PDA

Ver Versão Completa : PX ou PY para Tracker / GV...



Murillus
17/07/2008, 14:46
Fala Galera,

Eu ja revirei a Tracker mas ate agora nao achei um local realmente legal pra por meu radioamador?

Ai fiz o que a maioria do povo acaba fazendo... deixei ele solto...

E voces? alguma solução?

[]s

hrodrigues
17/07/2008, 15:22
Ola Murillus

Coloquei o meu radio embaixo do cd player. Fica perfeito

Abs

Helio

Newton Guerra
17/07/2008, 15:33
Olha onde eu coloquei:

http://www.suzukiclub4x4.com.ar/viewtopic.php?t=9079&start=54

E a licença da estação? Estou há 2 meses esperando a maldita e nada. Na Anatel dizem que estão "sobrecarregados" :parede::parede:.

Abraços

hrodrigues
17/07/2008, 16:22
Murillus

Aí vai uma foto

Helio

Murillus
17/07/2008, 16:25
Estou há 2 meses esperando a maldita e nada. Na Anatel dizem que estão "sobrecarregados" :parede::parede:.


Newton,

valeu a ideia...

quanto a ANATEL, eu fiz tudo pessoalmente... fui la e paguei, depois e retornei com os comprovantes... dias depois (72hs) fui la e peguei minha licença... se fosse esperar pelo correio ia ser muito mais demorado...

[]s

VOVÔ DO TROLLER
17/07/2008, 17:44
Fala Galera,

Eu ja revirei a Tracker mas ate agora nao achei um local realmente legal pra por meu radioamador?

Ai fiz o que a maioria do povo acaba fazendo... deixei ele solto...

E voces? alguma solução?

[]s
Eu coloquei na mesma posição do Hélio ( ficou exatamente igual) e ficou bom ( pelo menos eu acho). Com relação à Anatel , realmente é um saco. O meu procedimento fui igual ao do Murillus. Aqui em S.P. , pelo correio, segundo o pessoal da Anatel, pode levar mais de 6 meses ( com o correio em greve então.......) Abs. Válter

Newton Guerra
17/07/2008, 17:54
Eu coloquei na mesma posição do Hélio ( ficou exatamente igual) e ficou bom ( pelo menos eu acho). Com relação à Anatel , realmente é um saco. O meu procedimento fui igual ao do Murillus. Aqui em S.P. , pelo correio, segundo o pessoal da Anatel, pode levar mais de 6 meses ( com o correio em greve então.......) Abs. Válter

Pois é, Válter e Murillus, eu também fui pessoalmente e tenho passado por lá de vez em quando. A Anatel fica próxima do meu serviço. O problema é que é sempre a mesma história, tem muitas para aprovar, bla bla bla...Ô burocracia dos inferno :evil:, sô!

Teoricamente dá para acompanhar pelo site, e o status é sempre o mesmo: em análise. Vou tentar ligar na Labre e ver se eles têm alguma dica.

Abraços

iwakura
17/07/2008, 17:56
Eu coloquei na mesma posição do Hélio ( ficou exatamente igual) e ficou bom ( pelo menos eu acho). Com relação à Anatel , realmente é um saco. O meu procedimento fui igual ao do Murillus. Aqui em S.P. , pelo correio, segundo o pessoal da Anatel, pode levar mais de 6 meses ( com o correio em greve então.......) Abs. Válter

Hélio e Valter,

Inda bém que ceis vivem em cidades civilizadas e com pouco roubo... Por aqui o pessoal faria a festa! Com uma pedrada só dá pra matar 2 coelhos juntos!:parede::parede::putz::putz:

Não tenho, nem pretendo ter, mas se tivesse colocaria no local do Newton, muuuuuuuuuuuito mais seguro.:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

[]
Mário.

VOVÔ DO TROLLER
17/07/2008, 18:06
postado por Iwakura

Hélio e Valter,

Inda bém que ceis vivem em cidades civilizadas e com pouco roubo... Por aqui o pessoal faria a festa! Com uma pedrada só dá pra matar 2 coelhos juntos!:parede::parede::putz::putz:

Não tenho, nem pretendo ter, mas se tivesse colocaria no local do Newton, muuuuuuuuuuuito mais seguro.:mrgreen::mrgreen::mrgreen:


BOA TARDE IWAKURA, VOCÊ ESTÁ BRINCANDO NÃO É? AQUI EM S.P., a situação de segurança está crítica (acho que só perde , ou talvez empate com o R.J.). A vantagem ( se é que é vantagem) é que eu só uso o Tracker para passeios e trilhas. Do passeio para a garagem e da garagem para o passeio. Para você ter idéia, aqui em casa , para chegar até o Tracker há dois portões de ferro, sendo que a casa toda é cercada por muros de mais de 4 metros com cerca elétrica e alarme. Abs. Válter

hrodrigues
17/07/2008, 20:00
Olá Mário

Aqui só é roubado quem dá mole. Em casa, mesmo dentro de cond. fechado, o carro fica na garagem. No trabalho fica no estacionamento. Fazer compras só em Shopping, o estacionamento tem seguro. Há muito tempo atrás me afanaram um subwoofer que estava na mala (foi o manobrista) e o Shopping pagou na boa. Restaurante só se tiver estacionamento e por aí vai... Tomando as devidas precauções é muito difícil de acontecer. Agora se largar na rua...
Hoje em dia por aqui neguinho não perde tempo de arrombar seu carro para levar rádio, se arrombou leva o carro ahahahah...
Abs

Helio

iwakura
18/07/2008, 07:00
Hélio e Valter,

Pois é, eu tomo as mesmas precauções de vcs, garagem coberta, etc. O problema é naqueles 1% ou mesmo 0.1% da utilização, quando, por algum motivo, vc é "obrigado" a deixar o carro na rua... Seja num compromisso, seja numa viagem...

A localização do Newton é muito boa nisso, fecha o compartimento e tá tudo escondido!

Valter: claro que estava brincando!:mrgreen:

[]
Mário.

Pedrinha
18/07/2008, 12:57
...Para você ter idéia, aqui em casa , para chegar até o Tracker há dois portões de ferro, sendo que a casa toda é cercada por muros de mais de 4 metros com cerca elétrica e alarme. Abs. Válter

Ô Valter, vc mora num presídio de segurança máxima??? :shock::pensativo::mrgreen:

[]s. :concordo:

Pedrinha
18/07/2008, 13:02
Caros Trackeiros,

Vcs não acham muito mais prático e barato, usar walk-talkies do tipo Motorola Talk-About? Tenho 3 aparelhos e qd saía em grupo, emprestava dois aparelhos aos companheiros e funcionava muito bem...e ainda tem a vantagem deu poder monitorar a filha no condomínio durante as férias. :mrgreen:

[]s. :concordo:

Newton Guerra
18/07/2008, 13:14
Ô Valter, vc mora num presídio de segurança máxima??? :shock::pensativo::mrgreen:

[]s. :concordo:

Boa, Pedrinha, tô rindo sozinho aqui no trampo. Mas a tendência é essa mesmo, nós presos e os "outros" soltos.

Sou muito desencanado pra roubos, mas tento não deixar nada à vista. Até meu CD está um pouco mais fundo e com uma tampa fica escondido.

Tenho garagem em casa e no trampo, mas quando saio, paro na rua na boa. Até o Vitarinha conversível já parei muito na rua, nunca tentaram roubar nada (toc, toc, toc.)

Abraços

iwakura
18/07/2008, 13:30
Boa, Pedrinha, tô rindo sozinho aqui no trampo. Mas a tendência é essa mesmo, nós presos e os "outros" soltos.

Sou muito desencanado pra roubos, mas tento não deixar nada à vista. Até meu CD está um pouco mais fundo e com uma tampa fica escondido.

Tenho garagem em casa e no trampo, mas quando saio, paro na rua na boa. Até o Vitarinha conversível já parei muito na rua, nunca tentaram roubar nada (toc, toc, toc.)

Abraços

Alguém quer fazer um engana ladrão? É só pegar a frente de um toca-fita desses bem antigões, tirar a frente, cortar um pedaço de uma fita-cassete e colar na frente, de modo a ficar parecendo que ela está meio enfiada no aparelho. Daí quando tiras a frente do cd-player, colocas essa nova "frente" por cima.

http://www.instructables.com/id/Car-stereo-stock-radio-fake-out/
http://gizmodo.com/assets/resources/2008/07/cassettedeck.jpg

[]
Mário.

VOVÔ DO TROLLER
18/07/2008, 13:44
Citação:
Postado originalmente por Pedrinha http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/buttons/viewpost.gif (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=649400#post649400)
Ô Valter, vc mora num presídio de segurança máxima??? :shock::pensativo::mrgreen:

[]s. :concordo:


Valeu pessoal. Realmente eu me sinto um prisioneiro dentro da minha própria casa. Fazer o que ? Por isto, sempre que posso, coloco o carro na lama e no mato, não necessariamente nesta ordem. Abs

Pedrinha
18/07/2008, 13:51
Valeu pessoal. Realmente eu me sinto um prisioneiro dentro da minha própria casa. Por isto que eu gosto de colocar o carro na lama e fazer viagens no mato. Abs
Caro Valter,

...brincadeiras à parte, realmente é muito triste perdermos nossa liberdade! :???: ...concordo tb que nossas atividade "out door" são como uma fuga ou válvula de escape para as tensões do dia a dia...eu, particularmente, gosto de ir pra roça...literalmente...lá num tem bafômetro...eheheheheh :mrgreen: ..."se for dirigir, nunca beba...mas se for beber, me chama"...:dance:

[]s. :concordo:

Newton Guerra
18/07/2008, 13:51
Essa foi boa, Mário. Mas eu ainda prefiro esconder:

Foto 1: o som está no lugar original, só tirei aquela moldura que dá acabamento na frente, não uso ela.

Foto 2: Uma tampa genérica só apoiada. Da rua não dá pra notar que tem CD.

PS.: Eu estou querendo esse relógio do GV, se alguém encontrar algum por aí.... Fiquei sem coragem de arrancar fora antes de passar o carro pro primo.

Murillus
18/07/2008, 18:13
Hélio e Valter,

os Px sao menores e cabem mas o meu Py nao entra alem do som ficar abafado pois a caixa de som fica em cima dele...

[]s

hrodrigues
18/07/2008, 18:34
Olá Murillus

Qual o seu PY. Estou trazendo um Icom 2200H que sei que tambem vai dar

Helio

Newton Guerra
18/07/2008, 18:43
Olá Murillus

Qual o seu PY. Estou trazendo um Icom 2200H que sei que tambem vai dar

Helio

O meu FT-1802 cabe fácil lá também. Murillus, se o seu for muito maior, talvez não caiba onde indiquei.

Acho que o console central é muito fechado e dificulta a ventilação do rádio. Tem que ficar de olho se não esquenta muito.

Abraços

VOVÔ DO TROLLER
18/07/2008, 20:50
Caro Valter,

...brincadeiras à parte, realmente é muito triste perdermos nossa liberdade! :confused: ...concordo tb que nossas atividade "out door" são como uma fuga ou válvula de escape para as tensões do dia a dia...eu, particularmente, gosto de ir pra roça...literalmente...lá num tem bafômetro...eheheheheh :mrgreen: ..."se for dirigir, nunca beba...mas se for beber, me chama"...:dance:

Valeu Pedrinha, pode me chamar também. Abs

Sergio Andrade
31/01/2009, 23:59
Amigos, boa noite!

Estou querendo instalar um rádio PX na viatura, gostaria de receber informações sobre onde colocar o aparelho, antena, etc...:parede:
Fotos das instalações serão bem vindas....:pipoca:
Um grande abraço e obrigado.:concordo:

Marco-Maga
01/02/2009, 01:16
Fala sergio!!

Seja bem vindo....
Deixei uma mensagem pra vc lá no tópico Ruido tracker...

Sobre radios procura o Newton Guerra que ele tem radio na dele.

Abs.

Marco-Maga
01/02/2009, 01:41
Amigos, boa noite!

Estou querendo instalar um rádio PX na viatura, gostaria de receber informações sobre onde colocar o aparelho, antena, etc...:parede:
Fotos das instalações serão bem vindas....:pipoca:
Um grande abraço e obrigado.:concordo:

Bom segue um breve texto que tenho arquivado aqui, já tive os 2 PX e tenho hj PY e depende o fim da utilização de cada um. se for p/ apenas comunicação em trilhas vá de PX, só fique sabendo que ngm te responderá nas trilhas, principalmente aqui na Bahia, já faz um tempo que n vejo um PX em trilhas...agora se quer longo alcance,comunicação sem o velho barulho ssssssshhhhhhhhhhhh do PX vá de PY,a transmissão é limpa,clara e alta e se tiver próximo um do outro é perfeita..fora a vantagem de se falar via repetidora, repetidora pra quem n sabe é uma estação fixa instalada em algum ponto de preferência alta onde se capta o sua transmissão em uma frequência pre-estabelecida da repetidora, funciona mais ou menos assim, vc envia seu dados pra ela e ela envia pra quem vc quer falar, salientando que toda repetidora se transmite em uma e ouve em outra frequência,se vc usar o scan e um dia ouvir os Hômi ou qualquer frequência militar e de poder público n conseguirá falar com eles, apenas corujar..(escuta)...
Bom resumindo vou postar um texto que explica melhor o PX e o PY.



Todo bom jipeiro que vive sempre andando em bando, necessita de um bom Rádio de Comunicação. Pois com ele iremos manter a turma em contato, organizar o comboio e avisar os demais da turma sobre os perigos ou emergências durante a trilha.

Marco-Maga
01/02/2009, 01:42
Existem duas opções para você equipar seu jipe, os rádios da Faixa do Cidadão, conhecidos como PX, e os de Radioamador, conhecidos como PY. Em ambos os casos você terá que estar habilitado pela Agência Nacional de Telecomunicações - Anatel (http://www.anatel.gov.br/), órgão responsável pela regulamentação do uso das ondas de rádio no território nacional. Uma terceira opção é o uso de rádios comunicadores portáteis, que não ficam presos ao jipe e nem precisam de habilitação.

Marco-Maga
01/02/2009, 01:43
Mas não se assuste, o indicativo, como é chamada a identificação dada ao operador da estação de Rádio do Cidadão ou Radioamador (ex: PX1-7955, PY1-ABC) pode ser obtido com certa facilidade. Para maiores detalhes, acesse o site da Anatel (http://www.anatel.gov.br/) onde você encontrará todas as dicas de como tirar seu indicativo.

Marco-Maga
01/02/2009, 01:44
Sergio me passa seu e-mail por MP que te envio esse e-mail com todos os detalhes.


Abs

Sergio Andrade
01/02/2009, 01:50
Fala sergio!!

Seja bem vindo....
Deixei uma mensagem pra vc lá no tópico Ruido tracker...

Sobre radios procura o Newton Guerra que ele tem radio na dele.

Abs.

Marco,
Obrigado pelo apoio, já enviei MP para o Newton, valeu!!!

Sergio Andrade
01/02/2009, 01:52
Sergio me passa seu e-mail por MP que te envio esse e-mail com todos os detalhes.


Abs


MP enviada...

Marco-Maga
01/02/2009, 02:07
MP enviada...

Ja enviei os e-mails, e mandei o numero de um cel que tenho 012, se quiser pode me ligar sem problemas, to por aqui e não durmo cedo.

Abs.

Newton Guerra
01/02/2009, 11:07
Sérgio, recebi sua MP. Eu não sou muito entendido do assunto não, ainda estou aprendendo a usar o PY. Instalei naquele mini porta-treco do lado esquerdo, tive que cortar o fundo dele. A vantagem que achei desse lugar é que fica escondido e é bem ventilado, pois o fundo é aberto.

Dê uma olhada nesse tópico aqui, tem outras opções:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=46069 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=46069)

Lá tem um link meu de umas fotos que postei num site argentino, a idéia do lugar foi deles. Estou usando uma antena magnética, mas acho que vou instalar uma fixa.

Abraços

Sergio Andrade
01/02/2009, 23:09
Sérgio, recebi sua MP. Eu não sou muito entendido do assunto não, ainda estou aprendendo a usar o PY. Instalei naquele mini porta-treco do lado esquerdo, tive que cortar o fundo dele. A vantagem que achei desse lugar é que fica escondido e é bem ventilado, pois o fundo é aberto.

Dê uma olhada nesse tópico aqui, tem outras opções:

[/URL][url]http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=46069 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=46069)

Lá tem um link meu de umas fotos que postei num site argentino, a idéia do lugar foi deles. Estou usando uma antena magnética, mas acho que vou instalar uma fixa.

Abraços

Newton, valeu pelas dicas, porém não consegui abrir o site argentino... :(
Estou pensando em instalar um PX cobra 19 com maria mole, o local acho que será embaixo do CD, só falta descidir o local da antena... Alguma sujestão? :pensativo:
Grato,

Sergio Andrade
02/02/2009, 18:24
Hoje consegui abrir o site argentino, a instalação ficou muito boa... Agora tenho que descidir qual o melhor porta "treco" para colocar o aparelho... (Embaixo do CD ou embaixo do controle do vidro elétrico)
Sobre a antena, mais alguma sugestão de instalação?

Newton Guerra
02/02/2009, 22:45
Sérgio, o site ficou fora do ar no domingo. Sobre a antena não tenho muita idéia não.

Abraços

Sergio Andrade
03/02/2009, 18:37
Sérgio, o site ficou fora do ar no domingo. Sobre a antena não tenho muita idéia não.

Abraços

Newton, obrigado pela força... :concordo:

VOVÔ DO TROLLER
03/02/2009, 19:19
Hoje consegui abrir o site argentino, a instalação ficou muito boa... Agora tenho que descidir qual o melhor porta "treco" para colocar o aparelho... (Embaixo do CD ou embaixo do controle do vidro elétrico)
Sobre a antena, mais alguma sugestão de instalação?
Boa tarde Sérgio. Eu coloquei o px cobra no Tracker no compartimento existente embaixo do rádio (eu centralizei) .É só tirar a borracha e cortar um pouco do plástico na parte inferior. As laterais que sobram, preencher com aquelo plástico "tapa buraco". Eu coloquei a antena maria-mole, fixando a base no suporte do estepe. O único incoveniente é que pela altura da antena , esbarra em qualquer lugar (quando não for usar , tem que andar com ela abaixada). Abs. Válter

p.s. a melhor antena é a Aquarius ( a grandona, maria mole). Tome cuidado também para não deixar o fio que vai da base até o rádio enrolado, pois dá interferência.

Sergio Andrade
03/02/2009, 22:11
Boa tarde Sérgio. Eu coloquei o px cobra no Tracker no compartimento existente embaixo do rádio (eu centralizei) .É só tirar a borracha e cortar um pouco do plástico na parte inferior. As laterais que sobram, preencher com aquelo plástico "tapa buraco". Eu coloquei a antena maria-mole, fixando a base no suporte do estepe. O único incoveniente é que pela altura da antena , esbarra em qualquer lugar (quando não for usar , tem que andar com ela abaixada). Abs. Válter

p.s. a melhor antena é a Aquarius ( a grandona, maria mole). Tome cuidado também para não deixar o fio que vai da base até o rádio enrolado, pois dá interferência.

VBeltran, boa noite!
Você pode enviar fotos da instalação?
Grato,

VOVÔ DO TROLLER
04/02/2009, 15:41
VBeltran, boa noite!
Você pode enviar fotos da instalação?
Grato,
Boa tarde Sérgio. Atualmente estou sem máquina (deu pau na minha). Se eu conseguir uma em tempo eu coloco. Abs. Válter

Sergio Andrade
04/02/2009, 22:32
Boa tarde Sérgio. Atualmente estou sem máquina (deu pau na minha). Se eu conseguir uma em tempo eu coloco. Abs. Válter

OK! Fico no aguardo...

Sergio Andrade
19/02/2009, 21:48
Mais alguém tem fotos da instalação do rádio e da antena???

OLIVEIRA
25/02/2009, 20:25
Nossa Sergio! Sserá que somente o VBeltram instalou o Px aqui no fórum?

Abraço.:pensativo::o


Mais alguém tem fotos da instalação do rádio e da antena???

OLIVEIRA
25/02/2009, 20:27
Alguém saber dizer qual a distância que alcança o PX (com a antena "maria-mole")?

OLIVEIRA
02/03/2009, 15:50
Já tinha visto este texto do Marco antes pessoal e realmente parece ser bastante útil, vamos ver pois acabamos de instalar.

Abraço a todos.:)


Bom segue um breve texto que tenho arquivado aqui, já tive os 2 PX e tenho hj PY e depende o fim da utilização de cada um. se for p/ apenas comunicação em trilhas vá de PX, só fique sabendo que ngm te responderá nas trilhas, principalmente aqui na Bahia, já faz um tempo que n vejo um PX em trilhas...agora se quer longo alcance,comunicação sem o velho barulho ssssssshhhhhhhhhhhh do PX vá de PY,a transmissão é limpa,clara e alta e se tiver próximo um do outro é perfeita..fora a vantagem de se falar via repetidora, repetidora pra quem n sabe é uma estação fixa instalada em algum ponto de preferência alta onde se capta o sua transmissão em uma frequência pre-estabelecida da repetidora, funciona mais ou menos assim, vc envia seu dados pra ela e ela envia pra quem vc quer falar, salientando que toda repetidora se transmite em uma e ouve em outra frequência,se vc usar o scan e um dia ouvir os Hômi ou qualquer frequência militar e de poder público n conseguirá falar com eles, apenas corujar..(escuta)...
Bom resumindo vou postar um texto que explica melhor o PX e o PY.



Todo bom jipeiro que vive sempre andando em bando, necessita de um bom Rádio de Comunicação. Pois com ele iremos manter a turma em contato, organizar o comboio e avisar os demais da turma sobre os perigos ou emergências durante a trilha.

OLIVEIRA
02/03/2009, 15:56
Caro Sergio, infelizmente, foi tudo muito correndo e não tive tempo de pegar a máquina fotográfica, pois fui em SAMPA para instalar uma coisa (guincho) e instalei outra o PX junto com o Marco.
Posso dizer que é demorado uma boa instalação pois o que é difícil é o trabalho artesanal que precisa ser feito para que fique bom e no lugar onde você quer que fique. Vale pagar a instalação porque o trabalho não é fácil não é muito trabalhoso e precisa ser com alguém caprichoso para ficar legal. O rapaz que instalou pra gente é muito bom e tem paciência, porque olha precisa ter demorou umas 3/4 horas cada viatura.

Abraço especial pra você e a todos.:)


Mais alguém tem fotos da instalação do rádio e da antena???

OLIVEIRA
02/03/2009, 16:05
Em acréscimo, as dicas do Válter, gostaria de acrescentar que me foi dito pelo expert instalador do PX, que possui este tipo de rádio há anos, que não se deve deixar esbarrar a antena na viatura constantemente pois poderá queimar o rádio. Por isto que pessoas como eu que optei pela antena maria-mole e a deixo presa na viatura só posso usar o PX rapidamente com ela presa, se for uma conversa mais longa ou na trilha deve-se soltá-la mesmo. A questão é que por ser muito grande este tipo de antena não dá pra deixá-la sempre solta pois esbarra em muitos locais baixos com supermercado, prédio, etc.....

Espero ter contribuído.

Abraço a todos.:)


VBeltran, boa noite!
Você pode enviar fotos da instalação?
Grato,

OLIVEIRA
02/03/2009, 16:14
Esqueci de mencionar na mensagem anterior após a instalação, para quem vai deixar dobrada a antena (na realidade envergada) deve-se revesti-la com uma mangueirinha incolor até uma altura de uns 50 a 70 cm de altura para quando for dobrada não risca a pintura do carro.
Por derradeiro, acho que o melhor lugar para colocar o PX é no "porta-treco" central logo abaixo do CD player, fixando o "mike" ao lado (não dá pra jogar o PX todo para a esquerda porque ele entra muito justo nesse vão, aliás, é preciso cortar o fundo do mesmo para que o PX não fique muito para fora).

Espero ter ajudado. Abraço a todos.:)


Boa tarde Sérgio. Eu coloquei o px cobra no Tracker no compartimento existente embaixo do rádio (eu centralizei) .É só tirar a borracha e cortar um pouco do plástico na parte inferior. As laterais que sobram, preencher com aquelo plástico "tapa buraco". Eu coloquei a antena maria-mole, fixando a base no suporte do estepe. O único incoveniente é que pela altura da antena , esbarra em qualquer lugar (quando não for usar , tem que andar com ela abaixada). Abs. Válter

p.s. a melhor antena é a Aquarius ( a grandona, maria mole). Tome cuidado também para não deixar o fio que vai da base até o rádio enrolado, pois dá interferência.

OLIVEIRA
02/03/2009, 16:21
Sergio, na minha opinião pessoal não acho que embaixo do vidro fique bom pois acredito ser um local de difícil acesso e você terá que operar o rádio pela mão esquerda, seria bom para os canhotos, mas, é questão de gosto pessoal que não se discute.

Abraço.:)


Hoje consegui abrir o site argentino, a instalação ficou muito boa... Agora tenho que descidir qual o melhor porta "treco" para colocar o aparelho... (Embaixo do CD ou embaixo do controle do vidro elétrico)
Sobre a antena, mais alguma sugestão de instalação?

OLIVEIRA
02/03/2009, 16:22
Sergio, na minha opinião pessoal não acho que embaixo do vidro (porta treco) fique bom, pois, acredito ser um local de difícil acesso e você terá que operar o rádio pela mão esquerda, seria bom para os canhotos, mas, é questão de gosto pessoal que não se discute (ainda fico com a localização central).

Abraço.:)


Hoje consegui abrir o site argentino, a instalação ficou muito boa... Agora tenho que descidir qual o melhor porta "treco" para colocar o aparelho... (Embaixo do CD ou embaixo do controle do vidro elétrico)
Sobre a antena, mais alguma sugestão de instalação?

pmarc
25/03/2009, 13:33
Pessoal,

comprei um tracker recentemente (menos de um mês).

Como sou radioamador desde 95, minha primeira modificaćão na viatura será a instalaćão do equipamento de rádio.

pretendo fazer isso de maneira não permanente, para evitar a curiosidade dos amigos do alheio...

Pretendo instalar a antena de VHF atrás do suporte de estepe, através da base magnética e um adaptador cotovelo. O rádio, um FT-817, vou instalar no lugar do porta-objetos sob o CD, que ainda está original.

Minha dúvida é sobre como fixar o dito cujo naquele ponto. Meu cunhado, que já trabalhou bastante instalando som em carros, sugeriu uma gaveta, daquelas de toca-fitas, se houver espaćo por dentro do console, já que o porta-objetos é apenas ligeiramente mais alto que o rádio.

Para quem não conhece, o rádio é esse:
http://www.rigpix.com/yaesu/ft817nd.jpg

Newton Guerra
25/03/2009, 14:24
Pessoal,

comprei um tracker recentemente (menos de um mês).

Como sou radioamador desde 95, minha primeira modificaćão na viatura será a instalaćão do equipamento de rádio.

pretendo fazer isso de maneira não permanente, para evitar a curiosidade dos amigos do alheio...

Pretendo instalar a antena de VHF atrás do suporte de estepe, através da base magnética e um adaptador cotovelo. O rádio, um FT-817, vou instalar no lugar do porta-objetos sob o CD, que ainda está original.

Minha dúvida é sobre como fixar o dito cujo naquele ponto. Meu cunhado, que já trabalhou bastante instalando som em carros, sugeriu uma gaveta, daquelas de toca-fitas, se houver espaćo por dentro do console, já que o porta-objetos é apenas ligeiramente mais alto que o rádio.

Para quem não conhece, o rádio é esse:


Eu já tenho instalado, só falta aprender a usar :oops:.

Sugestões de instalação:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=46069 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=46069)

http://www.suzukiclub4x4.com.ar/viewtopic.php?t=9079&start=54 (http://www.suzukiclub4x4.com.ar/viewtopic.php?t=9079&start=54)

Acho que onde eu instalei não vai dar pra você por causa da entrada lateral do microfone.

Abraços

Marco-Maga
25/03/2009, 19:34
Pessoal,

comprei um tracker recentemente (menos de um mês).

Como sou radioamador desde 95, minha primeira modificaćão na viatura será a instalaćão do equipamento de rádio.

pretendo fazer isso de maneira não permanente, para evitar a curiosidade dos amigos do alheio...

Pretendo instalar a antena de VHF atrás do suporte de estepe, através da base magnética e um adaptador cotovelo. O rádio, um FT-817, vou instalar no lugar do porta-objetos sob o CD, que ainda está original.

Minha dúvida é sobre como fixar o dito cujo naquele ponto. Meu cunhado, que já trabalhou bastante instalando som em carros, sugeriu uma gaveta, daquelas de toca-fitas, se houver espaćo por dentro do console, já que o porta-objetos é apenas ligeiramente mais alto que o rádio.

Para quem não conhece, o rádio é esse:
http://www.rigpix.com/yaesu/ft817nd.jpg



Olá amigo, eu coloquei o meu neste espaço embaixo do radio, ficou bom e não chama muita atenção, e a antena coloquei na porta traseira do lado esquerdo presa no suporte.
Veja as fotos.

Abs.

pmarc
26/03/2009, 08:36
Olá amigo, eu coloquei o meu neste espaço embaixo do radio, ficou bom e não chama muita atenção, e a antena coloquei na porta traseira do lado esquerdo presa no suporte.


Newton e Marco,

Primeiramente, grato pela atenćão e fotos :concordo:

Segundamente :), meu rádio é mais cheio de botõezinhos, naturalmente é mais chamativo. Meu insulfilm é levinho, afinal é a primeira vez que uso. Então também não ajuda muito a esconder.

Newton, quando ao microfone, acho que tem espaćo naquele porta-trecos abaixo do CD, chegando o rádio um pouco mais para a esquerda e deixando a lateral sem tampar... Ainda fico com um porta-trecozinho.
Por outro lado, acho aquele porta-trecos da esquerda (aí onde vc instalou o seu) meio inacessível :? Colocar o rádio aí seria dar finalidade a ele.
Ah, não consegui ver as fotos do forum argentino, acho que o proxy da empresa está barrando.

Terceiramente :mrgreen: é bom saber que dá pra colocar na porta, ao lado da maćaneta. Eu fiquei olhando esse local onde vc instalou, Marco e fiquei seriamente na dúvida se dava.

Vou confessar que eu preferia mesmo que ficasse do lado da dobradića. Assim, se por acaso alguém (amigo ou patroa) se aproximar para abrir o porta malas, não corre o risco de uma queimadura por RF, que é feia.
Ainda não estudei se caberia ali.
Estava pensando mesmo na base magnética (já tenho), que posso remover para andar na cidade, ir no shopping, etc.

Quartamente, :parede:estou pensando em fazer do meu veículo, uma viatura C3 (Comunicaćão, Comando e Controle), colocando também, além do HF-VHF-UHF, um faixa do cidadão (também é HF :putz:).

Nesse caso, vou precisar de duas antenas. Se conseguir fixar a maria-mole perto da dobradića do porta-malas (acho que na base da porta é melhor) e a dual no lado da maćaneta ou na base da porta nesse mesmo lado (direito), acho que fica bom.

Resta saber onde conseguir colocar os dois rádios.


Finalmente:palmas:, agradećo a todos os colegas do fórum.

P.S.: Não liguem para os meus C com acento, o teclado daqui do trabalho está desconfigurado. a TI também não consegui acertar ainda.

Newton Guerra
26/03/2009, 08:52
Para mim do lado esquerdo fica bom, sou canhoto :mrgreen:. Coloquei um trilho para poder puxar um pouco pra fora.

Abraços

Fotos:

pmarc
27/03/2009, 09:39
Para mim do lado esquerdo fica bom, sou canhoto :mrgreen:.


Seu porta-trecos fica permanentemente aberto ou vc consegue fechar para esconder o rádio?

Apesar que nesse ponto aí onde está fica bem difícil de ver com a viatura fechada...

:concordo:



Coloquei um trilho para poder puxar um pouco pra fora.

Daqueles "trilhos italianos" que se usa em gavetas e outras pecas de mobiliário?

Grato pelas fotos. Não consegui tempo para ver o forum argentino em casa.
Ontem lavei a viatura e fiquei caćando onde instalar a antena. Assunto para outro post.

Newton Guerra
27/03/2009, 09:51
Seu porta-trecos fica permanentemente aberto ou vc consegue fechar para esconder o rádio?

Apesar que nesse ponto aí onde está fica bem difícil de ver com a viatura fechada...

:concordo:


Daqueles "trilhos italianos" que se usa em gavetas e outras pecas de mobiliário?

Grato pelas fotos. Não consegui tempo para ver o forum argentino em casa.
Ontem lavei a viatura e fiquei caćando onde instalar a antena. Assunto para outro post.

Fica fechado. Tive que cortar o fundo do porta-treco senão não fechava. Como no fundo o rádio fica muito escondido, ruim para usar, coloquei esse "trilho italiano" mesmo, de gavetas (cortei no comprimento necessário). quando abro a tampa puxo o rádio pra fora com uma cordinha presa no trilho.

Outra vantagem que achei desse lugar é que ele é bem ventilado. O fundo e laterais são totalmente abertos, dê uma olhada no seu carro.

Abraços

pmarc
30/03/2009, 09:33
Fica fechado. Tive que cortar o fundo do porta-treco senão não fechava. Como no fundo o rádio fica muito escondido, ruim para usar, coloquei esse "trilho italiano" mesmo, de gavetas (cortei no comprimento necessário). quando abro a tampa puxo o rádio pra fora com uma cordinha presa no trilho.

Outra vantagem que achei desse lugar é que ele é bem ventilado. O fundo e laterais são totalmente abertos, dê uma olhada no seu carro.


:palmas:Capricho, hein! Parabéns.:concordo: Acho que vou colocar o PX nesse lugar aí.
Ou no porta-luvas, preciso resolver.

No console, abaixo do CD, vai um FT-857D (mudei de idéia), que um amigo está trazendo da américa pra mim.

Ei-lo:
http://www.yaesu.com/ProductImages/FT-857D_thumb.jpg (http://www.yaesu.com/indexVS.cfm?cmd=DisplayProducts&ProdCatID=102&encProdID=8CBB7C4BDBAF40129AD4253A4987523C&DivisionID=65&isArchived=0)

O FT-817 foi pro estaleiro, já aparentemente os transistores do estágio final foram para o vinagre.:-x Esse vai ficar só para /PM (móvel pedestre)

Estou com um analisador de antenas na mira, pra ajudar a fazer a instalaćão direito.

Só quero ver como vai ficar o Tk com duas antenas na porta traseira... Acho que dá pra prender na parte inferior....:pensativo:

Um outro lugar interessante seria no rack, mas não sei se ficaria bom uma maria-mole aí... Talvez uma 1/4 VHF ficasse bom.

P.S.: Newton, antes que eu me esqueća, você detonou o porta trecos original do seu carro?
Comprou um sobressalente? Comprou na concessionária ou em algum desmanche?

pmarc
06/04/2009, 21:01
Bom,

o trilho afinal chama-se corrediça telescópica.

Pode ser comprada em casas de material para marcenaria (http://www.leomadeiras.com.br/cod/a/consumidor/produtos/produtos_desc.asp?showroom=1&Trade=1&id=69098&catid=148&prodid=280&cat=280&pcat=151) e não é cara.

Caros mesmo são os sobressalentes do porta-objetos central do console (R$ 594,45) e o porta-luvas (R$ 497,49). Preços obtidos hoje (6/maio) na Chevrolet Dirija da Tijuca.

Me suporte e minha antena de PX estão a caminho.

Marco-Maga
06/04/2009, 22:20
Bom,

o trilho afinal chama-se corrediça telescópica.

Pode ser comprada em casas de material para marcenaria (http://www.leomadeiras.com.br/cod/a/consumidor/produtos/produtos_desc.asp?showroom=1&Trade=1&id=69098&catid=148&prodid=280&cat=280&pcat=151) e não é cara.

Caros mesmo são os sobressalentes do porta-objetos central do console (R$ 594,45) e o porta-luvas (R$ 497,49). Preços obtidos hoje (6/maio) na Chevrolet Dirija da Tijuca.

Me suporte e minha antena de PX estão a caminho.

Realmente, em concessionaria é muito caro, tenho um amigo que tem um sobressalente,usado em bom estado, ele ta vendendo e pedindo 220,00 completo.
A peça é aquela que fica do lado esquerdo embaixo do painel que tem aquela gavetinha.

Abs.

pmarc
07/04/2009, 10:58
Realmente, em concessionaria é muito caro, tenho um amigo que tem um sobressalente,usado em bom estado, ele ta vendendo e pedindo 220,00 completo.
A peça é aquela que fica do lado esquerdo embaixo do painel que tem aquela gavetinha.
Abs.

Mmm...

Legal, mas a que estou procurando é a do console central ou o porta-luvas mesmo.

valeu!

Marco-Maga
07/04/2009, 12:21
Mmm...

Legal, mas a que estou procurando é a do console central ou o porta-luvas mesmo.

valeu!

Olá Paulo,
Vc teria foto dessas peças que vc esta falando? Tentei imaginar quais são, mas não consegui.
As fotos podem ser no proprio carro.

Abs.

pmarc
08/04/2009, 08:41
Olá Paulo,
Vc teria foto dessas peças que vc esta falando? Tentei imaginar quais são, mas não consegui.
As fotos podem ser no proprio carro.

Abs.

Marco,

você não se lembra, mas tinha um porta-objetos aí onde está o seu PX...

Se não tinha, o meu tem um exatamente nessa posićão.

segue uma foto do carro (o seu :mrgreen:)

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=163135&d=1238020374

Marco-Maga
08/04/2009, 19:40
Marco,

você não se lembra, mas tinha um porta-objetos aí onde está o seu PX...

Se não tinha, o meu tem um exatamente nessa posićão.

segue uma foto do carro (o seu :mrgreen:)

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=163135&d=1238020374

Esse que vc citou que custa....Caros mesmo são os sobressalentes do porta-objetos central do console (R$ 594,45)

O meu ainda esta ai, eu cortei o fundo para colocar o radio e comprei outro sobressalente desse meu amigo por 140,00 e ele tem mais um ou dois.

Se quizer me fale e pego pra vc.

Abs.

pmarc
08/04/2009, 20:22
Esse que vc citou que custa....Caros mesmo são os sobressalentes do porta-objetos central do console (R$ 594,45)

O meu ainda esta ai, eu cortei o fundo para colocar o radio e comprei outro sobressalente desse meu amigo por 140,00 e ele tem mais um ou dois.

Se quizer me fale e pego pra vc.

Abs.

Pô Marco.... 450 de diferença é uma boa grana! :shock:
Acho que vou ficar com esse e o do lado esquerdo. Depois eu procuro o porta-luvas...

Assim que você pegar, mande um email ou MP com seus dados bancários que eu mando o endereço pra entrega. Dependendo da data, posso pegar contigo, já que devo ir a SP daqui uns quinze dias.:concordo: Um desvio pra Pinhal deve ser interessante....8-)

Marco-Maga
08/04/2009, 20:53
Pô Marco.... 450 de diferença é uma boa grana! :shock:
Acho que vou ficar com esse e o do lado esquerdo. Depois eu procuro o porta-luvas...

Assim que você pegar, mande um email ou MP com seus dados bancários que eu mando o endereço pra entrega. Dependendo da data, posso pegar contigo, já que devo ir a SP daqui uns quinze dias.:concordo: Um desvio pra Pinhal deve ser interessante....8-)

Por acaso é essa a peça que vc diz (Foto) 1,2,3 e 4?

* Não entendi vc dizer esse e do lado esquerdo? Seria o da foto 5?

- E qual seria a do porta luvas?
Vc não poderia fotografar ai fica mais facil pra não ter erro.

Abs.

pmarc
08/04/2009, 21:12
Por acaso é essa a peça que vc diz (Foto) 1,2,3 e 4?

* Não entendi vc dizer esse e do lado esquerdo? Seria o da foto 5?

- E qual seria a do porta luvas?
Vc não poderia fotografar ai fica mais facil pra não ter erro.

Abs.

Marco, você entendeu certinho !

O porta objetos central é a gavetinha preta onde você instalou seu rádio (fotos 1,2,3 e 4)
O porta-objetos do lado esquerdo é esse da foto 5. Tem o painel que fica embaixo da coluna de direção e a gavetinha, onde o Newton instalou o rádio dele.

Vou querer "ambos os dois" para ficarem de sobressalentes.

pmarc
08/04/2009, 21:15
Hoje chegaram de Indaiatuba a antena B-2050 e o suporte M-600, ambos da Aquarius.

Então, já peguei a câmera e desci até o carro para ver onde colocar a antena.

O vacilão aqui só esqueceu de comprar o cabo, então, fiz novo pedido á Radiohaus (http://www.radiohaus.com.br), dois cabos e mais um suporte.

Imagens:


Da direita para esquerda: Suporte M-600, B-2050 (PX), M-470 (5/8 VHF, 2x5/8 UHF), M-270 (1/4 VHF, 5/8 UHF). Para referência, a B-2050 tem aproximadamente 50 cm.
Outra alternativa, no centro da porta. Para quem só tem uma antena, essa localização é mais favorável.
Primeiro ponto para instalar a antena de PX. Como pretendo instalar também uma antena de VHF, tenho que deixar um espaço. O ideal seria arrumar uma distância suficiente para não haver interferência entre as duas. Deve ser impossível, afinal, é um carro pequeno. Talvez se a antena de VHF (como é menor) ficasse no centro do capô, perto do párabrisas.
Antena bem inclinada, para não esbarrar em nada na garagem, a ponta da antena tem que ficar abaixo de 2,20m. Não medi a altura livre no portão, mas como não pretendo entrar (ou sair) de ré, não deve dar galho.
Ao lado da maçaneta. Não é um grande lugar, mas não sei que antena o Marco está usando. Quanto mais distante do metal da carroceria ficar, melhor. (foto do Marco-Maga)

O raciocínio de afastar lateralmente a antena de outros objetos metálicos visa buscar o mínimo de acoplamento entre ela e o carro, que pode causar descasamento de impedâncias e consequente aumento de ROE.
Por esta razão, a beirada inferior da porta, apesar de prover bons pontos de apoio para o suporte de antena, é talvez o pior lugar para colocar uma antena.

TMorais
08/04/2009, 21:58
Pmarc,

Com base nessa foto:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=165720&d=1239234119 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=165720&d=1239234119)

Coloque a base da antena em cima do lado direito e ao incliná-la faça deitando a antena para o lado esquerdo (fazendo um ângulo de 45 graus). Fica bem melhor que inclinar a antena para tras (ver a foto no link).

Outra coisa:
A base da antena do lado direito da foto (em cima) fica melhor para passar a fiação).

Att

pmarc
08/04/2009, 23:07
Pmarc,

Com base nessa foto:
[/URL][url]http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=165720&d=1239234119 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=165720&d=1239234119)

Coloque a base da antena em cima do lado direito e ao incliná-la faça deitando a antena para o lado esquerdo (fazendo um ângulo de 45 graus). Fica bem melhor que inclinar a antena para tras (ver a foto no link).


Então, TMorais, a idéia é usar duas antenas na porta traseira. Uma delas para o PX e outra para VHF.



Outra coisa:
A base da antena do lado direito da foto (em cima) fica melhor para passar a fiação).


De fato. Acho que dá para passar o cabo coaxial pela beirada da porta, colado com silicone até a dobradiça, entrando no habitáculo por aí.

pmarc
27/04/2009, 07:50
Então, TMorais, a idéia é usar duas antenas na porta traseira. Uma delas para o PX e outra para VHF.


Passei o feriado (quarta a tarde até ontem de manhã) andando em volta do carro.
Tirei todos os acabamentos plásticos desde a porta traseira até o finca-pés...

Olhei, olhei e acabei passando os cabos coaxiais pelo lado do passageiro e quase não dá. Comprei os cabos de 5,5m da Aquario. Sugiro ao próximo que for fazer isso, que compre os conectores e o cabo soltos e instale sob medida.

Fotos logo mais á noite, num post longo....



De fato. Acho que dá para passar o cabo coaxial pela beirada da porta, colado com silicone até a dobradiça, entrando no habitáculo por aí.

Dá pra passar na porta, perto da beirada, pelo lado de cima da vedaćão. O Coaxial entra no habitáculo por baixo da lanterna direita.

Fotos logo mais á noite.

pmarc
27/04/2009, 19:49
Passei o feriado (quarta a tarde até ontem de manhã) andando em volta do carro.
Tirei todos os acabamentos plásticos desde a porta traseira até o finca-pés...

[...]

Fotos logo mais á noite, num post longo....


Conforme prometido, aí vai o post.

Primeiro o arrazoado:
Eu sou radioamador, mas a razão para colocar um rádio no carro é utilitária, portanto a idéia de colocar além do equipamento de radioamador, também um de faixa do cidadão.

Para instalar esses equipamentos, que operam em freqüências diferentes, são necessárias antenas diferentes. Especialmente pois pretendo operar móvel em VHF e UHF, além dos 11 metros. Então teremos duas antenas.

Esses carros mais modernos (como os nossos) não tem tantas opções de pontos para fixação de antenas quanto os antigos (Bandeirantes, Land Rovers, etc). Consegui enumerar algumas:


Na beirada do capô. Fica feio nas condições urbanas, mas é comum vermos esse tipo de instalação em veículos no aeroporto (talvez por conta da limitação de espaço vertical) ou na savana africana. Nos motores com mais eletrônica embarcada, pode ser um problema de mão dupla. A antena está mais próxima da fonte de ruído, piorando a estática (QRN) e uma fonte forte de radiação EM próxima dos circuitos do motor.
Na beirada da porta traseira. São três lados disponíveis, superior, esquerdo e inferior. Para evitar contatos indevidos com a antena durante a operação, a fixação alta se faz necessária.
Nos suportes de fixação do rack. Vi uma instalação assim numa Parati (ou outra perua pequena). É uma instalação permanente e apresenta o problema de rotear os cabos coaxiais para dentro do habitáculo. Dependendo de como for instalada, pode impossibilitar ou dificultar o acesso ao bagageiro. Num carro alto, o problema é mais sério ainda. Infelizmente, me esqueci de fotografar.

Optei por instalar as duas antenas, uma dual VHF/UHF e uma bobinada para os 11 metros na beirada superior da porta traseira, conforme pode ser visto na foto 1.

Comecei removendo todos os revestimentos plásticos da porta traseira, começando pelo brake-light (foto 2), A presilha saiu fácil colocando a unha por baixo e pressionando levemente.
Caso não saia assim tão fácil, pressione o pino central e depois puxe a borda. Deve sair com um mínimo de força.

Desparafusei o brakelight (foto 3) e desconectei os fios. Caso seja necessário melhorar o aterramento na antena, esses parafusos estão numa boa posição. Um pedaço de malha de cobre e um terminal argola devem dar conta do recado.

Para remover todos os revestimentos, achei que precisaria de uma alavanca, mas algo que não estragasse nem a pintura, nem os plásticos. Resolvi com uma escova de dentes velha e um mini arco de serra. Cortei a cabeça num ângulo que facilitasse a inserção da ferramenta. (foto 4)


Opções de roteamento:

1. Cabo coaxial desce por dentro da porta traseira e entra no habitáculo pela mangueira sanfonada existente. Soltei o plástico transparente. Aquela cola é uma maldição e uma benção. Ela solta, mas gruda (muito) e em tudo. Pelo menos facilita na hora de colocar de volta.
a. Descendo pelo orifício sob o brake light, vai para a esquerda, passado pela dobradiça e saindo próximo ao sanfonado (foto 5). Não funcionou.

pmarc
27/04/2009, 20:17
Por trás da dobradiça...(foto 1)

Não há espaço suficiente para a guia e a ponta do cabo (foto 2) . Mesmo que eu não estivesse usando um cabo pronto (representou pouca vantagem), não passaria.

Se usasse cabo coaxial RG-174 ao invés de RG-58, talvez houvesse espaço.
No entanto, o RG-174 apresenta perdas superiores a 0,2dB/m entre 25 e 30MHz ou cerca de 1dB na instalação toda. Acima de 80MHz, as perdas são superiores a 0,3 dB/m.
Para comparação, as perdas (aproximadas) do RG-58 são 0,05dB/m em 30MHz e 0,1dB/m em 80MHz.

Conectores de alta qualidade (não é o caso nacional) apresentam perdas de inserção da ordem de 0,5dB, resultando em mais um dB perdido. Nossa antena, que tinha um ganho teórico da ordem de 2dB, agora não tem mais ganho algum.

Então, vamos tentar outro caminho:
1b. Pelo lado direito da porta (perto do trinco). Aí tem espaço não só para o passa-fio, mas também para os dois coaxiais (foto 3) ! Como eu fiquei feliz! Enfim iria terminar a instalação!

Doce ilusão, pois pela mangueira sanfonada, além de ter que tirá-la do encaixe, melando a mão com aquela substância amarela que há no interior da porta, mal existe espaço para o passa-fio, que dirá para a ponta do coaxial.

Mas o animal aqui é chucro feito mula véia e insistiu. Insisti tanto que consegui atravessar o passa-fio para o outro lado da manqueira sanfonada. Insisti mais um tanto com coaxial e ponta, até que ouvindo a "dica" do zelador, cortei a ponta do cabo. Duh. :parede::parede::parede::parede::parede::parede:

Forcei tanto que o coaxial acabou passando (foto 4) . Mas a mãe natureza me deu vários avisos que não era por ali o caminho.... No jantar, comi uma porção da capim para aprender a não insistir no erro.
Zurrei por uns dois minutos e me pus a abanar as... ERRR... me pus a pensar.

Acredito que ficou bem estabelecido que por dentro da porta não há caminho para RG-58.

Olhei para a dobradiça da porta e vi os dois parafusos de fixação da lanterna direita. Consultei o manual. É dá pra passar por aí. Tirei a lanterna e examinei o caminho (foto 5).

pmarc
27/04/2009, 20:32
Vamos examinar a lanterna (foto 1)

Há uma espuma colada na lanterna. Achei de passar os coaxiais entre a espuma e o plástico da lanterna (foto 2). Agora acho que foi uma má escolha.

Complica tudo na hora de desmontar a lanterna para uma troca de lâmpadas, por exemplo.
Aprendi isso durante um acidente de montagem em que a lanterna escorregou e acabou rasgando a tal espuma.

Passei os coaxiais por trás do revestimento plástico do lado direito no porta-malas (foto 3). Não me preocupei muito em proteger o coaxial do atrito com a chapa, por nesse local ele não está sujeito a tensão ou pressão. Não acho que isso irá cortar o isolamento do cabo. Darei uma outra olhada daqui a uns dias.

Já que os cabos não iriam mais mudar de lugar, aproveitei para fixá-los no local com silicone de vedação. Os cabos passariam próximo a beirada da porta, do lado de fora da vedação.
Usei alguns grampos para segurar os cabos na posição para aplicar o silicone e mantê-los no lugar durante a cura (foto 4).

Passei os coaxiais por baixo das soleiras das portas do lado direito e por dentro do revestimento da coluna C com o auxílio da guia. Fixei os coaxiais ao longo do percurso com várias abraçadeiras. (foto 5)

pmarc
27/04/2009, 21:11
Quase terminei o roteamento...

Lembram-se do cabo que tive que cortar a ponta?:parede::parede::parede::parede::parede::par ede::parede:
Como ele ficou ainda um pouco mais curto, coloquei ele no suporte mais próximo da dobradiça, assim ele chegaria um pouco mais longe dentro do carro.

Fiquei receoso de que aqueles 5cm cortados fariam falta.:pensativo:

O caso é que aquele cabo chegou até o console central, onde pretendo instalar o PX.
Fiz uma argola com uma abraçadeira para não perder o dito cujo. (foto 1)

Peguei minha caixa de conectores (todo radioamador tem que ter uma!) e soldei um conector PL-259 no cabo. Ah, não se esqueça de colocar os componentes antes de montar o conector.

Primeiro o redutor, depois a porca e por último a parte central. Agora, retire aproximadamente 25mm do isolamento externo, dobre a malha para trás. Corte uns 8mm do isolamento central, expondo o condutor central. A esta altura, o ferro de solda estará aquecido.
Estanhe levemente a ponta do condutor central assim como o pino central do conector.
Introduza (com carinho :mrgreen:) o conector. Agora, aplique calor até o estanho derreter. Aplique mais um pouco de estanho para fixar bem. Corte a ponta do condutor central e remova o excesso.

Não deixe nenhum estanho do lado de fora do pino.

Rosqueie o adaptador. Com o ferro bem quente e cheio de estanho, introduza a ponta num dos orifícios da carcaça, mantenha aí por algum tempo, para garantir que o estanho "pegou". Repita para os outro três furos. Pronto (foto 2). :concordo::concordo:

Se alguém quiser um passo-a-passo detalhado, é só pedir que eu coloco lá no fórum Comunicação via rádio (http://www.4x4brasil.com.br/forum/forumdisplay.php?f=19).

Agora é só esconder os cabos até que os rádios estejam instalados :-D

Outro problema é como fornecer alimentação para os rádios.
Me parece que o PX, com seus míseros 4W não é problema, mas o FT-857D que vou instalar consome boçais 25 Ampères durante a transmissão, na potência máxima de 100W PEP.
A Yaesu recomenda que a alimentação seja direta da bateria, pelo caminho mais curto possível.
Lá vou eu a procurar um orifício na parece corta-fogo para passar a alimentação para o 857.

Depois de fuçar um pouco, achei um tampão oblongo, logo atrás do bloco do motor, que dá acesso a um plástico branco, que acredito ser do ar-condicionado. Há duas reentrâncias por ali.
Uma delas dá passagem. Não é muito fácil, mas passa (foto 3).

Onde vai sair isso? Atrás do porta-luvas. Após remover a gaveta do porta-luvas, descobri por que ele é tão pequeno! Tá cheio de tralha atrás dele, entre elas, a ECU (foto 4).

A instalação dos cabos de força fica pra outro dia, pois tenho que fazer isso direito e estava sem segurança para tal.

Fui então ver onde colocar o rádio, que é um sujeito de 2 quilos e tanto... Felizmente, junto com ele comprei também um kit de separação, que permite instalar o rádio e a unidade de controle (a frete) em locais distintos.

Removi o painel sob a coluna de direção. Parece que tem espaço. No entanto, o coaxial ficou muito curto e não chega aí. Um dos locais que poderia afixar o rádio pode ser visto na foto 5, bem onde estão os dois furos. Não sei se a medida é a mesma da base do rádio, mas já é possível construir uma estrutura para adaptar.

Outro local é no tubo, que acredito fazer parte da estrutura do habitáculo, pois a barra de direção etá ancorada aí também. A fixação seria por abraçadeiras metálicas.

Com esses dados em mente, optei por fixar o rádio sob o banco do passageiro, há boa ventilação e fica fora do caminho. A fixação é problemática, mas já estou trabalhando numa solução. Infelizmente vocês só verão o trabalho acabado, pois esqueci de fotografar.

A unidade de controle será fixada com um Ram Mount (http://www.maregps.com.br/rammount.html) preso no parafuso do trilho do banco do passageiro. Os dois microfones e o GPS talvez fiquem montados aí também.

Por hora é só. Assim que tiver mais detalhes, coloco mais fotos.

jameslawbr
28/04/2009, 14:04
pmarc...

Muito obrigado pelas instruções! :palmas::palmas:
Eu vou instalar um PX no meu carro, mas nao vou cvolocar no console central. Ele já tem uns ganhcos então eu vou pendura-lo no console central, pro lado do passageiro, e só vou coloca-lo quando for usa-lo.

Eu ja encomendei a antena, o suporte e o cabo (5,5m da Aquario, com conectores). Ja imaginava que ia ter que cortar 1 conector e depois emendá-lo de novo.

Minha intenção é colocar na porta traseira, mas do lado esquerdo. DO jeito que o marco-maga fez.

Agora, queria perguntar uma coisa... Coisa básica.. é muito complexo tirar esses acabamentos? eu andei vendo o acabamento da porta traseira, mexi, mas não consegui entender direito como solta-lo.. ai fiquei com medo de quebrar e parei de mexer.. E os acabamentos do piso, junto das portas laterais? eh muito complicado tb? o medo de quebrar é grande.. hehe

pmarc
28/04/2009, 14:30
pmarc...
Muito obrigado pelas instruções! :palmas::palmas:


Grato, mas ainda não terminei!
Brevemente tem mais, pois ainda falta instalar os rádios e cabo de forća!



Eu vou instalar um PX no meu carro, mas nao vou cvolocar no console central. Ele já tem uns ganhcos então eu vou pendura-lo no console central, pro lado do passageiro, e só vou coloca-lo quando for usa-lo.


:discordo::discordo:
O problema de ficar solto, é que no caso de trepidaćão, ele pode cair. Em caso de batida ou freada brusca, ele pode sair voando e provocar mais estragos do que o acidente autombilístico sozinho. Por isso meus rádio vão ficar bem aparafusados!



Eu ja encomendei a antena, o suporte e o cabo (5,5m da Aquario, com conectores). Ja imaginava que ia ter que cortar 1 conector e depois emendá-lo de novo.

Minha intenção é colocar na porta traseira, mas do lado esquerdo. DO jeito que o marco-maga fez.


:discordo::discordo:
NÃO PRECISA CORTAR NADA!!!

Só cortei pois teimei em passar o cabo por onde não cabia.

Se você quiser colocar onde o Marco colocou, talvez falte cabo para chegar até o console. Acho que o ideal seria comprar cabos e conectores avulsos e montar dentro do carro, sob medida. Se você souber soldar ou se tiver como crimpar os conectores, pode ser uma boa solućão.

Eu recomendaria o centro da porta. Fica alto, dificultando que outras pessoas toquem na antena durante a transmissão (se você estiver transmitindo com o veículo parado) e tomem um choque forte por conta da RF.



Agora, queria perguntar uma coisa... Coisa básica.. é muito complexo tirar esses acabamentos? eu andei vendo o acabamento da porta traseira, mexi, mas não consegui entender direito como solta-lo.. ai fiquei com medo de quebrar e parei de mexer.. E os acabamentos do piso, junto das portas laterais? eh muito complicado tb? o medo de quebrar é grande.. hehe

Depois de quebrar o primeiro, você não vai quebrar mais nenhum :mrgreen:

Faća um pé-de-cabra como o meu, com algum plástico flexivel. As presilhas do acabamento escuro da porta traseira saem fácil. Mas não vejo necessidade de tirar.
Se prender o cabo acima da borracha de vedaćão, resolve-se o problema.

As soleiras saem fácil. Pressione o pine central das presilhas até clicar. Puxe o anel com os dedos. Não precisa forćar nada. Depois que tirar as presilhas, guarde bem :-D.
Se não me engano, vc tem que empurrar a soleira para dentro do carro. Se não sair fácil, é porque é pro outro lado...:parede:

Na hora de recolocar, inverta o procedimento.

Na hora de recolocar as presilhas, faća com que parte do pino fique elevada em relaćão ao anel, coloque no local e pressione de volta.

O forro do porta-malas você comeća puxando perto da saída do cinto de seguranća e vai puxando, sem brutalidade até soltar todas as travas, solte em volta da porta do passageiro e puxe para trás, tirando pela porta traseira. Inclinar os bancos traseiro para a frente (uns 45 graus) ajuda.

O único acabamento que não tirei, foi o da coluna central, pois envolve soltar o cinto de seguranća. Usei o passa-fio para escorregar o coaxial pela abertura que existe perto da soleira da porta.

Ah, se você quiser tirar aquele acabamento perto do finca-pés (por falta de nome melhor), note que ele é preso por duas presilhas (é parecem parafusos). É só dar 1/4 de volta que eles soltam, daí é só puxar com a unha. No lado do motorista, tem que soltar o apoio do pé esquerdo primeiro.

Se você olhar bem, verá que ele tem uma tampa. Com uma chave de fenda (ou mesmo a sua escova de dentes), solte essa tampa. Dentro tem dois parafusos sextavados. Com uma chave canhão (é mais fácil que com chave de boca) de 10mm, solte os os dois e remova a peća plástica para ter acesso a outra presilha. Dá para esconder o cabo por aí.

O ideal seria manter potenciais fontes de interferência o mais longe possível da ECU. Vou ver o que acontece com o carro, já que a minha instalaćão está exatamente ao contrário.

Se der muito problema, vejo se consigo colocar o rádio preso no tubo que sustenta a coluna de direćão.

jameslawbr
28/04/2009, 14:43
pmarc,

eu concordo que eh mais seguro mesmo aparafusar o radio. é que esse PX que eu tenho ele está já pronto pra fazer isso. inclusive pra liga-lo vc pluca ele direto no acendedor de cigarro. A principio, vou deixar desse jeito. é a primeira vez que mexo com radio. Inclusive enviei a papelada pra Anatel ontem, pra receber o boleto de pagamento e a licença de PX. Mas quero deixar o fio já passado da antena, inclusive que depois, quem sabe, eu parta pra um VHF. mas vai demorar um pouco, ainda. :)

A parte da instalação elétrica eu vou acompanhar seu manual hehehe. mas eu não vou fazer por agora.

Se dá pra passar o conector pelo caninho ali da porta, ótimo! melhor ainda. Meu medo mesmo é eu acabar quebrando um acabamento na hora de tirar. Pensie até em ir numa loja de som pros caras me darem uma mão.. eles "costumam" te rmais pratica. Mas achoq ue com paciencia eu consigo fazer. Depois tem um rapaz que mede o ROE, e ai acho que vai ficar show! :concordo:

Seu manual apareceu na hora certa! valeu mesmo! eu estava muito atras de fotos dessa parte de passagem do cabo da antena :D aguardo entao as ultimas partes hhe abs

pmarc
28/04/2009, 14:59
A parte da instalação elétrica eu vou acompanhar seu manual hehehe. mas eu não vou fazer por agora.



Nunca fiz, então vamos ver no que dá :-D



Se dá pra passar o conector pelo caninho ali da porta, ótimo! melhor ainda. Meu medo mesmo é eu acabar quebrando um acabamento na hora de tirar.

Naquela mangueira sanfonada? É muito, muito, muito apertado. Acho que o melhor é por trás da lanterna.



Depois tem um rapaz que mede o ROE, e ai acho que vai ficar show! :concordo:


A minha ROE não está muito boa. está em 1,9 a 2. Até uns 2-2,5 é razoável, mais é ruim.
Veja qual é a frequencia que a ROE está mais baixa. Se for mais alta que o centro da banda, a antena está comprida. Se for mais baixa, a antena está curta. Se vc fizer uma conta de percentagem, vai saber quanto tens que encurtar ou alongar tua antena.

O ideal é medir direto no ponto de alimentaćão da antena, e depois adicionar o cabo e medir de novo.



Seu manual apareceu na hora certa! valeu mesmo! eu estava muito atras de fotos dessa parte de passagem do cabo da antena :D aguardo entao as ultimas partes hhe abs

Valeu!:concordo:

pmarc
04/05/2009, 21:56
pmarc,
A parte da instalação elétrica eu vou acompanhar seu manual hehehe. mas eu não vou fazer por agora.


James e demais.

Foi muito mais fácil do que parecia....

Se vocês se lembram, na mensagem #25 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=868799&postcount=25), mostrei a passagem da guia por um tampão de borracha que há na parede corta-fogo, atrás do bloco do motor. É a terceira foto daquela mensagem.

Do ponto de onde sai a guia, é possível direcioná-la para o console central.

Pois então. Com a guia passada para dentro do carro, prendi os dois condutores de 6mm^2 e puxei para o cofre do motor. Impressionante a quantidade de cado que se gasta para isso. Já tinha um pedaço cortado, que aproveitei de uma outra coisa que tinha feito uns anos atrás, então o cabo já estava cortado... Deu, mas por pouco. (foto 1)

Lembrem-se que como o polo negativo da bateria está um pouco mais longe, os dois condutores não vão ter exatamente o mesmo comprimento. O melhor é passar primeiro e cortar depois.

Vou abrir um parênteses para explicar que eu taqmbém vou instalar meu equipamento de radioamador no carro. Como o rádio tem 100W de potência na saída, consome até 25A durante a transmissão. O Cobra, com seus 4W deve consumir 3 a 4A na transmissão. O cabo de 6mm^2 está um pouco superdimensionado, pois se não me falha a memória, suportaria cargas de até 40A no comprimento em que está cortado. 25A + 4A são 29A. Dificilmente estarei transmitindo em ambos, mas pode ocorrer. Portanto há uma certa folga, mas não é "capacidade ociosa". Fecha parênteses.

É preciso preparar o tampão para a passagem dos fios. Serão necessários: um furador de couro 5mm, um martelo e uma tábua (foto 2). Fácil. Passe os fios pelo novo buraco (foto 3).

Instalei terminais argola para a bitola do fio, com um alicate de crimpar. Há controvérsias sobre crimpar, soldar ou ambos. Optei apenas pelo crimp.
Note que apesar de ambos os condutores serem da mesma cor, identifiquei com fita de cores tradicionais. Melhor é usar cabo polarizado vermelho e preto (sem referências futebolísticas). Não use cabo cristal. O revestimento dele não tolera temperaturas altas. Use fita isolante de boa qualidade, espaguete, sem parcimônia.

A foto 4 mostra o lado do cofre do motor, depois de terminado. Não ficou a coisa mais linda do mundo, mas já está muito bom para um marinheiro de primeira viagem.

A foto 5 mostra o sensor do airbag. e no canto, uma das pontas do cabo de força, que vem lá da bateria. Não medi, mas acho que o cabo tinha algo perto de 2m de comprimento, no total.

No próximo, o acabamento no painel.

pmarc
04/05/2009, 22:13
Depois de feita a parte difícil, vem a agora a parte importante.

Afinal se o acabamento ficar ruim, a patroa chia. Teoricamente o problema seria dela, afinal o carro é meu! :twisted: No entanto, vida de casado é diferente....:putz:

Então, com o painel ainda aberto, um teste...(foto 1). Yessss!:concordo: O rádio ligou. Achei baixo o áudio, mas como já eram mais de 21:30 e no dia seguinte tinha que acordar as 6:00 para ir para o Encontro Nova Friburgo-Sumidouro, não mexi nisso. Depois, na trilha, achei que o áudio estava bom. Não entendi...

Acabei tendo que trocar o conector do coaxial. O conector que eu instalei anteriormente era mais comprido e não estava permitindo que eu montasse o rádio tão para trás quanto eu queria.

No site da Casa dos Conectores, tem instruções para montagem de conectores UHF em cabos RG-8 (http://www.casadosconectores.com.br/catalogo2/loja_tipo2.php?cat_id=35&pro_id=783). Se vocês insistirem, eu faço um PAP (passo a passo).

Na última foto, o serviço acabado. No final, na volta do passeio, fiquei achando que o PX ficou muito para trás, pois parte do mostrador ficou escondido pela beirada do CD. Então acho que tanto faz usar conector longo ou curto se você instalar o painel do PX alinhado com o painel do CD.

Cabe a ressalva que os conectores curtos são geralmente de pior qualidade que os longos. Ao escolher conectores, não economize. Procure os conectores de prata (não os niquelados) e com pino central de latão. Esses materiais aceitam solda com mais facilidade.

Amanhã, no próximo capítulo desta epopeia, revisitarei a instalação dos cabos coaxiais. Basta dizer que o silicone que usei estava vencido e não grudou nada.

jameslawbr
06/05/2009, 13:38
Chegaram minah antena, suporte e cabo da aquario! Acho que vou ter diversão no fim de semana...

Vamos ver como me saio! hehehehe

Abraço

OLIVEIRA
14/05/2009, 15:30
Têm muita gente colocando PY nas viaturas.............rs.:)

pmarc
15/05/2009, 10:04
Mais alguém tem fotos da instalação do rádio e da antena???

Serjão,

a essa altura tu já resolveu teus problemas, mas ainda assim, veja o tópico: Radioamador no Tracker / GV (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=54117), que apesar do título, trata da instalaćão de um PX no Tracker.

Ainda tenho uns ajustes a fazer, bem como conseguir a licenća da ANATEL para a FC.

Quanto á pergunta do Oliveira, com 4W e uma antena boa, bem instalada, acho que uns 20km em estrada desimpedida deve ser possível.

O problema é que o AM não é muito eficiente em termos de distância. SSB é um pouco melhor.

Radioamadores conseguem contatos de 800km com 5 W fácil, mas depende um pouco da frequencia. Com freqs mais baixas costuma ser mais fácil distâncias longas.

pmarc
15/05/2009, 10:12
Chegaram minah antena, suporte e cabo da aquario! Acho que vou ter diversão no fim de semana...

James,

estamos esperando novidades suas!!!

jameslawbr
15/05/2009, 10:33
James,

estamos esperando novidades suas!!!


Paulo...

Vc sabe que "apelou, perdeu".. Pois é.. Perdi! hehee
Um pessoal de uma loja de som aqui em Macaé acabou passando o cabo pra mim.. Prática é isso aí..

Eu coloquei a antena na esquerda da porta do porta-malas. Eles passaram o cabo pelo acabamento da porta, depois por dentro daquele conduite sanfonado (o carinha falou que conseguiu passar tirando uma parte do conector. Como o carro foi deixado lá, não sei que mágica ele fez... mas não cortou o cabo, não). e de resto passou pelo mesmo lugar que vc passou.. Por enquanto o rádio está pendurado com 2 ganchos no console central, perto do cambio, pro lado do passageiro. Eue stou querendo colocar embaixo do CDPlayer, como vc fez.. Mas como vc fez o acabamento em volta do radio? vc usou aquelas tampas que sao colocadas qdo não tem rádio?

Aqui eu estou colocando a foto de onde eu coloquei a antena. Depois eu tiro as fotos do resto.. Se eu fosse tentar fazer sozinho, acho que ia levar uns 2 meses....

Marcio Vargas
03/12/2011, 10:16
Caramba...

Acho que passarei trabalho na Explo... Pensei em levar em algum lugar, porem aqui no interior da Serra Gaucha, não há ninguém confiável. Acho que o pessoal que instala som de carro não daria conta.

Murillus
07/03/2013, 17:29
Reinstalei o radio na tracker...
399193399194399195399196399197

Jeanilson
06/01/2014, 10:18
Pessoal,

Segue como contribuição ao tópico a instalação do rádio PY na minha viatura.

445835 445836
445837 445838

Acabei utilizando as idéias do tópico de passar a fiação da antena por dentro da acabamento, saindo junto ao chicote de ligação da tampa traseira.

[]'s