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Ver Versão Completa : TURBO NA HILUX 2.8 - Passo a Passo e Impressões.



EduardoToyota
28/01/2009, 23:35
Caros ilustres amigos foristas.

Porventura de o tópico "Turbo na Hilux" estar fechado, abro este novo tópico para colocarmos informaçoes e discutirmos o assunto.


Após muita insistencia do nosso colega Dieselpower e insistencia minha pra arranjar tempo pra fazer este relato finalmente está pronto!!
Finalmente depois de muito suor para juntar a grana turbinei minha Hilux 2.8. Vou descrever o processo, materiais utilizados e impressoes e resultados com a turbina instalada.

1) Dados do veículo
- Marca – Toyota
- Modelo – Hilux Cabine dupla
- Ano – 1995
- Fabricaçao – Japonesa
- Potencia de fábrica – 88CV
- Pneus - BF Goodrich All Terrain 33”x12,5”R15
- Rodas – Mangels 15”x10”
- Demais caracterisitcas e acessórios:
- Body lift de 3”
- Amortecedores Cofap com lift de 1”
- Santo Antonio , rack de teto cromado, etc, etc..…

2) Dados da oficina
- Turbo Center Erechim
- Matriz: Rua Olinto Zambonatto
- Filial: Algum lugar em Erechim
- Erechim-RS
- Impressoes da oficina mecanica: www.turbocentererechim.com.br
- Como sou de Caxias do Sul, viajei cerca de 300 Km para fazer o servico.

Saí de Caxias do Sul numa quinta-feira, durmi num hotel em Erechim e sexta-feira as 7:30 da manha levei a pickup na oficina.

Lá fui atendido por um Engenheiro Mecanico, Carlos Poletto, que é o dono da oficina. Ele conhece muito sobre turbina e mecanica em geral. A mecanica é especializada em caminhoes e onibus, e é revendedora autorizada de turbinas Garret, freios Varga, etc…

Tem uma loja de peças para turbinas, freios, etc… nao é apenas mecanica. Lá tinha duas moças fazendo a parte administrativa.

Atrás da loja fica a oficina, muito grande, mas tinha apenas um caminhao além da minha Toyota. Tinha também um depósito de turbinas usadas, impressionante, devia ter umas 2 mil turbinas para sucateamento.

Ao lado da oficina tinha outro pavilhao, do mesmo proprietário, específico para manutençao e testes de bombas injetoras.

O Poletto designou 2 mecanicos para istalar o Kit turbo na minha Hilux, pois sabia que eu teria de ir embora no sábado pelo meio dia.

3) O kit turbo

- Marca da turbina: Garret
- Modelo: T2 - .48 – KF02-10E
- Kit utilizado: Pelo que eu vi era o kit da SPA, pois a embalagem estava identificada, que incluia diversas partes novas a serem instaladas como juntas, conexoes, tubos, abraçadeiras, coletor de escape, etc.
- O preço da turbina, kit, manometro e mao de obra foi de R$2.600,00 a vista.

4) A Instalaçao:

- Fica difícil descrever 100% passo a passo a instalaçao pois nao acompanhei todo o processo, mas vou resumir.
- Foi retirada a bateria, a bomba do ar condicionado (pois estava sem gás, caso contrario nao seria possível), a proteçao do coletor de escape, o escapamento foi desconectado e o coletor de escape juntamente com sua junta e parafusos retirados.
- Foi instalado o novo coletor, especial para o turbo, com uma junta nova e todos os parafusos novos. Até entao foram cerca de 6 horas de trabalho.
- A tarde o Poletto chega com a turbina, ele vai em uma bancada escondida e fica quase umas duas horas montando e regulando a mesma, nao deu pra ver o que ele fez, mas me pareceu que sabia o que estava fazendo.
- A turbina é parafusada no novo coletor e o primeiro dia de trabalho é concluído.

- No segundo dia, o pessoal puxa uma mangueira de lubrificaçao do motor para ligar na lubrificaçao na turbina, nao vi exatamente daonde puxara, o local fica muito escondido, tiveram de retirar a proteçao do motor para realizar o serviço. Um vazametinho no início, mas depois sem problemas.
- A próximas tarefas foram mais simples, apenas instalaçoes de tubulaçao, magueiras, juntas para a montagem do conjunto. Sem mistéro algum.
- Entao o Poletto instala o manometro: Puxa uma mangueira de um local já específico para esta finalidade em uma das tubulaçoes e liga o mesmo no painel, é da marca Cronomac, mas tem escrito “Turbo Center Erechim”no fundo, com iluminaçao na luz baixa e tudo.
- No final da tarde está tudo concluído, ligamos a viatura e aceleramos, um rapaz de bombas injetoras acompanhou nessa hora, apenas par aver se estava tudo OK. Como deu tudo certo, deixamos o test drive e regulagem final para o dia seguinte.
- Na manha de sábado, cheguei na oficina e fomos direto pra estrada. Na primeira impressao fiquei apavorado, estava andando 50% a mais, no mínimo, mas entao o Poletto, que me acompanhou disse que a pressao estava muito alta, e realmente, estava, chegava no 1KgF/Cm2 fácinho, com meio pé no acelerador, isto indica que minha bomba estava um pouco aberta, apesar de estar lacrada. Ele falou que nao era o ideal e iria dar pau no motor rapidinho se deixasse com esta regulagem, pois provavelmente estaria chegando a 2KgF/Cm2 com o pé no fundo e o recomendado é para trabalhar em 1, no máximo 1,2, se necessário. Enfim, esta pressao é ajustada apenas na injeçao de diesel na bomba injetora, num parafuso. Nem encostamos na turbina após instalada. Quando mais diesel é injetado, maior a pressao. Diminuimos a injeçao na minha para ficar no recomendado, chegando a 1,2KgF/Cm2 com o pé no fundo.

5) Consumo e potencia:

Bom, gostaria também de colocar que foi trocado todo o escapamento, desde a turbina até o terminal de saída. Era de diametro de 1 e 7/8 de polegada se nao me engano e passamos para 2,5 polegadas, com abafador de F1000 turbo, feito na Coruja Surdinas sob medida aqui em Caxias do Sul, sendo que mecobraram míseros R$350,00, sendo que em outro local tinham me orçado por R$ 900,00. Só aí ganhei mais uns 10% na potencia. Sendo que o ronco da bicha ficou animal!! Parece 6 caneco sem abafador, vou anexar o link do video que colocarei no youtube.

Quanto ao consumo estou muito satisfeito. Estava fazendo cerca de 8Km/L estrada e cidade, mas sempre com o pé em baixo pra arrastar os 33”. Agora, nao precisa pisar tando pra bixa levanter giro, em uma viagem cheguei a fazer 10,5 Km/L, o que acho muito bom pro peso da viatura e força de arrasto dos 33”, mas agora a media está na casa dos 9,5 Km/L. Aferido no GPS, pois meu odometro nao indica a velocidade correta por causa dos pneus com maior diametro.

Em relaçao a potencia ficou cerca de 30% melhor, melhorando muito o torque. Em subidas onde tinha que baixar uma terceira pra subir subo em quarta tranquilo. Nessas ocasioes, a Toyota se peidava toda e ia a 60Km/h, com o pé em baixo em terceira e com a fumaceira saindo pelo escape. Agora, subo em quarta, a 80Km/h e sem NENHUMA fumaça, posso acelerar o quanto eu quiser, mas nao tem mais nada de fumaça.

Em suma, nao me arrependo nem um pouco de ter turbinado a insana, só a sensaçao de escutar o zunido da turbina quando levanto giro já paga o investimento, alem do melhor consumo e retomada, além de ficar mais silenciosa e ter eliminado a bendita fumaça preta. Andei com uma SW4 99 3.0 TD e ainda fico bem pra trás, acho que pelos 33”, mas estou satisfeito e acho que com um intercooler ela chegaria bem perto!

Anexos vao em seguida:

Foto 1: Novo coletor de escape, junta nova e todos os parafusos novos.
Foto 2: A Toyota em um dos pavilhoes
Foto 3: Algumas turbinar para serem sucateadas, deve ter umas 5x isso num outro depósito que eu vi.
Foto 4: Turbina
Foto 5: Turbina
Foto 6: Turbina instalada
Foto 7: Kit instalado!

Espero ter colaborado com o forum e ter ajudado alguns amigos com estas informaçoes. Fico grato pela atençao e peço perdao pela acentuaçao pois tenho computador no formato Americano.

Forte abraço!!!

EduardoToyota
28/01/2009, 23:42
Pessoal,

Tá complicado de colocar as fotos. Mas segue link com fotos da viatura.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=49851

Forte abraço,

Guiga Tostes
29/01/2009, 10:35
Belo relato Eduardo!

Eu estou namorando um kit turbo para minha SW2.8 ha quase um ano...mas logo logo chego la!!...

Parabens!!

Abrs

DieselPower
29/01/2009, 12:04
Valeu Eduardo!
Com certeza está colaborando e muito para que os colegas foristas possam sanar suas dúvidas em relação a este assunto.
Em relação ao desempenho, como você mesmo citou, com certeza ele é prejudicado pelos 33", se fossem ao menos 31" já melhoraria bastante (com os originais então, sai da frente). Outra coisa, quando você diz que agora ela sobe em 80 km/h, é no painel, certo? Então na verdade ela está mais veloz devido a diferença de tamanho dos pneus.
A Hilux do meu sogro só está esperando uma folga para viajar até Erechim, mas já faz tempo e esta folga ainda não surgiu...
Parabéns pela viatura!
Abração!

PS.: E desculpe pela insistencia.

joaodopet
29/01/2009, 14:07
Show de bola cara, estamos pensando em fazer isso na nossa Sw4 2.8!
Como usamos pneus 235/75(os originais dela são 225), deve ter um desempenho bem melhor, não acha?
E quanto ao desgaste prematuro do motor?
Se colocarmos, vamoc colocar no máximo 0,8kg, segundo muitos users está dentro da margem segura, você confirma isso?
E o que teve de trocar mesmo foi só o coletor e colocar as mangueiras, não precisou aumentar radiador nem nada do tipo?
E a temperatura do motor, aumentou, ou nem mexeu?
Abraços,
Igor

EduardoToyota
29/01/2009, 14:31
Show de bola cara, estamos pensando em fazer isso na nossa Sw4 2.8!
Como usamos pneus 235/75(os originais dela são 225), deve ter um desempenho bem melhor, não acha?
E quanto ao desgaste prematuro do motor?
Se colocarmos, vamoc colocar no máximo 0,8kg, segundo muitos users está dentro da margem segura, você confirma isso?
E o que teve de trocar mesmo foi só o coletor e colocar as mangueiras, não precisou aumentar radiador nem nada do tipo?
E a temperatura do motor, aumentou, ou nem mexeu?
Abraços,
Igor
Caro Igor,

Com os pneus 235 acho que vai ficar muito bom e dentro das espectativas, e creio que 0,8 Kg será sificiente, mas se porventura colcar um pouquinho mais 1,0 Kg e der uma volta nao vai mais querer voltar pros 0,8.. heheheh... Quanto ao desgaste do motor creio que nao haverá nada pré-maturo, até agora 100%, inclusive o a aceleração e o ronco do motor ficaram muito mais suaves.
Quanto ao radiador continuo com meu original, a temperatura nem mecheu, continua a mesma coisa, mesmo subindo serra com o pé em baixo.. já fiz várias viagens pro litoral (moro na serra) e na volta o ponteiro nunca passou do meio.
Boa sorte!

Forte abraço,

DieselPower
29/01/2009, 15:50
2) Dados da oficina
- Turbo Center Erechim
- Matriz: Rua Olinto Zambonatto
- Filial: Algum lugar em Erechim
- Erechim-RS
- Impressoes da oficina mecanica: www.turbocentererechim.com.br (http://www.turbocentererechim.com.br)
- Como sou de Caxias do Sul, viajei cerca de 300 Km para fazer o servico.



Eduardo, apenas corrigindo o site da oficina:

www.turbocenter.com.br (http://www.turbocenter.com.br)

Abraço.

joaodopet
29/01/2009, 17:44
Subindo serra dá pra manter tranquilo a velocidade, dá pra retomar e passar caminhões e tal numa boa, exemplo:
Tá subindo a 80~100km/h, aí vem um caminhão na frente e você reduz pra 40km/h(na subida), se quiser ultrapassar ele e retomar os 80~100km/h, dá pra fazer numa boa?

SJKCaio
03/02/2009, 17:34
Pessoal,

Alquem tem uma dica boa em relação a durabilidade da embreagem????
Quando turbinei, a minha embreagem já tinha rodado uns 120.000km e não aguentou muito tempo.
Além de dosar o pé nas trocas de marcha teria outra adaptação para melhorar a durabilidade da embreagem????

mecamaniaco
05/02/2009, 04:52
Pessoal,

Alquem tem uma dica boa em relação a durabilidade da embreagem????
Quando turbinei, a minha embreagem já tinha rodado uns 120.000km e não aguentou muito tempo.
Além de dosar o pé nas trocas de marcha teria outra adaptação para melhorar a durabilidade da embreagem????
Umas dicas que eu posso te dar são essas:

- Embreagem não é marcha, ou seja, se você quer subir algo e vê que a marcha que você está usando está fraca demais, REDUZA, e não fique acelerando o carro com meia embreagem.

- Mantenha a embreagem sempre regulada, assim você sempre terá toda a eficiência da pressão do platô, evitando que ela patine quando forçar o motor.

- Evite a meia embreagem, principalmente em veiculos pesados e com motores de alto torque, pois o calor gerado acaba refletindo em desgaste prematuro e baixo desempenho.

- Se você turbinou sua viatura e percebe que após um tempo a embreagem começa a patinar quando você força o motor, não adianta apenas trocar o disco de embreagem (salvo em casos onde o disco está realmente ruim), o mais certo a se fazer é mandar aumentar a pressão do platô ou comprar um platô com mais pressão. Disco de embreagem com pastilhas de ceramica de nada adiantarão se você manter o platô original, na verdade poderá até piorar o rendimento.

guilhermeabreu
10/02/2009, 00:42
APROVEITANDO O TÓPICO

Mas mudando um pouco este assunto , como vcs já devem saber , tenho uma SW3 93 2.8 que comprei ha 8 anos e já veio com um turbo IHI , vivo com muitas dúvidas sobre este turbo pq quase não vejo falarem dele , não tem relógio de marcação da pressão do mesmo , e após estes 8 anos de uso de minha BONEQUINHA , ela ainda funciona perfeito , pega pela manhã com 1/4 de volta do motor , mas de um ano e meio para cá vem com um problema que já até citei aqui que é de não pegar pela manhã DE VEZ EM QDO , principalmente qdo o tanque esta quase vasio , eu bombeio naquela bombinha em cima do filtro , enche o mesmo aí ela pega , ou seja : esta voltando díesel para o tanque e até hoje não tive coragem de levar no bombista , pq aqui em minha cidade não tem ou não tinha nenhum que fosse bom , mas agora já tem , vou levar lá para fazer o serviço na bomba para resolver este problema .

Mas o que me fez escrever aqui foi que eu tinha uma dúvida que era em colocar um LDA nesta bomba injetora/turbina e perguntei ao chefe desta oficina de bomba se poderia colocar o LDA para melhorar o desempenho deste BELO E LERDO MOTOR 2.8 , e para minha surpresa o chefe da oficina me disse que este TURBO IHI É DE GEOMETRIA VARIÁVEL , e que neste caso não precisa de LDA , pois este TURBO tem o desempenho de um turbo que não é de geometria variável com LDA .

Gostaria de perguntar a vcs se te tem alguem que conhece este TURBO e se é ísto mesmo que o chefe da oficina me disse .

Pq nestes casos que poucas pessoas dominam uma área ou um serviço , é comum a gente ser enroladas por estas pessoas .

Aguardando resposta .

OBS : Qdo citei que o BELO E LERDO MOTOR 2.8 , citei que ele é lerdo MAS SÓ QDO ESTA SEM TURBINA , no meu caso específico com este turbo IHI , ELE NÃO É LERDO , gosto muito dele , a minha SW4 acho que anda igual ou mais do que uma 3.0 aspirada , mas pensava em melhorar mais ainda o desempenho colocando um LDA .
E outra , vou pedir ao bombista para deixar ela regulada um pouco mais aberta do que a original por causa do turbo poder exercer a sua função que é de mandar mais ar para o motor , e se tem mais ar , precisa tb de mais comida ( díesel ) , eles já devem saber disto com certeza , mas vou reforçar este pedido qdo deixar lá para fazer o serviço .



ABRAÇO

pierre090
10/02/2009, 11:35
Bom meu amigo Guilherme, a respeito de turbina em carro a diesel, não sou muito entendido não, mas tenho um aduvida, tenhu em casa uma garrete .48 que segundo a pessoa que me deu é original da hilux, tenho apenas o caracol, gostaria de saber o que falta para turbinar minha 2.4D 93 já que ela é muiiittooo amarradinha, e se teriam ideia de preço apenas das peças e onde eu conseguiria.

EduardoToyota
10/02/2009, 15:37
Amigao,

Lhe faltam muitas peças, e lhe digo mais, nao sei se fabricam o coletor de escape especial para a 2.4, a nao ser que seja o mesmo que o da 2.8, mas eu acredito que nao é.

Liga pra Turbo Center, de Erechim, fone (0xx54) 3522-1452 e troca uma idéia com o Poletto, pode dizer que o Eduardo de Caxias da Hilux vermelha o indicou. O cara é Eng. Mecanico e passa o dia inteiro fuçando em turbinas e bombas de motores a Diesel, e é especialista em Garret, pode confiar, deve ter uns vinte anos de experiencia e é gente fina.
Espero ter ajudado.

Forte abraço e boa sorte.

Augustocesar
10/02/2009, 17:04
APROVEITANDO O TÓPICO

Mas mudando um pouco este assunto , como vcs já devem saber , tenho uma SW3 93 2.8 que comprei ha 8 anos e já veio com um turbo IHI , vivo com muitas dúvidas sobre este turbo pq quase não vejo falarem dele , não tem relógio de marcação da pressão do mesmo , e após estes 8 anos de uso de minha BONEQUINHA , ela ainda funciona perfeito , pega pela manhã com 1/4 de volta do motor , mas de um ano e meio para cá vem com um problema que já até citei aqui que é de não pegar pela manhã DE VEZ EM QDO , principalmente qdo o tanque esta quase vasio , eu bombeio naquela bombinha em cima do filtro , enche o mesmo aí ela pega , ou seja : esta voltando díesel para o tanque e até hoje não tive coragem de levar no bombista , pq aqui em minha cidade não tem ou não tinha nenhum que fosse bom , mas agora já tem , vou levar lá para fazer o serviço na bomba para resolver este problema .

Mas o que me fez escrever aqui foi que eu tinha uma dúvida que era em colocar um LDA nesta bomba injetora/turbina e perguntei ao chefe desta oficina de bomba se poderia colocar o LDA para melhorar o desempenho deste BELO E LERDO MOTOR 2.8 , e para minha surpresa o chefe da oficina me disse que este TURBO IHI É DE GEOMETRIA VARIÁVEL , e que neste caso não precisa de LDA , pois este TURBO tem o desempenho de um turbo que não é de geometria variável com LDA .

Gostaria de perguntar a vcs se te tem alguem que conhece este TURBO e se é ísto mesmo que o chefe da oficina me disse .

Pq nestes casos que poucas pessoas dominam uma área ou um serviço , é comum a gente ser enroladas por estas pessoas .

Aguardando resposta .

OBS : Qdo citei que o BELO E LERDO MOTOR 2.8 , citei que ele é lerdo MAS SÓ QDO ESTA SEM TURBINA , no meu caso específico com este turbo IHI , ELE NÃO É LERDO , gosto muito dele , a minha SW4 acho que anda igual ou mais do que uma 3.0 aspirada , mas pensava em melhorar mais ainda o desempenho colocando um LDA .
E outra , vou pedir ao bombista para deixar ela regulada um pouco mais aberta do que a original por causa do turbo poder exercer a sua função que é de mandar mais ar para o motor , e se tem mais ar , precisa tb de mais comida ( díesel ) , eles já devem saber disto com certeza , mas vou reforçar este pedido qdo deixar lá para fazer o serviço .



ABRAÇO

Guilherme,

Amigo sinceramente esse "chefe de oficina" esta equivocado. A turbina da sua e também da minha SW4 é estatica, ela não tem as partes moveis que a fazer ser varíavel, se é que esse mecânico sabe disso.
Aliás, nossa turbina apesar de muito boa para o que se propõe é um projeto antigo, muito antigo, então ela não oferece evolução se comparada com as mais atuais. Principalmente quanto as TGV ou VGT da mit.
Eu tenho o LDA na minha, veio de uma bomba da L200 que é igual a nossa bomba injetora mas com o LDA, então faz um pouco de diferença. Mas não é o bicho como eu imaginava, principalmente como quando coloquei na minha antiga BAnd´ida com motor 14B, que ao instalar o LDA senti a diferença a começar pela marcha lenta e baixos giros, onde o motor fica inclusive mais frouxo, uma vez que você vai diminuir o débito de diesel da bomba quando não tem pressão de turbo, até o momento que a válvula atua sentindo a pressão da admissão e aumenta o débito, fazendo você sentir o resultado.
Claro isso no 14B,mas no 3L essa diferença não veio assim. apesar de ser muito bom para diminuir a fumaça, principalmente até a pressão entrar e equilibrar a mistura.
Uma dica que me deram é que deveríamos usar o LDA das nosvas SW4 de 97 a 2001, que são melhor dimensionados para nossas viaturas, quem sabe é uma opção.
Abraços,
Augusto César

pierre090
10/02/2009, 19:01
huumm... pensei que seria o mesmo coletor da 2.8 pois quando olhei o motor da tua parecia ser igual, mas olho nesses casos não diz nada, mas eu vo ligar sim eduardo brigado pela dica. Porem vou ligar mais de curioso e para ficar por dentro de quanto irei embolsar para essa brincadeira, pois agora vou fazer a limpeza de bicos pra ver se ela se porta melhor

Gabrielpol
10/02/2009, 20:41
Oi Pierre, o motor 2.4 e exatamente igual ao 2.8, so muda o diametro dos pistoes.
Por tanto o coletor de escape e igual, fica tranquilo.
Se vc tem a turbina so tens que comprar o KIT TURBO.
Da um click neste link www.techcar.com.br/produto/kit-turbo-spa-toyota-hilux-2-8-diesel.html (http://www.techcar.com.br/produto/kit-turbo-spa-toyota-hilux-2-8-diesel.html)

E o que vc. necessita para completar a instalacao.
Referente ao barulho que vc mencionou no outro topico,supondo que o diferncial esta com oleo, suspende a trazeira e verifica lonas de freio e rolamento de rodas trazeiras, ve se as mesmas nao estao com folga.
Tive um barulho parecido e era um rolamento de roda.
Boa sorte.
Gabriel.

guilhermeabreu
10/02/2009, 21:49
AMIGO AUGUSTOCESAR

Pelo que entendi , a sua SW4 2.8 tb tem este turbo IHI , e pelo seu comentário no meu caso não vale a pena colocar o LDA pq vc sentiu muito pouca diferença no resultado da sua com o LDA , logo : para mim gastar $$$$$$$$$$$$$$ com mais uma traquinana para melhorar pouco não vale a pena , correto ?

Agradeço demais a sua atenção e pelo esclarecimento bem explicadinho .

Agora qto ao NÃO PEGAR PELA MANHÃ DE VEZ EM QDO , eu achava que o díesel estava voltando para o tanque , mas tenho visto agora de uns 2 meses para cá que fica uma mancha de díesel na altura do motor , logo : o díesel pode estar vazando perto da bomba e não retornado para o tanque e dando entrada de ar , fora este detalhe o funcionamento dela é 100% não fumaça nada , fico com medo de mexer na bomba sem nescessidade , ela está comigo ha 8 anos e nunca mexi na bomba , vendo por este aspecto já deve estar na hora de uma boa revisão nela né ?


ABRAÇÃO

pierre090
11/02/2009, 13:15
hummm... boa gabriel, estava conversando com meu pai a respeito do turbo e nos tinhamos quase certeza mesmo de que era o mesmo coletor. mas referente aos rolamenteos e lonas de freios, são novas nao tem nem 1 anos de uso ainda, e quando eu piso na embriagem eles param de fazer barulho, acho que se fossem rolamentos ou lonas deveriam continuar com o barulho.


Mas caso eu esteja enganado poste aqui pra mim...
brigado e abraços..

pierre090
11/02/2009, 13:19
aaahh.. so mas uma coisa gabriel, aquele kit é SPA daria serto na minha garret .48???

abraços..

Gabrielpol
12/02/2009, 09:18
Ola Pierre, referente a compatibilidade da turbina com o coletor da SPA, o melhor seria que vc enviasse um mail com a tua duvida para a propria SPA.
Neste link que te passei anteriormente tens a opcao de clickar em `fale consco` ou `contato`, com certeza vao te responder.

O que vc colocou sobre o barulho muda bastante o que eu ou outros companheiros do forum poderiamos pensar.
Se pisando na embreagem com o vehiculo em movimento o barulho some quer dizer que tudo o relacionado com transmissao pode ser descartado ja que o cardan continua girando, diferencial e rodas tambem.
O mais suspeito neste caso passa a ser o rolamento da embreagem, e o conjunto disco-plato.
O que podes fazer e suspender a trazeira, sem exagero somente o suficiente para separar as rodas do chao - se suspender muito o oleo do carter fica tudo na frente- colocar dois cavaletes no eixo trazeiro perto das rodas, calzos nas rodas dianteiras para prevenir que a viatura deslize e ligar o motor, engatar uma marcha, as rodas trazeiras irao girar (somente uma) no ar e vc vai poder ouvir e identificar a origem do barulho, acionar a embreagem etc.
Se tiver uma oficina por perto seria mais seguro um mecanico fazer este teste.
Talvez algum outro companheiro do forum tenha outra sugestao.
Boa sorte.
Gabriel.
Hilux CD 2.8 \ 97.

pierre090
12/02/2009, 10:25
Amigo Gabriel.

Matei a charada. Levei a viatura no meu mecanico ontem mesmo logo após que cheguei do serviço, e relatei o que acontecia com ela, ele me disse a mesma coisa que você pensando que era rolamento de embreagem, pois quando falei que meu pai passou com água até o capô, e nao engraxei as cruzetas, na hora ele pediu pra ver o barulho e já me disse que era só engraxar as cruzetas que se nao me engano como você me disse são duas.

Mas agradeço as sujestões e graças a sua dica consegui acertar esse problema que já estava me deixando preocupado.

Vou levar para ele Sábado, depois postarei no outro tropico o que aconteceu.

Muito obrigado

Pierre
Hilux 2.4D 93, Pata choca

Gabrielpol
12/02/2009, 11:26
Oi Pierre, que bom que achou o defeito.
Quem te deu a dica das cruzetas foi o companheiro VINICIUS HILUX, nao foi eu.
So estou um pouco confuso porque com o vehiculo em movimento, mesmo pisando na embreagem o cardan continua girando, e as cruzetas tambem...
Mas se o mecanico tem certeza, menos mal.
Se engraxar nao resolver, pesquissa preco se tiver que comprar novas, tem muita diferenca no mercado.

Obrigado pela resposta.
Boa sorte.
Gabriel.
Hilux CD 2.8 \ 1997.

Augustocesar
12/02/2009, 11:58
[QUOTE=guilhermeabreu;807998]AMIGO AUGUSTOCESAR

Pelo que entendi , a sua SW4 2.8 tb tem este turbo IHI , e pelo seu comentário no meu caso não vale a pena colocar o LDA pq vc sentiu muito pouca diferença no resultado da sua com o LDA , logo : para mim gastar $$$$$$$$$$$$$$ com mais uma traquinana para melhorar pouco não vale a pena , correto ?

Agradeço demais a sua atenção e pelo esclarecimento bem explicadinho .

Agora qto ao NÃO PEGAR PELA MANHÃ DE VEZ EM QDO , eu achava que o díesel estava voltando para o tanque , mas tenho visto agora de uns 2 meses para cá que fica uma mancha de díesel na altura do motor , logo : o díesel pode estar vazando perto da bomba e não retornado para o tanque e dando entrada de ar , fora este detalhe o funcionamento dela é 100% não fumaça nada , fico com medo de mexer na bomba sem nescessidade , ela está comigo ha 8 anos e nunca mexi na bomba , vendo por este aspecto já deve estar na hora de uma boa revisão nela né ?

Guilherme,
A minha modesta opinião é que o LDA da L200 não produz efeitos tão sensíveis. O LDA tem a maior função de evitar a presença de fumaça em baixas rotações, quando a turbina ainda não ofereceu pressão maior e o aumento do débito da bomba já se faz sentir, produzindo fumaça até a pressão chegar e compensar a quantidade a maior de diesel.
Se a sua SW já tá com um desempenho satisfatório e não apresenta muita fumaça, não vejo necessidades da instalação do LDA. Dizem que o da SW de 97 acima é melhor, mas eu não sei.
Guilherme, ando com a bomba mais aberta, porque essa turbina não oferece muitos recursos, estando no limite de seu desempenho, então ela acaba produzindo um pouco de fumaça, mas a minha turbina chega a 1.4 de pressão, o que transforma o motor e deixa ela mais agíl.
O problema é que essa pressão não pode ser usada por muito tempo, a temperatura do motor sobe e se manter pode até causar algum estrago, então uso mais até 1 kilo ou pouco mais.
Agora, acredito que se colocarmos turbinas mais modernas, tipo a GT20 da ranger ou a da S-10 a diesel, podemos disponibilizar pressão de 1.5 a 1.8 com certa facilidade.
De toda forma não troco a turbina por isso, o jeito e esperar ela me deixar na mão, como acho que isso não acontecerá tão cedo, vou usufruindo de suas qualidades.
Quanto a partida, acho que pode ser mesmo o cano do diesel, ou mesmo o filtro sujo, verifique primeiro o vazamento, depois o filtro e depois as velas de aquecimento.
Essa bomba injetora é muito resistente, dificilmente apresenta problemas, não vejo necessidade de abrir só porque esta com essa partida difícil, veja as outras coisas antes.
Abraços,
Augusto César

pierre090
12/02/2009, 13:24
Oi Pierre, que bom que achou o defeito.
Quem te deu a dica das cruzetas foi o companheiro VINICIUS HILUX, nao foi eu.
So estou um pouco confuso porque com o vehiculo em movimento, mesmo pisando na embreagem o cardan continua girando, e as cruzetas tambem...
Mas se o mecanico tem certeza, menos mal.
Se engraxar nao resolver, pesquissa preco se tiver que comprar novas, tem muita diferenca no mercado.

Obrigado pela resposta.
Boa sorte.
Gabriel.
Hilux CD 2.8 \ 1997.


exatamente Obrigado Vinicius.... mas quando eu piso na embreagem o barulho para ele nao continua....

guilhermeabreu
13/02/2009, 17:42
AMIGO AUGUSTOCESAR

Valeu amigo , é ísto mesmo que vou fazer , vou levar no mecanico para ver este vazamento , o caso é que no início destye problema de não pegar as vezes pela manhã ha +- 1 ano , não sujava o chão de díesel , por ísto eu pensava que poderia ser retorno do díesel para o tanque , logo ; seria na bomba o problema , mas agora de 2 meses para cá vejo díesel no chão , então vou verificar primeiro este vazamento , se conseguir descobrir e resolver , acho que não terei mais problema de falta do díesel , pq tenho ralmente muita pena de mexer na bomba pois o funcionamento esta 0k , desde que comprei ha 8 anos , realmente não justifica mexer na bomba , filtro não é pois troquei recentemente .

Qdo verifoicar o vasamento falo com vc no que deu .

ABRAÇÃO

dpab
13/02/2009, 20:35
Aproveitando que o assunto é turbina, gostaria de indicação de alguma loja ou oficina na cidade do Rio de Janeiro ou adjacências, onde eu pudesse instalar um manômetro de pressão do turbo, no painel da minha SW4 3.0 TDI 1999. Pretendo instalar tb manômetros de pressão de óleo e de temperatura da água. Desde já, agradeço a todos as indicações. Um abraço, Delfim.

igorcorrea
10/01/2018, 18:32
@EduardoToyota, sei que faz muito tempo, mas vc ainda está com o carro? O que achou da turbina no longo prazo?