Ver Versão Completa : Compensa comprar jeep 4x2 e transforma-lo em 4x4?
Matiusso
03/02/2009, 13:28
Fala pessoal !
Estou pensando em comprar um jeep 66, estou pagando R$ 3.500, esta com funilaria nova, precisaria trocar o bancos, capota, pneus e o mais importante, não tem tração dianteira.
Ele esta com motor e cambio de opala 4cc, da tração e suspensão dianteira só tem o eixo e os feixe de molas.:putz:
- Sera que é viavel comprar este jeep ?
- Quanto eu gastaria em média para deixa-lo 4x4 ?
- Se for o caso é melhor com roda livre ou não?
Lembrando que não teria verba para comprar um jeep já no esquema, a idéia seria arruma-lo conforme desse tempo (R$).
Desde já agradeço as opniões :concordo:
se tiver feixes de mola na frente ainda tá facil
acho que vai uns 5 a 6 mil ai pra colorar o 4x4 direito (cambio, reduzida, cardã, eixo, rodas livres e freio a disco dianteiro)
pra deixar bom de uso (pneus novos e tudo) considere um gasto de +/- 10 mil pra deixar legal
abraços
Acho que dá para colocar 4x4 sem gastar os 10 mil, depende para que se quer o Jeep e o quequer colocar nele (rodas e pneus)
Robertux
03/02/2009, 15:03
Com certeza você vai precisar comprar um câmbio, o do Opala não da, ou é muito dificil, para adaptar a t-case (caixa da reduzida/tração 4x4). Vai precisar também da t-case e do cardã dianteiro. O eixo dianteiro é do jeep? Se for tem o diferencial ou está vazio? O eixo trazeiro é do jeep? normalmente o pessoal colocava o do opala também, cujo diferencial é no centro, o do jeep, por causa da t-case, é meio pro lado direito, não sei se dá para aproveitar o do opala, se não der você terá que comprar um eixo trazeiro também, portanto é melhor você olhar com mais atenção e fazer uma relação de tudo o que precisa ser trocado. Acho que fica bem caro. Eu desisti de comprar um assim, achei inviavel.
Putz...vai mesmo, não pensei em tudo, ponta de eixo, rolamentos bons, cardãs... etc...
Rubens, você esta certo, se o resto todo do Jeep estiver muito bom, ele vai ficar na médias de uns 15 mil, valor normal de mercado, certo?
Fica mais facil achar um já 4x4...
Matiusso
04/02/2009, 14:18
Pessoal
Segue foto do jeep que pretendo comprar
Me informei direito, os 2 diferenciais são originais, então acredito que seja mais facil colocar para andar nas 4 patas, mas mesmo assim sera que compensa?
virge então...
fazer direito??
separa mais de 10 mango
só de olhar ai tow vendo uma travessa dianteira PODRISSIMA e isso pra trocar dóooiii no bolso mas fica bom
é um bom carro pra "levantar" mas não espere gastar menos de 10 a 15 porque é ilusão
ariel kleinubing
04/02/2009, 15:13
Cara, vou dar minha opinião, pois estou em uma situação semelhante. Comprei um f-75 4x2 também com motor e cx de opala e vou deixa-la 4x4.
Este seu jeep da foto parece que está com bandejas, então acrescente um jogo de feixe de molas no que vou escrever abaixo.
Seguinte, como vc tem motor e caixa de opala, sem problemas em usar esta mecanica e só colocar a caixa de tração (t-case). Faixa de preço da caixa de tração R$ 1.000,00. Mais a flange de adaptação, em média R$ 300,00. Vai precisar de um eixo dianteiro então separe mais R$ 1.500,00. Cardã, mais R$ 300,00. Se quiser colocar freio a disco, opcional, mais R$ 600,00. Pronto, vc já tem um 4x4. Coloque mais 10% em cima destes valores a título de despesas extraodinárias e preveja também a mão de obra, se sua ou de terceiros.
Duda Lopes
04/02/2009, 15:18
Completando o que o Rubensx falou, na foto da pra ver uma bandeja (travessa) na suspenção dianteira.
Acredito ser mais viavel ja comprar um 4x4 pronto, ou então, se o Jeep estiver a preço de banana, encarar a empreitada.
[].
Meu pitaco:
Compra e arruma os documentos. Da uma revisada em freios, rolamentos, terminais de direção, faz uma geometria e vai usando, vai conhecendo o carro. Descobre o que te incomoda, pesquisa o que voce acha que é bom, copia umas ideias do forum.
Com muita calma decide o que quer. Pneuzão ? Eixos de rural ? Molas de band ?
Vai comprando aos poucos, pneus, rodas, molas, vai revisando e deixando OK. O que der para montar, monta e vai usando. Voce vai ver que a tua cabeça vai ir mudando com o uso. É que nem fazer trilha sem guincho. Todo mundo tem, menos voce....mas um dia sai ! e enquanto isto fica pentelhado os outros para te ajudarem.
Comprar pronto é complicado, nunca voce vai saber o que tem dentro de um eixo....pode ser que coroa e pinhão estejam razoavelmente bons...mas e os rolamentos ? e os retentores ? Na minha experiencia, sai mais barato comprar os pedaços e ir montando e vendo o que tem dentro. Ja comprei (aqui no forum) munhão munhão que era para estar 100%, sem soldas e recebi um treco com prisioneiros soldados no ferro fundido (uma bost@) Então não te iluda com a propaganda de estar 100%, pronto para trilha, sujeito a vistoria.....o meu 100% é diferente do teu !
Melhore comprar um sabugo e pagar por um sabugo (não que teu jeep pareça sabugo !) do que comprar um amontoado de peças tortas e pagar como se fosse bom.
"Fio!"
O jeep até que tá legal pelo preço, maissssssss....
Ele tem:
Motor;
Cambio;
Suspensão dianteira e
Diferencial traseiro.
Tudo do Opala.
Realmente, na foto aparece bandejas, que foram de um opala.
Se observar as rodas, verá que são cinco furos, com os parafusos/prisioneiros próximos, em comparação com a traseira, são iguais, então, por analogia, é diferencial do opala. (fixado por feixe de molas mesmo)
Então, é um Jeepala!
Terá que comprar um câmbio (chevette); T-case; dif. dianteiro; dif. traseiro e cardans.
Agora, se for somente passear, não tem problema, mais nada de terra!!!!
Abraços.
Kim.
Robertux
04/02/2009, 23:26
A aparência está boa, mas se vc pretende fazer trilha, esteja consciente que você está comprando o chassi, o motor e a lataria. O resto você terá que fazer tudo. Os dois eixos novos (na frente ele tem bandejas do Opala com molas helicoidais), suspensão, eixo trazeiro (ambos completos com diferencial, ponta de eixo, munhão etc), cardans, caixa de marchas do Chevete, kit de adaptação, t-case, revisar a direção, provavelmente freios novos, rodas e pneus aro 16, os que estão nele parecem 14, apesar da funilaria parecer boa sempre aparece algo para fazer. Não espere gastar menos de R$ 15.000,00. Pagando R$ 3.500,00 -se o documento estiver OK - você terá um jeep praticamente novo por volta de R$ 18.500,00 (no mínimo) e muito trabalho pela frente.
Boa sorte e bom divertimento! Mas sem pressa, meses para terminar.
Abraço
Roberto
Matiusso
05/02/2009, 08:37
Caramba....que sabe,sabe
Eu não fui ver o jeep ainda, pois esta há 200km daqui, estava esperando opnião de vcs para ver se compensava.
Eu nunca pela foto (talvez nem vendo pessoalmente) ia saber que o difrencial e a suspensão dianteira era de opala, até percebi que era aro 14, mas esta dos furos foi para mim foi uma puta de uma analogia.
Então sabendo que vou ter que trocar o difrencial traseiro a ideía ficou mais longe ainda.
Vou analisar, pois aqui na cidade tem uma F-75 motor original 3 marchas no volante com 4x4 funcionado por 7K, acho que deve ser + negocio, a unica coisa que precisaria fazer para ja sair brincando é meter uns pneus mud e chutar a caçamba de madeira....a cabine foi inteirinha feita funilaria e pintada, é mais negocio?
Sergio Rocha
05/02/2009, 09:00
Por 9000,00 te arranjo um cara de cavalo, com motor de opala,freio a disco, direção de santana e eixos canela grossa.
[]'
megadeth
05/02/2009, 09:06
As informações da galera foram sensacionais, o amigo já pode avaliar melhor, mesmo a distância.
Se fosse eu, dava uma procurada melhor que, "Jeep crú por Jeep crú", acha-se por melhor valor, ou ainda, já com a 4x4.
Outro detalhe "importante" que ninguém atentou, é que o cachorro ( ou o fim dele ), provavelmente é um tomba-latas.
[]s
Caio
Robertux
05/02/2009, 11:08
Mil vezes a F75. Se estiver como você falou. Eu também estou procurando um 4x4 para comprar e achei um jeep igualzinho ao que vc viu e não comprei, é dor de cabeça demais. Eu compraria a F75. Outra boa opção é o jeep oferecido pelo Sérgio.
Boa sorte,
Roberto
cara estou com o mesmo problema comprei um jeep cara de cavalo 54
so que o cãmbio do mesmo esta muito ruim optei pelo clark, gostaria de saber qto vou gastar para traça e reduzi ele
ALGUEM ME AJUDE :sad:
Matiusso
05/02/2009, 14:11
Bem....pela opnião da maioria não compensa, mas vamos calcular os custos :putz:
cambio chevete 5 marchas............$ 400,
kit adaptação cambio x cx transf....$ 700,
Cx transferencia..........................$ 1000,
Cx seca ....................................$ 300,
diferencia traseiro .......................$ 1500,
Cardan dian/tras..........................$ 800,
TOTAL (sem mão de obra).............$ 4.700 :parede:
Já to desistindo, mas caso tenha alguma divergência de valor das peças ou falte mais alguma coisa, Dêem uma luz ( o diferencial diant. já tem).
Segundo o pessoal da Deeptec, como esta com bandeja de opala, provavelmente puxaram o motor para traz, tendo que coloca-lo para frente para casar as peças e ainda trocar embreagem, procede?
Robertux
05/02/2009, 14:52
Eu não estou conseguindo entender como ele já tem o diferencial dianteiro se está com o eixo dianteiro do Opala?
O proprietário tem guardado e vai fornecer junto? Porque no Jeep não está.
Eu colocaria nos custos um eixo dianteiro também.
O problema não é só o custo, mas achar as peças, tem que rodar vários ferro velhos, a não ser que você já tenha tudo em vista, tipo o mecânico tem ou já saba onde tem.
Matiusso
05/02/2009, 15:01
Eu não estou conseguindo entender como ele já tem o diferencial dianteiro se está com o eixo dianteiro do Opala?
O proprietário tem guardado e vai fornecer junto? Porque no Jeep não está.
Eu colocaria nos custos um eixo dianteiro também.
O problema não é só o custo, mas achar as peças, tem que rodar vários ferro velhos, a não ser que você já tenha tudo em vista, tipo o mecânico tem ou já saba onde tem.
Fala Roberto!
O cara tem guardado e vai fornecer junto os diferencial diant.,feixe de molas diant com jumelo e direção hidraulica.
As peças até já encontrei nestes valores.
Cara, na esquina da ponte do paraiba perto do parque da Cidade tem dois Jeeps e uma F-75 vendendo, por 15.000,00 um Jeep 75, por 12.000,00 um 72, a F-75 acho que tá 15.000,00 tbm, estão muito bem conservado pelo que vi passando de carro, não tem adesivos, capotas novas, vale a pena dar um olhada...
Tanto Jeep 4x4 - a grande maioria - dando mole por aí... é melhor comprar um 4x4 se você quer um 4x4.
Abraços a todos...
ariel kleinubing
05/02/2009, 21:06
Tanto Jeep 4x4 - a grande maioria - dando mole por aí... é melhor comprar um 4x4 se você quer um 4x4.
Abraços a todos...
Sei la, mas as vezes se compra um 4x4 cheio de acessórios e adaptações e quando vai se olhar a fundo, a grande maioria destes acessórios e adaptações não servem pra nada, gambiarra pura, tem que fazer tudo de novo, aí é melhor pagar menos e fazer tudo direitinho desde o começo.
É o que estou fazendo com minha f-75.
De que adianta um 4x4 com eixo canela fina, se vc quer colocar um seis boca e arrepiar nas trilhas?
De que adianta um 4x4 com jumelão e feixe original, se vc igual vai ter que trocar os feixes e fazer SPOA?
Paga menos e faz direito logo, é a minha opinião.
Abraços
Robertux
05/02/2009, 23:10
Fala Roberto!
O cara tem guardado e vai fornecer junto os diferencial diant.,feixe de molas diant com jumelo e direção hidraulica.
As peças até já encontrei nestes valores.
Se é assim, então realmente pode valer a pena.
Eu não acho uma boa idéia comprar um Jeep todo adptado, que vc não sabe como foi feito, na maioria das vezes é gambiarra e vc gasta 2 vezes, paga o que já foi feito e tem que fazer de novo, então se vc já tem todas as peças, o orçamento está dentro do razoável talvez valha a pena.
Eu estou procurando um original, funcionando, na faixa de até 7 ou 8K para começar a mexer. Eu queria um funcionando para começar a usar logo, depois vou mexendo aos poucos. Acho que não aguento esperar alguns meses com o Jeep no estaleiro, já estou com quase 51 anos e estou esperando pra comprar meu Jeep desde os 16. Sempre apareciam outras prioridades, portanto, eu quero para já, antes que não dê mais tempo.
Boa sorte com a sua empreitada. Em breve começarei a minha.
Abraço
Roberto
se vc pesquisar e procurar emcontra por um preço bem mais em conta
eu consegui a 1 ano e meio, mas acredito nao ter subido tanto assim o preço:
cambio do chevette .....150,00
reduzida / tcase completa .....300,00(revisada)
eixo dianteiro e trazeiro.......1400,00 (canela grossa)
feixe de mola toyota 4jgs........700,00
o mais interessante é que vc vai gastando aos poucos e tambem , vc fica certificado de tudo que foi feito sem gamdbiarra, muitas vezes vc gasta uma grana perto do que a turma tem falado, e depois tem que ir refazendo tudo, dai fica MUITO mais caro.
eu compraria esse jeep que vc esta falando e o montaria conforme o meu gosto e na configuração que seria ideal p/ o uso.
o que mais encarece o jeep sao os acessórios, a mecanica ate que é "barata".
espero ter ajudado.
boa sorte:concordo:
Bom, quando comprei meu CJ-5, ele era 4x2. Tava tão doido por ter um jeep que nem liguei pra isso. Fui comprando aos poucos as peças para deixá-lo 4x4 (Eixo dianteiro canela grossa, caixa de transferencia, cardãns e cambio do chevette, pois meu motor é de opala e seria menos complicado a adaptação). Garanto que não gastei horrores como disseram aí anteriormente. Se me lembro dos preços, bem pechinchados diga-se de passagem, paguei no eixo dianteiro (350,00 com os semi-eixos), caixa de tansferencia (550,00 aqui no forum), comprei os cardãns do chevette e mandei adaptar as cruzetas do jeep em um torneiro. O custo deve ter ficado por volta dos 200,00 os dois, pois tive que mandar encurtar o cardã traseiro. O cambio do chevette foi 150 reais, e a capa seca do opala moderno foi 100,00.
Bom, resumindo tudo, a preocupação de quem compra um jeep 4x2 é a de procurar as peças que faltam, pechinchar bastante e por final, meter a mão na massa, pois principlamente a mão de obra é que geralmente te aperta o bolso. Eu mesmo fiz tudo nos dois eixos, trocando retentores, limpando encrustas de lubrificantes velhos, pintando-os. A montagem da adaptação cambio/t-case (flange que mandei fazer no torneiro, e que saiu bem mais barato, que comprada em qualquer site) eu mesmo adaptei. Não vaza nenhuma gota de oleo. Tudo funcionando certinho. Mas é preciso tempo, paciencia (que muitas vezes não tive, mas acontece) e ver muitas fotos de adaptações aqui no forum. Principlamente pra ver o que deve ser feito e o que não se deve ser feito. Fico feliz por tudo, pois sei que foi eu que fiz, no melhor capricho, e que se algum dia der problema, saberei consertar sem ser extorquido por nenhum mecânico. Abração:concordo:
Matiusso
10/02/2009, 16:06
Então pessoal...no carnaval devo ir a São Bento do Sapucai ver uma F-75 orinalzinha com caçamba de lata de um tiozinho, esta há algum tempo parada num sitio, se ela estiver ok, acho que vou abraça-la o tiozinho esta pedindo 5 mil nela, ela é 6cc, 3 marchas no assoalho, 4x4 e reduzida funcionado, já da para sai brincando (logico depois de uma revisãozinha, freio,direção...)