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Ver Versão Completa : Wrangler Sport para iniciantes - Informações



Julio Costa
01/02/2009, 02:08
Pessoal,

Bom dia/noite.... Sempre fui apaixonado por esse modelo de carro e nos ultimos meses a vontade de comprar vem apertando e estou tentando fazer o melhor negócio possível. Conto com a ajuda de voces.

Tenho um carro de passeio (Civic) e uma pickup montana e estou interessado em trocar esse último em um Jeep Wrangler... Apareceu uma oportunidade de um 97/98 Sport 4x4 teto rigido 6 cilindros 12V a gasolina o valor está em 35 mil. Então dito isso começa minhas dúvidas.

1) O preço está bom?
2) Meu interesse é de usar esse carro na cidade, como forma de passeio e ir a praia fds, andar na areia... Vocês acham que atende?
3) É necessário mudar o jogo de pneus no caso de andar 90% do tempo com ele na cidade?
4) Já li a respeito de valor de manutenção e consumo, mas gostaria de saber da durabilidade do carro... Quebra muito?
5) Pode ser instalado um dispositivo na parte de cima, caso queira carregar bicicletas ou prancha de surf?
6) Consigo encontrar peças para esse carro no mercado ou todas elas seria somente importando mesmo??

Desculpem pela ignorância total, mas so conheco o carro por fotos.... Qualquer informação adicional a essas dúvidas será bem vinda também...

Grande abraço a todos

rubensx
01/02/2009, 12:31
1) Está na faixa normal, se estiver revisadoe tudo ok vale isso menso nàoe stá pagando nem a mais nem a menos

2) Atender atende sim, o problema que a manutenção dele vc já deve saber

3) pneus AT seriam os melhores pra vc, quando menos"mud" forem melhor para desgastar menos, mas suas aventuras offroad serão bem ruins 9a nàos er na areia que vai bem)

4) se já sabe dos valores então nem preciso te previnir é alto e peças são compicadas de importar... dependendo do que quebrar complica, mas em geral o basico dele existe aqui no braisl, creio que nào ficaria sem andar com ele muito tempo! se quebra?? depende... é um pouco vago isso todo veiculo usado e se a manutenção num for feita periodicamente (que é relativamente cara) já sabe... mas em geral é um bom carro

5) Pode, tem kits aqui no braisl mesmo tranquilo de por

6) algumas sim por ser as mesmas da cherockee, mas muita coisa só importando



espero te ajudado e bem vindo

Ronaldo B.
01/02/2009, 17:19
1) O preço está bom, precisa ver o estado geral do jeep

2)Atende sim.

3)Depdende do tipod e pneus que estiverm, se forme originais ou modelo AT roda tranquilo na cidade.

4)Consumo na cidade é ma média de 5 km/l, se o carro estiver ebm conservado a manutenção é a de rotina, no máximo algumas buchas da suspensão prá trocar.

5)Para o Wrangler não conheço

6)Mercado livre tem bastante peças disponíveis só precisa ver a qualidade, eu tenho uma Cherokee e já improtei várias peças da Rockauto.com, chegam em 3 dias via FEDEX entregue em casa, é tranquilo. Tem várias lojas especializadas em peças para importados, eu recomendo a Renov parts, apesar de ser me SP enviam para vc via Sedex e o preço não é dos mais caros, ou seja, a manutenão é igual a da maioria dos improtados. Com o tempo vc vai pegando as dicas que tem aqui no Fórum e vai ver que não é tão cara e dificil assim a manutenção, mas não é a mesma coisa ue a manutenção de uma Montana, mas também não é o fim do mundo. Se tem vontade de ter um Wrangler, aproveita a oportunidade que agora os preços estão baixos.

[]´s

Julio Costa
03/02/2009, 23:52
Muito obrigado pelas resposta, estava lendo em outros topicos a respeito do jeep wrangler e a maioria gosta muito mas alguns comentários me deixaram um pouco receoso...Tipo que o carro quebra muito, que o consumo eh de 4 km/l??? pensava que faria algo em torno de 7 a 9... E na hora de vender será que caso precise teria muita dificuldade??? Outra dúvida eh que vou ver o carro em outra cidade onde nao conheco ninguem e vou precisar levar em um mecanico... O que posso pedir para que ele analise com cuidado, tipo que normalmente quebra e eh caro coisa do tipo para nao ter uma surpresa recente com o carro logo depois de compra-lo... Como posso saber que esse carro ja rodou muito em trilha ou nao?
Obrigado mais uma vez e aguardo pelas resposta..

De qualquer forma vou criar um post novo com as fotos do carro que estou pensando em comprar e se puder dar "uma avaliada" no carro e no preco seria muito bem vindo

Rick Wrangler
04/10/2009, 11:14
E ai Julio Comprou o carro? está gostando dele??

Jeanilson
18/10/2009, 13:03
Olá a Todos,

Estou voltando para mundo 4x4 e estre as opções estou pensando em adquirir um Wrangler automático, entre 97 e 98, e gostaria de tirar algumas dúvidas:

- Como é a sua manutenção básica (velas, filtros, óleos, cabos de velas, molas, amortecedores, rolamentos, etc.)? É difícil achar essas peças? Existem fabricantes nacionais dessas peças ou só importando?

- Em relação à demais peças (lataria, motor, câmbio, suspensão, etc.), é muito difícil comprar essas peças por aqui? Existe alguma loja especializada em peças de Jeep, como a Suzucar para os Suzukis?

- O Wrangler é resistente, do tipo cuidando da manutenção básica pode-se viajar despreocupado? Existe algum defeito crônico ou "ponto fraco" que devo prestar atenção na hora da compra?

- Em relação aos eixos, esse Dana 30 (ou seria 35? :oops:) aguenta a colocação de pneus maiores, do tipo 31" ou 33"? já escutei que eles são meio frágeis nesse sentido... :(

- É fácil achar acessórios (bloqueios, proteções, etc.) nacionais para ele? Se bem que já vi catálogos americanos e e lá existe tudo o que você imagina e o que nem imagina :shock:. É de ficar doido... :twisted:

- e por último, qual é a relação de redução dele? A original é boa para trilhas? Para quem conhece os Suzukis sabe que as suas reduções são "fracas" (pouco reduzidas), tendo que apelar para kits estrangeiros ou nacionais, como o X-Crawler (Faço essa pergunta mais na questão do controle em trechos complicados, pois com um motorsão desses acredito que força não vai faltar :mrgreen:).

A princípio o uso dele seria somente para trilhas, passeio e expedições, portanto não estou preocupado com questões como o consumo no dia-a-dia, por exemplo.

Já tive Suzuki por vários anos é já sei como é a manutenção de veículo importado, portanto se a facilidade e o custo de manutenção do Wrangler for parecido com os Suzukis para mim vai estar ótimo.

[]'s retornando ao off-road :dance:

Ronaldo B.
18/10/2009, 14:18
Jeanilson,

Bem vindo de novo.... vamos ver se eu consigo te ajudar um pouco pelo menos.



- Como é a sua manutenção básica (velas, filtros, óleos, cabos de velas, molas, amortecedores, rolamentos, etc.)? É difícil achar essas peças? Existem fabricantes nacionais dessas peças ou só importando?

O básico como filtros, velas, amortecedores e rolamentos acha tranquilo. Em São Paulo tem algumas lojas onde é possivel encontrar muita coisa sem problemas. No ítens de manutenção preventiva eu costumo fazer um pacote e comprar tudo na Rockauto.com , sai muito mais em conta e [é tranquilo, chega aqui em 3 dias via FEDEX.


- Em relação à demais peças (lataria, motor, câmbio, suspensão, etc.), é muito difícil comprar essas peças por aqui? Existe alguma loja especializada em peças de Jeep, como a Suzucar para os Suzukis?

Lataria e itens de acabamento é um pouco complicado de encontrar como todo importado, até acha mas tem que pedalar um pouco. Não conheço nenhuma loja especializada como tem para os Suzikis (eu também já tive Suzuki), mas a vantagem é que tem muito mais opções de lojas para importar que tem para os Suzukis.


- O Wrangler é resistente, do tipo cuidando da manutenção básica pode-se viajar despreocupado? Existe algum defeito crônico ou "ponto fraco" que devo prestar atenção na hora da compra?

Na hora da compra os cuidados são os mesmos que de qualquer outro 4x4 com especial atenção ao cambio e diferenciais. Como a manutenção em dia não dá dor de cabeça, vai tranquilo.


- Em relação aos eixos, esse Dana 30 (ou seria 35? :oops:) aguenta a colocação de pneus maiores, do tipo 31" ou 33"? já escutei que eles são meio frágeis nesse sentido... :(

Dana 30 na dianteira e Dana 35 na traseira. Aguentam 31" sem problemas e 33" se não fizer muito desaforo, acima de 33" aí complica. Mas sabendo usar não vai quebrar.


- É fácil achar acessórios (bloqueios, proteções, etc.) nacionais para ele? Se bem que já vi catálogos americanos e e lá existe tudo o que você imagina e o que nem imagina :shock:. É de ficar doido... :twisted:

Em termos de acessórios para Wrangler e Cherokee estamos a pé, temos muito pouca coisa e o que tem tá muito caro aqui a exemplo dos kits da Procomp que apesar de bons, na minha opinião não vale o valor que está sendo cobrado por ai. Bloqueio prá Dana 30/35 nacional acho que não tem, pelo menos eu desconheço, aí o jeito é recorrer a Quadratec, 4WD, Morris4x4 ou algumas lojas no Ebay. O Bruno e o Rodrigo (Samukanvas) em breve terão boas novidades e opções em breve.


- e por último, qual é a relação de redução dele? A original é boa para trilhas? Para quem conhece os Suzukis sabe que as suas reduções são "fracas" (pouco reduzidas), tendo que apelar para kits estrangeiros ou nacionais, como o X-Crawler (Faço essa pergunta mais na questão do controle em trechos complicados, pois com um motorsão desses acredito que força não vai faltar :mrgreen:).

Não lembro a relação do Wrangler agora, mas prá usar pneus até 33" vai bem, mas depende do tipo de trilha que vc for fazer. A grande vantagem é que diferente dos Suzikis, o Wrangler tem um 6 cilindros com masi de 170 CV prá empurrar o conjunto.


A princípio o uso dele seria somente para trilhas, passeio e expedições, portanto não estou preocupado com questões como o consumo no dia-a-dia, por exemplo.

Já tive Suzuki por vários anos é já sei como é a manutenção de veículo importado, portanto se a facilidade e o custo de manutenção do Wrangler for parecido com os Suzukis para mim vai estar ótimo.

[]'s retornando ao off-road :dance:


Não é muito diferente não, se pegar um Wranlger em bom estado não vai ter problemas, é só cuidar da manutenção.:concordo:

[]´s

MARCELOLUCHESI
18/10/2009, 20:04
Oi Completando a resposta do Ronaldo, 31 não tem problema, 33´já se torna perigoso para os eixos Originais, mas existem semi eixos reforçado nos USA para dana 35.

Quanto a Relação C &P é 3,07 ou seja 43/14. Com 31 não se nota diferença, mas com 33 ai sim começa a pesar, principalmente no Automatica, se for usar só na trilha reduzido não vai notar muito, mas na cidade, subida de morro, andar na faixa a 80km/h você vai notar que pesa, principalmente com cambio auto.

A Cherokee não se nota tanto pois a relação da automatica é mais curta que a dos Wranglers 97/98 em função da caixa ser 4 marcha sendo a quarta menos de 1:1, Ou seja o diferencial da XJ auto é cerca de meia volta a mais no cardã do que o Wrangler.

Jeanilson
19/10/2009, 22:10
Obrigado a todos pelas respostas! :concordo:

Ronaldo, aproveitando que você já teve Suzuki, deixo eu fazer umas perguntas mais comparativas, se não for abusar... :razz:


O básico como filtros, velas, amortecedores e rolamentos acha tranquilo. Em São Paulo tem algumas lojas onde é possivel encontrar muita coisa sem problemas. No ítens de manutenção preventiva eu costumo fazer um pacote e comprar tudo na Rockauto.com , sai muito mais em conta e é tranquilo, chega aqui em 3 dias via FEDEX.
É bom saber que nisso não terei problemas. E valeu pela dica da Rockauto.com, esse site tem bastante coisa. Eles entregam diretamente aqui no Brasil comprando somente pelo site ou tem que telefonar ou algo parecido? (o meu inglês escrito até que é bom, mas para falar... :putz:).


Lataria e itens de acabamento é um pouco complicado de encontrar como todo importado, até acha mas tem que pedalar um pouco. Não conheço nenhuma loja especializada como tem para os Suzikis (eu também já tive Suzuki), mas a vantagem é que tem muito mais opções de lojas para importar que tem para os Suzukis.
Essas lojas que você se refere ficam no Brasil ou são estrangeiras?


Na hora da compra os cuidados são os mesmos que de qualquer outro 4x4 com especial atenção ao cambio e diferenciais. Como a manutenção em dia não dá dor de cabeça, vai tranquilo.
OK. Essa atenção ao câmbio e diferencias seria o normal em qualquer 4x4 usado ou tem algo específico no Wrangler que tem que prestar cuidado?


Dana 30 na dianteira e Dana 35 na traseira. Aguentam 31" sem problemas e 33" se não fizer muito desaforo, acima de 33" aí complica. Mas sabendo usar não vai quebrar.
OK. Você por acaso saberia o vão livre que fica com os 31"?


Em termos de acessórios para Wrangler e Cherokee estamos a pé, temos muito pouca coisa e o que tem tá muito caro aqui a exemplo dos kits da Procomp que apesar de bons, na minha opinião não vale o valor que está sendo cobrado por ai. Bloqueio prá Dana 30/35 nacional acho que não tem, pelo menos eu desconheço, aí o jeito é recorrer a Quadratec, 4WD, Morris4x4 ou algumas lojas no Ebay. O Bruno e o Rodrigo (Samukanvas) em breve terão boas novidades e opções em breve.
Isso é chato :(, mas pelo menos tem gente daqui que está resolvendo essa questão. E sobre acessórios, tem algum "obrigatório" que eu teria de colocar no Wrangler para as trilhas, como as utilíssimas proteções inferiores dos Suzukis?


Não lembro a relação do Wrangler agora, mas prá usar pneus até 33" vai bem, mas depende do tipo de trilha que vc for fazer. A grande vantagem é que diferente dos Suzikis, o Wrangler tem um 6 cilindros com masi de 170 CV prá empurrar o conjunto.
A minha dúvida seria mais na parte do controle, como passar um trecho de pedras bem devagar, o que o kit X-Crawler permite com os Suzukis. Como nunca dirigi um jipe com "motorsão" (mas vontade não falta :twisted:), tenho receio que em reduzida qualquer toquezinho no acelerador fará o jipe dar um pulo para a frente, entende?


Não é muito diferente não, se pegar um Wrangler em bom estado não vai ter problemas, é só cuidar da manutenção.:concordo:

[]´s
Mais uma vez, obrigado pelas respostas, esclareceu bastante!

[]'s

Ronaldo B.
19/10/2009, 22:46
É bom saber que nisso não terei problemas. E valeu pela dica da Rockauto.com, esse site tem bastante coisa. Eles entregam diretamente aqui no Brasil comprando somente pelo site ou tem que telefonar ou algo parecido? (o meu inglês escrito até que é bom, mas para falar... :putz:).

Na Rockauto é só fazer o pedido e lançar o numero do cartão de credito, não lembro mas acho que nem e-mail precisei mandar pra fechar a compra.

Tem lojas como a Quadratec e a 4WD que ao fazer uma compra eles te mandam a cotação do frete por e-mail em ate 48 horas e aí vc só responde o e-mail dizendo se aprova ou não,mas tambem não precisa ligar, faz tudo por e-mail mesmo. A unica restrição é se o endereço de entrega das compras for diferente do endereço onde é entregue a sua fatura de cartão de crédito, que é o seu endereço cadastrado na operadora. Ai nesses casos algumas lojas pedem para mandar uma cópia da ultima fatura paga via fax.



Essas lojas que você se refere ficam no Brasil ou são estrangeiras?

Aqui em SP tem a [/URL]www.renoveparts.com (http://www.renoveparts.com) e a Castro autopeças no Ipiranga. A Renoveparts só trabalha com peças para importados, o preço é razoável e enviam via Sedex.



OK. Essa atenção ao câmbio e diferencias seria o normal em qualquer 4x4 usado ou tem algo específico no Wrangler que tem que prestar cuidado?

Aí eu prefiro que quem tem Wrangler opine, mas não me lembro de ter nenhum ponto fraco na Wrangler, mas é sempre bom verificar como est´pa o cambio auto quanto a troca de marchas e os diferenciais se não estão roncando.

Mas aí o Marcelo ou outros usuários que tenham Wrangler e conhece melhor o carro são mais indicado prá te dar essas dicas que eu que tenho Cherokee, prefiro deixar que quem conhece responda do que eu arriscar e te dar dica errada ou falar alguma besteira. :putz::putz:


OK. Você por acaso saberia o vão livre que fica com os 31"?

Mais uma que vou ficar te devendo, nem da Cherokee eu nunca medi isso... :lol:



Isso é chato :(, mas pelo menos tem gente daqui que está resolvendo essa questão. E sobre acessórios, tem algum "obrigatório" que eu teria de colocar no Wrangler para as trilhas, como as utilíssimas proteções inferiores dos Suzukis?

Essa é mais uma que deixo pro Marcelo & Cia responderem. Manda uma MP para o meu xará o Ronaldo Andrade , ele tem Wrangler a um bom tempo, conhece muito e o do dele é muito bem preparado, com certeza ele pode te dar uma dicas bem legais .... :concordo:


A minha dúvida seria mais na parte do controle, como passar um trecho de pedras bem devagar, o que o kit X-Crawler permite com os Suzukis. Como nunca dirigi um jipe com "motorsão" (mas vontade não falta :twisted:), tenho receio que em reduzida qualquer toquezinho no acelerador fará o jipe dar um pulo para a frente, entende?

Eu andei com um Wranlger com pneus 33" e não senti ele muito mais fraco que a minha XJ com pneus 31", mas isso não foi em trilha, então dependendo do tipo de trilha que vc for fazer talves vc tenha que trocar a relação. Se quiser depois te passo uma MP com alguns links de uma lojas bem legais do Ebay onde vc vai conseguir encontrar muita coisa para o Wrangler, tem mais coisa até mesmo que prá Cherokee. Só toma cuiado com as compras pq em cima do valor da compra vc paga 60% de imposto de importação mais ICMS que é estadual e em SP é 18%, mais 2% de IOF no cartão de credito e se as peças vierem via courrier tem mais US$ 10,00 em média referente despesas de desembaraço e uma taxa pequena da Infraero.:concordo:

[]´s

PS: Depois que acabei de postar lembrei de mais uma coisa.... não sei se vc já viu esse tópico no Frota 4x4 [url]http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=64395 Se não viu, dá uma olhada que tem muita informação legal e o Edilson é muito gente fina e pode te dar mais umas dicas também.

MARCELOLUCHESI
20/10/2009, 10:35
Jeanilson, O ponto fraco do Wrangler é os semi eixos dana 35, para pneus apartir de 33" Ele também não tem um angulo de ataque, principalmente de saida bom, é muito Baixo ORIGINAL, fora isso é um Belo jeep tem motor de sobra sempre respeitando o conjunto Relação C&P/Pneus.

Uma sujestão que eu daria para você, eu não sei o tipo de trilha que você faz, mas se você se contentar com um pneu 31, no maximo recapado cross para não forçar muito os semi eixos, E Erguer em 2,5 polegadas nos calços, Você tem um Jeep bom, para trilhas médias sem gastar muito e sem precisar mexer em relação/semi eixos/ kit de susp e etc.
Mas se você partir para um pneu 33" ai sim a coisa complica bastante e o gasto aumenta consideravelmente... Pois para trilha de média a pessada ai sim prepara para bloqueios, semi eixos reforçados, kit de suspenção, relações de diferenciais e etc.. Se você não tiver ideia de vender o jeep e ir fazendo devagarinho acho interessante, fora isso deixe ele o mais original possivel.

Quanto a suzuki eu já tive um vitara com relação de diferenciais curtas, e agora o X ta fabricando para ele a Crawlin igual a do samuca e entendo o que você está falando.... No wrangler na reduzida ele tem motor de sobra, não precisa se preocupar com x crawlin na T case.

Mas procure nesse forum pelos meus comentarios e do pessoal aqui que tem wrangler preparado, você vai achar bastante material nesses ultimo ano.

Jeanilson
20/10/2009, 23:08
Depois que acabei de postar lembrei de mais uma coisa.... não sei se vc já viu esse tópico no Frota 4x4 http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=64395 Se não viu, dá uma olhada que tem muita informação legal e o Edilson é muito gente fina e pode te dar mais umas dicas também.
Ronaldo, mais uma vez obrigado pelas respostas :palmas:.

Valeu pela indicação do tópico, já o assinei e vou acompanhá-lo, pois com certeza será uma bela fonte de inspiração :twisted:.


Jeanilson, O ponto fraco do Wrangler é os semi eixos dana 35, para pneus apartir de 33" Ele também não tem um angulo de ataque, principalmente de saida bom, é muito Baixo ORIGINAL, fora isso é um Belo jeep tem motor de sobra sempre respeitando o conjunto Relação C&P/Pneus.

Uma sujestão que eu daria para você, eu não sei o tipo de trilha que você faz, mas se você se contentar com um pneu 31, no maximo recapado cross para não forçar muito os semi eixos, E Erguer em 2,5 polegadas nos calços, Você tem um Jeep bom, para trilhas médias sem gastar muito e sem precisar mexer em relação/semi eixos/ kit de susp e etc.
Mas se você partir para um pneu 33" ai sim a coisa complica bastante e o gasto aumenta consideravelmente... Pois para trilha de média a pessada ai sim prepara para bloqueios, semi eixos reforçados, kit de suspenção, relações de diferenciais e etc.. Se você não tiver ideia de vender o jeep e ir fazendo devagarinho acho interessante, fora isso deixe ele o mais original possivel.

Quanto a suzuki eu já tive um vitara com relação de diferenciais curtas, e agora o X ta fabricando para ele a Crawlin igual a do samuca e entendo o que você está falando.... No wrangler na reduzida ele tem motor de sobra, não precisa se preocupar com x crawlin na T case.

Mas procure nesse forum pelos meus comentarios e do pessoal aqui que tem wrangler preparado, você vai achar bastante material nesses ultimo ano.

Marcelo,

Acredito então que não terei problemas com os eixos do Wrangler, já que o meu estilo é "pé leve" (também acredito na filosofia de "quem quebra a viatura é o piloto", seja conduzindo de maneira errada ou exagerando na modificação). Já fiz várias trilhas com o Vitara que possuia, algumas relativamente complicadas, e nunca tive problemas com o diferencial dianteiro original dele.

Não pretendo radicalizar na modificação da viatura, já que não pretendo fazer trilhas pesadas e quero manter a dirigibilidade nas viagens.

Devo começar com pneus 31" e calços na suspensão, até mesmo porque o Jeep que estou de olho já os tem, e ir instalando/modificando o que eu sentir necessidade com o tempo.

Sobre os acessórios, eu possuo um guincho elétrico Work 9000. Ele consegue puxar legal o Wrangler ou eu teria que colocar um mais forte? :pensativo:

A única coisa ainda complicada para mim é o preço, pois pelo valor de um Wrangler "mais ou menos" equipado (praticamente só pneus e calços) daria para montar um Vitara completo, com pneus, calços, X-crawler, proteções, bloqueio, para-choques, etc, etc, e ainda sobraria um troco para a gasolina :confused:. Como vi que você já teve Suzuki, Tem muita diferença de desempenho entre as duas viaturas em trilhas (além do motorsão, óbvio! :mrgreen:).

[]'s

samukanvas
21/10/2009, 00:57
O legal do wrangler é que ele possibilita ser usado por um usuário iniciante até o mais radical. É um jipe que te dá muitas possibilidades futuras. Se vc vislumbra um crescimento maior nas trilhas, acho que é o carro mais indicado. Nenhum supera ele em partes e equipamentos.

Muito confortável, ótimo desempenho, ótimo equipamentos no mercado, carro pro futuro, como o cj foi e é hoje em dia.

Se puder, compre que é uma excelente base pra qualquer tipo de projeto :concordo:

Abs

Jeanilson
21/10/2009, 20:05
Fala, Samukanvas!

Há quanto tempo! não nos falamos desde a época dos nossos Samurais com pneus 31" :mrgreen:.


O legal do wrangler é que ele possibilita ser usado por um usuário iniciante até o mais radical. É um jipe que te dá muitas possibilidades futuras. Se vc vislumbra um crescimento maior nas trilhas, acho que é o carro mais indicado. Nenhum supera ele em partes e equipamentos.

Muito confortável, ótimo desempenho, ótimo equipamentos no mercado, carro pro futuro, como o cj foi e é hoje em dia.

Se puder, compre que é uma excelente base pra qualquer tipo de projeto :concordo:

Abs

Não tinha pensado sobre esse prisma :shock:, da possibilidade de ter uma viatura que me atenderia não importa a radicalização do projeto.

Com o Wrangler eu sempre teria a possibilidade de um upgrade com um kit já pronto no mercado (mesmo que importado), e com o Vitara eu já teria alcançado o seu limite, me obrigando a fazer adaptações caras e experimentais ou mesmo a trocar de viatura :pensativo:.

Valeu pela dica, me ajudou muito :concordo:.

[]'s

raulino
26/10/2009, 01:26
boa noite pessoal... esse fds andei pela primeira vez num TJ 98 que esta a venda por aqui... segundo dono, todo equipado e com manutenção básica em dia (notas fiscais).

para o uso que pretendo ele até excede... mas fiquei mesmo em dúvida se ele é adequado para um iniciante como eu... logo agradeço opiniões/sugestões.

pontos positivos (IMHO): 5 BF Mud 33" novos, SYE, Work 9000, PX, Hi-Lift, bloqueio traseiro, cambio manual, freio a disco traseiro, baixo km (60k), peças sobressalentes acompanham na venda (kit de embreagem, pastilhas freios, farois originais)

dúvidas (IMHO): kit de suspensão "copiado" instalado em 2002, amortecedores gringos, calços acima e por dentro das molas + calços de carroceria, num total de 4", não tem marcas dos pneus estarem pegando no chassi ou carroceria, pitman ajustado, farol de xenon (originais vem junto), buzina com sons de animais (isso eu tiraria).

outros detalhes: ar gelando, alarme, eletrica funcionando até onde testei, alguns elementos no cofre iniciando oxidação, como as presilhas da tampa do filtro de ar.

acabamento satisfatorio para sua idade: bancos, pintura e carpete excelentes para trilha, mas merecem um trato se o uso pra ir ao shopping for intenso.

de longe foi o jeep mais confortavel que já andei... sem ruidos e vibrações durante o percurso (fora o motorzaum)... ele balançou mas achei até pouco pela sua altura.

particular... vende a preço de viatura original... segundo dono pelo manual, o cara esta com ele desde 2002... possui tb 1 gaiola com AP injetado e está comecanco a preparar um troller que acabou de comprar... não achei uma marca de óleo no piso...

o que me dizem? vale a pena ou é melhor pegar um originalzinho e ir evoluindo ($$$) com ele, como sugere o samukanvas?

[ ]s Raulino

Jeanilson
26/10/2009, 09:18
Raulino,

Também sou "iniciante" nesse assunto, mas acretido que posso te ajudar:


...
para o uso que pretendo ele até excede... mas fiquei mesmo em dúvida se ele é adequado para um iniciante como eu... logo agradeço opiniões/sugestões.
...
Cara, não vejo isso como problema (viatura equipada para um novato), até mesmo porque você não vai permanecer iniciante por muito tempo :mrgreen:. Após algumas trilhas você já vai ter pego as "manhas" da viatura.


...
pontos positivos (IMHO): 5 BF Mud 33" novos, SYE, Work 9000, PX, Hi-Lift, bloqueio traseiro, cambio manual, freio a disco traseiro, baixo km (60k), peças sobressalentes acompanham na venda (kit de embreagem, pastilhas freios, farois originais)

dúvidas (IMHO): kit de suspensão "copiado" instalado em 2002, amortecedores gringos, calços acima e por dentro das molas + calços de carroceria, num total de 4", não tem marcas dos pneus estarem pegando no chassi ou carroceria, pitman ajustado, farol de xenon (originais vem junto), buzina com sons de animais (isso eu tiraria).

outros detalhes: ar gelando, alarme, eletrica funcionando até onde testei, alguns elementos no cofre iniciando oxidação, como as presilhas da tampa do filtro de ar.
...
O único ponto negativo que eu vi foram os pneus 33". Verifique os semieixos para ver se eles já não estão comprometidos com o uso desses pneus.


...
o que me dizem? vale a pena ou é melhor pegar um originalzinho e ir evoluindo ($$$) com ele, como sugere o samukanvas?

[ ]s Raulino
Aí vai depender do valor da viatura. Se o preço estiver bom (custando muito menos do que a viatura original e os acessórios em separado) com certeza valerá a pena :roll:.

Outra vantagem também seria que, caso você não goste ou acabe não usando algum acessório, você pode vendê-los depois. Se tudo der certo para mim com certeza eu seria um dos interessados :D.

[]'s

raulino
26/10/2009, 19:00
Valeu pela resposta Jeanilson...

Pelo preço sinceramente achei uma boa... ele é 97/98 e o dono quer $36k sem choro... praticamente o valor da tabela fipe do 97/97.

O proprietario me pareceu pessoa séria... quando questionei o kit de suspensão... ele disse que na época (2002) a importação não valia a pena e então fabricou um "copiado" na sua própria usinagem... apesar dele não rodar muito, ao meu ver já foi homologado "na raça".

A relação está original, mas andei bem com ele e não senti falta de torque em subidas não...

Quando falei sobre vibração no cardã... ele mostrou o SYE e informou que colocou há pouco tempo, após a segunda quebra na região da cruzeta desde que ele levantou... isso me passou confiança nele mas me preocupou em relação aos semi-eixos.

Pergunto... existe e vale a pena alguma opção confiável de reforçar os eixos dele... como o pessoal coloca as pontas de eixo ensimec no Dana 44?

Jeanilson
26/10/2009, 21:01
Valeu pela resposta Jeanilson...

Pelo preço sinceramente achei uma boa... ele é 97/98 e o dono quer $36k sem choro... praticamente o valor da tabela fipe do 97/97.
...
Nossa :shock:! Se realmente as viatura estiver em bom estado de manutenção você estará fazendo um ótimo negócio.


...
Quando falei sobre vibração no cardã... ele mostrou o SYE e informou que colocou há pouco tempo, após a segunda quebra na região da cruzeta desde que ele levantou... isso me passou confiança nele mas me preocupou em relação aos semi-eixos.

Pergunto... existe e vale a pena alguma opção confiável de reforçar os eixos dele... como o pessoal coloca as pontas de eixo ensimec no Dana 44?
Fabricante nacional eu desconheço, mas existem várias opções estrangeiras de semieixos reforçados e kits de suspensão. Se em 2002 não valia a pela, hoje já pode ser interessante a sua importação... :pensativo:

[]'s

Edilson Fabre
26/10/2009, 22:34
bloqueio traseiro

Olá Raulino, qual é esse bloqueio?



kit de suspensão "copiado" instalado em 2002, amortecedores gringos, calços acima e por dentro das molas + calços de carroceria, num total de 4", não tem marcas dos pneus estarem pegando no chassi ou carroceria, pitman ajustado.

Quais são oas amortecedores? Curso?
Quanto efetivamente tem de aumento de suspensão? Sem contar o body lift?
Os braços de suspensão são originais? Vc notou como estão as buchas?

O carro é muito bom, vc vai amar....
Abraço,

Edilson

raulino
27/10/2009, 01:44
Oi Edilson... como o próprio título do tópico diz... sou iniciante em termos de Wrangler :parede:

Mas vamos lá... me corrijam se falar bobagem... segundo o dono o bloqueio traseiro é original... é automático e provavelmente parcial, pois em momento algum ouvi ele "desarmando" nas curvas... talvez levantando um lado seja possível testá-lo.

Sobre o kit... tb não sou conhecedor... amortecedor nitro, mas me fugiu a marca... fora eles, molas e calços, os braços e demais componentes me pareceram originais, mas como não conheço um "stock" ao vivo fica difícil precisar... arrisco dizer que é algo simples, como um body lift de 2" + lift de 2" nas molas, com armotecedores trocados e batentes reposionados... ele tb me disse que nunca desconectou as bieletas... além do pitman, não sei dizer se os braços e powertrain foram reposicionados... :putz:

Veja uma foto do resultado pra vc ter uma idéia.... como foi um teste sem compromisso, usei traçao e reduzida, mas não pedi pra trabalhar a suspenção e verificar o curso total... por isso tb não levei mecanico, até pq ainda não tenho o tal do mecanico de confiança que gosta, conhece e cuida do seu 4x4. :oops:

Em termos visuais adianto que ficou animal... como disse, se eu der um trato na pintura, estofado e carpete fará sucesso nos shoppings da região! :mrgreen: Meu receio é não ficar já no primeiro ou segundo banhado por não saber brincar com ele :pensativo:

Obrigado pela paciencia pessoal... agradeço se mais alguém quiser dar pitaco enquanto quebro o porquinho e conto as moedinhas!

MARCELOLUCHESI
27/10/2009, 09:03
Só trocando os eixos completos por dana 44, não tem como você colocar semi-eixos(ponta de eixo) dana44 em um eixo dana35, que é o original do Wrangler.

Mas existe para vender nos USA, kit de semi eixos dana35 mais reforçados.

raulino
28/10/2009, 11:43
Valeu Marcelo!

Chequei nos sites gringos mencionados no forum e identifiquei algumas opções. :concordo:

Sobre o Jipão... infelizmente vou passar a vez nesta compra... não pela viatura, pois como o Jeanilson confirmou meu sentimento, achei um ótimo negócio... porém, em meu momento familiar atual não ficaria tranquilo pra quebrar o porquinho com ela. :rolleyes:

Preciso de no máximo mais um ano para ter esta tranquilidade... até lá outros TJs estarão a venda... quem quiser o contato do proprietario deste passo por MP.

[ ]s sem comissão!

Jeanilson
07/11/2009, 22:02
Povo,

Na minha busca eu encontrei um Wrangler 1997, que aparentemente está inteiro. O proprietário disse que fez uma revisão detalhada um pouco antes de colocar a viatura a venda, o que parece verdade (o tecido dos bancos foi trocado recentemente, entre outras coisas...).

Em 1997 os Wranglers são da linha TJ, correto? eles possuem freios ABS?

O carro dá um pequeno tranco a cada troca de posição da alavanca do câmbio automático (todos os que eu já vi fazem isso também, acredito então que seja normal) e na posição D ou R o motor já começa a empurrar a viatura sem precisar encostar no acelerador. Isso pode ser considerado como um sinal de "saúde" do Câmbio Automático?

Ao ligar o Jeep o motor parece "pesar" nas primeiras voltas (gira mais devagar), mas depois pega normal. O dono falou que trocou a bateria recentemente. Isso pode ser somente um caso de bateria subdimensionada ou pode ser um indício de algo mais grave, como motor de arranque? A viatura está com 120.000 Kms rodados.

Mas o que eu achei mais grave foi que a luz do Airbag está acesa direto e o botão da buzina não esta funcionando também (fizeram uma gambiarra colocando um botãozinho no painel para a buzina :putz:). O dono disse que é só trocar um chicote que passa na coluna de direção (que custa a bagatela de R$ 1.500,00 na concessionária, de acordo com ele :shock:) que resolve esses problemas. Como desconfio sempre de "papo de vendedor", vale a pena continuar a negociação, "chorando" um desconto devido à esse defeito, ou isso é algo que pode inviabilizar a compra?

No mais a viatura está em bom estado, com lataria e interior com alguns detalhes que "entregam a idade", mas nada que eu não possa resolver em alguns fim de semana :twisted:. Com isso a minha última dúvida: a viatura está com o toca-fita original de fábrica. Consigo trocá-lo facilmente por um MP3 do tipo DIN, sem sobrar espaço no painel e sem precisar ficar "picotando" a fiação do Jeep?

[]'s

MARCELOLUCHESI
07/11/2009, 22:19
Nao tem ABS

Afirmativo para o resto das questoes.

Sobre a luz do abs e buzina, nao tenho essa informacao

o resto esta tudo correto

sim para o radio tb! Mas tem que procurar uma casa boa que vende e instala som que ele fazem um acabamento perfeito ao redor, já vi isso em outros wrangler

Jeanilson
09/11/2009, 19:32
...
sim para o radio tb! Mas tem que procurar uma casa boa que vende e instala som que ele fazem um acabamento perfeito ao redor, já vi isso em outros wrangler
Obrigado pelas respostas.

Você saberia dizer se encontro à venda esse acabamento do painel já pronto? É que sou adepto do "faça você mesmo" e eu estava querendo trocar o rádio da viatura.

[]'s

Edilson Fabre
10/11/2009, 08:04
Obrigado pelas respostas.

Você saberia dizer se encontro à venda esse acabamento do painel já pronto? É que sou adepto do "faça você mesmo" e eu estava querendo trocar o rádio da viatura.

[]'s

Aqui no Brasil nunca vi. O meu comprei na Quadratec.

Single DIN Radio Dash Adapter

For 97-06 Jeep® Wrangler TJ & Unlimited

http://www.quadratec.com/products/96082_30X_PG.htm (http://www.quadratec.com/products/96082_30X_PG.htm)

Abraço,

Edilson

Jeanilson
10/11/2009, 20:42
Aqui no Brasil nunca vi. O meu comprei na Quadratec.

Single DIN Radio Dash Adapter

For 97-06 Jeep® Wrangler TJ & Unlimited

http://www.quadratec.com/products/96082_30X_PG.htm (http://www.quadratec.com/products/96082_30X_PG.htm)

Abraço,

Edilson
Obrigado pela dica, Edilson.

Essa Quadratec entrega aqui no Brasil sem problemas?

[]'s

Ronaldo B.
10/11/2009, 21:05
Jeanilson,

Eu não me lembro se o suporte do rádio do Wrangler é igual ao da XJ, se for dá uma olhada nesse tópico que tem o link e a foto do suporte e onde conseguir no Brasil.

Retirando o rádio da XJ (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=64737)

[]´s

MARCELOLUCHESI
11/11/2009, 10:50
Jeanilson, você comprou o jeep já?

Jeanilson
11/11/2009, 20:17
Jeanilson, você comprou o jeep já?
Digamos que ainda está em negociação... :rolleyes:

[]'s

Jeanilson
22/11/2009, 23:06
Marcelo, Ronaldo e All,

Obrigado a todos pelos conselhos e dicas sobre o Wrangler, pois me ajudaram a voltar ao mundo off-road com um legítimo Jeep! :cool:

Ontem finalmente peguei a viatura, após quase duas semanas de negociação, vistorias e documentação. Agora começa a parte divertida, que é equipar a viatura. :twisted:

A minha maior dúvida no momento é: pneu 31" ou 33"? :mrgreen:

Com certeza ainda tenho um monte de outras dúvidas, mais acredito que ficaria melhor postá-las em outros tópicos.

[]'s feliz da vida e estreando a nova assinatura :dance:

Ronaldo B.
23/11/2009, 00:07
Marcelo, Ronaldo e All,

Obrigado a todos pelos conselhos e dicas sobre o Wrangler, pois me ajudaram a voltar ao mundo off-road com um legítimo Jeep! :cool:

Ontem finalmente peguei a viatura, após quase duas semanas de negociação, vistorias e documentação. Agora começa a parte divertida, que é equipar a viatura. :twisted:

A minha maior dúvida no momento é: pneu 31" ou 33"? :mrgreen:

Com certeza ainda tenho um monte de outras dúvidas, mais acredito que ficaria melhor postá-las em outros tópicos.

[]'s feliz da vida e estreando a nova assinatura :dance:

Jeanilson,

Antes de mais nada..... PARABÉNS !!!!:palmas:

Abre um tópico para o jeepão e vai atualizando o que for fazendo nele, quanto aos pneus.... bom... eu iria de 33" ...:mrgreen:

[]´s

Jeanilson
18/12/2009, 23:12
...
Abre um tópico para o jeepão e vai atualizando o que for fazendo nele, ...
Ronaldo e All,

Demorei um pouco, mas já abri um tópico para a viatura na "Frota 4x4 Brasil".

Segue o link: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=67479

Na medida que for mexendo no Jeep atualizarei o tópico.

[]'s

freitasjr
26/12/2009, 16:11
Boa tarde pessoal, desejaria informações sobre o Wrangler Sport modelo 2007 motor 3.8. Como a maioria das informações daqui do fórum é a respeito da versão/modelo anterior(4.0), tenho algumas dúvidas:

1 - Como é o trabalho de suspensão dele p/ andar em estradas mal pavimentadas(esburacadas), é macio ou muito duro, ou seja, se sente muito os impactos dentro do carro ao se passar por buracos gerando desconforto ou é algo comparável a maciez de uma Pajero ?

2 - Peças de manutenção, só na autorizada ou se encontra em algumas lojas daqui do Brasil ? Se for na autorizada é muito caro ou se compara a manutenção de um Mitsubishi ?

3 - Em relação ao consumo, alguém faz idéia de quanto faz na cidade ou estrada ?

Grato por qualquer informação, atenciosamente, Francisco de Freitas...

freitasjr
29/12/2009, 04:24
Ninguém aqui tem conhecimento ou conhece alguém que possa falar a respeito do Wrangler Sport 3.8, principalmente do custo de manutenção/revisões ? :pensativo:


Boa tarde pessoal, desejaria informações sobre o Wrangler Sport modelo 2007 motor 3.8. Como a maioria das informações daqui do fórum é a respeito da versão/modelo anterior(4.0), tenho algumas dúvidas:

1 - Como é o trabalho de suspensão dele p/ andar em estradas mal pavimentadas(esburacadas), é macio ou muito duro, ou seja, se sente muito os impactos dentro do carro ao se passar por buracos gerando desconforto ou é algo comparável a maciez de uma Pajero ?

2 - Peças de manutenção, só na autorizada ou se encontra em algumas lojas daqui do Brasil ? Se for na autorizada é muito caro ou se compara a manutenção de um Mitsubishi ?

3 - Em relação ao consumo, alguém faz idéia de quanto faz na cidade ou estrada ?

Grato por qualquer informação, atenciosamente, Francisco de Freitas...

LeandroCHT
25/03/2010, 22:26
Oi Completando a resposta do Ronaldo, 31 não tem problema, 33´já se torna perigoso para os eixos Originais, mas existem semi eixos reforçado nos USA para dana 35.

Quanto a Relação C &P é 3,07 ou seja 43/14. Com 31 não se nota diferença, mas com 33 ai sim começa a pesar, principalmente no Automatica, se for usar só na trilha reduzido não vai notar muito, mas na cidade, subida de morro, andar na faixa a 80km/h você vai notar que pesa, principalmente com cambio auto.

A Cherokee não se nota tanto pois a relação da automatica é mais curta que a dos Wranglers 97/98 em função da caixa ser 4 marcha sendo a quarta menos de 1:1, Ou seja o diferencial da XJ auto é cerca de meia volta a mais no cardã do que o Wrangler.

Marcelo coloquei os 33'' que havia comentado e praticamente não senti perda de potência, o carro continua andando da mesma forma a única diferença é o erro no velocimetro do carro, que está marcando um pouco menos que o real, e o meu é automático.

abrç

Leandro

MARCELOLUCHESI
26/03/2010, 09:47
Eu sei que o seu é automatico, o meu tambem é!
Que bom se você gostou assim....... se ficou bom para vocÊ não mexa.
Quando eu coloquei os 33 eu senti pesar um pouco para arrancar, principalmente em morros. A vantagem em C & Ps curtas ou melhor, que compenssem os pneus, é que você força menos a caixa.

Quanto ao velocimetro, entre na pagina da quadratec e procure por "speedometer" algo do genero e mande vir para você o pinhãozinho do t case do wrangler, lá vai ter uma tabela de relação C &P e tamanho do pneu que você usa, ai você escolhe a o pinhão pelo numero de dentes.

V1tor
28/12/2010, 15:53
Eu tambem estou procurando um jeep wrangler usado (http://www.somanuncios.com.br/carros/jeep_wrangler_usados). Neste site encontrei uns muito bons! A verdad recomendo o site se procuram qualquer carro... É legal.

Gosto muito do foro! Sempre leio os post. Boa informação! Obrigado!

fmds
25/08/2011, 18:11
Alguem sabe de um teto rigido para wrangler 1997/2001? email: fmds5@hotmail.com