PDA

Ver Versão Completa : Óleos cx marchas, dif e CT. É viável trocar na concessionária?

TylerNTL
08/02/2009, 11:26
Minha viatura está se aproximando dos 150k e estou programando a troca dos óleos da cx de marchas, diferenciais e CT. Descobri que os postos de gasolina não fazem mais estes serviços (alguém passou confiscando as bombinhas coisa&tal)

Lembro que da última vez que troquei custou uma nota (os óleos custavam uns R$ 25/lt).

O valor cobrado é muito mais caro que no "paralelo" (tenho real pavoR($) aos $erviço$ da conce$$ionária)? Qual seria o preço justo?
Tem o risco deles não prestarem a atenção devida nos tipos de óleo especificados?

TylerNTL
08/02/2009, 12:31
A propósito qual o óleo recomendado para a CT da Ranger 2001?

No manual especifica-se:
MERCOM ATF 2,65 l PARA CX DE MARCHAS
SAE 80W90 1,4 l PARA DIFERENCIAL DIANTEIRO
SAE 85W140-GL5 PARA DIFERENCIAL TRASEIRO

E para a caixa de transferência?????!!!???

Daniel.Shimomoto
08/02/2009, 16:29
A propósito qual o óleo recomendado para a CT da Ranger 2001?

No manual especifica-se:
MERCOM ATF 2,65 l PARA CX DE MARCHAS
SAE 80W90 1,4 l PARA DIFERENCIAL DIANTEIRO
SAE 85W140-GL5 PARA DIFERENCIAL TRASEIRO

E para a caixa de transferência?????!!!???

Thelmo...

Lubrificantes...um assunto que eu me interesso.

O Câmbio e a caixa de transferencia você pode colocar qualquer óleo ATF/Dextron III e Ford Mercon (aliás, todos os Dextrons III atendem a especificação Ford Mercon), de boa procedência. Quando troquei o da minha Ranger, coloquei o OH49X da Lubrax que atende a ambas as especificações. Paguei R$13,00/L e outro dia vi o ATF/Dextron III da Valvoline-Cummins pelo mesmo preço

No diferencial dianteiro, coloquei o Lubrax Gold sintético, API-GL-5 SAE 75W90 que foi o que consegui na minha cidade. O recomendado é o 80W90 GL-4, mas eu no seu lugar colocaria o 80W90 API-GL-5, sem pestanejar. O GL-5 é melhor para resistir a altas pressões, uma especificação mais avançada que o GL-4, e considerando o fato que a Ranger não tem RL, acho prudente fazer essa troca. Quando coloquei, paguei R$20.00/L

O diferencial traseiro a mesma coisa: Siga a especificação da fabrica e faça a troca. Não deve custar mais que isso.

A unica coisa importante nisso tudo é: COMPRE LUBRIFICANTES DE BOA MARCA!!!!! (Petrobrás, Texaco, Esso, Mobil Ipiranga, etc. etc. etc.).

A propósito, quem fabrica óleo para a Motorcraft é a Texaco.

Abs!!!

leobnaval
08/02/2009, 19:14
A troca de óleo não precisa ser feita na concesionária, só verifique se o local tem experiência em trocas de óleos e especialmente com camionetes(já cada coisa!!!)

E se utilizar algum tipo de anel de vedação é bom efetuar sua troca já que este veda com a deformação sofrida com o torque no aperto (por tanto é descartável).

Siga as recomendações do fabricante e NUNCA utilize classificação abaixo do especificado, sempre igual ou superior.

E como disse o Daniel procure sempre lubrificantes de marcas reconhecidas no mercado como: Castrol, Ipiranga, Motul, Lubrax, Texaco entre outras.

Abraços, Leo

TylerNTL
08/02/2009, 20:26
Até onde sei a única junta que se usa nesta operação e para selar o diferencial traseiro.

E sobre as concessionárias. Quanto elas cobram pelo serviço? Normalmente o preço praticado para os óleos é justo?

Daniel.Shimomoto
08/02/2009, 23:28
Até onde sei a única junta que se usa nesta operação e para selar o diferencial traseiro.

E sobre as concessionárias. Quanto elas cobram pelo serviço? Normalmente o preço praticado para os óleos é justo?

Thelmo;

Revenda é revenda...pode ser que cobrem...como pode não cobrar...

Do diferencial dianteiro da minha, o óleo foi tirado na mangueira!!!!

Do traseiro (ainda vou trocar) vai ter que ser igual.

Do cambio e da CT esse dai não tem misterio.

Abs!!!

Jera
09/02/2009, 00:01
fala thelmo!

pesquise os preços dos óleos na concessionaria tb. aqui em bsb, geralmente na ford sai mais em conta que nas lojas ou postos de troca de óleo. e lá na ford dá pra vc pedir um descontinho e o óleo sai mais barato ainda.
comprei pra minha gasolina o óleo de motor 5w30 por 18,00reais na ford....e nas lojas de lubrificantes era tudo acima de 27,00. somente o óleo...sem a mao de obra para a troca.
óleo de motor custa +- 12reais o litro....15w40 CI-4....mas é melhor comprar o balde de 20L nos postos de gasolina por 150,00.

segunda passada paguei 35,00 reais pela mao de obra da troca do óleo do motor e do filtro de óleo na concessionaria....0,3hs. na ford a mão de obra é tudo tabelado....mas vc pode conversar com o consultor e falar que vc compra os óleos lá se ele fazer um preço camarada na mão de obra.

a troca de óleo do meu dif. traseiro foi aberto a tampa inteira e dps colada com aquela junta que parece um silicone....

leobnaval
09/02/2009, 00:14
Thelmo me referi a anel de vedação geralmente em parafusos para esgotamento ou troca de óleo eles possuem um anel de vedação (que pode ser de cobre, aluminío ou o`ring) e deve ser trocado, pode reparar que no próprio carter tem, é utilizado na grande maioria dos carros...

E a troca é muito mais garantida como fez o Jera com a abertura total da tampa do dif. seguido de remoção da junta anterior e colocação de junta nova.

Abraços, Leo

lealrenato
09/02/2009, 00:19
o oleo lubrificante é o sangue de um carro.
tem q ter procedencia, nota fiscal e garantia.
so faço na autorizada, por isso.
nao convem facilitar com esse item.
se falsificam combustivel, quem dira lubrificante.
é um custo beneficio muito pequeno, esse de oleo/fazer um motor diesel.

[ ]'s

Edintruder
10/02/2009, 12:20
Renato, é justamente por isso mesmo é que eu não faço esse tipo de serviço em concessionária nenhuma. Ou faço em casa ou em algum posto aonde eu praticamente faço a troca junto com o frentista.
Não confia em concessionárias pois tem caso relatado aqui com uma L200 e eu particularmente já passei com isso no Dipesul de Porto Alegre em um Volvo FH12 aonde a concessionária te cobra pelo serviço porém o mecânico nem ao menos tinha executado a troca...

RcSala
10/02/2009, 13:17
Renato, é justamente por isso mesmo é que eu não faço esse tipo de serviço em concessionária nenhuma. Ou faço em casa ou em algum posto aonde eu praticamente faço a troca junto com o frentista.
Não confia em concessionárias pois tem caso relatado aqui com uma L200 e eu particularmente já passei com isso no Dipesul de Porto Alegre em um Volvo FH12 aonde a concessionária te cobra pelo serviço porém o mecânico nem ao menos tinha executado a troca...

X2 :mrgreen:

Nada de confiar meus carros a mechanicos, sejam eles de concessionárias ou particulares. Só faço algo em oficinas quando não tenho competência para fazer na garagem e/ou o ferramental necessário. Alias a maioria das ferramentas sai mais barato que a MO. A sim, e quando o carro vai para a oficina eu vou junto.
Na autoriazada eu mando retirar todos os "supérfluos" só troco os itens que constam no manual.
Descarnonizar motor com 3000km, é cada uma viu...

Anthoniusnikos
10/02/2009, 19:01
As concessionárias foram boas no início (década de 60), quando eram fiscalizadas e perdiam a concessão se não trabalhassem direito. Mas sabe como é no Brazuca...!!! Sempre se dá um jeitinho. A partir daí, justificando pequenos lucros, passaram a ir aumentando os mesmos, até aos absurdos que cobram hoje. E quanto a qualidade dos serviços... Bem, o quê dá mais lucro ?:
1 - trocar o óleo pelo melhor, ou trocar pelo pior cobrando pelo melhor ?
2 - se o óleo estiver mais ou menos, completar com um de cozinha ? Você não está olhando mesmo !!! - Diz o ditado que: O quê os olhos não veêm o coração não sente.
Sugiro que façam desse pequeno trabalho um hobby, e não terão tantas surpresas com quebras.
Abraços
Anthon

Edintruder
10/02/2009, 20:34
Anthonius, o pior é que eu penso em tudo isso quando estudo a troca da minha Ranger por outra mais nova...
A diferença de desempenho não é tamanha, o conforto é igual, carroceria igual, manutenção e km do painel duvidosa...
Prefiro ficar com a minha e quem sabe no futuro colocar uma frente das 2005 e um kit 2.8.

JORIS
11/02/2009, 10:14
Telmo, aqui em Natal, você troca facinho no trocão (Prudente de Morais) ou no Postão (Pres. Bandeira) e também no posto São Luiz (Habibs) com a vantagem de escolher a marca do óleo, e eles dispõe da junta! más sua Ranger num tem o bujão inferior para secar o óleo velho não? na minha Ex-Ranger ela possuia esse bujão! aproveita e já que vai tirar a tampa e pede pra fazer uma limpeza superficial com diesel ou querozene! faço sempre no meu CJ!

[]´s.

TylerNTL
12/02/2009, 15:06
Telmo, aqui em Natal, você troca facinho no trocão (Prudente de Morais) ou no Postão (Pres. Bandeira) e também no posto São Luiz (Habibs) com a vantagem de escolher a marca do óleo, e eles dispõe da junta! más sua Ranger num tem o bujão inferior para secar o óleo velho não? na minha Ex-Ranger ela possuia esse bujão! aproveita e já que vai tirar a tampa e pede pra fazer uma limpeza superficial com diesel ou querozene! faço sempre no meu CJ!

[]´s.

Pois é vou ter que abortar a operação na Salinas, qual é mesmo o telefone do Trocão?

O preço dos óleos até que é bom:
16,8 R$/l para o da cx de marchas e CT
15,8 R$/l para o do dif dianteiro
16,8 R$/l para o do dif traseiro

A MO que mata! em horas:
0,3 cx marchas
0,3 dif dianteiro
0,6 dif traseiro
1,7 CT (!!!! acho que incluiram a dormida do mecânico depois do almoço)

Para mim ficou evidente que erraram alguma coisa neste cálculo. 0,6 pelo dif traseiro ainda vá lá (se o mecânico só tiver um braço coisa&tal). Mas 1,7 para trocar o óleo da CT!!!!

Com a hh a 90 R$/h só de MO ficou R$ 261,00.

A "consultora" era tão bonita que eu não podia mesmo esperar que ela entendesse do que eu estava falando. Mas ela ainda insistia que o serviço ficaria mais em conta se eu não trocasse o óleo da cx de marchas. "...ele é vitalício só se troca quando é necessário fazer algum reparo..."

cycloar
26/05/2009, 08:49
Moçada, bom dia

Sou novo e leigo por aqui, adquiri semana passada uma 99 CD XLT 4x4, infelizmente veio sem o manual, posso seguir essas especificações de voces? mesmo sendo para ranger's mais novas?

alguem sabe a qtde de óleo q vão nos diferenciais? e na Caixa?

No motor ja li q sao 4,5 sem o filtro...

Se alguem tiver paciência de me responder ficarei muito grato

Ford Abraços

Anthoniusnikos
26/05/2009, 09:16
Seja Bem-Vindo Cycloar.
Esse negócio de sem Manual esconde coisas...! Quilometragem adulterada, manutenções não realizadas, substituições de peças de péssima qualidade, etc.
Qual a quilometragem da Ranger ?
Vai precisar de uma cópia do Manual. Solicite ao pessoal que aparece. Senão pode fazer operação errada e ferrar a máquina. Precisa saber quais são os fusíveis e para que servem.

Pelo fato da pickup do Thelmo ser 2001, e que a partir desse ano os eixos (diant. e tras.) são DANA (35, 44-3, 46 ou alguma versão mais moderna) então o seu deve ser igual, consequentemente o volume é igual ao citado por Ele.
Na caixa de mudanças, transferência e direção hidráulica vai o ATF de marca de sua preferência. Costumo usar o OH-49-TDX da Lubrax-BR, mas a Shell, Texaco, Ipiranga, etc. tem os similares.

Vai lendo os tópicos do Fórum que tem muita coisa já discutida que vai servir para dirimir as sua dúvidas.
Também pesquise, colocando no campo de busca do Google assim: site:www.4x4brasil.com.br palavra chave

Abração
Anthon

cycloar
26/05/2009, 10:05
Obrigado pela acolhida!

Concordo, e ja fica o apelo, se algum colega tiver o manual em pdf, por favor me envia

cycloar@hotmail.com (wagner)

Enqto nao tenho vou na batalha, odeio comprar um carro e nao trocar tudo, eu prefiro trocar doq ficar na conversa do ... ahhh eu troquei mes passado.... sei la acho uma economia meio boba!!!!

obrigado

Wagner

Anthoniusnikos
26/05/2009, 17:52
Cyclo. Lembrei que em PDF existe um manual em inglês, porém não é específico para a Ranger argentina, é para a Ranger americana. Se quiser, procuro e posto aquí, ou mando por email.
Neste site também tem: http://www.analogstereo.com/ford_ranger_owners_manual.htm
Abraços
Anthon

cycloar
27/05/2009, 08:33
Anthon,

Desculpe minha cabaçisse, mas entrei neste site, cliquei no ano que eu queria e puft, nao achei nada para donwload, tentei com outros anos, acontece a mesma coisa!!!!!

obrigado de coracao pela ajuda, se tiver mais alguma agradeço :D

Wagner

Anthoniusnikos
27/05/2009, 09:09
É verdade, esse site está com defeito no momento.
Abs
Anthon

PauloLimited
27/05/2009, 12:27
O óleo do câmbio e da caixa de transferencia é bom trocar de quanto em quanto tempo ?

Anthoniusnikos
27/05/2009, 12:39
Caixa de Mudanças EATON E MAZDA os fabricantes recomendam a troca com 40.000 Km, bem como o óleo dos eixos. As CT BW com 50.000 Km. Desde que não tenham sido submergidas, neste caso, deve ser verificado se há presença de água, em havendo, deve ser substituído imediatamente.
Abs
Anthon

cycloar
27/05/2009, 16:10
Acabei de trocar

Oleo motor coloquei um Helix 15x50 pra rodar uns mil km e trocar de novo
Oleo da caixa, coloquei um da Esso em conformidade com o DEXRON III (é isso?)
Diferencial Dianteiro petrobras 75w90
Diferencial Traseiro petrobras 80w90

TylerNTL
02/07/2009, 22:28
Pois é vou ter que abortar a operação na Salinas, qual é mesmo o telefone do Trocão?

O preço dos óleos até que é bom:
16,8 R$/l para o da cx de marchas e CT
15,8 R$/l para o do dif dianteiro
16,8 R$/l para o do dif traseiro

A MO que mata! em horas:
0,3 cx marchas
0,3 dif dianteiro
0,6 dif traseiro
1,7 CT (!!!! acho que incluiram a dormida do mecânico depois do almoço)

Para mim ficou evidente que erraram alguma coisa neste cálculo. 0,6 pelo dif traseiro ainda vá lá (se o mecânico só tiver um braço coisa&tal). Mas 1,7 para trocar o óleo da CT!!!!

Com a hh a 90 R$/h só de MO ficou R$ 261,00.

A "consultora" era tão bonita que eu não podia mesmo esperar que ela entendesse do que eu estava falando. Mas ela ainda insistia que o serviço ficaria mais em conta se eu não trocasse o óleo da cx de marchas. "...ele é vitalício só se troca quando é necessário fazer algum reparo..."

Dias atrás estive na concessionária decidido a comprar os óleos e ir em algum lugar para fazer o serviço. Detalhe que estava faltando algum deles (dif traseiro ou do dianteiro). Ficarm de ligar quando chegasse. Passados uns 04 meses voltei lá e agora está em falta o do dif dianteiro. Cansado de esperar e com essa mnt vencida a alguns kms comprei os óleos que eles tinham (CM, CT e DT) e fui para o postão.

Boas notícias o dif traseiro está em muito bom estado. as engrenagens ainda estão com os "picos planos" bem diferente do estado das que eu vejo quebradas ou desgastadas.

Quando saquei o óleo que tinha comprado na concessionária (Texaco Multigear EP SAE 85W-140) o encarregando do posto argumentou que o correto era Texaco Multigear LS SAE 85W-140 (por acaso ele só tinha 1l). Lendo as especificações a única diferença que interpretei foi o segundo ser específico para viaturas com diferencial autoblocante e custar o dobro do primeiro.

Ele disse que todas essas caminhonetes possuem bloqueio no diferencial! E que esse óleo era o indicado.
Mandei colocar o óleo que eu tinha comprado mesmo (Texaco Multigear EP SAE 85W-140)
Desculpem a "INgnorância" mais pelo que sei minha Ranger não tem nenhum tipo de bloqueio no diferencial traseiro. Certo?
Terei algum problema em ter usado Texaco Multigear EP SAE 85W-140?

Quanto a CM, ultimamente as marchas estavam "meio ríspidas", especialmente 1ª para 2ª e uma redução qualquer para entrar 1ª ou 2ª. Observei esses dias que a viatura começou a marcar o território novamente (um pequeno vazamento de um óleo qualquer) levantei a hipótese do vazamento ser da CM que estaria com o nível baixo e isso ser o motivo da "rispidez".

Trocador quando tirou o bujão da CM perguntou se eu ia trocar mesmo pq estava no nível e o óleo em aparente bom estado (colocando abaixo minha hipótese de óleo baixo na CM). Como ele estava com a km vencida troquei pelo MERCON ATF.
Com o óleo novo a "rispidez" sumiu, fiquei até arrependido de não ter trocado esse óleo antes, agora ao menor sintoma na CM minha primeira providência será trocar o óleo.

Detalhe que na oficina onde fiz o serviço encontramos uma tampa do reservatório de óleo da DH de um fiesta (onde foi trocado o reservatório por um novo). Serviu como uma luva no reservatório da Ranger que estava com uma gambi... um arranjo técnico a quase um ano.

leobnaval
03/07/2009, 01:03
Quando saquei o óleo que tinha comprado na concessionária (Texaco Multigear EP SAE 85W-140) o encarregando do posto argumentou que o correto era Texaco Multigear LS SAE 85W-140 (por acaso ele só tinha 1l). Lendo as especificações a única diferença que interpretei foi o segundo ser específico para viaturas com diferencial autoblocante e custar o dobro do primeiro.

Ele disse que todas essas caminhonetes possuem bloqueio no diferencial! E que esse óleo era o indicado.
Mandei colocar o óleo que eu tinha comprado mesmo (Texaco Multigear EP SAE 85W-140)
Desculpem a "INgnorância" mais pelo que sei minha Ranger não tem nenhum tipo de bloqueio no diferencial traseiro. Certo?
Terei algum problema em ter usado Texaco Multigear EP SAE 85W-140?

Para ter certeza procure no manual do veículo ou no próprio diferencial geralmente tem escrito na tampa do dif. que é pra ser utilizado somente óleo para diferencial de escorregamento limitado (auto blocante).

Concerteza um óleo para auto blocante tem muita diferença de um comum para diferencial, tanto é que como você citou a diferença de preços é grande, além do mais estes óleos possuem aditivos especial porque o auto blocante possuem na maioria das vezes disco de fricção que fazem o diferencial escoregar limitadamente conforme uma roda patina estes disco tambem até que ele começe a enviar o torque para ambas as rodas por isso o nome, ele é um bloqueio mas só percentual varia do veiculo mas de 30 a 75%.
Funciona como uma embreagem de moto por isso o óleo é especifico.

Abraços, Leo

TylerNTL
03/07/2009, 23:08
Para ter certeza procure no manual do veículo ou no próprio diferencial geralmente tem escrito na tampa do dif. que é pra ser utilizado somente óleo para diferencial de escorregamento limitado (auto blocante).

Concerteza um óleo para auto blocante tem muita diferença de um comum para diferencial, tanto é que como você citou a diferença de preços é grande, além do mais estes óleos possuem aditivos especial porque o auto blocante possuem na maioria das vezes disco de fricção que fazem o diferencial escoregar limitadamente conforme uma roda patina estes disco tambem até que ele começe a enviar o torque para ambas as rodas por isso o nome, ele é um bloqueio mas só percentual varia do veiculo mas de 30 a 75%.
Funciona como uma embreagem de moto por isso o óleo é especifico.

Abraços, Leo

O detalhe é que tenho quase certeza que minha ranger não tem bloqueio nenhum na traseira. Alguém confirma esta afirmação?

Existe Ranger 4x4 com diferencial autoblocante de fábrica?

dudu83
04/07/2009, 00:12
O detalhe é que tenho quase certeza que minha ranger não tem bloqueio nenhum na traseira. Alguém confirma esta afirmação?

pelo menos as minhas duas tem, ta escrito alguma coisa como T/L numa etiqueta na carcaca do diferencial.... e quando a ranger ta no elevador, rodando uma roda a roda do outro lado roda junto...

ja li em algum lugar que todas as ranger 2,8 pra frente tem track lock (ou diferencial auto blocante,como preferir)...

TylerNTL
04/07/2009, 08:20
A minha é 2001.
Alguém sabe se as Ranger 2.5 4x4 em diferencial autoblocante?

TylerNTL
04/07/2009, 08:35
Estou comendo dobrado para encontrar o óleo do diferencial dianteiro!

A concessionária não tem!

Em um posto Texaco com oficina agregada (Posto dos taxistas na Av. Integração) pedi o óleo 80W90. Eles não tinham e insistiram que 80W era a mesma coisa. Não comprei!

Entrei o site da Texaco (chevron) procurando o distribuidor aqui em Natal, aproveitei para ver se existia na linha de produtos esse óleo 80W90. O único 80W90 que aparece é o TGF Óleo de Engrenagem SAE 80W-90, mas tem uma indicação clara para "NÃO DEVE SER UTILIZADO EM DIFERENCIAIS"!!!!

E aí ? O que se coloca no diferencial dianteiro da Ragner?
Já estou quase enfiando umas 03 bananas nele, no mínimo na embalabem não está dito que não deve ser utilizado em diferenciais!

Existe mesmo algum óleo texado ou motorcraft 80W90 para ser utilizado em diferenciais?? Ou posso coloar esse TGF Óleo de Engrenagem SAE 80W-90 mesmo com a recomendação contrária a seu uso em diferenciais?

leobnaval
04/07/2009, 11:26

Thelmo, faz o seguinte erga a traseira no macaco fazendo com que as duas rodas saia do chão solte o freio de mão e gire uma das rodas com a mão se a outra roda girar no mesmo sentido que você esta girando ela tem dif. auto blocante.
Se girar em sentido opostos ela não tem dif. auto blocante.

Abraços, Leo

TylerNTL
04/07/2009, 14:19
Ok! roda para lados opostos.

E sobre o óleo do diferencial dianteiro, alguém tem alguma dica?
Existe algum 80W90 texaco para diferencial?

TylerNTL
11/07/2009, 23:33
Finalmente encontrei um óleo que considerei adequado para o diferencial dianteiro , Tutela TRD 80W-90. Pelo menos o fabricante recomenda o uso em diferenciais, diferente de um dos Texaco 80W-90 que tem a recomendação desautorizando este uso.

A dúvida agora está em como executar a troca.
Sempre comentam uma máquina para sugar o óleo velho e depois completar com sinfão.

O manual de serviços manda utilizar uma seringa par sugar o óleo velho.
Se necessário colocar um solvente para retirar impurezas (que solvente? quando é necessário?).
Sugar o solvente e completar com óleo novo.

Não tem como abrir a CT e o Dif Diant para arriar o óleo (igual como se faz com o traseiro)?
Sinceramente depois da consultora "informar" que o óleo da cx de marchas é igual ao papa (vitalício) e de ir lá algumas vezes em datas espaçadas e simplesmente não conseguir o óleo recomendado do diferencial dianteiro da Ranger, que pelo que pesquisei também não tem em canto nenhum em Natal. Estou cada vez menos confiante em qualquer recomendação da Ford sobre como fazer a manutenção da minha Ranger.

Edintruder
12/07/2009, 00:38
Para abrir a CT basta remover o balanceador dinâmico (esse contrapeso) que o bujão está atrás.
Os Diferenciais só por sucção mesmo pra retirar o óleo. O óleo dos dois diferenciais são o 80W90. As duas caixas são o ATF.

TylerNTL
12/07/2009, 09:24
Edin,

Acredito que como existem Ranger com eixos diferentes (visteon e Dana) as recomendações nos manuais são específicas para cada tipo de eixo.

No meu manual (eixo traseiro Dana) o óleo recomendado é 85W140 e não existe nenhum comentário sobre óleo especial devido sistema de bloqueio.

Mas já vi manuais que indicam óleo 90 +modificador de atrito no caso de diferencial autoblocante. Será que esta é a recomendação para os diferenciais visteon.

Quanto a forma sempre troquei o óleo de diferencial traseiro "abrindo" a bolota do diferencial. Essa é a forma correta? Alguma contra indicação?

Edintruder
12/07/2009, 13:11
O eixo traseiro da minha também é Dana e sempre usei o 80W90.
Hoje nem em tratores se utiliza mais o 140.
No manual da 2.8 até aonde sei também indica o 80W90 pois foi esse manual que veio na minha Ranger e por coincidência o eixo Dana.

leobnaval
12/07/2009, 18:41
Thelmo acho até melhor abrir o diferencial para trocar o óleo do que por sucção, além disso pode se limpar, deixar escorrer bem o óleo e dar uma inspecionada a única coisa é que toda vez que abrir tem que trocar a junta...

Abraços

Anthoniusnikos
12/07/2009, 20:14
Troquei o óleo do dif. diant. da minha Ranger sem remover o eixo diant., o que, se fizesse, talvez levaria o mesmo tempo. O óleo estava preto (120.000 Km).
Aproveitei que tinha retirado o radiador, correias poly-V, polias, etc. da frente, deixando os parafusos de cima da tampa mais acessíveis.
Para soltar a tampa, já é um enorme desafio de paciência e tempo, mas não se empolgue, ela não sai, fica pendurada. Daí, pela fresta o óleo velho sai todo, assim como no dif. tras. Para escorrer o resídual dos eixos você levanta uma roda diant. por vez e deixa escorrer.
Para lavagem, usei óleo diesel, recolocando a tampa e enchendo até a boca. No dia seguinte abri e deixei escorrer o dia inteiro.
Limpar o óleo residual e o silicone vedador velho da tampa deu um trabalhão danado.
É muito mais fácil tirar o tanque de comb. por baixo várias vezes que fazer esse serviço, mas é a única maneira de fazer bem feito, os outros jeitos são "boca-de-porco", pois sempre vai ficar óleo velho residual.
Para não ser considerado mais um dos defeitos de projeto das Ranger, e outros que forem iguais, deveriam ter deixado um bujão para dreno no fundo do diferencial. Mas, se nem no traseiro deixaram, é porque os projetistas dos eixos são meia boca mesmo (Visteon e DANA), e se a Ford aceitou foram relapsos.
Se as Ranger 2010 ainda saem com os eixos sem os drenos embaixo, é porque o consumidor brasileiro não reclama, e com certeza vai ser enganado nas concessionárias e oficinas que dizem que trocam esses óleos, mas te cobram e não trocam nada.

Abs
Anthon

cycloar
13/07/2009, 08:36
O meu diferencial é vieston, mas dos meus dodges e galaxies todos dana, e todos sempre com o bujao em baixo parar escorrer...

eu acredito que dana deve ser padrao pra deixar escorrer... com o bujaozinho embaixo....

[]'s

Allan Nielsen
13/07/2009, 09:34
Edin,

Acredito que como existem Ranger com eixos diferentes (visteon e Dana) as recomendações nos manuais são específicas para cada tipo de eixo.

No meu manual (eixo traseiro Dana) o óleo recomendado é 85W140 e não existe nenhum comentário sobre óleo especial devido sistema de bloqueio.

Mas já vi manuais que indicam óleo 90 +modificador de atrito no caso de diferencial autoblocante. Será que esta é a recomendação para os diferenciais visteon.

Quanto a forma sempre troquei o óleo de diferencial traseiro "abrindo" a bolota do diferencial. Essa é a forma correta? Alguma contra indicação?

Thelmo,
na Ranger Argentina até 2000 o dif traseiro era Viteon 8.8 e depois Dana 44. O dif dianteiro sempre foi Dana 35. Não conheço nenhum Visteon 8.8 que tenha vindo com autoblocante.

O oleo lubrificante para engrenagens, quanto mais grosso mais ele resiste a pressão entre os dentes e mantem a pelicola que evita o atrito entre as partes, mas tambem mais dificuldade ele tem de "entrar" entre os dentes. Então ele tem que ter um meio termo que atenda estas necessidades, ou seja entrar e se manter entre os dentes. A maioria dos dif indicam oleo 90 (ou 80W90 que é praticamente a mesma coisa aqui no Brasil), mas o mais importante é que seja GL5 (alta pressão).

Alguns fabricantes indicam oleos diferentes de acordo com o uso. Como exe. a propria Ford indica 80W90 para o Visteon 8.8 pra Ranger, e indica 75W140 para o mesmo Visteon 8.8 para a Ranger Hight Torque (USA).

Eu tenho uma Band e uso a mais de 20 anos oleo 140, e o recomendado é 90. O motivo é que é uma picape que uso na roça em trabalho pesado e baixa velocidade, e quando ela não está subindo esta descendo, ou seja baixa velocidade e alta pressão nas engrenagens. A pouco mais de um ano abri o dif para troca do rolamento do pinhão que quebrou, e o dif estava perfeito sem qualquer desgaste depois de mais de 20 anos de trabalho pesado. Na Ranger eu uso o recomendado 80W90.

abs

hds77
13/07/2009, 16:49
boa tarde, comprei uma ranger xlt 4x4 cabine dupla 4.0 1999, com 100.000 km originais unico dono, estou com duvidas com o oleo da ct, pois è original e nâo foi trocado, vai somente 1.2 l e custa 15,00 o litro na autorizada, sendo assim uma economia besta nâo trocar, mas me deparei com um problema, nâo encontro o bujâo de dreno em baixo da caixa, na vista explodida do catalogo de peças, consta o bujâo de 2003 para frente, me disserâo Que ele fica atras do balanceador dinamico, mas ele `e preso com 4 parafusos na carcaça,e eu nâo vou tirar ele antes de ter certeza, se realmente ela nâo tem o bujâo, este oleo nunca troca?
Na autorizada me informaram Que nunca trocaram oleo da ct, cm e dife. das ranger, sò em caso de reparo.
A ranger tem rl, sendo assim toda parte mecanica da ct fica parada, inclusive a corrente? Peço ajuda a voçes. Obrigado.

TylerNTL
13/07/2009, 18:09
Eu não confio nessa conversa da Ford que o óleo da CM, CT e Diferenciais é vitalício...

Antes de trocar o da CM as marchas estavam com engates beeem duros, inclusive eu estava desconfiando que havia vazado óleo ou que ela estava com algum problema.

Troquei o óleo que estava no nível e com ótimo aspecto mas já com uns bons 70k km rodados. E o engate das marchas voltou ao normal.

TylerNTL
15/07/2009, 20:49
Finalmente depois de meses sou o feliz proprietário de uma Ragner com os óleos de Diferenciais, CT e CM "NOVOS"!!!

Para quem é de Natal e faz questão de colocar os óleos especificados no manual, indico:

1- Comprar os óleos na Salinas*
2- Fazer a troca no Posto São Luiz da Prudente** (eles cobram R$ 20 se vc trouxer o óleo, mas no final das contas vc dá R$ 10 para o trocador)

*Na verdade tentar, me dediquei ao máximo para que eles conseguissem me vender os três óleos necessários. Mas não teve jeito, comprei o óleo do dif dianteiro de outra marca (Tutela) no Alecrim. Fica também a recomendação para quem "entrega" a manutenção da sua Ranger na concessionária. Confiram se eles fizeram todos os serviços previstos no manual, pq no mínimo a troca de óleo do diferencial dianteiro (acredito eu) que não fazem nenhuma a pelo menos três meses (pq esse foi +- o período que fiquei peruando por lá e o óleo esteve sempre em falta).

**Foi o único posto que encontrei que tinha a máquina para sugar o óleo velho. Fazendo um jabá do posto é o único que conheço onde a troca de óleo fica aberta até umas 20 horas, vc não precisa perder um pedaço da manhã do sábado ou do horário do almoço para fazer o serviço. Daqui a 50k km estarei lá denovo!

As outras opções são trocar em uma oficina, em umas 05 que procurei não tinham a bomba para sugar o óleo velho, e por ser um serviço "menor" dificilmente vão fazer com a atenção necessárias. Ou no Trocão da Prudente de Morais e pagar R$ 45 em um litro de óleo que custa R$ 15.

Concluindo o tópico:
EM NATAL-RN NÃO VALE A PENA TROCAR NA CONCESSIONÁRIA!!!
NÃO TEM TODOS OS ÓLEOS NECESSÁRIOS E COBRAM UMA PEQUENA FORTUNA
(2,9h x R$90/h = R$ 261,00 por um servicinho de 1 hora que vc encontra por R$ 20)

hds77
16/07/2009, 21:53
Boa noite, ai em Natal eles cobram muito caro, aqui em Campinas o oleo de cambio e ct 15.50 o litro e diferencial 8.31 o litro motorcraft na ford Tempo, as peças de desgaste natural ( velas filtros correias oleo etc) para ranger aqui em Campinas sâo baratas, tanto no paralelo como originais, uma bandeija superior original custa em torno de 550.00, no paralelo paguei 90.00 de boa qualidade, hà muita oferta de peças para ela, sendo assim nâo è um carro tâo caro de se manter como diziam.
Se eu trocar o batente da suspençâo dianteira pelo da ranger moderna ela fica mais firme? A minha è 1999.

cycloar
17/07/2009, 08:36
Troquei ontem a minha embreagem, fiquei numa maciez incrivel, vale a pena, mas ainda nao ta 100% encaixando as marchas, gostaria de saber o preço do sincronizador, alguem sabe?

Anthoniusnikos
17/07/2009, 10:07
Originais (EATON ou MAZDA), para a 1a, 2a e 3a marchas deve estar por volta de R$ 200,00 e para a 4a e 5a uns R$ 400,00. Abaixo destes valores é preço bom.

cycloar
17/07/2009, 16:32
Obrigado Anthon!! :concordo:

Anthoniusnikos
19/07/2009, 19:11
E aí Cycloar ? Quanto estão pedindo na mão-de-obra ?
Abraços
Anthon

cycloar
20/07/2009, 08:28
Anthon

ainda nao fiz a cotação, pode deixar que lhe aviso!

abs

Kamikaze4x4
07/08/2015, 10:27
Estou procurando diversos tópicos sobre a troca de óleo dos diferencias da RANGER, bom resolvi aproveitar este que está um pouco desatualizado para evitar de abrir um novo topico... mas ai vai a pergunta:
Tenho uma RANGER 2011 Diesel 4x4
Preciso trocar o oleo do diferencial dianteiro que segundo o manual consta SAE80W90 especificação Ford M2C197-A, qual o melhor substituto dele? Pesquisei pelo Motul, seria o Gear Box 80W90? Qual seria se fosse Texaco ou Tutela?
Agora vem o eixo traseiro, que é SAE 75W90 APEI GL5 EP (que eu saiba, nao tenho bloqueio de diferencial, logo não seria o LS) + Aditivo STURACO 7098, pensei em usar o TEXACO MULTIGEAR EP SAE 85W140, mas segundo especificações, ele atende o 85W90, e já tem o aditivo, logo não preciso compraro Sturaco... esta informação esta correta? Alguns falam pra usar o TEXACO MULTIGEAR LS SAE 85W140, mas o meu não tem diferencial. Achei estranho. Qual seria se fosse o Tutela? Tutela 75w90 mesmo? Att

Kamikaze4x4
07/08/2015, 10:28
Qual substituto do Sturaco 7098? Pesquisei em outros topicos também mas ainda fiquei com duvida.

Edintruder
07/08/2015, 10:35
Kamikaze, o ideal é manter a mesma especificação do manuta. Evita o 85w140 pois por ser mais viscoso acaba aquecendo muito mais.
Eu não sou defensor de marcas. É preferível trocar algumas vezes com óleos de marcas desconhecidas do que nunca trocar o óleo original, sendo assim, não precisarás te preocupar muito. A atenção ao aditivo no traseiro do LSD e seja feliz.

Eu compro sempre o mais barato e nunca tive problemas. Na verdade eu só tive problemas com óleo Castrol que não uso nem se me derem de presente.