PDA

Ver Versão Completa : CJ5 - 1973 | Novo Jeepinho na área

Riptide
07/02/2009, 12:30
Depois de muita procura e de navegar pelo forum, consegui achar um jeepinho legal. E o melhor, do lado de casa. Todos os Jeeps que eu estava encontrando estavam a pelo menos 400km daqui.
Por enquanto só dei uma voltinha de leve, mas já deu pra sentir a emoção e também o drama. A mecânica e elétrica estão boas, mas ainda tem algumas coisas pra fazer nele.
Segue a configuração e uma foto. Na segunda vou levar num mecânico chamado Chico lá no Itanhangá. Alguém conhece?

Jeep Willys CJ5 - 1973 :-D:-D:-D

- Motor 6 cc original
- Caixa original 4 marchas e reduzida nova
- Carburador novo
- Roda Livre nova
- Rodas e pneus novos
- Capota de inverno
não lembro do resto, mas não tem muita coisa nele. ta bem original e precisa de uns reparos, antes dos acessórios.

Reparos :putz::putz:

- a carroceria ta um pouco torta em função das borrachinhas do chassis que estão gastas e de vez enquanto fica batendo.
- o medidor de combustível não está funcionando
- tenho que colocar um freio de mão pq moro numa ladeira gigante e minha garagem tb não tem dos melhores acessos
- Resolver a folga na direção
- Dar uma geral no assoalho pq está bem detonado. Alguém conhece um bom lugar pra fazer isso?

Mudanças :dance:

- botar freio a disco na roda dianteira
- mudar o step da lateral para a traseira
- trocar os espelhos retrovisores por uns maiores e em bom estado
- trocar as rodas e pneus por maiores
- tirar a capota pq ta mto detonada
- trocar os bancos de tecido por um emborrachado ou couro

por enquanto é isso. :arrow::arrow:

Riptide
08/02/2009, 12:59
Novas fotos antes do banho dele.

Lucas Nassif
08/02/2009, 13:07
Bacana seu jipinho Riptide!!! :palmas: :palmas:

Me fez lembrar o meu quando comprei. Todo originalzinho, e estepe na lateral também!!

Uma dica: na lista de mudanças, acrescente também alguns ítens de segurança:

-> um santoantônio. (É importante!!)
-> cinto de segurança 3 ou 4 pontos (inclusive no banco traseiro)!! :concordo:
-> Parachoque traseiro :D

T+

Kim
08/02/2009, 13:16

Me fez lembrar o meu quando comprei. Todo originalzinho, e estepe na lateral também!!

T+

Opa grande Lucas!

Falou tudo, pois isso não é importante, é importantíssimo, pode salvar a vida dos passageiros.

Acrescentaria a gaiola, e como primeiro item a ser colocado.

Abraços.

Kim.

Lucas Nassif
08/02/2009, 13:23

Ilustrando...

T+

heartland
08/02/2009, 16:33
Lindo o jeep! Ta super conservado! :)

Eu faria o que voce ja irá fazer e tambem o que ja te indicaram mas colocaria freios a disco na traseira também.

Quando o JAQUE te achar nos avise hehehe

Riptide
09/02/2009, 17:54
Fala Lucas,

já dei uma olhada no início do seu e realmente tava bem parecido. A noite vou dar uma navegada por todas as páginas pra acompanhar o que vc foi fazendo.

Vou passar logo o step pra traseira pq sair da minha garagem ta um perigo.

Já to cotando o santo antônio, gaiola, parachoque, suporte de galão e step, cinto de 3 pontas e retrovisores maiores pq não consigo ver nada naquele de bolinha.

abs,
Bernardo Riptide

T+

Riptide
09/02/2009, 17:59
Oi Kim,
havia esquecido da Gaiola. Ele até veio com uma gaiola, mas tava podre junto com a capota.
Tb to vendo ela. Gaiola e santo antônio Maceral. Me falaram que Keko é o olho da cara.

abs,
Bernardo Riptide

Opa grande Lucas!

Falou tudo, pois isso não é importante, é importantíssimo, pode salvar a vida dos passageiros.

Abraços.

Kim.

Riptide
09/02/2009, 18:05
Lindo o jeep! Ta super conservado! :)

Eu faria o que voce ja irá fazer e tambem o que ja te indicaram mas colocaria freios a disco na traseira também.

Quando o JAQUE te achar nos avise hehehe

Heartland,

o JAQUE já me achou. To tendo uma dificuldade tremenda de manobrar na garagem. Quando entra a ré, depois não entra mais nenhuma marcha. Aí eu tenho que ficar dando uma ré e encaixar certinho na primeira. Se errar ela não entra. Acho que o "trabulador" ta sambando na caixa.

Mas pelo menos, quando fica um tempão tentando encaixar a marcha no meio do transito, ninguém fica buzinando. Ontem o porteiro até me ajudou empurrando o Jeep pra frente. Já arrumei um monte de amigos, os porteiros e os caras do lava-a-jato que passam o Jeep na frente da fila pra limpar. Cada problema no Jeep me gera um amigo e um aprendizado.

mas JAQUE é pra ter um Jeep né.. o que importa é ser feliz!:-P

abraços,
Bernardo Riptide

Skull Crusher
09/02/2009, 18:09
Parabéns pela viatura! Manda bala, você vai se divertir à beça! Se precisar de algo, posta por aqui que damos uma força!

Forte abraço!

Skull

EduMagalhães
09/02/2009, 22:35
E aí Bernardo, parabéns pelo jeep !!!! Parece bem conservado.... por acaso vc está na barra ???? Aonde vc conseguiu esse mecânico aqui no rio ??? Já recebi algumas dicas do pessoal aqui do fórum de alguns mecânicos em niterói, qualquer coisa.

abraços,
eduardo

Riptide
09/02/2009, 23:35
Valeu Skull,

vou postar com certeza.

abs,
Bernardo Riptide

Parabéns pela viatura! Manda bala, você vai se divertir à beça! Se precisar de algo, posta por aqui que damos uma força!

Forte abraço!

Skull

Riptide
09/02/2009, 23:40
Valeu Edu,

eu to na Gávea, mas comprei o Jeep de um cara na Barra e ele me indicou o Chico do Itanhangá que era quem cuidava do Jeep e de vários outros Jeeps ali da Barra.
Me indicaram também um cara fera só que é lá em Vargem Grande.
Em Niterói me indicaram um cara que restaura Jeep.

Primeiro eu vou resolver meu problema da folga e dos equipamentos de segurança. Ir até Vargem Grande ou Niterói do jeito que o Jeep ta é até perigoso.

abs

Bernardo Riptide

E aí Bernardo, parabéns pelo jeep !!!! Parece bem conservado.... por acaso vc está na barra ???? Aonde vc conseguiu esse mecânico aqui no rio ??? Já recebi algumas dicas do pessoal aqui do fórum de alguns mecânicos em niterói, qualquer coisa.

abraços,
eduardo

Riptide
11/02/2009, 01:46
Galera,
já pedi os acessórios de segurança e chegam na segunda-feira. Na quinta já vou deixar o jeep no mecanico pra ajeitar a folga, a marcha e os calsos da carroceria e "conversar" sobre a DH.
To pensando em aproveitar a mão de obra pra colocar os pneus pq com esses pneus fininhos rola um boato no prédio que o jeep é do meu avô (brincadeira claro :grin:), mas agora pintou uma baita dúvida :pensativo:. Um amigo meu ta me oferecendo um jogo de pneus que ele tinha comprado pra pickup dele por mil pratas. É de 31`. Eu já tava pensando em comprar um jogo de BG Goodrich a/t de 31`, mas todo mundo fala que depois que coloca os 31, já quer logo colocar os de 33`.
Estou procurando pneus pra vender e não acho os mud de 33. Alguém poderia me dar uma idéia de onde encontrar e os preços médios deles?

abs,
Bernardo Riptide

Kim
12/02/2009, 11:41
Galera,
já pedi os acessórios de segurança e chegam na segunda-feira. Na quinta já vou deixar o jeep no mecanico pra ajeitar a folga, a marcha e os calsos da carroceria e "conversar" sobre a DH.
To pensando em aproveitar a mão de obra pra colocar os pneus pq com esses pneus fininhos rola um boato no prédio que o jeep é do meu avô (brincadeira claro :grin:), mas agora pintou uma baita dúvida :pensativo:. Um amigo meu ta me oferecendo um jogo de pneus que ele tinha comprado pra pickup dele por mil pratas. É de 31`. Eu já tava pensando em comprar um jogo de BG Goodrich a/t de 31`, mas todo mundo fala que depois que coloca os 31, já quer logo colocar os de 33`.
Estou procurando pneus pra vender e não acho os mud de 33. Alguém poderia me dar uma idéia de onde encontrar e os preços médios deles?

abs,
Bernardo Riptide

Huuummmmmmmm...:pensativo:

Isso se traduz em Jaque!:shock::putz::mrgreen:

Riptide
12/02/2009, 15:17
Nem me fale Kim,

fui de manhã deixar o Jeep no mecânico pra ajeitar as coisas e já acabei deixando pra trocar a tampa do cambio, tirar a folga, colocar o freio de mão, instalar o estribo, santo antonio, suporte, sinto...... medidor de combustível, calços da carroceria,....... quase entubei umas rodas e pneu, mas esses vou deixar pra depois.
O jaque é foda. Tu chega lá, vê um monte de chassis, motor, roda, pneu tudo desmontado e um monte de jeep bonitão.... aí parece que a gente fica rico na hora. Quando vai vendo os preços dá aquele desanimo.
Vou ver se tiro uma fotos lá e posto aqui. Vou fazer essa semaa só o principal pra rodar com segurança mesmo pra ter o jeepinho no carnaval. Depois eu visito o jaque de novo.

abs
Bernardo

Huuummmmmmmm...:pensativo:

Isso se traduz em Jaque!:shock::putz::mrgreen:

Riptide
21/02/2009, 12:04
Ontem fui buscar o jeep todo pronto na oficina. Depois de 10 minutos de curvas e buracos ali no Itanhangá, os estalos que eu ouvia da roda viraram um pesadelo. O Rolamento do munhão que já tava pra trocar quebrou e a roda ficava bamba a cada buraco....
e volta pra oficina. Trocar os rolamentos.
Vamos ver se hj consigo chegar com ele em casa.

Riptide
23/02/2009, 12:41
Acabei trocando os rolamentos da dianteira e agora ta tudo certinho.:concordo:
Quando voltava da oficina só deu um problema que direto arranhava as marchas e do nada quando estava chegando em casa o carro engatava as marchas mas não andava. Liguei desesperado pro mecanico e ele me falou que o problema era o tapete novo. O tapete tava forçando a reduzida e chegou uma hora que nenhuma marcha funcionava. Foi só dar uma folgada no tapete que ficou tudo ok. Já completei o tanque e já ta quase no final de tanto dar voltas.
Inclusive agora o jeepinho já tem nome. Homer. É velho, bebe muito, bobo, mas todo mundo gosta.
Segue duas fotos. Agora já com santo antonio, estribo, suporte de estepe e galão na traseira, tampa zero, quase sem folga (sem folga existe), rolamentos novos.

Já arrumei as rodas, agora faltam os pneus e depois um freio a disco se não vou acabar batendo em alguém. Depois do carnaval volta pra oficina pra fazer o que faltava. Por enquanto é só.:dance:

SmootH_
23/02/2009, 14:30
é uma bela jornada amigo!
uma nova paixão
te aconselho a NUNCA tentar contar o quanto tu ta gastando no jeep
vai enlouquecer se tentar!!
quem avisa amigo é!
meus parabens pela compra e pelo nome
[]´s

Riptide
25/02/2009, 12:16
Po Smooth,
eu tenho tudo anotado.
Vc me aconselha pq farei tanta coisa e vai acabar que gastarei uma fortuna?
O que eu faço é o seguinte: Quando eu compro um acessório a mais eu anoto numa planilha (santo antonio, capota, pneu maior...).
Quando eu conserto alguma coisa, aí nem anoto.

Acho que se eu não souber quanto estou gastando, vou acabar achando que gastei mais do que realmente gastei, não?

Mas valeu pela dica!

PredadorRJ
25/02/2009, 14:51
Salve!
Parabéns pelo Homer!
Me permite uma idéia em termos de segurança? Quando vc for visitar o Jaque de novo, pensa num flutuante pra traseira do Homer.
E concordo com o Smooth... depois de um tempo, quando vc ver o total já gasto, chega a doer as bol..., quero dizer, o bolso. E o pior é que sempre vale à pena, o que te leva à continuar!!
Bem vindo ao vício do 4X4...
Posta mais fotos quando puder.
Forte abraço.

Riptide
25/02/2009, 23:37
Predador,
o que seria esse flutuante?
Pelo que li, é parte do eixo. Serve pra dar mais estabilidade ao veículo?

Minhas maiores preocupações agora são o freio e a direção. A direção acredito que seja costume, mas tem uma rua aqui perto de casa que é meio de lado e é horrível de andar com o Jeep. Tem que ficar toda hora acertando o volante.
E o freio tem que começar a pisar bem antes pra não travar.
Eu uso os pneus finos, será que colocando um pneu mais grosso um pouco do problema do freio e direção podem melhorar?

Vou tirar mais umas fotos dele no final de semana e posto aqui depois.

abração

PredadorRJ
26/02/2009, 00:10
Salve Riptide.
O flutuante impede que, no caso de determinada quebra do eixo traseiro, a roda se solte e, além de levar parte do sistema de freio, acerte outro veículo ou pessoa.
Tem um tópico aqui, do Leopoldo - http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1915&highlight=cuidado+semi
Eu to procurando onde adquirir e lendo MUITO pra ver como instalar.
Se a direção estiver balançando muito (o tal do shimmy), tem que ver estado dos pneus, calibragem, amortecedor, etc.
Depois, quem sabe o Jaque não te convence a instalar uma hidraúlica? :mrgreen:
Forte abraço!

Riptide
26/02/2009, 10:27
Fala Predador,
Acho que esse lance da roda sair quase aconteceu comigo quando quebraram os rolamentos. Ela ficava bamba e parecia que poderia sair a qualquer momento.
Vou dar uma estudada nesses flutuantes. O Jaque já me falou sobre essa direção sim, mas primeiro vou trocar as rodas e pneus e balancear.
Depois vamos ver como vai ficando.
Abração,

Riptide
16/06/2009, 18:29
Após meses sem postar e idas e vindas ao mecânico, consegui resolver o problema do Shimy e refiz a reduzida. Agora o jeep ta justinho na direção e nas marchas.

Saindo a última vez do mecânico o freio dilatou e travou. O Jeep ficou parado no meu da rua e tiemos que tirar a roda pra empurrá-lo.

Agora novas mudanças:

1 - Kit de Freio a Disco comprado na Josewal 4x4
2 - Retrovisores de wrangler (não aguentava mais aquele espelho de dentista)

Assim que estiver pronto finalmente darei uma volta tranquilo, eu acho!

Agora estou a procura de rodas e pneus.
De preferência 31` ou 33`. Estou tentando trocar pelo menos meus pneus e rodas numa roda legal e comprar os pneus.

PredadorRJ
16/06/2009, 19:06
Salve.
Mede legal pra ver se os 33' não vão te atrapalhar.

Riptide
17/06/2009, 00:58
Salve.
Mede legal pra ver se os 33' não vão te atrapalhar.

Predador,

mesmo colocando os alargadores de rodas o de 33` podem atrapalhar ?
O que eu poderia fazer pra viabilizar esses de 33`?
Abraço!

PredadorRJ
17/06/2009, 09:24
Ó, pelo o que eu já li aqui,se vc mantiver o conjunto original da parte das rodas (cubo, etc), e dependendo do esforço que vc submeta a viatura, os alargadores podem causar quebras.
Se muito me engano, pneu de 33' ou está na limite ou passou um pouco, e começa a prejudicar a capacidade de esterçar (eu acho que é isso) do jeep, pois vão esbarrar por dentro.
Se for pra dar (ui) conselho,faz como eu. Ainda não fiz nenhuma mudança radical no Mastigado, mas o calcei com pneus 31', numas rodas com bom offset negativo. Vou me acostumar primeiro, testar como fica na areia, lama e mesmo asfalto.
Conforme for, vou partir pra troca de eixos, pra ter mais espaçamento entre as rodas e calçar o bicho com 33'.
Se vc não quiser investir muito pra fazer esse teste, sempre tem anúncio de foreiro vendendo pneu meia vida. Até mesmo em revista e no Mercado Livre vc acha. Bota uns 31' meia vida, sente como ficou, ve se precisa de algo mais e parte pros outros.

Riptide
17/06/2009, 12:02
Ó, pelo o que eu já li aqui,se vc mantiver o conjunto original da parte das rodas (cubo, etc), e dependendo do esforço que vc submeta a viatura, os alargadores podem causar quebras.
Se muito me engano, pneu de 33' ou está na limite ou passou um pouco, e começa a prejudicar a capacidade de esterçar (eu acho que é isso) do jeep, pois vão esbarrar por dentro.
Se for pra dar (ui) conselho,faz como eu. Ainda não fiz nenhuma mudança radical no Mastigado, mas o calcei com pneus 31', numas rodas com bom offset negativo. Vou me acostumar primeiro, testar como fica na areia, lama e mesmo asfalto.
Conforme for, vou partir pra troca de eixos, pra ter mais espaçamento entre as rodas e calçar o bicho com 33'.
Se vc não quiser investir muito pra fazer esse teste, sempre tem anúncio de foreiro vendendo pneu meia vida. Até mesmo em revista e no Mercado Livre vc acha. Bota uns 31' meia vida, sente como ficou, ve se precisa de algo mais e parte pros outros.

Obrigado pela dica Predador.
Acho que é isso mesmo que vou fazer pra não correr o risco mais uma vez do jeep ficar mais na oficina que comigo.
Com os de 31` acredita que apenas com o alargador de roda já fica tranquilo ?

Outra coisa, vc costuma andar de jeep só aí pela serra ou já chegou a viajar com ele?

abração!

PredadorRJ
18/06/2009, 09:33
Eu não to usando alargador de roda, mas vai depender do que vc pretende fazer com a viatura. Vc vai fazer que tipo de trilha, mais leves ou mais pesadas, ou pretende também viajar com o jeep?
No meu caso, ao contrário da maioria dos foreiros e vc,comecei o processo de montagem do Mastigado errado, priorizando tudo ao avesso..., e eu quase não o usei. Depois que o GNV for instalado, eu pretendo usar o bicho em viagens mais longas (+ de 200km). Imagino que não vou ter problemas.
Qual a medida do alargador que vc pretende colocar? Outra coisa, não esquece que roda muito pra fora é chamariz de polícia... ainda que seja em jeep.
Ah, e não repara na besteira que fiz colocando jumelos maiores. Eles só servem pra forçar mais o feixe de molas.