PDA

Ver Versão Completa : Motor De Opala Na Rural.

RICARDO KAORU
04/02/2009, 21:45
E aí amigos!? Alguem sabe me dizer qual o rendimento aproximado do motor de opala (gasolina) na rural? Obrigado!http://imagem 199jpg

Maurício Luiz
04/02/2009, 22:49
E aí amigos!? Alguem sabe me dizer qual o rendimento aproximado do motor de opala (gasolina) na rural? Obrigado!http://imagem 199jpg
Na minha Rural motor 6 cc dá em torno de 6 km/l

trovãojeep
04/02/2009, 22:52
motor a gazolina?

RICARDO KAORU
05/02/2009, 17:39
motor a gazolina?

Sim irmão, motor 4cc a gasolina, aquela série de motor verde!Sabe qual a media? pretendo botar uma caixa de chevette, estou na dúvida se ponho a de 4 ou de 5 marchas. Obrigado.

Francisco Neves
06/02/2009, 11:10
Bom dia
Sou novo na área, tenho uma lata no chassi sem eixo, molas, rodas, motor, câmbio, emfim ´so tem lata e chassi e o documento o principal acho eu, desculpe não responder sobre o motor, pois quero interar com vcs.

Francisco

trovãojeep
06/02/2009, 12:44
o 4cc vai dar em torno de 6 a 7 km por litro, nao muito diferente do 6cc, acredite, pois a rural sendo muito pesada, o 4cc trabalha sempre no arroxo, diferente do 6 cc que so de cutucar ja anda, quanto a caixa, a de 5 marchas fica o bicho, desenvolve muito bem, ficando as marchas com boa sincronizacao

netbragass
06/02/2009, 13:37
E ai Xico? Já está querendo gastar? Ehehehe
Boa sorte ai no seu empreendimento...

Abraços.

RICARDO KAORU
07/02/2009, 12:26
Valeu pela resposta;eu até gosto muito dos 6cc, mas é que gosto tanto da rural, que apesar de ter uma Palio Weekend 1.6, para o dia a dia, quero deixar a palio na garagem e rodar mais de rural (isso que é carro!!! dentro dela me sinto "montado") e a minha roda com motor bf161 em bom estado( não queima e nem bate) mas faz 3,5 a 4 km/l, e assim fica difícil de rodar e sem contar que a mecanica do bf é mais cara e difícil de peças. Contudo, fico na dúvida se o 4cc trabalha tão no arrocho assim, pois são 4 canecos de responsabilidade!!! bem maiores que os canecos do bf; e os valores de torque são bastante semelhantes nos dois motores mas o 4cc do opala tem mais giro que o 6cc willys! E tem mais, 6 a 7 é bem melhor que 3,5 a 4 km/l .O que me diz?

RICARDO KAORU
07/02/2009, 12:46
Só não pode desistir do jeep, tem um site de um conhecido meu aqui de Juiz de Fora que costuma ter algumas peças ( www.mineiro4x4.com (http://www.mineiro4x4.com)). Eu inclusive tenho algumas tipo:banco originais em perfeito estado; para choques dianteiros e trazeiro e motor+caixa 4marchas que vou negociar logo que trocar,depende do estilo que voce vai querer sua rural; original, ou não. Se souber de mais alguma coisa lhe digo!

Pedro Bachir
07/02/2009, 16:09
Valeu pela resposta;eu até gosto muito dos 6cc, mas é que gosto tanto da rural, que apesar de ter uma Palio Weekend 1.6, para o dia a dia, quero deixar a palio na garagem e rodar mais de rural (isso que é carro!!! dentro dela me sinto "montado") e a minha roda com motor bf161 em bom estado( não queima e nem bate) mas faz 3,5 a 4 km/l, e assim fica difícil de rodar e sem contar que a mecanica do bf é mais cara e difícil de peças. Contudo, fico na dúvida se o 4cc trabalha tão no arrocho assim, pois são 4 canecos de responsabilidade!!! bem maiores que os canecos do bf; e os valores de torque são bastante semelhantes nos dois motores mas o 4cc do opala tem mais giro que o 6cc willys! E tem mais, 6 a 7 é bem melhor que 3,5 a 4 km/l .O que me diz?

ricardo,

o 4 cilindros a gasolina do opala tem valores de potencia e torque bem semelhantes ao bf 161 (lembre-se q os dados do bf são brutos), portanto vai ter um desempenho bem próximo...

o que sugiro vc fazer no motor de opala é aumentar a taxa de compressão pra uns 9:1, pra adequar o motor à gasolina atual com 20% de alcool, assim terá um pouco mais de torque e menor consumo de combustível...

RICARDO KAORU
07/02/2009, 18:53
Qual é a média que poderia chegar usando sua dica? Desgasta mais o motor? Sabe me dizer se a caixa de chevette 5 marchas fica bom no gm151 e se usando uma 5º não vai zuar muito a reduzida? Qual seria uma velocidade final sem forçar?

trovãojeep
08/02/2009, 21:12
Fala Ricardo, beleza... Voce tem de levar em conta o peso da sua rural, se voce vai usar pneus pequenos, tanque original, e nao enxer de acessorios, ate que o 4cc da conta, tem a potencia bem semelhante a do bf , como voce mesmo disse porem muito mais moderno, no meu caso optei pelos 6 canecos , pois a rural vai ficar muito pesada, coloquei rodas tala 10 com pneus 32x11.5x15 mudzila, com isso tive de alargar os paralamas dianteiros e traseiros 10cm de cada lado, fora estribo, suporte de estepe, quebra mato , bagageiro , tanque maior e por ai vai, e vai tambem do tipo de uso, mais no final o importante. motor gm fica o bicho..., vamos interagir estamos no mesmo barco valeu...

RICARDO KAORU
08/02/2009, 22:28
Com certeza,estamos juntos! Rapaz, eu também adoro um 6 canecos, só que o petróleo aqui em Juiz de fora tá0 em torno de 2,55 r$, eu pretendo equipar a rural sim: estepe na tampa trazeira,o quebra mato que ja coloquei, você viu o para choque? Fiz em viga U ficou muito resistente. por falar em tanque, comprei um de plastico do Santana, acho melhor, não da borra de ferrugem. Estava lendo sobre a preparação do 4cc e gostei de algumas idéias, tipo a da ventuinha elétrica, bomba de gasolina elétrica, bobina do gol... dentre outras talvez, algumas dicas sirva para o 6cc. Agora,estou procurando uma coluna de direção escamoteavel do vectra, monza...(completa) sabe de algo? Quero também uma inguinição eletrônica!

Pedro Bachir
09/02/2009, 00:29
Qual é a média que poderia chegar usando sua dica? Desgasta mais o motor? Sabe me dizer se a caixa de chevette 5 marchas fica bom no gm151 e se usando uma 5º não vai zuar muito a reduzida? Qual seria uma velocidade final sem forçar?

olá,

não sei qual será a média d consumo...

algumas pessoas dizem q diminui um pouco a vida do motor, mas na minha visão isso não acontece a menos que o motor já esteja muito cançado...

da uma lida nesses 2 tópicos, são grandes mas vão tirar a maior parte das suas dúvidas:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=2419&highlight=cabe%E7ote

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=11259&highlight=caixa+chevette

ficar bom é relativo, o que tem q acontecer é vc ler as vantagens e desvantagens de cada um e ver se PRA VC é interessante.... eu gosto do conjunto 151+clarkette, é o que penso de colocar no meu jeep qdo o bf for pro saco...

quanto a ultima pergunta oque posso fazer por vc é te falar a velocidade q vai ter a uma determinada rotação.... desde que vc me passe a relação do seu diferencial e o diâmetro dos pneus....

RICARDO KAORU
09/02/2009, 01:14
Meus pneus são velhos... ainda vou comprar pneus...( tenho que dar prioridade a mecanica no momento $$$).Não sei qual medida vou comprar. mas pretendo manter aro 15. Quanto a relação do diferencial, não sei falar; já ouvi que tem que contar os dentes... mas quais e como? Tem que abrir o diferencial? Sabe qual a taxa de compressão do motor 151verde? (parece que da um pouco de diferença entre os GM's a gasolina ( vermelho, azul, verde e o cinza) Se souber qual a taxa posso calcular quanto devo rebaixar pra chegar ao que você falou 9:1. Mudando um pouco do assunto, o seu bf da qual média? O meu só da 3,5 a 4 Km/l. o motor ta bom; mas o carburador... não consigo regular direito a mistura... já troquei o reparo, mas vive dando problema...peças caras e difíceis...quero trocar porque ja desisti do bf. Voltando ao GM; o meu é a gasolina,mas fico tentado a trocar por um a alcool devido ao preço do combustível, qual motor acha melhor alcool ou gasolina? valeu; vou dormir.Amanha volto!!!

Pedro Bachir
10/02/2009, 23:05
Meus pneus são velhos... ainda vou comprar pneus...( tenho que dar prioridade a mecanica no momento $$$).Não sei qual medida vou comprar. mas pretendo manter aro 15. Quanto a relação do diferencial, não sei falar; já ouvi que tem que contar os dentes... mas quais e como? Tem que abrir o diferencial? Sabe qual a taxa de compressão do motor 151verde? (parece que da um pouco de diferença entre os GM's a gasolina ( vermelho, azul, verde e o cinza) Se souber qual a taxa posso calcular quanto devo rebaixar pra chegar ao que você falou 9:1. Mudando um pouco do assunto, o seu bf da qual média? O meu só da 3,5 a 4 Km/l. o motor ta bom; mas o carburador... não consigo regular direito a mistura... já troquei o reparo, mas vive dando problema...peças caras e difíceis...quero trocar porque ja desisti do bf. Voltando ao GM; o meu é a gasolina,mas fico tentado a trocar por um a alcool devido ao preço do combustível, qual motor acha melhor alcool ou gasolina? valeu; vou dormir.Amanha volto!!!

o certo seria contar os dentes do pinhão e da cremalhera e teria que tirar a tampa do diferencial, mas se forem as relações originais provavelmente são 43/8...

não sei a taxa original, deve ser por volta de 7,5:1.... alguém ae sabe??

o meu jeep na rodovia da 7 km/l, na cidade nunca fiz média, mas com certeza é baixa, principalmente por causa da medida dos pneus q uso....

a questão de alcool x gasolina vc tem q ver o que é mais interessante pra vc.... vantagens do alcool: maior potencia caso os motores sejam originais e dependendo do preço fica mais barato q gasolina. desvantagens: dificuldade de pegar em dias frios e menor autonomia...

abraço! qualquer coisa estamos ae.... :concordo:

trovãojeep
11/02/2009, 10:36
Coluna de direcao escamotiavel, coloquei a do omega, com a direcao hidraulica do omega tambem, ficou plug and play, muito boa mesmo, tem uma loja de pecas usadas em BH, se chama mundo dos rolamentos, la voce acha qualquer tipo de direcao, bancos, tudo que precisar.

RICARDO KAORU
13/02/2009, 14:48
Valeu Pedro; Se o meu Bf desse 7 km/l eu nem pensaria em tirar agora, só quando fosse pro saco como você disse.rss mas creio que o bf a gasolina que já tenho vai empurrar bem a viatura; sabe se a reduzida zoa muito com caixa de 5 marchas?

RICARDO KAORU
13/02/2009, 15:02
E ai trovão! Seu conjunto deve ter ficado ótimo! Aqui em JF, meu mecanico, costuma colocar setor de gol+coluna de um GM ( monza, kadet, vectra...) vou procurar na net se esta loja tem sit valu!

bergozza
14/02/2009, 21:21
Opa!!! Na minha F75 coloquei um GM 4cc, c a relaçao original 43:8 (eu acho), caixa de f100 3m c 1 seca, peneus bf 33x12,5x15... boa na arrancada, mas velocidade final de +- 90km/h, consumo na estrada de 7,5km/l e em trilha fica nos 2km/l. Motorzinho bom, aguenta o tranco

RICARDO KAORU
14/02/2009, 22:10
Valeu pela informação! Você não acha que sua f75 merece pelomenos uma caixa de 4 marchas? Meu mecanico usa e em Juiz de Fora os gm 4cc fazem sucesso com caixa de chevette(barata e fácil de achar!) so estou na dúvida entre a 4 ou 5m;Estive vendo em um site, não me lembro qual, mas se não me enganei a f75 é em torno de 200Kg mais pesada que a Rural (chassi mais reforçado carroceria reforçada, suspensão...) então se for assim vai empurrar bem a rural. Se colocar uma caixa de 4m vai ter uma média melhor. Queria saber qual a relação do meu diferencial mas estou na dúvida(nunca abri) Quais são as engrenagens que tenho que contar os dentes ! Pode ajudar?

Pedro Bachir
14/02/2009, 23:37
Valeu Pedro; Se o meu Bf desse 7 km/l eu nem pensaria em tirar agora, só quando fosse pro saco como você disse.rss mas creio que o bf a gasolina que já tenho vai empurrar bem a viatura; sabe se a reduzida zoa muito com caixa de 5 marchas?

vai empurrar tranquilo sim!

o quanto vai zoar axo q vai depender da velocidade e não da quantidade ou relações de marcha... eu sem duvida iria de 5 marchas.... :concordo:

abraço

RICARDO KAORU
15/02/2009, 10:22
Valeu Pedro, meu receio é que já ouvi dizer que a caixa de 5m do chevette quebra mais fácil que a de 4m. Aquela sua resposta sobre como verificar qual a relação do diferencial ficou meio confusa, eu nunca abri o diferencial, tem fotos do que devo contar? A relação do diferencial dianteiro é a mesma do trazeiro? Na hora de montar, qual o MMMMELHOR óleo pra colocar? Quantidade?

Pedro Bachir
15/02/2009, 12:36
Valeu Pedro, meu receio é que já ouvi dizer que a caixa de 5m do chevette quebra mais fácil que a de 4m. Aquela sua resposta sobre como verificar qual a relação do diferencial ficou meio confusa, eu nunca abri o diferencial, tem fotos do que devo contar? A relação do diferencial dianteiro é a mesma do trazeiro? Na hora de montar, qual o MMMMELHOR óleo pra colocar? Quantidade?

vc deve contar quantos dentes tem a coroa e o pinhão (ítem 1 na legenda, note q tem 1 assinalado na coroa e no pinhão).

Pode contar só a coroa, se a coroa tiver 44 dentes, com certeza a relação será 44/9 (44 dentes da coroa e 9 dentes do pinhão) e se tiver 43 te dou 99% de certeza de ser 43/8...

a relação do diferencial dianteiro tem que ser igual a traseira....

óleo 90 e 1,5 litros por diferencial....

RICARDO KAORU
22/02/2009, 14:48
Valeu, andei meio ocupado;na próxima folga vou ver se abro o diferencial e conto. Depois te falo!