Ver Versão Completa : Fazendo ponta de eixo flutuante
Casa da transmissão4x4
02/02/2009, 22:03
Estou fazendo um serviço no eixo traseiro do meu jipe acho que ninguem deve ter feito isso por aqui e gostaria de ajuda dos participantes do forum:
Eu comprei um par de eixo da F-75 e no eixo traseiro eu tive que cortar para ficar com a mesma bitola da rural e a ponta de eixo ficou comprida (sobrou mais de 14 cm)e depois disso, eu tive a ideia de fazer a ponta de eixo flutuante.
Na flange aonde apoia a roda eu fiz uma redução do diametro, eu igualei ao tamanho do cubo dianteiro e fiz a furação do cubo, e depois na ponta do outro lado que surgiu um fato estranho aconteceu que quando eu fui comprar o eixo ele estava sem a ponta do lado curto, e aí o cara que me vendeu o eixo não sabia qual ponta era a original e me entregou uma que estava jogada no canto sem medir, e por acaso ela era mais comprida então por sorte ela tinha cerca de uns 10 cm a mais que a original, então depois de muitos calculos eu tive a iniciativa de tornear e fazer as pontas flutuantes.
Agora estou aguardando para o final de semana para terminar o serviço completo do jipe (fazendo regulagem de coroa e pinhão do diferencial dianteiro) e depois dar uma volta para ver se ficou bom.
Estou curioso quanto ao resultado alguem sabe de algum caso igual a esse por aqui ????
Dpois vou postar fotos delas uma esta com 84,5cm e a outra está com 74,5 , medindo do lado de dentro da flange a te a ponta.
Zé Renato
03/02/2009, 09:43
Legal! :concordo:
Seria interessante vc postar passo a passo o serviço, é bem construtivo aqui pro fórum. :mrgreen:
RogérioNunes
03/02/2009, 20:25
Já foi feito sim Danilo!!
Já fiz dois eixos aqui na oficina de F75 flutuantes,um com cubo dianteiro da própria e outro com tudo de toyota band.
Pro cj fica mais fácil pois sobra bengala pra usinar. Tenha atenção ao tratamento térmico na nas áreas onde perderam a dureza por conta da usinagem!!Boa sorte na empreitada!
Estou fazendo um serviço no eixo traseiro do meu jipe acho que ninguem deve ter feito isso por aqui e gostaria de ajuda dos participantes do forum:
Eu comprei um par de eixo da F-75 e no eixo traseiro eu tive que cortar para ficar com a mesma bitola da rural e a ponta de eixo ficou comprida (sobrou mais de 14 cm)e depois disso, eu tive a ideia de fazer a ponta de eixo flutuante.
Na flange aonde apoia a roda eu fiz uma redução do diametro, eu igualei ao tamanho do cubo dianteiro e fiz a furação do cubo, e depois na ponta do outro lado que surgiu um fato estranho aconteceu que quando eu fui comprar o eixo ele estava sem a ponta do lado curto, e aí o cara que me vendeu o eixo não sabia qual ponta era a original e me entregou uma que estava jogada no canto sem medir, e por acaso ela era mais comprida então por sorte ela tinha cerca de uns 10 cm a mais que a original, então depois de muitos calculos eu tive a iniciativa de tornear e fazer as pontas flutuantes.
Agora estou aguardando para o final de semana para terminar o serviço completo do jipe (fazendo regulagem de coroa e pinhão do diferencial dianteiro) e depois dar uma volta para ver se ficou bom.
Estou curioso quanto ao resultado alguem sabe de algum caso igual a esse por aqui ????
Dpois vou postar fotos delas uma esta com 84,5cm e a outra está com 74,5 , medindo do lado de dentro da flange a te a ponta.
Casa da transmissão4x4
08/03/2009, 16:54
Fiz o teste depois de pronto e as pontas ficaram exelentes, ate agora eu não ví nenhum problema apesar de não ter sido testado em rodovias a mais de 100km. Na foto detalhe da ponta encaixado no cubo, do lado direito eu não precisei de calço algum, mas do outro lado eu tive que colocar um espaçador que e ultilizado nas rodas livre original dos cjs.
Vou ter que desmanchar o diferencial para dar a revisão dos 1000km e ai eu vou tirar as pontas e tirar fotos delas por inteiro.
Desculpas pela sujeira e que tinha acabado de chegar da estrada de chão.
Adalberto Veiga da Silva
08/03/2009, 17:33
Já foi feito sim Danilo!!
Já fiz dois eixos aqui na oficina de F75 flutuantes,um com cubo dianteiro da própria e outro com tudo de toyota band.
Pro cj fica mais fácil pois sobra bengala pra usinar. Tenha atenção ao tratamento térmico na nas áreas onde perderam a dureza por conta da usinagem!!Boa sorte na empreitada!
Pessoal, poderiam colocar mais detalhes!
Pode ser fotos, passo a passo etc.... estou com um par de eixos da f75 e gostei da ideia!!!
Pergunta a redução é feita somente de um dos lados do diferencial?
Abraços
Casa da transmissão4x4
08/03/2009, 21:41
Blz alberto?? Tem como vc medir as pontas?? Voce mede do lado interno da flange ate as estrias para ver o tamanho delas, no meu caso deu certo por conta que o eixo foi encurtadodo lado do tubo maior(meu eixo e da F-75 com bola deslocada), caso o teu seja o mesmo com bola deslocada e voce tambem for encurtar o eixo(para ficar com a mesma largura da rural)a ponta do lado maior ja fica bem para fora :deve ficar em torno de 14 cm para fora do eixo, e o cubo com a manga de eixo deve ter 11 cm, e ai pronto de um lado.
Lado curto: eu acho que a ponta ultilizada foi a da F-75 com bola central, ela foi trabalhada a usinagem da flange(como esta na foto postada) e foi reduzido o diametro da ponta para 30mm.
Assim que eu for mexer no diferencial eu tiro as fotos.
Casa da transmissão4x4
22/03/2009, 18:12
Aproveitando que estou desmanchando o diferencial tirei uma foto da ponta de eixo mostrando apenas a parte usida pelo torno. Antes de montar o diferencial vou tirar o jipe da garagem para tirar a ponta completa, nesse local não teve jeito algum por conta da garagem ser estreita.
Casa da transmissão4x4
22/03/2009, 18:27
Detalhes da ponta: nessa foto veja que onde a roda apoiava(flange)foi reduzida ao diametro dessa bolacha(mesma ultilizada no sistema da roda livre da f-75 e cjs) que vai junto ao cubo, apos reduzida a flange foi feita a furação e depois reparem na foto do topico anterior uma rebarba do lado de dentro da ponta, ela foi para ter uma cetralização perfeita.
Parabéns pelo projeto, muita boa sorte.
Casa da transmissão4x4
23/03/2009, 14:18
Parabéns pelo projeto, muita boa sorte.
obrigado, basta o bolso apertar um pouco que aparece esses projetos "economicos" e corretamente ecologico(menos ferrugem indo para natureza)...hahahahah...
Meu caro este projeto, preve comercialização do Kit ?
Casa da transmissão4x4
23/03/2009, 21:51
Meu caro este projeto, preve comercialização do Kit ?
Se eu tivesse mais pontas de eixo eu animaria fazer bastante para vender...Mais isso qualquer torneiro pode fazer e bem simples o sistema, o negocio que eu fui o primeiro(eu acho) a arriscar a fazer e logo, logo, tem mais pessoas fazendo o mesmo.Qualquer coisa que eu puder ajudar estou a disposição.
Abraco.
Meu amigo, pelo que lí pode ser feito para qualquer tipo de eixo, engesa, toyota, ou estou errado?
Casa da transmissão4x4
24/03/2009, 13:56
Meu amigo, pelo que lí pode ser feito para qualquer tipo de eixo, engesa, toyota, ou estou errado?
Bom no engesa deve dar sim ainda mais que é eixo DANA44 agora nas toyotas acho complicado e nem deve compensar pelo custo.
Casa da transmissão4x4
24/03/2009, 13:58
Ferraz qual jipe vc tem???
Meu amigo tenho uma Camper, que estou traçamdo e fazendo uma reforma geral.
Estou buscando omaximo de informação possivel e seu projeto me chamaou muita atenção, imaginei ser uma grande solução para muitos que pretendem usar eiso flutuante em suas viaturas.
Casa da transmissão4x4
24/03/2009, 19:43
Hum, o eixo traseiro vc vai aproveitar o original ou vai arrumar de da F-75???Pouco tempo vi por aki uma camper com motor maxion o proprietario disse que era original de fabrica. O dono do carro era de Sao Paulo e tinha uma fazenda aki perto.
Casa da transmissão4x4
28/03/2009, 16:51
Aqui as fotos das ponta de eixo.Repare na foto do meio onde foi usinada para encaixar na manga de eixo e a flange que apoiava a roda foi reduzida e furada para encaixar no cubo.
Casa da transmissão4x4
28/03/2009, 16:56
Fotos com as medidas
RogérioNunes
29/03/2009, 10:19
Danilo, o trabalho tá 10!
Como disse anteriormente, já fiz esse trampo para Cj onde o semi eixo é menor e dá pra aproveitar da F75 ou da rural. Na F75 e rural adaptei tudo de Band (cubo, manga, rolamentos, etc..)
Eu só faria uma recomendação com relação a usinagem, não deixar canto vivo onde anteriormente trabalhava o rolamento, perto do prato que encaixa no cubo.Canto vivo gera concentração de tensão e pode vir a provocar a quebra prematura do semi eixo.Peça pro torneiro aredondar o canto com mais ou menos 2mm e se possível usar um verificador de raio para controle.
[]´s
Aqui as fotos das ponta de eixo.Repare na foto do meio onde foi usinada para encaixar na manga de eixo e a flange que apoiava a roda foi reduzida e furada para encaixar no cubo.
Casa da transmissão4x4
29/03/2009, 13:24
Como disse anteriormente, já fiz esse trampo para Cj onde o semi eixo é menor e dá pra aproveitar da F75 ou da rural. Na F75 e rural adaptei tudo de Band (cubo, manga, rolamentos, etc..)
Na rural da para fazer sem reduzir a bitola do eixo, mas na F-75 pelo que conheço nao existe ponta de eixo maior do que a do tubo maior(eixo da F-75 com bola deslocada), ja nos cjs ja e bem mais facil mesmo fazer o serviço por causa da bitola ser menor que das F-75 e rural.
Agora vc está dizendo que na F-75 e rural foi usada o sistema da band, mas teve que ser reduzido a bitola do eixo???Você poderia explicar como foi feito??
Eu só faria uma recomendação com relação a usinagem, não deixar canto vivo onde anteriormente trabalhava o rolamento, perto do prato que encaixa no cubo.Canto vivo gera concentração de tensão e pode vir a provocar a quebra prematura do semi eixo.Peça pro torneiro aredondar o canto com mais ou menos 2mm e se possível usar um verificador de raio para controle.
Eu não entendi, por que foi usinado do meio da ponta até na flange usando a mesma medida!!!
Danilo, o trabalho tá 10!
Obrigado pelo incentivo, preciso mesmo da ajuda de todos para o trabalho ficar ainda melhor.
Estou curioso quanto o sistema dos engesas será que dá tambem???
RogérioNunes
30/03/2009, 20:24
Danilo, fiz um desenho rápido só pra ilustrar o que comentei sobre não deixar canto vivo depois de usinar o semi eixo.
Espero que esclareça a sua dúvida!
Nas F75 que instalei flutuante da Band usei todo conjunto, manga de eixo, cubo rolamentos e as bengalas originais, porém, modifiquei a estria para encaixar nas planetárias do Dana 44.
[]´s
Casa da transmissão4x4
30/03/2009, 20:53
Danilo, fiz um desenho rápido só pra ilustrar o que comentei sobre não deixar canto vivo depois de usinar o semi eixo.
Espero que esclareça a sua dúvida!
Agora sim esclareceu, mas o problema que um dos lados nao daria para fazer, ja do outro teria sim.
Nas F75 que instalei flutuante da Band usei todo conjunto, manga de eixo, cubo rolamentos e as bengalas originais, porém, modifiquei a estria para encaixar nas planetárias do Dana 44.
Então vc fez como o Elmer fez no prateado???Voce reduziu a largura do eixo??
RogérioNunes
30/03/2009, 21:27
Mais ou menos...modifiquei tb o comprimento.Ficou um puta flutuante uma vez que o semi eixo da Band tem diamentro maior que o da f75/rural.
Agora sim esclareceu, mas o problema que um dos lados nao daria para fazer, ja do outro teria sim.
Então vc fez como o Elmer fez no prateado???Voce reduziu a largura do eixo??
mpozzer78
03/05/2011, 19:54
Ae Danilão , estou ancioso pra botar as mãos no kit que vc esta me preparando , abraço brother !!!
Casa da transmissão4x4
03/05/2011, 20:12
Ae Danilão , estou ancioso pra botar as mãos no kit que vc esta me preparando , abraço brother !!!
ok Marcos, neste topico ficou esclareciso como funciona o sistema de eixo flutuante. as suas pontas de eixo serão da Enfer.
Abraço.
Marco-Maga
03/05/2011, 22:34
ok Marcos, neste topico ficou esclareciso como funciona o sistema de eixo flutuante. as suas pontas de eixo serão da Enfer.
Abraço.
Danilo,
te mandei uma MP...:concordo:
Amigos, isso me interessa!
Não faço trilhas mas não quero correr atrás da minha roda!!!!hehehe!
NO caso da rural, o que mais precisaria, além dos semi-eixos, mangas e cubos dianteiros?
Meu eixo é deslocado.
E quanto está custando os eixos de f75?Compensa fazer a comprar, mesmo?
Pergunto pq aparecem kits novos a 1300...
Teria de sair bem barato para vale o esforço!
Muito boa iniciativa!!! :torcendo:
Abraços
Casa da transmissão4x4
04/05/2011, 18:09
Amigos, isso me interessa!
Não faço trilhas mas não quero correr atrás da minha roda!!!!hehehe!
NO caso da rural, o que mais precisaria, além dos semi-eixos, mangas e cubos dianteiros?
Meu eixo é deslocado.
E quanto está custando os eixos de f75?Compensa fazer a comprar, mesmo?
Pergunto pq aparecem kits novos a 1300...
Teria de sair bem barato para vale o esforço!
Muito boa iniciativa!!! :torcendo:
Abraços
zepi acabei de enviar uma MP para você .
Casa da transmissão4x4
04/05/2011, 18:24
E o seguinte pessoal, vou abrir um novo topico na semana que vem com uma novidade, no inicio deste topico eu buscava a seguinte ideia : cortar o tubo do eixo da F75 do lado esquerdo (tubo maior) para que o eixo fique na mesma largura do eixo da rural (o eixo traseiro da f-75 e da rural tem tamanhos diferentes ) então desta vez eu decidi pegar o eixo traseiro da F-75 e cortar o tubo do lado direito, isso mesmo do lado direito, estou fazendo isto porque cortando o tubo do lado direito vamos ter um eixo traseiro da mesma medida da rural só que com um porem : a bola do diferencial estará bem alinhada com o cardan9mais deslocada para a direita), essa ideia terá uma vantagem para quem usa as seguintes t-case(reduzida) : williys/f-75/rural, jpx, toyota bandeirantes. Essas reduzidas citadas a saida do cardan traseiro e do lado direito . Na proxima semana abrirei o topico mostrando o eixo já pronto no meu jipe, vou mostrar as diferenças e as vantagens, e mostrar tambem as pontas de eixos feitas sobre medida. Qualquer duvida e só perguntar !
Seria interessante essa idéia, pois quando colocamos câmbios e motores maiores trazendo a travessa mais para trás aumentamos o os ângulos dos cardãs!
Acho que teria um beneficio em relação a estabalidade...
Também observo que as montadoras têm feito a saída pelo meio, com exceção das Land, só que nessas i diferencial é bem pra direita também!
Me corrijam se estiver errado!
Abraços
Casa da transmissão4x4
06/05/2011, 20:14
Seria interessante essa idéia, pois quando colocamos câmbios e motores maiores trazendo a travessa mais para trás aumentamos o os ângulos dos cardãs!
Acho que teria um beneficio em relação a estabalidade...
Também observo que as montadoras têm feito a saída pelo meio, com exceção das Land, só que nessas i diferencial é bem pra direita também!
Me corrijam se estiver errado!
Abraços
Então Zepi, hoje já estou com o novo eixo em mãos, amanha mesmo já começarei a instalação e tambem já vou abrir um novo topico especifico para esta nova ideia. As pontas de eixo da Enfer especiais já estarão chegando na proxima semana. assim que abrir o novo topico eu coloca o endereço aki.
abraço.
antonio umino
07/05/2011, 16:22
Usadãopeças4x4. Ola.... Seria uma boa este lance das pontas de eixo. pois tenho um eixo canela grossa da rural,. e como não tenho as pontas de eixo, seria uma boa solução para uma adaptação do eixo flutuante. É isto aí. poste fotos. Pois seria a solução de todos. Ok. abraços.
Casa da transmissão4x4
07/05/2011, 22:27
Usadãopeças4x4. Ola.... Seria uma boa este lance das pontas de eixo. pois tenho um eixo canela grossa da rural,. e como não tenho as pontas de eixo, seria uma boa solução para uma adaptação do eixo flutuante. É isto aí. poste fotos. Pois seria a solução de todos. Ok. abraços.
Olá Antonio
Amigo hoje já existem pontas de eixos flutuante prontas no mercado com materiais bem mais resistentes que as tradicionais, se você tiver interessado em um kit flutuante entre em contato por e-mail que eu vou te passar os valores e ideias. Uma coisa eu te garanto; e melhor colocar logo um par de eixo flutuante para evitar acidentes, ainda mais se for colocar pneus grandes ou motores potentes.
Forte abraço.
Casa da transmissão4x4
07/05/2011, 22:30
Pessoal finalmente eu abri um topico mostrando o eixo traseiro da f-75 com o tubo cortado do lado direito para centralizar o cardan. Seguem o endereço :
http://www.4x4brasil.com.br/forum/hardcore-4x4/90504-eixo-rural-x-cardan-desalinhado-x-solucao-post1436239.html