PDA

Ver Versão Completa : roda livre p/ ranger



renzo
08/10/2004, 13:55
ola pessoal.
HA ALGUM TEMPO ATRAS TIVE CONTATO DIRETAMENTE COM A AVM E ME PASSARAM E-MAIL DIZEDO TER SIDO DESENVOLVIDO UMA RODA LIVRE MANUAL P/ RANGER.

MAS DEPOIS NAO CONSEGUI MAIS FAZER CONTATO COM ELES.ELES NAO RESPONDEM MEUS E MAILS E NAO TENHO O TEL. DELES.

ALGUEM SABE SE ESSA RODA LIVRE REALMENTE EXISTE OU NAO?ALGUEM SABE O TELEFONE DELES?OBRIGADO

[/b]

Everton Júnior
08/10/2004, 14:02
Eu ja vi o markito falando dessa roda livre ai....

Walter L. L. Casitta
08/10/2004, 14:25
Também estive em contato com a AVM, me informaram que já estava disponível na rede de distribuidores e não me responderam mais quando quis saber quem são. Liguei para várias lojas que vendem AVM e nunca tinham ouvido falar da AVM 470...

renzo
08/10/2004, 18:18
EXATAMENTE

O NUMERO DESSA RODA LIVRE É 470

ALGUEM TEM CONTATO COM O DONO DESSA EMPRESA?
DIZEM QUE É UM CARA MUITO LEGAL

renzo
20/10/2004, 18:44
ate que enfim!!!!

consegui a maldita roda livre manual da ranger da avm!!

R$480,00......mas pelo menos resolvi meu problema!!!!

comprei na jipebras com raimundo

Walter L. L. Casitta
20/10/2004, 19:24
Legal, infelizmente nessa manhã quando fui sair, a minha Ranger não tinha embreagem, o cilindro atuador da embreagem se foi e deixou vazar o óleo. Aproveitei pra trocar também o disco e o platô da embreagem. Tudo isso deve me levar mais de R$1500,00. A Roda livre vai ter que esperar mais um pouco. :cry:

Walter L. L. Casitta
27/10/2004, 13:34
Renzo,

Já instalou a RL?
Algum imprevisto?
A minha também ta chegando por aqui.

renzo
27/10/2004, 18:25
Renzo,

Já instalou a RL?
Algum imprevisto?
A minha também ta chegando por aqui.


OLA WALTER!!
A MINHA CHEGOU HOJE,VOU VER SE INSTALO ATE SABADO.ASSIM QUE TIVER ALGUM PARECER TE DOU UM TOQUE

ABRAÇOS
RENZO

renzo
27/10/2004, 18:39
Renzo,

Já instalou a RL?
Algum imprevisto?
A minha também ta chegando por aqui.

APROVEITANDO......
QDO VC COLOCOU OS PNEUS 33 NO SEU CARRO,ELE NAO FICOU MUITO FRACO DE SAIDA E A 5ª MARCHA MUITO LONGA NA ESTRADA,TENDO QUE REDUZIR TODA SUBIDA P/ 4ª.

E QTO A ESTABILIDADE?EU ACHEI QUE NO MEU CARRO,DEVIDO A BANDA DO PNEU SER MUTO ALTA,ELE FICOU UM POUCO MENOS ESTAVEL
SE PUDER ME RESPONDER,AGRADEÇO

ABRAÇOS

Walter L. L. Casitta
28/10/2004, 08:33
Aconteceu exatamente tudo isso que você falou, mas já consegui compensar a maioria desses problemas aumentando a pressão da turbina dos 1,1Kgf para 1.4Kgf. Espero que a instalação da RL também ajude mais um pouco...

amithai
28/10/2004, 12:11
Nao dou 480 reais em roda livre nenhuma...FAZ O PITUTO PÔ!!!!
Walter tá cara esse kit embreagem po....da pra conseguir o disco, plato e colar por uns 800 reais, cara...ta sobrando dinheiro? manda pra cá..

amithai
28/10/2004, 12:12
Minha Ranger ta com o pituto mas eu nao tenho saco, entao ela ta ligada o tempo inteiro como as Rangers novas...

renzo
28/10/2004, 13:36
Minha Ranger ta com o pituto mas eu nao tenho saco, entao ela ta ligada o tempo inteiro como as Rangers novas...

ola amithai

eu sei que o preço é salgado,mas ninguem tem saco de ficar colocando e pondo o pituto.

para o seu motor,nao faz diferença.....mas p/ o 2,5 é outra historia ainda mais com pneus 33

abraços

Walter L. L. Casitta
28/10/2004, 14:03
Amithai,
Pituto é pra que tem Ranger antiga. A minha é 2001 mão tem RL automática, senão eu faria a mesma coisa com certeza. Até cheguei a encontrar no desmanche as RL automáticas, mas os caras só vendiam o cubo completo inclusive com o freio por um preço maior que o das RL AVM.
Tive que trocar o atuador hidráulico e não foi necessário trocar o disco e o platô que estavam novos. Quem bom que sobrou o dindim pra comprar a RL. Tendeu?
Ligar e desligar a RL não serão problemas e sim prazer... (agora poderei usar a reduzida em qualquer lugar)

R$1500,00, me referi ao preço do atuador, do kit da embreagem e mão de obra... Acho um preço razoável mesmo sendo preço de concessionária.

amithai
28/10/2004, 15:36
como asssim, sua roda livre eh ligada o tempo inteiro? Ah, entendi... e agora vc desliga...mas pq? Nao pode deixar ligado? Qto foi o atuador...o Gatiboni vendia isso por uns 300 reais...
Como assim reduzida em qq lugar....?
Calma ai Renzo, o pituto vc liga e desliga, como a roda livre manual...tem q descer do carro....como assim colocando e pondo o pituto?

Walter L. L. Casitta
28/10/2004, 16:51
Como assim? Não entendeu? :D
Ranger 2001 é ligado direto e não deveria. São bem mais de 20Kg de ferro rodando pra nada, só pra início de conversa.
Posso ligar a reduzida em qualquer lugar quero dizer em qualquer lugar onde não possa ligar a tração. Lembra, uso 33 e meu motor é um 2.5, não existe dif. suficientemente reduzido no mercado americano e muito menos no Brasil.
O atuador custa R$499,00 na autorizada e R$420,00 no paralelo.
Quem é esse Gatodibone? :D

amithai
28/10/2004, 16:57
Cê tá dizendo para eu ir lá embaixo desligar meu pituto?
Entendi o lance da reduzida....calma, não fique nervoso....tá caro esse atuador.....quando quiser peças pesquise na webpeças ou no email consultor@webautomotiva.com.br....
troca já esse motor.
Desculpe a encheção!!! ...aí vc vai ficar com um tranco igual o meu e juntos a gente descobre a causa...
Abraços
Amithai

renzo
28/10/2004, 19:07
Como assim? Não entendeu? :D
Ranger 2001 é ligado direto e não deveria. São bem mais de 20Kg de ferro rodando pra nada, só pra início de conversa.
Posso ligar a reduzida em qualquer lugar quero dizer em qualquer lugar onde não possa ligar a tração. Lembra, uso 33 e meu motor é um 2.5, não existe dif. suficientemente reduzido no mercado americano e muito menos no Brasil.
O atuador custa R$499,00 na autorizada e R$420,00 no paralelo.
Quem é esse Gatodibone? :D

OLA WALTER

QTO A RELACAO MAIS CURTA P/ RANGER,EU VI NUM SITE QUE O LEOPOLDO ME INDICOU WWW.REIDERRACING.COM .

E NAO ME ENGANO O DIFERENCIAL TRAS É UM FORD 8,8 E O DIANT É UM DANA 30 OU 35 .VC PODE ME CONFIRMAR ISSO?

SE FOR ISSO QUE FALEI,TEM MUITO CONJUNTO COROA E PINHAO NESSE SITE.

CONFIRME TBEM SE A RELAÇAO DOS DIFERENCIAIS É 4,56
ABRAÇOS,AGUARDO RESPOSTA

Walter L. L. Casitta
28/10/2004, 23:55
Renzo,
As nossas Ranger 2.5TD usam os difs dianteiros Dana 35 reversos e Ford 8.8 com relação de 4.56 e pneus de 29”
É verdade, também no catálogo http://www.randysringandpinion.com/docs/randpcat.pdf existe coroa & pião de até 5.13 (12,5%), o ideal seria 5.20 (14%) ou mais um pouco para compensar a diferença entre os pneus de 29” para 33”, mas eu prefiro evitar as soluções gringas e vou me agüentando até poder trocar por uma Ranger 2.8.
Para quem tem Ranger 2.8 com difs de 3.73 Dana nos dois lados, é bem mais fácil. A Dana do Brasil tem várias relações de C&P e poderiam usar na frente a C&P de 4.56 da Ranger 2.5 e atrás a C&P de uma S10 que também usava Dana 44 com C&P de 4.56.

amithai
29/10/2004, 09:01
Brother Walter, me diga....eu posso comprar na dana so as relacoes 3,73...? Qto sera q custa?

Walter L. L. Casitta
29/10/2004, 09:50
Não Amithai, você não conta, sua Ranger não é 2.8 original e o seu dif. traseiro não deve ser um Dana e sim um Ford 8.8.
O preço, não sei, deve ser monor que lá no USA...

amithai
29/10/2004, 11:42
pois entao o q falta para virar original eh o diferencial 3,73 blocante.
Tenho q trocar o eixo inteiro.
Amithai... Walter q acha de uma pajero v6 3000 1995?

Walter L. L. Casitta
29/10/2004, 13:52
Amithai,
Vejo a Pagero com bons olhos, conheço alguns felizes proprietários, mas só o que sei dizer, eu mesmo não conheço...

Andre Monteiro
09/12/2004, 15:15
Achei esse tópico interessante, pois parece que o pessoal aqui entende muito de Roda Livre. Como não entendo nada, gostaria de pedir ajuda a vocês para alguns esclarecimentos:

1) Minha Ranger é de dez/99 mod. 2000 - ela tem roda livre automática ?
2) Se eu não tiver grana para comprar uma 2.8 (daqui a um ano e meio, no mínimo), vai ter que ser uma 2.5 mesmo. Pelo que entendi das mensagens, a 2001 NÃO tem roda livre automática. Isso é uma desvantagem ?
3) O que é, afinal, Roda Livre (por favor, em termos bem leigos ...) ?
4) Às vezes, quando desengato a tração, fica um barulho de rolamento aporrinhando um tempo. Engato marcha à ré, ando uns 50 m e, quase sempre, o barulho some - mas às vezes não. Continuo rodando em 4x2, o barulho continua e, de repente, desaparece. O que é isso ?
5) Muito raramente o tal barulho aparece como por encanto, mesmo sem eu ter usado a 4x4. Por que ?
6) Quando fico muito tempo sem usar a 4x4, engato ela no asfalto mesmo e rodo uns 1.000 metros só para lubrificar o sistema. Isto é correto ?

Agradeço antecipadamente a todo mundo.

Martin Melcop
09/12/2004, 15:43
Achei esse tópico interessante, pois parece que o pessoal aqui entende muito de Roda Livre. Como não entendo nada, gostaria de pedir ajuda a vocês para alguns esclarecimentos:

1) Minha Ranger é de dez/99 mod. 2000 - ela tem roda livre automática ?
2) Se eu não tiver grana para comprar uma 2.8 (daqui a um ano e meio, no mínimo), vai ter que ser uma 2.5 mesmo. Pelo que entendi das mensagens, a 2001 NÃO tem roda livre automática. Isso é uma desvantagem ?
3) O que é, afinal, Roda Livre (por favor, em termos bem leigos ...) ?
4) Às vezes, quando desengato a tração, fica um barulho de rolamento aporrinhando um tempo. Engato marcha à ré, ando uns 50 m e, quase sempre, o barulho some - mas às vezes não. Continuo rodando em 4x2, o barulho continua e, de repente, desaparece. O que é isso ?
5) Muito raramente o tal barulho aparece como por encanto, mesmo sem eu ter usado a 4x4. Por que ?
6) Quando fico muito tempo sem usar a 4x4, engato ela no asfalto mesmo e rodo uns 1.000 metros só para lubrificar o sistema. Isto é correto ?

Agradeço antecipadamente a todo mundo.

Não vou responder todas, pois não conheço tão bem a ranger
1 - Não sei
2 - A maioria diz que a roda livre manual é superior a automática
3 - Quando em 4x2, o cardã e dif dianteiro ficam estáticos, as rodas estão desacopladas, quando a roda livre é acionada (manual) as rodas se acoplam ao conjunto
4 - Na minha antiga L200 (2000) com roda livre automática tinha que dar uma ré de uns 3 metros para o total desengate/desacoplamento do sistema, ap´s andar com a 4x4 low, não tenho me lembro se na hi tb tinha que fazer isso, deve ser o mesmo caso seu, sempre dé uma ré após engatar 4x4 low
5 - pode ser algum rolamento gasto então
6 - Sim, recomenda-se andar pelo menos 16 km com a tração engatada pro mês, de preferência a fazer isso em estradas com pouca aderência (terra, lama, brita) para não forçar os diferenciais.

Espero ter ajudado.

[]´s

Walter L. L. Casitta
09/12/2004, 22:58
André,
A sua Ranger deve ter sim a RL acionada por vácuo e seria bom você mandar fazer uma revisão (limpeza e lubrificação). Elas podem estar causando o problema que você relatou e provavelmente esse pode ser um dos motivos (a necessidade de manutenção) que levou a Ford eliminar a RL.
Pessoalmente prefiro a RL manual, que daria mais opções de tração, como a possibilidade de usar a reduzida em piso não escorregadio, por exemplo em manobras com carga ou reboque.
Mas entre as propostas da Ranger está a de privilegiar a simplicidade e facilidade no acionamento da tração e isso também deve ter pesado na decisão da Ford em eliminar a RL assim como a adoção do comando elétrico.
A RL da Range não necessita da ré para desconexão como nas RL automáticas tradicionais pois ela é comandada juntamente com a tração via o interruptor do painel.

Andre Monteiro
13/12/2004, 14:30
Ok, agradeço as respostas de vocês. Só prá confirmar, porque não ficou claro para mim, a Ranger 2001 não tem Roda Livre, não é ?
Isso quer dizer que o sistema "roda" todo junto, se é que entendi direito. Isso, tecnicamente, implica em um pouco mais de consumo e um pouco menos de desempenho - mas poupa-nos de problemas, como o que ocorre eventualmente com minha Ranger...

Bom saber ! :)

renzo
13/12/2004, 18:04
Ok, agradeço as respostas de vocês. Só prá confirmar, porque não ficou claro para mim, a Ranger 2001 não tem Roda Livre, não é ?
Isso quer dizer que o sistema "roda" todo junto, se é que entendi direito. Isso, tecnicamente, implica em um pouco mais de consumo e um pouco menos de desempenho - mas poupa-nos de problemas, como o que ocorre eventualmente com minha Ranger...

Bom saber ! :)

exatamente....vc entendeu direitinho

melhor opçao é colocar a roda livre manual como fiz em meu carro.comprei na avm. ou entao ligue direto como as novas....eu nao aconselho,pois seu motor é bem mais fracos que os novos ,assim como o meu

abraços

renzo

Andre Monteiro
14/12/2004, 11:52
Amithai,
Pituto é pra que tem Ranger antiga. A minha é 2001 mão tem RL automática, senão eu faria a mesma coisa com certeza. Até cheguei a encontrar no desmanche as RL automáticas, mas os caras só vendiam o cubo completo inclusive com o freio por um preço maior que o das RL AVM.
Tive que trocar o atuador hidráulico e não foi necessário trocar o disco e o platô que estavam novos. Quem bom que sobrou o dindim pra comprar a RL. Tendeu?
Ligar e desligar a RL não serão problemas e sim prazer... (agora poderei usar a reduzida em qualquer lugar)


Desculpem-me pela insistência: o que é "pituco" ? Se compensa eu fazer um troço desses na minha Ranger (que é mais antiga e tem RL automática), o custo/benefício é melhor do que colocar RL manual ? :?

Martin Melcop
14/12/2004, 12:11
Andre,

qual o seu uso do 4x4? É frequente, uso em situações extremas (trilhas médias)?
Se não, fique com a automática, desde que a mesma esta boa.
No meu ponto de vista a roda livre automática atende, desde que não nas situações acima.
Eu uso roda livre manual, pois a mesma já vem no Troller.

[]´s

Andre Monteiro
14/12/2004, 15:10
Martin,
Eu uso a 4x4 pouco, apesar de rodar muito em estrada de terra, pois Goiás é cheia delas. Meu trabalho me leva a muitos caminhos rurais, algumas beiras de rios e, eventualmente, ao meio de pivôs de irrigação - que atolam prá cacete.
Na estação de chuvas, como agora, é preciso acioná-la mais vezes, mas sempre em situações leves: em 3 anos com a Ranger, só passei "aperto" com a 4x4 uma vez, tendo que usar a reduzida.
A minha preocupação com a roda livre é em função do tal barulho de rolamentos, que pode (?) caracterizar um problema futuro, num momento desses em que precisar utilizar a tração em situações leves.

dero
29/01/2006, 20:55
All,

A título de indexação vou colocar o tópico do PITUTO q o Ojaneri postou, para as Rangers antigas que tem RL automática:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=8488

Ojaneri :concordo:

valeu

RangerRed4x4
30/04/2010, 19:48
All,

A título de indexação vou colocar o tópico do PITUTO q o Ojaneri postou, para as Rangers antigas que tem RL automática:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=8488

Ojaneri :concordo:

valeu
O link está quebrado, se puder verificar se está correto, fico grato.