Ver Versão Completa : Comprando Um Cj5 Parado Há 23 Anos - Conselhos ???
Bom Dia ! Estou Comprando (e só dependendo da resposta da proprietária) um Cj5 ano 76 Ohc 4cc com 71.000 Km originais, parado há 26 anos em garagem coberta. Vai precisar de uma geral, com certeza, está inteiro, e tudo é original - é claro que neste tempo furtaram algumas pecinhas, mas nada significativo.
Vou fazer cagada ??
O que acham, algum especialista a me aconselhar ??
Sou todo ouvidos ..... Abraço
Boaventura
25/01/2009, 14:56
Romero,
Não sou especialista, mas posso dar algumas dicas, pois comprei um em abril de 2008 que estava a 8 anos parado.
Verifique:
Chassis = tente identificar trincas,muito desgaste de ferrugens;
Cardãs = Verifique as folgas;
Rodas = Levante as rodas e observe se possuem folgas;
Motor = Veja se não está batendo;
Logo o pessoal te da mais dicas...
Que ano é o jeep?: qual valor? interessate pagar até uns 10.000k, porque jeep é jeep para gastar 5.000k é fácil.
Da uma olhada na minha assinatura tem algumas fotos de quando eu peguei e da reforma que ainda não terminei.
Abraço e sucesso!!!
SERGIO AUGUSTO
25/01/2009, 14:58
Boa tarde amigo!
Como voce pediu uma opniao, entao la vai. Antes, so pra voce saber, em 1988, fiz extamente o que vai fazer agora, só que peguei um CJ 1969, sem cambio, e com a lata bem ruim. Fiquei seis meses com ele na oficina, e quando aprontei, foi so alegria. Se está como voce diz, a reforma(rstauracao), vai ser moleza. Fique atento ao preco, tente comprar bem, e va se divertir. Hoje tenho uma DAKOTA em fase de transformacao, estava pensando quando apronta-la, tentar pegar um CJ pra fazer, mas vi um trabalho de adapatcao feito em dakota, transformando-a em 4x4, elaborada pelo Renato (membro do forum) e executada pelo Afonso da TT4, que fiquei fascinado.rs. Quem sabe ano que vem vou partir pra uma aventura destas.
Bom Dia ! Estou Comprando (e só dependendo da resposta da proprietária) um Cj5 ano 76 Ohc 4cc com 71.000 Km originais, parado há 26 anos em garagem coberta. Vai precisar de uma geral, com certeza, está inteiro, e tudo é original - é claro que neste tempo furtaram algumas pecinhas, mas nada significativo.
Vou fazer cagada ??
O que acham, algum especialista a me aconselhar ??
Sou todo ouvidos ..... Abraço
bom primeiro revisão em oleos gerais, motor, cambio, t-case e diferenciais, troque todas as mangueiras e sistema de encanamentod o freio, antes de tentar rodar o motor mande rpa uma revisão (pode estar travado)
preocupe-se com a mecanica primeiro depois aparência ok?
boa sorte se estiver barato vale a pena
Sergio Rocha
25/01/2009, 19:15
Alem de todos os óleos, não esqueça das graxas.Munhões rolamentos e etc...
Se estiver com bom preço, aceitando sua opinião de que está em bom estado, com certeza é um bom negócio.
Os pneus vc vai jogar fora, se não estiverem rachados, vão ficar assim que começar a andar.
[]'
Obrigado, até agora parece ser um bom negócio, mas outra pergunta, o que é barato pra vocês ? Ainda não mandei oferta, primeiro to esperando resposta da priprietária se ela vai vender, é meio sentimental, ex-marido, etc, etc ......:parede:
Boaventura
25/01/2009, 21:16
Creio que 9.000 a 10.000 se estiber em boas condições...
Abraço!
EduMendes
26/01/2009, 19:02
Qual a sua expectativa com o JEEP?
- Será um veículo de colecionador, buscando placa preta;
- Será um veículo para passeios de finais de semana e carro reserva;
- Será um veículo para trilhas leves;
- Será um veículo para trilhas pesadas;
Tudo depende de sua expectativa, pois alem dos prováveis R$ 10k que deixara na compra, pode chegar ao dobro disto denpendendo de sua expectativa.
Abraço
Eduardo
Eduardo,
No princípio pegá-lo e fazê-lo voltar a funcionar e dar umas voltas para aperecer (e sei que vão aparecer) os problemas pela falta de uso. O segundo passo será um 'up-grade' para trilhas leves:
- Rodas/Pneus
- Santo Antônio
- Bancos
- Suspensão (pra evitar aquele movimento que parece que vai tombar quando inclina um pouco).
É so, acho, rsrsrsrs :lol:
Romero,
Posso estar enganado, mas tanto tempo assim parado vai ter bastante coisa pra fazer, começando pelos retentores de câmbio, reduzida, câmbio e girabrequim, pois este motor OHC tem um retentor do girabrequim, maldito, que vaza até quando tá novo, imagina tanto tempo parado, depois disto vai começar com os rolamentos que poderão ter sofrido algum tipo de marca com tanto tempo em repouso nas caixas, digo reduzida, câmbio, diferencial, roda e outros, mas isto só depois de começar à rodar pra saber.
Pra começar aconselho comprar todas as mangueiras de refrigeração e também uma correia dentada, enquanto o radiador só vai dar o ar da graça depois de esquentar um pouquinho, a bomba d´água pode estar com problemas e também a bomba de gasolina, mas nada que boa vontade, um pouco de $$$ e algumas ferramentas em mãos não possa ajudá-lo. Quanto ao óleo de câmbio, diferencial, reduzida e motor já lhe foi aconselhado á substituir antes de tentar rodar com o Jeep.
Desculpe-me por tantas coisas, estou parecendo até o anunciante do apocalipse mas meu Jeep ficou mais ou menos 07 anos parado e só depois que começou andar fui percebendo tudo isto.
Bom trabalho e boas compras.
Baria, agradeço imensamente as suas dicas.
Qto, mais ou menos, será o gasto dessa primeira fase, ou seja, de tudo o que vc teve que fazer ? Se o seu com 7 anos parado aconteceu isso, imagina 23 anos parado :putz::putz::putz:
Romero,
Se conseguir funcionar o Jeep logo de primeira a sua despesa com mangueiras, óleo e correia dentada não deve ultrapassar os R$350,00, mas se tiver de mandar fazer tudo isto mais uns R$200,00 de M.O, portanto uns R$500,00, aí quando começar à rodar vai começar a perceber os sintomas de cada parte, e algo que não foi comentado é que o comando de válvulas deste motor é hidráulico e o entupimento dos canais de lubrificação é comum se parado tanto tempo. No meu caso tive travamento de um tucho após uns 1.000Km, portanto como já havia comentado antes é difícil saber sobre quanto gastar, só depois de começar a rodar pra saber, o único conselho que posso lhe dar é o seguinte "não desista" o resultado é bem gratificante e o pessoal do fórum sempre ajuda bastante, pesquise bastante e tome as suas decisões em seguida relate suas experiências no fórum para que possamos compartilhar.
Abraços.
Eduardo,
No princípio pegá-lo e fazê-lo voltar a funcionar e dar umas voltas para aperecer (e sei que vão aparecer) os problemas pela falta de uso. O segundo passo será um 'up-grade' para trilhas leves:
- Rodas/Pneus
- Santo Antônio
- Bancos
- Suspensão (pra evitar aquele movimento que parece que vai tombar quando inclina um pouco).
É so, acho, rsrsrsrs :lol:
Romero, não precisava abrir outro tópico para discutir sobre o Willis 66.
Para o que vc pretende fazer com o Jeep, sem dúvida nenhuma o 66 seria o ideal, pois vc vai gastar mais (muuuito mais) que 6K no Ford.
Agora se vc quer ter "seu" Jeep, aquele que vc vai poder contar pra todo mundo que é "seu", compre o Ford e restaure, obviamente considerando que esteja em condições pra isso.
Lembre-se que esse Jeep parado há 23 anos, se estiver como estou pensando que está, é o sonho de todo jipeiro.:D
abs
vou postar umas fotos .....
Luciano Mariussi
27/01/2009, 21:10
Romero,
Opinei no outro topico " 66 x 76", pelas fotos como JeepOta comentou, realmente parece ser o sonho de todos nòs, mas qdo. disse paciencia, pode multiplicar por 12x..........
Abraca os dois o 76 vc recupera e deixa original aos poucos, e o 66 vc. vai curtindo.......srsrsrsrsrsrsrrs, tambèm e o sonho de todos os Jipeiros
Abraçar os dois ?????? Minha muié não me abraça nunca mais !!!!!
Sd_Fernando
27/01/2009, 21:54
Ola amigo! Benvindo ao mundo 4x4!:concordo:
As fotos postadas me fizeram lembrar meu primeiro jeep. Era um CJ ano 81 que comprei "parado", porem, em estado muito parecido com esse aí da foto.
Estimo um gasto de uns 12k pra cima:
Motor: Se vc não abrir antes, vai ter que abrir quando começar a andar. No meu, tive que fazer o comando, virabrem, carburador, cabos, mangueiras, filtros, velas, etc... etc....
Fiz o cambio, diferencial e caixa de transferencia, roda-livre AVM...
Rodas e pneus. Capota. Bancos. Embreagem. Freio a disco. Para-choques, santo antonio, suporte de galao e estepe, velocimetro que geralmente nao funciona, etc...
Isso sem falar na pintura e parte eletrica, que deverá ser instalada ignição eletronica e um novo chicote.
Tudo isso sem falar na documentação, que ainda é placa amarela.:putz:
Se o preço estiver baixo, vá em frente. 10K nessa viatura eu acho um pouco puxado.
Sugiro fazer uma cotação das peças e acessórios nos sites especializados, para se ter uma ideia do gasto.
Por 10K no carro, compensa espremer mais um pouquinho e pegar um ja "quase" pronto:dance:. Vai do gosto
Luciano Mariussi
27/01/2009, 22:34
Abraçar os dois ?????? Minha muié não me abraça nunca mais !!!!!
é meu amigo, vai se acostumando com a cara feia da patroa:mad::mad::mad::mad:..............nem pense em deixar ela ver os valores :discordo::discordo::discordo: senao è sofa na certa............rsrsrsrsrsrsrs
Bom por enquanto esta dando 66 na cabeca..............
Decisao dificil ne meu amigo...:pensativo::pensativo::pensativo::pensativ o::pensativo:, mas realmente as fotos do 76 mostram que ele è o sonho de restauracao, mas tambem mostram que vai se o pesadelo do seu bolso........R$, heinnn.........
jotinha4x4
28/01/2009, 16:40
é meu amigo, vai se acostumando com a cara feia da patroa:mad::mad::mad::mad:..............nem pense em deixar ela ver os valores :discordo::discordo::discordo: senao è sofa na certa............rsrsrsrsrsrsrs
Bom por enquanto esta dando 66 na cabeca..............
Decisao dificil ne meu amigo...:pensativo::pensativo::pensativo::pensativ o::pensativo:, mas realmente as fotos do 76 mostram que ele è o sonho de restauracao, mas tambem mostram que vai se o pesadelo do seu bolso........R$, heinnn.........
amigo relaxa!!! o dificil ja passou que foi comprar a viatura o resto vem com o tempo mesmo, a principo é ver o que quer fazer com o jeep!!! como ja falou que vai preparar o willys p/ trilha da uma boa revisada nos diferenciais, retentores, flanges, cuplas, e freios!!! se o motor nao tiver legal de cara ja te falo uma adaptaçao pois e mais barato que uma retifica!!! no mais e ir aos poucos mesmo pois e um vicio sem fim!!! quando vc achar que ta acabando la vem mais coisas. mas e isso ai!!! bola p/ frente e vai curtir o bicho!!!
Romero, se vc achar que a dona vai deixar o Jeep na garagem e não vai vendê-lo para outro, compra o Jeep do seu amigo e vai se familiarizando.
Se o seu sangue pedir "algo mais", o Cj vai estar lá te esperando.:concordo:
Abs.
caro Romero , a dona do jeep tem gato , pois tinha um passeando no paralama do jeep .:pipoca:kkkkkk
tem que pensar um seguinte , alem dos documentos a serem pagos , verificar se tem o recibo ( compra e venda ), vale lembrar que esse jeep está original , ou seja :
Não deve ter freio a disco , setor sem folgas , uma caixa mais confiavel , roda livre , motor mais moderno economico , pedaleira suspensa , hidrovacuo , cinto 3 pontas . santo antonio
nada disso influi pra rodar , mas querendo ou não em ultimo caso ,vc se comprar vai sentir a necessidade de alterar ou melhorar alguns itens então vai ter que gastar . até por segurança .
de cara vai gastar : R$ :pensativo:
documentação :
4 pneus novos , 4 cameras . se lembrar do estepe .
macaco , chave de roda , triangulo , extintor .
troca de todos os oleos do jeep .
borrachas em geral , pois rececarram ,
a capota provavelmente , forros bancos .
bateria
revisao geral motor , tanque combustivel .
pra quem gosta de mexer é um prato cheio :concordo:, e não ter pressa
mas se não as vezes vale mais a pena juntar um pouco mais é pegar um rodando com varios acessorios .
abraço Romero !
Ola amigo! Benvindo ao mundo 4x4!:concordo:
As fotos postadas me fizeram lembrar meu primeiro jeep. Era um CJ ano 81 que comprei "parado", porem, em estado muito parecido com esse aí da foto.
Estimo um gasto de uns 12k pra cima:
Motor: Se vc não abrir antes, vai ter que abrir quando começar a andar. No meu, tive que fazer o comando, virabrem, carburador, cabos, mangueiras, filtros, velas, etc... etc....
Fiz o cambio, diferencial e caixa de transferencia, roda-livre AVM...
Rodas e pneus. Capota. Bancos. Embreagem. Freio a disco. Para-choques, santo antonio, suporte de galao e estepe, velocimetro que geralmente nao funciona, etc...
Isso sem falar na pintura e parte eletrica, que deverá ser instalada ignição eletronica e um novo chicote.
Tudo isso sem falar na documentação, que ainda é placa amarela.:putz:
Se o preço estiver baixo, vá em frente. 10K nessa viatura eu acho um pouco puxado.
Sugiro fazer uma cotação das peças e acessórios nos sites especializados, para se ter uma ideia do gasto.
Por 10K no carro, compensa espremer mais um pouquinho e pegar um ja "quase" pronto:dance:. Vai do gosto
Valeu ...... vc acha que até quanto posso pagar ???
amigo relaxa!!! o dificil ja passou que foi comprar a viatura o resto vem com o tempo mesmo, a principo é ver o que quer fazer com o jeep!!! como ja falou que vai preparar o willys p/ trilha da uma boa revisada nos diferenciais, retentores, flanges, cuplas, e freios!!! se o motor nao tiver legal de cara ja te falo uma adaptaçao pois e mais barato que uma retifica!!! no mais e ir aos poucos mesmo pois e um vicio sem fim!!! quando vc achar que ta acabando la vem mais coisas. mas e isso ai!!! bola p/ frente e vai curtir o bicho!!!
Jotinha, aí que tá, ainda não comprei não ..... o dilema continua !!!
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.