Conectar

Ver Versão Completa : Camper com Maxion S4T - Dicas de manutenção

rub
07/02/2009, 00:45
Amigos,

Como eu não tenho conhecimento da mecanica do motor S4T alguem poderia informar quais são as dicas de manutenção deste motor, tais como:

- Eliminação de vazamentos
- Regulagens de válvulas (admissão / escape). Com qual kilometragem é viável verificar?
- É normal ter vazamento de óleo pelo respiro do óleo que fica próxima a tampa de válvulas?

Estou procurando por uma Camper com este motor e gostaria de saber quais são os pontos principais que eu devo analisar para saber se o motor está bom ou não, pois nem sempre o proprietário permite que o carro seja analisando em uma oficina e nem sempre consigo um mecânico para ir comigo verificar.

Grato e quarquer informação será muito bem recebida,

Rubens

Emidio Bastos
08/02/2009, 20:24
Respondendo às suas perguntas

Como eu não tenho conhecimento da mecanica do motor S4T alguem poderia informar quais são as dicas de manutenção deste motor, tais como:

- Eliminação de vazamentos: O motor Maxion quase não dá vazamentos, quando isso acontece alguma coisa está errada.
- Regulagens de válvulas (admissão / escape). Com qual kilometragem é viável verificar? Faço a cada 6 meses
- É normal ter vazamento de óleo pelo respiro do óleo que fica próxima a tampa de válvulas? Não é normal... nunca vi no meu...
Estou procurando por uma Camper com este motor e gostaria de saber quais são os pontos principais que eu devo analisar para saber se o motor está bom ou não, pois nem sempre o proprietário permite que o carro seja analisando em uma oficina e nem sempre consigo um mecânico para ir comigo verificar.
Existem poucas Camper em funcionamento... o ideal é você conhecer o dono ou alguém que conheça o dono e o histórico da viatura...
Entre em contato com a Érica no site da Camper, ela conheçe quase todas as viaturas.

rub
08/02/2009, 21:15
Emidio,

Muito obrigado amigo pelas dicas e pelos esclarecimentos.
Em relação a pergunta do respiro, eu vi uma Camper com o motor S4T onde o respiro estava bem levantado. Eu perguntei se era normal e o proprietário disse que levantou para evitar que caisse óleo na garagem...
Um mecanico me disse que quando os anéis estão gastos o óleo e encaminhado do ao respiro e dai começa o vazamento pelo respiro. OUtro ponto poderá ser pelo excesso de óleo no motor, mas o óleo estava um pouco abaixo do máximo.

O seu carro é uma Camper com o motor S4T?
Se sim, qual é o consumo médio na cidade e na estrada?
E também qual é a velocidade máxima que o motor S4T atinge?
Qual é a velocidade de cruzeiro?
E qual é a durabilidade deste motor em quilometragem? (Ex. 500.000 km?)

Abraços,

Rubens

Emidio Bastos
08/02/2009, 21:33
Tenho uma Camper com motor Maxion S4. Nunca tive problemas com vazamento de óleo pelo suspiro.
Adiquiri a viatura a 4 anos e tinha alguns vazamentos que me incomodavam bastante. Na primeira manutenção mandei substituir todas as juntas. Os vazamenos cessaram.
O consumo na cidade é 8,5km/l e 10km/l na estrada.
A velocidade máxima que consigo atingir é de 110km/h. Normalmente ando por volta dos 100km/h.
Abração,
Emídio

rub
09/02/2009, 20:17
Emidio,

Obrigado pela explicação!

Abraços,

Rubens

paulohflyra
11/02/2009, 07:48
Rubens, minha Camper S4T faz média de 8,5 km/l na cidade e quase 11 km/l na estrada minhas recomendações são para que troque o filtro de diesel pelo menos duas vezes por ano ou a cada 5.000 km.. pois o diesel aqui no Brasil é uma Droga em todos os sentidos. O S4T Ñ vaza oléo é um Putooo Motorzão, Super Robusto.. a quase 2 semanas fui fazer uma ótima brincadeira aqui em Brasília, trilha do Lenhador, e o Motorzão empurrou as quase 2,5T da Camper 4x4 Original (sem redução) com relação de diferencial (3,07) capaz de levar a viatura a 180 km/h morro acima.. e ñ era brincadeira para qualquer viatura Ñ..
A Camper S4TD é uma ótima Opção agora é preciso saber escolher !

rub
11/02/2009, 09:08
Paulo, como vai tudo bem?

Obrigado pelas explicações/dicas de manutenção no motor S4T.

Abraços,

Rubens

paulohflyra
11/02/2009, 09:35
Rubens,

Não apenas motor más o conjunto bomba+bicos é fundamental !! Por sinal é a parte mais sensível do todo, pensa assim "Se o motor esta para o coração do carro a bomba esta para o coração do motor" !! Outra ponto importante.. por mais bela que esteja a viatura .. ande nela, ande forte (dentro da conduta de segurança), ande devagar, teste os freios, pergunte pelas manutenções e adaptações, mire na confiabilidade mecânica do conjunto, o resto vc ajeita depois.