Ver Versão Completa : Defeitos no meu CJ-5
cristiano
08/10/2004, 09:53
Gente,
Acabo de comprar meu primeiro Jeep Willys 1962, e chegou nesta quarta-feira, e no pouco tempo que estou com ele identifiquei alguns problemas e gostaria que me ajudassem...
1) Lavagem, pode jogar água em tudo ? pois eu comprei ele em Ubatuba e tem alguns pontos de ferrugem.
2) A cruzeta está com folga, acho que foi porque os pinos de lubrificação quebraram e acabou ficando seco, tem que trocar todo o conjunto ?? ou só a cruzeta ?? alguém tem alguma idéia de preço ?
3) Velocimetro não está funcionando, tirei o encaixe do cambio e o cabo está partido, de qual carro pode ser colocado ??
4) O marcador de combustível e temperatura também não funciona, bóia ?? qual seria a boia utilizada nele ?? como é feita a medição da temperatura, um sensor ?? também não está funcionando.
5) A folga do volante pode ser diminuida ?? me disseram que é aconselhável deixar alguma folga nesses carros, senão força muito a caixa, mas até que ponto ??
6) Uma das presilhas da tampa do filtro de ar está quebrada, tem que trocar todo o conjunto ?? ou consigo achar a presilha ??
7) Está faltando uma mangueira que sai da tampa do motor e entra no filtro de ar, qual mangueira eu posso colocar no lugar ali ??
8) A mangueira Bomba -> Filtro de combustível -> carburador é de plástico, o cara é doido!! melhor usar aquela de carburador normalmente de pano + plastico... né ??
9) Ele está sem a capota, porque está muito estragada, e as portas prendiam nela certo ?? então estou tendo que amarra o cinto na porta para ela não ficar abrindo, alguém tem alguma sugestão ??
Me desculpem o número de perguntas.... tudo é novidade para mim, já dei uma olhada no forum.
Meu Jeep é para trilhas leves, pois é 4x2...
1) Lavagem, pode jogar água em tudo ? pois eu comprei ele em Ubatuba e tem alguns pontos de ferrugem.
Depois que fizer alguma trilha vai perceber que TEM que jogar água em tudo!!! Não existe lugar que fica longe da lama num CJ!
O problema da ferrugem está mais ligada a maresia do que com água em si!
2) A cruzeta está com folga, acho que foi porque os pinos de lubrificação quebraram e acabou ficando seco, tem que trocar todo o conjunto ?? ou só a cruzeta ?? alguém tem alguma idéia de preço ?
O que você entende por conjunto? Cardã completo?!?
Provavelmente´uma simples substituição de cruzetas resolva seu problemas. Uma boa (Spicer) custa em torno de R$ 30,00 - R$ 40,00
3) Velocimetro não está funcionando, tirei o encaixe do cambio e o cabo está partido, de qual carro pode ser colocado ??
Do próprio jipe. Você encontra na JipeBras, Portugues 4x4, Agromotor, etc.
4) O marcador de combustível e temperatura também não funciona, bóia ?? qual seria a boia utilizada nele ?? como é feita a medição da temperatura, um sensor ?? também não está funcionando.
Mais fácil que o problema seja no próprio painel. O pessoal não costuma instalar direito e esses mostradores queimam rapidinho. Leve num autoelétrico para identificar seu problema e se for o painel, também existe novos para compra nas lojas citadas acima.
5) A folga do volante pode ser diminuida ?? me disseram que é aconselhável deixar alguma folga nesses carros, senão força muito a caixa, mas até que ponto ??
Esquece esse papo de aconselhável deixar folga! Isso é coisa de maluco!!!
A melhor maneira de livrar-se das folgas é adaptar um conjunto de direção mais eficiente. A caixa de Santana é uma adaptação boa e barata!
6) Uma das presilhas da tampa do filtro de ar está quebrada, tem que trocar todo o conjunto ?? ou consigo achar a presilha ??
Dificil... Se ainda estiver usando filtro banhado a óleo, aproveite e faça a troca por um filtro seco.
7) Está faltando uma mangueira que sai da tampa do motor e entra no filtro de ar, qual mangueira eu posso colocar no lugar ali ??
Hmmmmm... Então seu filtro não deve ser banhado a óleo, senão seria acoplado diretamente no carburador.
Deixa ver se entendi... Você está rodando sem filtro de ar?!? Complicado isso, hein?!? Vai atrás de uma loja que trabalha com mangueiras e pede aquelas bem reforçadas para esse mesmo fim... Se for numa auto peças, já existem algumas cortadas que podem ser do tamanho que precisa (acho que do filto de ar da Ranger).
8) A mangueira Bomba -> Filtro de combustível -> carburador é de plástico, o cara é doido!! melhor usar aquela de carburador normalmente de pano + plastico... né ??
Sim.
9) Ele está sem a capota, porque está muito estragada, e as portas prendiam nela certo ?? então estou tendo que amarra o cinto na porta para ela não ficar abrindo, alguém tem alguma sugestão ??
A porta não é presa na capota em si.
Você só precisa de uma armação para a "maçaneta" se fixar. Veja que na carroceria do CJ já tem um buraco para se prender essa armação. Explicar isso é complicado, mas se você ver um outro CJ de perto, é bem simples de entender.
Me desculpem o número de perguntas.... tudo é novidade para mim, já dei uma olhada no forum.
Ai, ai ai... 4x2?
O antigo dono realmente não sabia o que fazia! Fique a vontade para perguntar (afinal vai precisar de muita ajuda!) Só acho que deveria ter feito algumas perguntas ANTES de ter comprado esse carro!!!
Ah... Em breve vai descobrir que trilha leve que se faz de 4x2 não é trilha e sim passeio.
[]´s
andretomasi
08/10/2004, 10:25
Fala Cristiano, vou dar meus palpites pra cada item:
Depende onde tá querendo jogar água, no motor tem que tomar cuidado, mas na carroceria, atrás, painel, etc eu lavo com jato por tudo, seco tudo com pano e esponja e deixo no sol pra garantir que não fiquem pontos com água.. tem que cuidar algumas coisas:
- Bancos e forração, a minha foi feita pra molhar, mas se a tua for original ou outra pode estragar
- Embaixo do painel, se não estiver tudo vedado (relés, fios, chaves) pode molhar, dar curto-circuito e aí fu***.. experiência própria, vede bem tudo antes.
- Não deixe empoçar água nos "cantinhos", nem nos furos de parafusos, mais tarde é ali que a ferrugem aparece.
Os pinos dá pra trocar, mas tem que desmontar o cardã.. mas se a cruzeta foi pro saco é melhor trocar.
quote]O cabo original acho que tem no Donatti www.donatti4x4.com.br
[quote=cristiano.attie]4) O marcador de combustível e temperatura também não funciona, bóia ?? qual seria a boia utilizada nele ?? como é feita a medição da temperatura, um sensor ?? também não está funcionando.
A bóia é a original, não sei de alguma outra que funcione no marcador original.. a original tem no www.donatti4x4.com.br ou www.portugues4x4.com.br ou lojas especializadas
Dá pra consertar a caixa original, mas eu acho que não vale a pena $$$.. IMHO, coloca uma caixa mais nova (Santana por ex) e seja feliz :lol:
A presilha deve achar em desmanche.. mas se fosse você, já trocava esse filtro de ar por um seco, e acabava com a meleca.. além de poder instalar um snorkel mais facilmente.
Não entendi qual é a mangueira, a do carburador ou do respiro do óleo?
Use mangueiras próprias pra combustível, eu uso uma de malha revestida com borracha e alma metálica.. é pouca coisa mais cara, mas é mais segura.
Tem um pedaço da capota que é solto do resto, fica em cima da caixa de roda preso só na lataria, é um retângulo de lona, vai encaixado num furo na lata.. é ali que encaixa a porta.. quando tu tira o resto da capota (cobertura e janelas) tem que deixar aquele pedaço pra fechar as portas.
Qualquer coisa, grita :wink:
[ ]´s
Danniel Pizatto
08/10/2004, 10:26
Cristiano, o cabo do velocimetro, assim como outras peças aqui em BSB vc encontra na Induspina (taguatinga e 514 sul)
Paguei 13 real a um tempo..
cristiano
08/10/2004, 11:17
Depois que fizer alguma trilha vai perceber que TEM que jogar água em tudo!!! Não existe lugar que fica longe da lama num CJ!
O problema da ferrugem está mais ligada a maresia do que com água em si!
Minha preocupação é mais no painel e motor, acredito que as preocupações são as normais, de estar frio... tem perigo de entrar água nas lanternas e começar a queimar as lampadas ??
O que você entende por conjunto? Cardã completo?!?
Provavelmente´uma simples substituição de cruzetas resolva seu problemas. Uma boa (Spicer) custa em torno de R$ 30,00 - R$ 40,00
Eu falava exatamente do conjunto completo... Spicer é uma marca de cruzeta ?? encontro na donatti também ?? eu não sei quanto tempo ele está andando com essa folga, então fiquei com medo de ter estragado outra coisa por causa dela...
Do próprio jipe. Você encontra na JipeBras, Portugues 4x4, Agromotor, etc.
Esse cabo não varia de cambio para cambio ?? Posso comprar sem dó ? O meu é 4 marchas + ré...
Esquece esse papo de aconselhável deixar folga! Isso é coisa de maluco!!!
A melhor maneira de livrar-se das folgas é adaptar um conjunto de direção mais eficiente. A caixa de Santana é uma adaptação boa e barata!
Só a caixa do Santana ou o conjunto completo ?? Tem idéia de preço ?
Dificil... Se ainda estiver usando filtro banhado a óleo, aproveite e faça a troca por um filtro seco.
O filtro é a seco... mas como está faltando uma presilha não está conseguindo vedar muito bem... Achei o conjunto da toyota pelo telefone, é o mesmo ??
Hmmmmm... Então seu filtro não deve ser banhado a óleo, senão seria acoplado diretamente no carburador.
Deixa ver se entendi... Você está rodando sem filtro de ar?!? Complicado isso, hein?!? Vai atrás de uma loja que trabalha com mangueiras e pede aquelas bem reforçadas para esse mesmo fim... Se for numa auto peças, já existem algumas cortadas que podem ser do tamanho que precisa (acho que do filto de ar da Ranger).
Eu estou rodando com filtro de ar, mas como está faltando uma presilha, acabo não vedando, entrando ar pela tampa... Eu troquei esse conjunto ou tentar arrumar essa presilha para a tampa ??
A porta não é presa na capota em si.
Você só precisa de uma armação para a "maçaneta" se fixar. Veja que na carroceria do CJ já tem um buraco para se prender essa armação. Explicar isso é complicado, mas se você ver um outro CJ de perto, é bem simples de entender.
Ele tem esse buraco sim, mas eu achava que era em conjunto com a capota, é só colocar uma barra de ferro lá ?
Ai, ai ai... 4x2?
O antigo dono realmente não sabia o que fazia! Fique a vontade para perguntar (afinal vai precisar de muita ajuda!) Só acho que deveria ter feito algumas perguntas ANTES de ter comprado esse carro!!!
Ah... Em breve vai descobrir que trilha leve que se faz de 4x2 não é trilha e sim passeio.
[]´s
só mais uma coisa, acha que paguei caro 3.800 nele ?? nesse estado ?
Já me disseram que todos os jeep vem 4x4, o pessoal é que tira e tudo mais... é verdade ??
Obrigado.
cristiano
08/10/2004, 11:34
Fala Cristiano, vou dar meus palpites pra cada item:
Depende onde tá querendo jogar água, no motor tem que tomar cuidado, mas na carroceria, atrás, painel, etc eu lavo com jato por tudo, seco tudo com pano e esponja e deixo no sol pra garantir que não fiquem pontos com água.. tem que cuidar algumas coisas:
- Bancos e forração, a minha foi feita pra molhar, mas se a tua for original ou outra pode estragar
- Embaixo do painel, se não estiver tudo vedado (relés, fios, chaves) pode molhar, dar curto-circuito e aí fu***.. experiência própria, vede bem tudo antes.
- Não deixe empoçar água nos "cantinhos", nem nos furos de parafusos, mais tarde é ali que a ferrugem aparece.
O motor tem que tomar cuidado com o que ?? de estar quente ?? se for isso é normal...
Acho que o ideal é lavar, dar uma volta para sair o excesso e deixar no sol...
Os pinos dá pra trocar, mas tem que desmontar o cardã.. mas se a cruzeta foi pro saco é melhor trocar.
Acho que ela foi para o saco, ela é propria do Jeep ou serve de outro carro ?
A presilha deve achar em desmanche.. mas se fosse você, já trocava esse filtro de ar por um seco, e acabava com a meleca.. além de poder instalar um snorkel mais facilmente.
O meu filtro é o seco, acho que vou procurar no desmanche...
Não entendi qual é a mangueira, a do carburador ou do respiro do óleo?
É a do respiro do óleo...
Tem um pedaço da capota que é solto do resto, fica em cima da caixa de roda preso só na lataria, é um retângulo de lona, vai encaixado num furo na lata.. é ali que encaixa a porta.. quando tu tira o resto da capota (cobertura e janelas) tem que deixar aquele pedaço pra fechar as portas.
[quote=cristiano.attie]
Putz, bem lembrado!!! vou olhar os restos da capota e procurar esse pedaço... se não encontrar será que dá para adaptar algo ??
Qualquer coisa, grita :wink:
[ ]´s
Obrigadão mesmo pela ajuda!!
- Água nas lampadas
Se o seu farol for selead bean não esquenta! Ali não entra água.
Já as lanternas e piscas é legal fazer uma vedação com silicone. No meu antigo CJ fiz isso, mas era para não entrar lama: Agua eu nunca me preocupei
- Água no motor
Não deveria ser uma preocupação. Procure isolar o distribuidor e velas, mas não se preocupe com choques termicos.
- Cruzetas.
Spicer é uma marca de sistemas de transmissão (entre outros iténs). Com certeza o Donatti trabalha com cruzetas, mas não saberia dizer a marca. Da dúvida troque, afinal o custo é pequeno principalmente se pensar no trampo que vai ser se essa coisa quebrar no meio da rua.
- Cabo do velocimetro.
Não sei. Provavelmente varia sim, mas não sei te dizer isso. Pede um para seu conjunto mecanico e seja feliz. Em geral quem trabalha com essas autopeças é jipeiro e deveria conhecer o básico.
- Direção
Somente a caixa. Existem kits de adaptação prontos no mercado (Zezo 4x4, por exemplo!) e devem custar uns $300,00
- Filtro
Como já falaram, só vai achar a presilha em desmanches. Eu trocaria tudo por novo.... mas ai cada um cada um.
- Porta
Sim... Basta um ferro que sua porta já está presa.
- Preço
Acho caro sim! Por uns 7k a 8k já se encontra CJ´s preparados e em bom estado. Dependendo, vai gastar muito mais que isso para deixar seu CJ 4x4 e ar um trato nele.
- 4x2
O pessoal costumava adaptar suspensão do opala ou D20 nos CJ´s: Tiravam eixo e colocavam bandeijas e molas helicoidais, buscando conforto e uma suposta economia de combustivel. Outros simplesmente retiravam o cardan dianteiro.
Se seu caso for o primeiro e quiser adaptar 4x4, prepara o bolso! Só de diferencial, cardan, molas vai gastar uns 1,5k!
[]´s e boa sorte.
andretomasi
08/10/2004, 12:06
Bom, o Fábio já respondeu por mim :lol: Se tiver mais dúvidas, manda!
[ ]´s
Cristiano,
Se o filtro de ar é a seco, precisa antes descobrir qual é a adaptação. Filtro de ar a seco no CJ, só nos motores 4cc. Procure descobrir de de qual carro é o seu pra correr atrás das presilhas. :wink: :wink:
Aliás, você falou que é 4 marchas. Isso também não é original para um CJ 62. :roll:
A cruzeta compra a do jeep mesmo. Em qualquer loja do ramo vende. Spicer - como disse o Fábio - é uma excelente marca. :wink:
Se o motor for 6cc, não há mangueira do respiro do óleo ao filtro de ar, e sim uma tampa com feltro. Você encontra em desmanches ou em lojas especializadas (o que é mais difícil).
Na Agromotor (www.agromotor.com.br) você acha muitas peças originais. Não é o melhor preço, mas na dificuldade de achar uma peça, pode servir.
Qualquer coisa, é só falar. 8) 8)
[s]
ps.: seja bem vindo ao mundo dos jipeiros! :wink: :P
cristiano
08/10/2004, 12:35
- Filtro
Como já falaram, só vai achar a presilha em desmanches. Eu trocaria tudo por novo.... mas ai cada um cada um.
Eu estou tentando encontrar um novo mas ainda não encontrei, só encontrei o com óleo na donatti...
- Preço
Acho caro sim! Por uns 7k a 8k já se encontra CJ´s preparados e em bom estado. Dependendo, vai gastar muito mais que isso para deixar seu CJ 4x4 e ar um trato nele.
É... vivendo e aprendendo, foi meu primeiro Jeep mesmo... no próximo eu acerto, foi assim com os carros...
- 4x2
O pessoal costumava adaptar suspensão do opala ou D20 nos CJ´s: Tiravam eixo e colocavam bandeijas e molas helicoidais, buscando conforto e uma suposta economia de combustivel. Outros simplesmente retiravam o cardan dianteiro.
Se seu caso for o primeiro e quiser adaptar 4x4, prepara o bolso! Só de diferencial, cardan, molas vai gastar uns 1,5k!
[]´s e boa sorte.
Eu não penso em me desfazer dele muito cedo... acho que vou arrumar essas coisas nele e correr atrás de um motor à diesel para ele, aliás, qual seria o mais adequado ? os voks 1.9 ?? tudo com calmo... quem sabe quando eu terminar de arrumá-lo fica para o meu filho... :)
Obrigadão pela ajuda!!
cristiano
08/10/2004, 12:38
Cristiano,
Se o filtro de ar é a seco, precisa antes descobrir qual é a adaptação. Filtro de ar a seco no CJ, só nos motores 4cc. Procure descobrir de de qual carro é o seu pra correr atrás das presilhas. :wink: :wink:
O meu motor é o F100/Maverick 4cc... vou tentar conseguir um novo, sabe onde posso conseguir ??
Aliás, você falou que é 4 marchas. Isso também não é original para um CJ 62. :roll:
Com essa informação que você me deu alimenta minhas suspeitas que tiraram o 4x4 desse jeep... original é 3 marchas ??
A cruzeta compra a do jeep mesmo. Em qualquer loja do ramo vende. Spicer - como disse o Fábio - é uma excelente marca. :wink:
Se o motor for 6cc, não há mangueira do respiro do óleo ao filtro de ar, e sim uma tampa com feltro. Você encontra em desmanches ou em lojas especializadas (o que é mais difícil).
Na Agromotor (www.agromotor.com.br) você acha muitas peças originais. Não é o melhor preço, mas na dificuldade de achar uma peça, pode servir.
Qualquer coisa, é só falar. 8) 8)
[s]
ps.: seja bem vindo ao mundo dos jipeiros! :wink: :P
Obrigado mesmo!!!
Acho caro sim! Por uns 7k a 8k já se encontra CJ´s preparados e em bom estado.
Fábio,
Ultimamente não é bem por ae. Por esses valores, o máximo que encontra são uns CJs bem acabadinhos. :? :? Para pegar em bom estado e levemente preparado vai gastar uns 11K. :?
Se fosse há uns 2 anos, sem dúvida era esse o preço que você falou.
Se o problema forem só esses que o Cristiano relatou, acho que ele pegou por um bom valor, agora se a tração estiver sem diferenciais, eixo, etc, a coisa complica. :? Mas isso é IMHO. :wink:
[s]
Crisitano,
Realmente esse jeep foi alterado. Câmbio de 4 marchas e motor 4cc, só de 75 pra frente. :wink:
Como o filtro já é a seco, tenta encontrar a presilha. Se não, faz/adapta uma. :D Acho que não vale à pena trocar todo o filtro por um novo só por causa da presilha. :roll: Ae, só em desemanches mesmo. Infezlimente, em Brasília, só conheço a Asa Norte/Sul e o Eixo-Central. :?
Deita embaixo do seu jeep (aproveita pra se acostumar :lol: ) e vê o que fizeram? O eixo dianteiro tem que ser praticamente igual ao trazeiro. Vê como está caixa de marchas e a transferência. Se possível tira umas fotos e posta no tópico. Fica mais fácil pra gente ver. :wink:
Ah... outra coisa, quantas alavancas tem no assoalho? :roll:
[s] ajudados,
Danniel Pizatto
08/10/2004, 13:17
Primeiro ve se tem a transferencia..
é uma caixa meio "de lado" que vai atrás do cambio, que tem uma saída pro cardã traseiro e outra pro dianteiro..
Se tiver é 1/4 de caminho andado...
cristiano
08/10/2004, 15:42
Acho caro sim! Por uns 7k a 8k já se encontra CJ´s preparados e em bom estado.
Fábio,
Ultimamente não é bem por ae. Por esses valores, o máximo que encontra são uns CJs bem acabadinhos. :? :? Para pegar em bom estado e levemente preparado vai gastar uns 11K. :?
Se fosse há uns 2 anos, sem dúvida era esse o preço que você falou.
Se o problema forem só esses que o Cristiano relatou, acho que ele pegou por um bom valor, agora se a tração estiver sem diferenciais, eixo, etc, a coisa complica. :? Mas isso é IMHO. :wink:
[s]
Fiquei mais feliz agora... achei que tivesse feito um péssimo negócio, mas agora não tem volta e é igual a filho... pai é quem cuida... :lol:
Eu fiquei pensando na mesma coisa, por esse valor, andando, eu só achei ele... bom, achei um outro também, mas ele disse que estava funcionando mas estava parado à muito tempo e no relento, ele teve a capacidade de mandar uma foto com um monte de menino brincando em cima dele... AI NÃO!!! :cry: não cheguei a comprar jornal de outro estado, mas me exauri olhando na internet vários ...
Vou tirar algumas fotos mais detalhadas dele e posto aqui, é porque ele chegou nesta quarta para mim...
oi Cristiano:
os professores aki te deram um monte de conselhos, todos bons, ai vai o meu:
providencie traçao dianteira, ja. :wink:
[]´s 4x4, sempre.
cristiano
13/10/2004, 08:45
Mandei o carro para uma oficina aqui na minha cidade que é especializada em Jeep, eles são bem careiros, mas eu queria uma opinião de um especialista em Jeep, mesmo que não faça o serviço lá...
Batendo o olho eles perceberam que ele está com a caixa de direção da Rural, e o braço passa pela caixa de roda, e quando eu disterço o volante, o pneu pega nesse braço... resultado, vou ter que morrer numa caixa de direção, me disseram para colocar a do Maverick, que segundo eles custam em média 250 pilas, e ainda tem que fazer uma peça no torneiro...
Eles viram que a cruzeta está com folga e o cardã está curto, me parece que pegaram o que ia para a frente e usaram para o traseiro... não entendi bem, vou me informar melhor e posto aqui...
Cristiano,
E quanto à tração? O que falaram? :roll: :roll:
[s] curiosos,
cristiano
13/10/2004, 10:11
Ele está sem o diferencial dianteiro, só o eixo mesmo, trocaram o cambio como o Marcelo falou... e o cara arrebitou uma coisa para tampar o buraco do assoalho do 4x4... acho que para colocá-lo novamente para rodar 4x4 vou morrer no diferencial dianteiro, cambio e cardã... acho...
Danniel Pizatto
13/10/2004, 15:51
Em qual oficina vc mandou?
cristiano
13/10/2004, 16:00
Em qual oficina vc mandou?
Salve Daniel, que bom encontrar alguém de Brasília por aqui...
Ele estava na oficina, peguei agora, na Mekatron, eles me parecessem muito entendidos de Jeep... mas eu acho que ele está acostumado a pegar Jeep e colocar no mínimo 2000 reais nele... o meu está andando direitinho, só precisa arrumar o freio, porque está puxando quando eu freio, trocar a cruzeta que está com folga, e estudar uma caixa de direção para ele... porque a que colocaram nele, da Rural, está pegando na roda quando disterce...
Eu estou querendo gastar aos poucos, e com gente que pense um pouco mais na minha realidade... tipo assim... deixo o freio 0km.... depois, até derepente no outro mês... faço o serviço da cruzeta.... devagar... senão eu quebro....
conhece alguém assim ??
Danniel Pizatto
13/10/2004, 16:15
Conheço duas oficinas de 4x4 aqui em bsb..
Uma fica no SOF Sul, se não me engano na quadra 11.. De cabeça agora não lembro o nome, mas passando por lá vc vê..
A outra é a Traçao total no H norte em taguá.. fica ali em frente ao cemitério..
Nao conheço o serviço delas, pq que faz tudo no meu jeep sou eu mesmo.. que por sinal depois vc vai ver que é uma mão na roda entender de mecânica qdo se tem um Jeep ;)
cristiano
13/10/2004, 16:34
Você vai estar no encontro ? é hoje não ?? Você podia dar uma olhada no meu Jeep e dar alguns conselhos...
Danniel Pizatto
13/10/2004, 21:34
Encontro vc quer dizer do Terraço Shopping?
Dos Jipes é feito às quintas..
amanha não tenho prova, devo sair mais tarde da aula..
mas se der dou um pulo lá.. ;)
andretomasi
14/10/2004, 06:11
Fala Cristiano,
Tô achando essa direção de Maverick muito cara! Por 240 pila tu compra uma direção hidráulica de Santana completa.
[ ]´s
cristiano
14/10/2004, 07:27
A Josewal4x4 vende o kit completo por 600 reais... mas eu ainda acho que aproveito alguns braços existentes na minha...
Esse preço de 240 pilas foi o que uma loja especializada em Jeeps me disse que consegue... entrei em alguns tópicos aqui no forum e vi esse valor também...
Eu estou muito interessado em colocar a caixa de direção do Gol, já que pego trilhas bem leves e de vez em quando... até porque o Jeep está de "muletas", ou melhor 4x2.... :wink:
Eu peguei algumas fotos, não lembro de quem aqui do forum, que adaptou a caixa de direção do Gol e gostei muito... vou conversar com o mecânico e ver se ele consegue fazer...
Até porque se estragar (bate na madeira) deve ser bem mais fácil de achar que a do Maverick... tem alguns aqui que até compram uma segunda caixa de direção para tirar as peças...
cristiano
20/10/2004, 14:39
olhem as fotos do cambio...
cristiano
20/10/2004, 14:41
Eu queria a hélice original desse motor ou uma que caiba aí... parece que o cara adaptou uma aqui e teve que cortar...
cristiano
20/10/2004, 14:43
Eu queria um reservatório melhor, ou fazer um suporte para esse aí... detalhe, por enquanto não vou colocar servo freio... ele tá precisando de uma funilaria e pintura antes disso...
Danniel Pizatto
20/10/2004, 15:09
Pelas fotos nao dá pra ver direito..
pelo cantinho da primeira foto, parece um câmbio Willys/Ford..
Agora me diz uma coisa... a bola do diferencial traseiro é no meio ou mais pra direita (visto por trás)??
cristiano
20/10/2004, 15:33
Pelas fotos nao dá pra ver direito..
pelo cantinho da primeira foto, parece um câmbio Willys/Ford..
Agora me diz uma coisa... a bola do diferencial traseiro é no meio ou mais pra direita (visto por trás)??
Acho que a bola que você está falando é aquela que ficam nos eixos dianteiros dos jeep´s 4x4... o meu não tem... tirei umas fotos do eixo traseiro para você ver...
cristiano
20/10/2004, 15:37
Acho que vou ter que trocar os calços do carro, parece que estão saindo do lugar...
Cristiano,
As fotos que você tirou são do eixo traseiro. Você não tem do eixo dianteiro? E do câmbio? :roll: Se você deitar do lado direito do jipe, bem embaixo da porta, dá de cara com a T-Case e as saídas dos cardans. Se conseguir tirar fotos de lá, melhor ainda. :wink:
A hélice pode ser trocada por uma de plástico. Se não me engano, a do Corcel cabe direitinho com a mesma furação. :wink: Só precisa posicionar as mangueiras corretamente pra não pegar na hélice. :) Procure por fotos de motres aqui no Fórum que você vai ver, é bem simples. :wink:
O reservatório do fluído está bem posicionado. Só afaste ele da bobina. A bobina esquenta e pode acontecer alguma coisa lá. :? :? Se o reservatório não estiver vazando, não mexa. Esse sistema é bem mais fácil de conferir o nível que o original - que é lá embaixo, junto do clindro mestre. :wink: :wink:
Qualquer coisa, grita ae. 8) 8)
[s]
cristiano
21/10/2004, 07:21
Vou procurar pela hélice do Corcel... obrigado!!
Olha as fotos do eixo dianteiro...
Cristiano,
Você vai ter que encarar uma T-case e um eixo dianteiro pra por 4x4 no seu jeep. :? :?
Procura saber qual a relação do diferencial traseiro, pra quando você comprar o dianteiro não ter que sair correndo atrás de relação igual, já compra um montado, é mais fácil e garantido. :wink:
[s]
cristiano
29/10/2004, 13:34
Gente, desculpem o sumiço...
Mandei o Jeep na oficina se seguem a lista de serviços,
- 2 cilindros de freio dianteiro da F-1000 até 79
- 2 cilindros de freio traseiro do Jeep
- 2 cruzetas
- Foram trocadas as lonas dianteiras que são do Jeep mesmo
- O cardã estava muito curto e teve que ser aumentado 2cm
- Foi feito um suporte para fechar a porta já que ele está sem a capota
- Foi retirado a adaptação de tres mangueiras diferentes que saiam do tanque até a bomba, coloquei uma menor de 8 (pol?) até um segundo filtro de combustivel, e outra de 6 ate o tanque...
O cara me disse que nao sera necessario a colocacao de cunhas, vou tirar algumas fotos e enviar...
Agora o jeep foi para outro mecanico para colocar calcos novos no chassi, ja que havia alguns meus que estavam ate saindo do lugar... E estava pensando em colocar a caixa do Maveco, mas o cara disse que dava para aproveitar a caixa da Rural que foi instalada nele, so' terei que embuchar algumas coisas, para tirar a folga....
Com relacao a tracao 4x4, alguns me dissem para vender e comprar um que seja 4x4, outros para comprar os eixos e reduzida.... mas o cara me disse que no torneiro ele pega aquele diferencial traseiro que esta para a esquerda e coloca para a direita, ai so' tenho que comprar o eixo dianteiro e a reduzida... o que voces acham ??
Com relacao a tracao 4x4, alguns me dissem para vender e comprar um que seja 4x4, outros para comprar os eixos e reduzida.... mas o cara me disse que no torneiro ele pega aquele diferencial traseiro que esta para a esquerda e coloca para a direita, ai so' tenho que comprar o eixo dianteiro e a reduzida... o que voces acham ??
Cristiano,
Você sabe quanto vai ficar esse serviço?! :roll:
Independente do valor, IMHO, acho que não vale a pena. Esse serviço tem que ser muito bem feito e com ferramentário adequado, senão fica uma porcaria e vai dar problema depois. :? :? Não conheco o mecânico que vai fazer isso, mas se ele não for bom, esquece. :(
Procure pesquisar valores, talvez a diferença de pegar um eixo correto não seja tão grande assim, ainda mais se você colocar o seu no rolo. Eixos do CJ não costumam ser muito caros - o pessoal prefere adaptar o da F-75 que são mais largos. Ñao deve ser difícil achar um bom negócio. :wink:
[s] palpitados,
cristiano
13/11/2004, 18:53
Cristiano,
Você sabe quanto vai ficar esse serviço?! :roll:
Independente do valor, IMHO, acho que não vale a pena. Esse serviço tem que ser muito bem feito e com ferramentário adequado, senão fica uma porcaria e vai dar problema depois. :? :? Não conheco o mecânico que vai fazer isso, mas se ele não for bom, esquece. :(
Procure pesquisar valores, talvez a diferença de pegar um eixo correto não seja tão grande assim, ainda mais se você colocar o seu no rolo. Eixos do CJ não costumam ser muito caros - o pessoal prefere adaptar o da F-75 que são mais largos. Ñao deve ser difícil achar um bom negócio. :wink:
[s] palpitados,
Marcelo, desculpe a demora na resposta.
Eu gostaria de correr atras dos eixos e reducao dele um pouco mais tarde, ainda estou arrumando coisas que considero um pouco mais importantes, como a capota dele... peguei uma chuva com ele esses dias que comecei a colocar a capota algumas casas acima da lista de prioridades...
Vou correr atras desses eixos logo que terminar a capota e deixar os limpadores de parabrisa funcionando.... Ai depois vou precisar muito da ajuda de voces daqui...
cristiano
13/11/2004, 19:06
Gente,
Tenho descoberto mais algumas coisas no meu jeep, ele depois que voltou da oficina nao esta' saindo direito frio, tem que esquentar o motor um pouco antes de sair, parece carro a alcool... entao desconfiei dos cabos de vela e fui apertar com o carro ligado, o cabo de vela da bobina estava rompido dentro do distribuidor e o esperto aqui tomou um choque que perdeu a nocao do tempo... :roll: :roll: ate olhei se meu relogio tinha parado... :shock: Resultado, fui atras dos cabos de vela e descobri que o 4 cilindro estava com uma vela de escort ?? com um adaptador e' claro... o que leva um cara a fazer isso ?? nao parecia ser provisorio... deixa para la...
Consegui um parabrisa que fosse um pouco mais alto que o meu, parece que o cara pegou a armacao de um e colocou o vidro (traseiro?? ainda nao sei) da F1000 e a area de visao ficou bem maior, e melhor ainda, a parte de vidro ficou mais alto... porque como eu sou grande e sempre andava meio encurvado para olhar para a frente, estava cansado de passar em sinais vermelhos... (nao os enxergava)... :D :D
Problema: tem que adaptar os limpadores de parabrisa, porque parece que o dono desse parabrisa tinha eles na base e nao no parabrisa... outro e' a pintura, porque esta' na cor vermelha, mas isso nao e' problema porque o jeep vai ter que entrar na funilaria e pintura logo logo...
Vou tirar uma foto dele e postar aqui...
Fui fazer um orcamento da reforma da capota 80 latinhas... e o cara disse que fazia uma nova por 200 latinhas, claro que no molde da minha... mais 150 para recapar todos os bancos que estavam com uns rasgadinhos... Precisava resolver esse problema do parabrisa para ele fazer as medidas no parabrisa definitivo... Ahh!! Esse preco e' sem as janelas, mas com a portas...
Ele falou que vai prender a capota no parabrisa com uns botoes, os mesmos usados em capotas maritimas, o que voces acham ?? e' para ficar mais facil de tirar, ja' que minha capota nao e' conversivel...
Thiago Rodeghel
13/11/2004, 19:40
Cristiano :D
O pessoal costuma adaptar o da tampa traseira do Gol, o limpador. É bem simples adaptar. Pesquise no fórum q vc acha muita coisa sobre isso. Os braços e palhetas do fusca, bem baratinho!!! :wink:
Já a capota, bom se o cara for bom, o botão segura. Agora se ficar mau feito fica escapando direto. Mas o botão dá conta!!! Ou se quizer pode fechar com velcro. Mas acho que no velcro acumula mais sujeira :roll: ...
Já quanto as velas, as vezes o adaptador, serve tbm como espaçador de vela, para reduzir queima de óleo... sei disso pq já fiz isso no meu antigo motor :roll: Acaba subindo muito óleo, e encharca as velas.
[s]
cristiano
14/11/2004, 15:01
Cristiano :D
O pessoal costuma adaptar o da tampa traseira do Gol, o limpador. É bem simples adaptar. Pesquise no fórum q vc acha muita coisa sobre isso. Os braços e palhetas do fusca, bem baratinho!!! :wink:
Eu preciso de um que o eixo seja bem comprido, porque vai ter que atravessar a base do parabrisa... ele era em cima, mas com esse novo parabrisa vai ter que ser instalado na base, embaixo...
Já a capota, bom se o cara for bom, o botão segura. Agora se ficar mau feito fica escapando direto. Mas o botão dá conta!!! Ou se quizer pode fechar com velcro. Mas acho que no velcro acumula mais sujeira :roll: ...
De repente posso pedir para colocar os dois, mas como voce falou deve sujar bastante... Eu sou meio traumatizado com botao, ja tive uma capota maritima na camionete e dois botoes daqueles quebraram...
cristiano
14/11/2004, 15:03
Opa!! Olha eu aqui de novo...
Descobri agora que o jeep está escapando compressão por onde termina o coletor de escapamento e começa o escapamento... Faz um barulhao, principalmente nas reduzidas...
Dá uma olhada...
Thiago Rodeghel
14/11/2004, 19:09
Cristiano
Se o capoteiro, for colocar velcro em cima do parabrisa, até que a sujeira é aceitável. Agora nas partes mais inferiores, sujaria mais com certeza.
Bom no coletor, falta uma junta, coisa baratinha :P ... fácil de achar.
[s]
cristiano
15/11/2004, 16:34
O parafusos ou velcros da capota vão ser só na parte do parabrisa, na carroceria vão ser aqueles ganchos que vem originais...
Esse junta é do Maverick mesmo que eu uso ou pode ser usada de outro carro ?? Vou dar uma olhada...
Thiago Rodeghel
15/11/2004, 21:08
Esse junta é do Maverick mesmo que eu uso ou pode ser usada de outro carro ?? Vou dar uma olhada...
Bom acho acho que só esse mesmo, mas tenta na autopeças... sei lá :roll:
Lá vai falar Ford, Jeep, Maverick, F75, Rural, 4cil. Todos OHC.
Esse é fácil achar... não vai ter problemas...
[s]
cristiano
18/11/2004, 07:36
A peça do coletor ainda não achei, agora eu tenho outra história para contar para vocês que ao menos tempo que é trágica é cômica.
Ontem fui instalar o novo (velho) quadro de parabrisa nele, para colocação da nova (essa sim é nova) capota, na hora que o cara estava soldando uma peça, voou uma fagulha para trás e começou a pegar fogo debaixo do banco do motorista, é isso mesmo, no em cima do tanque de combustível... adivinha que eu fiz ?? fuuuuu fuuu... :D :D soprei... tentei apagar com o boné... :? :? nada... joguei água.... nada... :shock: :shock: comecei a ficar desesperado, imaginando aquele cogumelo de hiroshima e nagasaki.... :lol: :lol: :lol: até que um cara veio com um extintor, porque meu jeep estava sem, e pintei o interior dele inteirinho de pó.... :? :? :?
Ao menos o foto apagou... :wink: :wink:
Lição, mantenha sempre um ou dois extintores...
andretomasi
18/11/2004, 12:32
Fala Cristiano,
É por essas e outras que eu sempre ando com dois extintores e uma garrafa de água no CJ :lol:
O ideal era "proteger" o tanque com alguma coisa quando for soldar dentro do CJ.
[ ]´s
Cristiano,
Bem-vindo ao mundo dos Incineradores-de-Jeeps.
Já tive duas experiências bem assustadoras com fogo + meu jeep. :shock: :shock: :shock: No tópico do meu jeep tem detalhes. :wink:
Ah... para acessar o tópico é só clicar no nome Hefestos da minha assinatura. :wink: :wink:
[s] incendiados,
cristiano
22/11/2004, 11:20
Gente,
Após a troca da capa dos bancos e colocação da capota, que ainda falta fazer as janelas laterais e colocar ziper, lá vai ...
Também falta duas hastes de ferro no teto da capota que não deu tempo esse final de semana...
Comentários ??
cristiano
29/11/2004, 08:01
Gente,
Novidades e mais problemas, as novidades são que este final de semana instalei os limpadores de parabrisa comprados na donatti, são eficientes, mas os achei muito lentos, eita sono... :lol:
Os problemas são: o instalador disse que teria que instalar uma chave para cada limpador separado porque eles acabam funcionando em "ritmos" diferentes, ele até me mostrou isso!! :shock: como faço para solucionar ?!
Outra é que peguei uma chuva esse final de semana, e como consequencia da troca do quadro de parabrisa e a utilização da borracha do travessão antiga, começou a jorrar água pela base do quadro... dá uma olhada no local da foto...
Cristiano,
Os limparadores você nunca vai conseguir sincronizá-los, ao menos que você utilize somente um motor e faça a ligação entre os limpadores por meio de braços. :wink: É um pouco trabalhoso mas nada complicado. 8)
Da forma que está hoje, você pode ligar os dois na mesma chave, não tem problema. :wink: :wink: Não entendi o porquê de ligar em duas chaves? :roll: :roll:
Quanto a vedação, usa silicone. Mas não compra aquelas bisnagas pequenas, compra um tubão grande com o aplicador (revólver) dai você usa sem dó e sai bem mais barato. :wink: Ou compra uma borracha nova. 8) 8)
Qualquer coisa, grita ae.
[s]
andretomasi
29/11/2004, 13:01
Fala Cristiano,
Os limpadores vão funcionar sem sincronismo mesmo, mas se tu instalar com a parada automática, quando desligar eles param os dois embaixo, isso é o que interessa.
Em tempo: eu achava que era só nos nossos CJs com motorzinho adaptado que os limpadores giravam "doidões", sem sincronismo, mas esse fim de semana vi três Land Rovers do exército, com os limpadores girando um pra cada lado :lol: :lol:
[ ]´s
cristiano
29/11/2004, 13:20
Cristiano,
Da forma que está hoje, você pode ligar os dois na mesma chave, não tem problema. :wink: :wink: Não entendi o porquê de ligar em duas chaves? :roll: :roll:
Foi uma chave para cada limpador, foi a justificativa que o cara me deu... mas pelo que vocês falaram eu nunca vou conseguir sincroniza-los, então coloquei uma chave sem necessidade... :(
Quanto a vedação, usa silicone. Mas não compra aquelas bisnagas pequenas, compra um tubão grande com o aplicador (revólver) dai você usa sem dó e sai bem mais barato. :wink: Ou compra uma borracha nova. 8) 8)
Qualquer coisa, grita ae.
[s]
Mas se eu colocar o silicone e abaixar o quadro depois não vai "pregar" o quadro lá ??? como fica depois ?? eu vi o Leopoldo falando isso mas não entendi direito...
cristiano
29/11/2004, 13:21
Fala Cristiano,
Os limpadores vão funcionar sem sincronismo mesmo, mas se tu instalar com a parada automática, quando desligar eles param os dois embaixo, isso é o que interessa.
Em tempo: eu achava que era só nos nossos CJs com motorzinho adaptado que os limpadores giravam "doidões", sem sincronismo, mas esse fim de semana vi três Land Rovers do exército, com os limpadores girando um pra cada lado :lol: :lol:
Ele está com a parada automática... mas eu estou vendo que fiz merda deixando o cara instalar uma chave para cada limpador, já que eles perdem o sincronismo do mesmo jeito... :cry: :cry:
[ ]´s[/quote]
Rogério Barthy
29/11/2004, 14:36
Comprei tbm os dois limpadores para meu bruto e tive um pequeno trabalho para aumentar os furos, já que o quadro do parabrisa é basculante e então tive que gastar um pedacinho da borda do vidro.
Ficou "bom", com a pequena área de ação e os dois botões para acionamento individual dos limpadores e com a parada programada.
Realmente as velocidades dos motores são diferentes, mas não me importei com as duas chaves, mas sim com a velocidade única deles que para quem está acostumado com temporizados e três velocidades, estranha muito.
deve ter ficado um tanto quando estranho com 2 interruptores pro limpador ..... :roll:
cristiano
29/11/2004, 14:45
Comprei tbm os dois limpadores para meu bruto e tive um pequeno trabalho para aumentar os furos, já que o quadro do parabrisa é basculante e então tive que gastar um pedacinho da borda do vidro.
Ficou "bom", com a pequena área de ação e os dois botões para acionamento individual dos limpadores e com a parada programada.
Realmente as velocidades dos motores são diferentes, mas não me importei com as duas chaves, mas sim com a velocidade única deles que para quem está acostumado com temporizados e três velocidades, estranha muito.
Apesar do eixo desse ser bem maior que muitos outros vendidos por aí, eu tive que bater a lata do quadro um pouco para dentro para eu conseguir colocar a porca do outro lado... nada que uma pintura não resolva, já que o jeep todo está precisando de uma...
Eu também estranhei a velocidade, mas eu lembrei de uma coisa... esses jeeps vão no máximo até uns 80 90km/h... e acho que nessa velocidade ele aguenta...
Rogério Barthy
29/11/2004, 14:53
Os interruptores dos limpadores, ficam simétricos e do lado esquerdo do painel e da coluna de direção, sendo de fácil acionamento.
Esteticamente ficou bom e na parte de funcionalidade melhor ainda.
cristiano
29/11/2004, 15:04
os dois botões não ficaram mais estranhos que os limpadores funcionando desincronizados.... :lol:
Mas se eu colocar o silicone e abaixar o quadro depois não vai "pregar" o quadro lá ??? como fica depois ?? eu vi o Leopoldo falando isso mas não entendi direito...
Negativo,
O silicone não tem capacidade de "pregar", somente vedar. O máximo que vai acontecer quando você precisar baixar o quadro é parecer que tem uma fita dupla-face ali, nada demais. :wink: Só que quando fizer isso, o silicone que está endurecido não vai mais vedar como antes, dai você tem que arrancar o velho (ele sai bem fácil) e passar novamente. :wink:
Por isso trocar a borracha é a melhor saída. 8) :P
[s] siliconados,
...mas sim com a velocidade única deles que para quem está acostumado com temporizados e três velocidades, estranha muito.
Rogério,
Não sei se os seus limpadores são os da Donatti, mas aquele modelo tem duas velocidades. Eu não sei ao certo como ligar isso, só sei que você vai precisar de uma chave de trifásica. O pessoal aqui pode te ajudar melhor. :wink:
[s] velozes (mas nem tanto),
cristiano
29/11/2004, 19:56
Acho que vou optar pela troca da borracha mesmo.... mas valeu pela dica!!
andretomasi
29/11/2004, 20:20
Não sei se os seus limpadores são os da Donatti, mas aquele modelo tem duas velocidades. Eu não sei ao certo como ligar isso, só sei que você vai precisar de uma chave de trifásica. O pessoal aqui pode te ajudar melhor. :wink:
[s] velozes (mas nem tanto),
Ia dizer isso, o da Donatti/Oxford com quatro fios tem 2 velocidades.
[ ]´s
cristiano
01/12/2004, 07:55
O da Donatti tem 2 velocidades ???
O eletricista disse que não!! :x a não ser que ele tenha comido merda quando era criancinha ou comido criancinha quando era merda.... :evil:
Vocês tem certeza ??
andretomasi
01/12/2004, 08:29
Cristiano,
Tem quatro fios?
É comprado no Donatti, Oxford, etc?
É igual ao da foto?
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/e571562c8864a6006bc44025b41d286f.jpg
Então 100% de certeza que tem duas velocidades :wink:
Procure um eletricista decente.. o primeiro que levei disse que não dava pra ligar por causa da coluna, e só ligou o limpador direto com uma velocidade.. o último já era mais entendido e adaptou a ligação pra duas velocidades e parada automática.
[ ]´s
Rogério Barthy
01/12/2004, 10:11
Comprei o par, na Donatti a aproximadamente 18 meses e eles vieram c/ tomada com 3 fios (pos, neg, parada programada).
andretomasi
01/12/2004, 12:33
Aí Rogério, então esse não é o mesmo, o que comprei na Oxford e o Donatti vendia também (e português, entre outros), há 2 anos atrás, tem quatro fios, duas velocidades e parada.
[ ]´s
bem ,pessoal , peguei a discussao pela metade , mas o que posso dizer é o seguinte :
ligue os dois limpadores em uma única chave trifásica.
os quatro fios (nunca vi este motor ) devem ser um terra , um para a primeira velocidade ,outro para a segunda e outro para a parada automática.
o da parada automática deve ser um fio positivo , ligado diretamente da caixa de fusíveis .
outro fio positivo (da caixa de fusíveis) de ir ligado no meio da chave e os dois de velocidade em cada ponto restante.
o terra deve ser fixado em algum ponto do próprio qudro de parabrisas ,com um terminal olhal (furo).
cristiano
23/03/2005, 11:57
Gente,
Hoje eu levei o jeep e os dois diferencias com a caixa de reduzida para a oficina para voltar ele a andar com as quatro patas... http://community.the-underdogs.org/smiley/happy/WalkingSmiley.gif
Mas o mecânico levantou dois problemas inicialmente que me preocuparam...
:arrow: Ele diz que o entralhado é muito grande, ou manda cortar no torneiro ou compra um novo ? é isso mesmo ? http://community.the-underdogs.org/smiley/misc/eek8.gif
:arrow: Ele diz que a travessa que segura o câmbio tem que ser posicionada um pouco mais para trás, para segurar a reduzida também.
:arrow:
[]´s ansiosos pela ajuda
cristiano
23/03/2005, 12:07
O entalhado é esse ? o preço é esse mesmo ? http://community.the-underdogs.org/smiley/misc/bawling.gif
http://www.jet.com.br/donatti4x4/detalhes.asp?idproduto=11576
Gente,
:arrow: Ele diz que o entralhado é muito grande, ou manda cortar no torneiro ou compra um novo ? é isso mesmo ?
entalhado grande?
Cristiano, que sistema de transmissao vc ta usando? tudo original?
eixo entalhado eh grande mesmo. passe pra gente as especificaçoes detalhadas pra podermos ajudar vc.
se tua caixa de transferencia (reduzida) for a original willys, vc tem que usar o entalhado original independente da caixa de marchas que vc usar.
mas quando se adapta outra caixa de marhas o entalhado, claro, nao casa ai a galera manda no torneiro soldar a ponta do entalhado original.
mas isso tem que ser muito bem feito.tem gente que eh contra, preferem usar metodos mecanicos pra compensar. mas haja $$$$
:arrow: Ele diz que a travessa que segura o câmbio tem que ser posicionada um pouco mais para trás, para segurar a reduzida também.
:arrow:
isso tem que ser feito em 99% dos casos onde ser troca de motor por um diferente.
[]´s
cristiano
23/03/2005, 12:22
o meu motor é um OHC com cambio 4 marchas original... nada demais... só que ele está atualmente 4x2 com o diferencial traseiro, segundo meu mecânico, de opala.... tem uma peça que fica depois do câmbio que tem que tirar, aí aparece o tal do entalhado grande que estou falando...
minha suspeita sobre a travessa é a seguinte...
como a mecânica original do meu jeep, pelo ano dele (1962) não é essa... eu acho que a travessa pode ter sido modificada sim... uma vez eu comparei a distancia da hélice para o radiador de um jeep 1979, com a mesma mecânica mas original... e a distância dele é maior que a minha... minha hélice é bem junta do radiador...
cristiano
23/03/2005, 12:27
muda a posição das travessas se o jeep tem motor OHC ou o BF ?? http://community.the-underdogs.org/smiley/misc/hotsuprise.gif
cristiano
23/03/2005, 12:31
eixo entalhado eh grande mesmo. passe pra gente as especificaçoes detalhadas pra podermos ajudar vc.
O entalhado é desse tamanho ?
http://www.jet.com.br/Design/donatti4x4/Produto/1410-1G.jpg
Porque o mecânico me falou que o entalhado que tem lá é maior que esse, devido a ele estar sem a reduzida...
muda a posição das travessas se o jeep tem motor OHC ou o BF ??
sim.
cristiano
23/03/2005, 13:55
aqui tem uma foto da peça que ele falou que tem que tirar e colocar a reduzida no lugar... e o entalhado passa por dentro dela, por isso que tem que diminuir... isso é o que ele fala... tá correto ? http://community.the-underdogs.org/smiley/misc/eek4.gif
ps: Esqueçam esse arame, eu já tirei... http://community.the-underdogs.org/smiley/happy/inkplus.gif
cristiano
23/03/2005, 14:01
Vou contar a história desde o começo para os que ainda não sabem...
Eu comprei esse jeep 4x2... mas ele possui o motor OHC e o cambio 4 marchas do jeep mesmo... mas como o ano dele é 1962 fica claro que o antigo dono colocou a mecânica do novo jeep, pois ele deveria estar com o BF161 e o cambio 3 marchas...
Ele venho com o diferencial dianteiro rígido, acredito eu da F1000, pois todo o conjunto de freio é... e o diferencial traseiro, segundo meu mecânico do Opala, mas eu acredito que ele seja das Rural que sairam 4x2 pois ele tem a bola mais para a esquerda... como vocês podem ver nas fotos desse tópico...
então comprei novos diferenciais, tanto dianteiro quanto traseiro... mais a redução e os problemas começaram...
Eu verifiquei o espaço que tem entre a hélice e o radiador em um jeep que tem essa mesma mecânica de fábrica (um 1979) e o espaço é bem maior que o meu... inclusive o dele tinha um duto para a hélice que vem originalmente nessa mecânica... então ainda acredito que o motor esteja um pouco mais para a frente... acho...
O entalhado é desse tamanho ?
http://www.jet.com.br/Design/donatti4x4/Produto/1410-1G.jpg
esse eixo entalhado da foto eh original, para linha willys 4x4, nao eh grande nem pequeno eh do tamanho certo.
Porque o mecânico me falou que o entalhado que tem lá é maior que esse, devido a ele estar sem a reduzida...
Cristiano:
o entalhado "sai" da caixa de cambio e eh encaixado dentro da reduzida.
se o jeep esta sem a reduzida, eh de se esperar que a ponta do eixo entalhado fique "sobrando" ali.
mas eu gostaria muito de ver umas fotos disso tudo ai. ta muito estranho.
como esta ligado esse carda sem a transferencia?
agora vc pode estar usando o sistema "canela seca", ou seja, daquelas rurais que eram apenas 4x2.
mas nao saiu jipe desse jeito, que eu saiba.entao o seu foi adaptado.
nesse caso o entalhado eh um pouco diferente mesmo, pois vai direto pro cardan.ai faz sentido o que o teu mecanico disse.
[]´s
cristiano
23/03/2005, 15:03
esse eixo entalhado da foto eh original, para linha willys 4x4, nao eh grande nem pequeno eh do tamanho certo.
Poizé... ele disse que o entalhado que está no meu jeep é maior que esse (original)... tem que colocar o original de volta...
mas eu gostaria muito de ver umas fotos disso tudo ai. ta muito estranho.
Quais a fotos que gostaria ? tem alguma no tópico aqui que podem ajudar...
como esta ligado esse carda sem a transferencia?
Do jeito que o meca falou... sub-entendesse que o entalhado do jeep é maior (tem uma flange nele, dá para ver na foto) e no final dele tem uma luva... igual aquelas que tem na reduzida e já encontra o cardã....
agora vc pode estar usando o sistema "canela seca", ou seja, daquelas rurais que eram apenas 4x2.
também acho... por isso tive que comprar os dois diferenciais... o que me leva a crer que o diferencial não é do Opala como o meca falou e sim da Rural 4x2...
mas nao saiu jipe desse jeito, que eu saiba.entao o seu foi adaptado.
nesse caso o entalhado eh um pouco diferente mesmo, pois vai direto pro cardan.ai faz sentido o que o teu mecanico disse.
Julgando pelo cambio e motor que foi colocado ali... retirado o 4x4 e reduzida... a flange e o diferencial da Rural 4x2 completaram a cagada...
Mas vejamos pelo lado bom... se ele colocou o conjunto todo da Rural 4x2, então a adaptação de 4x4 para 4x2 ao menos foi bem feita... burra... mas bem feita... :)
Mas vejamos pelo lado bom... se ele colocou o conjunto todo da Rural 4x2, então a adaptação de 4x4 para 4x2 ao menos foi bem feita... burra... mas bem feita... :)
:D Fala Cristiano!!!
:D É isso aí. Ou esse conjunto saiu de uma Rural 4x2, ou de um Maverick. O Câmbio vc aproveita, mas sai fora a rabeta da caixa e o eixo entalhado. Ponha um entalhado para cx. de tração, e monte a a caixa. A travessa tem que que ficar mais para trás, pois tem um calço lateral, que fixa a cx. de tração. No calço original do câmbio, vai uma chapa, que o posiciona mais para trás. No chassi vc deve encontrar os furos originais, para posicionar a travessa. :wink:
[]'s
bom, olhando esta foto percebe-se que a caixa eh do 4x2 mesmo.
nao da pra saber ao certo que caixa eh aquela, pode ser da rural 4x2, maverick, etc.
mas com certeza pra colocar a transferencia tem que trocar o entalhado tbem.
[]´s
cristiano
23/03/2005, 15:53
Obrigado pela ajuda de vocês...
Tava parecendo que o pessoal não entendia muito de 4x2 aqui no fórum... não aparecia ninguém... deve ser porque ele chama 4x4Brasil e não 4x2Brasil.... :) :) :) :) :)
:arrow: É recomendável arrumar um entalhado em bom estado ou comprar um novo ?
:arrow: Vocês tem idéia de mais alguma coisa que não sirva ?
cristiano
23/03/2005, 15:57
A travessa tem que que ficar mais para trás, pois tem um calço lateral, que fixa a cx. de tração. No calço original do câmbio, vai uma chapa, que o posiciona mais para trás. No chassi vc deve encontrar os furos originais, para posicionar a travessa. :wink:
[]'s
É possível que eu tenha que colocar o suporte da caixa original também ?? que esse que está aí não sirva ?
É algum desses ?
http://www.jet.com.br/donatti4x4/detalhes.asp?idproduto=10763
http://www.jet.com.br/donatti4x4/detalhes.asp?idproduto=10760
...nao da pra saber ao certo que caixa eh aquela, pode ser da rural 4x2, maverick, etc.
A caixa do Maverick é a mesma do Jeep, o que muda é só aquele rabicho que tem atrás da caixa, de onde sai o cardan. É só arrancar o rabicho e acoplar a reduzida, ah... e trocar o entalhado também porque na caixa pra 4x2 o entalhado é maior mesmo. :wink: :wink:
[s]
É possível que eu tenha que colocar o suporte da caixa original também ?? que esse que está aí não sirva ?
É algum desses ?
http://www.jet.com.br/donatti4x4/detalhes.asp?idproduto=10763
http://www.jet.com.br/donatti4x4/detalhes.asp?idproduto=10760
:D O redondo com certeza, mas o retangular vc pode deixar o mesmo, se estiver inteiro... :wink: Não dá pra ver direito na foto, mas parece que o calço da caixa já está no lugar certo, talvez até mesmo a travessa esteja no mesmo lugar... :wink:
[]'s
cristiano
24/03/2005, 08:09
eu vou estar de férias durante a oficina e prometo tirar algumas fotos...
Pode ser então que esse "rabicho" seja da Rural 4x2 ou do Maverick...
Agora... a pergunta mais importante, vocês acham aconselhável arrumar um entalhado em bom estado ou comprar um novo ?? um novo está 220 pilas na donatti4x4...
O problema é que não pode se embassar pela furação antiga da travessa, já que a motorização anterior era dos BF...
cristiano
24/03/2005, 08:14
Estava conversando com o meca ontem e ele me lembrou de uma coisa... meu cambio está beleza, engates perfeitos e tudo mais... mas não me lembro bem, se é quando se pisa na embreagem ou não... mas dá uma roncada no câmbio... só por uns momentos... o meca disse que é um rolamento que fica no cambio... procede ?
Cristiano,
Sim! Pode ser o rolamento da embreagem, que como o próprio nome diz, não fica na caixa e sim na embreagem, na famosa caixa-seca. :wink: Aproveita que tá descendo o câmbio e revisa tudo (platô, disco e rolamento), se tiver ruim já troca logo e economiza uma mão-de-obra. :wink: :wink:
[s]
leopoldo
26/03/2005, 23:06
Agora... a pergunta mais importante, vocês acham aconselhável arrumar um entalhado em bom estado ou comprar um novo ?? um novo está 220 pilas na donatti4x4...
Cristiano,
o certo é desmontar a caixa e revisar o cambio/reduzida, trocar o entalhado e depois montar tudo e colocar a travessa no lugar.
Não importa se a motorização era 4 ou 6 cilindros, a posição do cambio é a mesma.
Sobre o entalhado, faz um bom tempo que a ford nos deixou na mão.
Quem ainda fabricava em boa qualidade era motogear.
Usado, só se a ponteira do entalhado não for enchida de solda ou estiver com descascamento.
marcelo nunes
27/03/2005, 00:05
Não entre nessa de caixa de Maverick.
Essa caixa dá seis voltas e meia (!!) de batente a batente e é obsoleta ( tudo bem o CJ também é...). Só que você vai estar montando uma caixa de um carro que parou de ser fabricado em 79...Muito provavelmente vai ser uma caixa recondicionada.
Daqui a uns anos, se você precisar reparar vai ser uma caixa de um carro que deixou de ser fabricado a 30 anos...
Uma caixa de santana é uma peça mais atual, você vai achar zero KM e vai ter reparo pra ela por muito tempo ainda.
Fica muito mais precisa que a do Maverick e igualmente macia. Dá só 3 voltas de batente a batente.
Paguei R$240,00, instalada, em agosto de 2004.
cristiano
30/03/2005, 16:57
Estive ausente alguns dias e parece que o tópico desandou um pouco... :D
Eu estava falando de cambio e não de caixa de direção... houve alguma confusão...
Leopoldo matou na unha... o cara comentou mesmo de usar um entalhado usado e fazer um enxerto no torneiro... o que me parece que não fica bom... Eu já achei um entalhado para o câmbio 4 marchas (parece que difere de cambio para cambio) por 197 latinhas... não perguntei a marca... pelo que você falou, com relação a isso só de achar já estou no lucro...
Ele diz que eu tenho que trocar um rolamento que fica no cambio, diferente de alguns que achavam que era o da embreagem... eu insisti e ele disse que é um que fica no cambio mesmo... como eu não estou na cidade, devo voltar no final dessa semana e terei maiores detalhes...
Já que o cambio estava fora pedi que ele tirasse fora a embreagem para dar uma olhada...
marcelo nunes
30/03/2005, 21:17
Batendo o olho eles perceberam que ele está com a caixa de direção da Rural, e o braço passa pela caixa de roda, e quando eu disterço o volante, o pneu pega nesse braço... resultado, vou ter que morrer numa caixa de direção, me disseram para colocar a do Maverick, que segundo eles custam em média 250 pilas, e ainda tem que fazer uma peça no torneiro...
...
Como nesta mensagem você mencionou que sugeriram a colocação de caixa de Maverick, postei a mensagem anterior. Espero que ainda não tenha seguido a opinião "técnica" do mecânico.
Quando coloquei a de Santana em dois dos meus CJs, eu já tinha ouvido umas dez vezes para colocar caixa de Maverick. Se tivesse dado ouvidos teria gasto mais e não estaria satisfeito como agora.
cristiano
05/04/2005, 18:57
Ola gente! Volto com novidades...
Consegui achar um entalhado muito bom por $70... novo estava por 190 e o orcamento ta ficando curto...
O barulho que vinha da embreagem voces nao vao acreditar, quando pedi para o mecanico desmontar ele verificou que o disco estava ao contrario... ele ate' me mostrou alguns arranhoes no disco, nada que o inutilize...
Segue o orcamento ate agora
:arrow: 04 burrinhos de freio
:arrow: 01 jogo de arruelas e travas
:arrow: 01 jogo de aneis sincronizados (1,2,3 e 4)
:arrow: 01 jogo de juntas do cambio
Tive que aposentar as rodas de liga leve da F1000 porque se eu abrisse o centro delas elas ficariam muito fracas, pois ficaram perto dos parafusos... penei para achar as rodas da F1000 de ferro... e com elas nao precisarei abrir o centro... mas quero chegar o centro delas mais para dentro, para jogar o pneu para fora... por causa da caixa da rural que esta no meu jeep...
O antigo dono fez o favor de soldar alguns terminais de direcao... tive que mandar no torneiro para fazer a rosca deles... agora veio uma duvida... numa barra e' sempre numa ponta rosca esquerda e na outra direita ? ou nao tem relacao ...
Comprei as coifas do carda da toyota... $8,5 cada uma com as bracadeiras...
Parece que eu vou ter que mudar a posicao dos calcos do motor... eu vinha notando isso a algum tempo e o mecanico diz que prefere montar todo o conjunto primeiro e depois medir... o meu motor esta mais para a frente (tem fotos no comeco do topico)
Ahh! fui trocar os burrinhos e descobrir que pessoas com quase 2metros nao foram feitas para entrar debaixo de jeeps... muito desconfortavel...
Sergio Rocha
05/04/2005, 19:01
Ahh! fui trocar os burrinhos e descobrir que pessoas com quase 2metros nao foram feitas para entrar debaixo de jeeps... muito desconfortavel...
Por que ? Vc entrou em pé ?
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
[]'
cristiano
06/04/2005, 11:55
Deitado já é difícil...
Tive que comprar o calço da reduzida também, o redondo... :(
O antigo dono colocou os amortecedor dianteiros voltados para dentro do chassi, vou ter que tirar o suporte e virar para fora.... :x
Tive que achar aquele garfo dos feixes que é maior que os demais... ele passa por um ressalto no diferencial dianteiro... só achava para vender os menores...
cristiano
10/04/2005, 15:58
Estava pensando eu mesmo e descobri porque os terminais são invertidos... para na hora de alinhar é só soltar os parafusos e girar a barra para alinhar a direção... (desculpas aos mais experientes)
Ao invés de soldar um novo olhal no munhão eu estava pensando nesse terminal
http://www.jet.com.br/Design/donatti4x4/Produto/345303g.jpg
Na barra que liga as duas rodas em um dos lados eu colocaria esse terminal, e do outro o terminal normal... e a barra que vem da direção chegaria no olhal desse terminal... ficaria bom ?? Seria mais sujeito a shimmy ?
Assim eu evitaria fazer a solda do munhao... mas talvez tenha que diminuir um pouco a barra, pois esse terminal e maior...
cristiano
10/04/2005, 16:00
Ahh... esse terminal tem um curva de leve na rosca... devido ao seu posicionamento no modelo original...
cristiano
10/04/2005, 16:06
Uma duvida surgiu com relacao as coifas do carda da toyota... ela encaixa bem na flange, mas nao achei um lugar para prende-la no carda com a presilha... alguma ideia ? foto ?
Foi duro, mas consegui achar as rodas de F1000 aro 16... muito dificeis de achar, so achava aro 15... estao um pouco enferrujadas e tem uma que precisa desempensar, mas vai ter que ser essas mesmas... saiu todas por $150... depois vou ver se acho mais um para o estepe...
Sergio Rocha
10/04/2005, 17:30
Na barra que liga as duas rodas em um dos lados eu colocaria esse terminal, e do outro o terminal normal... e a barra que vem da direção chegaria no olhal desse terminal... ficaria bom ?? Seria mais sujeito a shimmy ?
Assim eu evitaria fazer a solda do munhao... mas talvez tenha que diminuir um pouco a barra, pois esse terminal e maior...
É isso aí.Pode colocar sem medo.
[]'
cristiano
15/04/2005, 19:43
Tive algumas surpresas...
Foi uma dureza convencer o soldador a tirar o suporte do amortecedor sem tirar o paralama, ele disse que não dava para tirar com o paralama na frente... e o mecânico não me aconselhou a tirar pelo fato de ter parafusos pobres e não conseguir montar de novo tão fácil... Para os que não sabem o suporte do meu amortecedor estava voltado para o lado de dentro, tive que chega-lo um pouco para frente e para fora...
Descobri que o meu eixo traseiro é um pouco mais antigo, o chavetado... alguma problema muito sério ? Além de ser mais difícil a troca do rolamento...
Descobri que o cambio que estava no meu jeep era de uma F75 ou Rural que tinha cambio no volante, ele tem aquele suporte no cambio... ou será que todos os cambios 4m vem com aquilo ? Mas o meu foi cortado na marra mesmo... ficou só o cotoco...
Tive que aumentar os dois cardãs e ainda não descobri como prender a coifa do cardã da toyota nos meus... só conseguir encaixar o lado da luva, o lado do cardã não deu.... idéias são bem vindas...
Vou ter que aumentar as barras de direção, no outro eixo a barra que continha os olhais era maior... fui descobrir só hoje... vou manter mesmo o sistema barra ligando as duas pontas e o braço auxiliar ligando em uma das rodas... e acabei soldando o olhal.... Deus me ajude que aguente...
Também mandei o mecânico trocar as buchas do jumelo, eu coloquei as originais mesmo, de borracha... o orçamento tá mais que apertado...
Como havia falado, o meu motor estava mais para a frente, e não tinha jeito de colocar as alavancas da reduzida sem cortar a lata.... ou.... a lista que o mecanico levantou... como trocar filtro de ar, esquema do acelerador, mangueiras e outras coisas que aparecem.... preferi cortar a lata mais para a frente e dei sorte de não ter que entortar as alavancas... não precisou...
Outra... teve que soldar uns suportes feitos sob medida, para colocar o calço da reduzida... mas ficou original.... e do motor também.... mas consegui fazer de um jeito que não complique numa eventual troca dos mesmos....
Pergunta, todas as barras de direção os terminais entram por baixo ? nao podem ser colocados por cima ?
Descobri que o meu eixo traseiro é um pouco mais antigo, o chavetado... alguma problema muito sério ? Além de ser mais difícil a troca do rolamento...
:D Não, se estiver tudo em ordem...
Descobri que o cambio que estava no meu jeep era de uma F75 ou Rural que tinha cambio no volante, ele tem aquele suporte no cambio... ou será que todos os cambios 4m vem com aquilo ? Mas o meu foi cortado na marra mesmo... ficou só o cotoco...
Só Rural/F75 que tem. Vc pode tirá-lo e pôr uma tampinha no buraco da carcaça.
Tive que aumentar os dois cardãs e ainda não descobri como prender a coifa do cardã da toyota nos meus... só conseguir encaixar o lado da luva, o lado do cardã não deu.... idéias são bem vindas...
O diâmetro da coifa é maior que o do cardã?? Corte uma mangueira de borracha, tipo essas de radiador. Ponha por baixo e prenda com a abraçadeira.
Pergunta, todas as barras de direção os terminais entram por baixo ? nao podem ser colocados por cima ?
:D Sim, são todos assim. Pra inverter, só invertendo o furo cônico... Aí tem que refurar, embuchar e furar de novo... Não vale à pena...
[]'s
cristiano
16/04/2005, 19:56
Obrigado pela resposta Giovani!
Descobri como é difícil a regulagem das lonas desse tipo de eixo... tem um parafusos atrás...
Faltou as travinhas que segura o flexível de freio, sabe onde eu consigo ?
O jeep ficou parado 3 semanas na oficina e ontem quando terminamos tudo fomos sangrar e o cilindro mesmo não estava dando freio... sangrava e sangrava e não dava freio... como todos os burrinhos eram novos ele me disse que acontecem com cilindros que já estão um pouco ruins...
Falta trocar o cilindro mestre e as buchas do jumelo...
A bateria descarregou e tivemos que dar uma chupeta, mas aquela luz AMP do painel não apagava... eu acelerava bastante para ver se ela apagava, mas sem sucesso... alguma idéia do que é isso ? ele não ficava acendida o tempo todo antes... sera que e' porque a bateria nao estava totalmente carregada ?
Vou ter que refazer a passagem do escapamento, minha duvida e' se ele passa por dentro da travessa ou por baixo dela, como e' ?
Cristiano,
A bateria descarregou e tivemos que dar uma chupeta, mas aquela luz AMP do painel não apagava... eu acelerava bastante para ver se ela apagava, mas sem sucesso... alguma idéia do que é isso ? ele não ficava acendida o tempo todo antes... sera que e' porque a bateria nao estava totalmente carregada ?
Se a luz AMP do painel não apaga indica que o alternador não está carregando a bateria, ou ainda, um mal contato pode estar dando terra no fio. :wink: :roll:
Vou ter que refazer a passagem do escapamento, minha duvida e' se ele passa por dentro da travessa ou por baixo dela, como e' ?
O escapamento passa por baixo da travessa do câmbio. :wink: :wink:
[s]
cristiano
16/04/2005, 20:22
Marcelo,
Pode ser que a bateria não esteja totalmente carregada... já que ele ficou muito tempo desligado... e eu só dei uma voltinha nele, nada demais... às vezes não deu tempo de carregar a bateria...
:D Isso é duro de achar... E não se surpreenda com o preço, são carinhas mesmo, pra uma simples latinha... :roll: E alguns lugares prendi com abraçadeira em metro. :wink:
[]'s
Alexandre Vaz Ferreira
16/04/2005, 22:53
O escapamento passa por baixo da travessa do câmbio. :wink:
Opaaa
No meu passa por dentro (por cima) :roll:
Um abração
Fala aí Cristiano
qto á luz estar acesa , com certeza , o alternador não está carregando a bateria.....verifique se, na montagem ,não inverteram o fio marrom ( terra) , com o fio verde ( DF).....se isto tiver acontecido , pode até queimar o alternador ou o regulador de voltagem.......caso esteja com a ligação correta , ou o alternador ou o regulador está com defeito..
cristiano
17/04/2005, 14:42
:D Isso é duro de achar... E não se surpreenda com o preço, são carinhas mesmo, pra uma simples latinha... :roll: E alguns lugares prendi com abraçadeira em metro. :wink:
[]'s
Mas é própria para jeep ou serve de outros carros ? ainda nao achei...
cristiano
17/04/2005, 14:44
O escapamento passa por baixo da travessa do câmbio. :wink:
Opaaa
No meu passa por dentro (por cima) :roll:
Um abração
Putz!! Agora fiquei na dúvida... :roll:
apesar de que eu acho que posso tentar passá-lo em qualquer lugar desde que caiba e que não faça curvas fechadas...
cristiano
17/04/2005, 14:45
Fala aí Cristiano
qto á luz estar acesa , com certeza , o alternador não está carregando a bateria.....verifique se, na montagem ,não inverteram o fio marrom ( terra) , com o fio verde ( DF).....se isto tiver acontecido , pode até queimar o alternador ou o regulador de voltagem.......caso esteja com a ligação correta , ou o alternador ou o regulador está com defeito..
Eu vi que ele desmontou o motor de partida para mexer no cambio... sao os que chegam la ?
Mas é própria para jeep ou serve de outros carros ? ainda nao achei...
:D Grande Cristiano!!!
:D Pode ser de qualquer um, desde que o diâmetro seja o mesmo...
[]'s
Putz!! Agora fiquei na dúvida...
apesar de que eu acho que posso tentar passá-lo em qualquer lugar desde que caiba e que não faça curvas fechadas...
Cristiano,
Originalmente no CJ-5 o escapamento passa por baixo da travessa, mas nada impede que se confeccione o escapamento para passar sobre a travessa, desde que não fique com excesso de curvas e acentuadas. :wink: :wink:
[s]
[quote=tio]Fala aí Cristiano
Eu vi que ele desmontou o motor de partida para mexer no cambio... sao os que chegam la ?
Do alternador , sai um fio vermelho ,grosso ,que vai até o motor de arranque ,junto com o cabo da bateria....veja se ligaram ele direito.
cristiano
21/04/2005, 11:37
Descobri... um fio que chegava no regulador estava desconectado, aí apagou a luz... o terminal da buzinha também estava desconectado.... obrigado a todos!
cristiano
21/04/2005, 11:42
Eu peguei o jeep ontem na loja de escapamento, o dono inclusive tem um jeep...
Ele tem uma maquina própria para dobrar, e fez o escapamento inteiriço desde o coletor até o silencioso, sem nenhuma dobra... ficou profissional!! usou silencioso do opala...
Eu comentei com ele que estava querendo elevar um pouco o escapamento para passar em alagados, e ele diz que inclusive faz aquela telinha de proteção, igual as da toyota... só que achei um pouco salgado o preço $225...
Ele também faz o snorkel.... $250..
cristiano
21/04/2005, 11:44
Eu sai da oficina com a lona pegando muito, o jeep tava amarrado... como não dava mais tempo, fui eu mesmo regular... só que o meu eixo é dos antigos, onde tem dois parafusos em cada roda... que canseira!!! :? Desmontei 5 vezes para conseguir acertar e mesmo assim ainda acho que dá para melhorar... só que haja paciência!!!
Eu comentei com ele que estava querendo elevar um pouco o escapamento para passar em alagados, e ele diz que inclusive faz aquela telinha de proteção, igual as da toyota... só que achei um pouco salgado o preço $225...
Ele também faz o snorkel.... $250..
:D Olá Cristiano!!!!
:D Quem usa escape alto são os toyoteiros... :roll: ( :D esperando as pedradas)!
:D Isso é fria! Não faça isso no escape. Se vc cruzar um alagado, a água vai entrar no escape igual, ela sempre acha um lugar... E com o escape alto, ela não vai sair... E se o motor apagar dentro da água, por ter molhado a distribuição p/ ex.??? A água entra! E depois vc não tira... O negócio é manter a aceleração, aí ela não entra. Se entrar, sai fácil... Além disso, com ele alto, prejudica a saída dos gases.
:D Snorkel é uma boa, isso sim tem uma utilidade... :wink:
[]'s
cristiano
14/06/2005, 08:55
Gente,
Estou andando no jeep no dia-a-dia até chegar a Toyota Bandeirante que eu comprei, acontece que as varetas da tração (4x4 e reduzida) estavam trepidando muito e hoje pela manhã percebi que a vareta da tração caiu no assoalho :shock: :shock: ... deu um tempinho foi a da reduzida.... :shock: e vi que o pino que prende as varetas estava escorregando para o lado de fora... ainda não olhei pois estava indo para o trabalho e não precisava da tração... mas como esse pino é preso ?
Calma, que não perdi o pino...
mas como esse pino é preso ?
Calma, que não perdi o pino...
:D Tem um parafuso que trava ele. :wink:
[]'s
cristiano
15/06/2005, 07:39
Puxa!! Então ele já deve ter ido para as cucuias... trabalho para o final de semana.
Valeu!
mesd_lamaRS
15/06/2005, 15:11
Cristiano, só por curiosidade. A quantas $$$$ anda esta "reforma" que tu esta fazendo. Se der,(acho que estou abusando :oops: ) coloca uma lista doque tu fez e quanto custou :lol: :lol: :lol:
cristiano
15/06/2005, 17:15
mesd_lamaRS, O que ficou mais caro na reforma, porque ainda não fiz funilaria, foi a mudança para o 4x4, mas vou tentar colocar tudo.
- Tampa do motor OHC original (quando comprei tinha uma espuma)
- Travas do filtro de ar
- Trocar do reservatório do fluído de freio
- Troca do cilindro mestre
- Troca dos 4 cilindros (burrinho) de freio
- Troca da tubulação de freio dianteira
- Troca das 4 cruzetas do cardã
- Aumentar dos dois cardã
- Trocar dos anéis sincronizados do cambio
- Troca do eixo entalhado
- Trocar dos dois eixos (diferenciais)
- Troca das lonas de freio
- Bolas do cambio
- Retrovisor interno
- Retrovisor externo
- Troca do quadro de parabrisa
- Dois limpadores de parabrisa
- Conserta da janela de ventilação na frente do parabrisa
- Confeccção da armação e lona da capota (hand-made)
- Troca das lanternas traseiras
- Instalação da luz de ré
- Troca da bóia de combustível
- Instalação do towbar
- Troca do embuchamento do braco auxiliar da direção
- Troca de todos os terminais de direção
- Aumento das barras de direção
- Recapagem dos bancos
- Mudança da posição do suporte dos amortecedores dianteiros
- Solda no radiador
- Colocação de pneus 265/70 R16
- 4 rodas de F1000 de ferro (essa foi a mais difícil, só achava aro 15)
- Instalação do desborbulhador
- Instalação do towbar
Fora as coisas pequenas que surgem... parafusos, suportes e etc.
Até cansei... :mrgreen: eu lembro que só de reduzida e eixos eu gastei $1400, eu vou lembrando aos poucos...
cristiano
15/06/2005, 17:18
Com certeza devo ter esquecido alguma coisa, isso foi só de cabeça... :wink:
cristiano
16/06/2005, 10:08
Ah! lembrei ontem
- 2 Travas do quadro do quadro de parabrisa
- Dobradiças superiores do quadro de parabrisa
- Troca da cebolinha do óleo
- Confeccão de escapamento completo (na dobradeira) e colocação de silencioso do opala
mesd_lamaRS
16/06/2005, 10:12
Putz ! ! :shock:
cristiano
16/06/2005, 11:01
mesd_lamaRS, Tá pretendendo reformar o seu também ?
FrommarS
16/06/2005, 12:50
:mrgreen:
Cristiano...
Sempre achei muito legal este seu tópico... um dia abrirei um assim pro meu.... só que garanto que 7 páginas não serão suficientes :mrgreen:
Hasta Luego! :mrgreen:
Ronaldo B.
16/06/2005, 13:26
Com certeza devo ter esquecido alguma coisa, isso foi só de cabeça... :wink:
Fala aí Cristiano, beleza ??
Bela reforma hein !!! :)
Só prá você ter uma idéia, segue abaixo a relação das coisas que já fiz no meu CJ passado um ano da compra:
Troca da Roda Livre
Colocação do Galão Reserva de Combustível.
Troca das Lanternas Traseira
Troca do Quadro do Parabrisa (Iron Parts)
Troca da borracha de vedação do Parabrisa
Troca do motor BF161 pelo GM115 a álcool
Instalação da direção mecânica do Santana
Troca da Pedaleira suspensa
Troca do servo/Cilindro mestre
Instalação dos instrumentos do painel - Sinaleira, marcador de temperatura e combustível e pressão do óleo (Cronomac)
Troca do Câmbio 3 marchas pelo 4 marchas do Maverick
Revisão da T-Case
Reparo no chassi
Pintura do painel
Revisão da parte elétrica, foi trocada quase 100% da fiação.
Instalção da caixa de fusíveis.
Adaptação do escapamento
Instalação de 2 faróis de Milha
Instalação de 2 faróis de Manejo
Instalação do Totem Minitrip
Troca do Cabo do afogador e velocimetro
Colocação dos respiro dos diferenciais e câmbio
Colocação da Capa do estepe
Instalação do bagageiro e pára-choque traseiro Keko
Colocação do tapete
Colocação do espelho retrovisor interno
Adaptação da alça do painel ( Vulgo PQP)
Instalação do Alarme
Instalação do amortecedor de direção(Toyota)
Troca da bóia do tanque
Troca das velas, cabos, rotor, tampa do distribuidoer e bobina
Reparo das travas da capota
Troca do cabo de embreagem
Instalação do Towbar (Maceral)
Instalação da Gaiola (Keko)
Troca do Jogo de piscas dianteiros
Instalação do PX Cobra 19DXII + antena+cabo
Troca do carburador por H34SEIE
Instalação da partida á frio
Troca do Jogo de Pistões/cabeçote/juntas
Troca dos 04 pneus 255x70x16 por 04 pneus 33"X12,5X15 Savero MT
Troca do jogo de rodas Mangel modelo Modular 15X7" por 15x8"
Instalação de dois Bancos San Marino BA-65 reclináveis
Troca dos cintos de segurança
Troca dos suportes dos jumelos traseiros
Troca do Kit de freio dianteiro (SBD)
Troca dos rolamentos do cubo da roda dianteira
Troca dos feixes de molas traseiros
Troca do rolamento da roda traseira
Troca das lonas e revisão do freio traseiro
Troca do conjunto do filtro de ar (ainda em andamento)
E o mais importante.......
Compra de várias caixas de cerveja prá ir tomando enquanto faz tudo isso !!! :lol: :lol: :lol: :lol:
Isso é o que eu lembro, mas com certeza tem mais alguns ítens pequenos que foram esquecidos.... :lol: :lol: fora compra de anilhas, macaco, cinta, graxa, tinta, ferramentas, band aid, etc..:lol:
[]´s E a reforma continua.......
mesd_lamaRS
16/06/2005, 16:08
mesd_lamaRS, Tá pretendendo reformar o seu também ?
Cara, na verdade estou especulando para ter uma ideia $$$ na hora de comprar o meu. Se é melhor comprar um "condenado", meia boca, boca e meia ou um balaço..... Tenho que ter esta ideia até com relação ao tempo que vou dispor para "trabalhar" na viatura.
Abraço.
Vinicius Hauagge
16/06/2005, 17:00
Olhe, sinceridade, nao sei se é melhor vc comprar um jeep pronto ou fazer o seu da forma que achar melhor...
To com o meu há mais de 11 anos e ele ja passou por tres reformas completas...
Nao tenho ideia de quanto já gastei, mas foi um $$$ consideravel... se bem que $$$ depende do bolso de cada um... :P :P :P
Mas sinceridade, nao me arrependo!
mesd_lamaRS
16/06/2005, 17:11
Vinicius, tenho absoluta certeza de que não vou me arrepender, seja lá qual for a opção de compra :lol: . Porém, pretendo comprar o meu no final do ano de 2005 início de 2006 e sei que nesta época vou estar com pouco tempo para "mexer" nele :cry: . Então dependendo destes fatores todos (principalmente :twisted: $$$$ :twisted: ) vou ter de adiantar ou atrazar a compra :!: .
Forte abraço.
cristiano
16/06/2005, 18:15
Grande Ronaldo, tá com bastante trabalho pela frente hein... :D
Infelizmente eu ainda não consegui chegar aonde eu queria, estava mais preocupado com a estrutura dele, mas nem cheguei na lataria... E minha intenção era reformando enquanto eu fazia uma trilha ou outra com ele, mas chegou na lataria e agora vai ter que ficar um tempo parado.
Mas ainda penso em focar a reforma no que eu mais gosto de fazer com ele, que é água é lama... :mrgreen: então quero pensar em bloqueio de diferencial, snorkel de diferencial e de motor, pneus 100% off-road e um guincho... depois daí já dá para fazer muita coisa...
Ronaldo B.
17/06/2005, 09:59
Grande Ronaldo, tá com bastante trabalho pela frente hein... :D
Infelizmente eu ainda não consegui chegar aonde eu queria, estava mais preocupado com a estrutura dele, mas nem cheguei na lataria... E minha intenção era reformando enquanto eu fazia uma trilha ou outra com ele, mas chegou na lataria e agora vai ter que ficar um tempo parado.
Mas ainda penso em focar a reforma no que eu mais gosto de fazer com ele, que é água é lama... :mrgreen: então quero pensar em bloqueio de diferencial, snorkel de diferencial e de motor, pneus 100% off-road e um guincho... depois daí já dá para fazer muita coisa...
Cristiano,
Essa pequena relação que coloquei são das coisas que eu já fiz, ainda bem !!! Ainda tem mais algumnas coisas prá fazer, como trocar os feixes de molas dianteiros, quem sabe mais prá frente trocar a direção mecânica por uma hidráulica e colocar freio à disco nas rodas traseiras, mas ando meio sem $$$tempo$$$ agora prá fazer isso.
[]´s
cristiano
17/06/2005, 10:12
Amigo Ronaldo, e ainda estou num dilema hoje, porque acaba de entrar mais um filho na família.... calma... é uma Toyota Band 1983 (já com BF33)... :mrgreen:
Ronaldo B.
17/06/2005, 10:46
Amigo Ronaldo, e ainda estou num dilema hoje, porque acaba de entrar mais um filho na família.... calma... é uma Toyota Band 1983 (já com BF33)... :mrgreen:
Cristiano,
Parabéns pela nova "filha"... :D
Já abriu um tópico no Frota 4x4 prá ela ???
[]´s
cristiano
17/06/2005, 11:08
Já já vou abrir... eu estou fazendo um estudo completo dela, baixando manuais e etc, porque estou muito acostumado com Jeep e ela tem algumas coisas diferentes.
Mas como a nossa mãe sempre diz, gosto de todos os filhos do mesmo jeito.. :lol: :lol: