Ver Versão Completa : falta de força e cubo de roda
PessoALL,
Este fds fui dar umas voltas com o CJ (BF 161) e estranhei a falta de força dele para subidas apenas com a 4x4 engatada, ele simplesmente não subia rampas que meu carro sobe sem nem fazer força, eu acelerava e ele não ia, o giro caia e ele não subia. Por outro lado, bastava engatar a reduzida para ele subir brincando.
Isso é o que mais me intrigou, pois não eram barrancos ou morros pesados, como disse subo com meu carro sem nem fazer força, e o CJ sem embalo não sobe sem engatar a reduzida, nem em 1ª marcha, não sei o que pode estar acontecendo.
Embreagem não é, pois se fosse o giro ia aumentar e o carro não ia subir, mas o giro cai e também sobe normal na reduzida.
Motor não acho, pois na reduzida ele também vai normal.
O que vocês acham que pode ser???
Aproveitando, para evitar abrir outro tópico, preciso de idéias para sacar o cubo de roda traseiro esquerdo, pois nem com sacador e reza braba saiu, chegou a entortar o cubo e nada, o outro foi só dar uma apertada no sacador pra ele pular fora. Estou andando com a porca afastada do cubo pra ver se afrouxa, mas já desci a lenha e nada.
Preciso tirar logo esse cubo pra substituir as lonas e cilindro de freio, eis que estou com essa roda isolada e freio apenas nas outras três.
Agradeço qualquer ajuda.
Abraços,
leopoldo
12/10/2004, 18:10
Inspecione:
abertura de válvulas (folga)
ponto do motor (avanço)
bomba de injeção do carburador (bengala)
Para o cubo.........qual o modelo?
se for o chavetado (e parece que é) ou se tem o sacador ou é sofrimento.
Às vêzes, fazer curvas seguidas com a porca um pouco frouxa resolve e você já está fazendo isso. Faça perto de casa, dê várias voltas forçando na curva de um lado e de outro. Se mesmo assim não sai, só com um sacador "pesado".
você pode fabricar um !
Thiago Rodeghel
12/10/2004, 18:15
Para o cubo.........qual o modelo?
se for o chavetado (e parece que é) ou se tem o sacador ou é sofrimento.
Às vêzes, fazer curvas seguidas com a porca um pouco frouxa resolve e você já está fazendo isso. Faça perto de casa, dê várias voltas forçando na curva de um lado e de outro. Se mesmo assim não sai, só com um sacador "pesado".
você pode fabricar um !
É verdade o que o Leopoldo falou...
Se for chavetado, é sacador com certeza :wink: , mas cuidado!!! Não fique posicionado a frente do cubo, na hora que se solta sai com tudo!!! O meu chegou a bater na parede e fazer marcas :shock: Ainda bem que foi só isso. No meu usei soprador de ar quente, daquelas usadas em pintura de autos, demorou um tempo mas saiu.
[s]
Inspecione:
abertura de válvulas (folga)
ponto do motor (avanço)
bomba de injeção do carburador (bengala)
Leopoldo, você acha que a falta de força pode ser por algum desses problemas no motor? mas não deveria acontecer o mesmo na reduzida?
como seria o sacador pesado de cubo que você sugere fabricar? já usei um que chegou a entortar o cubo todo (onde pegam as garras) e nada do maledeto sair.
acho que vou tentar esquentar o maledeto com o soprador como sugeriu o Thiago e se não der vou partir pro maçarico mesmo, até por que aquela porcaria de cubo já tá todo torto mesmo e vou ter que botar um novo. Meu medo é destemperar a ponta de eixo, o que vocês acham?
Abraço,
leopoldo
12/10/2004, 19:15
mas não deveria acontecer o mesmo na reduzida?
a reduzida mascara a pouca força.
como seria o sacador pesado de cubo que você sugere fabricar? já usei um que chegou a entortar o cubo todo (onde pegam as garras) e nada do maledeto sair
agora tú dançou, tem que arrancar de qualquer jeito
Uma vez tive que cortar um com disco de corte.
Como fazer um?
compre num ferro velho um semi eixo do flutuante.
usine a parte de dentro .... o encaixe da panela....deixe liso......e corte o excesso de ponteira de semi eixo....você precisa só da flange(bolacha com os furos dos prisioneiros)
lógico, remova os prisioneiros dessa flange e do cubo do jeep também.
compre 5 parafusos allen longos de 1/2, de comprimento suficiente para passar pelos 2 cubos
coloque os parafuso e começe a apertar alternadamente.
de vez em quando, bata no toco de semieixo cortado.......
acho que vou tentar esquentar o maledeto com o soprador como sugeriu o Thiago e se não der vou partir pro maçarico mesmo, até por que aquela porcaria de cubo já tá todo torto mesmo e vou ter que botar um novo. Meu medo é destemperar a ponta de eixo, o que vocês acham?
Isso é um problemão. Se esquentar demais bye bye semi eixo...........1 :wink:
Thiago Rodeghel
12/10/2004, 19:22
Maçarico NÃOOOO :shock: !!!
O soprador de ar quente, é melhor q secador de cabelo, mas não chega a tanto quanto o maçarico!!!
Vc acaba mexendo nas propriedades do aço, com altas temperaturas!!! Ele fica mais frágil esquentando ele assim!!!
[s]
Mauro Darezzo
12/10/2004, 20:45
No meu Jeep eu também tenho o corajoso e "potente" BF161. Coloquei pneus de 33". Acontece que eu usava a relação 44x9 e só de subir a ladeirinha da rua da minha casa, ele não tinha força, tinha que ligar a tração e reduzida. Ai sim ele subia. Meu outro carro sobe sem problemas. Troquei pela 43x8 e ficou bom.
Que pneus e que relação vc usa? Não seria este o problema?
tenho esse mesmo problema de falta de força na 4x4 e, alem disso , qdo está engatada a tração , se estiver no asfalto (tudo bem , sei que nao preciso dela no asfalto ) , o carro fica parecendo que etá arrastando as rodas dianteiras.
Sou jipeiro virgem...ainda nao consegui ir pra trilha , por falta de documentos , mas acho que esta semana sai.
leopoldo
12/10/2004, 21:12
Mauro
Que pneus e que relação vc usa? Não seria este o problema?
Bom, eu uso 35" relação 44/9. Se o motor estiver fraco isso importa sim, mas é bom fazer um check completo e ver se não é outra coisa antes de culpar o motor. E mesmo assim um cambio de 4 marchas do 4 cil OHC com eixo piloto da agromotor (será que ainda fazem?) seria uma ótima solução
TIO
qdo está engatada a tração , se estiver no asfalto (tudo bem , sei que nao preciso dela no asfalto) , o carro fica parecendo que etá arrastando as rodas dianteiras
Tá com cara de eixos com relações diferentes
Mauro Darezzo
12/10/2004, 21:51
Pneus de 35" e relação 44/9 para o Leopoldo não é problema...vc usa um V8. Tem potência de sobra...na faixa de quanto? Uns 230/250 cavalos? Isso sem veneno. No meu BFzinho é só 90 cavalos, e tudo pangaré véio desdentado.... :lol:
Talves o nosso colega Miguel tenha uma relação longa, pneu grande e motor cansado...aí ferrou....
Talves o nosso colega Miguel tenha uma relação longa, pneu grande e motor cansado...aí ferrou....
Antes fosse, tenho uns pneuzinhos vagabundos 255 que quase me deixaram no mato esse fds, por que encheram de lama e não deram mais tração, uma blz :evil:. Estou louco por uns 3k, mas a $$$ tá curta e preciso fazer os podres da lata antes que piorem. :cry:
A relação acho que é original e, portanto já deve ser 43x8 e o motor não tá ruim não!
mas vou dar uma olhada naqueles pontos que o Leopoldo indicou e ver se melhora.
Outra coisa, pra ver a relação só abrindo a tampa do diferencial e contando os dentes, ou tem outra forma de fazer isso?
leopoldo
12/10/2004, 22:20
Sim, se nenhuma orelha seca super-expert da burrice infinita (que espero esteja já enterrada a muito tempo) tirou.....
Deve ter uma chapinha presa junto dos parafusos da tampa do diferencial.
Nessa chapinha tem o número de dentes da coroa e do pinhão.
Marcos ET
13/10/2004, 00:33
Miguel, nao sei muito oq pode ser, mas se o motor estiver em ordem, a relação estiver boa, os pneus estiverem bons e tudo mais q o pessoal falou até agora... tenta ver se nao tem alguma coisa estranha na relação da caixa de transferência... sei lá, vai que ao andar na posição normal as engrenagens estejam muito apertadas (sem folga ideal) ou deformadas de tal forma que "travem" um pouco o funcionamento....
se o problema acontece tbem em 4x2, põe o jeep no cavalete, engata uma primeira simples, pisa na embreagem e veja se a roda tá muito pesada pra girar com a mão...
se o problema acontece em só em 4x4 simples, pode ser algo agarrando na saída do cardan dianteiro ou no diferencial dianteiro... poe as quatro rodas no ar e gira elas pra ver...
prblema: se o ajuste estiver muiiiiito próximo do limite, pode ser que o tal travamento (SE for este o caso) só venha a acontecer DEPOIS que a t-case esquentar, aih as engrenagens dilatam e travam tudo.... (já reparou c vc sobe a ladeira em t-case "simples" com o jeep frio?)
vai testando....
grande [] de um azarado que teve seu carro batido (na traseira - do carro!) pela segunda vez, 2 dias depois de sair da lanternagem do primeiro acidente! (ah se tivessem batido no jeep! :twisted: :twisted: )
Mauro Darezzo
13/10/2004, 21:04
Tem também o jeito de girar o cardã (ou cardan?) e contar a voltas da roda. Depois dividir por dois...etc,etc,etc... como é mesmo???? Não me lembro 100%. Quem souber indique pro Miguel...
LuizCarlos
14/10/2004, 12:44
Ai pessoal!
Blz?
Eu estou passando por isso hoje. Eu achava meu motor (BF161) muito fraco, descobri que tinha 3 cilindros com os aneis quebrados.
Beleza mandei fazer o motor. E ainda acho ele fraco em subidas leves
em 4x2 ou 4x4 low. Tenho reparado que a minha t-case de 3 marchas
ao sair de 1º 4x2 as marchas são muito curtas! Isso só pode ser relação de diferencial? Eu não sei qual a relação melhor para trabalhar no conjunto BF161(Novo), T-case 3 marchas sincronizadas e Pneus Fate 750/16 novos para trilhas.
Nesse assunto um dos amigos citou que no diferencial tem uma chapa que mostra o numero de relação. Vou verficar depois passo aqui.
Valeu!
Luiz
Nesse fds não vai dar, mas no próximo vou testar o que os colegas sugeriram pra ver se melhora o problema da força.
Se for chavetado, é sacador com certeza , mas cuidado!!! Não fique posicionado a frente do cubo, na hora que se solta sai com tudo!!! O meu chegou a bater na parede e fazer marcas Ainda bem que foi só isso. No meu usei soprador de ar quente, daquelas usadas em pintura de autos, demorou um tempo mas saiu.
Quanto ao cubo já consegui um soprador pra ver se consigo sacar aquela porcaria.
Já quanto ao problema do sacão que ele deve dar quando sair, como falou o Thiago, estive pensando em manter a porca na ponta do semi-eixo para que ela segure o deslocamento do cubo quando este soltar, diminuindo os riscos de uma lesão. Vocês acham que isso pode causar algum dano na porca ou no semi-eixo?
Thiago Rodeghel
15/10/2004, 22:45
Quanto ao cubo já consegui um soprador pra ver se consigo sacar aquela porcaria.
Já quanto ao problema do sacão que ele deve dar quando sair, como falou o Thiago, estive pensando em manter a porca na ponta do semi-eixo para que ela segure o deslocamento do cubo quando este soltar, diminuindo os riscos de uma lesão. Vocês acham que isso pode causar algum dano na porca ou no semi-eixo?
Miguel
Ao mesmo tempo use o sacador e uma ferramenta de alta precisão(marreta ou martelo :P ). Vai esquentando e apertando o sacador, e em seguida vai batendo no cubo para fora do semi-eixo. Acredito que se deixar a porca lá, pode não acontecer nada ou estragar a porca ou a rosca, sei lá :roll:
[s]
Bom, como disse nesse fds consegui subir a serra para prosseguir em minhas tentativas de sacar o cubo e, grata satisfação, arranquei o maledeto em menos de 10 min, foi só usar um sacador pesado daquele tipo sugerido pelo Leopoldo (consegui com um amigo e aproveitando o cubo velho já vou mandar fazer um pra mim) pro bixim sair facinho, daí foi só limpar as peças, substitiur as lonas e o cilindro e montar tudo de novo. :lol: :lol:
Coloquei jumelos (10cm) e buchas novas, os antigos estavam acabados, o dianteiro esquerdo, nem bucha tinha mais.
Mas, como JEEP é um bicho sacana :evil: e não pode ver a gente investir um pouquinho que já quer meter a mão, fomos sangrar o freio (agora tá tudo novo nas rodas) e ... :?: :?: :?: :?: :( :( :( :(
o maldito cilindro mestre começa a escorrer fluído novinho como se fosse uma torneira.
Conclusão, tive que tirar aquela porcaria fora e fiquei de novo sem freio, mal deu pra testar o novo ajuste do ponto pois tive que andar devagar, mas a impressão é de que com a mudança do ponto ele deu uma melhorada na força.
:idea: Mas estou com um problema e peço novamente a ajuda do Leopoldo e dos amigos para conseguir uma foto com a seta do ponto do BF pra conferir se a minha está na posição correta, pois achei que ela está meio amassada e pra baixo, então não tenho certeza se está ou não com 5º.
Outra dúvida que tenho é se com ignição eletrônica, o ponto deve ser mesmo de 5º? :?: é por que a regulagem está quase no fim e pelo que li aqui no fórum deveria estar +-no meio, vou ver na próxima vez se solto o distribuidor e dou uma girada no encaixe pra ganhar regulagem, pois quando foi instalada a ignição eletrônica, ele pode ter sido mal encaixado.
Abraço,
leopoldo
24/10/2004, 21:32
.... uma foto com a seta do ponto do BF pra conferir se a minha está na posição correta, pois achei que ela está meio amassada e pra baixo, então não tenho certeza se está ou não com 5º
Tenho esta cópia do manual ...... não está muito clara mas dá para ver.
A imagem mostra o ponto certo que aparece com a luz de ponto em 5º antes do ponto morto superior - APMS ou TDC, depende do manual :roll:
..... Outra dúvida que tenho é se com ignição eletrônica, o ponto deve ser mesmo de 5º? :?: é por que a regulagem está quase no fim e pelo que li aqui no fórum deveria estar +-no meio, vou ver na próxima vez se solto o distribuidor e dou uma girada no encaixe pra ganhar regulagem, pois quando foi instalada a ignição eletrônica, ele pode ter sido mal encaixado
Nada a ver ignição normal e eletrônica. Isso é DO MOTOR- 5º. Só isso.
Se a regulagem no distribuidor está dando batente, está um dente fora.
remova o distribuidor e coloque de volta girando um pouco o rotor.....
:evil: ISSO É UM SACO DE FAZER :evil: .......... pois tem que casar também com o encaixe na bomba de óleo .... aquela orelhinha.
Tira o martelo do lado porquê se você ficar nervoso....... :evil:
Leopoldo, fui devolver o sacador e meu amigo sugeriu que ao invés de tirar o distribuidor e girá-lo, eu deveria tirar a bomba de óleo e girá-la um dente que seria mais fácil.
O que achas?
Abraço e desde já agradecendo todas as dicas. :D
leopoldo
25/10/2004, 14:25
Pela bomba, o enrosco é o mesmo, só que mais melequento, porque ao tentar colocá-la, vai ter que girar o rotor senão a bomba não entra.
O certo é soltar os 2, pois na bomba, removendo a tampa, tem a marcação de casamento dentre a engrenagem interna e externa da bomba.
Para ser menos melequento - sem soltar a bomba- coloque o motor no 0º PMS do pistão 1, puxe o distribuidor, não tudo para fora, só para desengrenar e depois atrase (ou adiante um pouco) o girabrequim, só uns 5 a 10 º (dependendo para que lado está dando o batente da regulagem) e tente escorregar o distribuidor para dentro.
Quando casar, o zero do girabrequim equivale à metade do arco de regulagem no suporte do distribuidor.
Leopoldo, :oops: :oops:
Desculpe continuar lhe enchendo o saco, mas como não tenho muita prática, vou lhe perturbar mais uma vez:
Considerando que está dando batente no lado esquerdo do distribuidor, presumo que devo adiantar o girabrequim, certo?
Então, deixa ver se entendi bem, o procedimento deve ser o seguinte:
1) Coloco o motor no 0º do PMS;
2) tiro o parafuso de aperto do distribuidor e puxo ele pra fora só o suficiente para desengrená-lo, daí giro ele para que o parafuso de regulagem fique no meio;
3) feito isso, adianto (ou atraso) o girabrequim com uma chave, alguns poucos graus e tento encaixar o distribuidor.
4) aí vem uma dúvida: se não encaixar de primeira, devo tentar acertar o encaixe movendo o girabrequim ou girando o rotor?
[]'s com dúvidas e perturbando o Leopoldo.
leopoldo
25/10/2004, 19:32
Considerando que está dando batente no lado esquerdo do distribuidor, presumo que devo adiantar o girabrequim, certo?
sim.
2) tiro o parafuso de aperto do distribuidor e puxo ele pra fora só o suficiente para desengrená-lo, daí giro ele para que o parafuso de regulagem fique no meio
sim, mas mantenha desengrenado.
3) feito isso, adianto (ou atraso) o girabrequim com uma chave, alguns poucos graus e tento encaixar o distribuidor
sim.
4) aí vem uma dúvida: se não encaixar de primeira, devo tentar acertar o encaixe movendo o girabrequim ou girando o rotor?
:evil: é essa a parte do saco infernal :evil:
......os 2, é um ajuste fino de caçar a posição até casar as engrenagens.
Mas descanse! se der sorte, pode ser na 1° tentativa.
Danniel Pizatto
25/10/2004, 22:42
Só não entendi uma coisa...
No meu, o distribuidor só entra de 2 maneiras, uma a 180º da outra. é como se a ponta do eixo do distribuidor fosse uma chave de fenda.
E aí, só atrasando um dente na bomba de óleo?
PessoALL
Só voltando um pouco no assunto da falta de força quando se engata 4x4...
Eu tive este problema quando comprei o meu jeep e só fui descobrir alguns meses depois. No meu caso era a relação diferente entre a dianteira e a traseira. Quando engatava tração um eixo travava o outro, e olha que custou a quebrar a caixa :shock: .
Logo que detectei a falta de força pedi para uma oficina verificar as relações mas diseram que estava OK. Ainda bem que depois desta verificação só eu brinco no meu jeep :wink: .
Mesmo tendo a plaquinha com a relação no diferencial vale a pena abrir e contar pois já conhecí alguns jeeps com relação traseira mais longa, talvez para economizar combustível :twisted: . O trabalho não é grande e pode economizar muitas latinhas prevenindo a quebra de algumas engrenagens da caixa. Um dos sintomas era a dificuldade de se desengatar a tração.
[]s
leopoldo
25/10/2004, 23:33
...... é como se a ponta do eixo do distribuidor fosse uma chave de fenda
mas ele é assim mesmo: parece uma chave de fenda.
mas faça como eu te disse que voce consegue !
Leopoldo, não consigo ficar muito tempo sem te perturbar, vamos lá então:
Ainda não tive tempo nem coragem de fazer o trabalho no distribuidor, então estive pensando se não seria possível, ao invés de desengrená-lo e passar todo esse trabalho para encaixar novamente, pular uma posição dos cabos na tampa do distribuidor e apenas girá-lo como se estivesse acertando o ponto.
Minha idéia é colocar o girabrequim em 0º, daí o rotor deverá estar no pólo do pistão 1, soltar a tampa e pular os cabos uma posição no sentido horário.
Daí giro o corpo do distribuidor no sentido anti-horário (hoje dá batente no lado esquerdo) para que o pólo do pistão 1 fique novamente sobre o rotor.
Feito isso, ligo o motor e acerto o ponto em 5º com a pistola.
Achas que a minha idéia tem algum fundamento e pode dar certo, me poupando o stress de desengrenar o distribuidor ou é completamente furada :?:
[]'s :oops:
leopoldo
12/11/2004, 14:03
Sim, é possível fazer isso, mas como não sei quantos dentes está fora, corre o risco de ao fazê-lo, você só conseguirá regular dando o batente ao contrário, entendeu?
ou seja,
se ao fazê-lo, você só consegue regulagem com o batente no extremo contrário, você estará entre 3 dentes de regulagem:
um antes dá batente dum lado, um depois dá batente para o outro lado e o do meio, ........... lógico......é o certo.
Por isso que eu tinha dito que é um saco fazer isso.