PDA

Ver Versão Completa : Viagem à Ushuiaia - O Niva Aguenta?

projeto_tdf
26/01/2009, 23:31
Olá amigos.

Estou querendo comprar um Niva, para realizar uma viagem até Ushuaia na Terra do fogo, Argentina.

Gostaria de saber da opniao de voces, se eu conseguir achar um Niva em bom estado, e fizer uma "revisão geral" nele. Trocando o que for necessário, e checando o que poderia dar problema, se ele aguenta uma viagem dessas na boa.

Ja me falaram que o Niva tem um consumo muito alto, então teria que adaptá-lo para GNV talvez.. E que se posso passar calor nas estradas da patagonia..

Mas me falaram tb que tem muitos Nivas na Argentina, e peça para ele caso precise não é problema por lá.

Enfim, queria saber se algum de voces já fez essa viagem com o Niva, e se deu tudo certo.

Grande Abraço.

Renato

Girti
27/01/2009, 00:37
Olá amigos.

Estou querendo comprar um Niva, para realizar uma viagem até Ushuaia na Terra do fogo, Argentina.

Gostaria de saber da opniao de voces, se eu conseguir achar um Niva em bom estado, e fizer uma "revisão geral" nele. Trocando o que for necessário, e checando o que poderia dar problema, se ele aguenta uma viagem dessas na boa.

Ja me falaram que o Niva tem um consumo muito alto, então teria que adaptá-lo para GNV talvez.. E que se posso passar calor nas estradas da patagonia..

Mas me falaram tb que tem muitos Nivas na Argentina, e peça para ele caso precise não é problema por lá.

Enfim, queria saber se algum de voces já fez essa viagem com o Niva, e se deu tudo certo.

Grande Abraço.

Renato

Renato, já fiz viagens bastante longas com meus Nivas (estou no quinto, um 95), e nunca tive problemas mais sérios. Entretanto, o tempo está passando, e os Nivas estão envenlhecendo (não só eles, é claro, outros ótimos veículos 4x4 também), e isto se reflete na sua confiabilidade.

Em princípio, qualquer veículo poderá fazer esta viagem. Já li relatos sobre Fuscas, motos, Kombis e, recentemente, sobre 3 Ford Galaxie que fizeram o trajeto até Ushuaia. Entretanto, é necessário considerar se os custos desta empreitada são viáveis para você. Você vai ter que encontrar um bom Niva, fazer uma revisão extremamente rigorosa nele, rodar com ele por um tempo, fazendo pequenas viagens para testá-lo e ver se não há algo mais a ser feito, relacionar e comprar uma considerável quantidade de peças sobressalentes, para casos de quebras e/ou emergências. Isto, é claro, não fará com que ele esteja imune a quebras não previstas, e que você não consiga consertar. Trata-se, repito, de um carro com muitos anos de uso e abuso, certas peças podem estar à beira da fadiga de material, mas não será possível descobrir isto com antecedência.
A autonomia é outro problema, o Niva tem um consumo alto, e, mesmo que haja GNV na Argentina, este não deve ser fácil de ser encontrado nos confins da Patagônia (aqui também não se acha GNV, longe das cidades maiores).

Enfim, convém você analisar se realmente precisa de um 4x4 para uma viagem como esta. Talvez um carro "normal" (4x2) mais novo, que também seja encontrado na Argentina (Fiat Mille, por exemplo) seja uma opção a ser considerada.

Uma sugestão: faça uma pesquisa na Internet a respeito de pessoas que fizeram esta viagem, veja com que veículo foram, e como se saíram na empreitada. Isto poderá ajudá-lo a decidir que carro o levará até lá.

Boa sorte, um abraço!

Marcelo J Manente
27/01/2009, 10:31
Dependendo de sua po$$ibilidade financeira, pense em um Niva Diesel (motor adaptado AP 1.9 ou motor da Besta, fuja do AP 1.6 diesel). Ai terá um autonomia e economia bem melhor do que na gasolina e sem problemas de abastecimento como no GNV.
A dificuldade é achar um Niva com uma adaptação bem feita e criteriosa no diesel.
Pense tambem numa Saveiro diesel (só existem ano 1986 a 89-90). Roda 14 km/l na cidade e na estrada até 20 km/l de diesel.
Abraços.

Otávio Luiz
27/01/2009, 10:59
Já li relatos de Nivas na Patagônia. Lembro de um que foi o pai de Niva e o filho de Teneré 600.
A título de curiosidade segue o relato de um camarada que fez Manaus-Rio de Janeiro.
http://denivanatrilha.fot.br/AbreTemplate.asp?Pagina=Manaus-RJ
Existe um fórum de niveiros argentinos, lá você poderá tirar várias dúvidas. Se não me falha a memória está no www.parque4x4.com.ar.
Nuestros hermanos niveiros sempre são prestativos...:concordo:

Pinaudmaster
27/01/2009, 11:53
Eu justamente estou planejando tal viagem para final de 2009 / início de 2010 com o meu Niva.

Lembrando que meu Niva possui motor 1.9 Diesel (faz 16 km/l) e até lá já terei colocado um tanque de combustível de no mínimo 80 litros, adaptando-o sob o porta-malas.

Aí eu fico mais tranquilo para ir até aquele fim-de-mundo com meu Niva ...

PS: Lembre-se que sem faróis de neblina AMARELOS (e snme 2 estepes) você nem entra naquelas bandas da Argentina.

Espero ter ajudado.

fondevila
27/01/2009, 21:21
Não fui até Ushuaia mas rodei um bom pedaço da Argentina (pelo norte até Buenos Aires) com o meu.

Em relação ao carro o maior problema era a autonomia, em algumas estradas do norte a distância de um posto até o próximo era de mais de 100KM. Para evitar ficar na mão eu andava com um galão cheio com 20 Lts dentro do porta malas...

Outro problema era em relação à policia, em estradas um pouco mais longe da fronteira do Brasil eles enchem o saco. Comigo aconteceu um caso muito desagradável de um guarda que cismou com o carro (ele não conhecia um Niva) e desmontou boa parte dos acabamentos (arrancou os bancos, forro das portas, acabamento da traseira...) e só remontou quando o chefe dele apareceu e veio conversar comigo. O cara era dono de um fiat que parecia um Laika e queria saber como eu adaptei o carburador...

ramonpoa
28/01/2009, 13:28
autonomia não é problema....

já estive em Ushuaia 3 vezes, 2 de pickup e uma de moto.

se a moto, cuja autonomia beira os 300 e poucos km, não encontrarás dificuldades, é so ficar de olho em entradas de cidades e abastecer

quanto a idade do carro, o desgaste maior é a alta rodagem......

na primeira vez de carro fomos numa ranger 2001, já com 300.000km rodados....
sem problema nenhum, exceto uma pane na luz de freio. fomos direto de Poa a Ushuaia, sem dormir, fizemos os 4.402km em 54 horas.

http://ramonpoa.blogspot.com/search?updated-min=2005-01-01T00%3A00%3A00-08%3A00&updated-max=2006-01-01T00%3A00%3A00-08%3A00&max-results=11

Em junho de 2007, com uma hilux SRV 2007, zero, com estradas congeladas e tudo e muita neve na terra do fogo, voltei direto de Ushuaia a Porto Alegre em 42 horas (olha como o carro faz diferença).

enfim, se tiver paciência, chega lá.......

guttemberg_machado
28/01/2009, 19:56
Eu tentei ir em 2004. Não conhecia nada de niva. O meu ferveu em Puerto Matrin (já na patagonia) e queimou a junta do cabeçote. Consegui consertar por lá mesmo (numa cidade super pequena e que tinha vários nivas, inclusive um mecanico com 2). Voltei porque acabou o dinheiro e o tempo. Foram praticamente 9.000km em 28 dias.

Hoje, conhecendo mais de niva, eu iria tranquilo....

RHL
30/01/2009, 09:34
já fui pra Patagônia com um Ford Ka, e agora em Julho irei com o Feroza. Se tiver manutenção criteriosa e bem feita, não há problemas.
www.pantanalpatagonia.com.br (http://www.pantanalpatagonia.com.br)

abraços

baseggiov
30/01/2009, 10:54
já fui pra Patagônia com um Ford Ka, e agora em Julho irei com o Feroza. Se tiver manutenção criteriosa e bem feita, não há problemas.
www.pantanalpatagonia.com.br (http://www.pantanalpatagonia.com.br)

abraços

Marcio,

Onde vc tem feito manutenção do Feroza aqui em Campo Grande?
Tem alguma boa oficina para me indicar para mexer com cambio e/ou caixa de redução?

Mauricio Rossetto
02/02/2009, 17:40
Bem, minha opinião pessoal é a seguinte:
Vc quer ir de Niva porque gosta de Niva ou não têm grana para um carro de maior valor? Pergunto isso pois tenho 2 Nivas e gosto do Niva, e ir de Niva será mais um desafio na aventura, tipo "com mais emoção" ou contando pra galera: Mas eu fui de Niva!.....
Camaradas acima relataram viagens para lá feitas em 54, 42 horas.... de Niva com motor ORIGINAL descarta-se esse tipo de evento, distribua o passeio em dias. Um Niva com motor original e GNV não acompanha uma Honda Biz para vc ter idéia. Fiz em 20 Horas Rio - Brasilia...
Ano retrasado fiz os calculos de viagem e desisti, pois ida e volta do Rio, com motor original, gastaríamos 30 dias "perdendo" 7 horas por dia para fazer o passeio. Mas dirigir todos os dias por 7 horas não têm sentido, pois praticamente seria ir até lá e voltar como motorista.
Então estou reprogramando essa viagem para quando Boris IV estiver pronto.
Sinceridade: se comprar um Niva por 10 mil reais e gastar mais 8 a 10 mil, terá um Niva "viável" para esse tipo de viagem com um tempo esperado.
Terá um carro com motor praticamente novo. Mas gastará com certeza mais que isso e continuará com um jipe desconfortável para longas viagens, então eu optaria por um Vitara 4 portas que fará o mesmo, melhor e sem adaptações.
Adoro meus Nivas, hoje são meu hobby mas acho que temos que saber bem o que queremos. Na revista 4x4&CIA saiu uma fantástica reportagem de um CJ3 que saiu do Rio, rodou todas as Américas até o Alasca, e na época que parte das rodovias inclusive nos Andes era por estrada de terra... então por isso pergunto se pretende que o carro faça parte da aventura ou somente te leve e traga de lá....
Mas também não precisa de um 4x4 para isso. Compre uma Blazer por exemplo: http://veiculos.mercadolivre.com.br/vans/blazer dê uma olhada aqui, têm uma até blindada 29 mil, poderá dar um passeio no Rio também heheheheheheheh têm uma C20 Sulan 20 mil, Cherokee por 27 mil, Blaser 4.3 por 21 mil.......eita!

Nivaléria
04/02/2009, 20:56
Pergunto aos mais experientes:
O Niva num foi projetado para rodas pela antiga União Soviética, um pais de dimensões continentais e péssimas estradas??? Concordo que conforto e autonomia são problemas líquidos e certos. Mas será que não chega???

Vasquez
04/02/2009, 22:07
Só lembro que niva GNV na Argentina não consegue ser abastecido pois o padrão do bico é diferente... ao menos que se tenha os dois

Gustavo Niva
04/02/2009, 23:25
Nivaléria,
pessoalmente acho o niva muito confortável para viagens... carro gostoso a beça de dirigir, estável, fechado, etc... a autonomia concordo que seria um problema, mas nada que um galãozinho não resolva :mrgreen:

Vasquez,
já li algo sobre ser fácil e barato comprar um adaptador nas cidades fronteiriças... mas é melhor conferir essa informação quando forem :concordo:

[]s

Girti
04/02/2009, 23:41
Pergunto aos mais experientes:
O Niva num foi projetado para rodas pela antiga União Soviética, um pais de dimensões continentais e péssimas estradas??? Concordo que conforto e autonomia são problemas líquidos e certos. Mas será que não chega???

Claro que chega! Mas, ao rodar na URSS, ele estará rodando no seu próprio País, o que irá facilitar as coisas em caso de problemas mecânicos. Eu já rodei muito no Brasil com meus Nivas, mas, para viajar para o Exterior, teria que planejar tudo muito bem, e fazer uma cuidados revisão, pois lá fora as coisas seriam mais complicadas, não bastaria fazer como já fiz algumas vezes aqui, quando liguei para o Wilson (meu mecânico) explicando o problema, e el, por telefone, me deu as dicas para que eu resolvesse o pepino. E aí está a grande diferença...

Otávio Luiz
06/02/2009, 09:35
Mas na Argentina tem vários Nivas rodando, grupos de niveiros com site, etc.. e até um fórum só de Nivas.
Não deve ser muuuuiito difícil conseguir um mecânico pra fuçar no russo.
Ainda mais que lá rodam uns carrinhos velhos também, e mecânico de carro velho conserta qualquer coisa, até Niva.

Girti
06/02/2009, 17:18
Mas na Argentina tem vários Nivas rodando, grupos de niveiros com site, etc.. e até um fórum só de Nivas.
Não deve ser muuuuiito difícil conseguir um mecânico pra fuçar no russo.
Ainda mais que lá rodam uns carrinhos velhos também, e mecânico de carro velho conserta qualquer coisa, até Niva.

Graaande Otávio, a dúvida de nosso amigo não é saber se existe assistência técnica para o Niva na Argentina (nós sabemos que há), e sim saber se o carro vai bem em uma viagem dessas. É claro que, se houver algum problema, este poderá ser resolvido, mas isto poderá custar caro e roubar muitos dias da viagem, talvez até inviabilizxando o prosseguimento da mesma.

Gustavo Niva
06/02/2009, 18:56
Gil,
Não entendi mesmo... Ainda mais tendo tantos nivas nos "hermanos"... provavelmente lá a chance de ouvir um "yo no mexo con autos russos" é até menor do que aqui... :mrgreen:

No pioooooor dos casos o viajante teria que fazer um telefonema para o wilson, e isso nem deve sair caro... e se sair, bem... numa viagem assim já se deve esperar gastar um pouco mais mesmo :parede:

[]s

Nivaléria
07/02/2009, 08:46
Prezados, eu também acho o Niva confortável e bom de dirigir. Ainda mais que disponho no meu de bancos Audi A3, aí é bão demais.....
Concordo com o amigo que disse, que ir de Niva é um desafio e vontade de chegar e dizer eu vim de Niva. Agora ir num desses turbodiesel ultra modernos é fácil demais. Um abraço a todos.

Flugêncio
07/02/2009, 14:43
Prezados, eu também acho o Niva confortável e bom de dirigir. Ainda mais que disponho no meu de bancos Audi A3, aí é bão demais.....
Concordo com o amigo que disse, que ir de Niva é um desafio e vontade de chegar e dizer eu vim de Niva. Agora ir num desses turbodiesel ultra modernos é fácil demais. Um abraço a todos.

O Niva não é o problema...
O Espírito da aventura sim, muitos já foram de bicicletas e Bikes tb.
No mínimo tem que entender o seu veículo, prós e contras, estudar o que realmente desejam, planejar todas as possíveis alternativas contrárias ( Digo: Teoria do se.).

Não adianta sair de casa sem planejamento, nem vontade de vencer as possíveis adversidaes do percurso, com certeza não haverá de ser só prazeres. Muitos dos relatos apresentam isto.
Niva vai ao fim do mundo. Não basta querer, tem que estar apto.

Acaba não mundão!!!

Otávio Luiz
09/02/2009, 10:56
.............Acaba não mundão!!!

Flugêncio, chegando a Ushuaia não poderás usar mais este bordão, pois lá é o "fim do mundo":!::!::!::mrgreen:

Jacques Lepine
30/01/2010, 13:42
Olá! Tive um Niva 91 que vendi para viajar, atualmente tenho um Uno Mille Flex 2007/2008. Fui com ele para Ushuaia em Abril de 2009, durante 28 dias rodei aproximadamente 14mil km, não tive problema nenhum! Faço as manutenções normalmente e uma revisão antes de sair. As estradas na Argentina são ótimas e mesmo as piores de rípio mais ao sul não me causaram problema algum, só senti falta de um carro mais alto no Chile subindo a Carretera Austral (Ruta 7)....mas nada que um pouco de atenção e cuidado não dê conta!
Como já foi comentado por outro colega no norte da Argentina realmente a polícia pode ser mais chata, mas se estiver viajando em baixa temporada melhora, e se der pra evitar Buenos Aires....melhor ainda...parece que quanto mais perto da fronteira com o Brasil e de Buenos Aires mais pentelhos são os guardas....tente evitar a capital e dormir em Coronel Pringles....Outra fronteira que são muito chatos é chegando em Bariloche, onde colocam até o cachorro dentro do carro para tentar encontrar alguma coisa!
Já tive um Niva como já disse, e já vou me desfazer do Uno e trocar por um Niva....que depois de algumas viajens-teste no Brasil pretendo ir com ele até Atacama...vamos ver, com uma boa manutenção e alguns cuidados tudo é possível!
Ah é importante lembrar que os custos com o consumo do Niva são sim um pouco mais altos, mas também é preciso lembrar que na Argentina e Chile a Gasoolina é muito melhor do que a nacional...sem tem alcool e se optar pela de alta octanagem...tipo 97 octanos...o consumo melhora muito por conta disso...o Uno q no Brasil faz 14/15km/litro de gasolina na estrada....na Argentia fazia 18,5km/litro!....Outro ponto importante é o preço do combustível....quanto mais para o sul...mais barato, na Patagonia a redução de impostos nos produtos para incentivar a habitação na região faz diferença na ponta do lápis!

Um abraço!

BACALHAU
30/01/2010, 20:07
Excelentes informações. :concordo:

Taí uma viagem que eu pretendo fazer um dia.
Mas... Quando será? :pensativo: :roll:

JacquesL
09/09/2010, 13:52
Olá Camaradas! Depois de anos que vendi meu primeiro Niva, tive um fusca e o Uno que me levou a Ushuaia.... Hoje sou novamente um camarada! Estou denovo com um Niva! Vou fazendo umas melhorias e manutenção e pretendo logo a encarar uns passeios com ele....Mas quem sabe um dia ele não me leva pro Atacama!

Alex-RJ
12/09/2010, 21:35
ano do carro não quer dizer nada, o que vai importar é a manutenção em dia, e criteriosas pra uma expedição dessa, e confiança no carro, agora tem um item que é mais importante de todas, É O ESPÍRITO DE AVENTUREIRO.

quem não arrisca vai de avião....

Christian Rudnick
13/09/2010, 16:40
ano do carro não quer dizer nada, o que vai importar é a manutenção em dia, e criteriosas pra uma expedição dessa, e confiança no carro, agora tem um item que é mais importante de todas, É O ESPÍRITO DE AVENTUREIRO.

quem não arrisca vai de avião....

É verdade mesmo o ano não importa e sim o estado do carro deem uma olhada nesse Blog os caras foram pro Atacama de Galaxie V-oitãoo!!

http://degalaxieaoatacama2010.blogspot.com/

E esse aqui é a prova real que o ano não importa mesmo!!

http://oglobo.globo.com/economia/carroetc/mat/2010/02/17/para-festejar-os-80-anos-de-seu-ford-arquiteto-brasileiro-dirige-carrinho-ate-chile-915874841.asp

Já fui 2x pro Atacama, só que de moto, vale muito a pena a viagem é inesquecivel!!!

abs

Fccard
14/09/2010, 11:58
Excelentes informações. :concordo:

Taí uma viagem que eu pretendo fazer um dia.
Mas... Quando será? :pensativo: :roll:

Então são dois....to namorando essa viagem faz tempo...rsrsrsrsrs

Mas... Quando será????

rsrsrsrsrs

abç

Fccard
14/09/2010, 12:01
Tem um amigo meu que ta planejando uma viagem dessa par o ano que vem, ele vai de niva, inclusive um niva que era meu..rsrsrsrs meu primeiro niva, se quizerem posso passar o e_mail dele pra vcs trocarem algumas ideias, ele tem tudo planilhado ta organizando faz mais de ano....

abç

BACALHAU
14/09/2010, 13:08
Fala sumido. Estava preso? :mrgreen:

Ao invés de passar o e-mail dele, passa para ele este link: http://www.4x4brasil.com.br/forum/register.php

Se ele disser que me conhece, não pagará nada para se registrar. :mrgreen:

Vai revisando aí a sua viatura. Talvez daqui a uns 5 anos o "Pangaré" já esteja pronto para essa viagem. Dona Ceiça diz que vai no "Félix" também. :dance:
Quanto mais NIVAs melhor. Mais chances de pelo menos um ficar inteiro para poder puxar os outros. :twisted: :twisted: :twisted:

Marcelo J Manente
07/11/2010, 16:19
Como vcs viram o tópico do meu projeto Patagonia foi movido para planejamento, acho que faltou eu colocar no título que é de Niva que eu quero ir.
Provavelmente o aviso de mudança do tópico vai sumir dentro em breve do furun de Niva.
Eu vou então colocando informações aqui neste tópico para vcs ficarem por dentro sem ter que ficar procurando o tópico.
O endereço do tópico é: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=81969

Abraços

Marcelo J Manente
07/11/2010, 16:25
Infelizmente o Niva diesel que eu estava namorando se foi, agora terei de encarar um Niva a Gasolina ou procurar uma alternativa a diesel com preço compatível, uma Saveiro ou Sportage.

Andei vendo até uma caminhonete Peugeot 504 para saber se é uma boa ideia.
Alguem tem informações sobre esta caminhonete. Achei até uma que é cabine dupla aqui em Campo Largo, perto de Curitiba vejam: http://www.socarrao.com.br/curitiba-regiao/campo-largo/carros/peugeot/504/usado-semi-novo/504-d-branca-1995-763997/1

Um abraço

Marcelo J Manente
08/11/2010, 22:16
A caminhonete 504 da peugeot?
Quais são as impressões?

Obrigado.

shuther4x4
09/11/2010, 00:03
Infelizmente o Niva diesel que eu estava namorando se foi, agora terei de encarar um Niva a Gasolina ou procurar uma alternativa a diesel com preço compatível, uma Saveiro ou Sportage.

Alguem tem informações sobre esta caminhonete. Achei até uma que é cabine dupla aqui em Campo Largo, perto de Curitiba vejam: http://www.socarrao.com.br/curitiba-regiao/campo-largo/carros/peugeot/504/usado-semi-novo/504-d-branca-1995-763997/1

Um abraço

Foto não é muito parâmetro, mas aparentemente essa aí está só o pó!
Tem mais informações sobre essa pickup no fórum de pickups ou frota se não me engano.

CesarCowboy
09/11/2010, 13:19
Se na foto está assim, imagina só pessoalmente.
Ja andei com uma dessas, cabine simples. Pra ser sincero NUNCA vi cabine dupla, esta é a primeira vez.
Ela aguentar bastante peso só não sei dizer do motor que a equipa. Alguns dizem que ele é fraco. Uma coisa eu tenho certeza, barulhento ele é!
Abçs

Marcelo J Manente
09/11/2010, 15:02
Fui ver a 504, ta só o caco da viola. Tem que gastar uns R$$$$$$ na lataria, mas de motor esta boa, foi feito.
Definitivamente não é o que eu quero.
Meu negocio é Niva mesmo.
Sou maluco e não desisto.

Agora recebi uma noticia boa, um colega no orkut disse que gastou R$ 3000 por pessoa neste pequeno passeio. Ele e mais 2 pessoas viajaram em um Carens da Kia.

Vejam o que ele diz:
passei a virada de ano 2009/2010 em ushuaia, fui de carro, um CARENS DA kIA MOTORS, saimos de blumenau SC , em 3 pessoas, ficamos em hoteis e albergues (hostel), comiamos em restaurantes todos os dias, saiamos a noite para festas e bares e gastamos em torno de 3 mil reais cada um, os albergues em que ficamos sao todos otimos e limpos, mas de qualquer forma o nosso gasto maior foi com comida e hotel...

-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-

Abraços.

jorgeffn
09/11/2010, 21:05
Se estás atras mesmo de um Niva... tem uns a Diesel anunciados lá no Classificados aqui do Fórum...

boa sorte na empreitada!

abs

Marcelo J Manente
10/11/2010, 21:34
No meu Blog: www.ir-viajar-eu-preciso.blogspot.com já tem um esboço do roteiro pretendido.

Falando por cima seria: ida, Curitiba, Foz a Rio Cuarto (desviando Rosario e a policia caminera perto da fronteira, com direito a uma balsa), Rio colorado, Bariloche e região, El calafate e glaciares, Ushuaia, e volta, Punta Arenas, Bajo Caracoles, Chile Carretera Austral, Futualefu Chile, Trevelin, Puerto Madryn, e retorno pelo mesmo caminho.

Qualquer sujestão é bem vinda.
Pensei o caminho por estradas diferentes das que tenho visto em diversos relatos para uma maior aventura.

Sonhando...

Abraços.

Flugêncio
11/11/2010, 14:43

Um abraço

Marcelo,

Este foi anunciado à venda hoje, na lista dos Camaradas do Niva:
http://nivaverde.blogspot.com/

Tem esse em tb:

Estou vendendo meu niva, está em Curitiba, ano 95, pneus geninho semi novos, direção maverick, suspensão levantada, rodas pantanal, bloqueio e reduzida OK, vendo barato pois preciso de $$ pra construção.
Mecânica sempre feita no BIBE.

baitler@ig.com.br (baitler@ig.com.br)

Marcelo J Manente
12/11/2010, 21:55
Projeto Patagonia 2012

Dia Data Cidades Km

1 26/jan Curitiba a Eldorado-Ar (via Barracão-PR) 668
2 27/dez Eldorado a Esquina 784
3 28/dez Esquina a Rio Cuarto (via Rosario) 701
4 29/dez Rio Cuarto a Neuquen 927
5 30/dez Neuquen a Zapala a Junin - passeios a tarde 387
6 31/dez Junin a vila Angostura e Bariloche - passeios 233
7 01/jan Bariloche - passeios 0
8 02/jan Bariloche a Alto Rio Sanger a Perito Moreno (rn 40) 801 (talvez)
9 03/jan Perito Moreno a El Chaltem 583
10 04/jan El Chaltem a El Calafate (glaciares) 215
11 04/jan El Calafate (glaciares) 0
12 05/jan El Calafate 0
13 06/jan El Calafate a Rio Grande (ou Ushuaia) 850 (talvez)
14 07/jan Ushuaia 0
15 08/jan Ushuaia 0
16 09/jan Ushuaia 0
17 10/jan Ushuaia a Porvenir a Punta Arenas 484
18 11/jan Punta Arenas a Gobernador Gregores (via RN 288 ) 681
19 12/jan Gobernador Gregores a Cochrane (Chile) 407
20 13/jan Cochrane (Chile) a Coiahique 295
21 14/jan Coiahique a Puerto Aisen 353
22 15/jan Puerto Aisen a Esquel (Arg) 471
23 16/jan Esquel a Puerto Madryn 665
24 17/jan Puerto Madryn 0
25 18/jan Puerto Madryn a Santa Rosa 770
26 19/jan Santa Rosa a San Francisco 700
27 20/jan San Francisco a Goya (por Rosario) 601
28 21/jan Goya a Bernardo de Irigoyem / Barracão 766
29 22/jan Barracão a Curitiba 546
Kilometragem estimada em passeios 600
Kilometragem total estimada 13488

Roteiro via Google Maps

E ai pessoal, o que acham do roteiro? No Chile segui o roteiro do Hugo Rangel http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...=77136&page=12

Gostaria de opiniões. Acho que tem deslocamento demais e passeio de menos.Quro ir de Niva, mas acredito que só poderei melhorar isso se não for de Niva e sim com um carro mais veloz para fazer deslocamentos mais longos. Pensei num Escort SW 1.6 2001, dizem que é economico. Uma Saveiro diesel (ou Niva diesel) ainda está nos meus sonhos.
Abraços.

Girti
12/11/2010, 22:07
Projeto Patagonia 2012

Dia Data Cidades Km

1 26/jan Curitiba a Eldorado-Ar (via Barracão-PR) 668
2 27/dez Eldorado a Esquina 784
3 28/dez Esquina a Rio Cuarto (via Rosario) 701
4 29/dez Rio Cuarto a Neuquen 927
5 30/dez Neuquen a Zapala a Junin - passeios a tarde 387
6 31/dez Junin a vila Angostura e Bariloche - passeios 233
7 01/jan Bariloche - passeios 0
8 02/jan Bariloche a Alto Rio Sanger a Perito Moreno (rn 40) 801 (talvez)
9 03/jan Perito Moreno a El Chaltem 583
10 04/jan El Chaltem a El Calafate (glaciares) 215
11 04/jan El Calafate (glaciares) 0
12 05/jan El Calafate 0
13 06/jan El Calafate a Rio Grande (ou Ushuaia) 850 (talvez)
14 07/jan Ushuaia 0
15 08/jan Ushuaia 0
16 09/jan Ushuaia 0
17 10/jan Ushuaia a Porvenir a Punta Arenas 484
18 11/jan Punta Arenas a Gobernador Gregores (via RN 288 ) 681
19 12/jan Gobernador Gregores a Cochrane (Chile) 407
20 13/jan Cochrane (Chile) a Coiahique 295
21 14/jan Coiahique a Puerto Aisen 353
22 15/jan Puerto Aisen a Esquel (Arg) 471
23 16/jan Esquel a Puerto Madryn 665
24 17/jan Puerto Madryn 0
25 18/jan Puerto Madryn a Santa Rosa 770
26 19/jan Santa Rosa a San Francisco 700
27 20/jan San Francisco a Goya (por Rosario) 601
28 21/jan Goya a Bernardo de Irigoyem / Barracão 766
29 22/jan Barracão a Curitiba 546
Kilometragem estimada em passeios 600
Kilometragem total estimada 13488

Roteiro via Google Maps

E ai pessoal, o que acham do roteiro? No Chile segui o roteiro do Hugo Rangel http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...=77136&page=12

Gostaria de opiniões. Acho que tem deslocamento demais e passeio de menos.Quro ir de Niva, mas acredito que só poderei melhorar isso se não for de Niva e sim com um carro mais veloz para fazer deslocamentos mais longos. Pensei num Escort SW 1.6 2001, dizem que é economico. Uma Saveiro diesel (ou Niva diesel) ainda está nos meus sonhos.
Abraços.

Xexelo, se você visitar o tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=72454 e o site http://www.viajantes4x4.com.br/, ambos dos "Viajantes 4x4", você irá encontrar muitas informações de pessoas que fizeram viagens iguais ou parecidas com a que você está planejando. Faça uma visita! :concordo:

[ ]s

Marcelo J Manente
14/11/2010, 17:24
Já estou acessando e vendo tudo o que posso.
Vc não quer ir junto com o seu Niva?

Um abraço.

Marcelo J Manente
15/11/2010, 11:36
Estou a um ano da viagem mas preocupado com a viatura que devo usar. Minha vontade é ir de Niva, que é um carro lento e sujeito a problemas dos mais diversos, A velocidade cruzeiro dele é 90 a 100 km/h e na gasolina deve fazer quando muito 10 km/l com motor original. Se for a diesel, melhora bastante, mas é dificil achar um com bom preço e bem cuidado. Se for com motor adaptado, 1.8 Ap Volkswagem deve ser mais economico e andar mais na estrada.
Alternativas 4x4: Vitara Sidekick 4 portas, Sportage a gasolina ou diesel (preferencia diesel).
Como alternativas mais simples ( e sem 4x4) estou pensando num Escort SW 1.6 2001 em diante. Dizem ser um carro econômico e, como era fabricado na Argentina, a questão de peças em caso de pane é mais tranquila.
Outras alternativas: Ipanema 1.8, Palio Weekend Adventure (mai$$$$ caro).
Gostaria de opiniões neste quesito pq pretendo trocar de carro no inicio do ano para ir adequando ele até o fim de 2012.
Valeu.

RHL
15/11/2010, 12:01
xexelo, fale com o Júnior da Atacama 4x4 (oficina em São Paulo)
ele entende TUDO de niva, e pode fazer uma revisão geral e honesta no seu carro.

por duas vezes levei o Feroza até lá pra ele mexer.

Marcelo J Manente
16/11/2010, 14:21
E ai ninguem da um pitaco sobre qual viatura?
Abraços.

Flugêncio
16/11/2010, 14:29
E ai ninguem da um pitaco sobre qual viatura?
Abraços.

Niva, claro!:dance:

RHL
16/11/2010, 17:35
X2 Niva, CLARO!!!!

Marcelo J Manente
16/11/2010, 20:08
Tbm quero de Niva, mas tem questões complicadas, como a autonomia...

Alguem sabe quanto um NIva com ignição eletronica, kit performance, carb. weber 460 faz em média po Km?

E um transformado para 1.7?

Abraços.

Flugêncio
16/11/2010, 20:54

Alguem sabe quanto um NIva com ignição eletronica, kit performance, carb. weber 460 faz em média po Km?

Abraços.

Quem pode lhe informar sobre isto é o Gil, ele anota tudo!
Mas acredito que fique próximo dos 10Kml, claro que vai depender de muitos fatores.

Girti
16/11/2010, 21:21

Abraços.

Xexelo, o Niva definitivamente não é um carro econômico, mas se tudo estiver OK e os pneus não forem monstruosos nem super largos, e muito menos borrachudos, deve dar para fazer entre 9 e 10 Km/l, talvez até mais, dependendo do perfil das estradas. Por exemplo, nas serras ele irá gastar mais, assim como em estradas de faixa simples (é preciso acelerar forte nas ultrapassagens) ou em velocidades mais altas (110, 120 Km/h). Eu tive um niva que fazia 7,5/8,0 Km/l na cidade, com trânsito, devido ao fato de estar muito bem regulado e, principalmente, devido aos pneus Michelin 175/80 R16 específicos para o Niva, infelizmente fora de linha, que ajudavam muito na economia de combustível.
No momento , o meu Niva está em observação, quanto ao consumo, pois o recém-retificado motor (passei para 1.7) ainda está em amaciamento, o que faz com que gaste mais do que o normal. Além disso, tenho rodado nas estradas a velocidades não muito econômicas de 110-120 Km/h (pura empolgação, ele está andando muito bem e eu acabo esquecendo da economia), o que tem trazido uma média em torno de 8,5 a 9,0 Km/l nas estradas.

Marcelo J Manente
19/11/2010, 19:59
Putz Gil,

Se eu tivesse grana compraria este pneu aqui:

http://www.autopecasclube.com.br/Pneus/Caminhonetes-e-Utilitarios/Yokohama/Aro-16/pneu-yokohama-geolandar-a-t-s-g012-175-80-r16-91s___13939-SIT.html

É do tamanho do pneu original. A foto deve estar errada, pois nela o pneu esta muito largo.

Abraços.

Girti
19/11/2010, 20:50
Putz Gil,

Se eu tivesse grana compraria este pneu aqui:

http://www.autopecasclube.com.br/Pneus/Caminhonetes-e-Utilitarios/Yokohama/Aro-16/pneu-yokohama-geolandar-a-t-s-g012-175-80-r16-91s___13939-SIT.html

É do tamanho do pneu original. A foto deve estar errada, pois nela o pneu esta muito largo.

Abraços.

Rapaaaaaaaz, você pode ter achado uma raridade! Esta é a exata medida dos pneus originais do Niva, que não se encontra(va) no Brasil nem a pau! Resta saber se o pneu existe no Brasil nesta medida ou apenas consta do catálogo. Você vai encontrar este pneu no iste da Yokohama: http://www.yokohama.com.br/index.php?option=com_pneus&task=detalhe&id=G012&Itemid=47

Para descobrir se há revenda em Curitiba, pesquise em "Onde encontrar". Vai ser ótimo para os niveiros se este pneu existir nesta medida aqui no Brasil! :concordo:

Quanto à foto à qual você se refere, ela visivelmente foi retirada do site, e deve representar uma outra medida deste pneu. Isto é bastante comum nas representações dos pneus, para lhes dar um aspecto mais "invocado".

[ ]s

Jfranck
19/11/2010, 21:35
Buenas pessoal!

Tenho estes pneus no Charrua na medida 215/65-R16.

Abraços,

Jfranck:concordo:

Marcelo J Manente
19/11/2010, 22:24
O endereço da loja é de Curitiba.......

Vejam abaixo:

Auto Peças Clube.
Rua Simão Guebur, 400 / 03, Bairro Uberaba, CEP 81580-120. Curitiba-PR
Compre pelo Telefone: (41) 3039-3570, (41) 7815-4352, Nextel 92*14649

Vou dar uma passada lá amanhã mesmo. Depois passo mais informaçoes para os colegas.

Abraços.

Marcelo J Manente
20/11/2010, 17:06
Tentei ligar e ninguem atendeu.
O endereço eu não fui conferir pq parece ser residencial... (vi no G maps).
Abraços

Marcelo J Manente
23/11/2010, 08:32
É Pessoal,
O coração falou mais alto que a razão. A partir de hoje sou mais um feliz (????) proprietário de um Lada Niva ano 95.
No dia de hoje estarei pegando a viatura e levando para o mecânico para que ele faça a revisão inicial com troca dos oleos de motor, caixa, diferencial, troca da correia, verificação e possivel troca da corrente e respectivos esticadores, troca de fluido de freios etc.
Depois do NIva revisado e apto a me levar pelo dia a dia, devo colocar meu Corsa 1.6 GL a venda. Espero poder vender por um preço justo, assim a diferença da compra do Niva para a venda do corsa eu investiria no russinho.
Eu não sei ainda se realmente irei de NIva para Ushuaia, vai depender de uma série de melhoramentos que quero fazer nele visando aumento da autonomia, economia e confiabilidade. Se eu não alcançar pelo menos 10 km/l nele vou desistir.
Como vai ser meu carro do dia a dia vou colocar GNV nele, senão não vou aguentar o consumo.
Bem, de resto é continuar o planejamento.

Um abraço.

Girti
23/11/2010, 12:42
É Pessoal,
O coração falou mais alto que a razão. A partir de hoje sou mais um feliz (????) proprietário de um Lada Niva ano 95.
No dia de hoje estarei pegando a viatura e levando para o mecânico para que ele faça a revisão inicial com troca dos oleos de motor, caixa, diferencial, troca da correia, verificação e possivel troca da corrente e respectivos esticadores, troca de fluido de freios etc.
Depois do NIva revisado e apto a me levar pelo dia a dia, devo colocar meu Corsa 1.6 GL a venda. Espero poder vender por um preço justo, assim a diferença da compra do Niva para a venda do corsa eu investiria no russinho.
Eu não sei ainda se realmente irei de NIva para Ushuaia, vai depender de uma série de melhoramentos que quero fazer nele visando aumento da autonomia, economia e confiabilidade. Se eu não alcançar pelo menos 10 km/l nele vou desistir.
Como vai ser meu carro do dia a dia vou colocar GNV nele, senão não vou aguentar o consumo.
Bem, de resto é continuar o planejamento.

Um abraço.

Marcelo, como já lhe escrevi em pvt, não faça nada com precipitação (neste caso, a razão deve prevalecer sobre o coração :mrgreen:), recomendo pensar bem ANTES de instalar o GNV (depois será tarde demais!).

[ ]s e boa sorte com o irmão gêmeo do SUVdesenvolvido!

BACALHAU
23/11/2010, 14:43
... recomendo pensar bem ANTES de instalar o GNV (depois será tarde demais!).

...

Concordo plenamente com o GRANDE Gil.
Já usei GNV por cerca de nove anos, em carros carburados e comtemporâneos dos nossos NIVAs. Não tenho nenhuma reclamação sobre esse combustível, mas...

Devido à insanidade e voracidade ($$$) dos nossos (des)gorvernantes creio que hoje eu não usaria.
Inspeção veicular anual e reteste do cilindro de GNV a cada cinco anos para TODOS os veículos movidos a GNV da República das Bananas, preço extorsivo do GNV em relação aos outros combustíveis (*), falta de oficinas decentes para instalação/manutenção, peças de reposição caras, maior peso para o motor do NIVA puxar além das adaptações necessárias como o reforço da suspensão devido ao acréscimo de peso (que vai tornar ainda mais ineficiente o deficiente freio da maioria dos NIVAs, ...

(*) Vale lembrar que antes do uso do gás natural como combustível veicular e pelas indústrias, este era baratíssimo. Hoje importamos gás da Bolívia, cujo preço varia de acordo humor do abestado que governa aquele país para quem, o abestado que (des)governa o nosso prontamente abaixa as calças se aquele assim quiser. (A partir de 01 de janeiro substitua a expressão "abaixar as calças" por "levantar a saia") :twisted:

Marcelo J Manente
23/11/2010, 20:44
Concordo plenamente com o GRANDE Gil.
Já usei GNV por cerca de nove anos, em carros carburados e comtemporâneos dos nossos NIVAs. Não tenho nenhuma reclamação sobre esse combustível, mas...
Devido à insanidade e voracidade ($$$) dos nossos (des)gorvernantes creio que hoje eu não usaria.
Inspeção veicular anual e reteste do cilindro de GNV a cada cinco anos para TODOS os veículos movidos a GNV da República das Bananas, preço extorsivo do GNV em relação aos outros combustíveis (*), falta de oficinas decentes para instalação/manutenção, peças de reposição caras, maior peso para o motor do NIVA puxar além das adaptações necessárias como o reforço da suspensão devido ao acréscimo de peso (que vai tornar ainda mais ineficiente o deficiente freio da maioria dos NIVAs, ...
(*) Vale lembrar que antes do uso do gás natural como combustível veicular e pelas indústrias, este era baratíssimo. Hoje importamos gás da Bolívia, cujo preço varia de acordo humor do abestado que governa aquele país para quem, o abestado que (des)governa o nosso prontamente abaixa as calças se aquele assim quiser. (A partir de 01 de janeiro substitua a expressão "abaixar as calças" por "levantar a saia") :twisted:

Amigo Gil e Bacalhau.
O causo é que no momento rodo 100 km por dia no GNV, o que me custa apenas 20 pilas a cada dois dias mais ou menos (GNV a 1,39). O Corsa no GNV esta fazendo 14,5 Km/m3. Na gasolina acredito que faça 10 ou 11 km/l. Fazendo uns calculos eu gastaria 40 l de gasolina mais ou menos, o que dá 100 latinhas por semana. No GNV eu gasto no máximo 50 latinhas, ou seja 50 % de economia.

No Niva, se eu acertar muito bem o bichinho, acredito que vá fazer uns 7 ou 8 no circuito cidade estrada que faço. Calculando pelo valor mais baixo, devo gastar uns 145 por semana, mas se for no GNV, que ele faça 10 por m3, como no meu antigo Niva, o gasto semanal sera de 55 latinhas :-) .

Outra coisa, vou tirar o meu kit GNV do Corsa para coloca-lo no NIva. O custo será menor.
A oficina que eu coloquei o GNV sempre me passou confiança e honestidade. Estou a um ano com o GNV no Corsa e só uma vez desregulou pq eu fui mexericar no sistema.

Neste caso Gil, não é o coração que está falando, é a razão e principalmente o bolso.

Bom agora impressões do Niva 95: realmente senti diferença na tocada do Niva, ele parece mais esperto e veloz. Contribuem para isso os pneus de tamanho 195/75 r16 recapados com desenho Argentino. Apesar que este desenho freia um pouco o carro, acredito.
O cardã realmente está ruim, quando passa de 80 km/h ronca e vibra. O mecânico está vendo o que pode ser feito. Vai levar um para um especialista em cardã.
Está com um barulho no motor que parece ser da corrente, do rolamento da bomba dágua ou do alternador. Já levei para o mecanico para ver tudo isso e trocar os oleos de caixa, diferenciais, correia, etc.

Bom é só, sou um feliz dono de um Niva 95 ainda sem nome.

Abraços.

jorgeffn
23/11/2010, 21:21
Marcelo, como você está bastante preocupado com o consumo... acho que esses pneus com desenho Argentino não vão te ajudar muito nesse quesito não.... uso esse pneus no Vitara (225/75/15) e não são grandes coisas no asfalto não viu... seguram bem o carro... são bem duros... e gastam rapidamente.... agora isso pode mudar de recapagem pra recapagem né.... mais no seu caso.. acho que pneus de asfalto ficariam bem melhores.

Boa sorte com o Niva ae!!

abs

Marcelo J Manente
23/11/2010, 22:57
Marcelo, como você está bastante preocupado com o consumo... acho que esses pneus com desenho Argentino não vão te ajudar muito nesse quesito não.... uso esse pneus no Vitara (225/75/15) e não são grandes coisas no asfalto não viu... seguram bem o carro... são bem duros... e gastam rapidamente.... agora isso pode mudar de recapagem pra recapagem né.... mais no seu caso.. acho que pneus de asfalto ficariam bem melhores.
Boa sorte com o Niva ae!!
abs

Sim, já tinha ciencia de que isso seria um problema, o fato é que eles vieram com o Niva.
Ainda tenho que fazer umas coisinhas antes de me preocupar com os pneus. Mas os pneus 80% on road eu vou buscar pela net. E de preferencia mais baixinhos, 195 ou 205 r16.

Abraços

Marcelo J Manente
26/11/2010, 13:24
teste, ainda estou aqui?

BACALHAU
26/11/2010, 14:08
Não. Você está aí.
Quem está aqui sou eu. :rolleyes:

Marcelo J Manente
19/12/2010, 20:47
Convido aqui aos niveiros do Brasil para me acompanharem na expedição ao Ushuaia.
Já comprei e estou adequando meu Niva para a viagem, mas é importante ter amigos e colegas que vão junto.
Afinal se vão para lá de fuca, de Palio, Fiesta 1.0 etc, não pode ser impossivel de ir com Niva.

Abraços.

Marcelo J Manente
20/12/2010, 23:03
Galera,
Falei que Niva ia e voltava de Ushuaia.
Vejam o blog do Christian http://lastierrasaustrales.blogspot.com
Ele saiu no dia 18/12 com destino ao fim do mundo.

Um abraço

RHL
27/12/2010, 23:03
niva revisado vai sem problemas!

Marco-Maga
28/12/2010, 01:14
Galera,

Um abraço

Xexelo,

Se a gasolina deixar eles vão e voltam..kkkk

Pane seca ninguem merece...:putz:

Flugêncio
28/12/2010, 07:15
Xexelo,

Se a gasolina deixar eles vão e voltam..kkkk

Pane seca ninguem merece...:putz:

Exclusivamente nesse item, o planejamento falhou.
Mas já resolveram!

alexvale2001
28/12/2010, 08:29
Galera,

Um abraço

Eu aprendi que o principal é você realmente querer e estar disposto a ir!!
O resto são detalhes!!!:mrgreen::mrgreen:

Bem revisado e com galão reserva vai... e volta!! rsrsrs

Olha o que encontramos por lá em novembro passado.

inte...

Marco-Maga
28/12/2010, 20:09
Exclusivamente nesse item, o planejamento falhou.
Mas já resolveram!

Pois é, não conheço o Cristian, mas tem 3 amigos junto com ele..

Nô, Valter e Claudio...

Tô acompanhando...:concordo:

Boas festas...

Marcelo J Manente
29/12/2010, 00:09
Pois é,
Achei que o Christian falhou no planejamento. Sabendo do que gasta um Niva eu já partiria com um galão reserva cheio desde que entrasse num pais vizinho, ou numa estrada desconhecida.
Mas como dizem, vivendo e aprendendo.
Vejam nas atualizações do blog que eles tiveram como melhor média 11.2 km/l com a roda prendendo!!! E a pior 6.2 km/l
Acho que agora depois de resolvido o problema deva ter uma média melhor ainda.

Abraços

RHL
29/12/2010, 11:23
olha...rolamento de roda é um item que deve ser trocado antes de qualquer viajem desse porte.

isso foi uma falha.

Flugêncio
29/12/2010, 12:31
olha...rolamento de roda é um item que deve ser trocado antes de qualquer viajem desse porte.

isso foi uma falha.

Ainda mais sabendo que este é um ponto crítico no Niva, onde não se pode apertar demais ou deixar folgas.
Bom mesmo é levar um cubo e 2 rolamentos.:concordo:

Marco-Maga
29/12/2010, 21:04
Pois é,
Achei que o Christian falhou no planejamento. Sabendo do que gasta um Niva eu já partiria com um galão reserva cheio desde que entrasse num pais vizinho, ou numa estrada desconhecida.
Mas como dizem, vivendo e aprendendo.
Vejam nas atualizações do blog que eles tiveram como melhor média 11.2 km/l com a roda prendendo!!! E a pior 6.2 km/l
Acho que agora depois de resolvido o problema deva ter uma média melhor ainda.

Abraços

Xexelo,

Concordo com vc que faltou planejamento, eu tb ja sairia com um galão cheio..

Mas acho que daqui pra frente tudo fica mais tranquilo...

vamos acompanhar..:concordo:

RHL
31/12/2010, 20:32
Eu to querendo ir pra mendoza e carretera austral em novembro do ano que vem (2011).

vai ser minha 3ª grande viagem pelo continente :D

se alguém se animar em ir será muito bem-vindo

Marcelo J Manente
28/01/2011, 11:18
O Christian e a Miriam já estão de volta ao Brasil.
Tiveram alguns percalços pelo caminho, mas estão de volta sãos e salvos.

O seja, Niva aguenta sim!!!

Mas a manutenção tem que estar super em dia e levar peças de reposição, que por sorte eles tinham algumas.
Vai ser ótimo poder conversar com o Christiam para saber dicas importantes sobre esta empreitada. O que fazer, o que levar, o que tomar cuidado, como proceder com os argentinos etc.

Fica o incentivo aos niveiros que queiram ir ao fim do mundo, antes que o mundo acabe (2012 está ai).

Abraços

Marcelo J Manente
07/05/2011, 15:30
O Morcego Vermelho finalmente está de volta a ativa.
Depois de muitas idas e vindas do estaleiro finalmente descobri o problema. Estava fora do ponto, foi só adiantar um pouquinho e ficou beleza.

Agora já estou planejando os próximos upgrades do Niva e o primeiro vai ser os bancos dianteiros. Achei um par de bancos do Strada Adventure dupla 2009 ou 2010 (não sei bem) em ótimo estado. O preço é R$ 500,00 instalado e adaptado no russinho. O que vcs acham?

Abraços e bom dia das mães.

Flugêncio
07/05/2011, 21:01
O Morcego Vermelho finalmente está de volta a ativa.
Depois de muitas idas e vindas do estaleiro finalmente descobri o problema. Estava fora do ponto, foi só adiantar um pouquinho e ficou beleza.

Agora já estou planejando os próximos upgrades do Niva e o primeiro vai ser os bancos dianteiros. Achei um par de bancos do Strada Adventure dupla 2009 ou 2010 (não sei bem) em ótimo estado. O preço é R$ 500,00 instalado e adaptado no russinho. O que vcs acham?

Abraços e bom dia das mães.

Viu só seu mininu!!! mecânica não é uma ciência exata, a bobina do gol MI já tinha levado a culpa.
Eu optaria por um banco que reclinasse até encostar no banco traseiro, é bom pra dar umas cochiladas. Os R$500,00 por aqui tá caro.

Marcelo J Manente
07/05/2011, 22:58
Viu só seu mininu!!! mecânica não é uma ciência exata, a bobina do gol MI já tinha levado a culpa.
Eu optaria por um banco que reclinasse até encostar no banco traseiro, é bom pra dar umas cochiladas. Os R$500,00 por aqui tá caro.

Ola Flugêncio,

Não achei caro considerando que é um banco novo (2009 ou 2010) e que ele me entrega instalado no Niva. Fora que tem aquele bordado Adventure em cima. Vc acha que pode ficar boa a adaptação deste banco?

A bobina está ótima mesmo, eu que me precipitei.
Mas estes mexanicos da vida ainda vão me fazer perder os cabelos. Os mecas lá do Bibe não acertaram bem o ponto, mas quando liguei para ele comentando o que o cara que limpou o carburador disse, que poderia ser ponto atrasado ele falou que não devia ser e bla bla bla.
Semana passada levei o Niva na eletrica de novo pois tinha quebrado o parafuso que sustenta por baixo o alternador. O cara da eletrica colocou outro parafuso e voltei para casa. No outro dia depois de rodar um pouco a correia começou a gritar. Parei e fui olhar, não é que o cara esqueceu de apertar o parafuso de cima do alternador??? :-( Tem cada uma...

Abraços

Flugêncio
08/05/2011, 07:59
Ola Flugêncio,

Não achei caro considerando que é um banco novo (2009 ou 2010) e que ele me entrega instalado no Niva. Fora que tem aquele bordado Adventure em cima. Vc acha que pode ficar boa a adaptação deste banco?

A bobina está ótima mesmo, eu que me precipitei.
Mas estes mexanicos da vida ainda vão me fazer perder os cabelos. Os mecas lá do Bibe não acertaram bem o ponto, mas quando liguei para ele comentando o que o cara que limpou o carburador disse, que poderia ser ponto atrasado ele falou que não devia ser e bla bla bla.
Semana passada levei o Niva na eletrica de novo pois tinha quebrado o parafuso que sustenta por baixo o alternador. O cara da eletrica colocou outro parafuso e voltei para casa. No outro dia depois de rodar um pouco a correia começou a gritar. Parei e fui olhar, não é que o cara esqueceu de apertar o parafuso de cima do alternador??? :-( Tem cada uma...

Abraços

Marcelo,

Pela qualidade e serviço a ser feito, como dito em outro fórum, não está caro não mesmo. Uma coisa que faço sempre que mexo em algum motor, é ter um check list, pra conferir depois do serviço feito, ajuda muito.

Christian & Mirian (VERM)
09/05/2011, 22:36
Vamos lá sobre as diversas dúvidas que andam rolando

Xexelo "Falha no planejamento"
Marcio Rahal "Niva revisado vai sem problema"
Marco-Maga "Pane seca ninguém merece"
Flugêncio "exclusivamente nesse item, o planejamento falhou"

Amigos, vocês não leram o blog?

Sobre a pane seca, falta de planejamento, planejamento falhou... bem com 40 litros e não rodar nem 200km, realmente tinha alguma coisa errada, foi em virtude da roda presa que fiquei sem combustível por 2 vezes, alias, todos os 5 veículos tiveram ou apresentaram algum problema, e o Niva foi o único que cumpriu o cronograma completo de viagem e indo além, até Mendonza.

O mais importante é saber... quem teria coragem após tantos problemas de continuar e superar o planejado! Passar por toda a Carretera Austral e sozinho, literalmente... vocês não fazem idéia o que é ficar quase 5 horas na pista sem ver um único carro, o que importa é a aventura e as pessoas com quem encontramos pelo caminho.

Foram quase dois anos revisando o carro, sobre o barulho na roda, algo tinha lá, mas após tanto mexer e não aparecer nada, é como falei saindo de casa para a Mirian, "agora se tiver que aparecer algo, vai ter que ser na viagem" é literalmente travou...rsss, também alguns detalhes não deram tempo de mexer como aumentar o escapamento após alterar o motor para 1.7 e o lance do tensor da corrente, agora eu sei regular... mas será que se eu estivesse regulando daria problema? só o tempo dirá....

O mais difícil sem duvida é a Rota 40 e o início da Carretera Autral, estou terminando a postagem do blog, depois vou colocar algumas informações de hotéis e outras coisas que julgar uteis, dicas estão em quase todas as postagens, uma coisa importante é estar aberto para as pessoas, eu não tenho o que reclamar de ninguém que cruzou o nosso caminho, foram pessoas fantásticas.... e faríamos tudo de novo e com o mesmo carro novamente.

Sobre o Vermelhinho: motor original recém adaptado para 1.7, não foi alterado o escapamento, estava com carburador Weber, pneus 215/80-r16, com 34psi, destination firestone, literalmente carregado, após Ushuaia andava com os galões com combustível somente por que na Argentina estavam com problemas de abastecimento, depois que arrumei a roda, não precisei mais me preocupar, alias se tiverem que comprar os galões, comprem por lá, se chamam Bidon e custam 1/3 do valor no Brasil, vão encontrar em lojas de esporte/camping, dêem preferência pelos de plásticos que são muito melhores, o melhor mesmo é o canadense, os demais sempre acaba ficando um pouco no galão...

Bem mas fico por aqui, muitas das informações que procuram estão no blog: lastierrasaustrales.blogspot.com, abraço.....

Marcelo J Manente
10/05/2011, 22:50
Vamos lá sobre as diversas dúvidas que andam rolando
Xexelo "Falha no planejamento"
Marcio Rahal "Niva revisado vai sem problema"
Marco-Maga "Pane seca ninguém merece"
Flugêncio "exclusivamente nesse item, o planejamento falhou"
Amigos, vocês não leram o blog?
Sobre a pane seca, falta de planejamento, planejamento falhou... bem com 40 litros e não rodar nem 200km, realmente tinha alguma coisa errada, foi em virtude da roda presa que fiquei sem combustível por 2 vezes, alias, todos os 5 veículos tiveram ou apresentaram algum problema, e o Niva foi o único que cumpriu o cronograma completo de viagem e indo além, até Mendonza.
O mais importante é saber... quem teria coragem após tantos problemas de continuar e superar o planejado! Passar por toda a Carretera Austral e sozinho, literalmente... vocês não fazem idéia o que é ficar quase 5 horas na pista sem ver um único carro, o que importa é a aventura e as pessoas com quem encontramos pelo caminho.
Foram quase dois anos revisando o carro, sobre o barulho na roda, algo tinha lá, mas após tanto mexer e não aparecer nada, é como falei saindo de casa para a Mirian, "agora se tiver que aparecer algo, vai ter que ser na viagem" é literalmente travou...rsss, também alguns detalhes não deram tempo de mexer como aumentar o escapamento após alterar o motor para 1.7 e o lance do tensor da corrente, agora eu sei regular... mas será que se eu estivesse regulando daria problema? só o tempo dirá....

O mais difícil sem duvida é a Rota 40 e o início da Carretera Autral, estou terminando a postagem do blog, depois vou colocar algumas informações de hotéis e outras coisas que julgar uteis, dicas estão em quase todas as postagens, uma coisa importante é estar aberto para as pessoas, eu não tenho o que reclamar de ninguém que cruzou o nosso caminho, foram pessoas fantásticas.... e faríamos tudo de novo e com o mesmo carro novamente.

Sobre o Vermelhinho: motor original recém adaptado para 1.7, não foi alterado o escapamento, estava com carburador Weber, pneus 215/80-r16, com 34psi, destination firestone, literalmente carregado, após Ushuaia andava com os galões com combustível somente por que na Argentina estavam com problemas de abastecimento, depois que arrumei a roda, não precisei mais me preocupar, alias se tiverem que comprar os galões, comprem por lá, se chamam Bidon e custam 1/3 do valor no Brasil, vão encontrar em lojas de esporte/camping, dêem preferência pelos de plásticos que são muito melhores, o melhor mesmo é o canadense, os demais sempre acaba ficando um pouco no galão...
Bem mas fico por aqui, muitas das informações que procuram estão no blog: lastierrasaustrales.blogspot.com, abraço.....

Agradeço a vcs dois por partilharem informações com a gente aqui do forum.

Não fique chateado, quando falei falha de planejamento é que em quase todos os lugares que pesquisei sobre fazer esta viagem eles comentavam de que teria de se levar/comprar o "bidon". Estranhei que vcs não tivessem.
Agora, rodar 200 Km com 40 L, realmente não tinha como prever, quebra qualquer planejamento.
Eu sinceramente fiquei espantado por vcs terem encarado a parte mais radical do trajeto sozinhos. Vcs são corajosos.

Estou lendo o blog de vcs como uma novela, fico só aguardando "as cenas dos próximos capítulos".

Acho que, como vcs demorarei dois anos para fazer esta aventura. O custo inicial de manutenção de meu Niva foi além do que eu esperava e até agora não consegui economizar nada. E ainda tem coisas que considero serem importantes de serem feitas principalmente de mecânica e algumas de conforto.
E está difícil de vender o meu Corsa...

Uma abraço aguardando as "cenas dos..."

Christian & Mirian (VERM)
11/05/2011, 22:25
Camarada Xexelo

Cara, não estou nem um pouco chateado com os comentários, desencana, apenas achei necessário passar um pouco mais de informações, alias não foi apenas o Niva que teve problemas, todos os demais veículos tiveram algum problema, mas não vou ficar comentando sobre isto, já que cabe a cada um contar a sua história, o Niva teve problemas, sim! porem não foi o único, e assim conto nossa história, sem acrescentar ou tirar nada.

Sem dúvida alguma o problema mais grave que tivemos foi com relação ao tensor da corrente do motor, isto nos custou tempo e cerca de 5mil pesos, hoje eu sei como regular, algo tão fácil e simples, já que tinha todas as ferramentas necessárias, porem é errando que se aprende, pelo menos ficará para a próxima expedição este aprendizado.

Com relação à preparação, cara realmente foram quase dois anos, e mesmo assim, acabou ficando algo para traz com relação a preparação do Vermelhinho, e digo mais, além do carro você terá que se preparar financeiramente para a viagem, e leve equipamentos bons para camping, e de uso pessoal, já que são investimentos que serão utilizados em outras expedições, alias você acaba de me dar uma idéia de postagem de equipamentos que levamos.... cara tem de tudo, fogareiro, lampião de dínamo, barraca, sacos de dormir, blusas, cobertor, colchão inflável e por ai vai, pode se preparar.

Sobre enfrentar o trajeto mais radical da viagem sozinho, se foi loucura! amigo, estávamos lá para isto, estava em nossa programação, e mesmo como os problemas, nem pensamos que algo poderia acontecer, já que se pensássemos nisto, acho que desistiríamos no início da viagem, alias estávamos bem acompanhados, éramos 3 (Christian, Mirian e Vermelhinho) loucos por uma boa jornada e até onde pudéssemos chegar, é uma pena que não tivemos mais tempo, já que tem muita coisa que somente conhecemos na viagem, alias a Carreteira Austral é um local para uma só viagem, e quais os motivos dos demais mais não terem seguido o roteiro, bem para ser sincero eu não sei, e também não poderia responder por eles.

E fique a vontade pra meter o pau, alias também não temos nenhuma pretensão de ficar se exibindo em virtude da viagem, estou aqui para comentar os fatos como ocorreram, é por isto que levo horas para postar um dia de cada vês sobre a viagem, que devo ser sincero, etá coisinha chata! rsss

Abraços e até breve!

Marcelo J Manente
25/05/2011, 22:34
Indicações de livros para a Patagônia:

Guia O Viajante Argentina = bem completo com informações de toda a Argentina para turistas normais e mochileiros. Tenho.

Guia Footprint Patagônia = específico apenas da Patagônia, mas tanto a da Argentina quanto do Chile. Bom para quem quer passear na Carretera Austral. Tenho.

GUIA DE TRILHAS CARRETERA AUSTRAL = guia multiesporte, tem roteiros para veículos off road, mountain bike, trekking e montanhismo leve, além de indicações de pontos para prática de escalada em rocha, canoagem, rafting e pesca esportiva. Vou encomendar.

Abraços.

Marcelo J Manente
17/09/2011, 18:22
Pessoall,

Acredito que meu sonho de ir ao Ushuaia e Carretera Austral está indo por água abaixo.
Como alguns já perceberam pela minha assinatura no forum, meu pai faleceu. Ocorre que eu iria viajar com a Ranger dele, por isso não estava investindo como devia no Niva. Como ele não deixou inventário nem testamento não poderei sair do país com a caminhonete.
Tenho um Corsa Sedam 1.6 97 a gasolina, estou tentando vender ele para investir uma parte na manutenção mais adequada do russinho, mas acredito que não de tempo pra vender, fazer a manutenção e ainda testes para encarar 14000 Km.
Detalhe: se vender o Corsa tenho que pagar um emprestimo de 8500. O que sobrar seria pra viajem e manutenção do Niva.
Já não sei mais o que fazer... bateu um desanimo geral.

Pensei em vender o Corsa para dar de entrada num Sportage a gasolina, ou mesmo tentar uma troca.

Alguma sugestão?

Abraços.

rfdex
28/09/2011, 23:22
Primeiramente meus pêsames... Perda de um ente querido é algo que todos terão, mas que ninguém quer que aconteça. Procure esfriar a cabeça, ainda mais pelo fato de desenrolar um inventário no Brasil é por vezes uma via crucis. Em segundo lugar, e ainda que eu não seja um economista, sugiro que quite o tal empréstimo. Se sobrar dinheiro, invista na manutenção do Niva e vá com ele. Afinal pegar um Sportage que você não conhece o histórico e tampouco a sua manutenção, é mais arriscado ao meu ver. Na viagem, respeite os limites do Niva. Isso fará com que as possibilidades de quebra diminuam. Se não sobrar dinheiro, você ao menos terá quitado o empréstimo. Vá usando o dinheiro que daria mensalmente ao banco para colocar o russo e a viagem em ordem. Não importa que o ritmo e a empolgação diminua. Só não pode parar! Sucesso na empreitada. Um abraço.

Raphael
Brasília-DF
ex-Niva 91 diesel
Laika 93/4

Marcelo J Manente
30/09/2011, 17:49
Primeiramente meus pêsames... Perda de um ente querido é algo que todos terão, mas que ninguém quer que aconteça. Procure esfriar a cabeça, ainda mais pelo fato de desenrolar um inventário no Brasil é por vezes uma via crucis. Em segundo lugar, e ainda que eu não seja um economista, sugiro que quite o tal empréstimo. Se sobrar dinheiro, invista na manutenção do Niva e vá com ele. Afinal pegar um Sportage que você não conhece o histórico e tampouco a sua manutenção, é mais arriscado ao meu ver. Na viagem, respeite os limites do Niva. Isso fará com que as possibilidades de quebra diminuam. Se não sobrar dinheiro, você ao menos terá quitado o empréstimo. Vá usando o dinheiro que daria mensalmente ao banco para colocar o russo e a viagem em ordem. Não importa que o ritmo e a empolgação diminua. Só não pode parar! Sucesso na empreitada. Um abraço.
Raphael
Brasília-DF
ex-Niva 91 diesel
Laika 93/4

Raphael,
Agradeço suas palavras.

Acredito ser difícil vender o Corsa, mais fácil é ele entrar numa troca. Já anunciei ele no ML e num site de carro de Curitiba mas não deu certo.

Ir com o Niva é um sonho, mas a manutenção é que pega. Já fiz algumas coisas que acho que são necessárias mas acredito que uma manutenção para viagem eu teria de gastar uns 3 a 4 mil e ainda fazer algumas viagens de teste. O que nesta altura do campeonato acho muito em cima.

Pensei em trocar o Corsa num Escort Sw 1.6 8v 2000 a 2003. Ouvi falar que é um carro de manutenção um pouco cara, mas em compensação economico (mais ou menos 16 Km/l na estrada) e a fabricação era na própria Argentina, o que facilita a manutenção caso algum problema por lá. A troca seria mais por questão de espaço, pois devo viajar com mais 2 pessoas.
Sei que o carro é meio baixo, mas dá para resolver com uns pneus maiores e uma pequena levantada de uns 2 cm, segundo o meu mecanico. Depois da viagem eu volto a suspensão ao normal e mantenho os pneus.

Existe ainda uma possibilidade: se o inventário sair rápido, posso viajar com a Ranger de meu pai, pois minha irmã já falou que ela poderá ficar comigo. Mas essa possibilidade é meio remota, por isso prefiro pensar em coisas concretas.

Vamos ver o que acontece daqui para a frente.

Um abraço.

Flugêncio
30/09/2011, 18:48
Marcelo,

Você entende algo de mecânica?

Marcelo J Manente
30/09/2011, 20:04
Marcelo,
Você entende algo de mecânica?

Flugencio,

Sei trocar velas, rotor, cabos de velas, bobina, pneus fusiveis. KKKKK

Só isso. Por que? Por causa do Niva ou por causa do Escort que pensei?

Abraço.

Flugêncio
01/10/2011, 07:48
Acredito que se vc se interessar mais um pouco em mecânica, particularmente na do Niva neste momento, comprar umas ferramentas e se dispuser a colocar a mão na graxa, você ganhará confiança a ir de Niva. Se não puder ir este ano, deixe para o próximo, o que não pode é deixar morrer o sonho.

rfdex
01/10/2011, 23:48
Marcelo, você vai casar (= rasgar dinheiro) nessa perua. Manutenção cara, veículo nada comercial. Se quer uma perua, compre uma Parati ou Palio Weekend, são opções melhores... ou então compre uma perua LAIKA. Manutenção mais tranquila que do Niva, apesar de comparilharem inúmeras peças; mais econômica (ainda mais se instalar um carbura diferente); barata; ninguém vai querer furtá-la ou te assaltar; etc. Tive Niva entre 2001 e 2004 e voltei ao mundo LADA este ano, quando comprei um Laika de uma senhora que não mais dirige. Era única dona. O carrinho tava há muito tempo parado, estou ajeitando-o devagar. Viajei à Argentina (só em BsAs existem 4 ou 5 concessionárias Lada, fora as demais oficinas especializadas) em julho e comprei um monte de peças pro Laika, aproveitando a desvalorização do Peso ante ao Real. Ainda comprei aqui no Brasil um carbura Weber 460. O carrinho tá show de bola. Inclusive estou usando-o no dia a dia há aproximadamente um mês, quando fui vítima de uma acidente no meu Clio. Em virtude de perda total e as burocracias da seguradora, quem vem me transportando é o russo! Um abraço.

Raphael F.
Laika 93/4
Ex-Niva 91
Brasilia/DF

Marcelo J Manente
02/10/2011, 11:11
Acredito que se vc se interessar mais um pouco em mecânica, particularmente na do Niva neste momento, comprar umas ferramentas e se dispuser a colocar a mão na graxa, você ganhará confiança a ir de Niva. Se não puder ir este ano, deixe para o próximo, o que não pode é deixar morrer o sonho.

Flugêncio,

Mas dai teria de pensar mais a longo prazo, ou seja transferir os planos para final de 2012, algo que não estou disposto.
Se eu acabar ficando com a Ranger será difícil eu manter o Niva visto que a manutenção de uma caminhonete é bem salgada (isso quando dá problema). Além disso a Ranger é 4x4, o que deixa o Niva redundante. Não que eu possa ir de Ranger onde o Niva vai, mas eu tbm não quero fazer trilha pesada, apenas passeios.
Como eu moro nos fundos da casa de meus pais e agora terei de cuidar de minha mãe precisarei ter um carro menor e de 4 portas para quando vierem parentes visitarem a gente. Dai eu pensar num carro para o dia a dia.

Abraços.

Marcelo J Manente
02/10/2011, 11:27
Marcelo, você vai casar (= rasgar dinheiro) nessa perua. Manutenção cara, veículo nada comercial. Se quer uma perua, compre uma Parati ou Palio Weekend, são opções melhores... ou então compre uma perua LAIKA. Manutenção mais tranquila que do Niva, apesar de comparilharem inúmeras peças; mais econômica (ainda mais se instalar um carbura diferente); barata; ninguém vai querer furtá-la ou te assaltar; etc. Tive Niva entre 2001 e 2004 e voltei ao mundo LADA este ano, quando comprei um Laika de uma senhora que não mais dirige. Era única dona. O carrinho tava há muito tempo parado, estou ajeitando-o devagar. Viajei à Argentina (só em BsAs existem 4 ou 5 concessionárias Lada, fora as demais oficinas especializadas) em julho e comprei um monte de peças pro Laika, aproveitando a desvalorização do Peso ante ao Real. Ainda comprei aqui no Brasil um carbura Weber 460. O carrinho tá show de bola. Inclusive estou usando-o no dia a dia há aproximadamente um mês, quando fui vítima de uma acidente no meu Clio. Em virtude de perda total e as burocracias da seguradora, quem vem me transportando é o russo! Um abraço.

Raphael F.
Laika 93/4
Ex-Niva 91
Brasilia/DF

Raphael,

A Opção pelo Escort SW é por causa da economia. Tanto no dia a dia quanto em viagem. Em todos os sites que já pesquisei dizem que o Escort faz em torno de 10 Km/l na cidade e em torno de 15 Km/l na estrada. Imagine isso com a gasolina pura Argentina! Vai fazer uns 18 Km/l mais ou menos.

Sei que a manutenção é cara e que é pouco vendável, porem ainda tem a vantagem de ela ter sido fabricada e vendida na Argentina tbm, o que facilita a questão de peças em caso de problemas. A questão de furtos eu não sei, mas acredito que a SW tbm não seja muito visada.

O problema que vejo na Parati é o preço, além de ser muito visada por amigos do alheio. Já a Palio Weekend é cara tbm. Quero vender meu Corsa e comprar um carro mais barato e mais completo de preferencia, e neste caso, só o Escort sw serve.

Agora, gosto não se discute, mas acho o Laika SW feio de doer... A sua é sedan ou perua? Quanto faz na gasolina?

Abraços.

rfdex
02/10/2011, 20:59
Opa Marcelo! O meu é o sedã. Faz em média 12 por litro na cidade. O motor tem bom torque em baixa rotação e não necessita ficar sendo forçado. É até gostoso de dirigir. Eu gosto muito do Laika! Cheguei a comentar com a esposa para irmos ao Peru nele. Ela animou. Mas é coisa para longo prazo. Atualmente não estou com tempo para nada...infelizmente. Se precisar de maiores informações, só falar. Um abraço.

Raphael

Marcelo J Manente
02/10/2011, 21:33
Opa Marcelo! O meu é o sedã. Faz em média 12 por litro na cidade. O motor tem bom torque em baixa rotação e não necessita ficar sendo forçado. É até gostoso de dirigir. Eu gosto muito do Laika! Cheguei a comentar com a esposa para irmos ao Peru nele. Ela animou. Mas é coisa para longo prazo. Atualmente não estou com tempo para nada...infelizmente. Se precisar de maiores informações, só falar. Um abraço.

Raphael

12 km/l em Brasilia é normal, com tanta reta... Numa cidade como Curitiba deve fazer uns 10 Km/l, o que já é muito bom tbm. Acredito que numa estrada, andando a 90 100 Km/h deva fazer uns 14 a 15 Km/l.
Já a Laika perua deve fazer menos por ser mais pesada. Mas é feia que doi. ;-( Além disso achar uma em bom estado para viajar.... acho pouco provável.

Acho mais fácil achar uma Escort SW com Ar, vidro elétrico, direção elétrica etc. e com pouco a fazer de manutenção. Vou trabalhar nesta possibilidade.

O Niva vai ficar para tras.

Abraços.

Flugêncio
02/10/2011, 22:01
12 km/l em Brasilia é normal, com tanta reta... Numa cidade como Curitiba deve fazer uns 10 Km/l, o que já é muito bom tbm. Acredito que numa estrada, andando a 90 100 Km/h deva fazer uns 14 a 15 Km/l.
Já a Laika perua deve fazer menos por ser mais pesada. Mas é feia que doi. ;-( Além disso achar uma em bom estado para viajar.... acho pouco provável.

Acho mais fácil achar uma Escort SW com Ar, vidro elétrico, direção elétrica etc. e com pouco a fazer de manutenção. Vou trabalhar nesta possibilidade.

O Niva vai ficar para tras.

Abraços.

Marcelo,

Tenho um Laika 90/91, hoje com 29.000 rodados, está sendo o carro do meu dia a dia, está fazendo uma média de 12Km/l aqui no RJ. Estou trabalhando pra aumentar um pouco isto, coloquei coroa/pinhão 11/43 e uma ignição CM Racing plus. No final do ano pretendo dar uma esticada até o RS nele.
Planejando ir a Argentina ano que vem, nele claro!