PDA

Ver Versão Completa : Retifica do Motor 2.8 Hilux



MIKIM
02/02/2009, 18:14
Amigos, estou com problemas com minha viatura, ela estava baixando oleo e resolvi abrir e me disseram que os pistões estão com folga e tem que retificar o bloco e trocar pistões, anéis e fazer a retifica do cabeçote. andei cotando na internet e me falaram umas marcas japonesas e disseram que não da problema, me falaram pra colocar IZUMI, RICK, MAHLE, que é tudo primeira linha, gostaria de saber se alguem ja colocou paralelo que marca colocou, se teve surpresas ou se tem que ser original mesmo, e aonde eu consigo mais barato... Obrigado

Leonardo Dic
02/02/2009, 18:52
Mikim, se eu fosse escolher ficaria sem duvida com Mahle, é Metal Leve, dá pra confiar.

Abraço

guilhermeabreu
02/02/2009, 21:26
MIKIM

Ha 4 anos fiz todo o motor da minha 2.8 num mecanico muito bom , não sei se ele comprou tudo original posso perguntar pra vc , mas ficou em R$10.000,00 a parte de baixo e o cabeçote , a parte de baixo ficou por R$7.300,00 e o cabeçote por R$2.700,00. Já rodei 60.000 km sem fazer nenhuma revisão do motor , lógico que fiz todas as trocas de óleo como ele indicou aos 500 km , 1000 km e a cada 5000 km , só agora que fiz a revisão , ele me disse que esta tudo perfeito e gastei R$30,00 de mão de obra , e até agora SÓ ALEGRIA .

EduardoToyota
02/02/2009, 23:11
Amigos!!

Com quantos KM está a pickup de voces a ponto de precisar fazer a retífica?? Ou voces por um acaso utilizavam severamente as viaturas?? Ou quem sabe foi um descuido em manutençoes, como troca de óleo, filtro do diesel, filtro do ar???
Fico surpreso que os colegas tenham tido problema, nao é de se ouvir falar muito que estes motores tenham desgaste pré-maturo. Um forte abraço e boa sorte com as viaturas, sem dúvida a melhor da história.

Um abraço,

MIKIM
05/02/2009, 19:27
Amigos, os problemas so estão aumentando, abri o motor da minha viatura para troca de anéis e costatamos que as camisas ja estão na medida 0,50 e não pode abrir mais para tirar os riscos dos anéis, o pessoal da retifica me falou que tem que trocar as camisas, bom liguei na concessionária e não existe esse tipo de peça para reposição so a troca do bloco, mas no mercado de auto peças a Centrifugal fabrica as camisas para esse motor, e para todos os motores, como mercedes, mwm perkins e outros, o cara da retifica me falou que no Sul tem uma empresa que fabrica camisas forjadas para esse motor o mesmo material usado em carros de arrancada, alguem ja trocou as camisas do motor 3l 2.8 da hilux, que marca usou, não sei o que fazer... Obrigado

Elmer_Jeep
06/02/2009, 11:23
Encamisar o 3L é um procedimento normal como em qualquer outro motor.

A Metalurgica Riosulense também fabrica essas camisas, não vejo necessidade em utilizar camisas forjadas, já encamisei varios blocos de hilux aqui (inclusive das novas 3.0) com Centrifugal, Riosulense e nunca tive problemas.

Já sabe quanto vai gastar na reforma do motor?

[]'s

MIKIM
06/02/2009, 14:57
Amigo, me diz uma coisa vc disse que ja fez varios motores dessas hilux, qual marca é melhor Apex ou Izumi....

Andei correndo atraz de preços e vai ficar + ou - assim

Pistão e Anéis Mahle - 1500,00 ou Apex - 750,00
Bronzina de mancal mahle - 480,00 ou Apex 140,00
Bronzina de Biela - 85,00 Apex
Jg de Juntas - Ajusa - 551,00 com cabeçote
Bucha de Biela Apex - 88,00
Camisas centrifugal - 288,00

RICARDO LOBÃO
07/02/2009, 01:18
Na minha hilux 2.8 eu tive de fazer assim que comprei, porque o dono anterior rasgou a mangueira do ar o que fez entrar terra no motor, custaria com a troca do kit 4.800 mil, apos aberto verificou-se que o cabeçote estava rachado, o que fez aumentar em 2.600 ficando no valor final em 7.400 reais.
Ja estou indo para 80 mil Kms e sem problemas, eu acredito em mandar não para mecanicos e sim direto na retificadora que abre e fecha o motor com garantia do serviço. Ai não precisa quebrar a cabeça :parede:.




RICARDO LOBÃO
CIDREIRA-RS
FERIAS EM GAROPABA-SC

heartland
07/02/2009, 11:23
MIKIM

Ha 4 anos fiz todo o motor da minha 2.8 num mecanico muito bom , não sei se ele comprou tudo original posso perguntar pra vc , mas ficou em R$10.000,00 a parte de baixo e o cabeçote , a parte de baixo ficou por R$7.300,00 e o cabeçote por R$2.700,00. Já rodei 60.000 km sem fazer nenhuma revisão do motor , lógico que fiz todas as trocas de óleo como ele indicou aos 500 km , 1000 km e a cada 5000 km , só agora que fiz a revisão , ele me disse que esta tudo perfeito e gastei R$30,00 de mão de obra , e até agora SÓ ALEGRIA .

20 mil pra retificar? Não era melhor ter comprado um motor zero?

joão k. chikui
07/02/2009, 11:58
Heartland

Acho que o Gui quis dizer : Parte de baixo= 7300
Cabeçote = 2700
Total =10.000

Alexandre X
07/02/2009, 12:26
Caraca, esses tempos tava indo para Alphaville e dei uma parada no inicio da Castelo a direita e me ofereceram esse motor novo da Hilux por 18.000 e acreditem, um 2.8 aspirado com 1000km por 12.000

heartland
07/02/2009, 15:22
ahhh falha minha hehehehhe nao sei pq entendi que tudo era 20 mil :P

Mas ainda assim eu prefereria comprar um motor novo.

Enfim, questao de opinião.

Abraços

guilhermeabreu
09/02/2009, 00:14
HEARTLANDER

Realmente vc se enganou , o amigo JOÃO K.CHIKUI esclareceu , ficou no total R$10.000,00 .

Eu tb pensei em comprar outro usado pq o novo é muito mais caro , e usado por usado seria arriscar muito , e tb qdo deu o problema da quebra da correia dentada , INICIALMENTE , o mecanico analisou e e só achou que tivesse dado problema SÓ NO CABEÇOTE , ao abrir por cima constatou o defeito e fez o serviço de cabeçote , o motor estava tão bom que nem abriu por baixo para ver , ele mesmo , o mecanico , me falou que normalmente qdo ocorre ísto ele abre por baixo só para ver se teve alguma avaria , mas o motor estava com um aspecto tão bom por cima que ele não abriu em baixo , logo : gastei apenas R$2.700,00 no cabeçote , MAS 21 DIAS APÓS DE TER FEITO O CABEÇOTE , O MOTRO TRAVOU , rolou o casquilho de biela , daí eu ter feito o resto do motor , pois já havia gasto os R$2.700,00 no cabeçote , como já tinha entrado no fogo , queimar mais um pouco que foi muito R$7.300,00 na parte de baixo não ía fazer muita diferença mais .

No fundo no fundo a vontade minha é da próxima vez que eu tiver que fazer o motor de novo , penso em adaptar um MWM 2.8 sprint , que tenho no meu ENGESA , é um CANHÃO , não que o motor TOYOTA 2.8 seja ruim , para mim ele é só um pouco lerdo e o MWM é bem rápido , mas dá dor no coração tirar a ORIGINALIDADE da minha BONEQUINHA , adoro ela .

Acredito tb que não dará tempo para eu ter que fazer este motor de novo , pq já estou com 55 anos e vai demorar muito tempo para ter que fazer este motor de novo , pq hoje tenho andado mais no meu ENGESA e deixo a SW4 93 só para viagens mais longas ou qdo o ENGESA esteja fazendo manutenções e revisões e adaptações novas .

Desculpe por ter me alongado tanto .

ABRAÇÃO

Beto1972
11/02/2009, 22:55
Amigo, me diz uma coisa vc disse que ja fez varios motores dessas hilux, qual marca é melhor Apex ou Izumi....

Andei correndo atraz de preços e vai ficar + ou - assim

Pistão e Anéis Mahle - 1500,00 ou Apex - 750,00
Bronzina de mancal mahle - 480,00 ou Apex 140,00
Bronzina de Biela - 85,00 Apex
Jg de Juntas - Ajusa - 551,00 com cabeçote
Bucha de Biela Apex - 88,00
Camisas centrifugal - 288,00

Com certeza Izume ou Mahle tem uma qualidade bem superior que Apex,isso nao deixa duvida.

Beto1972
11/02/2009, 23:00
Mas o que deve levar em consideracao, nem tanto é a marca, mas sim uma boa Retifica e logico que um bom profissional para montar seu motor.

brunodhfr
27/07/2009, 20:14
Com certeza Izume ou Mahle tem uma qualidade bem superior que Apex,isso nao deixa duvida.
pessoal, vou ter q comprar uma biela pro meu carro... a marca IZUMI é boa mesmo? pode confiar? a original ta uma facada... 800 pila e a izumi 250...

Marvila
05/09/2009, 14:21
Amigos!!
Com quantos KM está a pickup de voces a ponto de precisar fazer a retífica?? Ou voces por um acaso utilizavam severamente as viaturas?? Ou quem sabe foi um descuido em manutençoes, como troca de óleo, filtro do diesel, filtro do ar???
Fico surpreso que os colegas tenham tido problema, nao é de se ouvir falar muito que estes motores tenham desgaste pré-maturo. Um forte abraço e boa sorte com as viaturas, sem dúvida a melhor da história.
Um abraço,
Também tenho esta curiosidade, Eduardo. No entanto, a questão é que na maioria das vezes adquirimos essas viaturas do 2º ou 3º dono (no mínimo). É imprecisa a km marcada no odômetro. Assim, o motor começa a fumar com 200 mil km marcados quando na verdade já pode estar superando (e em muito) a barreira dos 500K :roll:.
Isto sem falar da forma que cada um cuidou...

Yourg
02/02/2012, 08:51
Revivendo o topico: Guilhermeabreu, como esta sua hilux? O motor esta bom? Rodou bastante sem problemas?
Estou precisando fazer o motor de uma 2.8 e estou pesquisando precos e onde farei.

Yourg
02/02/2012, 09:08
Alguem conhece a loja Lico Pecas, na zona leste de SP ? LICO PECAS ONLINE ! (http://www.licopecasonline.com.br/)
O Mauri diz que cobre qualquer orcamento de retifica de motor. Gostaria de referencias e se alguem ja fez o motor com eles?
Obrigado

Mantiqueira
02/02/2012, 22:30
pessoal, vou ter q comprar uma biela pro meu carro... a marca IZUMI é boa mesmo? pode confiar? a original ta uma facada... 800 pila e a izumi 250...

Pode comprar tranquilo a Izumi é quem fabrica as peças do motor das L 200 para a Mit.

guilhermeabreu
03/02/2012, 15:29
Revivendo o topico: Guilhermeabreu, como esta sua hilux? O motor esta bom? Rodou bastante sem problemas?
Estou precisando fazer o motor de uma 2.8 e estou pesquisando precos e onde farei.


GRANDE YORG

Como vc deve saber tive que fazer o motor da minha por 02 x , sendo que da 1ª foi vacilo da CONCESSIONÁRIA TOYOTA DE NOVA FRIBURGO-RJ e da 2ª vez fiz ha 6 meses , foi por VACILO MEU , deixei faltar água , por causa do radiador furado , não podia parar o carro e esquecí de completar a água por mais de 10 x , ou seja deu mais de 10 esquentes até bater o motor , das 2 x que fiz a 1ª vez ficou 1000% e desta 2x o mesmo mecanico que fez deve ter dado um vacilozinho e esta vazando um pouquinho de óleo pelo retentor do eixo do motor , coisa a toa para resolver , MAS O FUNCIONAMENTO FICOU 1000% NAS DUAS X QUE FIZ , ESTA ANDANDO MUITO , vale muito a pena em fazer este motor .

A ÚNICA COISA QUE TE RECOMENDO EM FAZER ESTE MOTOR É VC COMPRAR AS PEÇAS ORIGINAIS TOYOTA , " NÃO DEIXE DE COMPRAR PEÇAS GENUÍNAS TOYOTA PARA FAZER SEU MOTOR " , NÃO SE ESQUEÇA DISTO .

AS PEÇAS ORIGINAIS TOYOTA COM MELHORES PREÇOS ESTA NA " AMERICA " E NA " FERRAÇO " AS DUAS EM PONTA PORÃ -MT , FAÇA O ORÇAMENTO NAS DUAS E PROCURE O MELHOR MECANICO DE SUA CIDADE E SE AÍ NÃO TIVER UM BOM MECANICO PROCURE EM OUTRA CIDADE , NÃO DEIXE FAÇA COM MECANICOS MEIA BOCA , POIS VC PODE JOGAR O DINHEIRO DAS PEÇAS NO LIXO .

E NUNCA FAZ EM MECANICAS QUE COBREM O PREÇO DE OUTROS , POIS OS MENORES PREÇOS " GERALMENTE " ESTÃO OS PIORES E MAIS DESONESTOS MECANICOS , NÃO SE ILUDA COM PREÇO BAIXO NESTA HORA .

Espero ter ajudado .

ABRAÇÃO

guilhermeabreu
03/02/2012, 15:36
Alguem conhece a loja Lico Pecas, na zona leste de SP ? LICO PECAS ONLINE ! (http://www.licopecasonline.com.br/)
O Mauri diz que cobre qualquer orcamento de retifica de motor. Gostaria de referencias e se alguem ja fez o motor com eles?
Obrigado

YORG

Este pessoal que cobrem qualquer orçamento NORMALMENTE USAM PEÇAS DE 5ª CATEGORIA , SAI FORA DESTES MALANDROS E FDP .

Yourg
06/02/2012, 16:13
GRANDE YORG

Como vc deve saber tive que fazer o motor da minha por 02 x , sendo que da 1ª foi vacilo da CONCESSIONÁRIA TOYOTA DE NOVA FRIBURGO-RJ e da 2ª vez fiz ha 6 meses , foi por VACILO MEU , deixei faltar água , por causa do radiador furado , não podia parar o carro e esquecí de completar a água por mais de 10 x , ou seja deu mais de 10 esquentes até bater o motor , das 2 x que fiz a 1ª vez ficou 1000% e desta 2x o mesmo mecanico que fez deve ter dado um vacilozinho e esta vazando um pouquinho de óleo pelo retentor do eixo do motor , coisa a toa para resolver , MAS O FUNCIONAMENTO FICOU 1000% NAS DUAS X QUE FIZ , ESTA ANDANDO MUITO , vale muito a pena em fazer este motor .

A ÚNICA COISA QUE TE RECOMENDO EM FAZER ESTE MOTOR É VC COMPRAR AS PEÇAS ORIGINAIS TOYOTA , " NÃO DEIXE DE COMPRAR PEÇAS GENUÍNAS TOYOTA PARA FAZER SEU MOTOR " , NÃO SE ESQUEÇA DISTO .

AS PEÇAS ORIGINAIS TOYOTA COM MELHORES PREÇOS ESTA NA " AMERICA " E NA " FERRAÇO " AS DUAS EM PONTA PORÃ -MT , FAÇA O ORÇAMENTO NAS DUAS E PROCURE O MELHOR MECANICO DE SUA CIDADE E SE AÍ NÃO TIVER UM BOM MECANICO PROCURE EM OUTRA CIDADE , NÃO DEIXE FAÇA COM MECANICOS MEIA BOCA , POIS VC PODE JOGAR O DINHEIRO DAS PEÇAS NO LIXO .

E NUNCA FAZ EM MECANICAS QUE COBREM O PREÇO DE OUTROS , POIS OS MENORES PREÇOS " GERALMENTE " ESTÃO OS PIORES E MAIS DESONESTOS MECANICOS , NÃO SE ILUDA COM PREÇO BAIXO NESTA HORA .

Espero ter ajudado .

ABRAÇÃO

Grande Guilherme,

agradeco seus comentarios, que serao de grande utilidade!
È, realmente oque voce disse sobre pecas originais tem razao, ja ouvi outras pessoas falando o mesmo. Vou fazer cotacao com o pessoal da America e Ferraco.
Vou fazer o motor com o Joao da Sollo4wd, so preciso dar um jeito de mandar a vtr de BSB pra SP, pois la em BSB pediram 18 mil num motor usado dela, e outra, nao conheco ninguem confiavel la em cima que possa fazer o servico pra mim.
Eh isso mesmo, esse negocio de cobrir qualquer oferta é no minimo esquisito.
abraco! Valeu
Jonas
Abraco

Fernando César Ximenes
08/03/2012, 11:34
Chegou a minha vez de necessitar retificar o motor(hilux 2.8) do meu jipe. Esse motor já era usado qdo. foi instalado nele, há uns oito anos,pelo proprietário anterior q não fez nenhuma revisão antes da sua instalação na viatura. Esse jipe foi preparado para uso em trilhas radicais e, agora, acho q estou colhendo os frutos desse uso severo ao qual ele foi submetido. Cfe. orientação contida neste tópico, cotei o preço das principais peças de que vou precisar tendo a escolha recaido na América Auto Peças, onde me foi dado o seguinte orçamento:

01 jg pistão Izumi..........................380,00
01 cabeçote Izaka.........................1.100,00
01 jg. de junta do motor autowelt.........120,00
01 jg anéis Rick ..........................130,00
01 junta cabeçote Toyota.................160,00
01 jg válvulas adm e escap..................160,00
01 jg arruela de encosto.................... 25,00
01 jg bronzina de biela..................... 70,00
01 jg bronzina de mancal....................130,00

Bem, de início, é isso aí. O q acham?

guilhermeabreu
11/03/2012, 21:19
FERNANDO

Respondí sua MP , mas vc deve cotar tb na FERRACO , e tb perguntar ao seu mecanico se ele já trabalhou com estas peças do paralelo , se precisa do cabeçote , ver o preço do original , pois se a diferença for pequena , vai de original , se vc não vai comprar as camisas , é pq vai usinar as mesmas e ficar com medidas de 0,25 ou 0,50 , o meu esta 0,50 e comprei os pistões na AMERICA , pq ainda não sabia da FERRACO , logo comprei na AMERICAe os pistões eram Alemães e meu mecanico falou que eram bons , este que vc cotou é IZUMI , pelo nome deve ser japonês , aí não sei te informar se é bom , vamos aguardar ( embora não tenha tempo para ísto )alguem falar da qualidade destas marcas do paralelo .

guilhermeabreu
11/03/2012, 21:20
FERNANDO

Erro , duplicou mensagem .

Fernando César Ximenes
12/03/2012, 11:49
Pois é, Dr. Guilherme. Vou precisar comprar as camias também. Nos jogos de bronze de biela e mancal, vamos usar a medida de 0,25. Tanto os pistões como os anéis de segmento serão standart.Grande abraço.

sandrotp
11/08/2014, 10:27
Bom dia, alguem ja usou ou sabe se é possivel usar os pistões do paralelo como Mahle e os aneis originais toyota?? pois eu tenho os aneis std originais que comprei mas os pistoes originais tao bem caros.