PDA

Ver Versão Completa : 4x4



fag.online
29/01/2009, 14:50
Pessoa, um colega que trabalha comigo decidiu fazer uma 4x4.

Investigando aqui e ali, falou com um rapaz da região que já montou com a seguinte configuração.

Caixa de marchas chevett 4 marchas.
2 diferencial de ômega
Caixa reduzida do jeep
Motor ap 2.0

Vou tentar acompanhar a construção desde o começo para ver exatamente como é feito.

Se alguém tem alguma com essa configuração ou se souber +/- como é montado, fiquem a vontade em comentar, pois ainda este ano iniciarei o projeto da minha 4x4 e toda informação que tiver será bem vinda.

maxdelta
29/01/2009, 16:40
Pessoa, um colega que trabalha comigo decidiu fazer uma 4x4.

Investigando aqui e ali, falou com um rapaz da região que já montou com a seguinte configuração.

Caixa de marchas chevett 4 marchas.
2 diferencial de ômega
Caixa reduzida do jeep
Motor ap 2.0

Vou tentar acompanhar a construção desde o começo para ver exatamente como é feito.

Se alguém tem alguma com essa configuração ou se souber +/- como é montado, fiquem a vontade em comentar, pois ainda este ano iniciarei o projeto da minha 4x4 e toda informação que tiver será bem vinda.

Já pensei em algo semelhante!! Mas eu queria saber a relação diferencial do Uno ou do gol, pois são peças mais fáceis de serem encontradas!!!

Qualquer projeto, q eu queira fazer tá cancelado até eu conseguir uma casa!!!

Em relação ao cardã, estava pensando em usar semi-eixos com homocinéticas! Chassi tubular, e carroceria de fibra, Pra ser bem leve!!

Mas é só algo mais futuro!!!

leobnaval
30/01/2009, 00:11
Para uma gaiola 4x4 esta deve ser uma das melhores configurações (claro no termo custo/benefício)

Caixa de chevette 4 ou 5 m.
t-case willys
motor AP
estrutura tubular
e o que mais a imaginação e o bolso acompanhar ...

Abraços, Leo

fag.online
30/01/2009, 08:19
Alguns preços já cotados.
Caixa chevett 4m - 80,00
Caixa direção monza - 60,00
Diferencial do Omega - 400,00 (cada)
T-Case jeep - 400,00

Como comentei, esse é um projeto de um amigo, vou acompanhar desde o começo e tudo o que conseguir pegar de informação vou passando pra vocês. Se tiverem informações, também podem postar aqui.

Abraços

Marcio samuca
31/01/2009, 22:13
Alguns preços já cotados.
Caixa chevett 4m - 80,00
Caixa direção monza - 60,00
Diferencial do Omega - 400,00 (cada)
T-Case jeep - 400,00

Como comentei, esse é um projeto de um amigo, vou acompanhar desde o começo e tudo o que conseguir pegar de informação vou passando pra vocês. Se tiverem informações, também podem postar aqui.

Abraços

Pergunta, talvez de leigo....
Como ele fai fazer para que o diferencial que sera usado na frente rode invertindo,...
ou seja...
todo difercial( exeto os dianteiros de veiculos 4x4) quando tracionado roda para frente(lado do fucinho) quando ele for colocado para tráz vai entrar em contraste com o trazeiro, ou seja o trazeiro vai tracionar para frente e o dianteiro vai tracionar para traz, entedeu ...

maxdelta
01/02/2009, 11:01
Pergunta, talvez de leigo....
Como ele fai fazer para que o diferencial que sera usado na frente rode invertindo,...
ou seja...
todo difercial( exeto os dianteiros de veiculos 4x4) quando tracionado roda para frente(lado do fucinho) quando ele for colocado para tráz vai entrar em contraste com o trazeiro, ou seja o trazeiro vai tracionar para frente e o dianteiro vai tracionar para traz, entedeu ...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=49888

Leia a mensagem #5

Não irá alterar, pois o carro vai andar de marcha ré um tempo, pra economia de combustível provavelmente vai colocar um sistema pra q o 4x4 seja desativado em percursos sem necessidade!

fag.online
02/02/2009, 09:24
Sobre a rotação do cardã ainda não sei informar, pois ele ainda está na fase da compra das peças.

Mais posso afirmar que terá uma opção para engatar / desengatar a 4x4, não será full time.

Além do gasto em de combustivel, tem algum outro problema em andar como se estivesse em marcha ré?, desgaste? quebra?


Abracos

leobnaval
02/02/2009, 10:26
Bom seria poder utilizar uma roda livre ...

Abraços, Leo

Fabio.LS
02/02/2009, 23:01
Pessoal,

Estava pensando aqui com minhas ferramentas..

Acredito que não há problemas em utilizar um diferencial que "vai pra frente" como "indo para trás".

Pegando o exemplo do nosso amigo que utilizará o diferencial do Omega, se houvesse problema dele trabalhar ao contrário, ele, no mínimo iria roncar quando tirássemos o pé em uma descida, e o Omega seguisse utilizando freio motor.

Outro exemplo são as engrenagens de um câmbio. Este sim foi projetado para trabalhar dentro da "zona de silêncio" com uma angulação correta dos dentes das engrenagens para não roncar. Se trabalhar no sentido inverso, ronca igual uma vaca velha!

Também posso estar tremendamente errado. Algum engenheiro por favor me corrija.

Abraço a todos!

Flávio Cadore
02/02/2009, 23:33
Pessoal, eu estava lendo aqui mesmo no site sobre o assunto...no diferencial traseiro o pinhão é deslocado para baixo justamente porque desta forma se consegue o máximo de resistência do dente...se inverter vai forçar mais o dente...mas não chega a ser problema porque segundo o que eu li, no brasil todos os diferenciais dianteiros saem de fábrica invertidos ( por isso é possivel instalar uma coroa e pinhão da frete na traseira e vice versa).
Para casos extremos de força existe o diferencial reverso que também apresenta o maximo de resistência do dente no diferencial dianteiro.

fag.online
03/02/2009, 08:56
Ou seja, dá pra usar o diferencial traseiro colocado na dianteira sem problemas?
rss

Semana que vem ele já vai comprar os diferenciais do omega.
2 diferenciais por 800,00...

Quando tive alguma coisa sendo montada vou bater fotos e postar pra vocês.

Estou ansioso por ele pra ver ela começar a ser montada, e se ficar powerfull fica como dica pra quem quiser montar uma 4x4.

Abraços

fag.online
04/02/2009, 10:20
Ontem ele comprou 23mt de cano 1,3/4 por 4mm... total 200,00

Em mãos:
Caixa direção monza
Caixa marchas chevett
Pinças freios santana
23mt tubos

E semana que vem chega os 2 diferenciais de omega.

Abracos

Fabio.LS
04/02/2009, 12:23
É isso ae fag.online!

Mantenha o tópico atualizado e quando puder, mande umas fotos das peças também.

Abração a todos!

negreira
06/03/2009, 18:12
Fusqueta básico
http://4.bp.blogspot.com/_lPaNP5uSVko/RxqTk2nU0tI/AAAAAAAAAlU/xCrSWWBRSa4/s400/super_fusca_guerra.jpg (http://4.bp.blogspot.com/_lPaNP5uSVko/RxqTk2nU0tI/AAAAAAAAAlU/xCrSWWBRSa4/s1600-h/super_fusca_guerra.jpg)