Ver Versão Completa : Pergunta sobre ranger 4X4 XLT diesel
ericdovale
25/01/2009, 12:40
Ola pessoal sou novo por aqui!!!Gostaria da opinoão de voces, tenho um amigo que foi para europa ja fazem mais de 4 anos e deixou aqui uma ranger 4X4 diesel xlt branca 00/01 que ficou parada por todo esse tempo. A informação que tenho é de que, é ligada exporadicamente. Ele esta querendo 30,000,00 pela ranger ,como nunca tive carro algum a diesel gostaria da opinião de voces em relação a mecanica, motor e preço!!!
Agradeço desde já!!!
DieselPower
25/01/2009, 14:17
Primeiramente, como a camionete foi utilizada antes destes 4 anos, ou seja até 2004.
Ele comprou ela nova?
Caso seja único dono, com todas as revisões preventivas realizadas, e em ótimo estado de conservação, eu entraria nesta "canoa furada".
Mesmo que seja ligada periodicamente (o que eu acho difícil), provavelmente não movimentam a picape. Com isto, toda a parte móvel esta parada, e o óleo escorre deixando boa parte das peças sem uma "cobertura", podendo até mesmo enferrujar.
Ao comprar, primeiramente eu trocaria todos os filtros e óleos, bem como faria uma lubrificação geral.
Minha linha de raciocínio é a seguinte: Mesmo que ela apresente alguns problemas por ter ficado parada todo este tempo, o bom estado geral de conservação compensará.
Abraço.
ericdovale
25/01/2009, 21:59
Pelo que sei a ranger estava em goiania e ele usava para transportar ração. A duvida maior é em relação a este motor 2.5, manutenção, peças e ate consumo!
DieselPower
25/01/2009, 22:08
Apesar da fama ruim, é um motor muito bom. Robusto, durável, anda bem e é econômico.
Peças são facilmente encontradas, pois este motor já foi utilizado, além da Ranger, em S-10, Land Rover e Mercedez Sprinter. Não costuma encomodar, e caso precise fazer manutenções os preços ficam dentro da média do mercado.
Se o seu medo é o motor, pode ficar tranquilo, é um bom motor.
Abraço.
ericdovale
26/01/2009, 01:52
Obrigado pela dica meu amigo!!!Amanhã posto se peguei o carro!!Na verdade irei pegar o carro como negocio e tambem para avaliar um carro a diesel uma vez que sempre tive carros a gasolina e alcool!!!
Abraço
Marcelo(Natal-RN)
26/01/2009, 10:53
Como o amigo citou,tem o detalhe dela estar realmente parada,só sendo funcionada esse tempo...pecas internas de diferencial,reduçao e caixas de marchas ficam sem lubrificaçao...mas é tentador,pq supostamente o carro deve estar inteiro.
Acho que vale a pena sim, carro com apenas 3 anos de uso, troca todos os filtros e todos os óleos lubrificantes do carro, correia dentada e poly -v, o estado de conservação deve ser muito bom! Sabes qual a Kilometragem dela?
Pessoal, eu estou com a mesma duvida porém com uma moto Honda Tornado 250, mas essa esta parada a 2 anos e talvez mais 2 sem nem ligar o motor, ela e 2002 e esta parada desde 2006, Será que pode estragar ressecar alguma parte do motor, carburador , etc?
Ola pessoal sou novo por aqui!!!Gostaria da opinoão de voces, tenho um amigo que foi para europa ja fazem mais de 4 anos e deixou aqui uma ranger 4X4 diesel xlt branca 00/01 que ficou parada por todo esse tempo. A informação que tenho é de que, é ligada exporadicamente. Ele esta querendo 30,000,00 pela ranger ,como nunca tive carro algum a diesel gostaria da opinião de voces em relação a mecanica, motor e preço!!!
Agradeço desde já!!!
É Cabine simples ou dupla? Os IPVA's foram pagos?
Abs.
DieselPower
26/01/2009, 14:21
Pessoal, eu estou com a mesma duvida porém com uma moto Honda Tornado 250, mas essa esta parada a 2 anos e talvez mais 2 sem nem ligar o motor, ela e 2002 e esta parada desde 2006, Será que pode estragar ressecar alguma parte do motor, carburador , etc?
Sim, provavelmente terá que fazer o motor. Mas, troca apenas pistão e aneis que terá moto por muito tempo, e por um preço muito bom. Acredito que não chega nem a 300 "mangos".
Eu compraria.
Sim, provavelmente terá que fazer o motor. Mas, troca apenas pistão e aneis que terá moto por muito tempo, e por um preço muito bom. Acredito que não chega nem a 300 "mangos".
Eu compraria.
Putz cara tem certeza disso? É bucha ter que retificar uma moto que não tem nem 30 mil Km...
Eu comprarei provavelmente, ano que vem porque ela era do meu primo, mas ele faleceu e o meu tio ta desenrolando o inventario, então eu ja fiz a proposta a ele, se ficar parada este ano ai eu cato ela, na FIPE ela ta por R$ 6.900
DieselPower
26/01/2009, 15:22
Retificar não!
Ao me referir em "fazer o motor", quis dizer abri-lo preventivamente, trocar pistão e aneis, conferir biela e viabrequim (que devem estar bons) e fecha-lo novamente.
Não precisa mecher no cilindro não!
Abraço.
joaodopet
26/01/2009, 17:24
Aproveitando o tópico, vale a troca de uma SW4 2.8 93(muito conservada, tanto internamente e externamente, como na parte mecânica) por uma Ranger cabine dupla XLT 2.5 entre os anos de 99 a 2001?
Ela anda mais que a Toyota, com certeza, mas e questão de mecânica, qual motor é melhor?
E de resto, estabilidade e tal, é um bom carro?
Pra off road é bom também?
Pela mesma faixa de preço da Ranger 2001, dá pra pegar uma SW4 97, o que fariam?
Abraços,
Igor
ericdovale
26/01/2009, 17:40
Ela é cabine dupla xlt branca e o km é 111000mkm!!! Mais uma duvida vi em outros topicos o Edintruder mencionando que seria bom verificar se 4X4 esta acionando. Hoje eu funcionei ela uns 30min e dei uma volta , acende uma luz no painel 4X4 high quando coloca na posição da mesma, mas quando coloca no 4X4 low ela não acende.Gostaria de saber tambem qual a diferença dessa 4X4 high para a 4X4 low!!!
Obrigado
Anthoniusnikos
26/01/2009, 17:45
Se for usar para serviços de transporte de carga mais pesada, recomendo a Ranger. As toyotas do mesmo valor são bem menos confortáveis que as Ranger. Em fora de estrada, as duas são igualmente valentes.
Essa é a minha opinião.
Eric, não tem o Manual do Proprietário ? Lá explica direitinho como usar.
Uma diquinha: Para acionar o 4x4 Low, a viatura tem que estar parada e serem pressionados, simultâneamente, os pedais do freio e da embreagem. Certo ?
Recomendo que consulte no Fórum da seguinte maneira:
site:www.4x4brasil.com.br (http://www.4x4brasil.com.br) PALAVRA CHAVE. Ex.: site:www.4x4brasil.com.br (http://www.4x4brasil.com.br) 4x4 high
Abraços
Anthon
4x4 Low aciona somente se estiveres pisando no freio e na embreagem e a velocidade não for superior à 7 (sete) Km/h, ou seja, é melhor engatar parado. Acione e sentirás qual a diferença! :-)
P.S.: acione o 4x4 somente em pisos de baixa aderência, evite fazê-lo no asfalto seco.
Olá Eric!
4x4 low é a reduzida da Ranger. Só funciona com o veículo parado e com o pé no freio, justamente para evitar quebras do sistema.
Abraços,
FRanger
joaodopet
26/01/2009, 17:49
Se for usar para serviços de transporte de carga mais pesada, recomendo a Ranger. As toyotas do mesmo valor são bem menos confortáveis que as Ranger. Em fora de estrada, as duas são igualmente valentes.
Essa é a minha opinião.
Eric, não tem o Manual do Proprietário ?
Abraços
Anthon
Então, mas e o motor e o resto, suspensão e tal?
São resistentes igual aos da Toyota?
Sobre o uso do carro, será somente familiar mesmo, 4 pessoas.
Agora no verão que usamos bastante a tração, pra colocar e tirar o barco da água e tal.
As vezes vamos pra algum sítio, quando está chovendo, temos que usar a tração também, a Ranger aguenta "regaço" igual as Toyotas?
Abraço!
DieselPower
26/01/2009, 18:52
Então, mas e o motor e o resto, suspensão e tal?
São resistentes igual aos da Toyota?
Sobre o uso do carro, será somente familiar mesmo, 4 pessoas.
Agora no verão que usamos bastante a tração, pra colocar e tirar o barco da água e tal.
As vezes vamos pra algum sítio, quando está chovendo, temos que usar a tração também, a Ranger aguenta "regaço" igual as Toyotas?
Abraço!
Amigão, lhe digo uma coias, outro veículo tão resistente como o seu, você não encontrará.
As Toyotas (tanto Hilux como SW4) do modelo antigo, são muito famosas devido a sua robustez e durabilidade. A Ranger é uma boa picape, mas nestes quesitos não chega aos pés da Toyota. O motor Toyota 3L (2.8 ) que equipa sua SW4, facilmente ultrapassa 500.000 km, e o proprietário nem precisa ser tão caprichoso assim.
Como você mesmo mencionou, ela aspirada anda menos que uma Ranger, porém existem vários mecânicos que facilmente a turbinam, e fica muito valente.
Eu no seu lugar, investiria mais uns R$ 2.500,00 e turbinaria sua SW, ou com mais uns R$ 1.000,00 a transformaria em uma "Turbo Intercooler".
E principalmente o off-road, a Ranger não anda junto não...
Abraço.
joaodopet
26/01/2009, 19:04
Estamos pensando em turbinar mesmo, seria uma melhor opção do que pegar uma Ranger ou SW4 97?
Ela turbinada já fica boa em retomadas?
Dá pra ultrapassar fácil em subidas?
Teria problema turbinar ela, sendo que o cabeçote trincou recentemente(devido a superaquecimentos, quando os selos de bloco estouraram)?
O cabeçote é recondicionado, mas é tão bom quanto um novo.....
A gente voltou da Bahia(Arraial D'Ajuda) sentando o cacete no carro, 140km/h direto e em descidas, chegamos a colar o ponteiro nos 160km/h(o marcador não vai mais), e a rotação nunca passou do limite normal, que é 4500RPM, a 160km/h chegou a exatos 4500RPM, mas sempre era 3500~4000RPM, e o carro tá blz!
Rodamos 1600km com ela e graças a Deus tudo bem!
Teria problema turbinar?
Estamos vendo se amanhã ou depois vamos fazer a revisão dos 1000km(não deu pra fazer antes por causa da viagem, que rodamos ida e volta, 1500km).
Abração e valeu a ajuda!
EDIT: Uma L200 GLS 2002 ou 2003 é uma boa opção, se bem conservada?
Anda bem?
Em retomadas pra ultraassagens é boa?
Ou vale mais uma do mesmo ano só que HPE?
DieselPower
26/01/2009, 19:53
Estamos pensando em turbinar mesmo, seria uma melhor opção do que pegar uma Ranger ou SW4 97?
Talvez, afinal esta sua você já conhece, comprar um veículo 1997 com 12 anos de uso pode trazer surpresas desagradáveis.
Ela turbinada já fica boa em retomadas?
Muito boa, anda junto com as Toyota 3.0 turbo (1KTZ).
Dá pra ultrapassar fácil em subidas?
Tranquilamente, o veículo se transforma. Esqueça o que você conhece de sua SW4, depois de turbinada você engata uma 5a e viaja sem ter que reduzir, morro acima ou morro abaixo é só acelerar que ela anda.
Teria problema turbinar ela, sendo que o cabeçote trincou recentemente(devido a superaquecimentos, quando os selos de bloco estouraram)?
O cabeçote é recondicionado, mas é tão bom quanto um novo.....
Se o serviço foi de qualidade, não haverá problemas. Porém se estiver com algum defeito, com a repotencialização o mesmo será acentuado.
A gente voltou da Bahia(Arraial D'Ajuda) sentando o cacete no carro, 140km/h direto e em descidas, chegamos a colar o ponteiro nos 160km/h(o marcador não vai mais), e a rotação nunca passou do limite normal, que é 4500RPM, a 160km/h chegou a exatos 4500RPM, mas sempre era 3500~4000RPM, e o carro tá blz!
Motores ciclo diesel não toleram altas rotações por muito tempo, andando assim provavelmente terá problemas em breve. Ou acostuma-se a mandar a uma velocidade média de 110 km/h, ou poderá trocar as relações dos diferencias, alongando a relação.
Teria problema turbinar?
Como disse anteriormente, se o serviço de troca de cabeçote foi bem feito, não terá nenhum problema em turbinar.
EDIT: Uma L200 GLS 2002 ou 2003 é uma boa opção, se bem conservada?
Sim, porém não é tão robusta como a Toyota.
Anda bem?
Sim. A GLS tem um desempenho satisfatório, já a HPE anda muito bem. MAs a relação também é curta.
Em retomadas pra ultraassagens é boa? Sim.
Ou vale mais uma do mesmo ano só que HPE? Sem dúvidas a HPE.
joaodopet
27/01/2009, 00:13
Nossa Diesel Power, muito obrigado pela ajuda mesmo!
Vou falar com meu pai e ver com ele da gente turbinar esse carro!
E sobre as rotações altas, foram só nessa viagem, pra acompanhar a L200 HPE do meu tio e o Doblô do primo da minha mãe, e nem foi muito tempo na mesma rotação, sempre a gente reduzia pra uns 120km/h.
Na ida, que a gente foi "sozinho"(só o nosso carro), a gente colocava no máximo 130km/h, na maior parte do tempo foi 110~120km/h.
E a troca do cabeçote foi bem feita sim, os caras trabalham muito bem, a gente deixa nosso carro lá já faz mais de 5 anos(desde quando a gente comprou nosso primeiro carro a diesel, uma Hilux 2.4 95 4x2). Viajamos 1600km após a troca do cabeçote com ela e graças a Deus tudo ocorreu bem, motor funcionando redondo.
Como já falei, vou conversar com meu pai e ver essa idéia de turbiná-la, pois a única coisa que deixa a desejar nesse carro, é o motor em subidas, fora isso, nota 10!
Em fora de estrada, o carro é muito bom, se quiser, tenho uns vídeos que fizemos no sítio da minha tia.
E ficamos mais felizes com ela nesses últimos dias, quando o carro tava na oficina ajeitando o cabeçote, um dos donos viu o diferencial traseiro e falou que era auto blocante, o que a gente não sabia que tinha nesse carro, a gente só sabia que tinha o diferencial auto blocante na Hilux 4x2.
Acho que é isso, desculpa me prolongar tanto.
Abração!
Igor
EDIT: Eu tava vendo e parece que tem um motor da Toyota que já vem com turbo de fábrica, é um 2.4, não me informei sobre modelo nem nada.
Com esse motor, o problema de baixo torque já é resolvido?
Pergunto só de curiosidade mesmo.....Como já vi em outro tópico um user falando, se a Toyota tivesse turbinado seus carros a diesel antes, eles seriam muito mais aceitos do que já são.
DieselPower
27/01/2009, 10:43
Eu tava vendo e parece que tem um motor da Toyota que já vem com turbo de fábrica, é um 2.4, não me informei sobre modelo nem nada.
Com esse motor, o problema de baixo torque já é resolvido?
Olha João, nunca ouvi falar deste motor. Os Toyota Turbinados de fábrica que conheço são:
1KTZ (3.0) - 116 cvs
D-4D (3.0) - 163 cvs
D-4D (2.5) - 105 cvs
E quanto a turbinar a SW4, dá uma procurada aqui no fórum, vários colegas já fizeram isto e todos ficaram muito satisfeitos. Manda uma MP pro Sérgio Holanda, que a SR5 (mesmo motor da sua) dele foi turbinada e intercoolada.
Da uma olhada no site da Rasch Motoren, eles realizam este serviço e parecem ser muito caprichosos.
Abraço.
joaodopet
27/01/2009, 11:27
Muito obrigado Diesel Power!
Vou dar uma olhada em tudo isso, e quando for levar o carro pra revisão dos 1000km do cabeçote, dou uma conversada com o dono da oficina e tal.
Abração!
Igor