Conectar

Ver Versão Completa : Bolas trocadas



Dmark
07/10/2004, 02:39
Ou batatas... no motor do maverik 4, qual a batata da temperatura e qual a do óleo?

leopoldo
07/10/2004, 08:25
A sua horta é diferente.

Na minha são cebolas, mas para uns também são pepinos.

Dmark, para algumas questões ....... só precisa de criatividade.

Pega uma chave estrela, soquete ou fixa e remove a cebola, ou batata .....

se sair óleo...... a batata é de óleo ........ essa só pode fritar
se sair água.......é batata d'água ....essa só pode cozinhar.

Dmark
07/10/2004, 18:16
Ow Leopoldo, o colono aqui agradece a aula de culinária... mas aaaaah, nada como a prática. Talvez o problema seja no marcador...

Mauro Darezzo
07/10/2004, 22:31
se sair óleo...... a batata é de óleo ........ essa só pode fritar
se sair água.......é batata d'água ....essa só pode cozinhar.
Entre uma de óleo e outra de água, escolha a segunda. Cozida não tem colesterol.... :lol: não entope as artérias...hehe.

Dmark
07/10/2004, 23:26
Falow meu cardiologista. Que magavílha.... onde eu amarrei meu toco! Hehehehe.... mas falando sério. Achgo que o problema é no marcador da temperatura do velox-címetro, só pra combinar com o da gasolina... será que tem como arrumar o original? Lí mil tópicos de como trocar, modificar o painel e tals... mas quem sabe, uma reforma no orginal? Como funciona o sistema?

leopoldo
07/10/2004, 23:34
Pô Dmark ainda não entendí o seu problema.

Pensava que você queria saber qual dos 2 sensores no motor é qual, ams parece que voê quer é mexer no painel?

explica melhor !

O que é que está acontecendo ?

Dmark
07/10/2004, 23:50
Opas! De fato! Estou riscando todo o terreiro mas nem dancei nem uma marca... eu não sabia qual das batatas, ou cebolas, ou pepinos era a da água e qual a do óleo pois ambas pareciam não marcar, supus que estivessem trocadas... mas acho que são os mostradores, o luminoso do óleo e o marcador da temperatura, que não funcionam mais... daí as bolas trocadas novamente.

leopoldo
08/10/2004, 00:37
Dmark.

O jeep tem 6 lâmpadas no painel:

3 de iluminação e 1 de farol alto.


1 de luz de óleo.........essa vai ligada ao sensor do motor e

1 de luz do alternador.......essa vai ligada ao regulador (ou ao alternador se for aternador com regulador embutido)

esses dois são ligados à chave de contato.

além diso tem:

1 marcador de combustível
1 marcador de temperatura

Nesses dois, um fio vem de cada sensor ( boia e de temperatura) e o outro vem da resistência reguladora, alimentada (+) da chave de contato.

E todo mundo está aterrado ao relógio, que está aterrado à chaparia do painel, menos a de alternador e óleo......

nessas 2 o aterramento da lâmpada é comandado no regulador e no sensor.

Quando queima, e se queima, acho difícil as 2 ao mesmo tempo.
Eu diria pane de aterramento, do fio (+) ou da resistência reguladora.

Dmark
08/10/2004, 01:26
Clarríssimo professor. O esquema funciona de maneira diferente ao que havia pensado. Vou estudar. Estou com dois velocímetros de CJ5, um tem que etar bom. Como posso tarar o velcímetro? Ocorre que com meus pneus ando uns 15% mais rápido que marca o velocímetro. Pelo GPS noto a diferença.

Ronaldo B.
08/10/2004, 08:33
Estou com dois velocímetros de CJ5, um tem que etar bom. Como posso tarar o velcímetro? Ocorre que com meus pneus ando uns 15% mais rápido que marca o velocímetro. Pelo GPS noto a diferença.

Dmark,

Eu estava com o mesmo problema no velocimentro do meu CJ, só que não funcionava nada, prá trocar o velocimentro eu iria gastar R$ 240,00.
Com esse valor, comprei um marcador de combustível, um medidor de pressão do óleo um marcador de temperatura e ainda sobrou uns $$$ prá comprar uma sinaleira , tudo da Cronomac, comprei na Donatti4X4 e mais o valor do frete, paguei R$250,00 em tudo.

http://www.jet.com.br/donatti4x4/categoria.asp?IdCategoria=1670Nivel=06

Só faltou resolver o problema do marcador de velocidade, prá isso acabei comprando um Totem mini-trip que entre outras coisas, permite aferir o velocimetro e odometro de acordo com o tamanho do pneu que está na viatura, só que aí a paulada doeu ..... R$ 326,00 na Donatti4X4 mais o frete, mas vale a pena, estou instalando tudo neste final de semana. Quanto ao velocimentro original por enquanto vou deixar ele instalado prá não ficar o furo no painel, mesmo sem estar funcionando.

[]´s

leopoldo
08/10/2004, 09:36
Dmark, bom dia.

Para corrigir a leitura do odômetro e mesmo do velocímetro, você deve levar seu jeep a um especialista em velocímetors e aferições que ele colocará entre o cambio e o velocímetro um cabo de velocímetro adicional e um dispositivo para corrigir a diferença de RPM. É um dispositivo mecanico, uma pequena caixa de engrenagens que faz a conversão.

Danniel Pizatto
08/10/2004, 10:22
Leopoldo, vc trocou as bolas, não?

eu conheço o sistema de ligação do termometro assim:

+ > chave > regulador > ind. temp. > sensor no cabeçote > -

da lampada de oleo mesma coisa, so nao tem o regulador..

esse regulador fica dentro do marcador de gasolina..

Dmark
08/10/2004, 15:22
Ótimas notícias. O Velox que estava fora do bólido desmontei de novo, limpei bem, mexi um pouco e vi que tinha 20 anos de pó colando tudo... limpei e funcionaram o marcador do gas e o marcador da temp. hum... resta testar no bólido para checar se a boia está ok e o sensor ainda sente. Ronaldo, tenho a intenção de um dia meter um monte de instrumentos, mas no momento estou travando uma luta com os freios e a direção, que já apresenta francos sinais de melhoras... mas toda a instrumentação custaria menos de mil. Isso com o velox do 608 que dá no encaixe.

leopoldo
08/10/2004, 15:43
+ > chave > regulador > ind. temp. > sensor no cabeçote > -

Não faz diferença.



da lampada de oleo mesma coisa, so nao tem o regulador

e quem falou que tem?
não confunda com a lâmpada do alternador que é ligada ao regulador, só que é o de voltagem!



esse regulador fica dentro do marcador de gasolina

Só se foi dos últimos paineis da HORASA, porque os que eu conheço, tanto o relógio de combustível como de temperatura tinha o (+) passando pelo regulador (resitência de painel) ou não iriam marcar direito

Ronaldo B.
08/10/2004, 15:53
Ótimas notícias. O Velox que estava fora do bólido desmontei de novo, limpei bem, mexi um pouco e vi que tinha 20 anos de pó colando tudo... limpei e funcionaram o marcador do gas e o marcador da temp. hum... resta testar no bólido para checar se a boia está ok e o sensor ainda sente. Ronaldo, tenho a intenção de um dia meter um monte de instrumentos, mas no momento estou travando uma luta com os freios e a direção, que já apresenta francos sinais de melhoras... mas toda a instrumentação custaria menos de mil. Isso com o velox do 608 que dá no encaixe.

Dmark,

Como diz a sabedoria popular... " Se tá funcionando, não mexe".. como o seu velocimentro e as lampadas voltaram a funcionar vale a pena deixar como está, eu não tive essa sorte, tive que mexer mesmo!!!

Eu também acabei de travar uma briga feia com os freios e a direção (entre outras coisa...) acabei trocando os dois. A minha direção não tava nem com folga e nem férias, acho tava era com licença maternidade !!!!

Boa sorte,

[]´s

Danniel Pizatto
08/10/2004, 16:50
+ > chave > regulador > ind. temp. > sensor no cabeçote > -

Não faz diferença.
Faz um pouco, pq o sensor e a bóia já são aterrados no tanque e no bloco do motor




da lampada de oleo mesma coisa, so nao tem o regulador

e quem falou que tem?
não confunda com a lâmpada do alternador que é ligada ao regulador, só que é o de voltagem!

Eu sei Leopoldo, só quis dizer que o esquema de ligação é basicamente o mesmo, mas alimentado direto do 12v da chave
assim ó:
+ > Chave > lampada > cebolinha > -




esse regulador fica dentro do marcador de gasolina

Só se foi dos últimos paineis da HORASA, porque os que eu conheço, tanto o relógio de combustível como de temperatura tinha o (+) passando pelo regulador (resitência de painel) ou não iriam marcar direito

No meu VDO (que tá aposentado) o marcador de gasolina tem 3 terminais. um vem do 12v, outro vai pra boia e o terceiro é ligado no marcador de temperatura.. Já abri ele e dentro tem outro elemento bi-metalico que faz a regulagem pra cerca de 5v..

Dmark
08/10/2004, 19:54
No meu VDO (que tá aposentado) o marcador de gasolina tem 3 terminais. um vem do 12v, outro vai pra boia e o terceiro é ligado no marcador de temperatura.. Já abri ele e dentro tem outro elemento bi-metalico que faz a regulagem pra cerca de 5v..

Ok. Isso que é minha dúvida, agora. Na verdade o que está funcionando está fora do jeep. Me parece uma coisa tão robusta que só poeira estraga... 5v? QUAIS dos 3 é o do tanque?

Danniel Pizatto
08/10/2004, 20:57
Isso aqui ajuda pra kct..

http://www.monsterslayer.com/jeep/Gauges.htm

Dmark
05/11/2004, 00:48
Buenas, constatei lá pelas tantas que o modelo do meu marcador de gasolina era diferente, o original do jeep é com terminal e o que eu tenho funcionando tem os bornes em parafuso, os 3. O que está no velocímetro tem 2 bornes. Ok. Aí montei um copo improvisado e fixei abaixo da chave de seta. Mas na hora de ligar ele mar Cheio... mesmo estando vazio...

Dmark
05/11/2004, 00:49
Olhae o cara...

Dmark
05/11/2004, 00:54
Pronto

Danniel Pizatto
05/11/2004, 03:22
Vc usou algum regulador de voltagem?

se ligar direto em 12v dá pepino na certa!

Dmark
05/11/2004, 21:15
Liguei no fio que estava ligado no antigo. Mas creio que é 12 v...

andretomasi
05/11/2004, 21:19
Fala Dmark, (não lembro teu nome? :oops: )

Vê se esse fio tá ligado num regulador ou se vem direto da bateria.. se vem direto da bateria, fudeu :D , vai ter que testar o marcador pra ver se não estragou. O regulador original é como esse da foto:

http://www.jet.com.br/Design/donatti4x4/Produto/345408g.jpg

[ ]´s

Dmark
06/11/2004, 00:45
Esse regulador eu tenho fora do jeep. Tirei quando troquei o alternador. Marcando ele está, o que eu não sei... ele vai pro full. Pelo que entendi, ele recebe o positivo da chave, e o negativo é um retorno da boia, em última análise.

fugger
06/11/2004, 21:38
Acho que vc confundiu os reguladores.

O keko tá mostrando um regulador de tensão usado no conjunto de marcadores (relógios) do jeep.

Acho que este regulador que vc tem fora do jeep é aquele regulado dos alternadores antigos, não?

Se for, são coisas diferentes, e mesmo com outro alternador o regulador dos marcadores não deve ser retirado.

Um abraço

Dmark
06/11/2004, 23:54
De fato, troquei as bolas... mas não tenho este interno. Revierei o jeep, nada dele...