PDA

Ver Versão Completa : Pergunta de iniciante



ramalho-vitoria
28/01/2009, 11:04
Prezados parceiros,

Pode ser até que esta pergunta esteja respondida em algum tópicos mas vamos lá:

Qual a vantagem e quando deve ser utilizado o procedimento de ligar o carro não utilizando a embreagem tendo a primeira marcha engatada e com reduzida também acionada?

Deve-se levar em conta que tenho pouca experiência em off-road.

Um abraço e no aguardo

BoaTrilha
28/01/2009, 12:27
VC QUER SAIR ANDANDO DIRETO NA REDUZIDA?



se eu entendi direito, com tudo engatado se tiver um motor de partida bom vc já vai sair andando....

mas acredito que se não for uma emergencia como algo quebrado no cambio que não o deixe desengatar ou engatar com o motor funcionando (por exemplo garfo de embregem quebrado), esta medida sobrecarregará o sistema.

Sergio Andrade
28/01/2009, 20:09
Prezados parceiros,

Qual a vantagem e quando deve ser utilizado o procedimento de ligar o carro não utilizando a embreagem tendo a primeira marcha engatada e com reduzida também acionada?



Ramalho, boa noite!
Seja bem vindo ao mundo 4x4...
Como o Carlos mencionou, este é um procedimento de emergência, e só deve ser utilizado no "desespero".
Portanto a vantagem é não precisar ser guinchado...
Abraços,

Salviano
29/01/2009, 16:00
Prezados parceiros,

Pode ser até que esta pergunta esteja respondida em algum tópicos mas vamos lá:

Qual a vantagem e quando deve ser utilizado o procedimento de ligar o carro não utilizando a embreagem tendo a primeira marcha engatada e com reduzida também acionada?

Deve-se levar em conta que tenho pouca experiência em off-road.

Um abraço e no aguardo

Olá!!! Companheiro,
Não vejo o porque de dar partida no motor engrenado sem pisar na embreagem, muito pelo contrario, "DEVE-SE" pisar na embreagem, mesmo que não esteja engrenado, para aliviar o peso no motor de arranque.

Dê uma olhada neste site...Láááá embaixo no final tem a explicação.
Espero ter ajudado, eu tbm fiquei curioso.


http://www.bosch.com.br/br/autopecas/produtos/eletrica/partida_func.htm

(Obs.Este parágrafo é do final da reportagem.)

Manuseio do motor de partida

A despeito de toda proteção contra funcionamento irregular ou sobrecarga de que o motor de partida KB dispõe, deve-se ter em mente o seu perfeito funcioanmento e a sua durabilidade dependem muito do uso que dele se faz. Assim é que jamis deve-se usar o motor de partida para outra finalidade que não seja a de se dar partida do motor, devendo-se soltar a chave de partida tão logo se perceba que o motor do veículo entrou em funcionamente. Por outro lado, também uma partida demorada põe em risco a vida do motor de partida. Regra geral, pode-se permitir partidas de no máximo 10 segundos de duração e, quando isso acontecer, deve-se dar um repouso de meio minuto para se permitir resfriamento do motor de partida e recuperação da bateria.

No caso de o motor de combustão entrar em funcionamento de forma irregular, deve-se desligar imediatamente o motor de partida. Se o motor de combustão não entrar em funcionamento após algumas tentativas de partida, não insistir, pois isso provocaria uma descarga desnecessária da bateria. Procurar o defeito e eliminá-lo (verificar sobretudo a alimentação de combustível).

E, finalmente um conselho a respeito do principal uso incorreto que ainda se faz do motor de partida: jamais atuar a chave de partida com marcha engrenada.

rogeriomasih
29/01/2009, 20:23
Oi, Ramalho.

quando e como vc ouviu falar sobre este procedimento?
qual seria sua utilidade?

ramalho-vitoria
29/01/2009, 20:57
Rogério,

Fiz um curso de 4x4 patrocinado pelo Jeep Club aqui de Vitória ao qual estarei me filiando e esse era um dos procedimentos que foram realizados.

O curso foi muito bom mas eu não entendi bem, o porque do procedimento.


Com relaçao a pergunta 2: Se eu estou perguntando e porque não sei. Eu também não vejo uma aplicação prática :!::!::!: :-? :pensativo:

rafaelfernandez
01/02/2009, 01:56
Eu ja li tambem algo sobre isso. Se nao me engano, teria relação com o custo de reparo de cada um dos itens. Segundo o site que eu li (nao me lembro onde foi), é muito mais facil e barato consertar um motor de arranque do que a embreagem, e supostamente para poupar a embreagem pois segundo o mesmo site, sem embreagem voce fica no meio da trilha, enquanto que sem motor de arranque tem como fazer o carro pegar no "tranco".
Confesso que fiquei um tanto em duvida quanto a veracidade dessas informações. Tanto que no meu carro eu nao faço isso.

[]´s
Rafael

JEFFCATUNDA
01/02/2009, 16:19
Eu ja li tambem algo sobre isso. Se nao me engano, teria relação com o custo de reparo de cada um dos itens. Segundo o site que eu li (nao me lembro onde foi), é muito mais facil e barato consertar um motor de arranque do que a embreagem, e supostamente para poupar a embreagem pois segundo o mesmo site, sem embreagem voce fica no meio da trilha, enquanto que sem motor de arranque tem como fazer o carro pegar no "tranco".
Confesso que fiquei um tanto em duvida quanto a veracidade dessas informações. Tanto que no meu carro eu nao faço isso.

[]´s
Rafael
SEGUINTE...

Tenho a impressão de que o que quiz se passar é que, se for necessário engatar a reduzida e sair debreado...é melhor fazer desta forma, pois faria o mesmo efeito e não queimaria a embreagem, o que ocorre facilmente se vc debrear com reduzida engatada.

rafaelfernandez
01/02/2009, 20:29
SEGUINTE...

Tenho a impressão de que o que quiz se passar é que, se for necessário engatar a reduzida e sair debreado...é melhor fazer desta forma, pois faria o mesmo efeito e não queimaria a embreagem, o que ocorre facilmente se vc debrear com reduzida engatada.

Exatamente, alem disso, é mais barato e facil reparar um motor de partida(pode ser feito ate mesmo na trilha, se bem equipados e dependendo do problema) do que a embreagem. Continuo afirmando que nao concordo muito com isso nao, afinal, para fazer isso, teria que se usar 1a reduzida, ou seja, logo logo teras que usar a embreagem para passar a 2a. Nao adianta querer falar de momentum porque na lama de 1a reduzida voce nao tem nenhum. Antes de chegar ao final do curso da embreagem o carro ja parou novamente. Estou errado?


[]´s
Rafael

Edintruder
04/02/2009, 10:14
O procedimento é utilizado sim em areia. Tem quem faça isso quando está encalhado em areia e vai beliscando o arranque pois a roda vira tão devagar que normalmente auxilia no desencalhe. Sendo 1a marcha reduzida o motor liga sem problemas mesmo encalhado.
Nunca fiz na Ranger pois a Ranger obrigatóriamente tem que pisar na embreagem para liberar a energia para a partida. Porém quem faz isso diz que funciona bem.

ramalho-vitoria
04/02/2009, 11:23
Tem lógica a resposta do parceiro Edintruder,

Quando estiver lá na Foz do Rio Doce ( E. Santo) vou experimentar sem no entando partir da condição de atolado.

Obviamente não irá ser aquele teste do lusitano que deu uma "porrada" no poste para experimentar se o air bag funcionava.

Continuamos entretanto colhendo pareceres ...

ferramenteiro
04/02/2009, 19:20
A frontier americana modelo Nismo, que é preparada para off road de fábrica vem sem o dispositivo que só permite a partida com a embreagem acionada justamente para ser usada desta maneira. Deve ser útil em algum momento, só não sei qual.

JEFFCATUNDA
05/02/2009, 03:00
A frontier americana modelo Nismo, que é preparada para off road de fábrica vem sem o dispositivo que só permite a partida com a embreagem acionada justamente para ser usada desta maneira. Deve ser útil em algum momento, só não sei qual.
Mas o colega acima já relatou a indicação de uso.....e isso de usar motor de arranque como força motriz é velho...eu mesmo já encostei carro no prego, estacionei, só com m. de arranque e bateria...

Thiago Gontijo
25/02/2010, 17:30
Pessoal,

nunca tentei esta manobra, mas já ouvi favar em mais de um lugar, por exemplo no livro do João Roberto Gaiotto - Técnica 4x4. Ele cita esta manobra, pelo que entendi pode ser utilizado em casos de emergência, muita lama, areia muito fofa, muitos pedregulhos, etc. para o carro arrancar com pouca aceleração e de maneira mais constante. Lamas e atoleiros são inimigos da embreagem. Obviamente o motor de arranque não foi projetado para isto, portanto acredito que só deve ser utilizado em casos extremos.

TylerNTL
25/02/2010, 20:56
O procedimento é utilizado sim em areia. Tem quem faça isso quando está encalhado em areia e vai beliscando o arranque pois a roda vira tão devagar que normalmente auxilia no desencalhe. Sendo 1a marcha reduzida o motor liga sem problemas mesmo encalhado.
Nunca fiz na Ranger pois a Ranger obrigatóriamente tem que pisar na embreagem para liberar a energia para a partida. Porém quem faz isso diz que funciona bem.

Não conhecia esta técnica.

Já utilizei o motor de partida em viatura que está no prego sem embreagem, arrancava com a 1ª engatada e continuava (tentando) passar as marchas no tempo. Dependendo do trânsito tinha que usar algumas vezes depois de parar em sinal etc. Já fiz isso algumas vezes e em algumas viaturas.

Em outra ocasião uma Parati 1995 "morreu" onde não podia, meio que como último recurso, usei o motor de arranque para andar uns 30m e até um lugar mais seguro. Pensei que tivesse comprometido de forma definitiva a vida útil do motor de arranque, mas o fato é que vendi a Parati uns anos depois sem tem mexido nele.

plopes
27/02/2010, 09:32
Se o motor morre no meio de uma subida muito íngreme em piso de baixa aderência, deve-se usar este procedimento com a marcha ré e a reduzida acionadas, mas na verdade dependendo da inclinação não precisa nem dar partida... é só deixar tudo acionado enquanto segura pelo pedal do freio, depois soltar o pedal que a gravidade faz o motor pegar no tranco e você estará descendo com os dois pés no assoalho, segurança garantida pelo freio motor e em velocidade adequada. :concordo:

FJader
28/04/2010, 22:38
Bem, não sou expert e minha XJ é automática, portanto nunca usei essa técnica, mas achei um guia da Jeep que a recomenda.

Robertux
23/08/2010, 23:45
Dentro d'agua, para evitar entrar água entre na embreagem caso o motor morra, por exemplo na travessia de um rio ou em um alagado ou mesmo em uma poça de lama.

Mateiro
04/10/2010, 21:28
muitos veiculos nem ligam se nao estiverem desengatados.
é o caso dos automaticos e de muitas suvs manuais.