Ver Versão Completa : Problema sem solução no 4.0 V6...
Vinicius Hauagge
30/01/2009, 01:32
To com um problema na minha ranger que ninguem consegue resolver. Como to com ela há quase 10 anos, resolvi dar uma geral e colocar a frente nova da mesma, conforme ja relatei em outros tópicos...
Ela tinha um probleminha chato, rateava e nao sabia o que era.
Achei por bem tirar o carter para dar uma limpada e tava horrivel...Dai mandei tirar a parte de cima tb, para dar uma geral...
Os dois cabeçotes foram para a retifica pra ver se nao tavam empenados e infelizmente estavam trincados. Mandei para uma empresa que faz a recuperação e montei o motor. Aproveite, tirei os bicos e mandei limpar e medir a dosagem... Ficou uma m...
Meu mecanico ficou louco de tanto fuçar (pois coloquei cabo de velas novos, velas novas, bomba de combustivel nova com regulador de pressão externo, de carro turbo...) e nada... parecia uma pipoqueira... e dava varios estouros no escape...
Na Ford, falaram que tava falhando dois cilindros...nao acusou nenhum erro no scanner, nao acende luz da injecao..
Apos muito sofrimento e antes de abrir novamente o motor, o mecanico resolveu medir a compressao e testar novamente os bicos... dois estavam queimados...
Troquei os benditos... O carro ficou bom, mas ainda rateia em baixa rotacao e as vezes nao dá lenta...
Será que foram os tuchos que descarregaram, pois a camionete tá parada ha quase 3 meses?
Ou pode ser o sensor maf?
As velas são novas, da ngk... será que se colocar motorcraft melhora? Uma vez tive problemas com velas bosch...
Alguem pode dar uma luz? To sem saber o que fazer....essa novela persiste por mais de 60 dias...
Obrigado,
Vinicius.
BoaTrilha
30/01/2009, 01:58
parece fora do ponto,
...agora se eu não me engano este motor é com corrente de comando...
algum barulho fora do comum?
um grilinho dentro do motor?
Afonso Carlos
30/01/2009, 02:33
parece fora do ponto,
...agora se eu não me engano este motor é com corrente de comando...
algum barulho fora do comum?
um grilinho dentro do motor?
OK ia mencionar isso mesmo, ta com cara de comando fora de ponto.
Abração.
ROAD TECH
30/01/2009, 11:47
Olá
Tive um problema com a minha Ranger 96 V6 (americana) cabine simples. Um dia cheguei da rua e desliguei o motor. Quando fui dar a partida, meia hora depois, apareceu um barulho de "máquina de costura" infernal. Quase caí das pernas.
Desmontei a parte da frente do motor onde fica a corrente de comando. Vi que o esticador (do tipo hidráulico, semelhante ao do Corcel) estava todo entupido por borra de óleo do motor. Limpei tudo, inclusive soprando ar comprimido na galeria de óleo que abastece o esticador. A tala plástica que pressiona a corrente para tirar a folga de funcionamento estava um pouco gasta, mas nada fora do normal.
Bem, depois de tudo limpo e sincronismo verificado, remontei e dei partida. O barulho persistia, para meu desespero.
Resumo da ópera: Fiz uma viagem aos USA e trouxe um kit de distribuição novo. Custou muito barato, acho que uns 70 dólares. Montei e o motor voltou ao normal, silencioso a ponto de achar que estava desligado.
Aproveitei, coloquei velas Champion com eletrodos de irídium (US 1,89 cada, lá nos USA), troquei cabos de velas e mais algumas coisinhas que trouxe. O carro ficou mais econômico (8,9 km/l na estrada e 6,8 na cidade)
No seu caso, acho que vc deveria dar uma olhada no motor de passo do By-pass que controla a marcha-lenta. É muito comum ele ficar preso, como acontece nos Ford Fiesta nacionais. Ai a marcha-lenta fica doida.
Boa sorte,
Octávio
Anthoniusnikos
30/01/2009, 12:07
Olá Vinicius, além do que fez o Osarmento, acho que deveria trocar todos os bicos, e não somente os dois queimados.
Abs
Anthon
Vinicius Hauagge
30/01/2009, 13:04
Então, ela rateia e faz um barulho de motor com problemas nas brozinas...
Medindo o ponto com pistola, dá 24 graus...
Será que pode ser isso?
Outra coisa, alguém sabe como faz para conferir o ponto do comando? Será que precisa abrir o motor?
E quanto aos bicos, eu troquei os dois pq tive que encomendar... Além disso, o preço deles é bem salgado... R$ 275,00 cada...
Cogitou-se a hipótese dos tuchos estarem descarregado... O que acham disso?
Abraços desesperados e totalmente sem dinheiro...
(com a reforma, troca da frente, pintura, peças de suspensao e etc já gastei mais de R$ 15.000,00).
ROAD TECH
30/01/2009, 13:43
Então, ela rateia e faz um barulho de motor com problemas nas brozinas...
Medindo o ponto com pistola, dá 24 graus...
Será que pode ser isso?
Outra coisa, alguém sabe como faz para conferir o ponto do comando? Será que precisa abrir o motor?
E quanto aos bicos, eu troquei os dois pq tive que encomendar... Além disso, o preço deles é bem salgado... R$ 275,00 cada...
Cogitou-se a hipótese dos tuchos estarem descarregado... O que acham disso?
Abraços desesperados e totalmente sem dinheiro...
(com a reforma, troca da frente, pintura, peças de suspensao e etc já gastei mais de R$ 15.000,00).
Vixiiiii Maria,
Já está mais caro o molho do que o peixe !!!!!!!!!!!!!!
Vinicius, 24 graus de avanço inicial é um absurdo !!!!!!!!!!!!!:parede:
Normalmente motores a gasolina funcionam de 8 a 10 graus APMS (antes do ponto morto superior), na rotação de marcha lenta. Acho bom vc procurar outro mecânico.
Tuchos descarregados podem sim alterar a marcha-lenta, mas tem que ser coisa bem séria para que isso aconteça. Caso contrário, só fazem barulho (tec, tec, tec... ) e nada mais.
Vc disse que mandou fazer os cabeçotes. Será que não bobearam na usinagem e/ou montagem??????? Cabeçotes muito rebaixados (não sei se é o caso) podem acarretar interferência de válvulas nas cabeças dos pistões (caso extremo) ou então apresentar detonação (batida de pino) com a gasolina "meia boca" que temos. O avanço em excesso agrava a detonação. O motor vibra pelo efeito da queima irregular da gasolina e pode até furar pistão, por excesso de temperatura dentro da câmara de combustão.
Não quero ser "profeta do apocalípse", mas acho bom vc começar do zero, excluindo item por item como provável causa do seu problema, de preferência em outra oficina.
Boa sorte,
Octávio
Vinicius Hauagge
30/01/2009, 14:40
O problema é que o mecânico é bom... Ele achou coisas que nem na Ford descobriram... Já comecei do zero umas três vezes e nada...
O cabeçote foi rebaixado apenas 0,08 mm, ou seja é algo insignificante...
Vou ver se pego a ranger hoje e dou uma rodada na estrada com ela.. Quem sabe, se for algum problema eletrônico, acenda a luz da injeção ou ainda os tuchos carreguem direito...
Obrigado mais uma vez,
Vinicius.
Vinicius Hauagge
30/01/2009, 14:42
Outra coisa... para medir o ponto corretamente, não é necessário desligar algum sensor ou algo do gênero, pq senão ele fica adiantado, ne?
Alguém sabe onde fica esse sensor?
Obrigado,
Vinicius!
Então, ela rateia e faz um barulho de motor com problemas nas brozinas...
Medindo o ponto com pistola, dá 24 graus...
Será que pode ser isso?
Outra coisa, alguém sabe como faz para conferir o ponto do comando? Será que precisa abrir o motor?
E quanto aos bicos, eu troquei os dois pq tive que encomendar... Além disso, o preço deles é bem salgado... R$ 275,00 cada...
Cogitou-se a hipótese dos tuchos estarem descarregado... O que acham disso?
Abraços desesperados e totalmente sem dinheiro...
(com a reforma, troca da frente, pintura, peças de suspensao e etc já gastei mais de R$ 15.000,00).
Vinicius,
Acredito que esse tópico possa te ajudar.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=44354 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=44354)
Vinicius Hauagge
30/01/2009, 16:07
Orleans, obrigado, já tinha olhado esse tópico e imprimi as gravuras...
Vamos ver no que vai dar...
Vinicius Hauagge
30/01/2009, 17:34
Mais um dado, desligando o sensor CMP o ponto fica com 7,5 graus!
ROAD TECH
30/01/2009, 19:43
Olá Vinícius,
Vasculhando os meus manuais, achei o CD da Ford sobre o motor V6 4.0.
Dei uma olhada na parte de ignição e não vi qualquer menção ao sensor CMP. Achei sim um tal de CKP (sensor de posição da árvore de manivelas), que é aquele que dá todo o sincronismo da parte de ignição e injeção.
Confira na figura abaixo a parte que fala sobre o avanço inicial da ignição. Numa mensagem anterior eu havia "chutado" de 8 a 10 graus. O valor correto é 10 graus. Chutei quase na mosca.... rsrsrsr
Não há qualquer menção também para desligar nada antes de verificar esses 10 graus (com a luz de ponto), já que se trata de uma ignição estática, onde o avanço da ignição em função da rotação é dado pelo mapa de calibração da CPU (ECM = centralina = caixa preta...)
Se o seu motor está fora de ponto (se é que isso é possível) pode ser devido ao sincronismo incorreto entre virabrequim e comando de válvulas ou à montagem incorreta do sensor do tipo hall, que fica próximo a polia dentada (roda fônica) do virabrequim. Existe uma parafuso allen (se não me falha a memória) que fixa o suporte do sensor (CKP) no bloco do motor.
Desejo boa sorte.
Octávio
ROAD TECH
30/01/2009, 20:14
Achei o tal sensor CMP - Sensor de posição do comando de válvulas.
Vinícius, se vc desligar esse sensor, o sincronismo do seu motor deve virar coisa do tipo "SAMBA DO CRIOLO DOIDO". Segundo o manual da Ford, virabrequim e comando "conversam" (se sincronizam) através dos sinais enviados por esses sensores para o módulo de controle (ECM).
Prá mim, não faz o menor sentido desligar qualquer um desses sensores, ainda mais que o manual fala que o ponto inicial da ignição (10 graus) é fixo e não ajustável. Onde vc obteve essa informação que precisa desligar o tal CMP?????
Outra coisa que me ocorreu: Vc verificou a ordem de ignição dos cilindros? Vc disse que trocou os cabos de velas. Se trocou a posição de pelo menos dois cabos, o motor pega, mas fica "quadrado" e peidando que é uma beleza.....
Já aconteceu isso comigo quando troquei os cabos da minha Ranger. Dava até marcha lenta, mas na hora de acelerar, era um verdadeiro "São Joâo". Tiro prá todo lado. A ordem de ignição é (1-4-2-5-3-6). Acho que estão identificados na bobina.
Mas,se vc me perguntar qual cilindro é o primeiro e qual é o sexto, ai vc me quebra as duas pernas. Sei lá. Na época que tinha a Ranger eu sabia....... Mas seu mecânico (aquele que vc disse que é bom) deve saber de olho fechado... rsrsrsrsrsrsr.
Vamos tentando, uma hora vc acerta, ou então desiste de vez........
Sds,
Octávio
ROAD TECH
30/01/2009, 21:05
Eu de novo,
Cara, vc está com sorte e eu estou com tempo disponível para vasculhar os meus guardados. Achei a ordem de ignição do V6. Repare que o desenho apresenta distribuidor (o que não é o seu caso), mas a disposição dos cilindros é a mesma.
Me lembrei de uma coisa que pode ter causado erro na hora que vc foi verificar o ângulo de avanço inicial. Todos os motores que possuem polia dupla balanceadora (com borracha entre o cubo e a parte externa) podem com o tempo apresentar deslizamento de uma parte em relação a outra. Isso é mais comum do que se pensa. Acontecia nos Opalas 6 cil, no MWM Sprint 6 (chegava até soltar) e por ai vai....
Se o seu mecânico está se baseando pela polia para acertar o ponto do motor, pode estar errando feio........
Outra, se ele usou a marca "OT" na polia para acertar o sincronismo entre o comando e o virabrequim, ai errou mais feio ainda.
Nota: Não :discordo:estou afirmando que a sua polia "correu" nem que o seu mecânico se baseou por ela, são apenas suposições, ok?:concordo:
Bem, são mais algumas dicas para vc tentar solucionar o seu problema.
Há pelo menos umas 10 causas para esse revertério que acontece com o seu V6.
SDS,
Octávio
Orleans, obrigado, já tinha olhado esse tópico e imprimi as gravuras...
Vamos ver no que vai dar...
Veja se consegue a ferramenta emprestada em alguma autorizada, eu já tentei achar por aqui para o Valdeci e na época não conseguir. Vou tentar novamente, qualquer coisa entro em contato.
O motor da minha Explorer é igual ao da sua Ranger, se precisar de algumas fotos é só falar.
Vinicius Hauagge
31/01/2009, 10:49
Primeiramente, agradeço pela ajuda de todos...
A novela continua... agora acendeu a luz da injeção...
Vou levar na Ford e dai posto informações para voces...
heartland
31/01/2009, 11:04
Então, ela rateia e faz um barulho de motor com problemas nas brozinas...
Medindo o ponto com pistola, dá 24 graus...
Será que pode ser isso?
Outra coisa, alguém sabe como faz para conferir o ponto do comando? Será que precisa abrir o motor?
E quanto aos bicos, eu troquei os dois pq tive que encomendar... Além disso, o preço deles é bem salgado... R$ 275,00 cada...
Cogitou-se a hipótese dos tuchos estarem descarregado... O que acham disso?
Abraços desesperados e totalmente sem dinheiro...
(com a reforma, troca da frente, pintura, peças de suspensao e etc já gastei mais de R$ 15.000,00).
Deveria ter trocado de carro antes de gastar tudo isso. Procure verificar a ordem da ignição dos cilindros, ja que trocou os cabos de vela pode ter trocado a ordem (é o mais provavel).
Primeiramente, agradeço pela ajuda de todos...
A novela continua... agora acendeu a luz da injeção...
Vou levar na Ford e dai posto informações para voces...
Espero que consiga resolver logo.
Não deixe de entrar na corrente iniciada pelo Márcio T http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=47240&page=3 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=47240&page=3)
DVD 01 - Ford Service Information
CD 01 - Ford Technical Service Publication
CD 02 - Catálogo de Peças Ford
Um amigo que fez alguns cursos de motor V6 Ford Ranger/Explorer, quando trabalhava na Ford, disse que esse material foi a principal ferramenta que o ajudou a remontar um motor V6 que recebeu dentro de caixas, após o carro ter passado 5 meses em outra oficina.
Boa sorte.
BoaTrilha
31/01/2009, 23:23
Primeiramente, agradeço pela ajuda de todos...
A novela continua... agora acendeu a luz da injeção...
Vou levar na Ford e dai posto informações para voces...
cara, espero mesmo que vc resolva este problema chato....
estou de olho neste topico pois a minha explorer tem este motor...
minha dica continua a mesma: ponto do motor - por desencargo, de repente uma segunda opinião não mata ninguem
o AFONSO é ninja em mecanica! e ele tá nesta dica tbm.... se teu mecanico não resolver, leva lá pra ele que ele dá um jeito.
mas só abrindo um parenteses: O que o ORSAMENTO ta fazendo por ti
é nota 10, a informação que ele tá postando aqui, talvez nem mesmo as concessionarias tenham.... Não conheco esse motor a fundo, mas com certeza as informações postadas fazem muito sentido.
....o conheco, nunca vi, não sei como ele é, mas eu acho que temos que dar "graças" por ter pessoas assim no forum, isso só engrandece nosso canal de comunicação. (e com certeza salva muitas "lascas" de sairem do nosso bolso sem real necessidade)
Abraços e boa sorte com o motor
Vinicius Hauagge
01/02/2009, 11:36
Realmente só tenho que agradecer a disposição e boa vontade de todos os companheiros aqui do fórum...
Ontem peguei a estrada e rodei aproximadamente 50 km com a ranger... Para ser sincero, ela melhorou um pouco, porém o problema ainda continua... Fiz o teste de cada cilindro (tirando o cabo das velas) e o terceiro cilindro do lado direito tava falhando... Tirei a vela e ela estava encharcada... Troquei de vela e o problema persiste...
Então acredito que infelizmente o problema está no cabeçote mesmo... ou nos tuchos, pois o motor tem um barulho chato...
E quanto ao valor do gasto, foi apenas um desabafo... Sei realmente que poderia ter trocado de carro, porém estou com essa ranger há 9 anos e não quero me desfazer dela, pq realmente gosto do carro... Fiz a reforma geral, to com uma ranger v6 4x4 com frente da nova... Isso não tem preço...
Obrigado novamente e postarei novidades da novela!
Vinicius!
SergioPB
02/02/2009, 11:22
Tive um problema parecido com o seu na minha V6 e o pessoal aqui do forum foi espetacular.
Depois de um cilindro ser "lavado" pelo funcionamento irregular de um bico injetor, refiz o motor e depois de muito tempo funcionando de forma irregular, consegui resolver, após as dicas do pessoal do fórum.
Era o posicionamento do sensor CMP. Fora do lugar ele interfere muito no funcionamento do motor. É responsável pela abertura dos bicos no tempo certo e ignição correta.
Abraços!
Vinicius Hauagge
02/02/2009, 13:25
Aproveitando, eis o material que consegui sobre a regulagem do sensor CMP...
http://www.goe.etc.br/manuais/ranger/montagem_cmp_ranger_4.0_99.pdf
Abraço,
Vinicius.
Vinicius Hauagge
03/02/2009, 14:54
Mais algumas novidades sobre a novela... Rodei bastante com a ranger no fim de semana... Ela melhorou bastante, mas ao que parece o problema realmente é no terceiro cilindro do lado direito.
Apesar de ir corrente, as velas não estão queimando... troquei duas e o resultado persiste... velas pretas e encharcadas com gasolina... Isso sem falar no cheiro forte de gasolina que sai pelo escape...
Então, vou tirar o cabeçote e ver como estão os tuchos e as válvulas...
Pergunto para voces... O preço de cada tucho é bem salgado... passa de R$ 150,00 cada... To pensando em apenas trocar os que estão falhando, pois to totalmente quebrado...
Nos demais, tava pensando em limpar... Alguma vez alguem me disse que é possivel ser feito, basta tirar os mesmos e deixar de molho na gasolina podium por um dia.... Será que tal informação procede?
Ou o negócio é deixar eles como estão, sem fazer qualquer espécie de limpeza?
Obrigado,
Vinicius.
schinzel
03/02/2009, 15:20
Vinicius,
Tenho acompanhado seu relato dos problemas que esta tendo com sua Ranger, já fui proprietário de uma STX e outra CE, essa Diesel, contudo conheço um pouco do motor V6 da ranger.
Acho prodente retirar seu cabeçote para dar uma boa geral, o custo não é tão caro, já ficará com uma preventiva (se não for nada). E coloca juntas novas o que dá uma certa tranquilidade.
Quanto aos tuchos, achei os R$ 150,00 por cada muito caro.
Acredito que aqui mesmo no Forum tem foristas que importam (pesquise por importar) ou mesmo particularmente, se pesquisar aqui ou nos EUA (www.ebay.com), pagará muito mais barato, acho que uns R$ 50 por cada é um preço mais rasoável ainda mais para ranger que tem um monte de peças.
Lhe desejo sucesso na sua empreitada.
Abs.
Walter L. L. Casitta
03/02/2009, 15:20
Mais algumas novidades sobre a novela... Rodei bastante com a ranger no fim de semana... Ela melhorou bastante, mas ao que parece o problema realmente é no terceiro cilindro do lado direito.
Apesar de ir corrente, as velas não estão queimando... troquei duas e o resultado persiste... velas pretas e encharcadas com gasolina... Isso sem falar no cheiro forte de gasolina que sai pelo escape...
Então, vou tirar o cabeçote e ver como estão os tuchos e as válvulas...
Pergunto para voces... O preço de cada tucho é bem salgado... passa de R$ 150,00 cada... To pensando em apenas trocar os que estão falhando, pois to totalmente quebrado...
Nos demais, tava pensando em limpar... Alguma vez alguem me disse que é possivel ser feito, basta tirar os mesmos e deixar de molho na gasolina podium por um dia.... Será que tal informação procede?
Ou o negócio é deixar eles como estão, sem fazer qualquer espécie de limpeza?
Obrigado,
Vinicius.
Primeiro experimenta trocar o bico e a vela desse cilindro com outros de outro cilindro que tem certeza que funciona ok, mesmo que sejam novos. Será que esse bico tá OK mesmo? Pra chegar a encharcar a vela tem que passar gasolina de mais.
Se o bico estiver ok manda comparar os pulsos elétricos que chegam até esse bico com os pulsos dos outros bicos. Tem que usar um osciloscópio automotivo.
ROAD TECH
03/02/2009, 15:30
Olá Vinicius,
Pelos sintomas que vc relata, tá dando toda a pinta de que o problema pode ser cabo de vela ou bobina. Antes de vc partir para trocar ou limpar tuchos (acho que não são eles os culpados) tente o seguinte:
Preste atenção: O fato de estar saltando centelha no cabo não significa que a centelha irá saltar nos eletrodos das velas instaladas no cabeçote, uma vez que a pressão dentro da cãmara é bastante elevada e tem efeito diélétrico (isolante). Isso significa que em condiçoes de operação pode não estar ocorrendo centelha, por isso as velas estão molhadas de gasolina. (Velas literalmente "apagadas").
Bem, o problema de centelha fraca pode estar em resistência alta dos cabos ou bobina defeituosa. Repare que no caso da Ranger a bobina tem seis saídas independentes. Sugiro que vc pegue a bobina de outra Ranger e faça um teste para tirar a dúvida.
O seu mecânico já fez algum teste desse tipo? Trocou os cabos de velas entre cilindros para saber se o problema muda de cilindro? Testou a resistência ôhmica dos cabos, testou o isolamento da bobina, checou a resistência do primário da bobina, etc, etc ?????
Se não fez, troque de mecânico.
Boa sorte mais uma vez.......
Sobre falhas...
Tenho uma ranger 4cil, e estava com algo parecido, falhando, rateando, pipocando...
Acabei descobrindo o defeito por curiosidade.
Fui abrir o capô num entardecer para mostrar algo a meu cunhado, o motor estava funcionando, como havia pouca luminosidade, notei que algus cabos de velas pareciam árvore de natal, de tão iluminados que estavam com a fuga de corrente.
Troquei mos cabos, a camionete ficou muito boa para andar.
Bem, seria uma observação a ser feita.
Abraços.
Kim.
Vinicius Hauagge
03/02/2009, 17:27
Olá pessoal... Os cabos ja foram testados, medindo a resistência dos mesmos e os bicos tiveram a vazão medida..
A única coisa que não foi testada foi a bobina, porém a faísca tá pra lá de forte....
Vou ver se arrumo uma bobina para testar.
Obrigado mais uma vez,
Vinicius.
Vinicius Hauagge
10/02/2009, 18:09
Caros amigos do fórum, boa tarde.
Finalmente o problema foi resolvido.
Conforme noticiei, fiz a reforma geral da ranger em outubro e uma das coisas que eu fiz foi mudar para álcool, mediante reprogramacao do modulo na empresa Funari Automotiva, em São Paulo (mandei para eles o módulo e o sensor maf).
Também abri a parte de cima do motor, tirei os cabecotes, mandei limpar e medir a vazão de todos os bicos, tirei o carter, revisei suspensao, freios, pintei o carro inteiro, coloquei a frente da 2005, etc...
Apos a reforma, quando fui ligar o carro, ficou uma m...., e prova maior disso é esse tópico que criei. Como o mecânico não encontrou a solução, o mesmo desconfiou que o problema somente poderia estara no módulo.
Diante de todos os problemas apresentados, mandei novamente o módulo e o sensor maf para a funari e pedi para eles reverterem para a programacao original, eis que o carro não ficou bom (conforme prometido pela empresa).
Mediante contato telefonico, fui informado inclusive que seria ressarcido de todos os valores pagos (R$ 640,00) mediante deposito em conta corrente (o que não ocorreu até agora).
Mandaram o módulo para mim novamente, tendo no sensor maf uma "chapinha" de aluminio rebitada, mais precisamente naquele orificio que tem uma resistencia no interior...
Coloquei tudo novamente na ranger, esgotei o tanque, coloquei gasolina pura e ficou a mesma b....
Levei o carro para ford, passaram scanner para ver algum erro, mediram a taxa de compressão e uma das unicas coisas que nao foram verificadas foram os bicos, pois os mesmos tiveram a vazão medida em dezembro e todos os seis estavam ok...
Após todo o sofrimento relatado nesse topico, meu mecanico resolveu por teimosia dele, medir mais uma vez os bicos...
Resultado, DOIS QUEIMADOS... Comprei dois bicos novos, funcionou 5 minutos como uma maravilha e ficou pipocando novamente...
Medimos novamente a vazào.... e OUTRO QUEIMOU, JOGANDO COMBUSTÍVEL DIRETO PARA DENTRO DO CILINDRO.... Ou seja, com menos de 30 minutos de funcionamento, 3 bicos que estavam funcionando perfeitamente foram pro beleleu!
Então, o problema estava no módulo alterado (e supostamente reprogramado com os índices originais de fábrica), que emite pulsação com corrente superior à suportada pelos bicos...
Portanto, eis os meus prejuízos
01 módulo - R$ 1.750,00
03 bicos R$ 750,00
Serviço pago à Funari - R$ 640,00
Sedex (02) - R$ +ou- R$ 60,00
Esquenta cabeça R$ ????
Ficar sem o carro por mais de dois meses R$ ????
Informo ainda aos colegas do fórum que fiz reclamação junto ao procon da minha cidade e tentei resolver com a Funari ( na verdade, foram eles que me ligaram ,pois pedi para minha secretária ligar para a empresa pedindo o numero do CNPJ e não forneceram... como possuem identificador de chamadas, ligaram perguntando quem era e qual o a justificativa para solicitar o cnpj e dai conversei com o Sr. Alex).
Assim, entrarei com uma demanda judicial perante o juizado especial civel da minha cidade, para ser ressarcido de todos os prejuízos sofridos.
Informo também aos colegas do fórum, que disponibilizarei o número do processo, bem como o endereço do tribunal de justiça do paraná para consulta da demanda.
Só me resta agradecer ao auxílio fornecido. E da mesma forma, me senti no dever de informar o descaso cometido pela empresa citada.
Atenciosamente,
Vinicius.
Vinicius Hauagge
10/02/2009, 19:21
Não foi computado, ainda, o valor de mão-de-obra do mecânico...
ROAD TECH
10/02/2009, 19:24
Olá Vinicius,
Porque vc não falou logo da primeira vez que tinha mandado reprogramar o módulo no Funari? A causa de todo o problema está ai, com vc mesmo pode constatar "dolorosamente", para o seu bolso, é claro.
Teria poupado um monte de perguntas e respostas desnecessárias. rsrsrsr
Se vc tivesse colocado álcool direto no tanque e funcionado com o mesmo módulo do gasolina, teria feito melhor negócio. O maior problema do mapa estaria na fase fria (warm up) e partida à baixa temperatura. Nada que um reservatório de gasolina de R$ 75,00 não resolvesse.
Vc acredita que eles fizeram a tal reprogramação no seu módulo? A maioria desse pessoal, que se diz "reprogramador de injeção", é como macaco em loja de louça. Já percebeu, né????
Vc por acaso tomou nota do número de série do módulo antes de enviar para os caras? Será que o módulo que te enviaram é o seu mesmo?
O seu "calvário" deverá servir de alerta para muitos outros colegas daqui do fórum.
Sds,
Vinicius Hauagge
10/02/2009, 19:40
Realmente, é errando que se aprende...
Quanto ao módulo, eu coloquei meu nome no mesmo, com caneta que escreve em cd... Entao, pelo menos o casco foi e voltou...
E mais uma vez, agradeço a atenção de todos, pelas dicas e também pelo tempo dispendido...
E agora, vou correr atrás do prejuízo!
Abraço,
Vinicius!
fabiano carraro
10/04/2009, 10:13
depois de ler tudinho ....só tava esperando a pancada:pipoca:
mexe no modulo povo, mexe!!!!!:mrgreen:
CS CIA SERV
01/09/2009, 19:57
Caro amigo:
Gostaria de esclarecer uma dúvida com relação ao posicionamento dos cabos, ordem de ignição, etc. A ordem de ignição da Ranger 4.0 97 é 1-4-2-5-3-6, correto ? Quais os números dos cilindros no motor ? É 1-2-3 no lado direito (carona), sendo 1º o mais frontal (lado dos faróis) e o 3º o mais traseiro (lado do párabrisa) e 4-5-6 no lado esquerdo (motorista), sendo 4º o mais frontal (lado dos faróis) e 6º o mais traseiro (lado do párabrisa). Acho que até aí estou certo !!!! (se estiver errado, por favor corrigir). Bem só falta agora os cabos na bobina. O conector de alimentação dos fios fica para o lado direito (carona) e teremos 03 cabos do lado direito e 03 no lado esquerdo, posicionados da frente do veículo em direção a traseira lado a lado, dois a dois. Aí vai a minha pergunta: Agora qual a colocação correta dos cabos de velas ??
Aguardo uma resposta.
CS CIA SERV
01/09/2009, 19:59
Veículo RANGER 4.0 V6 97/97
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=157752&d=1234891685 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=157752&d=1234891685)
Postado por Márcio T.
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