se aposentou e quase não fez mais o trajeto.:grin:

Afonso Carlos
16/04/2009, 12:24
Gostei da pedaleira. Muuuuito melhor que a bagaça que foi instalada no "Credicard".
Estava lembrando de quando minha mãe comprou a primeira Uno... Ela estava acostumada a descer a "Grajaú-Jacarepaguá" de Fusca e com o pé no freio. Dai já viu, né? Tinha de torcer que o sinal no fim da serra estivesse aberto para ela. Dai trocamos os freios da Uno-S por discos e pinças da Uno 1.5R. Enormes e duplos/ventilados.
Ai ela se aposentou e quase não fez mais o trajeto.:grin:

OK MRaizer, o problema dos tubos de cobre é que eles costumão rachar, inclusive são proibidos por lei o uso de tais tubos em véiculos de linha.

O ideal são tudos de aço.

Abração.

Elmer_Jeep
16/04/2009, 12:30

tubulação freio de ferro ou cobre?? (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=43259)

[]'s

fabiano carraro
16/04/2009, 12:57
Olá Fabiano, mas mudou o que da configuração do freio????

E esses flexíveis logo na saída do cilindro mestre não prejudicam o desempenho do freio?????

Abraços

NÃO!!!!!pelo contrario dao mais sensibilidade ao frear pois "dilatam":shock:

e em freios a disco nas 4 que sao de certa forma meio "secos" ao acionar melhoram a sensibilidade do freio,e nao explodem como sempre ouvi falarem por ai, nem se rompem...... pelo menos em 7 anos mexendo com jeep e fazendo desta maneira nunca tive tal problema,entao pelo menos pra mim é lenda:concordo:

e uso CANOS DE COBRE EM JEEP SIM SENHOR!!!!!!

nao gosto de fazer carros que andam em banhado,entrao em poças comlama salinizada e depois ainda por cima sao lavados com "intercap/solupam" toda semana!!!!!!

ja tivemos muita dor de cabeça com caninhos de ferro/aço enferrujando em menos de 4 meses e estourando por causa disto e quase matando seus ocupantes na descida da serra semana retrazada depois de terem sido feitos a 1 ano em casa especializada em freios,eu mesmo ja estourei um dos meus canos na SOPA DO PINHAO do ano retrazado apos fazer tudo em aço e cobri-los com contra-capa em "PU" azulzinho pra ficar "bunitu",e depois de analizado em casa de freio especializada constatou-se buraco por "ferrugem".:concordo:

sem falar que os canos de aço sao com costura e quando vç os flageia eles costumam abrir na ponta portanto tem que ser muito bem flangeados, tornando eles conicos, esmagando de forma dupla e nao com aqueles cortadorzinhos de 1,99.que só abrem a ponta do cano.:pipoca:

e ja que as mangueiras de inox sao carissimas e nao somos igual ao dono do DEVASSO.......:rolleyes:

entao vou sim preferir os de cobre pois nunca tive um unico problema com este tipo de material.:odedo:

PS:SÓ FOI ACRESCENTADO UM SERVO-FREIO DUPLO NA GOODZILA PRA QUE FICASSE EXCELENTE ,DEIXEI COM AS PINÇAS DA KOMBI E KADETT MESMO,PRA MIM PELO MENOS NAO PRECISA DE MAIS NADA LÁ MAIS QUE ISTO CANTA OS 39,5" E ARRISCO DEIXA-LOS QUADRADOS :concordo:

fabiano carraro
16/04/2009, 13:10
tubulação freio de ferro ou cobre?? (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=43259)

[]'s

kraio eu nao tinha nem lido este topico ainda...................MEU DEUS..........................>

AGORA TENHO MAIS CERTEZA AINDA QUE VOU CONTINUAR USANDO OS DE (COBRE)pois detesto gambi:concordo:

rubensx
16/04/2009, 14:03
kraio eu nao tinha nem lido este topico ainda...................MEU DEUS..........................>

AGORA TENHO MAIS CERTEZA AINDA QUE VOU CONTINUAR USANDO OS DE (COBRE)pois detesto gambi:concordo:

Cara... o bom que deve durar muito tempo as pastilhas de kombi não?? com essa estrutura devem durar 2 meses no maximo

Afonso Carlos
17/04/2009, 00:32
NÃO!!!!!pelo contrario dao mais sensibilidade ao frear pois "dilatam":shock:

e em freios a disco nas 4 que sao de certa forma meio "secos" ao acionar melhoram a sensibilidade do freio,e nao explodem como sempre ouvi falarem por ai, nem se rompem...... pelo menos em 7 anos mexendo com jeep e fazendo desta maneira nunca tive tal problema,entao pelo menos pra mim é lenda:concordo:

e uso CANOS DE COBRE EM JEEP SIM SENHOR!!!!!!

nao gosto de fazer carros que andam em banhado,entrao em poças comlama salinizada e depois ainda por cima sao lavados com "intercap/solupam" toda semana!!!!!!

ja tivemos muita dor de cabeça com caninhos de ferro/aço enferrujando em menos de 4 meses e estourando por causa disto e quase matando seus ocupantes na descida da serra semana retrazada depois de terem sido feitos a 1 ano em casa especializada em freios,eu mesmo ja estourei um dos meus canos na SOPA DO PINHAO do ano retrazado apos fazer tudo em aço e cobri-los com contra-capa em "PU" azulzinho pra ficar "bunitu",e depois de analizado em casa de freio especializada constatou-se buraco por "ferrugem".:concordo:

sem falar que os canos de aço sao com costura e quando vç os flageia eles costumam abrir na ponta portanto tem que ser muito bem flangeados, tornando eles conicos, esmagando de forma dupla e nao com aqueles cortadorzinhos de 1,99.que só abrem a ponta do cano.:pipoca:

e ja que as mangueiras de inox sao carissimas e nao somos igual ao dono do DEVASSO.......:rolleyes:

entao vou sim preferir os de cobre pois nunca tive um unico problema com este tipo de material.:odedo:

PS:SÓ FOI ACRESCENTADO UM SERVO-FREIO DUPLO NA GOODZILA PRA QUE FICASSE EXCELENTE ,DEIXEI COM AS PINÇAS DA KOMBI E KADETT MESMO,PRA MIM PELO MENOS NAO PRECISA DE MAIS NADA LÁ MAIS QUE ISTO CANTA OS 39,5" E ARRISCO DEIXA-LOS QUADRADOS :concordo:

OK Fabiano reveja seus conceitos, não vou fazer criticas, mas vc tá viajando!!!

Abração.

rubensx
17/04/2009, 00:57

Abração.

Afonso vc foi muto delicado... aqui no HARDCORE o tom é

QUE DEUS O TENHA †

Sergio Rocha
17/04/2009, 09:20

Abração.

Afonso

Mais sensibilidade porque dilatam.Deve ser na cara, quando der com o carro no poste.:mrgreen:

[]'

fabiano carraro
17/04/2009, 09:43
Cara... o bom que deve durar muito tempo as pastilhas de kombi não?? com essa estrutura devem durar 2 meses no maximo

ja se vao 10meses desde a ultima troca e ainda tem um bocado de pastilha lá !!!!

e custao só 22reaus :dance:

e olha que andamos em banhado direto :concordo:

fabiano carraro
17/04/2009, 10:03

Abração.

ontem fui numa casa conceituada de freios aq em curitiba que tambem aceita fazer adaptaçao em jeep e hot's e os caras nao viram nada de espetacular ,nem "ERRADO" na forma com que faço os freios dos carros pelo contrario diçeram que a forma que esta freiando os carros com disco nas 4 esta melhor do que os que eles fazem usando uma valvula equalizadora.....só que me diçeram que por lei realmente é proibido sair carros de fabrica com cobre mas nao por que eles estouram como dizem por ai e sim por causa de questoes ambientais :pensativo::shock:num entendi e nao souberam explicar esta parte :concordo:

mas como nunca tive dor de cabeça com o cobre e nem com flexiveis a mais (afinal se estoura em cima pode estourar em qualquer outro local) continuarei fazendo com sempre fiz......

e os outros que optem por fazer como quiserem pois nao to discutindo nada e sim dizendo que os freios da goodzila que estavam uma merda agora estao muito BONS :pipoca:

PS:Afonso criticas vindo de caras que nem vç serao sempre muitissimo agradeçidas,pois tu corta ferro o dia inteiro que nem eu, agora de palpiteiros de plantao ai a informaçao fica duvidosa e tera que ser discutida mais a fundo,mas aceito discutir com todos ok pois a ideia do HARDCORE é chegarmos a conclusoes tecnicas mais eficientes pra nossos 4x4 e só assim havera progresso.

100% a favor da discussao mas 10000% contra a falta de educaçao.

rubensx
17/04/2009, 10:46
ja se vao 10meses desde a ultima troca e ainda tem um bocado de pastilha lá !!!!

e custao só 22reaus :dance:

e olha que andamos em banhado direto :concordo:

Eu tb tomo banho antes de andar e nunca melhorou minhas pastilhas ehuehehuehehuehuehuehu :odedo::odedo::odedo:

essa foi boa vai?? eu vou pra praça é nossa!

Renato Fraga
18/04/2009, 01:59
É que também é proibido por lei a produção de próteses dentárias em cobre, hehehehehe!!!!!!!!!!!!!!

Rubens, a informação que dei é verdadeira, mas não precisa interpretar com tanta seriedade assim.

Foi só pra colocar um pouco de sarcasmo nos comentários.

Fabiano, não liga pras críticas e brincadeiras não. O motivo dos questionamentos principalmente a respeito dos flexíveis logo na saída do cilindro mestre é que dá a impressão de deixar o freio mais "borrachudo". Veja que por necessidade já precisamos colocar estes componentes próximos às rodas e no meu caso inicialmente precisei colocar 3 unidades de flexíveis em cada extremidade o que me fez notar que o freio ficou bem fundo e meio sem sensibilidade, exatamente o contrário do que você relatou.

Por isso te perguntei a respeito dessa solução.

No meu caso, tive que refazer a linha de feio removendo um dos flexíveis de cada extremide e pude notar uma melhora bem significativa, mas ainda bem diferente de quando existia apenas um flexível por extremidade. Entretanto devido ao curso da minha suspensão não tem como fazer de forma diferente. O caso é se adaptar à nova situação.

Abraços

fabiano carraro
18/04/2009, 13:10
"inicialmente precisei colocar 3 unidades de flexíveis em cada extremidade o que me fez notar que o freio ficou bem fundo e meio sem sensibilidade, exatamente o contrário do que você relatou."

"No meu caso, tive que refazer a linha de freio removendo um dos flexíveis de cada extremide e pude notar uma melhora bem significativa,diferente de quando existia apenas um flexível por extremidade. Entretanto devido ao curso da minha suspensão não tem como fazer de forma diferente. O caso é se adaptar à nova situação."

meu amigo NAO me fala uma coisa destas!!!!!!!!!!!:shock:
nao tem nada que se adaptar a esta situaçao nao,ela nao pode ficar assim É GAMBIIIIIIIIIII.

seguinte, hoje to no litoral e sem acesso ao meu computador na oficina,que possue todas as fotos dos freios de jeep e opalas de arrancada que fiz nos ultimos 2 anos.....

mas faça o seguinte:me mande seu endereço que te mandarei um presente pro seu carro,:concordo:

só me passe a medida da suspensao aberta e fechada ao maximo de batente a batente ok.

da dianteira e trazeira .....

perai que to com a hilux aq e daq a pouco te mando uma foto de como resolver isto.:concordo:

fabiano carraro
18/04/2009, 13:32
a minha esposa ta com a maquina mas aq tem umas que dara pra vç copiar.:concordo:

os flexiveis que peço pra fazerem especiais,usam os conectores originais do carro e mangueiras da marca "AEROQUIP".:palmas:

custam aq em curitba,em media r$160,00 reais os 3.

e tem 5 anos de garantia.:dance:

cada um tem (670mm),o que é + que suficiente pra abertura da supensao da HILUX,da GOODZILA ,e dos carros SPOADOS que temos aq em curitiba.:concordo:

e quanto ao pedal baixo,o cilindro mestre ficou com pouco volume depois de vçs alongarem a linha de fluido,vç bomba 1,2,3 só ai ele firma e "da pedal"....

entao tem que ver aquela tabela postada la no inicio.....

mas de antemao troque seu cilindro mestre pelo da (D-20 <89)(R$175.00 na concessionaria )que sera suficiente seus 25,4mm pro seu carro,e ele encaixa com perfeiçao no seu servo freio,pois foi este que coloquei na GOODZILA.

PS:AS 2 ULTIMAS FOTOS SAO DOS GRINGOS SÓ PRA ILUSTRAR E A DA FABTECH TACOM FLEXIVEIS IGUAIS AO DO DEVASSO EM (INOX)

Afonso Carlos
18/04/2009, 17:55
e quanto ao pedal baixo,o cilindro mestre ficou com pouco volume depois de vçs alongarem a linha de fluido,vç bomba 1,2,3 só ai ele firma e "da pedal"....

Ok Fabiano o pedal não ficou fundo, ficou borrachudo devido ao uso de muitos flexiveis, com certeza aeroequip resolve.

Quanto ao comprimento da tubulação, nada tem a haver com pedal baixo, pois FLUIDO de freio não comprime.

Pedal baixo num sistema estanque é problema de dimensionamento entre mestre (Cilindro de freio) e escravos (pinças, burrinhos).

Abração.

Gilbertojipeiro38
18/04/2009, 19:09
as motos de trilha que tem suspensao modificada usam flexiveis fitos de tecalon com capa de trançado inox sao feita sobremedida e baratinhas uma de 1.10 m custou 65,oo em goiania

Elmer_Jeep
20/04/2009, 12:41
40% de melhoria apenas substituindo um servo ? :pensativo: (Blz, menos uma gambi na viatura :odedo: )

E ai carraro, acabou o fadding ?

Denis Takashi
21/04/2009, 01:13
40% de melhoria apenas substituindo um servo ? :pensativo: (Blz, menos uma gambi na viatura :odedo: )

E ai carraro, acabou o fadding ?

Isso daí que eu ia perguntar : porque a substituição do servo alterou no fadding ?? E o pior ; Se o carro dá fadding é sinal que usa bastante o freio, certo ?? E como que a pastilha dura quase 1 ano ??? Tô ficando doido mesmo...

fabiano carraro
21/04/2009, 18:25
rapaziada, "nao"havia certeza sobre se o que estava ocorrendo era fadding gente(revejao o topico ) + ainda esquenta tanto que chega a fritar a sola do tenis.....só que agora para!!!!!

40% pra algo que nao parava,é uma melhoria e tanto :shock:

GENTE vou contar uma verdade pra vçs....

O CARRO PARA PRA KCT ,e usando cobre e pastilhas de kombao e etc.....entao nao gastem um fortuna a toa ta bom.....:concordo:

e nao permitam que seus mecanicos (pra quem nao faz por conta) troquem peças a toa daq pra frente com disculpa que gastou tudo ou trincou a tubulaçao de cobre,que ai sobra grana pra up grades mais nervosos onde realmente precisar :pipoca:

e quem quiser confirmar é só me mandar um jogo de 40" pra deixarmos eles quadrados aq na frente da oficina num testinho basico :dance:

FernandoRisso
22/04/2009, 13:57
Fabiano,

Na boa, vc está levando os comentários para o lado pessoal, vamos separar as coisas:

1. Vc parece ser um cara empenhado e tem conhecimento técnico para discutir os assuntos de off-road
2. O off-road nacional está engatinhando e são poucas pessoas que arriscaram e fizeram as coisas na cara e na coragem
3. Sem a menor dúvida, a maior e melhor fonte de informações sobre off-road nacional está nesse fórum. É formado pela opinião de alguns conhecedores, como o Bill, Marcel, Leo (pilotando principalmente), Ramiro(s), Tannuri, Rodrigo, Samukanvas, Eu e o brother (batendo cabeça), etc etc...
4. Infelizmente os carros de off-road nacionais são montados para aguentar tudo, são exagerados e não no limite para o uso, como os carros de corrida, garantindo desempenho e eliminando peso inútil. Ex: Vou usar eixos de um caminhão de 2 1/2 ton em um carro que vai pesar menos da metade de um caminhão desses (eu espero), mas que usam pneus 44" originais de fábrica. Estou exagerando? Provavelmente sim. Tenho outras opções nacionais? Sim, um D60, mas não usam pneus 44" originais de fábrica, mas custam o dobro dos Rockwells.

Seja lá o que for, continue contribuindo para o fórum e pensando fora do quadrado.

[]'s usando todo o conteúdo do fórum!

Denis Takashi
26/04/2009, 01:04
Moçada,

Bom, sei que o hardcore não é muito a minha área (ainda), mas entrei nesse topico pois havia pesquisado sobre freios para o projeto do baja que desenvolvo na faculdade.....

Posso até estar escrevendo besteira, mas acho que desde o princípio o problema aí não era um subdimensionamento da bagaça ou coisa do tipo, e sim falha de algum componente... sei lá, servo inoperante, mestre com vazamento... enfim, n hipóteses

Mas de boa negada, aliviem aí ... pensei que aqui era um lugar legal pra aprender e etc mas tá ficando dificil com essa porradas que um fica dando no outro ... Não sei se eu que tô chato, mas a área de Cj tá meio sem sal e aqui desse jeito, não sobra nada no fórum então...

Abraços

MRaizer
26/04/2009, 13:08
Bom, eu to por aqui. As vezes postando, as vezes apenas lendo. E que os cachorros fiquem roucos.
Voltando ao tópico, se eu entendi direito, os discos da Kombi são enormes (o que permitiria a instalação de pinças e pastilhas grandes, o que resulta em maior área de atrito com menor pressão no pedal (lembrem-se que eles foram dimensionados para freios sem auxílio de hidrovácuo). Mas isso não quer dizer que dissipem melhor o calor que um disco menor, porém duplo. Os de Corsa, mensionados em algum canto do tópico, me parecem ser discos simples, sem ventilação. Não seria o caso de se trocar as pinças e os discos por outros, ventilados? Não estou falando de discos com ranhuras, mas sim daqueles que, mais grossos (e ditos duplos), possuem canaletas para passagem de ar por dentro de sua estrutura.

fabiano carraro
27/04/2009, 22:05
CARLOS foi ele que escreveu que ficou bem fundo nao eu que afirmei ,só diçe pra colocar uns flexiveis speciais que talves melhore.,pra GOODZILA a HILUX mais a LOST e outros e resolveu,coloquei o hidrovacuo da DAKOTA V-8 (duplo)e estes flexiveis ,em conjunto com as pinças da kombi e kadett e pra nós ta bom assim.

o RENATO ESCREVEU.....
(o que me fez notar que o freio "ficou bem fundo" e meio sem sensibilidade):pensativo:

Renato Fraga
28/04/2009, 01:12
Pois bem Fabiano

O motivo da minha indagação à sua solução de colocar os flexíveis logo na saída do cilindro sob a justificativa de deixar o freio mais sensível foi pelo fato de eu precisar ter colocado um flexível bem mais longo em minha Dakota, o que me fez observar exatamente o contrário do que você disse ser um benefício.

No caso do freio da minha pick up, que não está ruim e nem transmitindo insegurança, mas sim com um curso de pedal diferente, e totalmente sem feedback, dando uma impressão de estar borrachudo, estou atribuindo ao fato de ter aumentado em mais de tres veses o tamanho dos componentes flexíveis. Veja que todos os outros componentes permanecem os mesmos, desde cilindro mestre até as pinças, bem como as rodas e pneus.

Portanto foi providenciado uma modificação com a finalidade de diminuir estes componentes, e fiquei surpreso quando você mostra uma foto de um serviço feito e justifica que tal solução trouxe benefícios para a tarefa de frenagem.

MAs não estou duvidando do resultado que você relata ter conseguido, apenas questionando.

Abraços

fabiano carraro
28/04/2009, 11:26
hhummmm entendi

bom antigamente aq acontecia assim tambem,mas de uns 4anos pra ká ......

coloco sempre pedaleira do carro da GM OPALA,em jeep/rural e f 75, (pois sao as mais faceis,simples,e baratas e deixam os pedais com uma altura do assoalho razoavelmente baixa pois detesto ter que ficar erguendo demais a perna pra acionar algo, gosto de "ergonometria" no que faço,entao as coisas tem que estar "na mao".

acontece que esta pedaleira bate num cantinho vivo da lataria do lado direito de qualquer um destes carros ai obriga ou a cortar a lata(ñ faço isto nem a pau)em parede de fogo,ou a ajustar ela de acordo com o desenho da lataria (faço isto)....

ai que entra um pequeno detalhe:dance:

ja que vou mexer nela,peço pra cortar a plasma dois novos pedais praticamente iguaizinhos aos originais ,só que "mais compridos",ai arrumo 2 coisas ao mesmo tempo ,NAO SE ERGUE MAIS TANTO A PERNA PRA ACIONAR OS PEDAIS,E GANHO MAIS ALAVANCA DE ACIONAMENTO.

ou seja aumento em +-15% a alavanca que aumenta em +- em 20% a força com que o cilindro mestre é empurrado ,bom só ai eu ja ganho bastante em freio.:concordo:

ta mas isto nao justificou o curso do pedal baixo ou borrachudo:pipoca:

certo nao justifica,mas ajuda, entao vamos combatendo o resto da deficiencia......

quando erguemos os carros somos obrigados a aumentar os flexiveis pra que acompanhem o novo curso,e é ai que a coisa se desestrutura:

pois se colocarmos mais flexiveis como eu tambem fazia antigamente o freio realmente emborracha pois como falei os fexiveis "dilatam"muito mais que os canos (sejam de cobre ou ferro),mas entao onde esta a soluçao?

em mandar confeccionar "flexiveis especiais",com alma "interna" de manta de aço em maior numero e rigidez,boas casa de hidraulica fazem isto como pé nas costas.:concordo:

sim eu sei que os originais tambem sao assim,sim mas nao sao o suficiente!!!!

bom só ai eu ja ganho mais um pouco de freio, qualidade em serviço ,durabilidade,confiança e acabamento

ou seja justifica demais gastar com isto:concordo:

ta mais e a rigidez, nao afetaria o vai e vem da suspa?

sim um pouco, mas eles nao ficam assim tao rigidos que nao permitao ou estraguem algo,quando novos sao um pouco rigidos demais, mas poucos dias depois a borracha e a trança interna se acomodao e fica um tesao:concordo:

ta mais e o volume,aq discutido?

simples, mando fazer eles praticamente na mesma "espessura" dos canos,mas ai entra um detalhe estas mangueiras nao existem assim tao finas a parte interna.(pelo menos eu nao achei,por isto diç que os freios ficaram bons e nao excelentes como eu gostaria que ficassem).

o cilindro mestre é maior (25,4mm):pipoca:

e o hidrovacuo é enorme e duplo, mas só faço isto em carros com pneu acima do 35"pra ajudar a parar um pouco mais desta enorme massa girante,nos outros uso do fiat 147 :shock:(é eu sei,mas sou meio doido mesmo.....).mas tem haver com o excesso de freio que poderia fazer os jeeps derraparem com facilidade em estradas de chao e descidas enlameadas.....mas tudo depende de carro pra carro e como eles ja estiverem montados,ou sao usados,como o dono o pilota,etc,etc,etc.... cada caso é um caso,assim como o seu.

quanto a flexiveis na saida do cilindro mestre é puramente pra "facilidade na manutencao,preventiva"pois me da maior velocidade no meu trabalho,trouxe isto a anos da arrancada pois la temos que retirar o motor vuando e fervendo muitas veses,e quanto menos as coisas atrapalharem melhor ou seja coisas de quem cuida de 27 carros sozinho.:pipoca:

EMBORA QUANDO COLOCADOS EM CARROS COM FREIO A DISCO NAS 4 RODAS MELHORE O CONFORTO AO PISAR NO FREIO,POIS "DILATAM UM POUCO MAIS QUE O RESTANTE DA LINHA"

e discos nas 4 deixam os freios atuando como se fossem "taquinhos de madeira se batendo"devido ao pouquissimo movimento que os embolos fazem pra atuar,pós pressao.

experimentem acionar o freio de uma moto grande e veram que a sensaçao é mais ou menos como esta dos taquinhos se batendo um contra o outro (batida seca),e por isto a inumeros ajustes nos manetes pra cada um achar o ponto ideal de sensibilidade....é mais ou menos isto que faço.:mrgreen:

UFA....:mrgreen:

ps:agora cada um que faça como bem entender o seu carro,mas entrou aq é assim que sera feito,pois até agora os clientes estao satisfeitos com meu trabalho e só mudo quando isto mudar,e olha que a eng°da volvo/caterpillar siemens/bosch etc.....entre meus clientes,ou seja devemos ser tudo maluco dançando a mesma musica.:pipoca:

MRaizer
28/04/2009, 17:46
hhummmm entendi

bom antigamente aq acontecia assim tambem,mas de uns 4anos pra ká ......

coloco sempre pedaleira do carro da GM OPALA,em jeep/rural e f 75, (pois sao as mais faceis,simples,e baratas e deixam os pedais com uma altura do assoalho razoavelmente baixa pois detesto ter que ficar erguendo demais a perna pra acionar algo, gosto de "ergonometria" no que faço,entao as coisas tem que estar "na mao".

Já viu as da Uno/Palio? Adoro a ergonomia delas, o chato é o acelerador que é "independente"...

acontece que esta pedaleira bate num cantinho vivo da lataria do lado direito de qualquer um destes carros ai obriga ou a cortar a lata(ñ faço isto nem a pau)em parede de fogo,ou a ajustar ela de acordo com o desenho da lataria (faço isto)....

Yesss, dai a apurrinhação com a pedaleira do Credicard. Que ao meu ver ficou uma bela... (deixa pra lá).

ta mais e o volume,aq discutido?

simples, mando fazer eles praticamente na mesma "espessura" dos canos,mas ai entra um detalhe estas mangueiras nao existem assim tao finas a parte interna.(pelo menos eu nao achei,por isto diç que os freios ficaram bons e nao excelentes como eu gostaria que ficassem).

o cilindro mestre é maior (25,4mm):pipoca:

É, isso ajuda com o volume extra dos flexíveis.

e o hidrovacuo é enorme e duplo, mas só faço isto em carros com pneu acima do 35"pra ajudar a parar um pouco mais desta enorme massa girante,nos outros uso do fiat 147 :shock:(é eu sei,mas sou meio doido mesmo.....).

Nada a ver, se bem lembro pelo menos parte do freio da 147 é também utilizado no Monza, que é um carro bem maior e pesado. Só que gera mais vácuo, tem pastilhas maiores... essas coisas. Dai que no fim ficam elas por elas e a indústria de auto-peças economiza em escala de produção.

mas tem a ver com o excesso de freio que poderia fazer os jeeps derraparem com facilidade em estradas de chao e descidas enlameadas.....mas tudo depende de carro pra carro e como eles ja estiverem montados,ou sao usados,como o dono o pilota,etc,etc,etc.... cada caso é um caso,assim como o seu.

Sim, dai reclamar-se tanto dos Palio 2007 que tinham um freio excessivamente assistido. Eu mesmo já travei as rodas de bobeira com um destes maleditos...

quanto a flexiveis na saida do cilindro mestre é puramente pra "facilidade na manutencao,preventiva"pois me da maior velocidade no meu trabalho,trouxe isto DE anos da arrancada (....)
EMBORA QUANDO COLOCADOS EM CARROS COM FREIO A DISCO NAS 4 RODAS MELHORE O CONFORTO AO PISAR NO FREIO,POIS "DILATAM UM POUCO MAIS QUE O RESTANTE DA LINHA"

e discos nas 4 deixam os freios atuando como se fossem "taquinhos de madeira se batendo"devido ao pouquissimo movimento que os embolos fazem pra atuar,pós pressao.

UFA....:mrgreen:

Eu gosto dos "taquinhos batendo". Aliás, acho que qualquer um que queira sensibilidade no freiar gosta assim. Me parece que na verdade você usa o volume variável dos flexíveis para compensar uma superassistência do hidrovácuo (enooorme e duplo, rs) ou como um "emulador" da compressão das lonas (haveria um fundo psicológico nisso, o reconhecimento do cérebro de algo já conhecido mesmo dentro de uma "roupagem" nova). Mas, como vc diz a seguir (e que tirei o texto para diminuir a maçaroca), cada caso é um caso. Num carro que teve o cilindro mestre aumentado e que tem uma superassistência do hidrovácuo talvez, e só talvez, a inclusão de mais flexíveis no circuito seja irrelevante. No entando, em carros que tem um sistema dimensionado (ou já sub-dimensionado) qualquer volume extra se torna uma grande dor de cabeça.:parede:

Agora podemos parar de bater a cabeça na parede?:odedo:

Renato Fraga
28/04/2009, 20:26
Agora podemos parar de bater a cabeça na parede?

Bom, aparentemente todo mundo está falando a mesma língua finalmente, porém, ainda tem uma questão que tem que ser esclarecida:

O diâmetro interno dos flexíveis ou mesmo da tubulação não tem influência nenhuma na atuação do sistema de freios. A única coisa que realmente influi é a diferença entre os diâmetros do cilindro mestre e dos cilindros escravos ou melhor dizendo, pinças e burrinhos.

A discussão a respeito dos flexíveis é que se o material permite uma certa deformação do seu volume ao receber pressão, isso interfere na atuação dos cilindros uma vez que "dissipa" a pressão aplicada no sistema hidráulico.

Portanto não "confundamos" as coisas. A solução de flexíveis muito longos realmente se baseia em utilizar produtos que ofereçam mais resistência a deformações, minimizando portanto a dissipação da força aplicada ao sistema hidráulico. O volume extra pelo seu diâmetro interno maior não afeta em nada o desempenho do freio.

Abraços a todos.

fabiano carraro
29/04/2009, 11:37
X2.......:concordo:

MRaizer
30/04/2009, 16:17
Bom, aparentemente todo mundo está falando a mesma língua finalmente, porém, ainda tem uma questão que tem que ser esclarecida:

O diâmetro interno dos flexíveis ou mesmo da tubulação não tem influência nenhuma na atuação do sistema de freios. A única coisa que realmente influi é a diferença entre os diâmetros do cilindro mestre e dos cilindros escravos ou melhor dizendo, pinças e burrinhos.

A discussão a respeito dos flexíveis é que se o material permite uma certa deformação do seu volume ao receber pressão, isso interfere na atuação dos cilindros uma vez que "dissipa" a pressão aplicada no sistema hidráulico.

Portanto não "confundamos" as coisas. A solução de flexíveis muito longos realmente se baseia em utilizar produtos que ofereçam mais resistência a deformações, minimizando portanto a dissipação da força aplicada ao sistema hidráulico. O volume extra pelo seu diâmetro interno maior não afeta em nada o desempenho do freio.

Abraços a todos.

Mezzo... eu quis dizer (e acho que o Carraro tmb) que, ao se ter um diâmetro maior com um material "elástico" a deformação sob pressão é maior que usando-se o mesmo material só que com diâmetro menor.
Só que eu já tava cansado de escrever àquela hora e não me expressei bem... :D
Abraço e...
vamo em frente que... tô se freiooooooooo!!!:D

Denis Takashi
01/05/2009, 23:48
Naum é por nada não .....

Mas aqui não é hardcore ??? O treco tá descambando um pouco, não ???

PS : carraro, se o pedal tá meio "seco", porque vc não diminui o mestre ??? Concorda que vai "demorar" mais pra encher ???

Abraço

fabiano carraro
01/05/2009, 23:56
pois é concordo mas nao a mais necessidade, esta otimo como esta agora.

entao é melhor nao mexer mais.:concordo:

E ESQUECER ESTE PAPO DE HARD......e debatermos (em ves de discutir) o que funciona de melhor em jeeps e nao mais o maior e mais potente,ou seja pegamos o que tem de melhor no forum todo, e transferimos pra ká. :concordo:

viu como ficou o topico depois da limpesa,é disto que precisamos e nao de confusao.

e eu até aprendi a ler e pesquisar.........:mrgreen:

valdir rainer
02/05/2009, 20:42
pois é concordo mas nao a mais necessidade, esta otimo como esta agora.

entao é melhor nao mexer mais.:concordo:

E ESQUECER ESTE PAPO DE HARD......e debatermos (em ves de discutir) o que funciona de melhor em jeeps e nao mais o maior e mais potente,ou seja pegamos o que tem de melhor no forum todo, e transferimos pra ká. :concordo:

viu como ficou o topico depois da limpesa,é disto que precisamos e nao de confusao.

e eu até aprendi a ler e pesquisar.........:mrgreen:

Fabiano nos jeeps dos meus clientes eu coloco a pedaleira ,hidrovacuo e cilindro do fiesta,o freio fica o bicho.
Com pneus 33 trava as quatro rodas sem esforço.
Breca igual a carro de passeio.
veja as fotos.
Só uma pequena contribuição com o topico.

buchmann
04/05/2009, 23:15
Fabiano

Cara.. não to com tempo de ler todo esse tópico, mas li até a 4 página.
Não sei se resolver o seu problema da fadiga dos freios. Como vc estava falando que não entrava ar dentro das rodas, pelo fato dos pneus serem muito grandes e tal. Creio que seria uma idéia para ser testado (não sei se alguem falou aqui), mas poderia ser intalado um dutos de ventilação da frete do carro até os freios, como nos carros de corrida. Os da frente poderiam pegar o ar pelo parachoque e os de traz pegando mesmo por baixo da caçamba.
Todos de fácil instalação, um duto com um diametro avantajado e de um paterial leve e colocado em "L".
Se isso melhorar um pouco, dai é só colocar discos ventilados para melhorar a dicipação do calor.

Bom.. é uma idéia, só para testar. Pois se o freio esquenta a solução é esfriar ;)

fabiano carraro
14/05/2009, 14:50
..... consideraçoes sobre o uso de "COBRE" em canos de freio!!!!!!!

ME MANDARAM ESTA FOTO DE UM CAMINHAO MERCEDES BENS QUE FOI RESTAURADO DENTRO DA FABRICA LÁAAAAAAAA NA ALEMANHA!!!!!!!!:pensativo:

mas fiquei na duvida se o caso ai nao é freio a ar?

ps:buchmann,ja leu o topico todo?:rolleyes:

mais alguma brilhante ideia??:pipoca:

MRaizer
14/05/2009, 20:39
Conta o Ramiro que, certa vez, apareceu um CJ lá na "Mau Caminho" com freios a ar. O engraçado é que parece que quem fez o serviço manteve quase toda a equipagem do freio convencional:shock:!

samukanvas
14/05/2009, 21:07
Esse Ramiro conta muitos "causos" mesmo. Certa vez ouvi que tinha feito meu carro... :putz: :parede:

akio nishikawa
14/05/2009, 21:55
Meu amigo fez e ficou excelente...Seguem algumas fotos....

MRaizer
14/05/2009, 22:43
Meu amigo fez e ficou excelente...Seguem algumas fotos....

Tá, mas... eu acho bom teu amigo arrancar logo aquela alavanca do freio de mão que está ali, perdida e no ponto para comprovar a "Lei de Murphy".:shock:

valdir rainer
15/05/2009, 12:56
Tá, mas... eu acho bom teu amigo arrancar logo aquela alavanca do freio de mão que está ali, perdida e no ponto para comprovar a "Lei de Murphy".:shock:

MRaizer, eu acho que vc está enganado,se vc olhar direito vc vai ver que aquilo que vc ve é continuação da chapa protetora.:parede:

equipeminas4x4
15/05/2009, 15:04
qual a vantagem em ter um trombolho desses embaixo do carro???

valdir rainer
15/05/2009, 15:38
qual a vantagem em ter um trombolho desses embaixo do carro???

A vantagem ,é que por lei vc é obrigado a ter freio de mão no veiculo,e para quem não pode colocar nas rodas traseira,tem éssa opção.
A não ser que alguem tenha uma opção melhor.:concordo:

MRaizer
15/05/2009, 20:26
MRaizer, eu acho que vc está enganado,se vc olhar direito vc vai ver que aquilo que vc ve é continuação da chapa protetora.:parede:

Desculpe discordar mas... Não é não! Na segunda foto dá para ver melhor a alavanca do freio (que fica presa sob o chassis) presa com um par de lacres de plástico justamente sobre a chapa protetora da T-case:sad:.

valdir rainer
15/05/2009, 20:43
Desculpe discordar mas... Não é não! Na segunda foto dá para ver melhor a alavanca do freio (que fica presa sob o chassis) presa com um par de lacres de plástico justamente sobre a chapa protetora da T-case:sad:.

MRaizer, tenho que concordar,vc tem toda razão:oops:

Me desculpe.:concordo:

4X4GARAGE
16/05/2009, 09:38
a vantagem ,é que por lei vc é obrigado a ter freio de mão no veiculo,e para quem não pode colocar nas rodas traseira,tem éssa opção.
A não ser que alguem tenha uma opção melhor.:concordo:
porem é obrigatorio por lei com acionamento mecanico(via cabos ou alavancas)e não hidraulico como esse na foto

MXV Tecnologia Off Road
16/05/2009, 10:39
apenas uma observação de curioso, eu já ví instalado em jeep o conjunto de freio da S10 completo (discos ventilados, cilindro, etc..), e freia muito bem ..... bem forte.... só que os pneus eram 35".

valdir rainer
16/05/2009, 17:14
porem é obrigatorio por lei com acionamento mecanico(via cabos ou alavancas)e não hidraulico como esse na foto

O cilindro pode ser hidraulico ,mas o acionamento é por cabo.
E se isso fosse proibido o kadete ,o tempra e outros carros não sairia assim de fabrica.

akio nishikawa
16/05/2009, 19:32
A lei de murphy pode ser aplicada em qualquer situação, inclusive veículos novos. As fotos que coloquei são para um tipo de Brainstorm (Brainstorm é uma palavra em inglês cuja tradução é “tempestade mental”. É uma metodologia de exploração de idéias, visando a obtenção das melhores soluções de um grupo de pessoas.:evil::evil:)A sujestão é para que quem se interessar, que melhorem o sistema... Na minha opinião, o sistema funciona satisfatóriamente para o que foi proposto, ou seja, segurar o jeep numa situação de parada, um freio de estacionamento.Se está ou não regulamentado eu não sei e não me importo, aliás, que jeep está totalmente regulamentado? um pneu, um spoa, um motor trocado,uma pintura,descaracterização, etc....
Abraços!!

fabiano carraro
16/05/2009, 23:37
O cilindro pode ser hidraulico ,mas o acionamento é por cabo.
E se isso fosse proibido o kadete ,o tempra e outros carros não sairia assim de fabrica.

:stop:perai que vçs estao se confundindo um pouquinho.......

referente a lei, ela realmente determina que:

o freio de estacionamento de um veiculo seja a cabo,por razoes de que a pressao hidraulica pode ir se perdendo aos poucos e ai adeus freio de estacionamento......ta mas no nosso caso que se dane,afinal jeep nao segue regras de transito,:mrgreen:

referente as pinças de freio:

no caso do trazeiro do kadette ele aciona mecanicamente por "cabo"o mesmo embolo que é acionado pelo fluido atraves de uma rosca sem fim dentro do embolo.:concordo:

a do tempra idem e a do vectra por dois patins de freio por dentro do disco......e por ai vai :concordo:

e quanto ao freio de estacionamento que o AKIO postou serve de informaçao tecnica pra quem queira um freio de estacionamento,a disco.....:palmas:

mas nao é o assunto do topico pois este é no caso pra ideia de colocarmos um 5° disco entre o cambio e as T-CASE em montagem "divorsed"como "auxiliar aos conjuntos das rodas",e nao apenas como freio de estacionamento ,mas as fotos foram bem vindas,o berga faz isto tambem ja a algum tempo se nao me engano......:concordo:

em breve estarei colocando uma ideia em pratica usando disco e pinça de moto entre a luva do 3°cardã de uma reduzida BORGWARNER 4472/herdada de uma GM CYCLONE 94 e interligado ao sistema hidraulico completo do carro .......equalizado por valvula retentora e eixos bloqueados 200%.:shock:

buchmann
18/05/2009, 00:35
.

ps:buchmann,ja leu o topico todo?:rolleyes:

mais alguma brilhante ideia??:pipoca:

Não foi uma idéia boa?? :pensativo:

Pelo menos eu tentei.. :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

famp
18/05/2009, 08:19
Bom dia pessoal,

Só uma coisa muito importante sobre freios no cardã. Isso não é nem um pouso seguro se o carro não tiver bloqueio total no diferencial. Ele pode até funcionar bem no asfalto mas na lama, o carro não vai parar se pelo menos uma roda estiver escorregadia.
É também muito perigoso se usar como freio comum na estrada em alta velocidade e uma roda travar (piso escorregadio).

Desculpe se já foi mencionado aqui neste post, mas só queria ter certeza que todos soubessem disso.

[]s

Fabio

fabiano carraro
18/05/2009, 10:03
sim ja foi........:concordo:

samukanvas
18/05/2009, 10:21
3°cardã de uma reduzida BORGWARNER 4472/herdada de uma GM CYCLONE 94

Da GMC Syclone não é....

Que eu me lembre só foram produzidas por um ano e não foi 94 e outra que a t-case não tinha reduzida.

fabiano carraro
18/05/2009, 11:33
Da GMC Syclone não é....

Que eu me lembre só foram produzidas por um ano e não foi 94 e outra que a t-case não tinha reduzida.

POIS É VC ESTA CERTO!!!!:concordo:

TROQUEI ELA NUMA REDUZIDA DE WILLIS NA EPOCA E NEM ME LIGUEI QUANTO AO FATO DA REDUÇAO......:parede:

agora o ano é 94 pois ta na plaquetinha:concordo:

bom deixo ela pra outra coisa qualquer ou troco numa de HILUX:mrgreen:

ela ja esta com o suporte pro 5° disco cortado no laser, uma pinça da honda falcon,um disco,e um entalhado igual a adaptaçao que fazem pro chevette......:putz:

MILHOES DE OBRIGADOS POR ME ATENTAR QUANTO AO FATO DA REDUZIDA SAMUKINHA....

alguem sabe de um vivente que tenha um SYCLONE ou TYFHOON com a t-case quebrada ?????:oops:

fabiano carraro
19/05/2009, 21:31
eta que as vezes errando a gente acerta..........:mrgreen:

vendi a borgwarner por um valor excelente pra um doido e "menos desatento"que eu......:parede:

o cara vai andar num PRO MOD de arrancada"

AGORA com traçao nas 4.:shock:

alguem tem uma reduzida da f-1000,baratinha???

samukanvas
20/05/2009, 13:42
alguem sabe de um vivente que tenha um SYCLONE ou TYFHOON com a t-case quebrada ?????:oops:

Só procurar na net que acha... Acima de 400cv, se não me engano, ela pede demissão.

Por isso que as syclone mais fortes que isso usam flange para cardan direto em vez de ct.

patrick plaza
03/10/2009, 22:30
eta que as vezes errando a gente acerta..........:mrgreen:

vendi a borgwarner por um valor excelente pra um doido e "menos desatento"que eu......:parede:

o cara vai andar num PRO MOD de arrancada"

AGORA com traçao nas 4.:shock:

alguem tem uma reduzida da f-1000,baratinha???e ai fabiano eu sei de uma com um bom preço abaixo do de mercado é so me ligar que vejo bem certo pra vc :concordo:

fabiano carraro
11/10/2009, 22:10
tarde ja fui pra hilux.:concordo: