PDA

Ver Versão Completa : mexer ou nao no motor?



NiBAGATTINI
26/01/2009, 00:24
olá pessoal, gostaria de saber a opiniao de voces se vale a pena mexer no motor de um fourtrax 420, como exemplo uma coisa bem basica, como filtro esportivo... se valer a pena podem me dar dicas do que mexer no motor tambem. abraço.:mrgreen:

cRiPpLe_rOoStEr
26/01/2009, 00:33
eu vi que tu é de são leo, então antes tenho que saber se tu é gremista ou colorado, para saber se falo sério ou sacaneio... brincadeiras à parte, eu não faria modificações mto extensas pq acabam atrapalhando na manutenção pq criam dificuldades na reposição de peças...

NiBAGATTINI
26/01/2009, 01:01
hmmm.. poise eu nao estava muito afim de fazer grandes modificaçoes, axo que pra começo vou apenas colocar filtro, porque essa semana que passou andei 1 dia com ele sem filtro, e da MUITA diferença em torque e barulho.
mas como nao sou burro logo coloquei o filtro.
:D
mas muito obrigado pela colaboraçao..

P.S gremista de coraçao:D

cRiPpLe_rOoStEr
26/01/2009, 01:33
eu tb sou gremista, e fiz o curso de mecânica de motos no senai quando morava em florianópolis... a propósito, desviando um pouco do assunto: se fosse época de motor 2 tempos seria até relativamente fácil conseguir uma melhora sensível no rendimento do motor sem gastar tanto... abrir um pouco mais as janelas de admissão, transferência e escape usando uma lixa, rebaixando o cabeçote (é até mais fácil fazer isso num 2t por não ter peças móveis no cabeçote:mrgreen:) e usando giclês maiores no carburador (pode ser até "só" no de alta como em algumas motos "tabajaraflex"), se obteria uma boa melhoria... e no caso de motores com palheta na admissão tem algumas empresas estrangeiras que ainda produzem palhetas especiais e até mesmo motores 2t especiais, como a two-stroke shop australiana (http://www.twostrokeshop.com/ (http://www.twostrokeshop.com/))...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=153964&stc=1&d=1232943790

deixando a "viagem" um pouco de lado e retomando ao assunto do tópico: o teu trx é carburado ou injetado? se for injetado uma reprogramação da centralina pode proporcionar bons resultados sem grandes riscos...

NiBAGATTINI
26/01/2009, 01:42
é injetado, é o modelo 2009. mas ainda vou dar um estudada nisso.
mas o filtro é um tapa num cego, mete ali e ja era. eu queria mesmo era colcoar um snorkel (nao sei escrever) porque gosto de mete ele na agua, mas esses dias axei que tinha fudido tudo, porque entrei na agua e dps qnd sai ele meio q começo a da umas falhadas, mas deixe ele um poco na lenta que volto ao normal.
vlw pela ajuda.
abraçao:concordo:

negreira
26/01/2009, 10:12
se for injetado uma reprogramação da centralina pode proporcionar bons resultados sem grandes riscos...


:dance::dance:MESTRE:dance::dance:

Por Favor, dá para explicar melhor o que seria essa reprogramação da
centralina.......???? pq fiquei muito interessado nessa sua idéia, e tendo
maiores detalhes, acredito, que fique mais facil para falar com o mecanico!

skiter_r
26/01/2009, 11:42
acho que seria reprogramar a mistura, certo? mas isso exigiria uma gama de equipamentos caros e exclusivos a concessionarios....

eu mexeria só no filtro, não mexeria em nada em relação ao motor, no maximo esse reprogramação da injeção. ainda não temos no brasil uma estrutura boa montada sobre preparações de ATV, ainda mais dos utilitarios. Dos esportivos já existe alguma coisa, mas utilitarios.... só vai encontrar algo q preste dos EUA, e olha a mer** que vai ser pra preparar um quad nessa distancia? sai mais barato e menos stress vender o seu e comprar um mais forte, que no caso só a BRP e a YAMAHA disponibilizam no brasil....

NiBAGATTINI
26/01/2009, 13:20
valeu pela ajudae pelas dicas pessoal, aguardo mais comentarios de voces.
abraço:concordo:

cRiPpLe_rOoStEr
26/01/2009, 19:30
:dance::dance:MESTRE:dance::dance:

Por Favor, dá para explicar melhor o que seria essa reprogramação da
centralina.......???? pq fiquei muito interessado nessa sua idéia, e tendo
maiores detalhes, acredito, que fique mais facil para falar com o mecanico!

aqueles chips de aumento de potência são uma forma de reprogramar a centralina... mas tem um software, power commander, que é usado para fazer ajustes na centralina original... basicamente, altera-se o ponto de corte e a vazão da injeção... dá para trabalhar isso em função da curva de torque para melhorar arrancadas e retomadas... mas o meu negócio é carburador, essa parte mais sofisticada de eletrônica não é o meu forte...

xoloko
26/01/2009, 22:03
é injetado, é o modelo 2009. mas ainda vou dar um estudada nisso.
mas o filtro é um tapa num cego, mete ali e ja era. eu queria mesmo era colcoar um snorkel (nao sei escrever) porque gosto de mete ele na agua, mas esses dias axei que tinha fudido tudo, porque entrei na agua e dps qnd sai ele meio q começo a da umas falhadas, mas deixe ele um poco na lenta que volto ao normal.
vlw pela ajuda.
abraçao:concordo:



Nicolas, depois que vc entro na agua vc conferiu o óleo??? Se não, CONFIRA URGENTE pq ele pode ta todo cheio de água (branco).

Que dexa motor forte use a velha pedrinha de naftalina no tanque rsss

NiBAGATTINI
26/01/2009, 23:00
xoloko valeu ai por essa dica vou dar uma conferida, e me explica melhor essa questao da naftalina no tamque de combustivel.
nao sei as normas do forum mas voce pode me passar seu msn?
vlw abraçao.

xoloko
26/01/2009, 23:07
Da naftalina falei mais por brincar.
nunca usei em nenhum veiculo injetado como no caso do fourtrax 420

Mas em carros normalmente carburados se colocava 2 pedrinha de naftalina no tanque para aumentar a octanagem.
A diferença era grande.
Agora repito numca temtei em injetados. Se vc quiser tentar coloca 1/4 ou menos de uma pedrinha no tanque quando cheio pa experimentar. Mais que sua biela sai pra fora do bloco duvido que vai acontecer. :dance:

skiter_r
28/01/2009, 09:11
Da naftalina falei mais por brincar.
nunca usei em nenhum veiculo injetado como no caso do fourtrax 420

Mas em carros normalmente carburados se colocava 2 pedrinha de naftalina no tanque para aumentar a octanagem.
A diferença era grande.
Agora repito numca temtei em injetados. Se vc quiser tentar coloca 1/4 ou menos de uma pedrinha no tanque quando cheio pa experimentar. Mais que sua biela sai pra fora do bloco duvido que vai acontecer. :dance:

eu não apostaria.... vai que depois ele aparece brabo aqui no forum com uma biela , um bloco e um rombo?:lol::lol::lol:

mas eu nunca ouvi fala desse negocio da naftalina... isso é serio msm?
se for, não tem problema nenhum... afinal, nossos veiculos foram projetados para funcionar com uma gasolina de octanagem muito mais alta do que a da gasolina que é vendida em nossa terrinha....

xoloko
28/01/2009, 09:46
Sim, eh serio mesmo!!!!

Quando criança eu tinha um minibuge 2t, ai pa fase ele anda mais eu colocava uma meia calça no lugar do filtro de ar e uma pedrinha inteira no tanque de 3 litros....
O ronco mudava na hora... a noite dava pa ve labareda saindo do escape, era bem divertido....


Conversando com um mecanico sobre o fato de usa a naftalina em motores injetados, ele falo qu num tem problema algum jah que o sistema se adpata as diversas situações como pressão atmosferica, temperatura do ar,.... e assim altera o ponto do motor automaticamente:mrgreen:

Ele falo que vc pode por no maximo 1/2 pedrinha no tanque "coloque ela inteira pq se vc esfarelar pode forma residuo na bomba de combustivel"

Intum pode por tranquilo, mais vai pondo aos poucos 1/6, 1/5, 1/4 .... até 1/2. Vai testando aos poucos. Mais não se empolgue com os resultados e dai acabe pondo 1 pedra inteira pq ai vc realmete vai ver a biela para fora do bloco
A i a naftalina tem uma vantagem não altera a originalidade do veiculo, garantia eh a mesma:concordo:, soh não leva pa fase a revisão com uma pedra dentro do tanque que não tem como descobrir

Edu-MA
28/01/2009, 10:03
Nafatalina realmente usavam bastante nas antigas, nas competiçoes de arrancada (carro) hj não mais realmente existe o risco da mistura irregular do nafta na gasolina, aconselho a galera que quer apimentar seu quadri que use gasolina de aviação AVGAS 100 sem misturas de alta octanagem acima de 100 octanas contra os 80 da gasolina comum a que chega mais perto é a podium da BR por volta de 96 octanas no meus bons tempo de aeroclube (nas horas vagas sou piloto tb) usei no tanque do meu carro bixo ficava ligeiro (na época era uno 1.0..... pense no uninho q dava pau nos 1.8 e 2.0...rsrs) mais os carros nacionais não são preparados p/ essa octangem onde o uso continuo pode detonar o motor pq a avgas com octanagem mais alta explode antes do pistão chegar no curso máximo com isso entortando a biela.....
Se quiserem experimentaro vá ao aeroporto ou aeroclube + perto da sua cidade e compre é bem mais cara q a gasolina normal em média R$ 5,50 a R$ 6,00 o litro e experimente só não aconselho o uso constante

abs

cRiPpLe_rOoStEr
02/02/2009, 15:14
aconselho a galera que quer apimentar seu quadri que use gasolina de aviação AVGAS 100

avgas ainda tem chumbotetraetila como antidetonante... eu não usaria tanto por razões ambientais quanto por poder causar problemas mais sérios... a propósito: o trx420 ja vem com catalisador? se vier, esquece o avgas pq destrói o catalizador...

Edu-MA
02/02/2009, 16:39
como falei não aconselho o uso continuo pq com o tempo detona o motor mais testar p/ ver a diferença tipo usar meio gasolina meio avgas blz... no problem

abs

renzo
02/02/2009, 16:53
como falei não aconselho o uso continuo pq com o tempo detona o motor mais testar p/ ver a diferença tipo usar meio gasolina meio avgas blz... no problem

abs

ja usei 1/2 gas de aviao e 1/2 gasolina normal no carro....realmente tem grande diferenca......mas no quadri so uso ´br podium.....nao sei se pode usar essa gas de aviao no quadri.....no meu grizzly tem um grande aviso na tampa do tanque falando que é proibido uso de gasolina com chumbo

Edu-MA
02/02/2009, 18:13
ja usei 1/2 gas de aviao e 1/2 gasolina normal no carro....realmente tem grande diferenca......mas no quadri so uso ´br podium.....nao sei se pode usar essa gas de aviao no quadri.....no meu grizzly tem um grande aviso na tampa do tanque falando que é proibido uso de gasolina com chumbo
é p/ causa do catalisador, nos carros é mesma coisa, mais eu tinha um(carro) q tava p/ voar de tanto usar avgas....rsrs

Flávio Cadore
04/02/2009, 22:27
No assunto da naftalina...uma vez a Quatro Rodas fez uma reportagem sobre o assunto e disse que para fazer alguma diferênça teria que usar um monte de "bolinhas"...o que eu fiz???? diluí 20 bolinhas em um litro de gasolina...mudou até o ronco do motorzinho, na época testei num motorzinho (36 cc) estacionário ficou show de bola, até engrossou a gasolina...hehhehe
"Nunca testei num veículo automotor."

Flávio Cadore
04/02/2009, 22:32
Dica: usar gasolina de aviação em motores normais é jogar dinheiro fora...vai andar um pouco mais, claro, mas menos do que andaria se o motor tivesse uma taxa de compressão adequada ao combustível...em torno de 14:1... a giclagem por incrível que pareça deverá ser diminuída para usar gasolina de aviação...

AKPG
07/02/2009, 13:44
Eu não mexeria em nada do motor. Principalmente trocar filtro e etc.
Se quer mais potência, compra um quadri mais potente.

Mexer em motor afeta a confiabilidade. E imagina no meio de uma trilha, no fim do mundo e acontece algum problema? Só quem já teve que rebocar um quadri no meio da trilha sabe do que estou falando...

cRiPpLe_rOoStEr
06/03/2009, 14:12
e então, nicolas, ja decidiu o que vai fazer com o quad ou vai deixar o motor original?

cromwell
09/03/2009, 13:17
Eu não mexeria em nada do motor. Principalmente trocar filtro e etc.
Se quer mais potência, compra um quadri mais potente.

Mexer em motor afeta a confiabilidade. E imagina no meio de uma trilha, no fim do mundo e acontece algum problema? Só quem já teve que rebocar um quadri no meio da trilha sabe do que estou falando...

Concordo em genero numero e grau.. tem futuro o cara ficar procurando soluções magicas pra aumentar o desempenho do motor nao. seja ele qual for..

Quer mais potencia? Aumenta o volume do teu motor, ou entao troca o giclê.. sabendo que vai pagar R$$ por isso..

NiBAGATTINI
24/03/2009, 19:43
valeu pessoal pelas dicas de voces. decidi deixar ele original mesmo, vou gastar dinehiro em outras coisas nele..
hehe
muito orbigado pela ajuda.