Conectar

Ver Versão Completa : O que fazer pra tornar o Troller mais confiável?

heartland
07/02/2009, 15:32
O que fazer pra tornar o Troller mais confiável? Digo isso para On Road mesmo, tipo para em alta velocidade não houver quebras que causem acidentes fatais.

Troca de coluna de direção? Barras estabilizadoras? Reforço de alguma peça em específico?

Por favor gostaria de saber, alguem poderia enumerar esses itens?

Obrigado.

Renato Fraga
07/02/2009, 16:52
Troller não é confiável????

Já teve acidente motivado por falha de alguma peça por projeto inadequado???

Ou os acidentes ocorridos foram provocados por outra peça muito importante???? (Burrinho do Volante)

Agora fiquei muito curioso e intrigado.

Sempre tive a imagem de o Troller ser um carro/Jeep extremamente confiável, e que faz muito bem a fusão do carro de uso diário com o carro de trilha. Pelo menos na minha opinião é o de melhor desempenho nesta avaliação !!!!!!!!!!!!! O que justifica pagar o que custa.

Abraços a todos

heartland
07/02/2009, 18:05
Não sei de nenhum acidente fatal.

Quero prevenir possiveis acidentes pois com o Troller da pra viajar a velocidades de 140/150 km/h constantes. Velocidade que mesmo com carros extremamentes seguros (Volvo por exemplo) só um milagre te salva rss

Com isso queria saber o que o pessoal tem feito ou se sabem de problemas que podem aparecer e assim prevenir.

Nao to criticando o carro não, até mesmo pq sou apaixonado pelo meu :concordo:

leo cabral
07/02/2009, 18:18
Não sei de nenhum acidente fatal.

Quero prevenir possiveis acidentes pois com o Troller da pra viajar a velocidades de 140/150 km/h constantes. Velocidade que mesmo com carros extremamentes seguros (Volvo por exemplo) só um milagre te salva rss

Com isso queria saber o que o pessoal tem feito ou se sabem de problemas que podem aparecer e assim prevenir.

Nao to criticando o carro não, até mesmo pq sou apaixonado pelo meu :concordo:

só para elucidar uma dúvida minha : Em qual estrada brasileira é permitido por lei ( legal) a velocidade de 140/150 Km/h?:pensativo:

Acredito que minha dúvida já responda a sua pergunta no tópico.:concordo:

Renato Fraga
07/02/2009, 18:30
Agora entendí sua pergunta !!!!!!

O cuidado é bem simples. ANDE NA VELOCIDADE COMPATÍVEL COM O VEÍCULO. Você está andando de Jeep e não de Sedan, Coupê, Esportivo entre outros.

Jeep como o Troller possui um ótimo motor e uma excelente dinâmica, o que chega a ser possível e parecer seguro andar em velocidades tal como você citou.

Mas tá se esquecendo que o carro tem um CG alto, pneus com perfil alto e suspensão com curso relativamente longo sem contar a aerodinâmica que não ajuda em nada para estabilizar o veículo.

Assim não existirá alteração possível para tornar seguro um Troller andar a 150Km/h como velocidade de cruzeiro.

Pra isso, troca de carro, utiliza outro veículo !!!!!!!!!!! Lembre-se porém que seu Jeep faz coisas que os outros não fazem, assim como ele também não faz coisas que os outros fazem.

Finalizando, são atitudes como esta que tornam o carro inseguro tal como o que vem acontecendo muito com pick ups potentes como a Hillux, Nissan, etc etc etc.

A CULPA É INTEGRALMENTE DO PROPRIETÁRIO e não do carro.

Abraços a todos

AKPG
07/02/2009, 18:44
Agora entendí sua pergunta !!!!!!

O cuidado é bem simples. ANDE NA VELOCIDADE COMPATÍVEL COM O VEÍCULO. Você está andando de Jeep e não de Sedan, Coupê, Esportivo entre outros.

Jeep como o Troller possui um ótimo motor e uma excelente dinâmica, o que chega a ser possível e parecer seguro andar em velocidades tal como você citou.

Mas tá se esquecendo que o carro tem um CG alto, pneus com perfil alto e suspensão com curso relativamente longo sem contar a aerodinâmica que não ajuda em nada para estabilizar o veículo.

Assim não existirá alteração possível para tornar seguro um Troller andar a 150Km/h como velocidade de cruzeiro.

Pra isso, troca de carro, utiliza outro veículo !!!!!!!!!!! Lembre-se porém que seu Jeep faz coisas que os outros não fazem, assim como ele também não faz coisas que os outros fazem.

Finalizando, são atitudes como esta que tornam o carro inseguro tal como o que vem acontecendo muito com pick ups potentes como a Hillux, Nissan, etc etc etc.

A CULPA É INTEGRALMENTE DO PROPRIETÁRIO e não do carro.

Abraços a todos
x100000000000000000000!!!!

BoaTrilha
07/02/2009, 18:59
troque o troller ....
e o motorista !!!

heartland
07/02/2009, 20:12
Ops!! Realmente me expressei mal!! :oops: Eu nao viajo a 140 km por hora, quis dizer que é um carro que se quiser se pode viajar a essa velocidade (embora do jeito que escrevi ficou parecendo).

A intenção era aumentar a segurança caso houvesse quebras em altas velocidades como 100 ou 110 km/h.

Vamos começar de novo. Estava lendo umas coisas por ai, incluindo orkut. Vi relatos de quebras de diferencial, de eixo etc e alguem surgiu com a dúvida:

"E se isso acontecesse a alta velocidade?"

Eu dirijo no maximo a 100 ou 110 km/h até mesmo pq não sinto segurança acima disso (mesmo em carros).

Queria saber que tipo de alteração daria pra fazer para evitar quebras mesmo em 110 km/h, visto que não é um carro feito pra andar on road. A parte dos 140 e 150 km/h foi só pra citar que é um jipe que chega facilmente nessa situação e em ultrapassagens principalmente chega-se a essa velocidade.

Tem varios topicos onde eu mesmo falo que nao se deve andar a alta velocidade com essa viatura.

Então queria saber de relatos, de melhorias que alguém já tenha feito para aumentar a segurança e não para tornar um carro de corrida.

AKPG
07/02/2009, 20:26
Eu não mexeria em nada. Até hoje não ouvi falar de nenhum caso de quebra de pivô ou qq outra parte da suspensão ou sistema de direção do Troller com ele em movimento ou em estradas. Nunca no Troller Clube comentaram algo parecido.

Talvez eu fizesse o que o Elmer está fazendo em alguns Trollers lá em Roraima que é justamente a troca de pivôs por outros mais resistentes. Existe até um tópico comentando sobre isto.

Agora as quebras de diferencial, eixo ou sistema de direção ocorrem em situações off road. Nunca em estrada e andando em velocidade. Portanto, cuidado com o que anda lendo por ai. Tem muita gente que escreve que ouviu que um amigo do tio do pai da irmã do cunhado que tinha um Troller.... e por ai vai....

Abraço,

heartland
07/02/2009, 20:30
Obrigado pelo relato Alexandre!

Confesso que realmente senti um frio na espinha só de pensar numa situação dessas.

A fonte que li a pessoa está esperando pericia até hoje, parece que o eixo veio com um defeito de fábrica na solda! Por isso a quebra. Obviamente um caso isolado.

Aí gerou-se a dúvida de outros possíveis problemas e a barra de direção foi um deles.

Renato Fraga
08/02/2009, 01:40
Pois bem , me arrisco em dizer que o Troller assim como outros veículos de concepção semelhante se tornam confiáveis exatamente pela simplicidade e rusticidade de alguns componentes.

NA suspensão não tem praticamente nada pra quebrar. Mesmo que alguns componentes estejam desgastados acredito que não será capaz de colocar a segurança em risco. Por outro lado, tem muito "aviso" antes de uma ruptura total de algum componente.

Acredito que a maior preocupação deva se concentrar no eixo trazeiro dos modelos mais antigos (eixos de 5 furos). O fato de ser semiflutuante permite que a roda se solte em caso de ruptura do semi eixo. O mesmo não acontece nos modelos com eixo de 6 furos.

Porém este risco é mais eminente para quem usa pneus muito maiores que o original somados a uma utilização mais pesada do off road. Veja que apesar do risco, existe muita margem de segurança.
De todos os veículos tração trazeira com eixo rígido, apenas uma porção muito pequena vêm de fábrica com eixo flutuante. BAsicamente a F250, Dodge Ram, alguns modelos de Silverado, algums modelos de Toyota bandeirantes, Troller pós 2002 entre alguns outros que não me lembro. Veja quantos outros modelos utilizam semi eixos semi flutuantes e nem por isso vemos notícias frequentes de acidentes provocados por este motivo.

Portanto, como já disse anteriormente, o proprietário é totalmente responsável pela segurança do seu veículo, não só pela condução como também as modificações efetuadas e principalmente a manutenção preventiva.
É preciso ter ciência de que um simples pneu maior, um calço para erguer a suspensão, um amortecedor diferente uma ou outra mudança na regulagem do motor, mudam o comportamento do carro exigindo mais atenção e cuidado por parte do motorista.

Acredito que esta deva ser a premissa da maioria das pessoas que acessam este fórum, e também que praticam o Off Road. Na nossa prática existe a necessidade de muita personalização dos nossos veículos. E cada mudança deve ser feita com responsabilidade e conhecimento dos riscos inerentes à segurança.

Conclusão: Troller é um excelente veículo desde que respeitemos seus limites !!!!!!!!!!!!

Abraços a todos

LôôK
08/02/2009, 08:52
Bom, optei para usar um pneu menor, passei do 255 para 235(fIRESTONE dESTINATION), pois tenho viajado muito por estradas. Perde em altura, esta socando um pouco mas ganha em mais de estabilidade, menos barulho na viagem e ganha na retomada (pouca coisa). Como todos os meus passeios acabam em um offroad que considero leve, acho que fiz a escolha certa. MAS EM MOMENTO ALGUM ANDEI EM ALTA VELOCIDADE NEM CONSIDERO VIAVEL MEXER NAS CSARACTERISTICAS DE PROJETO, apenas por mais conforto e estabilidade na viagem.
Agora, o bugão fica mais feinho! Mas como disse, GOSTEI DA MUDANÇA PARA MEU USO!
Essa é minha humilde opnião!
Um abraço!

heartland
08/02/2009, 09:40
Agradeço os relatos, era esse tipo de resposta que estava esperando mesmo, pequenas modificaçoes e opiniões pessoais que serviram para deixar o carro um pouco mais estavel para uso on road.

Embora seja um carro off road muitos (assim como eu) têm este carro como carro único. Para isso temos que fazer uso misto, on road e off road leves/moderados. Nada de off road pesado.

Flavio Junges Pereira
08/02/2009, 16:56
O que fazer pra tornar o Troller mais confiável? Digo isso para On Road mesmo, tipo para em alta velocidade não houver quebras que causem acidentes fatais.

Troca de coluna de direção? Barras estabilizadoras? Reforço de alguma peça em específico?

Por favor gostaria de saber, alguem poderia enumerar esses itens?

Obrigado.
Camarada Heartland: Lendo o seu topico voce me deu um tremenda susto. Somente apos ler as considerações subsequentes fiquei mais tranquilo. Acho que um Troller dentro das especificações originais e bem cuidado é um veiculo muito seguro, até mais do que a grande maioria de veiculos que circulam pelas nossas ruas e estradas. Para que isto seja totalmente verdade devemos ouvir o que nosso veiculo nos diz. Quando trocamos o oleo de um diferencial/caixa e vemos limalha de ferro dentro do oleo é um sinal de que algo está errado. Após uma batida devemos examinar minuciosamente as partes afetadas atras de trincas, fissuras e outros sinais de que ali algo está comprometido. Quando submetemos um veiculo à extremas condições de uso devemos verificar tudo o que poderia ter sido afetado com este uso. Se alteramos peças, pneus, rodas, eixos, força do motor, devemos lembrar de que ele foi dimensionado para um outro uso, e que este novo tem outras limitações. Velocidades de 150km/h só em extrema necessidade, ele não foi projetado para andar assim. A PRF diz que somente 8% dos acidentes são de origem mecanica. Todos os outros são falhas humanas. Um dia num site da Troller deixei um Slogam que traduz o que penso, espero e vejo num Troller: TROLLER - ELO DE LIGAÇÃO ENTRE A AVENTURA E O PRAZER, COM A CERTEZA DA MAIS PLENA SATISFAÇÃO. Acho que com esta frase eu merecia um Troller.(devo estar me achando) Não é verdade? Seja feliz com o teu Troller. Se voce o ama, deixe ele te dizer o precisa fazer para ele te proporcionar o melhor. Um grande abraço.:palmas::palmas::palmas::palmas:

ojaneri
08/02/2009, 19:04
Agora, se tem alguma coisa que tem ser melhorado no Troller para andar em qualquer velocidade são os freios. Eita carrinho ruim de parar, principalmente com 33". Acho, que mesmo para jipes, ele é muito ruim.

A Troller devia pensar em pelo menos um ABS (dispositivo que está extremamente robusto esses dias) para os próximos modelos.

JEFFCATUNDA
08/02/2009, 19:10
Colega heart.....Porque vc desconfia do seu troller????

Acha que ele tá pulanda cerca........

Herculano
08/02/2009, 19:37
O que fazer pra tornar o Troller mais confiável?

Se ele, o Troler faz parte ou já fez parte do Congresso (Senado ou Camara) , esqueça ........
NUNCA SERÁ CONFIAVEL

heartland
08/02/2009, 19:44
Sei lá....fico meio com medo pois viajo todo dia em rodovia.

Nao ta apresentado nada é claro, ta com 11 mil km só.

Mas depois que li o topico Instabilidade Direcional do T4, com mudanças para melhoria resolvi abrir este para ver o que o pessoal tem feito.

Herculano
08/02/2009, 19:56
Sei lá....fico meio com medo pois viajo todo dia em rodovia

Se é essa sua preocupação fique tranquilo , as rodovias do estado de Saõ Paulo são de exelente qualidade, já não se pode dizer o mesmo das rodovias administradas pelo DENIT

JEFFCATUNDA
09/02/2009, 00:09
Sei lá....fico meio com medo pois viajo todo dia em rodovia

Se é essa sua preocupação fique tranquilo , as rodovias do estado de Saõ Paulo são de exelente qualidade, já não se pode dizer o mesmo das rodovias administradas pelo DENIT
Não Herculano, vc não entendeu a dúvida do colega...ele está preocupado exatamente por conta da falta de buracos...

Renato Fraga
09/02/2009, 00:10
[B]
Agora, se tem alguma coisa que tem ser melhorado no Troller para andar em qualquer velocidade são os freios. Eita carrinho ruim de parar, principalmente com 33". Acho, que mesmo para jipes, ele é muito ruim.

A Troller devia pensar em pelo menos um ABS (dispositivo que está extremamente robusto esses dias) para os próximos modelos.

Olá amigo, desculpa o palpite, mas ABS não melhora freio nenhum.

Nunca diminuiu espaço de frenagem, sendo verdade que é mais seguro pelo fato de permitir manter o controle do carro durante as frenagens, permitindo inclusive executar desvios de trajetórias sem perder o controle, nas diversas condições de piso,mas tudo isso se aplica ao asfalto.

Em situações off road então ABS é um assassinato. O carro não para nem a pau principalmente se tiver cascalho ou lama. "Pisar no freio é o mesmo que pisar na embreagem" hehehe, guardado o devido exagero !!!!!!!!!!!!

Solução para o freio deficiente é utilizar discos maiores, pinças mais fortes, fluido de freio mais eficiente, etc etc etc.

ABS, ainda com ressalvas, só nas rodas trazeiras para cumprir o papel da válvula equalizadora automática, porém é mais necessário em veículos com maior capacidade de carga a exemplo das Pick Ups, uma vez que a diferença pode ser muito grande na carga do freio entre o carro leve e capacidade total de carga.

Como o Troller não sofre desse mau, na minha opinião mesmo assim o ABS é indesejável.

Abraços a todos.

srgrande
09/02/2009, 22:36
[B]

Olá amigo, desculpa o palpite, mas ABS não melhora freio nenhum.

Nunca diminuiu espaço de frenagem, sendo verdade que é mais seguro pelo fato de permitir manter o controle do carro durante as frenagens, permitindo inclusive executar desvios de trajetórias sem perder o controle, nas diversas condições de piso,mas tudo isso se aplica ao asfalto.

Em situações off road então ABS é um assassinato. O carro não para nem a pau principalmente se tiver cascalho ou lama. "Pisar no freio é o mesmo que pisar na embreagem" hehehe, guardado o devido exagero !!!!!!!!!!!!

Solução para o freio deficiente é utilizar discos maiores, pinças mais fortes, fluido de freio mais eficiente, etc etc etc.

ABS, ainda com ressalvas, só nas rodas trazeiras para cumprir o papel da válvula equalizadora automática, porém é mais necessário em veículos com maior capacidade de carga a exemplo das Pick Ups, uma vez que a diferença pode ser muito grande na carga do freio entre o carro leve e capacidade total de carga.

Como o Troller não sofre desse mau, na minha opinião mesmo assim o ABS é indesejável.

Abraços a todos.

ABS comum não serve p off road, segundo relato de um amigo, engenheiro, participante deste forum e proprietario de um GM Tracker 2008, num teste que realizou a 50km/h, em estrada sem calçamento, foi o seguinte:
ABS ligado, 15 metros p parar;
ABS desligado e rodas travadas, 10 metros p parar;
ABS desligado, modulando o freio p não travar as rodas, 9 metros p parar;
Resumo, agora, quando sai do asfalto, ele retira o fusivel do ABS.

ojaneri
10/02/2009, 14:42
ABS comum não serve p off road, segundo relato de um amigo, engenheiro, participante deste forum e proprietario de um GM Tracker 2008, num teste que realizou a 50km/h, em estrada sem calçamento, foi o seguinte:
ABS ligado, 15 metros p parar;
ABS desligado e rodas travadas, 10 metros p parar;
ABS desligado, modulando o freio p não travar as rodas, 9 metros p parar;
Resumo, agora, quando sai do asfalto, ele retira o fusivel do ABS.

ABS reduz espaço de frenagem sim. Tenho ABS nos outros carros que dirijo e sinto uma melhora muito boa, principalmente naquela frenagem que lhe salva de uma batida (onde muitas vezes voce se esquece de bombear o pedal de freio), claro, isso no ASFALTO.

E quanto ao offroad, basta desliga-lo através de um botão (ou retirar o fusivel) como é comum fazermos com as Rangers 4x4 (e tem um passo a passo bem simples mostrando para colocar um botão no painel para desliga-lo).

E talvez ainda um sistema duplo de pinças de freio pelo menos na dianteira, o que no final do projeto do carro não deveria nem aumentar em muito o custo do veiculo.

leo cabral
10/02/2009, 14:54
E quanto ao offroad, basta desliga-lo através de um botão (ou retirar o fusivel) como é comum fazermos com as Rangers 4x4 (e tem um passo a passo bem simples mostrando para colocar um botão no painel para desliga-lo).

ola ojaneri ! você tem fácil o link desse passo a passo?já procurei mas não achei aqui no fórum.

Seu Troller é um vermelho que esta dando uma geral la na oficina do Sr. Ivan, em fortaleza CE?

Renato Fraga
10/02/2009, 15:32
ABS reduz espaço de frenagem sim. Tenho ABS nos outros carros que dirijo e sinto uma melhora muito boa, principalmente naquela frenagem que lhe salva de uma batida (onde muitas vezes voce se esquece de bombear o pedal de freio), claro, isso no ASFALTO.

E talvez ainda um sistema duplo de pinças de freio pelo menos na dianteira, o que no final do projeto do carro não deveria nem aumentar em muito o custo do veiculo.

Bom em relação aos freios ABS diminuírem ou não o espaço de frenagem, só alguns modelos extremamente modernos e de utilização extremamente restrita é que são capazes de tal resultado. Ou seja, veículos de alta performance , etc etc etc !!!!!!!!!!!

Para nós pobres mortais, não é bem assim que funciona. O ABS tem a função de aumentar a segurança permitindo que o carro mantenha sua trajetória e dirigibilidade nas mais diversas situações. Porém não tem compromisso nenhum de reduzir significativamente o trajeto da frenagem. E isto não sou eu que estou falando. Basta dar uma olhadinha no manual do veículo que vem equipado com ABS e veja as recomendações que o fabricante faz. E veja tudo mais que existe de literatura a respeito.

Já tive carro esportivo com ABS e sinceramnete detestava, principalmente quando resolvia dirigir de forma mais agressiva. O morfético liberava sempre na hora errada, fazendo eu avançar preferenciais, perder pontos de tangência em curvas e numa ocasião cheguei a bater na trazeira de um carro, pois estava encalacrado num "corredor", e quando me dei conta , o carro da frente havia parado por ter abalroado um outro veículo. Imediatamente pisei no freio, e pela percepção, o carro pararia perfeitamente antes de bater se não fosse um maldito aglomerado de pedrinhas sobre o asfalto. Pra melhorar, não tinha como mudar minha trajetória. Resultado, o carro rolou pelas pedras, o ABS liberou o freio e eu bati na trazeira do outro veículo. Sem ABS, a roda teria travado sobre as pedras, encontrado piso aderente e então parado numa distância menor.

Esse dia foi a gota d'agua, mandei desligar o ABS, e nunca mais quiz outro carro com tal dispositivo.
Acho muito eficiente para muitas pessoas, mas pra mim não serve. Meu pai mesmo se envolveu em um acidente certa vez, porque no susto ele meteu o pé no freio e o carro seguiu travado em linha reta até encontrar um obstáculo. Nestas situações de pânico realmente funciona muito bem, porém existe também quem assuste quando o bicho entra em ação trepinando o pedal, aliviando então a pressão e piorando ainda mais situação.

Essa é minha opinião.

No caso das Rangers, não sei se procede, mas ABS somente na trazeira. NAs 4 rodas se não estou enganado, somente nas americanas, fabricadas até 96, e que nunca vieram 4x4 para cá.
Portanto, desligar ou não o ABS da Ranger não faz diferença nenhuma, principalmente quando estiver em 4x4, pois o freio dianteiro vai atuar nas rodas trazeira, e vice versa.

No Troller com eixos de 5 furos especificamente falando, existe uma limitação que é o suporte de pinca do freio que é integrado ao munhão.

Para fazer alguma mudança, somente removendo este suporte e adaptando um outro qualquer, adequado para o novo conjunto.

Nos eixos mais modernos, essa mudança é um pouco mais fácil.

Abraços a todos

andres-tavares
10/02/2009, 15:36
Se tivesse airbags eu me sentiria bem mais seguro....

Renato Fraga
10/02/2009, 16:54
Pois é , Air Bag é o que chamam de segurança passiva. Aquele dispositivo que tem o compromisso de diminuir as consequencias de um acidente que já aconteceu.

Até agora estavamos discutindo a respeito da segurança ativa, ou seja, tudo o que pode evitar um acidente.

Nos tempos de hoje já está ficando inconcebível veículos de qualidade e preço compatíveis ao Troller não apresentar tais ítens supracitados.

Porém a exemplo dos ABS, é um dispositivo complicado para um veículo de uso Off Road, uma vez que pode ser acionado em momentos desnecessários, provocando danos físicos e materiais indesejados.

Seria necessário uma chave seletora para desarmar o dispositivo, assim como o ABS.

Abraços a todos

ojaneri
10/02/2009, 18:33
Bom em relação aos freios ABS diminuírem ou não o espaço de frenagem, só alguns modelos extremamente modernos e de utilização extremamente restrita é que são capazes de tal resultado. Ou seja, veículos de alta performance , etc etc etc !!!!!!!!!!!

Para nós pobres mortais, não é bem assim que funciona. O ABS tem a função de aumentar a segurança permitindo que o carro mantenha sua trajetória e dirigibilidade nas mais diversas situações. Porém não tem compromisso nenhum de reduzir significativamente o trajeto da frenagem. E isto não sou eu que estou falando. Basta dar uma olhadinha no manual do veículo que vem equipado com ABS e veja as recomendações que o fabricante faz. E veja tudo mais que existe de literatura a respeito.

Já tive carro esportivo com ABS e sinceramnete detestava, principalmente quando resolvia dirigir de forma mais agressiva. O morfético liberava sempre na hora errada, fazendo eu avançar preferenciais, perder pontos de tangência em curvas e numa ocasião cheguei a bater na trazeira de um carro, pois estava encalacrado num "corredor", e quando me dei conta , o carro da frente havia parado por ter abalroado um outro veículo. Imediatamente pisei no freio, e pela percepção, o carro pararia perfeitamente antes de bater se não fosse um maldito aglomerado de pedrinhas sobre o asfalto. Pra melhorar, não tinha como mudar minha trajetória. Resultado, o carro rolou pelas pedras, o ABS liberou o freio e eu bati na trazeira do outro veículo. Sem ABS, a roda teria travado sobre as pedras, encontrado piso aderente e então parado numa distância menor.

Esse dia foi a gota d'agua, mandei desligar o ABS, e nunca mais quiz outro carro com tal dispositivo.
Acho muito eficiente para muitas pessoas, mas pra mim não serve. Meu pai mesmo se envolveu em um acidente certa vez, porque no susto ele meteu o pé no freio e o carro seguiu travado em linha reta até encontrar um obstáculo. Nestas situações de pânico realmente funciona muito bem, porém existe também quem assuste quando o bicho entra em ação trepinando o pedal, aliviando então a pressão e piorando ainda mais situação.

Essa é minha opinião.

No caso das Rangers, não sei se procede, mas ABS somente na trazeira. NAs 4 rodas se não estou enganado, somente nas americanas, fabricadas até 96, e que nunca vieram 4x4 para cá.
Portanto, desligar ou não o ABS da Ranger não faz diferença nenhuma, principalmente quando estiver em 4x4, pois o freio dianteiro vai atuar nas rodas trazeira, e vice versa.

No Troller com eixos de 5 furos especificamente falando, existe uma limitação que é o suporte de pinca do freio que é integrado ao munhão.

Para fazer alguma mudança, somente removendo este suporte e adaptando um outro qualquer, adequado para o novo conjunto.

Nos eixos mais modernos, essa mudança é um pouco mais fácil.

Abraços a todos

Convenhamos que a forma de você dirigir não é a mesma de 90% das pessoas, certo? E alías, não deveria ser de ninguém, pois além de ilegal é arriscada, tanto faz em Jipes ou carros de passeio. Portanto, um ABS seria útil para mais de 90% das pessoas, e desligá-lo deixaria o offroad da mesma forma de hoje.

leo cabral, é aquele Troller mesmo, to dando uma revisão trocando todos os rolamentos e retentores do eixo, e uma homocinética que tava estralando. Não, não vendo ele nao, nem troco por um 2009 zerinho não! Nem adianta insistir :dance:

Quanto ao passo a passo, segue o link:
http://www.ranger-forums.com/forum2/showthread.php?t=2401&highlight=abs+mod

Vou copiar as partes que julgo mais importante:

All you do is pull fuse 14 in the interior fuse panel (in the cab, not the engine compartment). This is for 2001/2002 for sure, and MAYBE other years. Look to see if F2.14 is labeled in your owners manual as an ABS fuse and is 10 amps. Then you can pull it and verify that your ABS has stopped working by stopping somewhere you know it would normally be felt. When you pull it, your ABS light should go on and stay on.

When you replace the fuse, even with the truck already on, the ABS resumes operation.

1. Get a standard single pole double throw 12 volt relay. These have terminals labeled 30, 85, 86, 87, and 87A. It must be a SPDT relay and have the 87A terminal for this to work.

2. Obtain some kind of momentary push button. This is the kind of button that when you press it, a contact is made, but when you release it, the contact opens.

3. You'll need some wire (16 or 18 gauge should be fine), and you'll need to get to the back of the fuse panel in the cab. Sometimes there's enough slack in the wiring harness to just pull it out after removing the screws, but other times you must take off the front of the dash.

4. One of the wires from F2.14 is a LB/PK wire (light blue, pink stripe). Cut this wire far enough from the fuse that you will be able to splice into the ends.

5. Connect the LB/PK wire that goes into the wiring harness to terminal 87A of the relay (extend it as necessary to where you mount the relay).

6. Connect the LB/PK wire from the fuse to both terminal 30 of the relay, as well as one of the terminals on the push button switch.

7. Connect terminal 86 of the relay to ground.

8. Connect terminal 85 of the relay to terminal 87 of the relay, as well as the OTHER terminal on the push button switch.

JEFFCATUNDA
11/02/2009, 00:13
Convenhamos que a forma de você dirigir não é a mesma de 90% das pessoas, certo? E alías, não deveria ser de ninguém, pois além de ilegal é arriscada, tanto faz em Jipes ou carros de passeio. Portanto, um ABS seria útil para mais de 90% das pessoas, e desligá-lo deixaria o offroad da mesma forma de hoje.

leo cabral, é aquele Troller mesmo, to dando uma revisão trocando todos os rolamentos e retentores do eixo, e uma homocinética que tava estralando. Não, não vendo ele nao, nem troco por um 2009 zerinho não! Nem adianta insistir :dance:

Quanto ao passo a passo, segue o link:
http://www.ranger-forums.com/forum2/showthread.php?t=2401&highlight=abs+mod

Vou copiar as partes que julgo mais importante:

All you do is pull fuse 14 in the interior fuse panel (in the cab, not the engine compartment). This is for 2001/2002 for sure, and MAYBE other years. Look to see if F2.14 is labeled in your owners manual as an ABS fuse and is 10 amps. Then you can pull it and verify that your ABS has stopped working by stopping somewhere you know it would normally be felt. When you pull it, your ABS light should go on and stay on.

When you replace the fuse, even with the truck already on, the ABS resumes operation.

1. Get a standard single pole double throw 12 volt relay. These have terminals labeled 30, 85, 86, 87, and 87A. It must be a SPDT relay and have the 87A terminal for this to work.

2. Obtain some kind of momentary push button. This is the kind of button that when you press it, a contact is made, but when you release it, the contact opens.

3. You'll need some wire (16 or 18 gauge should be fine), and you'll need to get to the back of the fuse panel in the cab. Sometimes there's enough slack in the wiring harness to just pull it out after removing the screws, but other times you must take off the front of the dash.

4. One of the wires from F2.14 is a LB/PK wire (light blue, pink stripe). Cut this wire far enough from the fuse that you will be able to splice into the ends.

5. Connect the LB/PK wire that goes into the wiring harness to terminal 87A of the relay (extend it as necessary to where you mount the relay).

6. Connect the LB/PK wire from the fuse to both terminal 30 of the relay, as well as one of the terminals on the push button switch.

7. Connect terminal 86 of the relay to ground.

8. Connect terminal 85 of the relay to terminal 87 of the relay, as well as the OTHER terminal on the push button switch.
É muita ciencia............esse meu amigo é o próprio prf. Pardal...só que bem mais gordinnnmmmm......hehhhhhhhehehehhhhhh

Renato Fraga
11/02/2009, 01:03

.

Pois é OJANERI, obrigado pelo sermão. A vida já tratou de me punir por atitudes que são reprováveis. Isso já tem pelo menos uns 9 anos. Comecei a me comportar melhor depois que adquirí um 4x4.

Porém, só relatei uma experiência minha (e que não precisa servir de exemplo pra ninguém) que apesar de ser reprovável não deixa de ser verdade.

Em momento algum disse que ABS é um dispositivo desnecessário. Relatei várias vezes que é um dispositivo de segurança (se o carro do meu Pai tivesse ABS não teria batido na situação que exemplifiquei), porém na minha opinião não faz milagres. E não é útil para 90% das pessoas e sim 100% delas.

O que simplesmente tentei explicar usando minhas experiências é que este dispositivo não melhora um freio que naturalmente é deficiente.

Para a situação que você descreve só discos maiores e pinças mais fortes é que resolvem o problema. Entretanto, um pneu maior sacrifica os freios de qualquer carro.

E um ABS não vai resolver este problema.

Se fui prolixo, peço perdão, mas é simplesmente isso que tentei dizer o tempo todo.

Abraços a todos

JEFFCATUNDA
11/02/2009, 01:10
Pois é OJANERI, obrigado pelo sermão. A vida já tratou de me punir por atitudes que são reprováveis. Isso já tem pelo menos uns 9 anos. Comecei a me comportar melhor depois que adquirí um 4x4.

Porém, só relatei uma experiência minha (e que não precisa servir de exemplo pra ninguém) que apesar de ser reprovável não deixa de ser verdade.

Em momento algum disse que ABS é um dispositivo desnecessário. Relatei várias vezes que é um dispositivo de segurança (se o carro do meu Pai tivesse ABS não teria batido na situação que exemplifiquei), porém na minha opinião não faz milagres. E não é útil para 90% das pessoas e sim 100% delas.

O que simplesmente tentei explicar usando minhas experiências é que este dispositivo não melhora um freio que naturalmente é deficiente.

Para a situação que você descreve só discos maiores e pinças mais fortes é que resolvem o problema. Entretanto, um pneu maior sacrifica os freios de qualquer carro.

E um ABS não vai resolver este problema.

Se fui prolixo, peço perdão, mas é simplesmente isso que tentei dizer o tempo todo.

Abraços a todos
Agora tocou-se na ferida...projetado para pneus 255/75/15...mete-se um 33 e ai a merda tá feita!

ojaneri
11/02/2009, 09:16
Agora tocou-se na ferida...projetado para pneus 255/75/15...mete-se um 33 e ai a merda tá feita!

Só que mesmo com pneus originais, o freio é ruim ainda. Já tentei procurar por pastilhas mais macias (que freariam melhor o carro mas acabaram mais rápido) mas só se mandar fazer, como não gosto de pastilhas 'remanufaturadas' fico nas originais mesmo.

Renato Fraga, então provavelmente a solução melhor e mais sensata seria a troca dos discos por maiores, e/ou duas pinças. Acredito que pinça dupla na dianteira já daria um ganho significativo na frenagem.

Se fosse trocar o disco apenas por um maior, como a área da pastilha/pinca continua a mesma, não vejo melhoras na frenagem, apenas o disco dissiparia melhor o calor. Mas como é um 4x4, o disco não anda tão quente.

Renato Fraga
11/02/2009, 14:06
Pois bem, o problema de fazer um up grade nos freios está no tamanho das rodas. Dentro de uma roda 15 infelismente não cabe um disco e pinça mutio maior.

O correto seria aumentar o diãmetro do disco para que na proporção, tentasse acompanhar o incremento do diâmetro total do conjunto roda e pneu. É uma questão de alavanca.

A alternativa de utilizar o sistema de pinças duplas na dianteira parece ser o mais viável. Nos Trollers mais modernos, acredito que o kit comercializado para a Toyota deva ter alguma compatibilidade. Já nos modelos mais antigos, o suporte da pinça é integrado ao munhão o que dificulta qualquer modificação. Porém para a adição de uma nova pinça, acredito ser possível confeccionar apenas um suporte para a pinça adicional.

Só não sei como fica o cilindro mestre com esse monte de pinças???? Ainda não consegui uma resposta convincente.

Abraços a todos.

srgrande
11/02/2009, 21:09
Primeiro, as Rangers XLT e Limited fabricadas apos 2006 têm ABS nas quatro rodas.
Segundo,esse negocio de duas pinças de freio no mesmo disco é invencionice de mecanico de bosta, pois prejudica a dissipação do calor.
Um bom conjunto de discos de freio, quatro enormes, com ranhuras e furos bem projetados, acompanhados de uma pinça em cada disco, de tamanho paquidermico, são suficientes para parar com segurança carros com 5X mais potencia que o T4.
Vide Mercedes ML AMG, BMW X6, Porsche Cayenne Turbo e etc.

Renato Fraga
11/02/2009, 22:03
Pra que duas pinças?

--------------------------------------------------------------------------------
Primeiro, as Rangers XLT e Limited fabricadas apos 2006 têm ABS nas quatro rodas.
Segundo,esse negocio de duas pinças de freio no mesmo disco é invencionice de mecanico de bosta, pois prejudica a dissipação do calor.
Um bom conjunto de discos de freio, quatro enormes, com ranhuras e furos bem projetados, acompanhados de uma pinça em cada disco, de tamanho paquidermico, são suficientes para parar com segurança carros com 5X mais potencia que o T4.
Vide Mercedes ML AMG, BMW X6, Porsche Cayenne Turbo e etc.

Perfeita a sua observação, porém, olha os veículos que você citou. Possuem discos de freio quase do tamanho da roda. E pra melhorar a performance, utilizam pneus de perfil baixo, que deixam o diâmetro total do conjunto pouco diferente do diâmetro do disco.

No caso dos nossos off roads, utilizamos rodas 15 e pneus 33, ou maiores. Tá aí o motivo de ineficiência dos freios. Diâmetro total extremamente discrepante do diâmetro do disco.

Como já discutido anteriomente, não é possível fazer um up grade dos discos.

Em relação às pinças duplas, exato o relato de aumentar o calor. Porém se a frenagem se tornar eficiente, o sistema irá trabalhar por tempo menor para cada serviço. Faz de conta que está utilizando uma nova pinça com uma pastilha maior que a original, ou mesmo uma pinça bem mais forte. O efeito é parecido.
Na verdade o kit existente só possui 2 pinças, porque não existe no mercado uma pinça "paquidérmica" a preço acessível e com reposição de pastilhas tão fácil como as do Gol utilizadas no Kit UBD e principalmente, que caiba dentro de uma roda aro 15.

Abraços a Todos

ojaneri
11/02/2009, 22:34
Em um sistema de freios, dependemos de fricção, alavancagem e hidraulica para parar o carro. E em um veiculo comum, a média é termos 70% da frenagem na dianteira. Então para melhorar, teoricamente em cada item desse:

* alavancagem - usar um pedal maior, permitindo uma alavancagem maior. No caso do Troller, acho que é praticamente impossivel fazer isso ou ficariam os pedais desalinhados. Podemos também subir o ponto de apoio do pedal, aumentando a alavancagem. Irei verificar no T4 se é possivel.

* hidraulica - para melhor a hidraulica, podemos usar o melhor fluido, mas nesse caso acredito que o DOT4 seja diferente do DOT3 apenas no quesito de fadiga do freio por calor. Podemos também trocar todas as tubulações por rígidas para evitar dilatação. No caso do Troller, temos que pesquisar a fundo se existe peças PnP para isso.

* Fricção - trocar o disco por um maior, como disse o Renato ia fazer diferença, mas o aro 15 limita essa mudança. Troçar pinça e pastilha por maiores iriam gerar mais fricção, transformando enérgia cinética em enérgia térmica (calor) de forma mais rápida. Colocar uma segunda pinça equivaleria a aumentar a área de fricção.

Então, precisamos pesquisar a fundo
* Existe algum disco maior que caberia no Troller mantendo o aro 15?
* Existe tubulações rigidas PnP para colocar no lugar as flexiveis?
* Qual pinça poderia ser colocado na dianteira que exigisse o menor número de modificacoes?

[]s!

Newton de LP Moraes
11/02/2009, 23:33
Caros, sobre o ABS, fiquei intrigado com a argumentacao de que nao serve e acho inservivel mesmo, em trilha, barro, etc. Contudo, ao que consta, as Pajeros, os wrangler, por exemplo, todos tem ABS, assim como minha Mit TR4. Assim, vcs me sugerem desligar o ABS quando eu for pra off-road? Como faço isso? A proposito, essa minha foto é em uma "ruta intransitable", nos arredores de San MArtin de Los Andes, com a antiga L200, quando desliguei a traçao pra "brincar"na neve. MAs, voltando ao tema, se estivesse de TR4, deveria desligar o ABS na neve? Grato.

Renato Fraga
11/02/2009, 23:57
Caros, sobre o ABS, fiquei intrigado com a argumentacao de que nao serve e acho inservivel mesmo, em trilha, barro, etc. Contudo, ao que consta, as Pajeros, os wrangler, por exemplo, todos tem ABS, assim como minha Mit TR4. Assim, vcs me sugerem desligar o ABS quando eu for pra off-road? Como faço isso? A proposito, essa minha foto é em uma "ruta intransitable", nos arredores de San MArtin de Los Andes, com a antiga L200, quando desliguei a traçao pra "brincar"na neve. MAs, voltando ao tema, se estivesse de TR4, deveria desligar o ABS na neve? Grato.

Newton, não conheço neve, nunca ví e nunca dirigí sobre neve.

Assim, em relação ao ABS, vou me reservar em dizer o porque não é eficiente no nosso off road tropical.

Quando o ABS entra em ação, ele mantém as rodas girando aliviando o freio de modo que não ocorra travamento.

Agora imagine você em uma superfície repleta de cascalho, ou mesmo lama. Isso não oferece aderência nenhuma, porém logo abaixo dele existe uma camada mais aderente. Basicamente se o freio trava, ocorre que o próprio pneu "limpa" a superfície até atingir esta camada inferior. Com ABS você vai rolando sobre a superfície sem aderencia e não para nem com reza.

Na neve não sei como é o comportamento do carro, porém se for parecido com asfalto molhado, acredito ser eficiente o ABS.
No gelo eu sei que funciona. Me lembro de um documentário onde os engenheiros da Volvo estavam desenvolvendo os ajustes de um novo sistema ABS, controle de tração e estabilidade, através de testes com um carro sobre um lago congelado. Era impressionante o resultado. Neguinho não parava de pé sobre o gelo, mas o freio era capaz de parar o carro sem que este perdesse o controle da direção.

Em relação a desligar o ABS do seu carro, hehehe, depende muito do off road que você faz, e principalmente, se já passou apuros por causa da sua função.
CAso contrário, eu não mexeria.

Abraços

alexandre roveri
12/02/2009, 00:24
* alavancagem - usar um pedal maior, permitindo uma alavancagem maior. No caso do Troller, acho que é praticamente impossivel fazer isso ou ficariam os pedais desalinhados. Podemos também subir o ponto de apoio do pedal, aumentando a alavancagem. Irei verificar no T4 se é possivel.
[]s!

Me desculpe a intromissão ;)
Mas,........ será que vc poderia me explicar melhor sobre esse seu raciocino do pedal maior X frenagem melhor ? :pensativo:
Se, por acaso se, a idéia fosse transferir maior pressão do pé do tacanho ao cilindro da pastilha, acredito existem alternativas mais técnicas :concordo:

JEFFCATUNDA
12/02/2009, 00:37
Pessoal...

Ainda sobre os freios....algumas pessoas colocam dois burrinhos de freio, um para a dianteira e outro para a trazeira, pois desta forma se estoura uma mangueira vc não perde todo freio.....Procede?

Outra coisa, se é um sistema hidraulico, não dá para colocar um sistema que produza uma maior força...sem ter que se aumentar a tração no pedal, por exemplo????

abreu
12/02/2009, 01:02
Manda instalar 4 air-bags (frontais e de cortina) e freios ABS de 5ª geração com EBD e ESP... =P

Ah, lembra de botar um botão para desativar o air-bag e o ABS em trilhas...
Com ABS na areia e no barro vc não para...
E air-bag, se der de frente com um morro ou coisa do tipo, corre o risco de um disparar na sua cara!

Resumindo: Tudo que falei é piada... O Troller para a proposta do carro é extremamente seguro. Duro, mas seguro! Amigos que bateram e capotaram o Troller não tiveram nada.

Um amigo capotou a mais de 140Km/h, teve apenas alguns arranhões no braço.

Outro acertou em cheio um corsa sedan que furou o sinal... No Troller empenou o parachoques, quebrou um pouco a fibra dianteira.
No corsa, infelizmente 1 pessoa morreu e 2 sairam muito feridas, o carro ficou destruido.

Infelizmente o Troller é muito seguro para quem está dentro, mas muito perigoso para quem bate contra ele...
Por ser pesado e não ter áreas de deformação, quem bate nele é que acaba pagando o pato... A área de deformação acaba sendo jogada toda para o carro que bate contra ele...

Se tivesse um sistema rigoroso de segurança de veiculos no Brasil, com certeza o Troller seria reprovado nesse quesito, por não oferecer segurança para quem se choca conta ele...

Abraços.

heartland
12/02/2009, 08:33
Manda instalar 4 air-bags (frontais e de cortina) e freios ABS de 5ª geração com EBD e ESP... =P

Ah, lembra de botar um botão para desativar o air-bag e o ABS em trilhas...
Com ABS na areia e no barro vc não para...
E air-bag, se der de frente com um morro ou coisa do tipo, corre o risco de um disparar na sua cara!

Resumindo: Tudo que falei é piada... O Troller para a proposta do carro é extremamente seguro. Duro, mas seguro! Amigos que bateram e capotaram o Troller não tiveram nada.

Um amigo capotou a mais de 140Km/h, teve apenas alguns arranhões no braço.

Outro acertou em cheio um corsa sedan que furou o sinal... No Troller empenou o parachoques, quebrou um pouco a fibra dianteira.
No corsa, infelizmente 1 pessoa morreu e 2 sairam muito feridas, o carro ficou destruido.

Infelizmente o Troller é muito seguro para quem está dentro, mas muito perigoso para quem bate contra ele...
Por ser pesado e não ter áreas de deformação, quem bate nele é que acaba pagando o pato... A área de deformação acaba sendo jogada toda para o carro que bate contra ele...

Se tivesse um sistema rigoroso de segurança de veiculos no Brasil, com certeza o Troller seria reprovado nesse quesito, por não oferecer segurança para quem se choca conta ele...

Abraços.

Muito triste o relato de outras pessoas se machucarem. No entanto é bom saber que é seguro para quem está dentro.

Essa era a ideia do tópico, ver o que o pessoal tem feito ou pensa em fazer para melhorar no quesito segurança.

ABS com opção de ativar e desativar (embora eu não goste de ABS, prefiro bombar o pedal do freio), Air bag com opção de ativar e desativar tb.

Pinças extras nos freios

Muito bom, depois da pra resumir e enumerar tudo.

ojaneri
12/02/2009, 09:15
Me desculpe a intromissão ;)
Mas,........ será que vc poderia me explicar melhor sobre esse seu raciocino do pedal maior X frenagem melhor ? :pensativo:
Se, por acaso se, a idéia fosse transferir maior pressão do pé do tacanho ao cilindro da pastilha, acredito existem alternativas mais técnicas :concordo:

Por mais 'gambi' que pareça, o tamanho da alavanca do freio e o seu ponto de fixação é alvo de estudos dos engenheiros para permitir uma maior força de frenagem, um melhor 'retorno' para o motorista e deixar o pedal mais sensível. Geralmente se usa de 4:1, ou seja, a cada kg de força aplicado no pedal, é aplicado 4kg de força no cilindro mestre.

http://www.carbibles.com/images/basiclever2.gif

Quanto a dois cilindros mestres, é um sistema de 'backup´, mas que pode ser uma ajuda para melhorar a frenagem se cada cilindro conseguir imprimir mais força nas pastilhas. O ideal, nesse caso, era ter o sistema em X, ou seja, um cilindro freia a roda dianteira esquerda e a traseira direita, e o outro as outras duas, pois em caso de falha de um, o carro ainda para. Mas será que no diminuto cofre do motor do Troller cabe outro cilindro? Duvido.

Sistema em X :
http://www.carbibles.com/images/crosslinkedbrakes.jpg

Quanto a neve, só sei o que eu li, e todos afirmam que o ABS comum (não esses modelos em estudo para neve com sensores extras, etc, etc), _tendem_ a aumentar o espaço de frenagem na neve, e que sem ele funcionaria melhor. Mas, se o uso for esporádico e em baixa velocidade, não vejo motivo para desligar o ABS nesses casos. Usar bastante o freio motor também ajuda! Mais saiba, que geralmente os ABS tem velocidade mínima para funcionarem, que é em torno de 25 a 30km/h (15 mph), que é a velocidade média dos pequenos acidentes de trânsito sem risco para os passageiros.

Tem um site, ABS Education Alliance , que diz sobre ABS na neve:

Even in fresh snow conditions, you gain the advantages of better steerability and stability with four-wheel ABS than with a conventional system that could result in locked wheels. In exchange for an increased stopping distance, the vehicle will remain stable and maintain full steering since the wheels won't be locked. The gain in stability makes the increase in stopping distances an acceptable compromise for most drivers.

ojaneri
12/02/2009, 10:12
Uma página interessante, fala sobre upgrade nos freios em uma 4Runner com pneus 37":
http://home.4x4wire.com/erik/4runner/brakes/

Fala de algo que a gente esqueceu de falar, trocar o pistão por um de maior diametro.

JEFFCATUNDA
12/02/2009, 10:57
Uma página interessante, fala sobre upgrade nos freios em uma 4Runner com pneus 37":
http://home.4x4wire.com/erik/4runner/brakes/

Fala de algo que a gente esqueceu de falar, trocar o pistão por um de maior diametro.
"Fala de algo que a gente esqueceu de falar, trocar o pistão por um de maior diametro."

mas foi isso que eu quiz dizer quando falei de uma maoir transmissão de força sem aumentar a alavanca

Renato Fraga
13/02/2009, 03:28
Pessoal, vamos nos lembrar dos princípios que regem os sistemas hidráulicos.

Para conseguir transmitir mais força às pinças, não basta colocar uma alavanca maior no pedal e muito menos um cilindro de maior diâmetro.

vide esquema:

Se aumentar a alavanca, vai exercer força maior, porém esse papel o servo freio já faz.

Se aumentar o diâmetro do cilindro mestre, vai acontecer exatamente o contrário do que se deseja.

No caso dos freios do Troller, e da maioria dos off roads preparados com pneus maiores, o caso já foi discutido e a conclusão já foi tomada. Pneus grandes para discos pequenos !!!

Trata-se basicamente de uma alavanca pequena da força de frenagem devido ao raio pequeno do disco em relação ao conjunto roda e pneu.

Faça o seguinte teste: Pegue uma roda de bicicleta montada no seu respectivo cubo, e vire-a com uma força relativa. Tente pará-la agora, prendendo próximo ao cubo. Depois faça a mesma coisa prendendo pelo aro.

Nosso drama é esse. Um raio muito grande sendo brecado por um raio bem menor.

Abraços

Newton de LP Moraes
14/02/2009, 13:43
Valeu pela aula. Vou conversar com amigos que dirigiram sobre neve com ABS e perguntar a respeito. Valeu mesmo!. abraço

srgrande
14/02/2009, 22:08
* hidraulica - para melhor a hidraulica, podemos usar o melhor fluido, mas nesse caso acredito que o DOT4 seja diferente do DOT3 apenas no quesito de fadiga do freio por calor. Podemos também trocar todas as tubulações por rígidas para evitar dilatação. No caso do Troller, temos que pesquisar a fundo se existe peças PnP para isso.
[]s!

Ja que citou o fluido de freio, vou repassar o que acontecia em meu T4 e minha S-10: Quando usava fluido original na embreagem, em longos engarrafamento em dias quentes, o pedal ficava no fundo e o engate de marchas ficava pesado.
Desde de 2003 uso fluido DOT 5.1, 100% sintético, da ELF, nos sistemas de freio e de embreagem. Troco a cada 12 meses e os problemas citados foram solucionados

JEFFCATUNDA
14/02/2009, 23:15
Ja que citou o fluido de freio, vou repassar o que acontecia em meu T4 e minha S-10: Quando usava fluido original na embreagem, em longos engarrafamento em dias quentes, o pedal ficava no fundo e o engate de marchas ficava pesado.
Desde de 2003 uso fluido DOT 5.1, 100% sintético, da ELF, nos sistemas de freio e de embreagem. Troco a cada 12 meses e os problemas citados foram solucionados
E para colocar este fluido tem que drenar todo o anterior..né isso?

srgrande
22/02/2009, 20:26
E para colocar este fluido tem que drenar todo o anterior..né isso?

Na loja de lubrificante, que faz a troca p mim, o fluido DOT 5.1 é colocado no reservatório de uma maquina eletrica, que pressuriza o reservatorio do fluido de freio/embreagem, com uma tampa acoplada.
Abrem "drenos" nas pinças de freio e no cilindro mestre da embreagem, para esgotar o fluido antigo (escuro) e quando começa a sair fluido novo (claro) fecham os drenos.
Trocado em 15 minutos, sem ar e sem precisar "bombar".

JEFFCATUNDA
22/02/2009, 21:25
Na loja de lubrificante, que faz a troca p mim, o fluido DOT 5.1 é colocado no reservatório de uma maquina eletrica, que pressuriza o reservatorio do fluido de freio/embreagem, com uma tampa acoplada.
Abrem "drenos" nas pinças de freio e no cilindro mestre da embreagem, para esgotar o fluido antigo (escuro) e quando começa a sair fluido novo (claro) fecham os drenos.
Trocado em 15 minutos, sem ar e sem precisar "bombar".
Na oficina que troco o meu é no sistema molecular..... o mecânico grita e o moleco lá pedala....

ojaneri
26/02/2009, 23:42
Pelos relatos de quem passou do 2.8 para o 3.0, o freio do eletronico e' muito melhor. Mas o que muda de um para o outro? Hidrovacuo e' o mesmo, pincas e discos tambem sao, acho.

abreu
27/02/2009, 09:36
Pelos relatos de quem passou do 2.8 para o 3.0, o freio do eletronico e' muito melhor. Mas o que muda de um para o outro? Hidrovacuo e' o mesmo, pincas e discos tambem sao, acho.

Boa pergunta...
O do meu 2004 era bom, mas nao ha como negar que o do novo eh bem melhor...

Abracos...

JEFFCATUNDA
02/03/2009, 00:19
Boa pergunta...
O do meu 2004 era bom, mas nao ha como negar que o do novo eh bem melhor...

Abracos...
Provavelmente mudou o arranjo das mangueiras, pois menos curvas, bem como um calibre maior devem ajudar bastante....

andreluna
02/03/2009, 14:00
Não vejo necessidade de grandes modificações!!
Dê atenção aos rolamentos de rodas e polias, e sistema de freios.
Se o Troller estiver revisado por um bom mecânico, já basta!
O carro é muito confiável!!!!

Loras
02/03/2009, 15:29
Pois é , Air Bag é o que chamam de segurança passiva. Aquele dispositivo que tem o compromisso de diminuir as consequencias de um acidente que já aconteceu.

Até agora estavamos discutindo a respeito da segurança ativa, ou seja, tudo o que pode evitar um acidente.

Renato,

Salvo engano, o conceito é diferente.

Medidas de segurança PREVENTIVAS, ativas ou passivas, podem evitar um acidente.

Prevenção ATIVA - depende da ação humana (atividade, por isso ativa) para evitar o acidente.
Por exemplo, placas de trânsito. De nada adianta sua instalação se os motoristas não a respeitarem.

Prevenção PASSIVA - independe da ação humana. Por exemplo ABS, Air Bags, Guard-rails, zonas de deformação na lataria, etc.

Abração,

Renato Fraga
02/03/2009, 16:11
Desculpa Loras, mas o que se lê em revistas tal como "4 rodas" entre outras, não condiz com o que você relatou.

Inclusive, crash tests mensuram apenas segurança paciva de um veículo.

Testes dinâmicos, tal como retomada, frenagem, aceleração lateral, teste do alce, etc etc etc mensuram segurança ativa deste veículo.

Basicamente sua afirmação está correta em princípio, mas seus exemplos não correspondem.

Veja que segurança ativa é o que pode evitar um acidente, otimizando a ação do condutor.

Segurança paciva, é o que minimiza o resultado de um acidente que não pôde ser evitado pelo condutor.

Dá uma pesquisadinha que vai ver que não estou falando bobagem.

Abraços.

JEFFCATUNDA
02/03/2009, 17:09
Desculpa Loras, mas o que se lê em revistas tal como "4 rodas" entre outras, não condiz com o que você relatou.

Inclusive, crash tests mensuram apenas segurança paciva de um veículo.

Testes dinâmicos, tal como retomada, frenagem, aceleração lateral, teste do alce, etc etc etc mensuram segurança ativa deste veículo.

Basicamente sua afirmação está correta em princípio, mas seus exemplos não correspondem.

Veja que segurança ativa é o que pode evitar um acidente, otimizando a ação do condutor.

Segurança paciva, é o que minimiza o resultado de um acidente que não pôde ser evitado pelo condutor.

Dá uma pesquisadinha que vai ver que não estou falando bobagem.

Abraços.
Eu acho que o Renato está correto.

EQUIPEL&L
11/03/2009, 13:10
agora Entendí Sua Pergunta !!!!!!

O Cuidado é Bem Simples. Ande Na Velocidade Compatível Com O Veículo. Você Está Andando De Jeep E Não De Sedan, Coupê, Esportivo Entre Outros.

Jeep Como O Troller Possui Um ótimo Motor E Uma Excelente Dinâmica, O Que Chega A Ser Possível E Parecer Seguro Andar Em Velocidades Tal Como Você Citou.

Mas Tá Se Esquecendo Que O Carro Tem Um Cg Alto, Pneus Com Perfil Alto E Suspensão Com Curso Relativamente Longo Sem Contar A Aerodinâmica Que Não Ajuda Em Nada Para Estabilizar O Veículo.

Assim Não Existirá Alteração Possível Para Tornar Seguro Um Troller Andar A 150km/h Como Velocidade De Cruzeiro.

Pra Isso, Troca De Carro, Utiliza Outro Veículo !!!!!!!!!!! Lembre-se Porém Que Seu Jeep Faz Coisas Que Os Outros Não Fazem, Assim Como Ele Também Não Faz Coisas Que Os Outros Fazem.

Finalizando, São Atitudes Como Esta Que Tornam O Carro Inseguro Tal Como O Que Vem Acontecendo Muito Com Pick Ups Potentes Como A Hillux, Nissan, Etc Etc Etc.

A Culpa é Integralmente Do Proprietário E Não Do Carro.

Abraços A Todos
é Isso Ai Boa, Se Que Vua Compra Um Avião!!!!

abreu
12/03/2009, 17:53
Alguem tem aquele teste da 4Patas do Troller vs. Wrangler?
É um teste do Troller 3.0 com o novo Wrangler...

Teste quem que o Troller, mesmo sem ABS, EBD e outros freiou melhor que o Wrangler em todos os testes.

Alguem tem a matéria completa ai?
No sita da 4Rodas tem apenas uma matéria parcial...

Abraços.

JEFFCATUNDA
13/03/2009, 08:12
Agora fiquei curioso tambem........quero ver este teste......

heartland
13/03/2009, 14:48
é Isso Ai Boa, Se Que Vua Compra Um Avião!!!!

Leia o resto das mensagens antes de dar sua opinião rica em contribuição.