PDA

Ver Versão Completa : Perda da Roda Livre da Ranger

lucasam
09/02/2009, 19:18
Ola Srs.

Todas as vezes que desmontei a roda livre da Ranger sempre achei meio esquisito o quanto a peça toda saia sem nenhuma trava.
Como possuo o carro a 1 ano e nunca teve problema nao me preocupava muito com isso.

Ontem me aconteceu algo estranho. A Roda livre caiu da camionete e perdeu-se.
A peça preca inteira que fica dentro do cubo.

Estou aqui pensando se a RL da minha camionete não estava faltando nenhum componete.
A roda livre da Ranger fica somente encaixada mesmo? Alguem mais perdeu essa peça?

Mais uma pergunta. depois que a Rl caiu eu tive que rodar mais uns 250 Km até chegar em casa. Sabe se as algum componente pode ter se estragado devido ao fato da ponta de eixo ter ficado solta no cubo? tipo as estrias do eixo raspando no cubo?

Alguem tem uma 1 RL original pra me vender (não precisa estar funcionando no vacuo, eu uso pituto)?

Anthoniusnikos
09/02/2009, 22:20
Lucasam, os cubos são presos por várias presilhas de plástico. Acredito que com 50% dessas presilhas quebradas, ou mais, os cubos podem se desprender, porém, ainda tem que soltar a calota, para eles se perderem.
Percebe, as da foto, como estão quebradas ? Mesmo assim munca cairam, mas talvez com muito solavanco e sem calota, talvez caiam. :pensativo::pensativo::pensativo:
Abraços
Anthon

Edintruder
09/02/2009, 23:56
Procura num desmanche pela roda livre inteira e coloca de novo.
Não tem problema nenhum andar sem o sistema, porém evita pegar água e areia.

lucasam
10/02/2009, 00:42
A minha nao tinha calota porque eu fiz um pituto e o pino ficou grande
as calotas estavam guardadas.
Depois que soltou eu coloquei a calota para evitar poeira, mas ta fazendo barulho, to com medo dos frisos da ponta do eixo estarem batendo em alguma coisa.
Vou procurar as rodas livres em desmanche e se nao achar vou comprar as da AVM.

Estranho é que nas rodas livres da minha camionete não me lembro dessas presilhas de plastico (quebradas na foto) ficarem presas em nenhuma estrutura do cubo.
No meu carro ela ficava presa por puro ajuste do ferro com ferro e alguma pressão da roda de ferro.
Vou estudar melhor
Valeu galera

Edintruder
10/02/2009, 10:01
Eu na tua pele colacava logo as RL da AVM e numca mais me preocuparia.

TylerNTL
10/02/2009, 13:11
Eu tenho uma dúvida antiga sobre RL´s....

Essas RL´s AVM são aquelas que engatam "mecânicamente" junto com a tração e para desengatar é necessário um deslocamento de uns 2 metros em marcha ré após desligar a tração? Certo?

Por que a maioria das montadoras não utilizam este sistema?
No meu entendimento ele seria:
1-mais racional que ficar arrastando eixo eternamente e estragando a porcaria do cardã dianteiro(Ranger)
2- mais robusto que sistemas à vácuo (Ranger/S10 antiga) ou sistemas elétricos (Hilux atual)
3- mais confortável que RL Manual (Hilux antiga)

Qual o ponto negativo deste sistema? (andar de ré 2 metros após utilizar a tração!!!)
Preço?

Anthoniusnikos
10/02/2009, 18:26
Thelmo, não podemos aceitar ter que andar de ré para destracionar. Esse processo até funcionaria como quebra-galho, tão inconveniente como ter que descer da viatura para tracionar ou destracionar (originais e pituto).
É bem possível fazer-se um sistema de roda livre, como os da ranger até 2000 (utilizando-se o vácuo) porém bem mais robusto, com encanamento de aço inox, passando pelo cofre, e outros pequenos aperfeiçoamentos.
Esses sistemas das Ranger até 2000, foram feitos nas coxas mesmo. Foi apresentado, e aceito, como muito comodo e confortável, porém o consumidor não teve tempo hábil para testá-lo, e foi enganado.
Acredito que a idéia foi muito boa, mas não quiseram gastar muito no projeto. Devem, certamente, ter levando em conta a inércia e exigência do consumidor latino-americano.
Coloco desta forma, porque sei o trabalho que tenho tido para mantê-lo em funcionamento. Se tivesse que pagar pela manutenção do sistema original, preferiria jogar tudo no lixo.
Abração
Anthon

TylerNTL
10/02/2009, 19:47
Thelmo, não podemos aceitar ter que andar de ré para destracionar. Esse processo até funcionaria como quebra-galho, tão inconveniente como ter que descer da viatura para tracionar ou destracionar (originais e pituto).

Anthoniusnikos,

No sistema que sugeri não é necessário andar de ré para destracionar.

O "destracionamento" é feito de dentro do veículo, comandando a CT. A rezinha é apenas para desacoplar as RL´s e não ficar arrastando o eixo.

Na prática quem tem estes sistemas nem se preocupa em desacoplar a as RL´s após utilizar a tração, pois elas só ficarão acopladas até a primeira ré com a CT em 4x2.

Anthoniusnikos
10/02/2009, 20:00
Thelmo. Dessa forma está bom.
O que acha, com relação ao desgaste de peças: A sua 2001, em que o eixo dianteiro gira o tempo todo, ou a minha, 2000, que a roda gira livre quando destracionada ?
Anthon

Edintruder
10/02/2009, 20:33
Dar ré para destracionar é igual á não possuir 4x4 de ré...
Esse macete é utilizado para soltar as RL à vácuo. depois de desacionadas no sistema.
O sistema maual é o melhor pois basta deixar acoplado quando for previsto o uso do 4x4 iual à uma Ranger sem RL, e quando quiser economia solta as rl.
As Rl não servem para poupar desgaste, mas reduzir o arrasto mecânico do sistema de transmissão que reflete em maior consumo e menor desempenho.

TylerNTL
11/02/2009, 08:06
Thelmo. Dessa forma está bom.
O que acha, com relação ao desgaste de peças: A sua 2001, em que o eixo dianteiro gira o tempo todo, ou a minha, 2000, que a roda gira livre quando destracionada ?
Anthon

Com relação ao desgaste e economia o projeto da sua viatura é mais inteligente.

Eu mesmo inclusive já tive que "recuperar" o meu cardã dianteiro e já li páginas e mais páginas de problemas e insucessos envolvendo a coifa do carã dianteiro, problemas amplificados sem dúvida pelo fato dele girar o tempo todo.

Só para nivelar as informações a RL que eu estou defendendo que deveria vir de fábrica é um sistema semelhante ao da Série 900 do link abaixo:

http://www.avm.com.br/products2.htm

A RL solta na primeira ré em "4x2".

"Se a viatura for conduzida em marcha ré em 4x4 as RL´s continam engatadas!"

Edintruder
11/02/2009, 09:25
Mas até o sistema de RL à vácuo da AVM deve ser melhor que o original.
Modelo 1000.

lucasam
11/02/2009, 14:25
A RL solta na primeira ré em "4x2".
Para criar algum mecanismo nesse sentido seria necessário acionamento eletrico/vacuo da RL.
O que eu, em principio não gosto.
O grande problema da RL é para acionar, visto que desligar é opcional.

RCGALVANI
11/02/2009, 19:48
Beleza pessoal a minha e ranger 99 fiz um sistema que desliga o sistema de tração dianteira para ligar e so acionar a tração que o vacuo liga a roda livre automaticamente.

lucasam
24/02/2009, 22:08
Então galera
A saga da roda livre continua.
Comprei um kit da AVM novinho, paguei 575 latinhas nele.
Eu mesmo coloquei as peças, foi um serviço feito com muito cuidado e ficou bem feito.
Na primeira vez que sai com a viatura, peguei estrada e a danada caiu novamente, do mesmo lado.

Estou muito desconfiado que a ponta do eixo esta empurrando a peça para fora.
Eu sei que existe uma trava na ponta do eixo do lado externo que impede a ponta do eixo de entrar muito para dentro do cubo.
A questão é: Existe uma trava do lado interno da ponta de eixo que impede o eixo de sair?
Será que no meu carro essa trava se perdeu e está empurrando a RL para fora?

Porque se não for a ponta de eixo que está empurrando a roda livre só pode ser desgaste no "dente" do cubo que prende a RL o que visualmente não parece problema.

lucasam
10/04/2009, 12:29
Galera

Se alguem tiver alguma opinião sobre a perda da Roda livre eu gostaria de ouvir.

Ja foi a minha terceira peça perdida.
Eu recoloquei a trava da ponta de eixo. Rodou bem por quase 1 mes e caiu denovo.
Alguem tem alguma opinião sobre porque isso poderia estar caindo?
Moro em uma cidade com 600 000 habitantes e não consigo achar nenhum mecanico com experiencia nesse assunto.

Uma opção é levar o carro para são paulo. Alguem conhece alguma oficina em sampa que tenha experiencia com a tração da Ranger?

lucasam
27/04/2009, 18:44
Resolvi o problema, estou postando aqui a solução.

Existe um pequeno rolamento na parte interna do cubo que sustenta a ponta de eixo.
Na minha Ranger esse rolamento tinha quebrado e triturado desgastando a ponta de eixo e a parte interna do cubo.
Sem o apoio do rolamento e com os restos do rolamento anterior atrapalhando o sistema a vibração da ponta de eixo tava jogando as RL para fora.

Solução. Troca do cubo e da ponta de eixo :(

Ficou caro, mas se tivesse percebido da primeira vez tinha economizado um jogo de roda livre.

T.T. Rex - Tio Balú
27/04/2009, 19:25
É Lucas, o certo seria ter desmontado o semi-eixo.
Mas você não percebeu nada quando retirou pela primeira vez os cubos, uma vez que os semi-eixos ficam aparentes ?
Abs
Tio Balú

lucasam
27/04/2009, 19:30
Eu percebi a fuligem da peça moida, mas achei que fosse da trava arrebentada.
Na verdade eu não (e os 3 meca) não sabiamos que tinha um rolamento apoiando a ponta do eixo. Achei que ficasse apoiado somente na Roda Livre.

Mas de qualquer forma das outras vezes não cheguei a retirar os cubos, como ja tinha comprado um cubo em outra oportunidade eu sabia que ele era "oco" onde passa o eixo. Não imaginei que ele ganhasse um rolamento na montagem.

Os mecanicos anteriores não disseram nada e quando desmontei sozinho não retirei os cubos porque os parafusos são muito duros e não consegui uma alavanca apropriada.

T.T. Rex - Tio Balú
27/04/2009, 19:48
Boa noite Lucas. Já que gosta de mexer vai comprando as ferramentas adequadas. Hoje comprei uma chave 3/8" para tirar o parafuso do sensor ABS, e ela também serve para retirar os bicos de sangria do freio e suporte da válvula termostática. A chave 10 mm parece que dá, mas a folguinha é o suficiente para arredondar a cabeça dos parafusos.
Antes te tentar tirar esses parafusos coloque um pouco de WD...(?)
Outra coisa: Quando a gente compra carro usado, tem que ir desmontando o que pode e ir revisando e substituindo o que já está muito gasto.
Hoje trabalhei o dia inteiro nas rodas de trás: O óleo do diferencial está escorrendo a três dias (levantei uma roda e depois a outra para escorrer e remover o óleo velho dos eixos), retirei as campanulas e verifiquei que as lonas de freio estão quase na hora de serem trocadas.
Abs
Tio Balú