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Ver Versão Completa : Troca de buchas de jumelo - surpresa ao desmontar



Edison - Mp3
03/02/2009, 20:50
Comprei um jogo de buchas PU na Donatti :-D pois as da viatura estão com folgas. Resolvi trocar neste findi que retornei do litoral do RS, onde aproveitei o Jeep de montão. Foi as primeiras aventuras sem ser com um grupo, ou seja mais passeios q trilhas. Mas o fato é q ao desmontar o primeiro jumelo, encontrei um tipo de bucha e pino com bitolas diferentes :???::???: :( das buchas q comprei. Os pinos são mais grossos e as buchas parecem q tem metal. Perguntei a um amigo aqui em Porto Alegre e ele acha que é do tipo que o exercito usava, com pinos q aceitam lubrificação. Como faço, vou precisar comprar jumelos novos ou só prafusos de outra bitola?
Aceito dicas
Abr
Edison - MP3

praiasecacustom4x4
03/02/2009, 21:45
tem da jogar fora as bucha metalica.os pino originais sao mais grosso e nao da para a bucha de pu,so borracha comun.compra parafuso parcialmente rosquiados 8.8 eporca autotravante sempre colocando aruela e o problema esta resolvido

Edison - Mp3
03/02/2009, 22:00
Ok Professor, mais uma coisinha, e externamente o diametro das buchas novas casam perfeitamente? Ao sacar as antigas, q acho q vou ter de fazer uma forcinha, as novas servem.
Desde já obrigado pela atenção
Edison - MP3

edgar
04/02/2009, 09:37
Edison, as buchas de poliuretano entram com uma pequena força, mas não passe oleo que pode atacar o poliuretano. Tome o cuidado de retirar uma capa metalica da bucha velha que normalmente fica colada dentro do furo do chassi, eu tirei estas capinhas com um punção afiado.
Ja aproveite e verifique se não tem furos ovalizados no chassi
Quanto aos jumelos, avalie antes o preço de jumelos novos ja especificos para estas buchas e o preço dos parafusaos novos mais a possibilidade dos jumelos velhos estarem tortos, enferrujados, etc..

Edison - Mp3
04/02/2009, 12:19
Obrigado Professores.
Aproveitndo a dica, estou pensando em trocar os jumelos velhos, visto que estão um pouco mal tratados pelo tempo.
Pergunto: posso substituir os mesmos que tem 100mm de tamanho e 70mm de espaçamento entre os furos por maiores? Pensei em colocar chapas de aço, algo melhor que 1020, talvez até com inox, com 1/4" de espessura e 100mm entre furos. Será que não fica muito alto, perdendo assim estabilidade? To basedo nas medidas dos vendidos no mercado, que, claro que feitos em casa tem custo menor.
Grato
Edison - MP3

RBM
08/05/2009, 11:52
Também vou trocar as buchas do jumelo e as fixas de borracha por PU, para tira-las do lugar tem que ter ferramenta especial?? e para suspender as molas, é no macaco??

Edison - Mp3
08/05/2009, 14:40
Professor
As minhas eu mesmo troquei. Com um macaco hidraulico 2T, 2 tripé para apoiar a viatura pois tirei as rodas e ficou mais fácil. No mais chave de boca, W40, marretinha e muita paciencia pois os meus eram originais todo em metal e ai foi barra pra retirar.
6 horas de trabalho e pimba, novas buchas. Tive de colocar parafusos novos pois os meus eram de bitola diferentes e com graxetas. Comprei parafuso 12 Haley (não sei se é assim a grafia) porcas com aquelas travas de borracha e arruelas com o diametro externo iguais as das buchas.
O resto é só suor.
A barbada é colocar o macaco entre as molas e o chassi, leventar até as molas não fazerem força e retirar o pino antigo. Após ergui um pouco pra facilitar o trabalho e pronto. Faça uma mola por vez e importante, coloque o carro apoiado com segurança nos eixos para evitar acidentes.
Vai fundo, aproveita o findi para fazer força.
At

PredadorRJ
08/05/2009, 18:20
Salve.
Me diz uma coisa Edison, vc trocou os jumelos e colocou maiores, ou manteve os mesmos?

leopoldo
08/05/2009, 18:51
1- O nome do parafuso é ALLEN.

2- Para sacar a bucha de metal, tem que ser com sacador. NÃO pode ser na marreta pq corre o risco de trincar o suporte. Outro método é cortar por dentro até ela separar em 2.


Use sacador e faça o seviço certo.

Não use e faça lambança de Puerco Esculhambado.


http://images.solidcactus.com/autobarn/xxxw-otc7068.jpg

OU

https://chenowethspeedandmachine.com/store/images/23471%20c%20chry%20%20cbody%20uca%20bushing%20remo ver+%20installer%20Lg.jpg

RBM
08/05/2009, 21:05
1- O nome do parafuso é ALLEN.

2- Para sacar a bucha de metal, tem que ser com sacador. NÃO pode ser na marreta pq corre o risco de trincar o suporte. Outro método é cortar por dentro até ela separar em 2.


Use sacador e faça o seviço certo.

Não use e faça lambança de Puerco Esculhambado.


http://images.solidcactus.com/autobarn/xxxw-otc7068.jpg

OU

https://chenowethspeedandmachine.com/store/images/23471%20c%20chry%20%20cbody%20uca%20bushing%20remo ver+%20installer%20Lg.jpg


Mesmo tendo buchas de borracha, tenho que usar essas ferramentas??

leopoldo
08/05/2009, 21:43
Não.

Isso é para buchas metálicas que entram com uma boa interferencia.

Para montar buchas de poliuretano ou borracha, use vaselina ou oleo de silicone e dependendo do caso, o auxílio de um sargento (ferramenta)

RBM
08/05/2009, 21:48
Não.

Isso é para buchas metálicas que entram com uma boa interferencia.

Para montar buchas de poliuretano ou borracha, use vaselina ou oleo de silicone e dependendo do caso, o auxílio de um sargento (ferramenta)

Obrigado Leopoldo

Edison - Mp3
08/05/2009, 23:29
Predador
Mantive os jumelos, pois o ex proprietário que é meu irmão, quando arrematou o jeep em um leilão no exercito, já comprou ele modificado, com jumelos de 11cm entre furos, e feitos com barras de aço bem resistentes. Dei uma lixada neles e pintei com epoxi, ficaram novos.
At
Edison - MP3

Edison - Mp3
08/05/2009, 23:32
Valeu Leopoldo
Aprendi mais uma no forum, agora ja sei a grafia certa do parafuso:dance:
O legal desta troca de informações é que todos somos professores e alunos.
Grande abraço
Edison - MP3