PDA

Ver Versão Completa : ajuda com explorer - rolamento

BoaTrilha
03/02/2009, 22:21
olá pessoal,

recentemente adquiri uma explorer 94/94 xlt automatica (obviamente 4x4...rs)

fui trocar os pneus antes de ontem e percebi que os dianteiros estavam um pouco comidos pro lado de dentro.

olhando ela de frente parece que os pneus não estao alinhados.

então levei-a para alinhar e fazer o que fosse necessário antes da troca dos pneus...
eis que ao levantar o carro, dá pra sentir dos dois lados que as rodas (le-se conjunto, pneus, roda e cubo) tem um pequeno "jogo" vertical....
(percebe-se claramente folga)

obs: não existe nenhuma folga no sistema de direção.

acredito que seja rolamentos ruins e/ou desgastados,
e para isso peço ajuda aos amigos do forum:

- alguem tem a vista explodida deste eixo?
- alguem sabe ou tem ideia do que seja?
- indicam um mecanico para mexer nisso em sp? (que de preferencia seja bom e cobre um valor justo)
- onde vende o rolamento? e qual o part number dele (caso seja rolamento mesmo)
- existe outro veiculo com peças iguais/semelhantes?

(eu já vi na mão de poucos, um manual digital que tem a vista explodida de do carro inteiro, fornecendo até mesmo o part/number das peças.... onde eu consigo isso?)

BoaTrilha
04/02/2009, 21:46
ninguem????

Edintruder
05/02/2009, 18:35
Acho mais garantido procurar no e-bay.com...

rictan
28/02/2009, 19:10
olá carlos, tenho uma explorer limited 2001 e estou tendo o mesmo problema de rolamento, mas por enquanto é um problema de ronco no dianteiro direito... por enquanto percebi somente o ronco.. os pneus estão gastando normalmente.. inclusive preciso fazer um rodizio... eu não sei como é o seu rolamento, mas você pode tirar essa dúvidas de peças no site www.rockauto.com.br .. clique no botão redondo vermelho e acesse o catálogo deles... é bem organizado... eu estou enrrolando para trocar o meu porque custa quase R$ 1.000 o "cubo" ... nesse modelo o rolamento está dentro de deste cubo de roda... com fios de sensores de abs... mas vi no site rockauto que há somente os rolamentos para vender, e aqui dizem que tem que trocar o cubo todo mesmo... veja aqui como é o rolamento da minha http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-88441563-cubo-roda-diant-c-rolamento-explorer-95-4x4-cchicote-_JM ..

espero que a sua não seja assim..

aliás, eu sei que muitas peças de ranger são as mesmas para explorer, então vale a pena comprar e procurar se isso não ocorre...

[]´s

rictan
28/02/2009, 19:11
ops.. o site é www.rockauto.com .. sem o .br

du
28/02/2009, 19:20
Pessoal,

Acho que teriam mais respostas, colocando nos SUV, não sei em quais anos, mas já li que são iguais aos da Ranger.

Se quiserem posso mover o tópico inteiro para lá.

Abraços Du.

rictan
28/02/2009, 20:02
olá Du..

eu geralmente procuro por "explorer" no titulo de tópicos, então acaba sendo indiferente... talvez o Carlos, que foi quem criou o tópico, resolva se quer mudar ou não..
[]´s

Ricardo Passoni
17/03/2009, 11:07
Ja tentou tirar o rolamento e procurar em uma boa casa de rolamento em SP, mas na rockauto e uma boa pedida

mak (SP/ZN)
18/03/2009, 23:22
ninguem????

Esse rolamento nem é tão dificil de achar... mas a instalação e o ajuste dele é feito com Torquimetro e vai precisar de uma chave especial... ela é um sextavado de 2" 3/8... se levar no mecanico e ele tentar tirar na base da martelada e vai ferrar a porca... fique esperto nisso.

vc pode soltar essa porca e ver se a sede do rolamento esta marcado... se não estiver, lubrifica e coloca de volta com o torque certo.. são 100Lbs/Ft nessa porca...

mak (SP/ZN)
26/03/2009, 13:26
Esse rolamento nem é tão dificil de achar... mas a instalação e o ajuste dele é feito com Torquimetro e vai precisar de uma chave especial... ela é um sextavado de 2" 3/8... se levar no mecanico e ele tentar tirar na base da martelada e vai ferrar a porca... fique esperto nisso.

vc pode soltar essa porca e ver se a sede do rolamento esta marcado... se não estiver, lubrifica e coloca de volta com o torque certo.. são 100Lbs/Ft nessa porca...

corrigindo a mim mesmo: o jeito certo de apertar essa porca é dar 47,4Nm, voltar 1/4 de volta e depois dar mais 1,8Nm...

BoaTrilha
26/11/2009, 00:38

Só dando um parecer a sua grande dica:

A todo lugar que eu ia perguntar, parece até combinado, o pessoal diz que tem que trocar o cubo todo.

Achei um mecanico legal, aparentemente é minucioso no trabalho.
Consegui trocar só o rolamento, pelo visto era só a folga no aperto mesmo, mas não quis arriscar.... comprei novos pois consegui encontrar e eram bem baratos (cerca de 60,00 cada)

Realmente a grande sacada neste caso é o aperto.... No meu caso, não sei se todas as explorers são assim, mas a minha tem um trava-porca muito chato de sair, deu mais trabalho tirar ele do que propriamente os rolamentos do cubo.

Obrigado pela dica.