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Ver Versão Completa : Faixa lateral da ZJ - Colada ou pintada?



Epa
02/02/2009, 11:33
Olá Pessoal, preciso fazer um retoque na pintura da minha ZJ e o funileiro me disse que precisará refazer aquelas duas faixinhas douradas que ficam abaixo dos vidros. ele me disse que é uma faixa adesiva. Liguei na Caltabiano e eles não tem nem código desta peça. A dúvida é: Estas faixas são pintadas ou são adesivos colados? Agradeço a ajuda de todos!!!

BlackJeff
02/02/2009, 16:36
Olá Pessoal, preciso fazer um retoque na pintura da minha ZJ e o funileiro me disse que precisará refazer aquelas duas faixinhas douradas que ficam abaixo dos vidros. ele me disse que é uma faixa adesiva. Liguei na Caltabiano e eles não tem nem código desta peça. A dúvida é: Estas faixas são pintadas ou são adesivos colados? Agradeço a ajuda de todos!!!


Olá, posso dizer com 100 % de certeza que na minha são adesivas, porén, não posso afirmar que quando 0 Km também eram...:pensativo:

Epa
02/02/2009, 21:39
Então realmente são coladas... Alguém sabe aonde posso encontrar para comprar aqui em São Paulo, ou mesmo em algum site nos EUA? Qual o nome em inglês ou referência delas?

Mais uma vez, obrigado pela ajuda:concordo:

JeepCherokeeSport
02/02/2009, 22:06
São coladas.. mas se vc quiser uma pintada (ui..) dá pra fazer, fica bom o trabalho mas acho q fica mais caro neh..

[]'s

Rones Jr
03/02/2009, 09:33
Tinha um colega com uma Laredo. Precisou retocar...parecem coladas, mas recebem uma camada de verniz. Ele fez em vinil...nestas casas que fazem adesivos. Mediu, cortou, colou...e ainda jogou verniz por cima. Só quem sabia do fato conseguia reparar a diferença.

Epa
03/02/2009, 20:11
Tinha um colega com uma Laredo. Precisou retocar...parecem coladas, mas recebem uma camada de verniz. Ele fez em vinil...nestas casas que fazem adesivos. Mediu, cortou, colou...e ainda jogou verniz por cima. Só quem sabia do fato conseguia reparar a diferença.

Obrigado pela dica Rones!!! Não havia pensado nisso. Vou falar com um amigo meu que trabalha com vinil e ver com ele se faz. A aplicação do verniz por cima do adesivo deve ser o segredo para disfarçar o vinil :concordo:

Valeu!!!

UpGrade
05/02/2009, 16:25
Fazia tempo que eu não entrava aqui mas li esse tópico e tenho só uma coisa dizer pra vcs que estão tentando recuperar as faixas.
As faixas são PINTADAS originalmente na cheroka, e qualquer informação que receberam diferente dessa está errada, tive o mesmo problema, levei em vários e cada um dizia uma coisa, mas um colega meu que trabalhou nos EUA me explicou como funciona esse tipo de acabamento nos carros americanos. É usado um processo na linha de montagem americana que se chama "gabarito de carretel", basicamente consiste em um cara vir com um gabarido de ferros que são encaixados em uma parte específica do carro que pode ser o teto, a caixa de ar, as maçanetas (cada carro é num lugar) e nesse gabarito fica presa uma ferramenta com duas roldaninhas de borracha que recebem tinta em baixa quantidade e pressão e que ao rodarem pintam as faixinhas, portanto se alguém aí quiser comprar os "adesivos" para colar nela não vão encontrar nem a referencia deles pq eles simlesmente não existem!, na minha havia algum mínimo desgaste em algumas partes da faixa, então conforme o sujeito olhava algumas áreas estavam mais claras e outras mais escuras (gastas pelo tempo ou por alguma macaquice de um polidor descuidado), eu comprei uma tinta semelhante a cor dela que na realidade não é dourada e sim num tom de areia, em PU pq daí ja tem o brilho e não precisa de verniz, fileteei a caminhonete com fita de filete da 3M e repintei-as. Ficaram exatamente iguais as originais uma vez que a tinta utilizada no processo tbém é PU e não recebe verniz por cima, essas faixinhas são pintadas na caminhonete após ela ja ter sido totalmente pintada, envernizada e inclusive montada!, é uma das últimas coisas no processo de fabricação da cheroka!
Mais uma dica pro pessoal é de que adesivos (vinis) que existem a venda por preços acessíveis não suportam verniz sem deformação (mesmo que mínima), o material correto para adesivar alguma coisa e aceitar a aplicação de verniz por cima é o vinil feito de acetato, difícil de se achar e muitas vezes mais caro que o vinil convencional, é esse material que é usado nos carros originais de fabrica que vem com faixas coladas e verniz por cima como é o caso por exemplo da nossa nacional Blazer Executive.
Portanto pintem as faixinhas! qualquer cara encarnado e uma boa pistola de micro-pintura pode fazer bem o trabalho, aqui no sul na minha oficina (www.upgradecustoms.com (http://www.upgradecustoms.com)) eu ja fiz em muitas, a maioria tendo como base as faixinhas originais que ficam por baixo qdo ainda existem, no mais é só filetear certinho com a fita da 3M e mandar ver!, se alguma peça está sem ou seu pintor precisa tirá-las para algum retoque, baseie-se na peça anterior para seguir o caminho!

Abraço a todos!

athos
05/02/2009, 17:41
Galera,

Na minha tive que refazer uma pintura e o cara disse que era pintado e refez a pintura, ficou igual novo, não dá para perceber a diferença, porém é um cara excelende de pintura.

UpGrade
05/02/2009, 18:07
Galera,

Na minha tive que refazer uma pintura e o cara disse que era pintado e refez a pintura, ficou igual novo, não dá para perceber a diferença, porém é um cara excelende de pintura.


Sim sim, exatamente, são pintadas pelo processo que expliquei abaixo e concordo contigo, tem que ter "a manha" pra fazer, pintores de "boca de porco" não fazem
Existe uma série de cuidados para que as faixinhas depois de pintadas não fiquem "babadas" nas laterais nem nas extremidades, eu ja fiz umas 8, 10 cherokas e faço tbém em outros carros que vem com esse "adorno" como as Ford Explorers, os Taurus e até mesmo os brazucas Gol Plus caixinha, Landau entre outros...

:concordo:

Epa
16/02/2009, 09:32
Fazia tempo que eu não entrava aqui mas li esse tópico e tenho só uma coisa dizer pra vcs que estão tentando recuperar as faixas.
As faixas são PINTADAS originalmente na cheroka, e qualquer informação que receberam diferente dessa está errada, tive o mesmo problema, levei em vários e cada um dizia uma coisa, mas um colega meu que trabalhou nos EUA me explicou como funciona esse tipo de acabamento nos carros americanos. É usado um processo na linha de montagem americana que se chama "gabarito de carretel", basicamente consiste em um cara vir com um gabarido de ferros que são encaixados em uma parte específica do carro que pode ser o teto, a caixa de ar, as maçanetas (cada carro é num lugar) e nesse gabarito fica presa uma ferramenta com duas roldaninhas de borracha que recebem tinta em baixa quantidade e pressão e que ao rodarem pintam as faixinhas, portanto se alguém aí quiser comprar os "adesivos" para colar nela não vão encontrar nem a referencia deles pq eles simlesmente não existem!, na minha havia algum mínimo desgaste em algumas partes da faixa, então conforme o sujeito olhava algumas áreas estavam mais claras e outras mais escuras (gastas pelo tempo ou por alguma macaquice de um polidor descuidado), eu comprei uma tinta semelhante a cor dela que na realidade não é dourada e sim num tom de areia, em PU pq daí ja tem o brilho e não precisa de verniz, fileteei a caminhonete com fita de filete da 3M e repintei-as. Ficaram exatamente iguais as originais uma vez que a tinta utilizada no processo tbém é PU e não recebe verniz por cima, essas faixinhas são pintadas na caminhonete após ela ja ter sido totalmente pintada, envernizada e inclusive montada!, é uma das últimas coisas no processo de fabricação da cheroka!
Mais uma dica pro pessoal é de que adesivos (vinis) que existem a venda por preços acessíveis não suportam verniz sem deformação (mesmo que mínima), o material correto para adesivar alguma coisa e aceitar a aplicação de verniz por cima é o vinil feito de acetato, difícil de se achar e muitas vezes mais caro que o vinil convencional, é esse material que é usado nos carros originais de fabrica que vem com faixas coladas e verniz por cima como é o caso por exemplo da nossa nacional Blazer Executive.
Portanto pintem as faixinhas! qualquer cara encarnado e uma boa pistola de micro-pintura pode fazer bem o trabalho, aqui no sul na minha oficina (www.upgradecustoms.com (http://www.upgradecustoms.com)) eu ja fiz em muitas, a maioria tendo como base as faixinhas originais que ficam por baixo qdo ainda existem, no mais é só filetear certinho com a fita da 3M e mandar ver!, se alguma peça está sem ou seu pintor precisa tirá-las para algum retoque, baseie-se na peça anterior para seguir o caminho!

Abraço a todos!

Lendo o relato do UpGrade, fui procurar um profissional que entendesse do assunto aqui em sampa. Achei um que me disse que faria o serviço e me explicou como deveria fazer: Pintura da tampa do porta-malas, pintura de uma faixa, fazendo máscara e usando aerógrafo, removendo a cola da máscara depois de seco, pintura da segunda faixa do mesmo jeito. Total 5 dias de trabalho. A oficina me foi bem recomendada e é utilizada por seguradoras e o mais importante, tem cabine de pintura. Tem um pessoal que diz que não faz diferença, mas se vc quer serviço de qualidade, tem que controlar todas as variáveis possíveis e não contar com um dia de sol para secar a tinta:concordo:. Vou juntar umas latinhas para poder fazer o trabalho depois do carnaval:dance: (quando o país funciona).

Obrigadopela ajuda de todos do Fórum :palmas:

oda
16/02/2009, 10:36
Epa, vale a pena vc deixar a referencia da oficina e depois contar como ficou servico e o preco :P