PDA

Ver Versão Completa : BARRA TORCÃO DO DIFERENCIAL



alexroschneider
30/06/2003, 01:05
ALGUEM PODERIA DAR MAIS DETALHES DA BARRA DE TORÇÃO QUE ESTA NO TOPICO DAS BARRAS ESTABILIZADORAS, ACHO QUE É NO JEEP DO GIOVANE
-GOSTARIA DE SABER SE NÃO LIMITA O CURSO DA SUSPENSÃO

Giovani
30/06/2003, 01:27
:D Grande Alex!

:D É no meu Jeep sim! Não limita não. Uma ponta está no eixo e a outra no mesmo alinhamento do ponto fixo do feixe de molas. :wink:

alexroschneider
01/07/2003, 11:21
BEM GIOVANI NÃO SEI SE ME ESPRESSEI BEM QUANDO FALEI DA LIMITAÇÃO DO CURSO DA SUSPENSÃO, NA VERDADE QUIS DIZER LIMITAR O CURSO LATERAL DO DIFERENCIAL , POR EXEMPLO QUANDO UMA RODA ESTIVER NO CHÃO E A OUTRA LEVANTADA NÃO IRÁ FORÇAR AQUELE SISSTEMA QUE VOCE PROJETOU?
OUTRA COISA VOCE TERIA MAIS ALGUMA FOTO DAQUELE SISTEMA?
ABRAÇOS ALEX... :?:

walter.andreis
01/07/2003, 16:00
Fala Alexandre, blz!!??
Akele esquema de barras estabilizadoras são usadas apenas para deslocamentos e usos em estrada...
Se você ver todo o tópico "Barra Estabilizadora", vai ver que o pessoal "desativa" a barra através de uma borboleta antes de entrar em trilhas...
Acho que era isso que vc queria saber neh!?
[]'s

alexroschneider
02/07/2003, 12:12
BOA TARDE PESSOAL
WALTER NÃO ESTOU ME RREFERINDO A BARRA ESTABILIZADORA E SIM AQUELA BARRA DE TORÇAO DO DIFERENCIAL QUE O GIOVANE TEM, POIS USO O MOTOR 4.9 E A CAIXA 5 MARCHAS ORIGINAL DESTE MOTOR QUE É UM POUCO GRANDE, COM ISSO MEU CARDÃ FICOU CURTO, COM O TRABALHO DA SUSPENSÃO E MAIS AQUELA TORÇÃO QUE O DIFERENCIAL FAZ QUANDO É FORÇADO A CRUZETA CHEGA NO FIM DO SEU CURSO, ESTE FINAL DE SEMANA QUEBREI A LUVA QUE VAI NA PONTA DO PINHÃO DO DIFERENCIAL AQUELA SEGURA A CRUZETA.
SE VOCÊ DER UMA OLHADA NO TÓPICO BARRA ESTABILIZADORA IRÁ VER A FOTO DO JEEP DO GIOVANE QUE TEM ESTE SISTEMA, SE VOCÊS
PUDEREM ME DAR MAIS INFORAMAÇÕES FICARIA LEGAL, POR EXEMPLO A FIXAÇÃO FOI FEITA EXATAMENTE NO MEIO DO DIFERENCIAL OU PODE SER MAS PARA O LADO ESQUERDO PARA SER SOLDADO DIRETO NO CANO DO DIFERENCIAL.
ABRAÇOS ALEX.... :)

walter.andreis
02/07/2003, 16:48
BOA TARDE PESSOAL
WALTER NÃO ESTOU ME RREFERINDO A BARRA ESTABILIZADORA E SIM AQUELA BARRA DE TORÇAO DO DIFERENCIAL QUE O GIOVANE TEM, POIS USO O MOTOR 4.9 E A CAIXA 5 MARCHAS ORIGINAL DESTE MOTOR QUE É UM POUCO GRANDE, COM ISSO MEU CARDÃ FICOU CURTO, COM O TRABALHO DA SUSPENSÃO E MAIS AQUELA TORÇÃO QUE O DIFERENCIAL FAZ QUANDO É FORÇADO A CRUZETA CHEGA NO FIM DO SEU CURSO, ESTE FINAL DE SEMANA QUEBREI A LUVA QUE VAI NA PONTA DO PINHÃO DO DIFERENCIAL AQUELA SEGURA A CRUZETA.
SE VOCÊ DER UMA OLHADA NO TÓPICO BARRA ESTABILIZADORA IRÁ VER A FOTO DO JEEP DO GIOVANE QUE TEM ESTE SISTEMA, SE VOCÊS
PUDEREM ME DAR MAIS INFORAMAÇÕES FICARIA LEGAL, POR EXEMPLO A FIXAÇÃO FOI FEITA EXATAMENTE NO MEIO DO DIFERENCIAL OU PODE SER MAS PARA O LADO ESQUERDO PARA SER SOLDADO DIRETO NO CANO DO DIFERENCIAL.
ABRAÇOS ALEX.... :)

Alexandre...

Agora entendi oque você quer...
No seu caso o ideal seria utilizar juntas "CV" para a angulação do diferencial...
Mas quanto a barra de torção, existem vários modos de faze-la... no PC da minha casa eu tenho várias fotos com exemplos, e quando eu chegar em casa eu mando aqui no Forum... o correto eu acredito que seja instala-la no centro do diferencial mesmo... mas o giovani acho que pode confirmar...

[]'s

Giovani
04/07/2003, 00:51
NA VERDADE QUIS DIZER LIMITAR O CURSO LATERAL DO DIFERENCIAL , POR EXEMPLO QUANDO UMA RODA ESTIVER NO CHÃO E A OUTRA LEVANTADA NÃO IRÁ FORÇAR AQUELE SISSTEMA QUE VOCE PROJETOU?

:D Olá Alex!

:D Limita um pouco. Estou usando buchas de poliuretano, que são duras. Mas estarei mudando a suspensão ainda esse ano, então não me preocupo com isso. Um amigo meu também tem o 4.9 no Jeep e instalou essa barra. Vc pode usar buchas de borracha, do tirante do eixo traseiro do Opala, que são bem maleáveis, não limitando a suspensão. Fixei um pouco deslocado, justamente para poder soldar só no tubo. Meu amigo também fez isso, sem problemas. :wink:

Mauro B.
04/07/2003, 01:49
Olá pessoal !!!

Esse tirante é usado para evitar que o eixo "gire" ou "oscile" quando se acelera ou se freia. Parece que o nome do efeito em inglês é "Spring Wrap"... :o No caso de veículos de feixe de molas, quem faz esse trabalho é o proprio feixe, mas quando não é suficiente, se apela para o tirante! :P

Antes de fazer SPOA, eu cheguei a usar uma mola espiral entre o eixo e o chassis, ao mesmo tempo que reduzi o número de lâminas dos feixes do eixo traserio para 8 apenas, para dar maior maciez. Resultado: quando o jipe ia subir um pequeno obstáculo, tipo uma pequena duna, o jipe tremia todo, pois o eixo traseiro girava um pouco e depois soltava...parecia que iria quebrar o feixe...No outro dia retirei os feixes traseiros e retornei com 10 lâminas originais....o problema acabou (pelo menos, a ponto de não se perceber na cabine...)! Mas um pouco sempre continua....

[]'s sem oscilar :D

alexroschneider
04/07/2003, 22:40
VALEU PESSOAL PELAS INFORMAÇÕES , HOJE ACABEI DE MONTAR O MEU SISTEMA DE TORÇÃO DO DIFERENCIAL FICOU SIMILAR AO SEU GIOVANE SÓ QUE USEI BUCHAS DE NYLON E FIZ COM UM SISTEM QUE POSSIBILITA A TORÇÃO DO DIFERENCIAL NÃO AQUELA TORÇÃO A OUTRA SÓ FALTA ESPERIMENTAR NA TRILHA MAS ISTO É SO NO OUTRO SABADO
ABRAÇOS ALEX

walter.andreis
05/07/2003, 00:07
Alexandre,
Tira umas fotos do sistema, inclusive da peça que possibilita a "torção" do eixo, e coloca aqui pra gente ver... =DDD
Vou colocar no Álbum, seção Adaptãções, as fotos de uma barra que tem em um site gringo (esqueci qual o site, se alguem souber me avisa...)

[]´s

Mauro B.
05/07/2003, 01:22
Aee Walter !!!

Esses dois sites que vou colocar abaixo, não são das fotos que tu mandaste, mas é do mesmo assunto.....aí vão:

http://www.4x4wire.com/jeep/tech/susp/axlewrap/

http://www.pirate4x4.com/tech/billavista/Anti_wrap_bar/antiwrapbar.htm

[]'s

walter.andreis
05/07/2003, 01:35
Valew maurão..
Já foram adicionados aos favoritos...
[]´s

fugger
05/07/2003, 22:16
:D Pessoal

:) Vi num dos sites que o mauro indicou uma barra em forma de Y (+ ou - isso), que parece ser masi forte/eficiente que o tipo utilizado pelo Giovani.
:? O que vcs acham disso?

[]'s não torcidos

Giovani
06/07/2003, 13:42
:) Vi num dos sites que o mauro indicou uma barra em forma de Y (+ ou - isso), que parece ser masi forte/eficiente que o tipo utilizado pelo Giovani.
:? O que vcs acham disso?

:D Grande Fugger!

:D Sem dúvida nenhuma! É muito melhor. Interessante o fato de possuir um jumelo na outra ponta, o que permite o deslocamento do eixo, de acordo com o jumelos dos feixes... :wink: Já estou projetando a próxima suspensão...hehehe
:D Mas a grande sacada desse braço, assim como muitas suspensões "gringas", são aqueles olhais, que substituem as buchas. Se isso existisse por aqui... Existem uns braços idênticos, usados em tratores, mas não possuem aquela buchinha de nylon no meio, é ferro com ferro. Bem que alguém poderia descobrir um fornecedor para esses olhais aqui no Brasil... :wink:
[]'s

walter.andreis
06/07/2003, 18:29
Se isso existisse por aqui... Existem uns braços idênticos, usados em tratores, mas não possuem aquela buchinha de nylon no meio, é ferro com ferro. Bem que alguém poderia descobrir um fornecedor para esses olhais aqui no Brasil... :wink:


Giovani, como você mesmo disse... estas peças são o "terceiro ponto" de tratores... Por aqui existem sim o terceiro ponto com buxas de nylon no meio, mas são muito caras por se tratarem de tratores grandes como o New Holland TM168 (se não me engano), a solução é comprar em qualquer loja de implementos agrícolas, um terceiro ponto dos Massey pequenininhos e mandar o torneiro fazer umas buchinhas de nylon, não sai por mais de R$20,00 todas as buchas...
:!: Mas só corrigindo, aquele terceiro-ponto utilizado no site, também não vem com bucha nenhuma não... :idea: :D :P :P


To avoid having to use a huge 1" bolt, I pressed some steel and rubber bushings into the ends with 1" OD and 5/8" ID.
Ou seja, o cara pressionou algumas buchas de borracha e aço dentro dos terminais, com 1" de diâmetro externo por 5/8" de diâmetro interno, para não precisar usar um parafuso de 1" na fixação... 8)
Ou seja, se você não ligar em usar um parafuso de 1", não tem problema de deixar "ferro com ferro", pois a parte central do olhal fica sempre fixa, o que se move é a barra... :wink:
O preço do terceiro ponto eu já tinha verificado também ( maurão, o site que usam o 3º ponto eu já tinha no book.. :oops: :P ), e SE NÃO ME ENGANO, era algo em torno de R$70,00 um terceito ponto lembrando que um terceiro ponto possui 2 olhais articulados, um em cada ponta...
Será uma das próximas modificações do CJ... que aliás, está ficando ALTO PRA KC*!!! :twisted: :twisted: :twisted:

[]'s

Giovani
06/07/2003, 21:02
Ou seja, se você não ligar em usar um parafuso de 1", não tem problema de deixar "ferro com ferro", pois a parte central do olhal fica sempre fixa, o que se move é a barra... :wink:

:D Grande Walter!

:D Já fui numa revenda New Holland, aqui na minha city, e eles só têm o 3º ponto sem buchas... Amanhã vou na Massey, pra ver se encontro. :wink: Vc não tem a referência dessas peças?
:D O detalhe dessa bucha é o barulho! Usando sem buchas, vai ser um carnaval debaixo do jeep... :wink:
[]'s

walter.andreis
07/07/2003, 17:29
Giovani,
Nao tenho a referencia exata das pecas, mas IMHO, a melhor coisa a fazer eh comprar o terceiro ponto sem buchas mesmo, e mandar fazer de tecnil em qualquer torneiro, nao tem segredo... Na Massey acho que vai ser mais dificil ainda de ser encontrado... :?
Quanto ao barulho.. sera que faz barulho mesmo??? o olhal do terceiro ponto fica "presin, presin" lah... nem se mexe... :P :P :P :P Se usar um parafuso que preencha completamente o olhal, acho q naum faz barulho nao.... mas nao custa nada (qse nada), colocar as buchas, ou ao menos 2 "arruelas" de tecnil de cada lado do olhal e prensar com o parafuso neh...!?

Qualquer novidade sobre este assunto estarei postando aqui...

[]'s

Elmer_Jeep
23/09/2004, 18:11
Meu CJ tem o cardâ trazeiro muito curto e após instalar o bloqueio full lock da ensimec notei que na saída o eixo trazeiro quer girar junto com as rodas.

Após tomar conhecimento desse dispositivo(barra anti rolagem) estou interessado em fabricar e adaptar uma no meu jeep.
Me interessei pelo assunto após ver as fotos da barra instalada numa Band. Fiz uma pesquisa aqui no fórum, li muita coisa relacionada ao meu problema e encontrei esse tópico.
Bom, eu não entendo nada de inglês mas no link do pirate4x4 dá pra sacar mais ou menos o que deve ser feito.

[]'s

Sergio Rocha
23/09/2004, 21:41
Elmer

To instalando uma.Pena que é num cj3 e as medidas são diferentes.
Dá uma olhada no Tornado http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=2174&postdays=0&postorder=asc&start=20

Post do dia 27/02 às 21:33 hs.

[]'

Elmer_Jeep
24/09/2004, 10:27
Elmer

To instalando uma.Pena que é num cj3 e as medidas são diferentes.
Dá uma olhada no Tornado http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=2174&postdays=0&postorder=asc&start=20

Post do dia 27/02 às 21:33 hs.

[]'

:D Obrigado Sérgio, salvei algumas das fotos que irão ajudar bastante.

Sergio Rocha
24/09/2004, 20:39
Fala Elmer

Parece piada, mas eu pesquisei muito aki no forum sobre essas barras e não tinha visto esse tópico.HEHE

Segue a receita que o bolo fica bom

[]'