PDA

Ver Versão Completa : reduzida em balanço!!!!

fabiano carraro
07/02/2009, 12:25
dae povo.....,seguinte, fiz uma flange pra DANA 18 original dos willis,e gostaria da opniao de vçs, ela permite que a mesma fique afastada do cambio,permitindo instalaçoes diversas,ficando apoiada sobre nova travessa,e recebendo um eixo central apoiado sobre dois mancais,o eixo que fiz foi confeccionado em aço comum e tratado em banho de sal,mas gostaria de saber sobre tratamentos em metal ,como é o tratamento que as pontas de eixo recebem????? tipo revenimento,e outros.....:pensativo: outra vantagem é poder instalar uma alavanca unica pra todas as funçoes da reduzida (4x2/4x4/reduzida)tudo na mesma alavanca inclusive com possibilidade de acionamento por solenoides....,atualmente estamos rodando com este sistema na GOODZILA e na LOST,e estou colocando na SNOOP GOLDEN, por enquanto nao tivemos problemas de quebras nem de folgas no sistema, inclusive a GOODZILA esta com guincho mecanido ECRON em que a tomada de força esta fazendo a vez do mancal trazeiro,no caso fiz um rebaixo dentro da tomada e coloquei um rolamento ali ,esta instalado a + de 1 ano e ate agora so oleo depois de cada trilha.......:dance:mas acredito que ç o tratamento for feito de forma mais proximo do de uma engrenagem original o eixo seria ainda mais confiavel.....:pensativo:

thomasdall
07/02/2009, 13:23
Caro Fabiano

O seguinte, olhei as fotos, mas não sei por qual motivo vc fez isso, naum querendo me entrometer, pq cada um faz a que quiser, mas....
Vc jah pensou que nessa adaptação o puta cardã dianteiro que vc tera que fazer, e se esse levar uma pancada, vc nem conseguira mais dirigi-lo, pois ira balançar muito, e outra, as cruzetas traseiras no meu ver ficarão "enforcadas", pois o cardã fica muito curto e quando a suspensão trabalhar, facilfacil quebrar uma ou outra, essa adapatação seria bom num CJ-6 mas naum num normalzinho, hehe, meu ponto de vista, e outra coisinha, qual o seu interesse em adaptar a tração assim???

Abraços
Thomas

fabiano carraro
07/02/2009, 14:43
:mrgreen:esqueci de dizer este tipo de adptaçao nao é pra "jeep de jardim normalzinho"AQ É A AREA HARD CORE é só pra CARRO HARDCORE:mrgreen:tipo SPOADAO, GUINCHAO, PNEUZAO,MOTORZAO, E PILOTAO:mrgreen:quanto ao cardã dianteiro qual a diferença em relaçao a acontecer isto com o trazeiro só que original:pensativo::concordo:

Sergio Rocha
07/02/2009, 15:22
:mrgreen:esqueci de dizer este tipo de adptaçao nao é pra "jeep de jardim normalzinho"AQ É A AREA HARD CORE é só pra CARRO HARDCORE:mrgreen:tipo SPOADAO, GUINCHAO, PNEUZAO,MOTORZAO, E PILOTAO:mrgreen:quanto ao cardã dianteiro qual a diferença em relaçao a acontecer isto com o trazeiro só que original:pensativo::concordo:

Nada disso faz o cardan ficar maior.:mrgreen:

Qual o comprimento do cardan traseiro com este sistema ?

[]'

fabiano carraro
07/02/2009, 15:57
PRA QUAL CARRO SERGIO?JEEP,RURAL,F-75,BUG,BICICLETA??????SERGINHO depende de varios fatores se o carro é original,spoado,puxado o "eixo pra frente":pensativo:O COMPRIMENTO é o de menos neste caso pois é só acertar eles ao carro que estiver colocando,por exemplo na LOST(f-75) o dianteiro ficou com 1180mm,o trazeiro com 720mm,e o central com 234mm.:concordo:em um jeep ainda nao fiz mas acho que daria pra colocar afinal o DEVASSO nem cardã trazeiro tem:mrgreen:da quase pra colocar uma homocinetica lá:shock:

juliano muller
07/02/2009, 16:14
Não trabalha no sabado? Te liguei hoje na oficina e nada...:discordo:

A tração tras do meu carro não ta funcionando, só funciona a dianteira!

Vc arruma?

Ah, esqueci de dizer qual carro é, um FIAT 147! rssss....:shock:

Abraço...

Sergio Rocha
07/02/2009, 16:39
PRA QUAL CARRO SERGIO?JEEP,RURAL,F-75,BUG,BICICLETA??????SERGINHO depende de varios fatores se o carro é original,spoado,puxado o "eixo pra frente":pensativo:O COMPRIMENTO é o de menos neste caso pois é só acertar eles ao carro que estiver colocando,por exemplo na LOST(f-75) o dianteiro ficou com 1180mm,o trazeiro com 720mm,e o central com 234mm.:concordo:em um jeep ainda nao fiz mas acho que daria pra colocar afinal o DEVASSO nem cardã trazeiro tem:mrgreen:da quase pra colocar uma homocinetica lá:shock:

pra qual ????????????

Pro q vc iinstalou e colocou as fotos óbvio..:parede:

No final, claro q as OUTRAS modificações vão influenciar.Mas o que parece que vc tem uma certa dificuldade de entender, é que o que se pergunta , SE o cardan traseiro Vai ficar curto devido a essa sua modificação.Por favor não venha dizer que vai depender do veículo etc atc.

Pra vc entender melhor: Qual o tamanho desse cjto de placa cardan etc. ?

[]'

fabiano carraro
07/02/2009, 17:42
:pensativo:a bom agora entendi........A "LOST"!!!!!!É O CARRO QUE TA COM ESTE SISTEMA CABEÇUDO,É O CARRO QUE TA NAS FOTOS,ou melhor as fotos sao do sistema que esta na 'LOST"que por sua vez é o automovel que esta usando o sistema que esta nas fotos e que ficou com.....1180mm o dianteiro,720mm o trazeiro,e 234 o central, o do meio, aquele que fica entre um e outro,etc,etc,etc :mrgreen::mrgreen::mrgreen::odedo:RESUMINDO FICOU BAOPAKARAIO:dance:

fabiano carraro
07/02/2009, 17:44
Não trabalha no sabado? Te liguei hoje na oficina e nada...:discordo:

A tração tras do meu carro não ta funcionando, só funciona a dianteira!

Vc arruma?

Ah, esqueci de dizer qual carro é, um FIAT 147! rssss....:shock:

Abraço...:mrgreen:ta vendo só arruma esta encrenca com "mechanico" ai fica enchendo o saco dos que estao na trilha no sabadao,traz logo este "NIVA"aq que te digo que alguma coisa quebrou dentro da sei laoque:mrgreen:

Jack Jipeiro
07/02/2009, 17:49
Ainda não entendi qual a vantagem desse sistema para o tradicional, se tratando de hardcore???

Abraços...

fabiano carraro
07/02/2009, 18:09
:pensativo:bom fui medir o total do conjunto que ta instalado na F-75 das FOTOS e deu o seguinte; da polia do virabrequim do (6cc 4.1gm ano 90)ate a ponta do eixo de saida do cardã, do cambio 4m original do opala ano 85,que nao é o "clacclac"deu 1500mm,mais o cardã central que tem 234mm mais 300mm da reduzida da em um total de 2034mm,mais os erros, chegamos ao veridito que: "NAO" DARIA PRA POR EM UM JEEP a menos que ele seja hardpakaraio:concordo: :pipoca:

fabiano carraro
07/02/2009, 18:19
Ainda não entendi qual a vantagem desse sistema para o tradicional, se tratando de hardcore???

Abraços...:parede:compra um conjunto mecanico vortec v-6 com o cambio original dele por exemplo e tenta colocar tudo em uma rural spoadona ,que vç vai entender o motivo dele ser assim,SEM FALAR NO FATO DE ELIMINAR O AJUSTE DO BOJO DO DIFERENCIAL PRA NAO FICAR ESTRANGULANDO AS CRUZETAS, sem falar na facilidade de manutençao do conjunto em caso de troca de embreagem por exemplo:concordo:ISTO TE PERMITE USAR QUALQUER CAMBIO ACOPLADO A REDUZIDA DO JEEP!!!!!!!!!!ou melhor ainda que tal comprar uma RANGER/S10.....POR 15CONTOS EM LEILAO e colocar os dana 44 em conjunto com a mecanica todinha original.....abriu sua mente pras possibilidades agora?????? entendeu o motivo da peça:pipoca:

Sergio Rocha
07/02/2009, 19:53
A alguns anos tive um Samurai com Ap diesel que usava esse siatema.
A desvantagem é ter mais um cardan

[]'

alexandre roveri
07/02/2009, 21:28
O Niva tem um sistema parecido :twisted:
Um probeminha é a vibração resultante caso o alinhamento não seja bem feito :concordo:

fabiano carraro
07/02/2009, 21:28
um cardã a mais de desvantagem contra "A VANTAGEM DE PODER COLOCAR O MOTOR AP +CHEVETTE SEM ADAPTAR MAIS NADA,É POUCO, FIZ VARIOS ASSIM TRABALHEI NA SUZUKI ai quando os "pequenos guerreiros"davam pau eu levava eles pra minha oficina particular e tacava os injetadao neles com cambio de chevette ,ficavam um demonio pra andar pois a relaçao de cambio dos zuki é muito longa,até colocar a 5° o cara ja chegou na praia,ai com o cambio do chevette + ap a coisa mudava de figura rapidinho ,ai aproveitava e vendiamos os eixos originais pras lojas de importados e colocavamos os dana 44 ai era só ver a cara do povo quando um samurai pulava na frente de tudo e saia dando risada:pipoca:mrgreen:

fabiano carraro
07/02/2009, 21:39
O Niva tem um sistema parecido :twisted:
Um probeminha é a vibração resultante caso o alinhamento não seja bem feito :concordo:fiz um NIVA aq outro dia que trepidava tanto que chegava a cair as letras ate dos doks,mas solucionei tacando uma homocinetica no lugar daquele borrachao doido que vem no meio dele e colocando uma nova travessa apoiada nas longarinas ficou joia .....(curiosidade tenho acesso a DETROIT DIESEL de campolargo-cwb)balanciei o motor do meu ex-opala de arrancada lá dentro a mais de 15.000rpm embreagem de ceramica plato virabrequim e damper....:dance:.mas os cardãs faço na CARDÃSUL-CWBA mesmo que ficam dez,taco 4x4 reduzida e soco o pé no asfalto sem dó mesmo, ai tiro o pé e vejo o quanto trepida,conforme ficar erguemos a roda trazeira deixamos o sistema se ajustar novamente e vemos o quanto eles retornam :shock:tiramos e levamos pra balancear novamente pronto nunca mais o mesmo cardã trepida.....:pipoca:

samukanvas
08/02/2009, 01:03
Fabiano,

Acho que tá na hora de vc ser um pouco mais cordial nas respostas aos amigos do fórum e melhorar um pouco a escrita. A maioria aqui não entende o que quer falar e tudo vira uma confusão...

Tb acho que esse tópico não pertence a área hardcore. Poderia ter postado na área de jeeps.

Elmer_Jeep
08/02/2009, 13:56
Rodrigo, cordial é sacanagem, né?

O carraro só precisa de umas aulas de gramática!

E como ele já disse antes(consegui decifrar) a idéia é válida pra certas viaturas que tem bastante entreeixos e não tem flange compatível pra câmbio + tcase.

vsf

[]´s

Renato Fraga
08/02/2009, 14:31
Como exemplo a minha Dakota, que achei mais prático fazer dessa forma, um vez que tinha espaço de sobra e precisava usar o meu câmbio.

De sobra ainda ganhei um protetor de tcase com o suporte que fiz.

Abraços

Zé Renato
08/02/2009, 18:23
dae povo.....,seguinte, fiz uma flange pra DANA 18 original dos willis,e gostaria da opniao de vçs, ela permite que a mesma fique afastada do cambio,permitindo instalaçoes diversas,ficando apoiada sobre nova travessa,e recebendo um eixo central apoiado sobre dois mancais,o eixo que fiz foi confeccionado em aço comum e tratado em banho de sal,mas gostaria de saber sobre tratamentos em metal ,como é o tratamento que as pontas de eixo recebem????? tipo revenimento,e outros.....:pensativo: outra vantagem é poder instalar uma alavanca unica pra todas as funçoes da reduzida (4x2/4x4/reduzida)tudo na mesma alavanca inclusive com possibilidade de acionamento por solenoides....,atualmente estamos rodando com este sistema na GOODZILA e na LOST,e estou colocando na SNOOP GOLDEN, por enquanto nao tivemos problemas de quebras nem de folgas no sistema, inclusive a GOODZILA esta com guincho mecanido ECRON em que a tomada de força esta fazendo a vez do mancal trazeiro,no caso fiz um rebaixo dentro da tomada e coloquei um rolamento ali ,esta instalado a + de 1 ano e ate agora so oleo depois de cada trilha.......:dance:mas acredito que ç o tratamento for feito de forma mais proximo do de uma engrenagem original o eixo seria ainda mais confiavel.....:pensativo:

Pessoal alguém sabe responder o que foi perguntado pelo colega aqui do Forúm, acima quando pergunta sôbre tratamento térmico no metal :?:

Bruno Maia
08/02/2009, 18:48
um cardã a mais de desvantagem contra "A VANTAGEM DE PODER COLOCAR O MOTOR AP +CHEVETTE SEM ADAPTAR MAIS NADA,É POUCO, FIZ VARIOS ASSIM TRABALHEI NA SUZUKI ai quando os "pequenos guerreiros"davam pau eu levava eles pra minha oficina particular e tacava os injetadao neles com cambio de chevette ,ficavam um demonio pra andar pois a relaçao de cambio dos zuki é muito longa,até colocar a 5° o cara ja chegou na praia,ai com o cambio do chevette + ap a coisa mudava de figura rapidinho ,ai aproveitava e vendiamos os eixos originais pras lojas de importados e colocavamos os dana 44 ai era só ver a cara do povo quando um samurai pulava na frente de tudo e saia dando risada:pipoca:mrgreen:
Olá Fabiano,

Já fez algo parecido em um vitara?
Aqui em BH temos o sonho de transformar nossos vitaras colocando neles eixo rígido, porém todo mundo tem o receio de ser o primeiro. Parabéns pelas máquinas que vem desenvolvento.

fabiano carraro
09/02/2009, 13:12
OLHA fiz um vitara com motor 2.0 e cambio do chevette + a reduzida do willis,e eixos de rural mas só que nao ancorei no monobloco e sim num sub chassis que foi desenhado e ai sim foi preso ao monobloco, ficou no minimo estupido!!!com pneu 32".....mas nao ficou barato nao.....,vou estudar seu pedido e posto novidades ok:concordo:

fabiano carraro
09/02/2009, 13:23
Pessoal alguém sabe responder o que foi perguntado pelo colega aqui do Forúm, acima quando pergunta sôbre tratamento térmico no metal :?::palmas:ate que enfim!!!!!!!!,olha gente eu ate conheço de tratamentos termicos pois corri muito de arrancada e fiz muita peça na epoca que "engatinhavamos" no "1/4 de milha".....hoje produzimos e exportamos peças pro mundo todo.....:dance:mas é curioso ver como os caras falam sobre ser pioneiro em certas coisas, pois hoje o offroad esta como era o arrancadao a 10 anos atras, e eu como vivo atualmente de barro,me preocupo com o rumo que a coisas estao tomando,cortar um pedaço de ferro e simplesmente solda-lo é perigoso,nao só pra quem o fez mas pra todo o ramo em questao, estou contruindo uma nova oficina pra ser realmente especializada em preparaçao OFFROAD,somente preparaçao nao vou construir carros de passeio.....,entao coisas como esta flange realmente sao interessantes pois tornao nossa vida mais facil, esta da foto ja roda em um carro com motor turbo e pneus 35" a mais de ano:palmas: como prototipo,ela nos permitiu ajustar e equalizar desde cardãs ate o peso do carro,hoje a peça ja esta bastante desenvovida e robusta o suficiente.....mas é curioso como os entendidos daq do forum demoram a entender certas coisas(deve ser por isto que quebram tanto....):odedo::pipoca:

fabiano carraro
09/02/2009, 13:33
Fabiano,

Acho que tá na hora de vc ser um pouco mais cordial nas respostas aos amigos do fórum e melhorar um pouco a escrita. A maioria aqui não entende o que quer falar e tudo vira uma confusão...

Tb acho que esse tópico não pertence a área hardcore. Poderia ter postado na área de jeeps.qual o problema com minha forma de escrever:oops:LEONARDO DA VINCI escrevia de traz pra frente.....:shock::pipoca:e eu ate agora nao mandei ninguem pros 5°,:pensativo:e por que diabos minha peça nao pode ser HARCORE ç permite montar um carro com entre eixos melhor, peso mais equalizado,usar o motor e o cambio que bem entender,e mais um monte de coisas que só a criatividade brazuca é capaz de criar:pensativo:enquanto aquela fragil flange de aluminio soldada sem o auxilio do magnaflux pra PRA TH180 pode ser HARD???????E BICOS ARROMBADOS ENTAO,E TAMPINHAS DE DIFERENCIAIS:mrgreen::twisted::odedo:

samukanvas
09/02/2009, 14:17
Fabiano,

Acho um pouco exagerado se comparar ao Da Vinci, mas tudo bem... Quem sou eu pra avaliar.

Sua forma de escrever é cansativa. Vc escreve uma linha só, sem pontuação e no meio faz umas brincadeiras. Logo após as brincadeiras posta emoticons que me fazem entender que é, na verdade, um esporro. Por isso disse que precisa ser mais cordial, ainda mais que está apresentando o que fez.

Pra mim, a CT mais deslocada não faz tudo isso que vc fala que faz. Eu acho que ela faz o contrário da maioria das coisas que falou, mas na minha cabeça eu tenho outro conceito.

Um exemplo de porque eu não acho que isso é hardcore: CT de samurai. Mais leve, resistente, fácil de adaptar, cheio de kits de redução (Inclusive feitos no brasil), guenta pau etc... Não sei dizer o custo da sua, mas a do samurai já está pronta. É hardcore trocar CT num carro 4x4? Então vamos passar uns 40 jipes pra essa área porque virou moda trocar ct original, sacou?

Outra coisa que eu não reparei na foto muito bem foi a altura da sua ct no carro. Me parece que a travessa que fez ficou muito baixa e não tem um coxim pra aturar as pancadas que ela vai levar. Isso tudo é prejudicial no off-road. Vc poderia tirar fotos melhores e explicar pra gente o que fez pra sanar esses problemas.

Eu vejo tb que está sempre falando genéricamente sobre carros que quebram, buchas americanas, conceitos de gringos etc... Seria legal vc colocar nome nos bois pra a gente saber de quem está falando. Pode começar com o carro que quebra que falou nas postagens anteriores. Fica mais fácil pra entender seu ponto de vista em suas colocações. Eu acabo que me perco tentando te entender.

Sobre o que está na área hardcore, é uma questão do moderador. É o conceito deles. Tente falar com eles. Eu tb concordo que existem tópicos aqui que não deveriam estar, mas não depende só da gente...

De resto eu gostei do que fez. O trabalho é válido e pode ser a solução para seus clientes e muita gente do fórum. Continue desenvolvendo suas coisas pra ajudar a elevar o nível do off road nacional, mas sem desmerecer os pioneiros nem desacreditar nas soluções "importadas".

Abs

fabiano carraro
09/02/2009, 15:39
:palmas:A BOM ASSIM TA MELHOR.entao começa me explicando como faço pra escrever de uma forma menos cansativa,pois escrevo e leio muito, descobri isto só a 2 dias atraz quando li um livro inteirinho com 678 pag.em uma madrugada apenas E OQUE É PIOR "ENTENDI MAIS DE 90% DELE:shock:só nao entendi a parte que o delegado morreu no final:mrgreen:,bom sobre o carro que quebra.....ã deixa eu ver "SNOOP GOLDEN" por exemplo é uma:rolleyes:agora sobre a "CT DO SAMURAI"por favor né ,ou vçs estao nadando em dinheiro ou entao tao gastando horrores pra fazerem seus carros,uma CT de SAMURAI nao custa menos de R$2.500.00 usada aq em curitiba(com nota tá!!!!) e isto sem falar que nao é facil de achar,imagina entao achar uma por engrenagens e ainda por cima colocar engrenagens feitas sobre encomenda.....:putz:outra coisa coloquei a flange como opçao a pra quem quer colocar qualquer motor e cambio, indiferente do qual seja,e o custo do que fiz foi de (R$850,00)sem as travessas, que cada uma sera um caso especifico, pois no caso do chassis da f-75 das fotos,..... ela possui muitos angulos a serem medidos, entao complica fazer kit's,pra vender in loko.... por sinal a travessa ficou apenas 3cm mais baixa do que a original....e foi apoiada em 4 pontos especificos, em que dentro dos tubos estao buchas de poliuretano densidade 3,e ainda por cima a uma chapa parecida com a original dando proteçao em caso de pancadas fortes por baixo,sobre o que é harcore sei lá acho que eu e todos os que tem coragem de andar em carros com mais de 30 anos a metros do chao e passar 24 horas POR DIA com esta encrenca ligada no forum somos tudo HARDCORE:mrgreen:quanto a me comparar com o da VINCI,bom acho que somos bem parecidos;POR EXEMPLO :INCOMPREENDIDOS,ESTUDIOSOS AO ESTREMO,PERFECCIONISTAS, INTRIGADOS, CURIOSOS,TINHA DIFICULDADE COM MULHERES, AMAMOS A VIDA E PRESTAMOS UMA ATENÇAO DANADA NOS DETALHES QUE ELA NOS DA....,GUARDAMOS DESENHOS POR TUDO QUANTO É CANTO,......escrevemos de forma complicada......e principalmente ganhamos mau pakario,ACHO QUE A UNICA DIFERENÇA É QUE ELE ERA SUPOSTAMENTE GAY e eu tenho certeza que nao sou!!!!!!!!!!!!!bom quanto a gostar do meu trabalho.....sei lá eu gosto do que vç faz, só acho que o angulo de ackerman podia ser melhor no rolamento do escape do seu carro:mrgreen:

beetle
09/02/2009, 16:00
Fabiano,

Sua forma de escrever é cansativa. Vc escreve uma linha só, sem pontuação e no meio faz umas brincadeiras. Logo após as brincadeiras posta emoticons que me fazem entender que é, na verdade, um esporro. Por isso disse que precisa ser mais cordial, ainda mais que está apresentando o que fez.

Eu vejo tb que está sempre falando genéricamente sobre carros que quebram, buchas americanas, conceitos de gringos etc... Seria legal vc colocar nome nos bois pra a gente saber de quem está falando. Pode começar com o carro que quebra que falou nas postagens anteriores. Fica mais fácil pra entender seu ponto de vista em suas colocações. Eu acabo que me perco tentando te entender.
Abs

X2... Sempre gosto de ler a opinião de quem conhece para poder aprender um pouco com os mesmos...
Agora ao TENTAR ler q tá sendo escrito por aqui por nosso colega... é de perder a vontade... uma q não se entende nada, outra que não se mostra nenhum fundamento de como esta sendo feita as adaptações... e tbm o serviço....
Até agora....nada..

rubensx
09/02/2009, 16:07
heheeh Fala Fabiano, pelo que vimos vc "manda bem" no treco, parabéns pela idéia da reduzida eu curti muito.

Seguinte, toda vez que for citar alguma adaptação em especifico faça um parágrafo novo (tipo como fiz aqui separado até por 2 enters), para que a pessoa que lê possa se organizar na hora da leitura (e ela não fica tão cansativa).

Tipo como fiz aqui em cima, percebeu como não fica um "bloco de texto corrido"??

Agora, perguntando sobre seu projeto, a reduzida em balanço então permite mesmo que for um cambio automático ou qualquer outro ter um 4x4 "plugado" através de um cardan entre os dois, e sendo assim vc citou que anda escorrendo um pouco de oleo da reduzida? Seria pela vedação que você fez na chapa?

Por ultimo, as alavancas não ficaram muito para trás? (ou vc está usando aquele sistema de acionamento da reduzida e 4x4 igual da rural que fica no painel, alavanca única?).

abraços

samukanvas
09/02/2009, 16:14
:palmas:A BOM ASSIM TA MELHOR.entao começa me explicando como faço pra escrever de uma forma menos cansativa,pois escrevo e leio muito, descobri isto só a 2 dias atraz quando li um livro inteirinho com 678 pag.em uma madrugada apenas E OQUE É PIOR "ENTENDI MAIS DE 90% DELE:shock:só nao entendi a parte que o delegado morreu no final:mrgreen:,

bom sobre o carro que quebra.....ã deixa eu ver "SNOOP GOLDEN" por exemplo é uma:rolleyes:

agora sobre a "CT DO SAMURAI"por favor né ,ou vçs estao nadando em dinheiro ou entao tao gastando horrores pra fazerem seus carros,uma CT de SAMURAI nao custa menos de R$2.500.00 usada aq em curitiba(com nota tá!!!!) e isto sem falar que nao é facil de achar,imagina entao achar uma por engrenagens e ainda por cima colocar engrenagens feitas sobre encomenda.....:putz:

outra coisa coloquei a flange como opçao a pra quem quer colocar qualquer motor e cambio, indiferente do qual seja,e o custo do que fiz foi de (R$850,00)sem as travessas, que cada uma sera um caso especifico, pois no caso do chassis da f-75 das fotos,.....

ela possui muitos angulos a serem medidos, entao complica fazer kit's,pra vender in loko.... por sinal a travessa ficou apenas 3cm mais baixa do que a original....e foi apoiada em 4 pontos especificos, em que dentro dos tubos estao buchas de poliuretano densidade 3,e ainda por cima a uma chapa parecida com a original dando proteçao em caso de pancadas fortes por baixo,

sobre o que é harcore sei lá acho que eu e todos os que tem coragem de andar em carros com mais de 30 anos a metros do chao e passar 24 horas POR DIA com esta encrenca ligada no forum somos tudo HARDCORE:mrgreen:

quanto a me comparar com o da VINCI,bom acho que somos bem parecidos;POR EXEMPLO :INCOMPREENDIDOS,ESTUDIOSOS AO ESTREMO,PERFECCIONISTAS, INTRIGADOS, CURIOSOS,TINHA DIFICULDADE COM MULHERES, AMAMOS A VIDA E PRESTAMOS UMA ATENÇAO DANADA NOS DETALHES QUE ELA NOS DA....,GUARDAMOS DESENHOS POR TUDO QUANTO É CANTO,......escrevemos de forma complicada......e principalmente ganhamos mau pakario,ACHO QUE A UNICA DIFERENÇA É QUE ELE ERA SUPOSTAMENTE GAY e eu tenho certeza que nao sou!!!!!!!!!!!!!

bom quanto a gostar do meu trabalho.....sei lá eu gosto do que vç faz, só acho que o angulo de ackerman podia ser melhor no rolamento do escape do seu carro:mrgreen:

Fiz umas separações em parágrafos só pra vc ver como fica mais fácil de ler. Separe tuas idéias assim, acho que fica mais fácil. É só uma idéia :concordo:

Sei que no fórum se falam em nomes complicados... A maioria vem de fóruns ou páginas de outros países. Usam esses "termos" porque são geralmente conhecidas em todo o mundo, daí quando vc procurar por "full hydro" no google, achará artigos falando sobre isso em todo o mundo. Diferente de procurar por "direçao de retro". Não tem jeito. Todo mundo tem que se acostumar...

Abs

fabiano carraro
09/02/2009, 16:14
X2... Sempre gosto de ler a opinião de quem conhece para poder aprender um pouco com os mesmos...
Agora ao TENTAR ler q tá sendo escrito por aqui por nosso colega... é de perder a vontade... uma q não se entende nada, outra que não se mostra nenhum fundamento de como esta sendo feita as adaptações... e tbm o serviço....
Até agora....nada..bom como esta peça nao lhe interessa .....temos uma pageirinho 99 bemmmmmm preparada aq pra trilha hard, qual parte especificamente vç quer detalhes ou fotos?ajustes de como nao quebrar a homocinetica dela por exemplo,o porque do cambio delas sempre fritar as engrenagens da 3° e 4° no cambio mecanico e exigir serviço de "torno"(abrir mais o canal de lubrificaçao especificamente nesta area de lubrificaçao.....) , mesmo problema no cambio dos trolha.:concordo:oque vç quer perguntar amigo faz a pergunta que te respondo da forma mais clara possivel, mas nao faz pergunta besta senao toma tijolada lembra???????

fabiano carraro
09/02/2009, 16:17
heheeh Fala Fabiano, pelo que vimos vc "manda bem" no treco, parabéns pela idéia da reduzida eu curti muito.

Seguinte, toda vez que for citar alguma adaptação em especifico faça um parágrafo novo (tipo como fiz aqui separado até por 2 enters), para que a pessoa que lê possa se organizar na hora da leitura (e ela não fica tão cansativa).

Tipo como fiz aqui em cima, percebeu como não fica um "bloco de texto corrido"??

Agora, perguntando sobre seu projeto, a reduzida em balanço então permite mesmo que for um cambio automático ou qualquer outro ter um 4x4 "plugado" através de um cardan entre os dois, e sendo assim vc citou que anda escorrendo um pouco de oleo da reduzida? Seria pela vedação que você fez na chapa?

Por ultimo, as alavancas não ficaram muito para trás? (ou vc está usando aquele sistema de acionamento da reduzida e 4x4 igual da rural que fica no painel, alavanca única?).

abraçoseitha homi agora sim entendi o porque vçs nao entendem a forma como escrevo,custava explicar antes CARALHO!!!!!!!:parede:

samukanvas
09/02/2009, 16:18
Rubens,

Alavancas não seriam o problema maior nesse sistema. Acho que quem faz uma adaptaçao dessas, pode colocar suportes e cabos de acionamento. As alavancas ficariam no painel mesmo ou onde quiser. Pense no acionamento do macrotorque...

Abs

fabiano carraro
09/02/2009, 16:20
Fiz umas separações em parágrafos só pra vc ver como fica mais fácil de ler. Separe tuas idéias assim, acho que fica mais fácil. É só uma idéia :concordo:

Sei que no fórum se falam em nomes complicados... A maioria vem de fóruns ou páginas de outros países. Usam esses "termos" porque são geralmente conhecidas em todo o mundo, daí quando vc procurar por "full hydro" no google, achará artigos falando sobre isso em todo o mundo. Diferente de procurar por "direçao de retro". Não tem jeito. Todo mundo tem que se acostumar...

Abscomo que faço pra pegar só um pedaço do texto e responde-lo,desde ja pedindo desculpas pela forma errada em me expressar, a merda do computador é nao ter boca nem ouvidos:oops:

Sergio Rocha
09/02/2009, 16:30
Fabiano

Até que vc ia bem, meu estapafurdio é verdade, mas ia bem.Se perdeu na pretensão de se comparar a Leonardo, aí realmente vc exagerou.Um genio reconhecido no mundo inteiro, e vc tem infinitas diferenças. Todo maluco é mais ou menos como vc se descreve, a diferença entre a genialidade de uns poucos e a idiotice da maioria só o futuro poderá dizer.Como foi o caso do grande Da Vince, e muitos outros.Por isso não estou aki pra julgar ninguém.

Pra quem quiser conhecer um pouco desse genio.

http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=516
[]'

rubensx
09/02/2009, 16:38
Só pra constar

Eu nem sei se o que postei for HARD sobre o ackerman com frombe atreering, o calculo de bicos ou mesmo quando comento (nem na área hard0 transformar um motor carburado em injetado com kits programáveis.

Se é assim tb nào vejo nada de hardcore numa t-case original de jeep, pelo contrário, vejo até limitações pois existe tanta coisa melhor e pronta no mercado, (nào que ela seja ruim, pelo contrário, a dana 18 é fantastica mas tem sua limitação).

Exemplo eu peguei um motor desacreditado por quase todo mundo (um OHC), pesquisei pra CARALEO, sanei os maiores problemas dele, fiz uma preparação decente e ao invés de ficar dando dinheiro pra adaptações esdrúxulas por ai, usando todo o tipo de peça específica que um dia quebra e vc terá de construir outra 9não encontra nada no mercado), juntei peças originais da ranger e até a T-case que é usada no ford bronco e explorer americando e etc, isso sem adaptar um fio de cabelo, apenas parafusando peças existentes no mercado e sem invencionices expecíficas que pode ser pior pro projeto como um todo.

Simples, se é hardcore ou não, eu sei lá, só sei que se não tiver uma área falando sobre tecnicas avançadas e coisas pouco difundidas no Brasil, o offroad brasileiro e o banco de dados enorme que o Forum é de nada serve.

Porque ficar discutindo pela enésima vez na parte de Willys qual caixa de direção, de opala, de landau ou de s10 ou se vale a pena comprar um jeep é completamente fora do foco do hardcore e não evolui a nada.

É impressonante, o Samukanvas falou de uma t-case de samurai que é bem mexida e transformada aqui no brasil mesmo, ou sobre peças de valor até que alto mas de foco mais HARDCORE e veem dizer que 2500 reais foi caro...

Na boa, se não aguenta num desce pro play! :odedo:

Acha que os jipes mais mexidos aqui do brasil que são de prorpiedade de alguns usuários da área HARD foram feitos com peças de R$1,99 ??? Economizar todo mundo quer, mas quebrar na trilha não, num tem algo errado ai???

O Fabiano disse que ganha pouco, te respondo porque... simplesmente pelo fato que brasileiro pensa tudo igual!
:odedo:

até os Gênios DaVinci ai do 4x4 estão mostrando pequenez de pensamento... cuidado que isso pode ser contagioso!

rubensx
09/02/2009, 16:46
Rubens,

Alavancas não seriam o problema maior nesse sistema. Acho que quem faz uma adaptaçao dessas, pode colocar suportes e cabos de acionamento. As alavancas ficariam no painel mesmo ou onde quiser. Pense no acionamento do macrotorque...

Abs

Tai uma coisa que pode ser legal, mas cara, num sei se já viu o acionamento "via cabos" que o pessoal que tem troller fez pra sair do motor eletrico de seleção de tração da BorgWarner 1354 (ranger, explorer e troller).

Ficou bem legal e tudo, uma polia, um cabo de aço e só selecionar, agontece que no cado da borg deu vairos problemas na lama em questão de engripar tudo e até de estourar o cabo (ou endurecer pra kct)

Antes de começar a utilizar o sistema elétrico eu pensei em fazer a polia e cabos de aço do jeito da macrotorque mas, quando vi esses problemas de lama e do sistema engripar, não sei se seria a melhor solução...

Por enquanto esotu mantendo meu projeto em cima do motor eletrico e vamos ver onde ele vai aprar (até o modulo GEM tentei criar um chaveado e voltei a utilizar o original da ranger)

se tiver alguma idéia melhor eu agradeço pela ajuda

rubensx
09/02/2009, 16:52
como que faço pra pegar só um pedaço do texto e responde-lo,desde ja pedindo desculpas pela forma errada em me expressar, a merda do computador é nao ter boca nem ouvidos:oops:

se vc olhar do lado direito embaixo do post que vc quer utilizar ctem um botão chamado "CITAR" dai aparece a tela de resposta já com o texto que vc quer dentro de uma estrutura chamada QUOTE e vc pode cortar partes ali dentro desde que mantenha os simbolos de [ ou de / ou ] certo?

fabiano carraro
09/02/2009, 18:26
Fabiano

Até que vc ia bem, meu estapafurdio é verdade, mas ia bem.Se perdeu na pretensão de se comparar a Leonardo, aí realmente vc exagerou.Um genio reconhecido no mundo inteiro, e vc tem infinitas diferenças. Todo maluco é mais ou menos como vc se descreve, a diferença entre a genialidade de uns poucos e a idiotice da maioria só o futuro poderá dizer.Como foi o caso do grande Da Vince, e muitos outros.Por isso não estou aki pra julgar ninguém.

[]'Perai o do chapeu!!!!em 1°lugar "NAO" ME COMPAREI AO DA VINCI simplesmente respondi que ele escrevia de traz pra frente,e por isto era pouco compreendido,fazendo uma alusao ao que me criticaram na forma de escrever esta ao qual estou mudando apos os amigos ajudarem,e acredito que iditoas realmente serao sempre idiotas por nao ouvirem criticas e só usei ele como "referencia" por que é o unico que conheci que escrevia desta forma,e no mais utilizei de atributos julgados a ele que considero de minha personalidade tambem,apenas isto e nada mais.

Quanto a uma reduçao custar mais de R$2500,00 eu pessoalmente (mesmo ganhando o suficiente pra construir um excelente jeep e tendo estrutura e conhecimento para tal.... obrigado....), acho sim carissima, pois é o preço de uma ATLAS la na terra dos nerd"s, entao sem chances de dizer que 5contos num treco usado e remontado é barato,ficar por ai choramingando atraz de um cambio de toy 5marchas é oque me irrita.....

quanto os carros mais mexidos serem do pessoal HARD, pode até ser mas estao longe de serem eficientes e robustos como deveriam ser pois nao passam de prototipos e neste requesito os defeitos sao totalmente impossiveis de se prever mesmo usando um "CATIA" da vida (julgando o valor dos investimentos feitos!!!!!!)....deveriam ver o quanto ç gasta em um carro de arrancada!!!!! metade do valor de um jeep feito atualmente pra ser HARD e que funcionam maravilhosamente bem,quando sao feitos por profissional qualificado,mas concordo que só se chegou a isto por causa do desenvolvimento com o passar dos anos......entao sera o seguinte os jeeps feitos ate agora estao sim muito caros, mas com certeza baixaram estes valores e melhoraram as peças no passar dos proximos anos com empresas novas se aventurando e entendendo que se os americanos possuem uma cultura 4x4 que da lucro o BRASIL podera ter uma maior,mas só quando o seu povo começar a se valorizar.

eu nao posso entar no play tenho mais de 12 anos.:concordo:

a parte que vazava nesta encrenca toda, era na parte do retentor que na epoca era da marca "EUREKA"dae colocamos um sabó,e parou, a flange é faceada por traz, entao o acoplamento se torna eficiente.

alem do mais ninguem me respondeu de "forma tecnica" ate agora ,quando perguntei sobre o fato da suspensao da GOODZILA destracionar demais em 4x4, devido ao baixo peso da caçamba e sei que atraves do acerto correto da geometria da suspa ela nao faria isto, mas pensei que os hard de plantao entendessem disto senao por que area HARD AFINAL,o mesmo ocorreu ate agora sobre tempera de materiais......ao contario disto tacaram um carro com MOTOR 4.4 CC TURBO DE + DE 2OOCV CAMBIO CL 2205e, REDUZIDA COM TODAS AS ENGRENAGENS FORJADAS,CARDÃS ESPECIAIS COM CRUZETAS "OX",PONTAS DE EIXO ENSIMEC,2 BLOQUEIOS MACROTORQUE,FREIOS NAS 4 RODAS,SUSPENSAO HELICOIDAL, GUINCHO MECANICO ECRON, E PNEUS DE 40" pra fora do HARDCORE:shock:

Desculpem ai pessoas, mas como é que uma f-75 de mais de R$50,000 nao é hard????CONSTRUI BONS CARROS NA MINHA VIDINHA E SEI QUE UM BOM CARRO NAO É FEITO APENAS DE DINHEIRO, MAS E AI O QUE É AFINAL UM CARRO HARDCORE PRA VÇS??????estes fiz apenas pra andar no mato mas entao to afim de fazer um harcore mesmo...

SNOOP GOLDEN este sera meu carro HARCORE,nao pelo valor investido mas na qualidade da montagem dele que pra mim é o mais importante do que o tamanho dos pneus.

fabiano carraro
09/02/2009, 18:50
certo?[/QUOTE]:concordo:agora sim facilitaram a minha vida ta vendo, eu so sei desenhar em papel e no momento to aprendendo a trabalhar com o "SOLIDWORKS",meu irmao é engenheiro mecanico e ta me dando umas dicas....afinal eu nao sou muito afim de levar lataria pra passear no mato ai comprei recentemente 2 dobradeiras de cano uma "JD2 e uma MARCON"taco o pau nos gringos pois sao muito folgados comprei muita coisa de lá e eles sempre se achando, da uma raiva destes caras, mas fazer oque né, o mundo produz só pra eles, eles mesmo nao fazem mais muita coisa, pois nao tem mais controle de custos tao eficiente quanto china,india etc,mas mesmo assim eles sao os maiores atravessadores de mercadorias do mundo, entao os contratos ficam amarrados por 20,30 anos a eles...é só ver os cabeçotes de corrida que sao feitos aq em curitba e exportados pra eles.....

VÇ COMPRA UM PAUTER PRA MOTOR BOXTER COM VALVULAS GIGANTES,FLUXO FUDIDO,MATERIAL DE 1°NO ALUMINIO e ai quando abre a caixita vem escrito na merda "made em brazil"ai corre atraz e descobre que a merda é feita aq no CIC,vai atraz descobre a empresa e eles te dizem, sinto muito,só pra exportaçao, quer um paga em dolar mas lá,aq nao podemos (emboram queiram....)te vender,é foda isto,desanima....!

ENTAO VOU COMEÇAR A BRINCAR DE VERDADE COM JEEPINHOS HARDCORE!!!!
so que antes, to reconstruindo o meu canto pois to refazendo a oficina aq em casa mesmo, num barraçao tipo "country",cansei de pagar dois IPTU,AGUA,LUZ dobrado.....

fabiano carraro
09/02/2009, 19:03
Rubens,

AbsALAVANCAS no meu ver sao um PROBLEMAO,se vç pegar um sistema por solenoides eles podem emperrar facilmente por causa do material nao ser bem vedado e oque é pior sofrer corrosao sem falar no problema de fiaçao (CONDENSAÇAO)que por mais bem vedada que seja nao permite ficar parado dentro de banhado ou rio esperando ser puxado,é oque mais enche o saco no nosso TROLHA....,CABOS ENTAO JESUIS,manutençao sem fim mesmo com graxa branca,o melhor, embora mais arcaico ainda sao alavancas, diretas e simples.

no caso da mardita e espancada flange, utilizei o sistema original das rural,só que invertido e refurado o acionador do 4x2 pra 4x4,cortei ele em 20mm,e refurei invertendo a peça original ai comprei pinos "bilros"e fiz uma aste ate a alavanca de cambio do uno só reposicionei o bilro masi alto pra melhorar o curso,mas tem um detalhe se for fazer isto no cambio original a peça bate nele entao tem que refazer ela só que virando pra cima seu ponto mais comprido.

Sergio Rocha
09/02/2009, 19:06
Melhorou muito.Até eu consegui entender.:palmas:

O carro foi transferido do Hard, porque não estava aki para ser discutida a construção e sim para exibir o resultado.Isso é assunto para o frota.

[]'

rubensx
09/02/2009, 19:20
AHHHH

agora sim Carraro!!!

pow muito bonita a toyota heim?? carmaba essa eu teria pra dia a dia! show de bola mesmo!

AEEE agora sim tá pegando as manhas do forum!!!!

uma coisa eu concordo, que gringo se acha a ultima bolacha do pacote sempre tem, mas o foco deles é mais ROCK CRAWLING eu já curto mais lama tb

agora sim o topico tá ficando ninja :pipoca:

Sergio Rocha
09/02/2009, 19:20
alem do mais ninguem me respondeu de "forma tecnica" ate agora ,quando perguntei sobre o fato da suspensao da GOODZILA destracionar demais em 4x4, devido ao baixo peso da caçamba e sei que atraves do acerto correto da geometria da suspa ela nao faria isto, mas pensei que os hard de plantao entendessem disto senao por que area HARD AFINAL,

de uma lida nesse tópico.Pode ser que te ajude.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=3639

[]'

fabiano carraro
09/02/2009, 19:41
Melhorou muito.Até eu consegui entender.:palmas:

O carro foi transferido do Hard, porque não estava aki para ser discutida a construção e sim para exibir o resultado.Isso é assunto para o frota.

[]'A BAO ENTA TA ENTAO!!!!bom entao na construçao da SNOOP GOLDEN ÇEIS QUEREM DAR PALMITE É????:pipoca:BOM A CONSIDERAR A AJUDA QUE VÇ ME DEU INDICANDO O ATALHO APROVEITA E ME EXPLICA COMO É QUE FAZ ISTO TAMBEM!!!!! a proposito sou "loiro de zoio azul"que nem o da VINCE entenderam agora por que sou tao complicado de ç fazer entender:mrgreen:a e quanto carro pro dia a dia esta era a ATACAMA, meu carro de passeio,RUBENSSX!!!!!!ela saiu na revista\ fora de estrada de novembro de 2000.:pipoca:ta vendo o que falo sobre fazer carros.....sou chato pro que faço,mas nao desmereço o que os outros fazem apenas critico pra que façam o melhor que puderem mesmo sem condiçoes financeiras....pois eu nunca tive mas mesmo assim faço legal as coisas.:concordo:

fabiano carraro
09/02/2009, 19:49
de uma lida nesse tópico.Pode ser que te ajude.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=3639

[]'ixiiiii mas ate o bill ç embananou todo pra explicar o anti-squat/drive,hehehe este negocio é meio complicado mesmo, a gente tem ate hoje dificuldade em colar os carros lá no AIC(AUTODROMO INTERNACIONAL DE CURITIBA)é uma desgraça só, vç acerta de um lado ele patina do outro, vç empurra a trazeira dele,ela levanta o bocao é um saco..imagina acertar nossos jeeps com tao pouco recurso de geometria entao!!!!:parede::pipoca:

Ramiro - Bin Lôco
09/02/2009, 19:55
Fabiano, eu gostei do seu método de "ligação" do câmbio à t-case.
Método limpo e simples, se a coisa for bem feita, tem tudo pra funcionar bem!

Ficar livre de flange, retentores, manga estriada, rolamento, etc. não tem preço, aliás, tem preço sim!:shock:

Agora, não sei porque tanta pedrada...
Ao contrário de uns que só ficam na teoria colando link e nunca teve o prazer de sujar a mão de graxa, voce é "gente que faz", se bem feito ou não já é outra história... não cabe a mim julgar porque não conheço nem voce nem seus trabalhos.

Também sou à favor de quanto mais nacionalizado o projeto for, melhor... esse negócio de importar, só em último caso ou pra filhinho de papai.:twisted:

E esse papo de ser ou não ser Hardcore já deu no saco, o que tem aquí é muito mimimi.:odedo:

Continue a se comparar com Da Vinci, ficaria preocupado se voce se comparasse ao Chaves.:mrgreen:

Continue postando do seu jeito, quem quiser que leia (ou não).

[]'s

fugger
09/02/2009, 20:11
Polaco

Esse é um bom esquema pra solucionar o problema das alavancas. :concordo:
Faz um protótipo aí que depois eu copio pro meu...

[]´s

fabiano carraro
09/02/2009, 22:08
Polaco

Esse é um bom esquema pra solucionar o problema das alavancas. :concordo:
Faz um protótipo aí que depois eu copio pro meu...

[]´stae FUGGER este eu ja tinho visto e gostei muito do capricho do ADI,só que ele ainda usou as 2 alavancas e eu ainda insisto em uma só, pois sao funcoes simples,uma só alavanca pra tudo é o ideal,tem que funcionar perfeito e robusto,fiquei 3 dias em cima da peça so olhando pra cara dela e indo dormir as 2 da manha, pra infeliz sair funcionando como eu queria,sou assim,detesto usar o dinheiro dos outros pra inventar moda, entao sempre sai do meu bolso primeiro.:concordo:

rubensx
10/02/2009, 00:31
gostei da ATACAMA hehehe bem loca mesmo

Pois é eu só estou aqui ajudando a organizar mais nada, e como já elogiei uma vez elogio denovo, o Carraro faz um trampo que se metade das oficinas grande anunciantes das revistas aqui se sampa fizesse estariamos bem aparados.

Aliás seria ótimo vc vir pra sampa pra desbancar a hegemonia esquisita que desenvolveram aqui, e fazendo merda... Muita gente paga uma nota enrquece esses toscos e recebe soluções no minimo criminosas

enfim, ainda penso como fazer minha borgwarner acionar por alavancas e até tenho uma solução imaginada mas, como decidi primeiro montar ela eletrica não vou pensar nisso agora! (aliás se tiverem mais idéias postem e vamos discutir é uma boa t-case mas é F$%% aquele motor eletrico de acionamento)

já chega ter gasto muito tempo, saco e dinheiro com o supercharger centrífugo e ficar apenas no prototipo (só meu jeep terá num vou fabricar) eu vou enlouquecer desenvolvendo mais uma tranqueira que fica na gaveta?? não...

enfim, vou continuar lendo o topico, se precisarem me chamem!

abraços

fabiano carraro
10/02/2009, 01:02
enfim, ainda penso como fazer minha borgwarner acionar por alavancas e até tenho uma solução imaginada mas, como decidi primeiro montar ela eletrica não vou pensar nisso agora! (aliás se tiverem mais idéias postem e vamos discutir é uma boa t-case mas é F$%% aquele motor eletrico de acionamento)

abraços[/QUOTE]rubens seguinte meu veio,OBRIGADO mesmo as vezes é dificil fazer as coisas bem feitas ....mas nao adianta nada ficar chorando pelos cantos por que falta dinheiro,ferramentas ou ate mesmo uma pessoa pra dar uma maozinha,tem que correr atraz e definir duma vez se vai ou racha,

só pra vç ter uma ideia de como funciona, passei ate agora pesquisando uma peça que estou montando aq no diferencial de um troller,passei o dia inteirnho com vçs so me desestressando por causa da maldita e só agora que fui pesquisar justamente sobre a sua "BORGWARNER"que ahei oque eu queria é mole.....

1 da manha ou seja desde as 8:45 sem almoçar nem tomar café....mas achei e amnha la pelas 10:00 eu começo a montar...
mas sabe que acabei estudando sobre sua peça e achei o seguinte a solenoide por $82,00dolares e é facil de trazer se quiser ta bom....

agora estudei a vista explodida dela e tambem da pra simplesmente por uma alavanca ,amanha te mostro como ok.t+ que vou tentar dormir um pouco que tenho que tirar o atrazo na oficina pois trabalho sozinho:shock::parede:

fabiano carraro
10/02/2009, 01:06
veja se é isto que vç ta querendo fazer!!!:concordo:

rubensx
10/02/2009, 11:19
hehehe olha o cara!!!!

muito obrigado pela ajuda, eu tneho todo o sitema eletrico original da explorer e vai ser instalado até eu desenvolver algo que nÀo dê zica.. deixa te mostrar exatamente o que é:

esse é um site com fotos dela explodida 9na real essa é uma 4405 a minha é uma 1354 que se parecem muito)

http://www.explorerforum.com/forums/showthread.php?t=182071

referencias sobre varias borgs:

http://www.explorerforum.com/forums/showthread.php?t=182071

um belo PDF sobre algumas vistas explodidas:

http://www.therangerstation.com/tech_library/pdf_documents/LiteDuty_Trans_TCase_Guide.pdf

e agora fotos pra vc ver que o acionamento é POR TRÁS (ui) da reduzida através de um motor elétrico... (ai eh foda) :parede:

não sei ainda como converter decentemente isso para alavancas pois o sistema de cabos até funciona bem mas parece que com a lama embola tudo

Legenda:

1 - foto (acionamento quase igual ao da minha pois esse é de uma 4405, mas a idéia é a mesma, visto sem o motor eletrico, ou seja vc tem de RODAR o eixo rpa engatar a tração).

2- foto borg de cima 1354
3- foto parte da frete da borg 1354 onde não há acionamentos mecânicos
4- foto parte de trás da borg 1354 onde fica o "eletric shift" ou motor de acionamento eletrico
5- foto lateral da bor onde fica o CAGE do motor

qualquer ajuda é bem vinda, lembrando que o sistema de polia no eixo com cabos o pessoal já desenvolveu mas não ficou muito bom

fabiano carraro
10/02/2009, 11:28
[QUOTE=rubensx;807360]hehehe olha o cara!!!!

não sei ainda como converter decentemente isso para alavancas pois o sistema de cabos até funciona bem mas parece que com a lama embola tudo

Legenda:

1 - foto (acionamento quase igual ao da minha pois esse é de uma 4405, mas a idéia é a mesma, visto sem o motor eletrico, ou seja vc tem de RODAR o eixo rpa engatar a tração).

QUANTOS GRAUS ISTO ROTACIONA?????:pensativo:

fabiano carraro
10/02/2009, 11:39
SÓ uma ideia meio vaga imagine uma roda de trem,ou melhor ainda um pistao com sua biela.....

agora imagine que o rotor do "seu" acionamento seja o virabrequin,entao seria mais ou menos o seguinte.....

uma polia em aluminio ligada ao eixo, usinada na medida exata da circunferencia da cx....

depois um pequeno braço ligada a ela e por sua vez uma alavanca deslocada(tipo um eixo excentrico)que poderia ser acionada pra cima e pra baixo....

que iria girar iria mas ai as perguntas....

1°)a posiçao da cabine,ou seja do local de acionamento, seria confortavel de dentro da cabine em relaçao a reduzida?

2°)o curso de alavanca seria o suficiente pra girar toda a peça (no caso aq curso desconhecido!)

3°)MANDA ELA POR CORREIO PRA KA QUE TE DEVOLVO FUNCIONANDO EM 3 DIAS.....:mrgreen:

TENTA IMAGINAR ALGO ASSIM QUEM SABE NAO FUNCIONE ,ISTO AI DEPENDE APENAS DE ANGULO E PONTO DE PIVOTAGEM PRA ROTACINAR POR ALAVANCAS :concordo:

Renato Fraga
10/02/2009, 12:04
Fabiano, esse tipo de tcase precisa de 3/4 de volta para acionar todas as opções de tração.

Assim, um sistema de biela tal como você sugeriu fica meio complicado. Pode ser difícil selecionar a posição desejada. Seria necessário a utilização de duas bielas em posições assimétricas.

E pra ajudar, essas reduzidas possuem um eletro-imã para segurar engatada a reduzida. Acredito que é um dispositivo auxiliar apenas, porém seria interessante manter o dispositivo em função, para evitar ocorrências indesejáveis de desengate acidental ou mesmo desgaste das peças.

Abraços a todos

Renato Fraga
10/02/2009, 12:13
Complementando: Um esquema que idealizei, mas não coloquei em prática era fazer um joguinho de engrenagens para reduzir o curso de 3/4 para 2/6 de volta, o que então permitiria a instalação de uma alavanca comum com travas nas posições de engate.

MAs seria um dispositivo bem mais complexo e que não levei adiante.

Abraços a todos

rubensx
10/02/2009, 12:19
exatamente o que or eto disse, o sistema de acoplamento eletromagnético é acionado pelo fio marron externamente, se vc desenvolver uma chave ali vc terá tb o 4x2 low, (porque originalmente é 4x2, 4x4 Hi e 4x4 Low).

esse acoplamento serve basicamente pra poder engatar o 4x4 com o carro em movimento por isso ele tem um sensor de posição para que o sistema engate na melhor hora sem explodir engrenagens, mas a reduzida só entra com o veiculo totalmente parado

por isso esse sistema eu penso em manter eletrico para poder me acostumar e identificar corretamente (sendo que nunca usei) os momentos certos dos engates para depois inventar moda!

Apesar que esse sitema foi muito utilizado nos EUA nos Broncos e Explorer e poucos trocam, logo num sei se seria ruim manter

Renato Fraga
10/02/2009, 12:21
Rubenx, essa 1354 é da Explorer???? Sabe dizer se equipa todas elas ou alguns modelos específicos?????

Pois se eu não estiver enganado, esta caixa é 4x4 permanente. Pode ver que no local do seu acionamento vemos apenas as inscrições LO, N, e HI.

Na Ranger, observamos as inscrições 4x2, 4x4 HI e 4x4 LO.

É isso mesmo ou estou equivocado?????

Abraços

Elmer_Jeep
10/02/2009, 12:32
E esse papo de ser ou não ser Hardcore já deu no saco, o que tem aquí é muito mimimi.:odedo:
[]'s

X2 :odedo:

samukanvas
10/02/2009, 12:33
Fabiano, eu gostei do seu método de "ligação" do câmbio à t-case.
Método limpo e simples, se a coisa for bem feita, tem tudo pra funcionar bem!

Ficar livre de flange, retentores, manga estriada, rolamento, etc. não tem preço, aliás, tem preço sim!:shock:

Agora, não sei porque tanta pedrada...
Ao contrário de uns que só ficam na teoria colando link e nunca teve o prazer de sujar a mão de graxa, voce é "gente que faz", se bem feito ou não já é outra história... não cabe a mim julgar porque não conheço nem voce nem seus trabalhos.

Também sou à favor de quanto mais nacionalizado o projeto for, melhor... esse negócio de importar, só em último caso ou pra filhinho de papai.:twisted:

Continue a se comparar com Da Vinci, ficaria preocupado se voce se comparasse ao Chaves.:mrgreen:

Continue postando do seu jeito, quem quiser que leia (ou não).

[]'s

Fala Ramirão, belê?

Tb acho o fórum muito bom pela possibilidade de dizer o que achamos. Ainda mais quando o próprio fabiano que pede opinião.:grin:

Depois, esse sistema que ele "criou" (Que na verdade é mais velho que a própria posição de cagar :mrgreen:) já foi muito discutida (Muito mesmo!) e desmistificada em sites espalhados pelo mundo, mas os termos só filhinhos de papai que entendem, afinal, nosso Da Vinci nacional não acredita que existe civilização além das fronteiras bundiritibanas... Quem dirá entender os "termos" off road que outros (Não ele) criaram...:mrgreen:

Não sou o dono da verdade, aliás, sou o menos qualificado pra falar alguma coisa no fórum hardcore, mas não vi alguma razão pra alguém colocar cueca por cima da calça e usar capa de super-herói por der colocado uma ct a 20 mts da caixa ignorando todos os possíveis problemas que isso causa.:lol:

Nacionalizar é legal, eu concordo... A nacionalização dos Air fox, pontas de eixo, bloqueios etc... foram ótimas. Se ainda fosse uma flange de d300...

Nacionalizar é legal mesmo, mas não estamos copiando exatamente o que fazem nos EUA? Então porque falar mal dos que nos alimentam. Quem pode, compra lá fora um produto original, com garantia, testado e aprovado em trilhas que a negada nem imagina que existam. Quem não pode, faz como a gente, espera alguém criar alguma coisa pra ver se cabe nos nossos carros e depois fica testando pro fabricante e depois quebra algumas vezes e depois a culpa é do mau uso e depois....:mrgreen:

abração

samukanvas
10/02/2009, 12:36
X2 :odedo:

X3!!!

E ainda tenho que concordar com os que falaram que isso aqui é na verdade um "geral" onde valem xingamentos... :odedo:

rubensx
10/02/2009, 12:45
1°)a posiçao da cabine,ou seja do local de acionamento, seria confortavel de dentro da cabine em relaçao a reduzida?

2°)o curso de alavanca seria o suficiente pra girar toda a peça (no caso aq curso desconhecido!)

3°)MANDA ELA POR CORREIO PRA KA QUE TE DEVOLVO FUNCIONANDO EM 3 DIAS.....:mrgreen:

TENTA IMAGINAR ALGO ASSIM QUEM SABE NAO FUNCIONE ,ISTO AI DEPENDE APENAS DE ANGULO E PONTO DE PIVOTAGEM PRA ROTACINAR POR ALAVANCAS :concordo:

eheheh

então Carraro, o problema que digamos que na cabine do meu CJ5 isso ficaria (se fosse uma alavanca direta ali na traseira da reduzida) entre os dois passageiros do banco de trás heeheheheh :putz:

por isso que complica o conjunto de cambio e reduzida é bem comprido:

a ultima foto é meu motor com o cambio da ranger SEM a reduzida acoplada ainda (percebam que nàoe xiste adaptações é só encaixar e parafusar, inclusive a embreagem é original do OHC)

samukanvas
10/02/2009, 12:47
Rubens,

Não sei se já falaram isso, mas se não gosta de cabos, pode usar varões.

Abs

rubensx
10/02/2009, 12:52
Rubens,

Não sei se já falaram isso, mas se não gosta de cabos, pode usar varões.

Abs

pois é, mas como usar varões nesse sistema ai que mostrei??

pior, não é não gostar de cabos, é que o pessoal do troller já até QUEBROU cabos de aço na lama porque o sistema engripa tudo...

preciso de algo funcional, "montou... esqueceu" não quero "fusível" ai
:pensativo:

mas como diss eprimeiro vai elétrico mesmo

em tmepo meu cj é alongado pros que se assustarma com o tamanho do powertrain eheheheh

samukanvas
10/02/2009, 12:58
Cara, a novak tem um sistema desses... Na verdade não seria difícil de fazer uma coisa parecida com essas:

http://www.jeephorizons.com/news/sk2x.html

Era mazomeno isso que eu quis dizer com varões, só que vc não utilizaria a caixa como apoio e sim uma travessa.

Editando: Ainda existem sistemas de "cabos" ou varões flexíveis com retentores e capa de proteção que evitaria isso que acontece com os trollers. Usamos aqui na empresa um modelo desses pra acionar um freio pneumático de uma máquina. Trabalha com pó de alumínio em cima. Muito mais corrosivo que lama.

Abs

rubensx
10/02/2009, 13:11
hummmmm:pensativo:

bonita peça heim??/

cara isso seria um "produto e tanto" pro epssoal das rangers e trollers pois só o odulo GEM que gerencia o 4x4 custa meros 600 reais usado, imagina o motor eletrico e todos os problemas que pode gerar, por isso eu pretendo já ter esse sitema como "plano de contenção"

vou tentar desenvolver algo assim que juntar todo o conjunto (minha t-case foi pra revisão)

Elmer_Jeep
10/02/2009, 13:13
Depois, esse sistema que ele "criou" (Que na verdade é mais velho que a própria posição de cagar :mrgreen:) já foi muito discutida (Muito mesmo!) e desmistificada em sites espalhados pelo mundo...

...inclusive aqui na casa:

reduzida em balanço(separada do cambio)!!!! (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=36160)

Ligar A T-case com cardã... (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=28603)

[]'s pesquisadores :mrgreen:

fabiano carraro
10/02/2009, 13:15
Fala Ramirão, belê?

Tb acho o fórum muito bom pela possibilidade de dizer o que achamos. Ainda mais quando o próprio fabiano que pede opinião.:grin:

Depois, esse sistema que ele "criou" (Que na verdade é mais velho que a própria posição de cagar :mrgreen:) já foi muito discutida (Muito mesmo!) e desmistificada em sites espalhados pelo mundo, mas os termos só filhinhos de papai que entendem, afinal, nosso Da Vinci nacional não acredita que existe civilização além das fronteiras bundiritibanas... Quem dirá entender os "termos" off road que outros (Não ele) criaram...:mrgreen:

Não sou o dono da verdade, aliás, sou o menos qualificado pra falar alguma coisa no fórum hardcore, mas não vi alguma razão pra alguém colocar cueca por cima da calça e usar capa de super-herói por der colocado uma ct a 20 mts da caixa ignorando todos os possíveis problemas que isso causa.:lol:

Nacionalizar é legal, eu concordo... A nacionalização dos Air fox, pontas de eixo, bloqueios etc... foram ótimas. Se ainda fosse uma flange de d300...

Nacionalizar é legal mesmo, mas não estamos copiando exatamente o que fazem nos EUA? Então porque falar mal dos que nos alimentam. Quem pode, compra lá fora um produto original, com garantia, testado e aprovado em trilhas que a negada nem imagina que existam. Quem não pode, faz como a gente, espera alguém criar alguma coisa pra ver se cabe nos nossos carros e depois fica testando pro fabricante e depois quebra algumas vezes e depois a culpa é do mau uso e depois....:mrgreen:

abração:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgree n::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mr green::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen ::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrg reen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen: :mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgr een::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:: mrgreen:

:discordo:UM DIA VÇ ENTENDERIA O PRAZER DE CRIAR ,EM VEZ DE PEDIR PRO PAPAI O VELOCIPEDE!!!!!!!:mesmo que alguem ja tenha feito isto mil vezes.......

samukanvas
10/02/2009, 13:38
dae povo.....,seguinte, fiz uma flange pra DANA 18 original dos willis,e gostaria da opniao de vçs, ela permite que a mesma fique afastada do cambio,permitindo instalaçoes diversas,ficando apoiada sobre nova travessa,e recebendo um eixo central apoiado sobre dois mancais,o eixo que fiz foi confeccionado em aço comum e tratado em banho de sal,mas gostaria de saber sobre tratamentos em metal ,como é o tratamento que as pontas de eixo......................

Vc pediu opinião, eu dei a minha... Não gostou, não peça opinião! :concordo:

Sobre o "UM DIA VÇ ENTENDERIA O PRAZER DE CRIAR ,EM VEZ DE PEDIR PRO PAPAI O VELOCIPEDE!!!!!!!:mesmo que alguem ja tenha feito isto mil vezes......." é isso que eu chamo de mimimimi...

Se vai começar com frescura, é melhor parar por aqui. Não estou a fim de discutir com ninguém. :concordo:

Como já tinha dito, eu achei legal seu trabalho. E disse tb que precisamos desenvolver o off-road nacional.

De resto eu gostei do que fez. O trabalho é válido e pode ser a solução para seus clientes e muita gente do fórum. Continue desenvolvendo suas coisas pra ajudar a elevar o nível do off road nacional, mas sem desmerecer os pioneiros nem desacreditar nas soluções "importadas".

Abs

rubensx
10/02/2009, 13:40
ahhh queee mimimimiii :odedo:

voltemos ao que interessa...

parem de viadage

Ramiro - Bin Lôco
10/02/2009, 15:24
Fala Ramirão, belê?

abração

Ê aí Rodrigão, tudo certinho?:concordo:
Gostei do seu novo avatar... resolveu "testar" a gayola externa do Caveirão?:mrgreen:

Velhão, veja que na minha msg eu tomei o cuidado de não citar a palavra "criação" , pois meus parcos conhecimentos nesta área é suficiente para saber que esse "metodo" utilizado pelo Fabiano não é inédito... longe disso.
Sei também que esse "metodo" já foi demasiadamente discutido, mas lhe pergunto, o que há de novo ou revolucionário para ser discutido?:pensativo:
O que foi discutido aquí, pelo menos ao meu ver, foi usar cardan ao invés de flange.

O PV tem um flange ligando o CA à t-case... e a experiência de ver minha t-case lotada até a tampa de ATF e o CA quase seco não foi nada agradável. E olha que não foi erro de montagem ou rompimento de retentor... o ATF "passava" por dentro da manga estriada.:putz:

Daí minha opinião favorável a este "medoto" usado com sucesso nos Samurais por ex.
Flange ou cardan, pode ou não atender plenamente, depende de como é feito e instalado... os dois "metodos" tem seus prós e contras.

Quanto a nacionalizar, estamos sim copiando o que se cria lá fora... daí a palavra usada: "NACIONALIZAR" e não vejo mau nenhum nisso, desde que a cópia seja equivalente.

Por isso que apóio a proposta do Fabiano... entendi que sua proposta em nacionalizar 100% um projeto racionalizando custos e maximizando o resultado é sempre bem vinda.
Se ele é capaz disso já são outros quinhentos... o que não se pode é prejulgar, "o tempo é o senhor da verdade".

Por fim, minhas reverências ao Marcel, Xis, Franco, Bill, Portugal e outros que não me lembro, pois não é fácil fazer algo de bom no mundo off-road desse país pelas dificuldades que conhecemos... são verdadeiros "super-heróis".:palmas: (acho que no começo também foram muito questionados).

Abração,

rubensx
10/02/2009, 15:49
http://i63.photobucket.com/albums/h160/Katinka235/mimimi.jpg
:stop:

sem mais

Sergio Rocha
10/02/2009, 16:32
O Fabiano tá muito mais pra Prof Pardal do que pra Da Vince.

[]' :odedo:

Ramiro - Bin Lôco
10/02/2009, 16:41
http://i63.photobucket.com/albums/h160/Katinka235/mimimi.jpg
:stop:

sem mais

:mrgreen::twisted::mrgreen:

http://farm1.static.flickr.com/53/130245294_23b05ea699_o.jpg

fabiano carraro
10/02/2009, 17:30
:stop:bom acho que o sistema foi um sucesso consegui me manter na 1° posiçao do "HARDCORE RING" por varios posts,:mrgreen:mas gostaria de pedir educadamente que nao utilizem mais alusao do meu nome ao de DAVINCE pois isto esta se tornando chato,ok.....

e acho que a palavra criar se justifica sim ao que fiz pois eu a fiz nao copiei de ninguem,o eixo em questao que é a alma da peça nao foi cortado,soldado,de nenhum outro carro ou peça existente que eu conheça!!!!!estudei muitas peças como estas em varios sistemas parecidos de varios carros no mundo todo e posso garantir......

NAO EXISTEM MUITOS ASSIM por inumeros motivos, mas os que existem sao otimos, ate mesmo o sistema da LADA/NIVA É BEM EFICIENTE, APENAS MAL APOIADO:

E só por curiosidade ,entendo a maioria dos nomes,conceitos,e principios usados pra classificar as peças em muitos países pois minha esposa trabalha no consulado e fala alguns idiomas :palmas:alem do "bumdiritibano" por sinal,:mrgreen:entao é meio dificil a um analfabeto ter conseguido casar com uma pessoa tao culta,e LINDISSIMA, sem entender certas coisas pelo menos,agora uma coisa é certa o problema nao é saber mastigar e vomitar indiomas e sim compreender complexas formulas de engenharia usadas no mundo todo,indiferente da forma que sao escritas, por isto, cuidado como me julga,tirar sarro até que é divertido, agora me chamar de ignorante nao sera só comprar briga pela internet, ate porque tenho varias milhas de voo a serem usadas:concordo::pipoca:

e alen do mais
POR FAVOR uma unica frase que ajudou na melhoria e aperfeiçoamento da peça em questao, que seja positiva pois dos defeitos e erros eu ja conheço a mais de ano ,e oque pedi ate agora nao me foi respondido pelos genios do mimimi......:pensativo:SÓ TACARAM O PAU NO TRECO TODO E NADA DE INFORMAÇAO TECNICA DO PORQUE NAO SERVE,DO PORQUE PODERIA QUEBRAR ,DO PORQUE FICA RUIM etc,etc,etc:pipoca:

Loiro
10/02/2009, 17:42
Eai Carraro!
Uns post's atras voce fala que nao precisaria dar aquele novo angulo nos diferenciais quando se faz SPOA com essa sua soluçao.
Pergunto se o novo angulo ja foi feito, poderia ser ultilizado esse metodo?
[]´s

GuTo_Cerulli
10/02/2009, 17:52
Fabiano,

Meus "dois cents":
- Acredito que como qualquer sistema mecânico, deixar a caixa de transferência divorciada do câmbio tem seus prós e contras, isso não vou nem discutir porque já deu muito pano pra manga.
- Como foi feita a parte interna? A engrenagem é montada em balanço como o sistema original? Caso seja desta forma, porque não aproveitar e arrancar a tampa traseira e fazer um mancal com rolamento, isso reduz a "torção" da carcaça da caixa, ai tem mais uma melhoria e um ponto à favor do projeto.

[]'s

fabiano carraro
10/02/2009, 17:56
ta ai o resto das fotos pra galera copiar,DESCER O SARRAFO e nao ter de "CRIAR"como alguns preferem....a 1°foto é de um "eixo prototipo" que fiz a uns dois anos atraz mas é a unica que tenho pois pra bater outra esta dificil pois as reduzidas ja estao fechadas,existe uns maçetes ai no meio que passo a quem pedir via MP ok loiro.

JCJ
10/02/2009, 18:02
Se não copiou de lugar nenhum, parabéns !!

Mas alguém fez primeiro em outro lugar !!

T-case divorced - tem muito assunto sobre isso na net.

http://www.pirate4x4.com/forum/attachment.php?attachmentid=52045&stc=1&d=1046412209

http://www.supermotors.net/getfile/410502/fullsize/205-mount-003.jpg

http://www.pirate4x4.com/forum/attachment.php?attachmentid=334505&d=1194231295

http://i7.photobucket.com/albums/y267/blown4x4/Picture050-1.jpg

fabiano carraro
10/02/2009, 18:02
Outras Ja Com O Carro Quase Pronto....

Renato Fraga
10/02/2009, 18:18
Se for pra buscar os fatos do passado, alguem se lembra do caminão FNM ?????

Não possuia tcase, mas o cambio era "divorciado" do motor, ligado por um eixo cardã.

E mais recente, os Corvetes que possuem o cambio lá atras, praticamente junto ao eixo, havendo um enorme cardã do motor até ele.

Portando não é e nunca se tratou de novidade o sistema do Fabiano. E não me lembro dele ter defendido esta idéia.

MAs a solução encontrada para fazer tal adaptação para a tcase que ele utilizou sim pode ser uma legítima criação. E ainda para o veículo que ele instalou esse sistema, pode até ser mais indicado por alguns motivos inerentes ao projeto.

Na minha Dakota, utilizei este método e só tivealegrias por enquanto. O que ví de vantagem é que consegui posicionar a Tcase de forma que os links da suspensão praticamente se alinham as saídas dos cardãs. Resultado é muito pouco trabalho das luvas dos cardãs, estes ainda que por uma diferença de menos de 10cm não estão no mesmo comprimento.

Abraos a todos

fabiano carraro
10/02/2009, 18:30
]Se não copiou de lugar nenhum, parabéns !!

(T-case divorced - tem muito assunto sobre isso na net.)

meu deus eu nao criei o PRINCIPIO/CONCEITO apenas a flange e o eixo que foi utilizado pra acoplar a DANA 18 nacional, ao cambio do opala nacional, ao motor do opala nacional.....

este sistema deles é diferente e foi mais facil de acoplar pois ele nao precisou criar nem um eixo do nada sem referencia alguma, nem uma placa que lacrasse,sustentaçe,nao vazasçe, e que aceitaçe um retentor original willis,um rolamento original willis,e nem um mancal trazeiro que sustentaçe todo o eixo em torçoes laterais da carcaça e ainda por cima que nao desbalanceie tudo entendeu a simplicidade da criaçao em facilitar a vida dos "carros nacionais" que foram SPOADOS e precisam achar um power train mais moderno mas sem muita gambiarra na sua adaptaçao....nao sou inventor,nem genio contemporaneo,nem milagreiro,nem mesmo rico.....

sou apenas um cara que anda a muito tempo com carros que enchem o saco por serem apenas mal feitos sem criterio algum nem nenhum capricho na simples instalaçao de um jogo de rodas por exemplo....

me incomodo com o jeito besta das pessoas em criticar e nao apoiar, assim como alguns fizeram, acrecentando informaçao mesmo que vizual ao topico....

fico pensando se todo o mimimi gasto ate agora com conversa furada tivesse sido direcionado a informaçao e nao a um amontoado de "gliter ,jogado ao alto junto com as penas", como o topico teria ficado mais instrutivo a quem esta em casa ralando os dedos na lima, na serrinha e queimando os olhos com horas a fio debaixo de um chassis só pra ver sua CRIAÇAO ficar pronta....

rubensx
10/02/2009, 18:33
vou viajar legal agora mass

fiquei pensando na T-case com acionamento elétrico usando um cardan entre o cambio e a dita cuja!!!

Creio que seria possivel ter até um "chassi" dobrável (até certo ponto) com a t-case na parte "dobrável" traseira nào comprometendo seu acionamento

pra que serviria e se ajudaria muito nào sei só me ocorreu isso (vai que estimulo o maluco do Fabiano ai a criar uma traseira "truckada" com 2 eixos atrás e 2 tcases???)

Sobre o acionamento eletrico não poder ficar embaixo d'água é esquisito pois tenho uns amigons meio idiotas que curtem andar de troller em alagados, e nunca deu nenhum problema,creio que seja vedação apenas

Ahhh ia me esquecendo gostei do histeer!!!

samukanvas
10/02/2009, 18:51
Se não copiou de lugar nenhum, parabéns !!

T-case divorced - tem muito assunto sobre isso na net.

http://www.pirate4x4.com/forum/attachment.php?attachmentid=52045&stc=1&d=1046412209

http://www.supermotors.net/getfile/410502/fullsize/205-mount-003.jpg

http://www.pirate4x4.com/forum/attachment.php?attachmentid=334505&d=1194231295

http://i7.photobucket.com/albums/y267/blown4x4/Picture050-1.jpg

Caraleo!!! :shock: Quer dizer então que em pouco tempo todos estes aí já copiaram o Fabiano?

PQP... o que é a internet... Já roubaram a idéia do nosso da vinci... :mrgreen:

Abs

samukanvas
10/02/2009, 19:27
meu deus eu nao criei o PRINCIPIO/CONCEITO apenas a flange e o eixo que foi utilizado pra acoplar a DANA 18 nacional, ao cambio do opala nacional, ao motor do opala nacional.....

este sistema deles é diferente e foi mais facil de acoplar pois ele nao precisou criar nem um eixo do nada sem referencia alguma, nem uma placa que lacrasse,sustentaçe,nao vazasçe, e que aceitaçe um retentor original willis,um rolamento original willis,e nem um mancal trazeiro que sustentaçe todo o eixo em torçoes laterais da carcaça e ainda por cima que nao desbalanceie tudo entendeu a simplicidade da criaçao em facilitar a vida dos "carros nacionais" que foram SPOADOS e precisam achar um power train mais moderno mas sem muita gambiarra na sua adaptaçao....nao sou inventor,nem genio contemporaneo,nem milagreiro,nem mesmo rico.....

sou apenas um cara que anda a muito tempo com carros que enchem o saco por serem apenas mal feitos sem criterio algum nem nenhum capricho na simples instalaçao de um jogo de rodas por exemplo....

me incomodo com o jeito besta das pessoas em criticar e nao apoiar, assim como alguns fizeram, acrecentando informaçao mesmo que vizual ao topico....

fico pensando se todo o mimimi gasto ate agora com conversa furada tivesse sido direcionado a informaçao e nao a um amontoado de "gliter ,jogado ao alto junto com as penas", como o topico teria ficado mais instrutivo a quem esta em casa ralando os dedos na lima, na serrinha e queimando os olhos com horas a fio debaixo de um chassis só pra ver sua CRIAÇAO ficar pronta....

Cara, vc precisa se ligar numa coisa básica de fóruns: Ninguém precisa concordar com o que vc acha...

Eu tenho uma opinião diferente e coloquei ela aqui. E foi vc que pediu opinião!!! Vc se irritou e começou a falar disso e daquilo... virou da vinci e mestre das t-case. Agora baixou um pouco a bola e voltou a falar do que fez.

Eu continuo achando que o que uma t-case "descolada" faz é o oposto do que disse lá atrás e vou te repetir isso pela 02382047203703270327 vez: Eu tenho um conceito diferente sobre esse assunto. Pronto! Doeu?

Eu achei a construção legal e bati palmas pra sua iniciativa, mas no momento que vc falou "criei", fudeu... Eu entendi que vc tinha criado uma d-18 separada e isso já existe faz tempo, entende? Então, não criou... Só isso...

Eu não critiquei nem sentei o pau no teu trabalho. Me mostra isso, por favor!!! Eu elogiei sua iniciativa pelo bem do off-road nacional.

O que vc queria? Que após abrir seu tópico todo mundo viesse te elogiar, falar bem, te ovacionar? Eu entendi que foi mais ou menos isso, mas isso só serve pra inflar teu ego, concorda? Tem um monte de gente aqui no fórum que inventa coisas bem legais tb que não fica falando: "Poxa, tenho milhas aqui guardadas e vou pegar quem tá me xingando". Coisa de adolescente, né....

É chato pacaraio ter que ficar explicando 646846168489191981984 vezes a mesma coisa nos tópicos porque a molecada leva tudo pro lado pessoal e esquece que isso aqui é um fórum e que tem muuuuuitos usuários. A única coisa que eles concordam é que jipe é dukaralho... o resto não concordam em nada....

Entenda isso...

Mimimi do caraleo! Volta a falar do teu brinquedo porque está perdendo teu tempo à toa. Eu não tô esquentando nada....

Sergio Rocha
10/02/2009, 19:39
Vamos ficar só na parte técnica.As brincadeiras que o Fabiano fez ele não quer mais.:pensativo:

Não pode não gostar, só se tiver uma solução melhor.
Não pode tirar sarro.Olhas as milhas dele. :shock:
Não pode chamar de Da Vince.
Não pode dizer que ele copiou.Não é verdade, foi ele que inventou esse acoplamento.
Não pode colar nenhum link.

Então vamos ficar só na parte técnica, e como não pode discordar, é melhor ficarmos quietos.
Como o Fabiano reclamou, cade os genios daki do Hard, ninguém entende nada, até agora os genios nào apareceram pra auxiliar.Isso não é o Hard ?

Parem de reclamar e deixem ele em paz, expondo seu trabalho e suas idéias.Afinal ele além de ser muito inteligente,adorar ler e pesquisar é casado com uma mulher loura,linda e poliglota.
Escrever de trás pra frente não é genialidade e sim dislexia.Mas isso até Da Vince sabia.

Deixem o cara trabalhar em paz.

[]'

rubensx
10/02/2009, 19:57
meu... vou dizer vocês são chatos demais...

aqui nesse forum só tem estrelinha e quando alguém mostra que quer ser mais um da panela vcs se chateiam??

porra que panela chata, ces num tem nem "prova pra entrar" na panela???

:odedo::pipoca:

jeisonk
10/02/2009, 20:02
Cara, infeliz teu comentário.

samukanvas
10/02/2009, 20:05
meu... vou dizer vocês são chatos demais...

aqui nesse forum só tem estrelinha e quando alguém mostra que quer ser mais um da panela vcs se chateiam??

porra que panela chata, ces num tem nem "prova pra entrar" na panela???

:odedo::pipoca:

Se tá falando de mim, pode esquecer... Desconheço panela. Reconheço é trabalho bem feito e difícil de ser feito. Faço das palavras do ramiro as minhas no que diz respeito a nomes...

Marcel, bill, portugal, franco e outros...

Nem me atrevo a frequentar o mesmo bar dos caras.... Já alguns aqui do fórum ignoram isso e se acham realmente a última bolacha do pacote. Não só frequentam, mas penduram na conta deles... aí eu uso minhas milhagens...:lol:

Bjs

billj
10/02/2009, 20:40
T-case divociada é conceitualmente mais fraca que à t-case acoplada. Sim, em certas situações a configuração divorciada traz vantagem, especificamente relacionado aos ângulos dos cardans. Porém,o alinhamento mais preciso e a fixação mais robusta do acoplamento direito combinam para fazer um conjunto mais forte....

Abraços,

Bill

fabiano carraro
10/02/2009, 21:04
:pipoca:agora eu só quero saber da onde conhecem minha mulher pra descreve-la tao bem,afinal ela só saiu em revista pra HOMEM.......acho que vou usar minhas milhas.......:mrgreen:

mas pra ir la na alemanha dar uma socada com ela.......:roll::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

agora vamos parar com a bagunça de uma vez por todas......mas antes....

SAMUKANVAS adoro vç....mesmo sendo um mala adoro vç ta bom,continue tombando a dona encrenca tá....

RUBENSSX obrigado por nao me deixar eu socar o samukanvas,na frente da elite é claro EU RESPEITO FILAS TA......:mrgreen:

OJANERI nao te permito usar imagens do meu amante outra vez :twisted:

SERGINHO comprei um boné pra vçs, agora ja podem vender o chapéu:odedo:

HELMER parabens sem suas pesquisas eu nao teria tanta comodidade em achar as coisas por aq...:dance:

e BILL afinal de contas onde ç tava este tempo todo afinal????aposto que entortando tubos,pro fuquinha né.....PARABENS ADORO SEU TRABALHO CARA UM DIA PRECISAMOS TOMAR UMAS GELADAS JUNTOS...:palmas:

e atodos os outros que acompanharam a este incrivel debate do lado de fora do HARDCORE RING parabens vçs foram otimos....:concordo:

AGORA DA PRA ME DIZEREM DUMA VEZ Ç A MERDA QUE "EU" CONSTRUI SERVE PRA ALGUMA COISA OU NAO......KCT......

samukanvas
10/02/2009, 21:21
Porra, vc num tá usando? Então serve!!! :odedo:

Conversão de picapes pra 4x4 tb... etc...

abs

Afonso Carlos
10/02/2009, 21:50
Grande Fabiano:

Vou lhe falar na qualidade de também ser dono de uma empresa que trabalha com veículos 4x4 e desenvolve alguns projetos:

1- Parabéns pela iniciativa, não falo somente da Tcase, vi algumas fotos de seus projetos e achei muito legal alem disso tenho notado em suas mensagens (embora as vezes eu tenha ficado meio confuso com seus textos, desculpe), que deve ser um sujeito espetacular cheio de boa vontade e integro, é de gente assim que precisamos no Brasil ainda mais no Off road, continue nessa tocada nos só temos a ganhar!!!

2-Rodrigo Vulgo "Samukanvas": Fabiano pensa num cara 220 Volts ligado no 380, ele é mais ou menos assim, e digo mais, meu trabalho e grande parte de meu lazer é ligado totalmente a off road e não comecei hoje, estou no momento com 7 projetos em andamento pra lá de Hard, e acho que já conheço um pouco embora aprenda mais todo dia, lendo o fórum, fazendo cagada, etc... bom isso não importa, o que quero te dizer sobre o Rodrigão é o seguinte, hoje é um dos caras mais aplicados em Off road que conheço, formou uma cultura enorme do assunto, e na marra, pois não vive disso, no entanto conversa debate e acima de tudo aplica seus conhecimentos o que muitos não fazem, pois são cheios de formulas X+ 25489 = XY mas na hora H, ficam só nisso.
No mais é um cara assim mesmo, extrovertido, brincalhão, mais pode ter certeza que torce, por mim, por vc e para qualquer pessoa que contribua ao off road nacional.

3- Continue assim mesmo, enfiando a cara, buscando saídas, debatendo, etc... aprecie e contribua a este espaço, pois ele é muito importante para vc, para mim e para todos ligados ao nosso esporte, este fórum é simplesmente uma ferramenta que não pode ser comprada em nenhuma loja.

Um Grande Abraço Afonso Carlos!

rubensx
10/02/2009, 23:51
Saukanvas e Jeison

lembram do icone :odedo:

pois é era em tom de sarcasmo porrraaaaaa!!!!!!
Ces tão precisando de maracujina rapaz eu sou o unico que tentou manter o topico em tom de distração???

aposto que até o bill entendeu

dificilmente eu falo serio aqui (só se for pra entender e estudar algo) de resto sobre pessoas e comportamentos eu SEMPRE tiro sarro (tá nem sempre) mas esqueci de classificar melhor então... não era pra machucar vcs por dentro tá? :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

ahuahuahua

Pow magoei, o Afonso nem citou eu!!! huahuauahuahuha

Então, mas o Fabiano melhorou pacas olha lá agora já é mais compreensível o que ele escreve auhahuahuahu o samukanvas agora num gosta de mim e o jeisonk se já num ia com minha cara agora fudeu ahuahuahuahu

mas beleza tow só angariando informações e me divertindo

Já que existiu uma oranização de rock crawling, será que aqui num podiamos criar um tipo circuito tb de MUD alguma coisa?? tow louco pra ver as crianças do Fabiano (jeeps ok) na lama mais de perto aqui de sampa e da TT4 seria bem legal (aliás afonso realmente tem coisas ai nessa sua empresa impressionantes!! andei vendo uns brinquedos feitos ai que gostei muito)
:concordo:

paz ai galera...

Bill... entendi sua mensagem (mais claro impossivel)

mas mais fraco... assim IMPRESSIONANTEMENTE MAIS FRACO? VAI DAR MERDA DE TÃO FRACO? ou simplesmente só em alguma torção mais extrema (digo a ponto de torcer o chassis um pouco mais)?

o "fusivel" ai seria esse cardan no meio dos dois certo?

samukanvas
11/02/2009, 00:14
Rubens, eu te entendi caraio.... não levo as coisas pro pessoal não....

Quando eu levo eu faço isso:

YouTube - EMO DISCUTINDO NA PRAÇA

Sem mais...

bjs :mrgreen:

PS: Mud não, vai.... senão tem que se sujar... :mrgreen: Se rolar uma parada com jipes, eu me convido!!!

=====================================

Ah se o afonso fosse loira de olhos azuis.... me mudava pra bauru agora... :mrgreen:

Ele não deixa de ser um homem de mãos grandes, cabelos sedosos e macios, músculos protuberantes, olhar fulminante, gostoso e sensual, mas eu prefiro loiras :mrgreen:

bjs

Afonso Carlos
11/02/2009, 00:16
Saukanvas e Jeison

lembram do icone :odedo:

pois é era em tom de sarcasmo porrraaaaaa!!!!!!
Ces tão precisando de maracujina rapaz eu sou o unico que tentou manter o topico em tom de distração???

aposto que até o bill entendeu

dificilmente eu falo serio aqui (só se for pra entender e estudar algo) de resto sobre pessoas e comportamentos eu SEMPRE tiro sarro (tá nem sempre) mas esqueci de classificar melhor então... não era pra machucar vcs por dentro tá? :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

ahuahuahua

Pow magoei, o Afonso nem citou eu!!! huahuauahuahuha

Então, mas o Fabiano melhorou pacas olha lá agora já é mais compreensível o que ele escreve auhahuahuahu o samukanvas agora num gosta de mim e o jeisonk se já num ia com minha cara agora fudeu ahuahuahuahu

mas beleza tow só angariando informações e me divertindo

Já que existiu uma oranização de rock crawling, será que aqui num podiamos criar um tipo circuito tb de MUD alguma coisa?? tow louco pra ver as crianças do Fabiano (jeeps ok) na lama mais de perto aqui de sampa e da TT4 seria bem legal (aliás afonso realmente tem coisas ai nessa sua empresa impressionantes!! andei vendo uns brinquedos feitos ai que gostei muito)
:concordo:

paz ai galera...

Bill... entendi sua mensagem (mais claro impossivel)

mas mais fraco... assim IMPRESSIONANTEMENTE MAIS FRACO? VAI DAR MERDA DE TÃO FRACO? ou simplesmente só em alguma torção mais extrema (digo a ponto de torcer o chassis um pouco mais)?

o "fusivel" ai seria esse cardan no meio dos dois certo?

Magoa não, falei do samuka por que as vezes ele é meio incompreendido, se vier a Bauru tente vir de sexta, sempre tem cerva e carne na brasa.

Abração.

Afonso Carlos
11/02/2009, 00:23
Ah se o afonso fosse loira de olhos azuis.... me mudava pra bauru agora... :mrgreen:

Ele não deixa de ser um homem de mãos grandes, cabelos sedosos e macios, músculos protuberantes, olhar fulminante, gostoso e sensual, mas eu prefiro loiras :mrgreen:

bjs

Mas é um Xarope!!!!!!!! hahahahahahahahaha!!!!!!!!!!!

Abração.

rubensx
11/02/2009, 00:56
tá vendo? depois eu num tenho razão de falar que na panela dele entra sem fazer teste prévio huahuahuahuahu

Afonso Carlos
11/02/2009, 01:00
OK Rubão vou fazer assim, em vez de vc entrar na panela do Samuka eu vou entrar na sua, vc deixa eu ENTRAR!!!!!!!!!!!!!!! kakakakakakaka!!!!!!!!

Abração.

Stephan
11/02/2009, 09:13
Dá pra voltar ao tópico...? :parede:

Bill vc falou que são conceitualmente mais fracas...porque?

o 5L vai ser divorced entre o câmbio e KluneV+NP205, pretendo fazer uma fixação mais "parruda " no conjunto para suportar o giro (torque), que será animal.
Comprei da própria Klune, um adaptador para isso (que aliás anda não chegou, via correio :putz:
Falta algo?

rubensx
11/02/2009, 09:26
OK Rubão vou fazer assim, em vez de vc entrar na panela do Samuka eu vou entrar na sua, vc deixa eu ENTRAR!!!!!!!!!!!!!!! kakakakakakaka!!!!!!!!

Abração.

pagando bem que mal tem???... mas custa caro heim???

ehuehuehuehu

(putaqueopareo viu, ao menos quero um desconto em peças na TT4... UI) ehuehuuheehu

No embalo do Estephan...

Bill x2

queria entender!

Elmer_Jeep
11/02/2009, 10:39
po, pensei que a assinatura com fotos so SuperMan era em homenagem ao Carraro.

...sem abraços pq as meninas estão de mal.

jeisonk
11/02/2009, 11:20
e o jeisonk se já num ia com minha cara agora fudeu ahuahuahuahu

Relaxa véio, de onde você tirou isso cara?

Só achei teu comentário infeliz, e não foi?

Mesmo que seja falando em tom de sarcasmo, o recado sempre é dado, não é?

rubensx
11/02/2009, 11:31
Relaxa véio, de onde você tirou isso cara?

Só achei teu comentário infeliz, e não foi?

Mesmo que seja falando em tom de sarcasmo, o recado sempre é dado, não é?

depende cara, cada um encana com o que quer ;-) eu estava apenas tirando sarro justamente com uma conversa paralela de um amigo do forum comigo no msn ;-)

eu num achei infeliz não, aliás estou rindo até agora ahuauhahuauh

e quando mando recado não uso entrelinhas porque detesto não ser bem entendido... por isso me preocupei com o que entenderam... (ai sim fui infeliz de não explicar direito) mas passou e foi divertido heheh

Elmer_Jeep
11/02/2009, 11:38
HELMER parabens sem suas pesquisas eu nao teria tanta comodidade em achar as coisas por aq...:dance:

Legal, já te ensinaram a escrever agora quem sabe vc aprende a pesquisar e não fica mais criando topico repetido :mrgreen:

Sergio Rocha
11/02/2009, 13:09
:
minha esposa trabalha no consulado e fala alguns idiomas :palmas:alem do "bumdiritibano" por sinal,:mrgreen:entao é meio dificil a um analfabeto ter conseguido casar com uma pessoa tao culta,e LINDISSIMA,

Foi assim que eu soube da sua esposa.:concordo:

Fabiano, continue trabalhando nos seus projetos e espero que continue tendo sucesso.Seria muito bom que tivéssemos muitos profissionais em 4x4, muitas coisas poderiam ser feitas e a um preço mais baixo.

Quanto ao boné, obrigado mas eu prefiro o Chapéu.:lol:

Aos malas de plantão :odedo:

[]'

Stephan
11/02/2009, 13:34
MODERADORES: Será que podiam DELETAR todo esse bate papo INÙTIL daqui? :parede:

samukanvas
11/02/2009, 14:16
Meu pouco conhecimento e pesquisas na net:

Prós

- Facilidade de ajuste dos ângulos de cardan e comprimento dos mesmos em carros sem problemas de entre-eixos;
- Pode-se rotacionar, inclinar etc... (Se a tc aguentar) para ter mais vão;
- Pode-se aproveitar a maioria dos powertrains 4x2 e torna menos complicado as transformações para 4x4;
- Facilidade de manutenção;
- Etc...

Contras

- T-case fica menos "apoiada" que na montagem original e sofre mais torção na carcaça;
- Uso se mais um cardan e balanceamento do mesmo;
- A cruzeta sempre causará vibração pela forma que funciona e necessáriamente terá que montar a t-case sobre buchas;
- A não montagem sobre buchas pode fazer seus dentes cairem;
- A torção que a t-case sofrerá por causa das buchas poderá ser um fator de desgaste prematuro interno e da carcaça;
- No caso da d18, a carcaça já não é lá essas coisas, mas não usando na "selvageria" durará uma vida inteira;
- Mais um cross member;
- Problemas de espaço no fundo do carro, já que o carro não foi projetado pra isso;
- Prejudicial no comprimento dos cardans e ângulos dos mesmos em carros que precisam manter o entre-eixos;
- Etc...

Sobre o bate-papo, resolvido os problemas homossexuais, ficou até muito engraçado :mrgreen:

abs

Edit: Elmer, OBINA é o melhor jogador do mundo.... Só que ele está em má fase desde que nasceu... No dia que isso passar o mundo conhecerá o cruzamento do super-homem com o pelé :mrgreen: Abs

Duda Lopes
11/02/2009, 16:21
eheheh

então Carraro, o problema que digamos que na cabine do meu CJ5 isso ficaria (se fosse uma alavanca direta ali na traseira da reduzida) entre os dois passageiros do banco de trás heeheheheh :putz:

por isso que complica o conjunto de cambio e reduzida é bem comprido:

a ultima foto é meu motor com o cambio da ranger SEM a reduzida acoplada ainda (percebam que nàoe xiste adaptações é só encaixar e parafusar, inclusive a embreagem é original do OHC)

Rubensx,

Fugindo um pouco do topico, tem como voce abrir um topico no Geral (se é que ja nao existe) detalhando o que voce fez no motor OHC (digo melhorias de performance), cambio de Ranger que voce disse que é P&P, etc, etc, etc.

Tem muita gente que utiliza esse motor aqui no Forum, e acredito que iria ajudar muito.

[] e desculpem o Off-Topic.

billj
11/02/2009, 19:53
Conceitualmente mais fraca porque não tem acoplamento direto entre o câmbio e a t-case. Um eixo estriado sempre será mais forte que cruzetas. Outra, juntando as duas carcaças por uma porrada de parafusos e apoiadas juntas em coxinas fez que o conjunto seja mais forte de se fossem apoiadas em separado.

Isso não quer dizer que t-case divorciada não pode ser forte, só que em situações que permitem, é sempre preferível ajuntá-los....

Abraços,

Bill

rubensx
11/02/2009, 22:06
Rubensx,

Fugindo um pouco do topico, tem como voce abrir um topico no Geral (se é que ja nao existe) detalhando o que voce fez no motor OHC (digo melhorias de performance), cambio de Ranger que voce disse que é P&P, etc, etc, etc.

Tem muita gente que utiliza esse motor aqui no Forum, e acredito que iria ajudar muito.

[] e desculpem o Off-Topic.

heheheheeh

Fala Duda...

Cara eu até quero ams tem alguns problemas

1- roubaram minha breeze cam :,-(
2- meu motor está atualmente numa retifica em curitiba de um amigo que mexe só com motores de barco pra dar "um grau" em alguns detalhes :twisted:
3- eu sou meio esquisito e tudo o que faço é meio diferente de todo mundo e dai nego vai meter o pau de todo jeito... dai é melhor depois de pronto que fica mais legal
4- como meu tempo (de tempo mesmo) e $$$$ estão curtos seria muito moroso ficar olhando pra quele topico pela metade tedioso... mexo nele só nos domingos (que não chove pois nem garagem coberta eu tenho)

logo aguarda um pouco que abro um topico, mas se tiver alguma duvida sobre OHC e eu souber ajudar só perguntar

fabiano carraro
11/02/2009, 22:41
:stop:seguinte pessoas até que tava engraçado conhecer um pouco da personalidade de cada um de vçs,SALDO GERAL SOMOS TODOS IGUAIS QUANDO O ASSUNTO EM QUESTAO É OFFROAD,:palmas:

mas como o ADI comentou que tal voltarmos o foco da conversa pra parte só tecnica da coisa...

assim tenho certeza que comentarios infelizes como o do QUINDIM ficariam de fora da AREA HARDCORE....pois como eu diç o papo vai ficar tecnico e ai só entendidos no assunto deveriam dar opiniao afinal dizer que UM DOS MELHORES JEEPS JA CONTRUIDOS NO MUNDO,COM TECNOLOGIA E ROBUSTES DE SOBRA POR ANOS CONSECUTIVOS SUPERANDO EM TUDO OS WILLIS,É UMA JACA!!!!!!MEU DEUS QUINDIN VÇ ESTA DESPEDIDO!!!!! POR QUE PRA FALAR BESTEIRA EU MESMO FALO!!!!!!!!!!:concordo:

a e por sinal aonde esta escrito que eu "criei" algo??????:pensativo:

ate onde me lembro o topico começa com minha pessoa escrevendo,QUE EU "FIZ" UMA FLANGE E UM EIXO PRA DANA 18 pra ser usada com acoplamento em cambio desconhecido,onde foi que eu diç que, "eu tinha criado" o conceito de (T-CASE DIVORCIADA):shock:...

nao consigo nem me divorciar da minha amante, entao como eu poderia criar algo tao interessante com tantas possibilidades de utilizaçao :mrgreen:

como por exemplo, fazer tanta gente ocupadissima em seus afazeres diarios vir aq dar seu pitaco numa discussao maluca que até agora nao chegou a lugar nenhum a nao ser aos TOP 10 DO HARDCORE..... :odedo:

serginho, num esquenta nao, minha esposa nao tem nada diço que falei nao, nao sou nem mesmo casado,mas tenho uma namorada fantastica que me aconpanha a mais de 18 anos nesta correria de barro e um filhotinho maravilhoso que esta ai no meu avatar:concordo:....

HELMER nem fudendo que eu vou passar o dia inteiro fuçando,prefiro que vç faça isto pra nos...:pipoca::odedo:

DUDA sae daqiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii isto aq nao é pra discutir p&p é pra discutir como juntar tudo quanto é treco com solda e ver onde vai fuder no final só pra recomeçar tudo de novo,nao ta desculpado pelo offtopic:mrgreen:

Gilbertojipeiro38
13/02/2009, 08:59
:stop:bom acho que o sistema foi um sucesso consegui me manter na 1° posiçao do "HARDCORE RING" por varios posts,:mrgreen:mas gostaria de pedir educadamente que nao utilizem mais alusao do meu nome ao de DAVINCE pois isto esta se tornando chato,ok.....

e acho que a palavra criar se justifica sim ao que fiz pois eu a fiz nao copiei de ninguem,o eixo em questao que é a alma da peça nao foi cortado,soldado,de nenhum outro carro ou peça existente que eu conheça!!!!!estudei muitas peças como estas em varios sistemas parecidos de varios carros no mundo todo e posso garantir......

NAO EXISTEM MUITOS ASSIM por inumeros motivos, mas os que existem sao otimos, ate mesmo o sistema da LADA/NIVA É BEM EFICIENTE, APENAS MAL APOIADO:

E só por curiosidade ,entendo a maioria dos nomes,conceitos,e principios usados pra classificar as peças em muitos países pois minha esposa trabalha no consulado e fala alguns idiomas :palmas:alem do "bumdiritibano" por sinal,:mrgreen:entao é meio dificil a um analfabeto ter conseguido casar com uma pessoa tao culta,e LINDISSIMA, sem entender certas coisas pelo menos,agora uma coisa é certa o problema nao é saber mastigar e vomitar indiomas e sim compreender complexas formulas de engenharia usadas no mundo todo,indiferente da forma que sao escritas, por isto, cuidado como me julga,tirar sarro até que é divertido, agora me chamar de ignorante nao sera só comprar briga pela internet, ate porque tenho varias milhas de voo a serem usadas:concordo::pipoca:

e alen do mais
POR FAVOR uma unica frase que ajudou na melhoria e aperfeiçoamento da peça em questao, que seja positiva pois dos defeitos e erros eu ja conheço a mais de ano ,e oque pedi ate agora nao me foi respondido pelos genios do mimimi......:pensativo:SÓ TACARAM O PAU NO TRECO TODO E NADA DE INFORMAÇAO TECNICA DO PORQUE NAO SERVE,DO PORQUE PODERIA QUEBRAR ,DO PORQUE FICA RUIM etc,etc,etc:pipoca:

a uns quinze anos atraz um amigo de pescaria tinha uma F1000 4x4 94 original de fabrica co ct borgwarner e acionamento por alavanca

nunca mais vi nenhuma igual mais funcionava bem com uma alavanca pesquise que esta soluçao deve exixtir na Ford

fabiano carraro
16/02/2009, 21:27
GALERA :mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

NAO SEI OQ QUE A MAIORIA DE VOÇES CONSIDERA UM CARRO "BAO".....

MAS VOU DIZER SÓ UMA COISA SOBRE O ULTIMO CARRO QUE FIZ UTILIZANDO A REDUZIDA EM BALANÇO!!!!!

A "LOST"

que tesao que aquilo ficou,meu kraio imagina um opalao 92 recem saido de fabrica,com todo aquele conforto e macies no rodar mas na hora que vç chama no pé o treco gruda as costas e vai que nem o TITANIC em busca de iceberg :mrgreen::mrgreen::mrgreen: imaginaram??

... entao a cadeira eletrica do cara ta um demonio de forte
freia pra kct,empurra um monte,NAO TREPIDA NADA, "ALEN DOS DENTES DOS PNEUS",e no teste na "pista particular" que tenho aq ao lado da oficina:lol: o carro saiu ileso do outro lado e olha que a pistinha é punk,com varios morros de terra que a prefeitura deixou ali marcando ,e umas rampas de mais ou menos uns 8 metros com +de 50°, que chegam a dar cagaço,ç bobear vira frouxo.....

o "opalao 4x4"fez lama voar que nem loko uns 5 metros de altura e subiu fritando que nem doido ,um tesao ate pra mim que estou acostumado a tocar carro forte

o cambio 4 marchas original dos opalas nem sequer tremeu arranhou ou sentiu qualquer esforço fora do comum com a reduçao WILLIS acoplada a ele,deixando a" F" o tempo todo confortavel e com dirigibilidade na mao, sem causar stress na hora de tocar

em comparaçao aos cambios que se encaixam sem flanges ao motor GM LS 6/4 a ideia que tirei foi que:

original willis 3 e 4:muitissimo melhor o escalonamento e a macies de troca,mais robusto e barata a manutençao.

clark 4 marchas: muito melhor de cambiar, entra muito mais facil as marchas e a alavanca possui menor curso e acredito que a robustes sejam parecidas

clark 5: ,este é um tesao mas muito caro e dificil de se achar sem falar na flange que é uma paulada, mas seria o que melhor ç encaixaria devido a robustes dele.o 4m do opala ficaria a dever neste requesito apenas.

ao dos vortec mecanicos acho que ficariam em situaçao igual ao clark 5 marchas(cl 2205 e tem uma letra ai no meio que nao lembro ç é "e ou f").

bom na questao robustes da flange que copiei o "CONCEITO", mas criei o eixo central e a placa que PERMITEM QUE VARIOS CAMBIOS E MOTORES possam ser usados em seus conceitos originais,

sem nenhuma flange entre eles, facilitando sua instalaçao em carros com entre -eixos que permitam usar um 3°cardã ou homocinetica em sua ligaçao a T-CASE dana 18 da willis,

sem causar a temida VIBRAÇAO,ou RECEIO EM QUE ELA FICAÇE MUITO BAIXA EM RELAÇAO AO SOLO

eu acredito que se ela nao estourou nada nos kcts que nos demos nela,E NAO FOI POUCO NAO!!!!!

o conjunto em balanço esta pronto pra ser usado por quem quiser :concordo:

pois pelo menos pra mim ela supriu todas as necessidades e de meus clientes quando o assunto for facilidade em adaptar conjuntos mecanicos mais modernos nos willis tornando nossos carros mais HARD"S um pouquinho, nao que nem os dez mais tops do BRASIL,estes continuam imbatíveis, mas uns carrinhos um pouquinho mais hardzinhos ajudam a fazer a transiçao entre uns e outros senao ficaria chato o topico HARDCORE né......

A este treco permite transformar veiculos 4x2 em 4x4 tambem rsrssrrsr..:mrgreen:

ps:alguem ja viu um NIVA COM EIXOS E REDUZIDA DE CJ-5,MOTOR VORTEC V-6 COM SUB CHASSIS ?EM BREVE um niva bemmmmm HARDCORE:odedo:

rubensx
17/02/2009, 01:05
:concordo::palmas:

AEEEE Carrarooooo

parabens... agora cade as fotos do baguiu na lama? videos???

quero ver pow!!!!

outra coisa que esqueci de citar, bonita roda da F que vi lá

resolveu o freio e etc?

abraços

ZYKAO
17/02/2009, 08:01
Pessoal, venho acompanhado o topico desde seu inicio e ele ajudou a criar mais uma ideia, acho que é de girico:shock:, mas vamos lá.

Sempre preferi guinchos mecanicos e estava pensando em alguma solução para adapta-lo em um JPX, ainda sem mecanica.

Ao invés de usar um cardan entre o cambio e a Tcase, usar um eixo e deixar uma tomada de força entre o cambio e a tcase, será que dá certo?

Precisaria modificar a carcaça da tomada de força e pensar no trabalho que precisará ser feito no eixo para ligar e desligar a tomada.

A vantagem que vejo e que se pode usar a tomada em um carro com qualquer mecanica e qualquer Tcase:pensativo:

O que achão?

fabiano carraro
17/02/2009, 11:57
ETA ZICAO,ENTENDI MAIS OU MENOS SUA PERGUNTA:pensativo:

DEIXA EU VER BEM....

VÇ QUER INSTALAR UM GUINCHO MECANICO ENTRE O CAMBIO E A REDUZIDA É ISTO?

E PRA ISTO PRECISARIA SAIR COM UMA TOMADA DE FORÇA ALI DO MEIO CONSIDERANDO QUE ELA TERIA QUE DESACOPLAR DO CARDÃ :shock:

HUM SEI NAO MEIO COMPLICADO ISTO

QUE DA PRA FAZER ATE DA, MAS O CUSTO ACHO QUE NAO COMPENSARIA NAO.....:pensativo:

Os "J" nao tem como ligar PTO neles?

como é a reduzida do "J" TERIA UMA FOTO AI??

a e da pra fazer "GIRICO" ,"TOBATA",CARRINHO DE MAO ......:odedo:

eta RUBENS O TRECO DOS FREIOS DA HILUX ja ta resolvido agora da GOODINHA ta mais chato pois quero fazer uma vez só e tera que ficar otimo ja de cara senao perco um tempao e tempo é o que nao tenho ultimamente (TO CONSTRUINDO MEU BARRACAO),quando to no forum ou to pesquisando ou esperendo peças ficarem prontas em torneiro,laser,dobras,etc.....:parede:

e as fotos vou postar la no FROTA, semana que vem, pois estamos querendo fazer a trilha do TELEGRAFO ou AS 7 PORTEIRAS neste carnaval ai tera bastante material punk.

E SABEREMOS SE REALMENTE ESTA IDEIA FUNCIONA :concordo:

Renato Fraga
17/02/2009, 18:53
Pois bem, já pensei em algo do tipo, para instalar um guincho mecânico nas minhas viaturas.
Ambas estão com reduzida separada do câmbio.

Na verdade seria preciso apenas fazer uma tomada de força, um esquema de acoplagem com luvas e engrenagem presa ao cardã entre o câmbio e tcase para então fazer a ligação ao guincho.

Acredito que seja um dispositivo relativamente fácil de ser feito pois se alguém aqui já desmontou uma tomada de força, sabe que o que tem dentro não é nada demais. Alias, utiliza uma corrente pequena, tem até aparência de frágil, bem menor que as utilizadas em bicicletas. O segredo está no sistema de engate.

Se alguem fizer algo do tipo, eu sou um comprador em potencial.

Abraços

fabiano carraro
17/02/2009, 20:46
BOM me corrijam se eu estiver errado mas.....

pra acionar o guincho mecanico é preciso possuir "NEUTRO".

senao os eixos iram trabalhar junto.....entao é necessario que o cambio fique ligado mas os eixos nao....

e no caso sao poucas as T-CASE que possuem o neutro,conheço pouco de t-case importadas mas qual teriam???

RENATO qual vç usa? tem fotos da sua DAKOTA?:concordo:

Renato Fraga
18/02/2009, 00:07
Pois é, o primeiro requisito é ter uma Tcase com posição neutro.

No meu caso, utilizo Tcase da frontier/patfinder que possui esta posição.

Portanto, seria possível.

Segue algumas fotos da montagem da tcase. Demais fotos do carro, dá uma olhada no meu álbum.

Abraços

Afonso Carlos
18/02/2009, 03:41
Pessoal, venho acompanhado o topico desde seu inicio e ele ajudou a criar mais uma ideia, acho que é de girico:shock:, mas vamos lá.

Sempre preferi guinchos mecanicos e estava pensando em alguma solução para adapta-lo em um JPX, ainda sem mecanica.

Ao invés de usar um cardan entre o cambio e a Tcase, usar um eixo e deixar uma tomada de força entre o cambio e a tcase, será que dá certo?

Precisaria modificar a carcaça da tomada de força e pensar no trabalho que precisará ser feito no eixo para ligar e desligar a tomada.

A vantagem que vejo e que se pode usar a tomada em um carro com qualquer mecanica e qualquer Tcase:pensativo:

O que achão?

Veio se vc for usar Tcase original do JPX a PTO do Willys serve com pequenas modificações.

Abração.

Rafael Kuzma
18/02/2009, 15:55
Opaaa

essa eu queria ver!!

Toda essa galera no Telegrafo ou na 7 porteiras!!

O Ferrarini lembra bem da nossa expedição ao telegrafo ano passado com aquele cara da adrenalama mas os dois Wrangler de SP. ( é aonde queima o Warn e Quebra o HILIFT)

equipeminas4x4
19/02/2009, 10:33
Fabiano,

A idéia da tcase Willys independente pode ser útil pra muita gente, mas se vai prestar eu não sei. Eu particularmente não gosto desta tcase.
Me diga se vc criou 2 apoios para este eixo de entrada ou se ele é apoiado apenas naquela chapa da frente.

[]´s

fabiano carraro
19/02/2009, 11:32
Entendendo o que eu fiz::pensativo:

UM eixo frezado na dianteira pra encaixe da "luva de cardã dos willis estrias finas" (+forte), logo em seguida um espaço na medida do "rolamento da propria reduzida willis"

o eixo recebeu freza pra engrenagem da "reduzida willis",e foi feito um canal pra um "anel elastico"logo ao terminar a engrenagem,no final foi feito um rebaixo pra encaixe de "mais um rolamento":concordo:

onde este passou a ser apoiado em um mancal igual ao do "kit prolong"....

na frente ele recebeu uma "chapa na espessura de 1/2" recortada no plasma com o desenho da reduzida,mais espaço pra apoiar tudo em uma travessa

esta chapa recebeu um rebaixo na parte da frente pra acomodar o "retentor original do diferencial willis dana 44" canela grossa

e na parte de traz ela recebeu outro rebaixo só que agora pra acomodar a sobra do rolamento willis original da reduzida,que salta pra fora alguns mm.

nesta parte de traz ela tambem recebeu freza pra ficar perfeitamente alinhada com a reduzida sem sobrar espaço pra oleo escorrer

FIZ duas travessas pra apoiar tudo ao chassis evitando movimentaçao axial e radial e apoiei tudo em "buchas de pu densidade 5"suficientemente dura pra segurar tudo, mas ainda assim macia o suficiente pra nao deixar tudo vibrar,

entre as duas travessas foi feito um "peito de aço em chapa de 6 mm" com abertura pra drenar o oleo.

O EIXO FOI FEITO EM AÇO 4340 E RECEBEU TRATAMENTO EM BANHO DE SAL,REVENIDO,E NITRATADO.ou seja nao quebra nem a pau:odedo:

a só por curiosidade o fato de apoiar o eixo em dois mancais evita que a carcaça willis se quebre pois a força de traçao sera distribuida em dois pontos e nao em um apenas como é o original,fazendo com que a engrenagem nao atravesse e comprima o conjunto causando sua ruptura

:concordo::pipoca:

Stephan
02/03/2009, 10:18
Só pra ilustrar o que tô fazendo no 5L

A foto mostra a KluveV com um eixo para suporte do garfo do cardã de ligação entre câmbio e reduzida/Tcase

fui

equipeminas4x4
02/03/2009, 11:08
Fabiano,

lendo o relato, não vejo motivo algum para que não funcione, pelo contrário. Parabéns.:palmas::palmas:

ADI,

pusta troço ignorante. Me empresta pra nacionalizar. :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

[]´s

fabiano carraro
17/05/2009, 01:48
pessoas testes e trilhas da LOST em açao com reduzida divorsed(ou em balanço).:concordo:

DEPOIS DE 6 TRILHAS O RESULTADO: APROVADO:dance:

e o cambio 4marchas do opala tambem, até agora nem arranhou.:palmas:

<object width="425" height="344"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/ehTNjULntVc&hl=pt-br&fs=1"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/ehTNjULntVc&hl=pt-br&fs=1" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="425" height="344"></embed></object>

<object width="425" height="344"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/sWjgKVLui1Q&hl=pt-br&fs=1"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/sWjgKVLui1Q&hl

fabiano carraro
18/05/2009, 10:08
eitha deu pau os videos???????esquece o BURRO aq tinha pego o link errado......ta ai os certos agora da F 75 com reduzida divorsed,MOTOR LS-6,e cambio clark 4m do opalao 90.

YouTube - F75 Christian Alm. Tamandaré-PR

YouTube - F75 Christian Abrindo Caminho

richardh
28/06/2016, 15:24
boa tarde voce faz esta flange da reduzida para vender ? quanto custa ?pode por favor mandar resposta para susperrichar@bol.com.br pois nao consigo ver minhas mensagens no forum . obrigado