Ver Versão Completa : Bolas trocadas
Ou batatas... no motor do maverik 4, qual a batata da temperatura e qual a do óleo?
leopoldo
07/10/2004, 08:25
A sua horta é diferente.
Na minha são cebolas, mas para uns também são pepinos.
Dmark, para algumas questões ....... só precisa de criatividade.
Pega uma chave estrela, soquete ou fixa e remove a cebola, ou batata .....
se sair óleo...... a batata é de óleo ........ essa só pode fritar
se sair água.......é batata d'água ....essa só pode cozinhar.
Ow Leopoldo, o colono aqui agradece a aula de culinária... mas aaaaah, nada como a prática. Talvez o problema seja no marcador...
Mauro Darezzo
07/10/2004, 22:31
se sair óleo...... a batata é de óleo ........ essa só pode fritar
se sair água.......é batata d'água ....essa só pode cozinhar.
Entre uma de óleo e outra de água, escolha a segunda. Cozida não tem colesterol.... :lol: não entope as artérias...hehe.
Falow meu cardiologista. Que magavílha.... onde eu amarrei meu toco! Hehehehe.... mas falando sério. Achgo que o problema é no marcador da temperatura do velox-címetro, só pra combinar com o da gasolina... será que tem como arrumar o original? Lí mil tópicos de como trocar, modificar o painel e tals... mas quem sabe, uma reforma no orginal? Como funciona o sistema?
leopoldo
07/10/2004, 23:34
Pô Dmark ainda não entendí o seu problema.
Pensava que você queria saber qual dos 2 sensores no motor é qual, ams parece que voê quer é mexer no painel?
explica melhor !
O que é que está acontecendo ?
Opas! De fato! Estou riscando todo o terreiro mas nem dancei nem uma marca... eu não sabia qual das batatas, ou cebolas, ou pepinos era a da água e qual a do óleo pois ambas pareciam não marcar, supus que estivessem trocadas... mas acho que são os mostradores, o luminoso do óleo e o marcador da temperatura, que não funcionam mais... daí as bolas trocadas novamente.
leopoldo
08/10/2004, 00:37
Dmark.
O jeep tem 6 lâmpadas no painel:
3 de iluminação e 1 de farol alto.
1 de luz de óleo.........essa vai ligada ao sensor do motor e
1 de luz do alternador.......essa vai ligada ao regulador (ou ao alternador se for aternador com regulador embutido)
esses dois são ligados à chave de contato.
além diso tem:
1 marcador de combustível
1 marcador de temperatura
Nesses dois, um fio vem de cada sensor ( boia e de temperatura) e o outro vem da resistência reguladora, alimentada (+) da chave de contato.
E todo mundo está aterrado ao relógio, que está aterrado à chaparia do painel, menos a de alternador e óleo......
nessas 2 o aterramento da lâmpada é comandado no regulador e no sensor.
Quando queima, e se queima, acho difícil as 2 ao mesmo tempo.
Eu diria pane de aterramento, do fio (+) ou da resistência reguladora.
Clarríssimo professor. O esquema funciona de maneira diferente ao que havia pensado. Vou estudar. Estou com dois velocímetros de CJ5, um tem que etar bom. Como posso tarar o velcímetro? Ocorre que com meus pneus ando uns 15% mais rápido que marca o velocímetro. Pelo GPS noto a diferença.
Ronaldo B.
08/10/2004, 08:33
Estou com dois velocímetros de CJ5, um tem que etar bom. Como posso tarar o velcímetro? Ocorre que com meus pneus ando uns 15% mais rápido que marca o velocímetro. Pelo GPS noto a diferença.
Dmark,
Eu estava com o mesmo problema no velocimentro do meu CJ, só que não funcionava nada, prá trocar o velocimentro eu iria gastar R$ 240,00.
Com esse valor, comprei um marcador de combustível, um medidor de pressão do óleo um marcador de temperatura e ainda sobrou uns $$$ prá comprar uma sinaleira , tudo da Cronomac, comprei na Donatti4X4 e mais o valor do frete, paguei R$250,00 em tudo.
http://www.jet.com.br/donatti4x4/categoria.asp?IdCategoria=1670Nivel=06
Só faltou resolver o problema do marcador de velocidade, prá isso acabei comprando um Totem mini-trip que entre outras coisas, permite aferir o velocimetro e odometro de acordo com o tamanho do pneu que está na viatura, só que aí a paulada doeu ..... R$ 326,00 na Donatti4X4 mais o frete, mas vale a pena, estou instalando tudo neste final de semana. Quanto ao velocimentro original por enquanto vou deixar ele instalado prá não ficar o furo no painel, mesmo sem estar funcionando.
[]´s
leopoldo
08/10/2004, 09:36
Dmark, bom dia.
Para corrigir a leitura do odômetro e mesmo do velocímetro, você deve levar seu jeep a um especialista em velocímetors e aferições que ele colocará entre o cambio e o velocímetro um cabo de velocímetro adicional e um dispositivo para corrigir a diferença de RPM. É um dispositivo mecanico, uma pequena caixa de engrenagens que faz a conversão.
Danniel Pizatto
08/10/2004, 10:22
Leopoldo, vc trocou as bolas, não?
eu conheço o sistema de ligação do termometro assim:
+ > chave > regulador > ind. temp. > sensor no cabeçote > -
da lampada de oleo mesma coisa, so nao tem o regulador..
esse regulador fica dentro do marcador de gasolina..
Ótimas notícias. O Velox que estava fora do bólido desmontei de novo, limpei bem, mexi um pouco e vi que tinha 20 anos de pó colando tudo... limpei e funcionaram o marcador do gas e o marcador da temp. hum... resta testar no bólido para checar se a boia está ok e o sensor ainda sente. Ronaldo, tenho a intenção de um dia meter um monte de instrumentos, mas no momento estou travando uma luta com os freios e a direção, que já apresenta francos sinais de melhoras... mas toda a instrumentação custaria menos de mil. Isso com o velox do 608 que dá no encaixe.
leopoldo
08/10/2004, 15:43
+ > chave > regulador > ind. temp. > sensor no cabeçote > -
Não faz diferença.
da lampada de oleo mesma coisa, so nao tem o regulador
e quem falou que tem?
não confunda com a lâmpada do alternador que é ligada ao regulador, só que é o de voltagem!
esse regulador fica dentro do marcador de gasolina
Só se foi dos últimos paineis da HORASA, porque os que eu conheço, tanto o relógio de combustível como de temperatura tinha o (+) passando pelo regulador (resitência de painel) ou não iriam marcar direito
Ronaldo B.
08/10/2004, 15:53
Ótimas notícias. O Velox que estava fora do bólido desmontei de novo, limpei bem, mexi um pouco e vi que tinha 20 anos de pó colando tudo... limpei e funcionaram o marcador do gas e o marcador da temp. hum... resta testar no bólido para checar se a boia está ok e o sensor ainda sente. Ronaldo, tenho a intenção de um dia meter um monte de instrumentos, mas no momento estou travando uma luta com os freios e a direção, que já apresenta francos sinais de melhoras... mas toda a instrumentação custaria menos de mil. Isso com o velox do 608 que dá no encaixe.
Dmark,
Como diz a sabedoria popular... " Se tá funcionando, não mexe".. como o seu velocimentro e as lampadas voltaram a funcionar vale a pena deixar como está, eu não tive essa sorte, tive que mexer mesmo!!!
Eu também acabei de travar uma briga feia com os freios e a direção (entre outras coisa...) acabei trocando os dois. A minha direção não tava nem com folga e nem férias, acho tava era com licença maternidade !!!!
Boa sorte,
[]´s
Danniel Pizatto
08/10/2004, 16:50
+ > chave > regulador > ind. temp. > sensor no cabeçote > -
Não faz diferença.
Faz um pouco, pq o sensor e a bóia já são aterrados no tanque e no bloco do motor
da lampada de oleo mesma coisa, so nao tem o regulador
e quem falou que tem?
não confunda com a lâmpada do alternador que é ligada ao regulador, só que é o de voltagem!
Eu sei Leopoldo, só quis dizer que o esquema de ligação é basicamente o mesmo, mas alimentado direto do 12v da chave
assim ó:
+ > Chave > lampada > cebolinha > -
esse regulador fica dentro do marcador de gasolina
Só se foi dos últimos paineis da HORASA, porque os que eu conheço, tanto o relógio de combustível como de temperatura tinha o (+) passando pelo regulador (resitência de painel) ou não iriam marcar direito
No meu VDO (que tá aposentado) o marcador de gasolina tem 3 terminais. um vem do 12v, outro vai pra boia e o terceiro é ligado no marcador de temperatura.. Já abri ele e dentro tem outro elemento bi-metalico que faz a regulagem pra cerca de 5v..
No meu VDO (que tá aposentado) o marcador de gasolina tem 3 terminais. um vem do 12v, outro vai pra boia e o terceiro é ligado no marcador de temperatura.. Já abri ele e dentro tem outro elemento bi-metalico que faz a regulagem pra cerca de 5v..
Ok. Isso que é minha dúvida, agora. Na verdade o que está funcionando está fora do jeep. Me parece uma coisa tão robusta que só poeira estraga... 5v? QUAIS dos 3 é o do tanque?
Danniel Pizatto
08/10/2004, 20:57
Isso aqui ajuda pra kct..
http://www.monsterslayer.com/jeep/Gauges.htm
Buenas, constatei lá pelas tantas que o modelo do meu marcador de gasolina era diferente, o original do jeep é com terminal e o que eu tenho funcionando tem os bornes em parafuso, os 3. O que está no velocímetro tem 2 bornes. Ok. Aí montei um copo improvisado e fixei abaixo da chave de seta. Mas na hora de ligar ele mar Cheio... mesmo estando vazio...
Danniel Pizatto
05/11/2004, 03:22
Vc usou algum regulador de voltagem?
se ligar direto em 12v dá pepino na certa!
Liguei no fio que estava ligado no antigo. Mas creio que é 12 v...
andretomasi
05/11/2004, 21:19
Fala Dmark, (não lembro teu nome? :oops: )
Vê se esse fio tá ligado num regulador ou se vem direto da bateria.. se vem direto da bateria, fudeu :D , vai ter que testar o marcador pra ver se não estragou. O regulador original é como esse da foto:
http://www.jet.com.br/Design/donatti4x4/Produto/345408g.jpg
[ ]´s
Esse regulador eu tenho fora do jeep. Tirei quando troquei o alternador. Marcando ele está, o que eu não sei... ele vai pro full. Pelo que entendi, ele recebe o positivo da chave, e o negativo é um retorno da boia, em última análise.
Acho que vc confundiu os reguladores.
O keko tá mostrando um regulador de tensão usado no conjunto de marcadores (relógios) do jeep.
Acho que este regulador que vc tem fora do jeep é aquele regulado dos alternadores antigos, não?
Se for, são coisas diferentes, e mesmo com outro alternador o regulador dos marcadores não deve ser retirado.
Um abraço
De fato, troquei as bolas... mas não tenho este interno. Revierei o jeep, nada dele...
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