Ver Versão Completa : qual efeito da altitude sobre a combustão?
marcio lellis de souza
27/01/2009, 16:28
Senhores
Estive entre dezembro e janeiro fazendo parte do noroeste da Argentina. Viagem fantpastica, 10.500 km na minha sr5 que, durante a viagem foi impecável.
A unica coisa que, por um momento, me preocupou foi que, quando estive acima dos 4.000 metros de altitude, e exigindo grande esforços do motor, ela começou a fumaçar muito. Uma fumaça preta muito densa quase que tirava a visibilidade do parbrisa quando o vento levava a mancha que saia do escapamento.
Quando desci, voltei aos 2.000 metros de altirude, tudo voltou ao normal.
é claro que está relacionado à quantidade de oxigênio no ar. a 4 mil o ar é rarefeito e sei que isso tem imllicação direta na combustão.
Procede que eu gostaria de saber, conceitualmente, o que acontece. Alguém saberia explicar, de fato o que acontece?
Outra dúvida que eu tenho e a seguinte: o gás resultante da combustão é o co, ou co2?
se o gás é invisível, o que é a fumaça que sai do motor?
Obrigado
Marcio
maxdelta
27/01/2009, 16:47
Senhores
Estive entre dezembro e janeiro fazendo parte do noroeste da Argentina. Viagem fantpastica, 10.500 km na minha sr5 que, durante a viagem foi impecável.
Legal!
A unica coisa que, por um momento, me preocupou foi que, quando estive acima dos 4.000 metros de altitude, e exigindo grande esforços do motor, ela começou a fumaçar muito. Uma fumaça preta muito densa quase que tirava a visibilidade do parbrisa quando o vento levava a mancha que saia do escapamento.
é claro que está relacionado à quantidade de oxigênio no ar. a 4 mil o ar é rarefeito e sei que isso tem imllicação direta na combustão. Procede que eu gostaria de saber, conceitualmente, o que acontece. Alguém saberia explicar, de fato o que acontece?
O seu veículo estava coletando pouco ar, logo ele precisava forçar mais o sistema pra perpetuar o funcionamento. Alguns veículos dessa região já vem equipados pra suportar tais altitudes, até mesmo com blowers, q sugam melhor o ar pra combustão do motor. Se vc tem dificuldade de respirar nesses lugares, o veículo q coleta o mesmo oxigênio q vc respira tb!!!
Outra dúvida que eu tenho e a seguinte: o gás resultante da combustão é o co, ou co2?
Obrigado
Marcio
A maior parte é CO2, porém o resultado da maioria da queima de combústível é visível, pela quantidade, a única queima de combustível q me recordo que é "invisível" é o metanol, combustivel usado em carros de corrida e aeromodelismo!! O diesel é normal a fumaça ser preta ou branca ou acizentada!! Daqui a pouco os demais foristas explicaram melhor!!!
dudas_308w
27/01/2009, 17:17
acredito que uma "gambiarra" no seu proprio turbo, para ser usada acima de 2,5 ou 3mil mts seria suficiente para dar mais pressao ao conjunto.
abs
joão k. chikui
27/01/2009, 18:50
Márcio
Como vc já sabe que a fumaça e perda de potência (sua picape ainda não é turbinada?)se dá pela falta de oxigênio devido a altitude, vou tentar responder sua pergunta.
Em condições ideais de oxigênio , o produto principal da queima é CO2 . Em condições bastante redutoras , com pouco oxigênio e excesso de combustível , pressão e temperatura , pode formar C (carbono , carvão) que dá uma fuligem particulada preta .
DieselPower
27/01/2009, 19:08
Como o João já falou anteriormente, a queima não é total e perfeita e tem resultado, além dos gases, uma foligem.
Quanto a perda de desempenho, certa vez li em uma revista expecializada um engenheiro mecânico falando que existe uma proporção para essa perda, se não me engano, 10% de perda para cada 1.000 metros de altitude.
Abraço.
Caio Rivetti
28/01/2009, 08:54
Marcio,
como o pessoal ja falou ai em cima a fumaça preta em excesso é causada pela falta de oxigenio na camara de combustão, devido ao ar ser mais rarefeito na altitude, isso implica numa mistura muito rica e faz com que o combustivel não queime completamente, esse problema pode ser resolvido com um turbo.
Realmente a maior parte dos gases que saem dos veiculos Diesel é o CO que é invisivel, mas junto com ele existem as emissões de hidrocarbonetos(HC), dioxido de enxofre(SO2) , Oxidos de Nitrogenio(NOx) e materiais particulados que tambem podem ser formados pelo NOx e SO2. A emissão desse compostos esta diretamente relacionado com a eficiencia da combustão e com a qualidade do combustivel, principalmente o enxofre, e são esses particulados que dão a cor escura a fumaça.
ramonpoa
28/01/2009, 10:07
já perdi as contas de quantas vezes já cruzei a cordilheira, seja por passo de sico, passo de jama, passo de san francisco, tunel cristo redentor, região dos lagos, futaleufu, etc... etc...
quando cruzava com uma ranger com motor maxion o negócio chegava a assustar, saía uma fuligem preta, mas em grande quantidade mesmo, e o motor perdia força, era a falta de ar no motor, o combustível era injetado as a quantidade de ar (oxigênio) era pouca para fazer a combustão.
quando cruzei de tracker, com motor eletrônico, pouco senti. Agora em dezembro cruzei os 4.850 metro de san francisco em uma pajero full 3.2 2008, nova, e NÃO senti absoutamente nada, nem fumaça preta saiu. DE Hilux SRV 2007, também, nada sofria.
ou seja, os motores eletrônicos regulam a quantidade de combustivel que entra em face da oferta de oxigênio disponível. Uma beleza.....
o mesmo princípio vale para o carro a gasolina. Semrpe cruzei a cordilheira em motos injetadas, que nada sentiram. Já as carburadas, nossa, quanto trabalho, afogavam do nada.
Ou seja, no seu caso, é assim mesmo. Em casos extremos, aguns arriscam a tirar o filtro de ar. Dizem que funciona, eu não arriscaria.
silviocesar
28/01/2009, 11:23
Bom dia Toyteiros,
Tenho uma SR5 1998 com 240.000KM e já fiquei assustado com isso. e ví que é normal(pelo que me disseram).
Qdo em subidas longas começa a perder força e vc olha no retrovisor e vê aquele fumaceira(não aliviamos no pé e mantemos a aceleração). haurhaurhaue
Na minha foi até engraçado, hauaehuae eu falei, vou passar a Ranger(uma ranger que tb subia) euaheuheu mais em cima fiquei puto e falei puta merda, fui castigado pela mina arrogância heaheuaheuhauehaue
Eu parei na estrada e falei, agora eu estou fu...... Tinha comprado o carro a três dias.
Na descida ela voltou ao normal e eu puto dei 140km/h pra ela quebrar logo hauahuehae e está normal até hoje.
Negócio é relaxar e subir devagar...
Abçs
Silvio
RJ - SR5 1998
Zé Renato
29/01/2009, 10:24
O gás resultante é o monóxido de carbono, mas não é só ele, são vários que compõe o resultado da queima, mais partículas sólidas de outros elementos como enxôfre que vemos como fulígem e àgua.
Na altitude a mistura se torna mais rica (+ comb que oxigênio), por isso mais fumaça e perda de potência. Nos veículos TURBO isso não é sentido em altitudes menores, pois o turbo empurra mais ar compençando o ar rarefeito até um certo limite, depois a mistura pode voltar a ficar rica novamente, pois nos automóveis não possúem contrôle de mistura como acontece nos aviões de motôr convencional. :pipoca:
mecamaniaco
01/02/2009, 21:30
Não é só por ser eletrônico que o carro deixa de soltar fumaça! Se você usar uma boa turbina com regulador de pressão ela irá manter a valvula de alívio mais fechada e com isso a pressão tenderá a manter-se normal.
Outra coisa errada é pensar que o carro irá andar mais se você socar o pé no acelerador em motores aspirados que já estão soltando fumaça, isso é realmente errado já que o excesso de diesel faz com que o carro perca desempenho além de fazer gastar DEMASIADAMENTE.
É isso ai, carros diesel não adianta socar o pé, um motorista que conhece o carro irá ter muito mais desempenho que você nesse caso! O ideal é você dosar o pé a medida que o motor estiver precisando!
Colegas,
Estive pela Serra da Mantiqueira neste final de semana e minha viatura fumaçou preto e perdeu potência em subidas nos trechos com elevação entre 1.800 e 2.100 metros, pricipalmente em segunda marcha.
A reduzida funcionou normalmente, sem perda alguma.
Lí acima que essas seriam características de veículos aspirados, mas a minha é um SW4 2000 turbo.
O que pode ter causado tal problema ?
Isso é consequência somente do ar rarefeito (que a 2000m nem é tanto assim) ou pode ser agravado pela má qualidade do combustível ?
Estou para leva-la para a revisão e vou informar o ocorrido, porém gostaria de ter uma noção para argumentar.
Obrigado pela força !
Abraços,
mecamaniaco
10/02/2009, 00:48
Sua turbina pode não estar 100%. Conforme foi explicado anteriormente, a sua turbina possui regulagem por valgula, essa valvula se abre quando a pressão regulada é atingida, caso a pressão desejada não seja atingida a valvula continua fechada. Isso significa que mesmo a 2000 metros de altitude seu motor não iria perder tanto desempenho assim.
Ví que sua viatura é 2000, já está na hora de fazer uma revisão na turbina.
joão k. chikui
10/02/2009, 07:08
Pedro
Seu filtro de ar não está meio sujo?
Ou , não é por estar forçando em rotações muito baixas , onde a turbina ainda não estava atuando?
Meca... a turbina foi revisada em 2007, mas vou pedir pra darem uma olhada.
Quanto ao filtro de ar, sempre mando dar um soprada nele depois de trilhas, mas de qualquer maneira já está na hora de troca-lo.
Será que a qualidade do diesel pode ter influenciado nisso ???
Abs,
Senhores
é claro que está relacionado à quantidade de oxigênio no ar. a 4 mil o ar é rarefeito e sei que isso tem imllicação direta na combustão.
Procede que eu gostaria de saber, conceitualmente, o que acontece. Alguém saberia explicar, de fato o que acontece?
Obrigado
Marcio
Márcio,
A 4000 msnm temos 40 % e a 5000 msnm 50% menos oxigênio aspirado que ao nível do mar, então num motor eletrônico o sensor detecta uma piora na combustão, então pede para entrar menos combustível nos cilindros, isto implica em redução de potencia. Nos motores mecânicos isto é pior já que a relação ar combustível é constante, então entrando menos ar significa combustão pior com menos CO2 nos gases e mais CO e C (C=carbono=fumaça preta). Esse combustível em excesso que não queimou fica na câmara de combustão queimando antecipadamente no outro ciclo aumentando a pressão de combustão, tendo como conseqüência um aumento da temperatura nos cilindros. Nestes casos devemos aliviar o pé, diminuir a marcha e aumentar a rotação do motor para ter uma melhora na combustão. Se não fizer isto começa a aumentar a temperatura do motor. Em subidas longas nas alturas podemos acabar com o motor, pude comprovar isto segundo relatei no foro do Troller onde se trata o mesmo tema. Relatei a seguinte experiência:
"Terça feira retornei após 34,5 dias de expedição pelos Andes (San Pedro de Atacama-Uyuni-Titicaca-Cusco-Nasca-Lima-Caral-Tacna-Iquique-Jujuy-Salta-Tucumán), eu na Defender com injeção mecânica e meu companheiro numa Toyota Hilux CD com injeção eletrônica. Rodamos muito acima de 4.000 m, chegando a 5.100 m como ponto máximo em Apacheta no Parque Nacional Eduardo Avaroa-Bolivia. Na Defender instalei um sistema de monitoramento sul africano de várias variáveis, entre elas da temperatura dos gases de combustão. Para facilitar a instalação do termopar e para não ter a preocupação de soltar alguma peça e danificar a turbina, o instalei no escapamento o mais perto da saída da turbina. O que pude observar é:
- As duas viaturas perdem potencia com a falta de O2 no ar, mais nada que atrapalhe a viagem.
-Fumaça preta nas arrancadas muito maior na Defender. O sistema inteligente eletrônico da Toyota consegue administrar a relação ar- diesel.
-O alarme por temperatura dos gases está programado para 550 °C, no Brasil em subidas em quinta marcha judiando do motor esta não é atingida, agora nas alturas o bicho pega. Aprendi a dirigir nas alturas, em subidas em que parece que o motor tem folga o alarme do EGT tocava, reduzindo a marcha de quinta para quarta, por exemplo, aumentando o giro do motor a temperatura voltava ao normal. Dependendo da inclinação e do comprimento da subida tinha que reduzir a velocidade e as marchas para manter a temperatura dos gases em um valor adequado. A temperatura d’água do sistema de refrigeração sempre se manteve em valores normais segundo o fabricante do motor.
- Poso concluir que com motor eletrônico se não tiver cuidado em circular a menor velocidade e giro maior que nas altitudes menores o motor entrará em alerta por temperatura. Motores mecânicos melhor seria outra regulagem para viver nas alturas e para motores envenenados em baixas altitudes, cuidado, poderão ficar pendurados nos Andes."
Os ocupantes da viatura ficamos com os lábios roxos (cianose) na parte mais alta e fria, os pneus aumentaram ~ 1 psig de pressão cada 1000 m que subíamos, a pressão arterial de todos os oito integrantes da expedição ficou alterada (aumentou), as pessoas que nascem e moram nesses locais não agüentam fazer esforços sem ajuda da coca. Em resumo as alturas modificam muita o funcionamento das pessoas e máquinas.