PDA

Ver Versão Completa : tutorial de fabricaçao da carroceria do cj5 em fibra

aomarinho
08/02/2009, 23:44
Caros amigos, boa noite!

Tenho uma carroceria velha do cj5 e gostaria de utiliza-la como molde para fabricar uma nova carroceria de fibra.
Alguem aqui no forum saberia me dar as coordenadas para a fabricaçao da mesma, como: # espessura que tem que ficar?
# se deve ser usado algum item entre as camadas de fibra pra reforçar a peça ou e somente a fibra mesmo ate chegar a espessura ideal?
# com o que, e como reforçar as partes na carroceria onde serao fixadas no chassi e quais os pontos a serem reforçados?...etc

Bem amigos, as duvidas sao varias mas essas sao as pricipais. Se alguem aqui tiver um totorial de preferencia com fotos que possa me ajudar ficarei muito grato.
Saude e paz a todos, uma abraço e muito obrigado.

Dodger
09/02/2009, 08:10
Bom dia meu amigo!

Vc quer fabricar carroceria pra vender ou fazer 1 pra vc?
Se tiver pensando em fazer só uma peça já te falo que nem de longe vale a pena. O caro e complicado neste ramo é a confecção dos moldes, peças destas dimensões são coisa pra "gente grande".

Se tiver pensando em entrar no ramo de fabricação de peças em fibra te aconselho a estudar muito e começar com peças de menor porte.

Mas já respondendo a algumas de suas perguntas, a resistencia da carroceria vai depender da espessura da chapa de fibra(nº de camadas, densidade da manta de fibra) e tbém do material(fibra em si) utilizado, pq vc pode usar o convencional que é a manta de fibra ou o melhor em termos de resistencia que é o tecido de fibra de vidro. pra vc ter ideia antigamente o pessoal usava manta na confecção de embarcações, hj as de boa qualidade utilizam tecido que conferem maior resitencia a quebras e menor peso. A fibra não precisa de utilização de outros materias, não é dificil ficarem mais resistentes que metal

Quanto aos pontos de fixação eles podem levar reforço metálico por meio de sandwish de fibra com metal nestes pontos.

E para fazer o molde, vc precisa de peças originais absolutamente perfeitas, senão todos os defeitos serão imediatamente copiados pros moldes e consequentemente para as peças em fibra. Por isso a utiliação de uma carroceria velha como vc falou é pouco recomendável.

abraço

aomarinho
09/02/2009, 22:02
Boa noite amigo!

Minha intensao e fabricar uma unica para o meu uso. Tenho amigos que ja trabalham com fibra e sao eles que fabricaram pra mim, pois tenho facilidade de adiquirir o material com muito baixo custo, mas adimito que o pessoal ainda nao fizeram um trabalho com essa dimensao.

A carroceria citada e velha mas esta perfeitinha. A intensao e fazer retoques onde for preciso ates de usa-la como molde.

Voou levar bem a serio as informaçoes do amigo.

muito obrigado pelas informaçoes e um abraço.