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Ver Versão Completa : Suspensão do Niva



cleiderap
03/02/2009, 15:37
:pensativo: Pessoal, alguem sabe qual o melhor kit pra levantar a suspensão do Niva e aonde posso comprar?

Girti
03/02/2009, 19:18
:pensativo: Pessoal, alguem sabe qual o melhor kit pra levantar a suspensão do Niva e aonde posso comprar?

Cleide, pelo que entendo, você acaba de comprar o seu Niva, certo? assim sendo, baseado em minha experiência e me arriscando a ser chamado de enxerido, eu pergunto:

- você vai fazer trilhas com o Niva?
- como ele está, em termos de mecância, está tudo em ordem?
- não seria melhor você rodar com ele por algum tempo, para depois decidir se quer mexer na suspensão?

Feitas algumas perguntas, segue a justificativa para elas:

Muita gente, ao comprar o seu Niva (ou outro 4x4), fica empolgada com o "brinquedo novo" e faz, logo de cara, diversas alterações nele (alterações que, é claro, custam dinheiro!), antes mesmo de conhecerem melhor o carro. Passado algum tempo, descobrem que o carro não lhes serve, ou não é bom, enfim, resolvem se desfazer do mesmo. Nesta hora, passam a lamentar o dinheiro gasto nestas modificações, feitas antes de descobrirem se elas eram realmente necessárias, ou se poderiam ter sido feitas mais tarde, quando já conhecessem melhor o veículo.

É isso aí, que venham as pedradas! :-D :-D :-D

shuther4x4
03/02/2009, 19:54
Muita gente, ao comprar o seu Niva (ou outro 4x4), fica empolgada com o "brinquedo novo" e faz, logo de cara, diversas alterações nele (alterações que, é claro, custam dinheiro!), antes mesmo de conhecerem melhor o carro. Passado algum tempo, descobrem que o carro não lhes serve, ou não é bom, enfim, resolvem se desfazer do mesmo. Nesta hora, passam a lamentar o dinheiro gasto nestas modificações, feitas antes de descobrirem se elas eram realmente necessárias, ou se poderiam ter sido feitas mais tarde, quando já conhecessem melhor o veículo.

É isso aí, que venham as pedradas! :-D :-D :-D

Porque pedrada? A meu ver está totalmente correto.

E ás vezes essas adaptações (algumas muito porcas) começam a trazer seus efeitos colaterais, e aí começam a achar que o problema é a vtr e não as adaptações. E isso é muito comum!!:concordo:
Se quiser levantar, levante, mas com alguém experiente, que saiba o que está fazendo, pois eu não conheço nenhum kit que compense as angulações da homocinética, o aumento do semi-eixo e da barra panhard, etc...
Só que essa alteração só traz maiores consequências também no fora de estrada, onde forçamos mais a viatura.
O meu ainda está original devido a esses pequenos detalhes.
Abraços.

SERGIO MOLLO
03/02/2009, 20:17
Amigo; Depois de algum tempo que havia comprado meu CHERNOBYL,coloquei este kit comprado na sarancar.Depois de algum tempo, como ia colocar pneus maiores, fui fazer alinhamento etc..., acontece que por causa deste kit, o Niva não dava cambagem, ai tive que retira-lo, para dar cambagem. Não recomendo:discordo:.
Abs

galeaum
04/02/2009, 10:28
Tche, eu jah tenho meu niva a quase um ano, e agora estou querendo levantar um pouco a suspensao, nao muito.
a minha duvida e que como tenho que trocar os amortecedores da frente, sera que nao seria melhor colocar um amortecedor maior, jah que vou ter que colocar calços nas molas? caso isso aconteca, qual amortecedor devo usar


grato

Gustavo Niva
04/02/2009, 11:08
Galeaum,
mesmo colocando calços o curso dos amortecedores da frente muda muito pouco, provavelmente não precisa mudar eles não...

[]s

brteles
07/05/2009, 00:13
Quando peguei o minha viatura, este utilizava Pneus Firestone ATX 23° 215/80 R16, porém estes estavam mais que carecas. Ao mudar para os Pirelli Scorpion ATR com mesma medida (215/80 R16), os pneus começaram a pegar no interior do paralama traseiro (lado do motorista), ao passar em buracos grandes:?. Pra mim a Solução mais lógica seria a de levantar a suspensão em 2 a 3 cm :pensativo:, mas estou vendo que vocês discordam bastante! Vocês teriam alguma sugestão para sanar esse meu problema?! :parede::parede: Sugestões são muito bem vindas!

Niva Vermelho 93/94

BACALHAU
07/05/2009, 01:20
Só pega de um lado? :shock:
Tem coisa estranha aí. :pensativo:

MRaizer
07/05/2009, 10:46
Este pneu não era para estar raspando... Verifique primeiro se:
Os calços de fim-de-curso estão inteiros e no lugar, se a lataria não está empenada, a roda não tem algum "defeito" e se as buchas da suspensão não estão gastas permitindo movimentos estranhos da balança.
DEPOIS DISSO e querendo ainda levantar teu bichinho, tenho algumas sujestões:grin:

MRaizer
07/05/2009, 10:59
Primeiro eu verificaria ou trocaria TODAS as homocinéticas. Elas vão gastando em um ponto de maior carga e conforme se faz um trabalho destes tendem a estalar.

Por desencargo de conciência utilizaria um suporte independente para o diferencial dianteiro para poder movimentar ele mais facilmente e, com isso, poder ajustar os ângulos das homocinéticas.
Algo como este, anunciado pela LadaWorld:
http://www.ladaworld.com/product_info.php?cPath=2&products_id=49

Por fim partiria para a elevação propriamente dita. O que pode ser feito com os calços (e arruelas) vendidos por aí ou algo descrito neste tópico:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=41077

Para pequenas elevações é o suficiente (e não acho legal sair muito disso). Mas se quizer fazer um andaime pode se ir pensando em subchassis e outras coisas (estranhas ou não), a maioria altamente condenável.:discordo:

brteles
07/05/2009, 13:21
Vou dar uma olhada nas Homocinéticas e verificar o estado delas, partindo que os calços estão ok.

Estou trocando lentamente as peças desse carro e vendo qual vai ser o resultado final. Vou primeiro substituir as molas e amortecedores que andam bem cansados e na hora de trocar, verificar as homocinéticas e se não tiver uma resposta positiva partirei para um lifting. Nada além do necessário, como já disse em torno de 2-3 cm!

O que vem me incomodado é o fato de não encotrar um lugar bom pra fazer esse serviço no RJ. Você recomendaria algum lugar para mecher nas molas e amortecedores? alguém acostumado com nivas?!

MRaizer
07/05/2009, 18:32
Vou dar uma olhada nas Homocinéticas e verificar o estado delas, partindo que os calços estão ok.

Estou trocando lentamente as peças desse carro e vendo qual vai ser o resultado final. Vou primeiro substituir as molas e amortecedores que andam bem cansados e na hora de trocar, verificar as homocinéticas e se não tiver uma resposta positiva partirei para um lifting. Nada além do necessário, como já disse em torno de 2-3 cm!

O que vem me incomodado é o fato de não encotrar um lugar bom pra fazer esse serviço no RJ. Você recomendaria algum lugar para mecher nas molas e amortecedores? alguém acostumado com nivas?!

Lifting é o termo usado para quando se aumenta a distância entre o chassis e a carroceria. Como o Niva é monobloco, a princípio tal denominação não procede...:mrgreen:

Quanto às molas, o povo geralmente comenta a respeito da Molas Lobo, lá perto da Mangueira. Ao que tudo indica até construir uma mola do tamanho encomendado eles fazem!:grin: Só que nunca passei por lá:parede:

Quanto aos amortecedores... Bem, há quem coloque até de Kombi, mas a longo prazo não me parece que isso dê muito certo não...:rolleyes:

brteles
09/05/2009, 19:09
Vou dar uma conferida nesse lugar para trocar as molas em Madureira!

Valeu Pela força e pelas Dicas!:concordo:

netto mietto
09/05/2009, 20:54
O meu niva esta com kit na dianteira e na trazeira vendido na sarancar de nylon esta alto em torno de 3cm e nao me arrependi troquei as molas trazeiras do niva original pelas da pampa dianteira e coloquei amortecedores com + curso da kombi moderna de porta de correr nunca tive problemas com as mocineticas e uso pneus 235/75/15largos para o niva so com um detalhe tenho os para lamas cortados. Ai vai fotos.

MRaizer
11/05/2009, 20:52
Aproveitando o tópico.
Estava aqui procurando o esquema de ligação do cânister quando achei este diagrama.:twisted:
É impressão minha ou os amortecedores originais do Niva são desmontáveis (e recarregáveis)?!:pipoca:
Gente, genial! Dá até para mudar a "carga" deles deixando mais duros ou macios! :razz:Isso claro se ainda forem assim...:parede:

alexandre roveri
12/05/2009, 15:00
Aproveitando o tópico.
Estava aqui procurando o esquema de ligação do cânister quando achei este diagrama.:twisted:
É impressão minha ou os amortecedores originais do Niva são desmontáveis (e recarregáveis)?!:pipoca:
Gente, genial! Dá até para mudar a "carga" deles deixando mais duros ou macios! :razz:Isso claro se ainda forem assim...:parede:

É impressão sua

MRaizer
13/05/2009, 20:29
É... descobri. Parece que uma série que saiu assim... mas deve ser de modelos mais antigos, ou seja, só na Rússia camarada!
:cry:

wltreis
13/05/2009, 23:57
galera o site nivas gerais 4x4 tem dicas de peças e entre as dicas, consta algumas para levantar a suspensão, inclusive fala que os amortecedores da ranger com as molas , não me lembro de que carro, não dão final de curso !:concordo:

braszil
14/05/2009, 03:21
:pensativo: Pessoal, alguem sabe qual o melhor kit pra levantar a suspensão do Niva e aonde posso comprar?

Caros amigos levantar suspensao com esses kits nao existe. O que o kit faz é levantar a carroceria em relaçao a suspensao. Sao calcos colocaros em cima ou embaixo das molas para levantar a carroceria. Para aumentar a distancia entre os diferenciais e o chao é preciso muito mais que uns cilindros ou pedaço de chapa colocados sobre as molas ou entre elas e a bandeja. Quando comprei o Cacique ele tinha esses apetrechos e a unica coisa que eles faziam era levantar a carroceria para receber pneus maiores que sim aumentavam um poco a distancia entre os diferenciais e o chao, comprometendo o equilibrio a estabilidade e principalmente a segurança do carro. Para aumentar este espaço é preciso um planejamento muito detalhado para manter as caracteristicas de equilibrio e funcionalidade de uma suspensao de fabrica. Se fosse assim com alguns pedacinhos de plastico ou metal nao existiriam empresas especialisadas em projetar kits para os carros originais. O Cacique tem uma suspensao modificada que esta em constante avaliacao e melhoramento para se tornar um dia um verdadeiro kit para o NIVA.
Existem varias adaptacoes muito boas pelo Brasil a fora mas ainda nao existe nehum kit pronto em loja nehuma que seja projetado especialmente para o Niva. Nao vou postar o nome de quem projetou a minha porque sempre que digo o nome dele aqui os camaradas dizem que eu faço propaganda dele mas colocarei algumas fotos e se for solicitado entao eu digo onde podem encontrar alguem com um projeto para realmente melhorar o desempenho do Nivinha sem comprometer a estabilidade.

wltreis
14/05/2009, 06:36
Caros amigos levantar suspensao com esses kits nao existe. O que o kit faz é levantar a carroceria em relaçao a suspensao. Sao calcos colocaros em cima ou embaixo das molas para levantar a carroceria. Para aumentar a distancia entre os diferenciais e o chao é preciso muito mais que uns cilindros ou pedaço de chapa colocados sobre as molas ou entre elas e a bandeja. Quando comprei o Cacique ele tinha esses apetrechos e a unica coisa que eles faziam era levantar a carroceria para receber pneus maiores que sim aumentavam um poco a distancia entre os diferenciais e o chao, comprometendo o equilibrio a estabilidade e principalmente a segurança do carro. Para aumentar este espaço é preciso um planejamento muito detalhado para manter as caracteristicas de equilibrio e funcionalidade de uma suspensao de fabrica. Se fosse assim com alguns pedacinhos de plastico ou metal nao existiriam empresas especialisadas em projetar kits para os carros originais. O Cacique tem uma suspensao modificada que esta em constante avaliacao e melhoramento para se tornar um dia um verdadeiro kit para o NIVA.
Existem varias adaptacoes muito boas pelo Brasil a fora mas ainda nao existe nehum kit pronto em loja nehuma que seja projetado especialmente para o Niva. Nao vou postar o nome de quem projetou a minha porque sempre que digo o nome dele aqui os camaradas dizem que eu faço propaganda dele mas colocarei algumas fotos e se for solicitado entao eu digo onde podem encontrar alguem com um projeto para realmente melhorar o desempenho do Nivinha sem comprometer a estabilidade.

Caro Brazil, concordo plenamente com sua opinião, afinal com segurança não se brinca, aliás, vendo a suspensão de sua viatura, quase fiz algo parecido em meu Niva só que para alojar o motor xud que o mecanico dizia que não ia caber , falei pra ele, desmonta a suspensão e coloca o motor, depois eu monto a suspensão deixando o diferencial mais baixo. Dai ele viu que a coisa não era tão dificil e adaptou o motor!:putz:

Flugêncio
14/05/2009, 08:33
Caros amigos levantar suspensao com esses kits nao existe. O que o kit faz é levantar a carroceria em relaçao a suspensao. Sao calcos colocaros em cima ou embaixo das molas para levantar a carroceria. Para aumentar a distancia entre os diferenciais e o chao é preciso muito mais que uns cilindros ou pedaço de chapa colocados sobre as molas ou entre elas e a bandeja. Quando comprei o Cacique ele tinha esses apetrechos e a unica coisa que eles faziam era levantar a carroceria para receber pneus maiores que sim aumentavam um poco a distancia entre os diferenciais e o chao, comprometendo o equilibrio a estabilidade e principalmente a segurança do carro. Para aumentar este espaço é preciso um planejamento muito detalhado para manter as caracteristicas de equilibrio e funcionalidade de uma suspensao de fabrica. Se fosse assim com alguns pedacinhos de plastico ou metal nao existiriam empresas especialisadas em projetar kits para os carros originais. O Cacique tem uma suspensao modificada que esta em constante avaliacao e melhoramento para se tornar um dia um verdadeiro kit para o NIVA.
Existem varias adaptacoes muito boas pelo Brasil a fora mas ainda nao existe nehum kit pronto em loja nehuma que seja projetado especialmente para o Niva. Nao vou postar o nome de quem projetou a minha porque sempre que digo o nome dele aqui os camaradas dizem que eu faço propaganda dele mas colocarei algumas fotos e se for solicitado entao eu digo onde podem encontrar alguem com um projeto para realmente melhorar o desempenho do Nivinha sem comprometer a estabilidade.

Sem desmerecer todo o trabalho feito pelo Bacelar na susp do seu Niva, mas o que foi feito, foi simplesmente levantado a carroceria utilizando outro meio , muito mais dispendioso. A altura da bola do dif/solo continua a mesma, sem contar que teve que alterar o sistema de direção, tamanho dos cardãs... e mudou o centro de gravidade.
De positivo, vejo a maior possibilidade de tamanhos diferentes de pneus e a facilidade de adaptação de outros conjuntos de diferenciais modificados na frente.
Na traseira, deve ter sido levantado com molas maiores. Poste umas fotos.
Os calços fabricados e vendidos por aí, servem só para colocar pneus maiores.

MRaizer
14/05/2009, 21:28
Caros amigos levantar suspensao com esses kits nao existe. O que o kit faz é levantar a carroceria em relaçao a suspensao. (....)

Eu fiquei uns minutos olhando para as fotos tentando entender. De início achei que ele tinha feito a mesma coisa que fazem com Hilux, simplesmente montado um subchassis para descer todo o conjunto de suspensão mantendo a geometria original. Mas aí na última foto reparei no braço superior saindo pelo mesmo buraco original e o Niva nem tão levantado assim (por conta da longarina acredito que seria obrigado a subir coisa de 10cm ou mais). Ai fundi a cuca... até me dar conta que o que ele fez foi montar os braços inferiores num ponto mais baixo e manteve os superiores no lugar original!
Bem, isso aumentou o espaço para um pneu maior consideravelmente mas não parece ter aumentado o curso da suspensão. Aliás, aquela "esticada" que deram no conjunto junto ao cubo de roda... Que que é aquilo?! Só agora que vi e entendi como evitaram das rodas dianteiras terem o câmber variável!
Meodeos... Porquê não passaram o braço superior logo para baixo da longarina?
Abraço

MRaizer
14/05/2009, 21:34
Sem desmerecer todo o trabalho feito pelo Bacelar na susp do seu Niva, mas o que foi feito, (....) Na traseira, deve ter sido levantado com molas maiores. Poste umas fotos.
Os calços fabricados e vendidos por aí, servem só para colocar pneus maiores.

Exatamente, sempre que alguém calça um jipe sua intenção é a de dar mais espaço para os pneus ou, em casos específicos, aumentar o espaço para o jogo de suspensões especiais.
Falando nisso, to com uma má intenção: Montar uma suspensão com braço triangular central na traseira do meu Niva no lugar daquela maldita 5link! Algo que não precise de fazer solda na viatura, só apertar uns parafusos...:-D
E aí, alguém já encarou este desafio?:pipoca:

Flugêncio
14/05/2009, 21:52
Exatamente, sempre que alguém calça um jipe sua intenção é a de dar mais espaço para os pneus ou, em casos específicos, aumentar o espaço para o jogo de suspensões especiais.
Falando nisso, to com uma má intenção: Montar uma suspensão com braço triangular central na traseira do meu Niva no lugar daquela maldita 5link! Algo que não precise de fazer solda na viatura, só apertar uns parafusos...:-D
E aí, alguém já encarou este desafio?:pipoca:
MRaizer
Já tive algo parecido em um Niva, era o dif do Opala, e o Niva estava 4x2, veja as fotos.

MRaizer
14/05/2009, 22:06
É isso Flugêncio!
Só que minha idéia é evitar soldas no diferencial. Como o eixo trazeiro do Niva é "quadradinho" acho que vai facilitar a instalação de "braçadeiras" para este ponto central.
E aí, o que achou do resultado? Os pontos de ancoragem no monobloco suportam bem os esforços laterais? Manteve a tração 4x2?
Abraço!

Flugêncio
14/05/2009, 22:39
É isso Flugêncio!
Só que minha idéia é evitar soldas no diferencial. Como o eixo trazeiro do Niva é "quadradinho" acho que vai facilitar a instalação de "braçadeiras" para este ponto central.
E aí, o que achou do resultado? Os pontos de ancoragem no monobloco suportam bem os esforços laterais? Manteve a tração 4x2?
Abraço!

Foi utilizado por pouco tempo este sistema, ainda está lá em Natal-RN, retornei pro original, não aparentou nenhum problema.

MRaizer
16/05/2009, 12:17
Foi utilizado por pouco tempo este sistema, ainda está lá em Natal-RN, retornei pro original, não aparentou nenhum problema.

Porque retornou ao original? O Opala não tem também relação de diferencial 11:41 (ou 11:43)? Vou ver se apronto essa bagunça no meu, mas só depois de colocar o bichinho para andar direito.
(Isso é um mantra que tenho de me habituar a cantar, primeiro conserte, depois invente, primeiro conserte, depois invente...):mrgreen:

Marcio Rossetto
16/05/2009, 13:44
Isso sobre propaganda acho que não tem nada a ver , até porque eu tiro o chapeu para O Rogério B. Entre outros ele fez o kit do ap e funciona .... Além de ser uma pessoa bacana pacas e honesta .
Agora esse projeto é bacana e a filosofia do Rogerio é de projetar ,mas se um dia quizer voltar ao que era antes( para por ap , vc faz um furo só no jipe , mais nada ) , vc volta sem problema e isso é um mérito a mais nos seus projetos .

Agora , eu parto do mesmo princípio dele , para levantar a suspensão do Niva e manter as configurações de dirigibilidade segura , só alterando a posição do agregado, não adianta mexer nas molas ... Até porque é complicado em carro Integral por ângulo nas homocinéticas , fatalmente elas não suportam trabalhar assim em alta velocidade .

Eu só acho que vc faz tudo isso , apenas soldando um perfilado quadrado na longarina do Niva e fixando o agregado nele .
Se o tubo tiver 15 cm , vc acresce uns 10 cm na altura do Niva .

Só que é algo definitivo ....






Caros amigos levantar suspensao com esses kits nao existe. O que o kit faz é levantar a carroceria em relaçao a suspensao. Sao calcos colocaros em cima ou embaixo das molas para levantar a carroceria. Para aumentar a distancia entre os diferenciais e o chao é preciso muito mais que uns cilindros ou pedaço de chapa colocados sobre as molas ou entre elas e a bandeja. Quando comprei o Cacique ele tinha esses apetrechos e a unica coisa que eles faziam era levantar a carroceria para receber pneus maiores que sim aumentavam um poco a distancia entre os diferenciais e o chao, comprometendo o equilibrio a estabilidade e principalmente a segurança do carro. Para aumentar este espaço é preciso um planejamento muito detalhado para manter as caracteristicas de equilibrio e funcionalidade de uma suspensao de fabrica. Se fosse assim com alguns pedacinhos de plastico ou metal nao existiriam empresas especialisadas em projetar kits para os carros originais. O Cacique tem uma suspensao modificada que esta em constante avaliacao e melhoramento para se tornar um dia um verdadeiro kit para o NIVA.
Existem varias adaptacoes muito boas pelo Brasil a fora mas ainda nao existe nehum kit pronto em loja nehuma que seja projetado especialmente para o Niva. Nao vou postar o nome de quem projetou a minha porque sempre que digo o nome dele aqui os camaradas dizem que eu faço propaganda dele mas colocarei algumas fotos e se for solicitado entao eu digo onde podem encontrar alguem com um projeto para realmente melhorar o desempenho do Nivinha sem comprometer a estabilidade.

MRaizer
16/05/2009, 17:41
eu não gosto desta coisa de sair soldando no monobloco do Niva, nem tanto pelo fato de tornar definitivo, mas sim por se criar um ponto de tensão e ferrugem. Claro que uma solda MIG minimizaria os "efeitos colaterais" mas ainda prefiro o velho e bom parafuzo

Flugêncio
16/05/2009, 19:00
A pergunta clássica é a seguinte: "Vc quer Niva para fazer o quê?", considerando que: "Niva é Niva pra ser Niva", querer fazer muita coisa, ele deixa de ser Niva.

Marcio Rossetto
16/05/2009, 20:03
Camarada , depende muito , no caso da longarina eu meteria solda mesmo . Parafuso faz um estrago maior , pois vc terá que furar em pontos espaçados uns 8 cm , aí vai fazer uma peneira de tantos furos .

Outra , vai ficar um espaço entre a solda e a longarina , aí entra água e enferruja . Não estou discorando de vc , mas tem muitos prós e contras e o assunto é longo ...

Resumindo, eu venho estudando diversas formas de melhorar o Niva .

Estou chegando a conclusão do Flugêncio , tomou a decisão ....

Sugestão mais barata e funcional , não tem como dar errado :

Desmonta tudo , vira o Jipe de Ponta cabeça , solda uma viga( perfil quadrado) de 15 cm x 6 cm ao longo de toda a longarina existente , reforça nos pontos de suspensão e monta tudo de novo . Aí derepente metemos um feiche de mola na frente, um eixo de F75 e um abraço...:concordo:



eu não gosto desta coisa de sair soldando no monobloco do Niva, nem tanto pelo fato de tornar definitivo, mas sim por se criar um ponto de tensão e ferrugem. Claro que uma solda MIG minimizaria os "efeitos colaterais" mas ainda prefiro o velho e bom parafuzo

MRaizer
17/05/2009, 12:41
Camarada , depende muito , no caso da longarina eu meteria solda mesmo . Parafuso faz um estrago maior , pois vc terá que furar em pontos espaçados uns 8 cm , aí vai fazer uma peneira de tantos furos .

(....)

Sugestão mais barata e funcional , não tem como dar errado :

Desmonta tudo , vira o Jipe de Ponta cabeça , solda uma viga( perfil quadrado) de 15 cm x 6 cm ao longo de toda a longarina existente , reforça nos pontos de suspensão e monta tudo de novo . Aí derepente metemos um feiche de mola na frente, um eixo de F75 e um abraço...:concordo:

KKKKKKKKKK
Sabe que meu sonho era de ter aqueles cavaletes para girar o carro de rodas para cima?
Bem, enquanto o cavalete não vem... O que eu estava pensando era em algo diferente: Uma chapa parafuzada nos mesmos pontos da "canga" dianteira. Nela seria soldada uma outra chapa se prolongando para baixo de tal forma que a suspensão dianteira fosse toda deslocada para baixo (nessa brincadeira vão-se uns 15 cm). Os braços tensores da suspensão (que ancoram ela perto da parede de fogo) teriam de ser refeitos. Talvez a caixa de transferência fosse rebaixada e obrigatóriamente teria-se de usar homocinética para acoplar ela à de marchas (passaria a trabalhar com um ângulo vertical). A suspensão trazeira, para compensar essa bagaça, teria de ser tão elevada que a panhard não daria conta. Ou se esticaria a maldita (coisa que o Bacelar mesmo já faz) ou se trocaria por um braço triangular como naquele Niva que o Flugêncio mandou as fotos do diferencial de opala:concordo:.
Fica a pergunta, depois de toda essa trabalheira, que pneus seriam grandes o suficiente para precisar de todo este espaço? A transmissão aguentaria esses sapatinhos monstros?:-?

braszil
22/05/2009, 13:53
Sem desmerecer todo o trabalho feito pelo Bacelar na susp do seu Niva, mas o que foi feito, foi simplesmente levantado a carroceria utilizando outro meio , muito mais dispendioso. A altura da bola do dif/solo continua a mesma, sem contar que teve que alterar o sistema de direção, tamanho dos cardãs... e mudou o centro de gravidade.
De positivo, vejo a maior possibilidade de tamanhos diferentes de pneus e a facilidade de adaptação de outros conjuntos de diferenciais modificados na frente.
Na traseira, deve ter sido levantado com molas maiores. Poste umas fotos.
Os calços fabricados e vendidos por aí, servem só para colocar pneus maiores.[/QUOTE]

Caros camaradas,
realmente o intuito foi de permitir o uso de pneus maiores para aumentar a distancia do carro com o solo e assim poder usar pneus 31x10.5. Nao acho que a analogia foi correta pois o metodo usado nao foi tao dispendioso assim, a segurança nao tem preço. O metodo é muito mais seguro e correto que colocar rodelas entre as molas e a carroceria e pedaços de metal entre as molas e as bandejas e nomear isso de kit. Quando comprei o Cacique ele veio com uma adaptaçao dessas e era terrivel seu desempenho e principalmente a segurança, mas cada um sabe quanto vale sua vida nao é mesmo. O sistema de direçao nao foi alterado foi trocado por uma direçao hidraulica para auxiliar no uso dos pneus maiores. Os cardas foram feitos sobre medida para estes calculos e o centro de gravidade cuidadosamente calculado ja que as rodas e pneus sao mais largos e o offset calculado para corrigir a altura alterada. Os amortecedores sao regulaveis individualmente aumentando a estabilidade da carroceria no asfalto e permitindo maior flexibilidade em terrenos irregulares. Quanto a traseira nao foram so colocadas molas maiores a suspençao tambem foi modificada e reforçada mas isso ja é outra historia voi tirar algumas fotos e coloco aqui pra voces depois. Alem de tudo isso estas modificaçoes permitem uma regulagem perfeita da direçao em todos os seus sentidos. Ja o tal kit cilindrico na traseira e calço na dianteira embaixo da mola modifica completamente o angulo da bandeja eliminando qualquer regulagem.
Estou aqui para qualquer duvida.

Abraços

Marcio Rossetto
22/05/2009, 18:34
A vantagem de soldar uma viga quadrada na longarina do Niva , no meu ver é que vc já prolonga um perfil para baixo e faz um sub chassis .

Isso porque é batata : o Niva vai ficando velho e as longarinas vão apodrecendo , proporcionalmente ao numero de trilha feitos : lava , molha , se usar no mar , praia ....:putz:

Sério mesmo , eu vivo inspecionando a longarina , principalmente na junção perto do paralama . :parede:





KKKKKKKKKK
Sabe que meu sonho era de ter aqueles cavaletes para girar o carro de rodas para cima?
Bem, enquanto o cavalete não vem... O que eu estava pensando era em algo diferente: Uma chapa parafuzada nos mesmos pontos da "canga" dianteira. Nela seria soldada uma outra chapa se prolongando para baixo de tal forma que a suspensão dianteira fosse toda deslocada para baixo (nessa brincadeira vão-se uns 15 cm). Os braços tensores da suspensão (que ancoram ela perto da parede de fogo) teriam de ser refeitos. Talvez a caixa de transferência fosse rebaixada e obrigatóriamente teria-se de usar homocinética para acoplar ela à de marchas (passaria a trabalhar com um ângulo vertical). A suspensão trazeira, para compensar essa bagaça, teria de ser tão elevada que a panhard não daria conta. Ou se esticaria a maldita (coisa que o Bacelar mesmo já faz) ou se trocaria por um braço triangular como naquele Niva que o Flugêncio mandou as fotos do diferencial de opala:concordo:.
Fica a pergunta, depois de toda essa trabalheira, que pneus seriam grandes o suficiente para precisar de todo este espaço? A transmissão aguentaria esses sapatinhos monstros?:-?

BACALHAU
22/05/2009, 19:04
A vantagem de soldar uma viga quadrada na longarina do Niva , no meu ver é que vc já prolonga um perfil para baixo e faz um sub chassis .

Isso porque é batata : o Niva vai ficando velho e as longarinas vão apodrecendo , proporcionalmente ao numero de trilha feitos : lava , molha , se usar no mar , praia ....:putz:

Sério mesmo , eu vivo inspecionando a longarina , principalmente na junção perto do paralama . :parede:

Márcio, você já viu a espessura da chapa das longarinas do NIVA?
Pois ela é bem fina. Se estiver enferrujada então... não aguenta nem solda.
Foi por isso que resolvi SUBSTITUIR TOTALMENTE as longarinas do Pangaré. Como já faz tanto tempo, não sei se você ainda lembra. Aí sim, querendo dá até para soldar qualquer coisa. Até um sub chassis.
Observe também as longarina no compartimento do motor, entre o agregado e a parede corta-fogo. Ali é um ponto de esforço concentrado. (Veja as fotos)