PDA

Ver Versão Completa : Ajuda - Urgente - Turbina Garret Da Frontier Xe



Marcello_Vaz
28/01/2009, 16:56
Prezados colegas do Forum 4x4 Brasil,

Possuo uma Frontier XE 2005 (equipada com motor MWM 2.8 TDI - Não é o eletrônico). O motor da mesma estava soltando muita fumaça "preta", e notei uma considerável perda de potência além do excessivo consumo "em média 8,2 KM/L".

Levei a pick-up até uma oficina especializada em turbinas e caixas de direção em minha cidade (João Pessoa/PB). Após análise restou constato pela oficina que se tratava de um rasgão no mangote da turbina além de um "trinco" na "tampa fria" da mesma.

Gostaria de saber, daqueles que entendem do assunto mais do que eu, se tal afirmação é procedente, ou se trata de mais um conta da caroxinha.

Porfavor, alguém me ajude.

Marcello

FábioBananal
28/01/2009, 19:09
Pega uma camera, faz umas fotos e posta aqui!!!!

vlw

Anthoniusnikos
28/01/2009, 20:20
Dá pra ver esse trinco na tampa ? A perda de potência, muita fumaça preta e aumento no consumo é mal sintoma. Pode ser a turbina mesmo. Pede pra desmontar, fotografe e post aquí.
Abs
Anthon

Bianor
28/01/2009, 22:24
Prezado dirija-se a um Bosch service de bom niível, sim eles tem uma classificação interna.
Preferencialmente um que tambem seja autorizado Garret.
Se for o mangote de borracha pode ser substituído fácil.
Obs. quando os bicos não conseguem resitir a pressão da bomba eles injetam antes e depois do ponto de injeção ocasionando excesso de diesel que fica fazendo uma fumaça negra.
Procure gente gabaritada de preferencia.
Sds

DieselPower
28/01/2009, 22:48
Apenas acrescentando ao que o Bianor falou, tem que seu uma Bosch Truck Service, não pode ser Bosch Car Service.

ROAD TECH
29/01/2009, 09:25
Prezados colegas do Forum 4x4 Brasil,

Possuo uma Frontier XE 2005 (equipada com motor MWM 2.8 TDI - Não é o eletrônico). O motor da mesma estava soltando muita fumaça "preta", e notei uma considerável perda de potência além do excessivo consumo "em média 8,2 KM/L".

Levei a pick-up até uma oficina especializada em turbinas e caixas de direção em minha cidade (João Pessoa/PB). Após análise restou constato pela oficina que se tratava de um rasgão no mangote da turbina além de um "trinco" na "tampa fria" da mesma.

Gostaria de saber, daqueles que entendem do assunto mais do que eu, se tal afirmação é procedente, ou se trata de mais um conta da caroxinha.

Porfavor, alguém me ajude.

Marcello

Olá Marcello,

Pelos sintomas que vc relata (fumaça preta + consumo alto + perda de potência), tudo indica que seja problema no turbocompressor mesmo.

Se o compressor perde eficiência, deixa de enviar ar para o motor e a queima fica rica (excesso de combutível não queimado = fumaça preta).

A falta de potência é sintoma que o compressor não está cumprindo a função. Ai vc acelera mais (consumo mais alto).

As causas podem ser várias. Mangote furado ou solto, trinca na carcaça do compressor (alumínio), filtro de ar obstruído, etc.....

Se for só problema no compressor (lado frio) é mais fácil de solucionar. Evite desmontar completamente o turbocompressor, pois existe uma posição relativa entre o eixo e o rotor do compressor, que garante o balanceamento do conjunto. Isso é vital para a durabilidade.

Se tiver que desmontar tudo, recomendo que vc leve a uma empresa que possa fazer o balanceamento antes da remontagem.

Boa sorte,

Octávio

Edintruder
29/01/2009, 09:50
Busca no site da garret um representante próximo de você e troca a carcaça da parte fria.

FábioBananal
29/01/2009, 21:35
Só uma duvida: se eu fechar a entrada de ar do filtro com a palma da mão, o motor deve morrer??
Fiz isso ontem em marcha lenta o motor continuou na boa!
vlw
P.s.: eu sei q a pegunta nao tem nada a ver com o topico!!

Marcello_Vaz
29/01/2009, 22:14
Prezado companheiro de forum,

o carro está num BOSCH SERVICE - AUTORIZADO GARRET. Vou contar meu sofrimento para vocês.

Tudo começou em 28.07.2008, apresentando os sintomas que já relatei anteriormente, nessa mesma empresa me foi dito que se eu trocasse os bicos injetores estaria tudo resolvido. Troquei os 4 bicos, R$ 999,00.

Nada adiantou.

Em 08.10.2008 - levei novamente meu carro para lá, apresentando os mesmos problemas. Fizeram a O.S. e disseram que se eu trocasse o Filtro de Ar + uma peça chamada Anti-Chamas estaria em ordem. Gastei + R$ 189,00.

Nada adiantou.

Em 29.10.2008 - levei pela 3ª vez meu carro para esta emprese, desta feita me disseram que o problema era mais sério, eu teria de trocar:
Jogo de reparo com retentor; Bomba alimentadora; Valv. Solenoide Eletromagnética; Rolete; Jogo de arruelas; conjunto lacre + outro filtro (é, outro). Tudo bem, + R$ 700,00 (à vista).

Nada adiantou.

Agora, dia 26.01.2009, levei (mais uma vez) o carro para lá, e agora me vieram com essa de que a "tampa fria" do carro que estava trincada e o mangote da turbina teriam de ser trocados. Feito o orçamento + R$ 1.170,00 (um mil cento e setenta reais).

Tow desesperado, desse jeito não tem quem aguente.

Como sou jurista, estou pensando seriamente em acionar judicialmente a empresa.

OBS: Como disse anteriormente, sou de João Pessoa/PB, mas fiz uma pesquisa e consultei outras BOSH CAR SERVICE'S de vários outros Estados. O resultado, 99,9% disseram que nunca ouviram falar que a tampa fria "trincava" se não fosse por batidas (sinistro veicular).

É melhor rir para não chorar.

Aqui :odedo: pra eles kkkkkkkkkkk.

DieselPower
29/01/2009, 22:29
Troca de oficina. Esses aí estão chutando tudo que vem na cabeça porque na verdade não tinham a mínima idéia do que estava acontecendo.
Só outra dica, você não deve procurar as Bosch Car Service e sima Bosch Truck Service.
Tem uma oficina Bosch Truck Service e autorizada Garret muito boa no RS, é bem longe mas talvéz ele possa lhe dar algumas dicas via e-mail. O proprietário é engenheiro mecânico (já partimos daí para entender o porquê da oficina ser boa), pode chama-lo de Polleto, o nome da oficina é Turbo Center Erechim, aqui vai o endereço:
www.turbocenter.com.br (http://www.turbocenter.com.br)
O cara é bom, explica a situação e pede para ele dar umas dicas. Diz que ninguém está conseguindo resolver e que você não pode levar o veículo até ele por ser demasiadamente longe de sua cidade.
Abraço.

Marcello_Vaz
29/01/2009, 23:19
Fala DieselPower, pois é cara, a p.... da oficina que meu carro está é uma BOSCH TRUCK SERVICE autorizada GARRET. Disse lá pra eles hoje que acredito que eles estão trabalhando por exclusão..... kkkk. O bom da história é um motor zero bala, e o ruim é que eu vou ficar liso "sem dinheiro" desse jeito.

Abçs.