PDA

Ver Versão Completa : Cooperativa aqui no fórum na produção de jeeps!!!???!!!!!!



Boaventura
24/01/2009, 21:21
Achei muito interessante um tópico aqui no fórum "jeep simples" onde comenta-se que as indústrias não fabricam jeep como os cj's novos e realmente comecei a viajar e muito... mas vejam minha idéia...

Tendo em vista que possuímos especialistas aqui no fórum em mecânica, lataria, fibras, adaptações por que não montar uma cooperativa objetivando a produção de jeeps em série???

Nem precisaria ser com mecânica atual, mas imaginem sair uma produção assim...

-> Jeep em fibra
-> Chassi novo
-> Motor opala 4 todo feito (zerinho), ignição eletrônica
-> Caixa revisada chevette 4 marchas
-> direção vw nova
-> freio disco dianteira
-> pneus 50 on 50 off
-> bancos confortáveis em couro
-> santo antônio
-> lanternas novas, instrumentos painéis novos
-> etc

Mas tudo bem novinho, sem remendos e gambiarras, igual carro novo saido de loja mas com a inspiração dos CJ's... por um preço bacana não seria interessante??

Esta idéia pode gerar novos negócios aos membros do fórum, gerando renda, provocando o desejo na sociedade para praticar o off road com modelos confiáveis.

Creio que devemos instigar nosso empreendedorismo que está em nós e já que estamos com o queijo e a faca na mão por que não botar esta idéia em prática??:pensativo:

Deixo aqui uma belíssima idéia para que possamos nos provocar e se for o desejo de muitos criar esta cooperativa!

Boaventura
24/01/2009, 22:50
Opinem pessoal!!!:concordo::concordo::concordo:

Denilso
24/01/2009, 22:55
E ahi Boaventuta! Beleza?
Sua idéia é louvável, penso q de 1983 pra cá muitos já tiveram esta idéia tb.
Mas esta "cooperativa" teria q ter muita grana pra bancar os custos de produção deste "novo Jeep".
Além do mais, a verdadeira emoção de ter um CJ é saber que o danado já tem "trocentos anos" ( o meu 50) e continua sendo objeto de desejo pelo mundo todo.
Ha, e pra aquele q quiserem um zerinho sem cheiro de graxa e ar condicionada q comprem um outro modelo....rsrrsrsr
Não desmerecendo os felizes proprietários dos modelos 4x4 zero.
Abc

Boaventura
24/01/2009, 23:06
Denilso o meu já tem 57 anos, mas vejo que um pronto novinho facilitaria a vida daqueles que desejam um jeep confiável para iniciar no esporte sem despender mais de 50.000,00 de um modelo atual.

Não trabalho com jeep só sou proprietário, mas é uma idéia para aqueles que vivem disto uns produzindo carrocerias, outros trabalhando com mecânica, outros fabricando chassi, outros vendendo pneus...

Junta tudo e podes ter certeza que o sucesso é garantido!!

billj
24/01/2009, 23:16
E não sai por menos de 50 paus, disso pode ter certeza........

Abraços,

Bill

Walter L. L. Casitta
24/01/2009, 23:23
Por menos de R$50.000,00 com peças novas nem buggy de praia...

Boaventura
24/01/2009, 23:30
Meus amigos não concordo nenhum pouco com vocês!!!

Não estamos falando de um jeep preparado, é um jeep simples básico, mas com peças de qualidade.

R$ 50.000,00 me desculpem, mas to vendo que vou ter que relacionar as peças e valores aqui e com certeza vou chegar em 15.000,00 a 20.000,00 no máximo!!!!!

billj
24/01/2009, 23:43
Faz a tua lista........

Daí, vou lhe falar do que sub-estimou e do que esqueceu.....

Abraços,

Bill

wcas
24/01/2009, 23:54
:pipoca::pipoca::pipoca::pipoca::pipoca::pipoca:

wcas
24/01/2009, 23:58
Pode não sair 50, mais 15 não sai nem fudeno,.rssss.

O meu que ja estava andando quando comprei, estou fazendo só uma arrumada basica nos itens de segurança e ja foram 10 contos facinho.

Boaventura
25/01/2009, 00:08
Estou restaurando meu jeep 51 e tenho pesquisado muito e não estou falando em tudo zero na caixa, mas sim em excelentes condições.

Pesquisei muito e já botei na ponta do lápis.

Não estamos falando em ensimec, macrotorque, mas utilizar o dana 44 por exemplo em excelentes condições.

Fibra tem o Doglair aqui do fórum 2800 completa de cj5 por exemplo com paralamas, capo, grade e caixote...

Se alguém tiver uma lista pronta sem valores posta aí que coloco os valor que tenho...

To gostando deste tópico!!!!:D:D:D:concordo::palmas:

Robertux
25/01/2009, 00:44
Precisaria alguém desenvolver um chassi novo, homologado no Detran, poderia ser cópia do cj só um pouquinho alongado na frente para a suspensão da Band. A suspensão já tem nova no mercado, a carroceria de fibra também, o Rafael falou nos eixos Dana 44, freios e sistema de direção são fáceis. Motor, câmbio e tração/reduzida poderia ser das pick-ups tipo S-10/Ranger (nunca entrei em uma, mas acho que elas devem ter e devem ser clark). Não acho que sairiam tão caro assim. O pessoal que meche com isso poderia orçar apenas para se ter uma idéia

Renato Fraga
25/01/2009, 00:46
Olá Rafael Boaventura, muito bacana sua idéia.

Mas acredito que não seria tão simples quanto parece. Antes de ficar com raiva de mim, entenda que eu partilho da mesma idéia que você, porém já me informei desta possibilidade e colhí muitas informações. Infelismente todas negativas.

Existe uma diferença muito grande entre restaurar um carro e colocar em produção um projeto antigo.

É certo que em termos técnicos se reunirmos todas as informações contidas neste fórum, fica até fácil montar um Jeep. Se for como "cooperativa" tal como a idéia inicial, criaria volume de venda dos produtos o que poderia inclusive reduzir alguns custos e alimentar a concorrência. Porém lembre-se que existe a parte burocrática da coisa.

Se for para revitalizar um veículo que não está em condições de rodar, porém ainda tem o documento válido, é mai simples. Utilizar apenas o documento deste veículo para um praticamente novo também é possível.

Porém se a idéia for oferecer um veículo ao mercado na condição de fora de série ou mesmo produção artezanal, para regulamentá-lo, seria necessário um engenheiro responsável pelo projeto, além de se adequar às normas atuais de produção veicular (emissão de poluentes, segurança, etc etc etc) e obter aprovação em todas. Neste ponto, esqueça motor de opala por exemplo.


Agora com relação à idéia de existir um veículo genuinamente off road, um Jeep propriamente dito em custo acessível, acho que nosso estado perdeu uma grande oportunidade de explorar este nicho, com o projeto do Stark.

Me lembro de ter assistido na TVAL, uma palestra do "dono" da TAC e notei um tom meio deslumbrado do criador do projeto.

Na minha interpretação, ficou claro que criou-se a idéia de fabricar um carro que concorresse no mercado com Ecosport, Vitara, Tracker entre outros e não conquistar uma lacuna que está aberta. Me lembro ainda do palestrante dizendo que haviam feito uma pesquisa e ficou comprovado que uma parcela muito pequena das pessoas que adquirem um veículo 4x4 o utilizam realmente como um 4x4. Escolhem o modelo pelo Status que confere e pela sensação de segurança que o veículo oferece, o que justifica o investimento num equipamento que nem utiliza, e o preço que se paga. Assim o projeto já nasceu com valor definido, e bem alto, o que nivelou por cima o seu preço. Ainda fez questão de deixar claro que o Stark não foi concebido para fazer concorrencia ao Troller. Só se basearam na mesma iniciativa e classifica o Troller em categoria distinta.

Particularmente, acho que este tipo de veículo desperta no proprietário uma certa necessidade de personalização, de fazer eu mesmo, de conhecer intimamente o funcionamento de tudo ainda mais se esta pessoa tiver pretenções de transformar seu carro em um "brinquedo". Esse exemplo é tão verdade que temos uma verdadeira legião de "off roaders", haja visto o número de pessoas participantes deste fórum, e muitos outros espalhados pelo mundo. E o que alimenta tanta conversa por aqui???? Justamente a necessidade de conhecer, manter em ordem e equipar os nossos "brinquedos" trocando experiências .

Muita gente prefere comprar um carro pronto, mas isso em sempre é o satisfatório. Portanto eu concluo que se o projeto de um carro tal como o Stark tivesse um objetivo diferente do atual, e produzisse um veículo mais despojado, simples, a empresa ainda poderia explorar todo o mercado de acessórios, equipmentos, etc etc etc.

Acho que é exatamente essa a idéia inicial deste tópico. Um Jeep propriamente dito. Um carro simples, robusto, versátil e capaz de se transformar na cara do dono.

Acredito que um exemplo bem proximo do que estou falando é o Suzuki Samurai. Como carro em sí, não é nada de mais. Porém tem um grande potencial para o off road devido a sua robustês, rusticidade e possibilidade de torná-lo apto com um investimento relativamente baixo.

Desculpa a todos pela longa história, mas é um assunto que me entusiasma muito e se um dia tiver recursos, levo adiante esta idéia ainda mais sabendo que encontrei aqui neste tópico partidários.

Abraço a todos.

Boaventura
25/01/2009, 01:05
Olha Renato belíssimo comentário e analiso a crítica quando construtiva e com ótima base de argumentação excelente e desconsidero os criticos que negativam as idéias dos outros sem justificativas plausiveis porque na verdade estamos aqui para descutir, onde o principal objetivo deve ser a disseminação do mundo off road e caso as idéias gerem crescimento e lucratividade para aqueles que vivem deste meio melhor ainda.

Devemos pensar alto, imaginar que vai dar certo, que é possível depende de nós. Com relação a valores não podemos ficar bitolados aos valores praticados no mercado com relação as peças, pois se juntarmos os profissionais que aqui vivem deste meio e produzindo contantemente os valores tendem a serem menores.

Continuo ainda imaginando um modelo básico, mas com aptidões razoáveis para prática de trilhas, mas com todas as possibilidades da personalizações...

Creio que devemos juntar os profissionais que se dedicam a este meio discutir aqui no tópico esta possibilidade e dar suas opiniões, imagino que vai enriquecer e muito nossos conhecimentos.

Renato, sou de Rio do Sul, mas trabalho no SENAI de Blumenau-SC!

Desculpem também alongar, mas aposto neste projeto!!

Renato Fraga
25/01/2009, 01:12
Pois bem Rafael, somos quase visinhos e cúmplices da mesma idéia.

VAmos discutindo o assunto e apreciando os comentários.

Abraços a todos.

rubensx
25/01/2009, 02:28
vou repetir o que postei em outro topico e fazer mais uma observação

Então... tudo isso que vc está pensando já existe e chama-se:

TROLLER

o torller copiou o design e chassis do wrangler com algumas modificações estilo JPX, depois usou fibra de vidro pra ficar mais barato e resistente, lanternas de caminhão, painel de gol, bancos de sei lá oque, maçaneta de outro carro por ai vai.

usa o mesmo motor MWM turbodiesel da ranger e cambio EATON com caixa de transferencia Borgwarner 1354 acionamento eletrico também da ranger, eixos dana 44 e juntas CV nos cardãs

ou seja vc tem um 4x4 com peças relativamente baratas de carros DE LINHA

mesmo assim ele atinge seus 60 mil, porque não tme como nessa jossa de país fabricar qualquer coisa profissionalmente sem pagar imposto sobre o imposto do imposto e você tem de pagar funcionários, fábricas e etc...

logo um jeep 4x4 decente para coisas até leves nàos ai menos que isso...

Vejam lá a gurgel tentando se levantar e fabricar jipinhos de 35mil no minimo???


Por isso o mercado de usados inflaciona no 4x4 rapidamente, vc encontra jeep willys de 30 anos de uso a preços de 45 mil qualndo motnado decentemente, pelo simples fato que fazer direito e bem feito pra ser um ótimo off-road sai muita grana e se vc quiser algo próximo a isso zero km (ainda que não aguente tanto a porrada) tem de partir pros trollers ou wranglers e depois de gasto com o valor do carro, tem de gastar com modificar algumas coisas pra se adequarem a seu uso mais extremo.


Temos de lembrar 2 coisas

1- brasileiro em geral paga muito imposto e ganha pouco (tow falando de mim mesmo),
2- materiais de boa qualidade e bem estruturados custam caro, pois o brasil fabrica pra fora exportando e temos de importar novamente (casod a EATON).
3- depois de montado e funcionando o veiculo vai pra mào de um idiota completo que acabo ude tirar a OAB, bate seu carro na rua pagando de bonito pras gatinahs e o cinto de segurança na posição um pouco mais acentuada enforca ele um pouco mais e o carro tomba devido a óbvia altura dele... dai sabe quem paga isso?? VOCÊ que construiu um carro rpa ser exímio off-road e pra ser um carro aceitável de cidade mas não pra RACHA e o imbecil que se estrupiou junta mais 2 ou 3 que numt em oque fazer e te fode num processo.


Isso só faz com que vc cobre a grana suficiente pra motnar um veiculo que no final vc não vá se ferrar de verde e amarelo...

Vide historias parecidas... Gurgel, Puma, Agrale (que ainda vive) etre outros

logo eu desencanei de espera rum 4x4 nacional a preço de caror mil, pelo simples fato.... NÃO TEM COMO

Boaventura
25/01/2009, 02:42
O esquema não é uma indústria, tudo zero...

É montar 10 jeeps por mês conforme falei anteriormente, mas com toda a credibilidade de um jeep novo... motor feito, tudo revisado, padrão, etc...

[]'

rubensx
25/01/2009, 02:49
bom agora pra terminar... funciona assim

publico jipeiro funciona assim...

1- nunca quer pagar o preço que vale, pechincar é o lema (mesmo que seja pra fazer cagada)
2- quando vc fala que um jeep zuado custa 15 mil e que pra ficar bom ou razoável vai mais 15 te chamam de louco, mas ninguém tenta motnar decentemente e quando tenta, pechincha muito em tudo, faz serviços e peças de qualidade duvidosa e quer comparar a umc arro como o DEVASSO por exemplo que foi projetado e planejado com anos de uso e experiência em cima e te garanto nào foi barato
3- por fim ve que gastou os 15 e tá faltando mais uns 10 a 20 e ainda acha que anda de carro de manutenção barata, como um fusca e não se tocou que de jeep sobrou só o documento e o que tem na real é um troller, uma ranger, um opala 4x4 ou memso um gol gti 4x4 travestido de jeep e acha ainda que vai pagar 20 reais na mão de obra.


Por tudo isso vout e dar um conselho e nào é porque já tivemos oficinas e porque estou no offroad ha mais de 10 anos, (eu memso entendo pouco de coisas mais profundas que gostaria de entender) mas de publico alvo e consumidor eu entendo muito bem obrigado...

VENDER JEEP pra jipeiro é o pior negócio que vc pode tentar investir... venda acessórios, venda rodas, venda CARROS novos perfeitos, mas esqueça o termo "fabricar" um 4x4

porque??

chassis quem fabrica??

Chassis fortaleza (ha anos fabrica chassis novos e sei que está ainda nas dificuldades para continuar contruindo fora numeração e legalizar tudo e lutando)

Carroceria??

Fiber4x4 faz coisas incríveis e todo mundo acha caro, mas quando a sua agromotor racha logo pensa... DEVIA ter comprado da fiber...

Motor

nego ainda pensa em carburador... num acredito como pode ser voltar no tempo, e ainda reclama que o carro num pega direito tem de regular etc

Cambio

de chevette, flanges mil, adaptaçÕes mirabolantes, roem o coitado e falam, "ueh num durou... proque srá??" é feito pra isso de aguentar força?? não né? (apesar do chevelho guentar beeemm a barra, mass) nào meu fio cambio de gol num serve pra jeep.. desculpa (acho que tme de repetir isso varias vezes pra muita gente)

Eixos

Maravilhosos eixos de 40 anos de idade roidos semi-flutuantes que um dia vão te matar, mas são indestrutíveis... sem dúvida... até quebrar... ou rachar... entortar... é foda e novos?? sim é caro...

Molas

só jogar um olinho que guenta qualquer coisa e ainda esperam que um feixe de molas seja tão confortável quanto uma helicoidal e manutenção preventiva??? nãaoo pra que isso?...


em posse de todo esse blablabla extensivo que duvido que todo mundo tenha lido até o final

apenas não gaste seu tempo, monte SEU jeep e curta a vida, porque é FODA

entendeu porque o bill falou em 50 mil?? faz um carro sem esses quesitos de peças de qualidade e serviços e vc verá o que é ser rechaçado na midia e tudo mais... Brasil...

Renato Fraga
25/01/2009, 02:56
Manufatura Rubens, utilizando ainda o que o mercado já oferece, tal como carroceria de fibra, molejos, bancos, rodas, capotas, instrumentos, podendo recorrer a motores, transmissões e eixos usados, de acordo até com o perfil de quem fizer a encomenda, mas podendo criar um padrão. Muito diferente do que é a Troller em termos de objetivos de empresa.

Porém algo bem próximo disso, a "Envesa" já faz, mas com requintes que justificam o preço que cobram.


Abraços a todos

rubensx
25/01/2009, 03:03
Manufatura Rubens, utilizando ainda o que o mercado já oferece, tal como carroceria de fibra, molejos, bancos, rodas, capotas, instrumentos, podendo recorrer a motores, transmissões e eixos usados, de acordo até com o perfil de quem fizer a encomenda, mas podendo criar um padrão. Muito diferente do que é a Troller em termos de objetivos de empresa.

Porém algo bem próximo disso, a "Envesa" já faz, mas com requintes que justificam o preço que cobram.


Abraços a todos

você sabe mesmo a historia da troller?? desde o começo? que era um buggy? procura pra ver dai vc vai entender bem o porque e sim eles tinham fornecedores e tudo mais, no entnado hoje é da ford ;-)

a Envesa pegou o material remanescente da antiga engesa e cria os "engesa4" ainda... mas continuam no mesmo produto até hoje e se comparar o valor gasto (eu compraria adoro engesa mas por gosto) ficou quase lá no valor do troller por exemplo que sim é mais carro, mais novo, tecnologia, seguro, etc etc etc... (na visão de um consumidor comum e o jipeiro pega um antigo e monta ele memso proque ESSE é o barato dele)

(ms eu prefiro engesa sim) estou falando em visão de mercado.. .agrale vendendo marruá por miseros 80 mil... o que faz a envesa melhor que a agrale?? que inclusive tem mais dinheiro pra investir, mais fornecedores e tudo?

pois é... infelizmente... é triste

praiasecacustom4x4
25/01/2009, 03:06
Boaventura
sinceramente esqueçe isso,calcula so que para se produzir um veiculo e nao ser prototipo se gasta so um 10-15 mil na projetaçao,fazer com peça usada fica simplemente uma.....
peça novas nao se gasta menos de 30-35 faz so uma lista de que precisa sem esquecer nada

lojistica,tudo o mundo que parteciperia seria do mesmo lugar? ou seria de gastar pra transportar as peça no lugar da montagem

lucro dividido em 10 partecipantes na impreintada,se chega a 1500 reais pro carro ta bom.vamo a vender quantos carro por mes?
estou fora,prefero gastar 30 no meu ,vou lucrar mais

desculpa a sinceridade

Renato Fraga
25/01/2009, 04:13
Complementando meu último post que saiu incompleto:

Rubenx
Agora entenda que alguém pode querer "montar o seu Jeep", porém não tem conhecimento nem recurso, paciência, etc etc etc pode ter que faça isso pra ele. E como você mesmo falou, que Jipeiro é foda, basta elaborar um padrão e um valor atribuido. Quer personalizar, pode ser possível, de acordo com o orçamento, e recursos da oficina. O interessante é se manter num padrão pois o serviço se torna mais diâmico e os custos mais previsíveis. Serviços realizados por oficinas tal como Spider, TT4, entre tantas outras, não se apegam a padrão nenhum (só o da qualidade de serviço), e sim ao projeto de um veículo de acordo com o vontade do cliente. Por isso o custo da mão de obra elevado. Exige muito mais raciocínio do que prática. O exemplo do Devasso, que é uma excessão extrema, e não cabe à idéia abordada pelo Rafael.

Tentando simplificar mais um pouco o exemplo: imagina reformar simultaneamente ou sequencialmente 10 Jeeps de uma forma padronizada??? Comprar 20 bancos concha sai mais barato que comprar 2, não é???? E assim por diante. É um conceito.

O argumento e idéia do Rafael acredito, se vale para aquelas pessoas que desejam iniciar no off road, porém têm dificuldades em encontrar um veículo satisfatório, e não conseguem entender o porque de pagar o que se pede nos Jeeps de 20, 30 40 anos que necessitarão de mais uma boa quantia de investimento para se tornar apto e seguro para o uso. Querem um bom ponto de partida para o hobby.
Como já dito anteriormente, destinado para aquelas pessoas que querem um Jeep em ótimas condições, porém não conhecem nada do assunto.
Ou ainda para aqueles SIMPLESMENTE APAIXONADOS POR JEEP.

E "praiasecacustom" o seu relato é pertinente. Mas para "reconstruir" Jeeps com soluções mais que comprovadas em termos de eficiência, e padronizadas não precisa de protótipo. Não está sendo construido um veículo "do zero", ou mesmo um novo veículo para o mercado.

Basicamente utilizando um outro exemplo, se você desejar comprar um Hot Rod Tbucket, você compra aqui no Brasil totalmente desenvolvido por aqui. As réplicas de Shelby Cobra são outro exemplo. E não existe pretenção nenhuma de atingir uma produção de larga escala, pois mais do que nunca é destinado a um público extremamente restrito.

Como relatado ateriormente ou talves no outro tópico que estão discutindo a mesma coisa, houve o desejo de adquirir um kit de réplica de um CJ. Basicamente isso.


E tem mais, mesmo que necessário ou desejado FABRICAR um chassi de Jeep, ou mesmo um lote de número reduzido, afirmo que é mais fácil que restaurar o mesmo número de chassis originais.

Agora concluindo definitivamente: Nada dessa discussão se valerá se nunca houver pessoas interessadas em adquirir um Jeep. E isso eu "acho" que existe, pois neste fórum mesmo está cheio de pessoas que investem o que for possível para conservar suas viaturas.

Abraços a todos

Robertux
25/01/2009, 09:50
Pois é pessoal, eu estou querendo entrar para o mundo off-road e estou procurando um jeep para comprar, agora pagar perto de 20K num veículo com + de 30 anos, que eu não sei como está e que talvez tenha problema de documentação ou tenha que gastar + 20 K para ter condição de usar, eu prefiro comprar um kit novo de réplica de cj5 que eu gastaria uma só vez. Se tivesse alguém que fabricasse um chassi novo, carroceria já tem, o resto a gente poderia ir fazendo devagar como são restaurados hoje os cj antigos. Acho que não sou o único. Provavelmente diversas pessoas concordarão comigo.

rubensx
25/01/2009, 10:23
Complementando meu último post que saiu incompleto:

Rubenx
Agora entenda que alguém pode querer "montar o seu Jeep", porém não tem conhecimento nem recurso, paciência, etc etc etc pode ter que faça isso pra ele. E como você mesmo falou, que Jipeiro é foda, basta elaborar um padrão e um valor atribuido. Quer personalizar, pode ser possível, de acordo com o orçamento, e recursos da oficina. O interessante é se manter num padrão pois o serviço se torna mais diâmico e os custos mais previsíveis. Serviços realizados por oficinas tal como Spider, TT4, entre tantas outras, não se apegam a padrão nenhum (só o da qualidade de serviço), e sim ao projeto de um veículo de acordo com o vontade do cliente. Por isso o custo da mão de obra elevado. Exige muito mais raciocínio do que prática. O exemplo do Devasso, que é uma excessão extrema, e não cabe à idéia abordada pelo Rafael.


Pois é Renatão, mas o ponto é justamente esse, a spider e aTT4 adaptam e fazem coisas extremas, só que o portugues4x4, o josewall, a propria x4 e outras por ai, fazem exatamente o que vc procura de montar um jeep simples e pronto e NÃO SAI MENOS DE 15 MIL, porque não tem como sair!

Caixote de fibra na Fiber4x4 (estamos falando na qualidade ok?) de 3.600 a 4000 somente o caixote, chassis fortaleza tubular reforçado (e vc tem de se virar com docs naturalmente) 6 mil no minimo. Eixos, molas, cambio, capô, quadro, bancos, setor de direção, caixa de transferencia, cardãs, rodas, fiação, tubulação de combustivel tudo tudo tudo acha mesmo que dá pra ficar na casa dos 20mil ou 30?? Só em sonho e aliás no fim você ainda tem de legalizar, documentar pagar IPVA e tem um veiculo inferior a um de 15 gastado mais 15 em cima (dependendo do veiculo)








Tentando simplificar mais um pouco o exemplo: imagina reformar simultaneamente ou sequencialmente 10 Jeeps de uma forma padronizada??? Comprar 20 bancos concha sai mais barato que comprar 2, não é???? E assim por diante. É um conceito.

O argumento e idéia do Rafael acredito, se vale para aquelas pessoas que desejam iniciar no off road, porém têm dificuldades em encontrar um veículo satisfatório, e não conseguem entender o porque de pagar o que se pede nos Jeeps de 20, 30 40 anos que necessitarão de mais uma boa quantia de investimento para se tornar apto e seguro para o uso. Querem um bom ponto de partida para o hobby.
Como já dito anteriormente, destinado para aquelas pessoas que querem um Jeep em ótimas condições, porém não conhecem nada do assunto.
Ou ainda para aqueles SIMPLESMENTE APAIXONADOS POR JEEP.


A josewall, o portugues, a X4 fazem isso e veja se estão milhonários ou fazem reformas tão baratas? porque chega o dono e AHHH nào banco eu num quero quero isso, quero aquilo, ESSA é a graça, cada jeep do seu jeito, CUSTOM se chama, o cara faz o que e como quer e tem o rpazer de andar em algo exclusivo e paga menos que um tudo iguald e todos






Basicamente utilizando um outro exemplo, se você desejar comprar um Hot Rod Tbucket, você compra aqui no Brasil totalmente desenvolvido por aqui. As réplicas de Shelby Cobra são outro exemplo. E não existe pretenção nenhuma de atingir uma produção de larga escala, pois mais do que nunca é destinado a um público extremamente restrito.


Sim Chamonix é uma delas 80 mil um shelby, 60 um hot road, documento velho de landau cortado e quer saber? no fim vc gastou 80 e comrpar um usado por alguém já montaod sai 70, nào tem jeito estamos falando de carros customizados que todo mundo compra justamente pra não ser igual, dai vc quer fazer justamente ao contrário?




Como relatado ateriormente ou talves no outro tópico que estão discutindo a mesma coisa, houve o desejo de adquirir um kit de réplica de um CJ. Basicamente isso.


E tem mais, mesmo que necessário ou desejado FABRICAR um chassi de Jeep, ou mesmo um lote de número reduzido, afirmo que é mais fácil que restaurar o mesmo número de chassis originais.

Agora concluindo definitivamente: Nada dessa discussão se valerá se nunca houver pessoas interessadas em adquirir um Jeep. E isso eu "acho" que existe, pois neste fórum mesmo está cheio de pessoas que investem o que for possível para conservar suas viaturas.

Abraços a todos

Aqui você chegou no ponto que se vc analisar vai perceber que falou tudo PESSOAS INTERESSADAS EM ADQUIRIR JEEPS SIMPLES E IGUAIS pagando 30 mil por uma réplica enquanto gasta 15 num usado e mais 15 pra deixar do jeito melhor que a replica.

Reforma de chassis completa: uns 3 mil com cintas de reforço, suportes novos, pintura eletrostática e sem problema de doc ok? (nada de chassis do Devasso ou algo assim, estou falando de simples reforço e reparo de trincas e alinhamento)

Por fim é isso, vc faz uma réplica pro 30 mil e não consegue vender proque oc ara entra no mercadolivre e acha um jeep veio de 7 conto e gasta 20 em cima e fica do jeito dele com a "pentiadeira" que ele quer, cromadões, rodões (que importa mais o tamanho do pneu do que o motor e cambio que ele usa) e tá lá o felizão todo fim de semana passeando do mesmo jeito, com a vantagem de NÃO TER DÓ do veiculo (se é que isso é vantagem)


entendeu proque será que quem TRABALHA com isso te fala que é zica, será que já nÀo pensaram ou tentaram??? é que o rodrigo da iron parts numv eio falar, se ele ver o topico talvez te diga as tentativas dele mas só o praiaseca o bill já falam por isso, eu tentei montar uma mera oficina e consultoria e nào deu tempo ne certo... enfim nào é balde de água fria, mas é ser realista principalmente, achar que vai conseguir fabricar peças e ter fornecedores e pagar menos inclusive impostos do que uma montadora que tme departamentos pra isso, é ilusão, me perdoe

Dodger
25/01/2009, 11:39
A ideia é muito legal. Mas num querendo jogar água fria, isso é economicamente inviável e tecnicamente muito complicado de se fazer. e o mercado muito restrito.

Mas talvez a contrução em série de um chassi novo pra vc montar um Jeep já seja uma coisa muito interessante. Um chassi novinho, repensado em termos como resistencia e segurança, já projetado para receber sistema de suspensão e mecanica mais moderna e barata, carroceria de fibra CJ, etc já seria um bom começo pra quem for montar um Jeep e dando um leque maior de opções, dese montar um jeep de passeio com motor e suspensão de opala 4 cil por exemplo ou um fora de estrada bruto

Boaventura
25/01/2009, 11:51
Pessoal,

Continuando com discussão...

Aproveitando a deixa do Renato Fraga...

“O argumento e idéia do Rafael acredito, se vale para aquelas pessoas que desejam iniciar no off road, porém têm dificuldades em encontrar um veículo satisfatório, e não conseguem entender o porque de pagar o que se pede nos Jeeps de 20, 30 40 anos que necessitarão de mais uma boa quantia de investimento para se tornar apto e seguro para o uso. Querem um bom ponto de partida para o hobby.
Como já dito anteriormente, destinado para aquelas pessoas que querem um Jeep em ótimas condições, porém não conhecem nada do assunto.
Ou ainda para aqueles SIMPLESMENTE APAIXONADOS POR JEEP.”

Devemos acreditar na idéia, na verdade é que no mundo off road e tratando-se de jeeps, a procura da personalização é muito grande o que encarece o investimento, mas vou fazer uma comparação com o off road de motos que já participei deste meio... você vê nas trilhas 05 até 10 CRF 230, os caras pagam R$ 10.000 na moto nova e não mechem nada e ainda todas da mesma cor!!! Todos possuem a mesma moto e são felizes e apaixonados. Isto pode servir de exemplo aqui, fabricar 10 jeeps nas configurações já mencionadas conforme abaixo talvez seja ruim para aqueles que já conhecem de jeep, mas para aqueles que não tem o conhecimento e ficam com a bulga atrás da orelha seria um alívio saber onde encontrar um exemplar já pronto, revisado e em excelentes condições no mercado.

SUGESTÃO DA CONFIGURAÇÃO:
-> Jeep em fibra
-> Chassi novo
-> Motor opala 4 todo feito (zerinho), ignição eletrônica ou AP
-> Caixa revisada chevette 4 marchas
-> direção vw nova
-> freio disco dianteira
-> pneus 50 on 50 off
-> bancos confortáveis em couro (concha)
-> santo antônio
-> lanternas novas, instrumentos painéis novos
-> etc


A produção de 10 exemplares/mês deste modelo que é básico, mas confiável é viável em vez de comprar um de 15K usado, sabendo que vai gastar mais 15 K para reforma e troca das peças danificadas.

Já falei anteriormente e reforço, não estamos falando de um jeep com bloqueios, suspensões preparadas, direção hidráulica, ar condicionado, pneus 33” ou 35”, mas sim de um exemplar modesto dentro das características off road para iniciantes, mas pronto para andar, sem precisar revisões, trocar isso, aquilo, pintar, etc...

A idéia é ajudar aqueles que desejam entrar no mundo off road e com relação a documentos tenho um amigo que legalizou o dele como protótipo aqui em Santa Catarina e gastou 3.000k, este vejo que não é o problema.
Agora imaginem vocês, antes de conhecer de jeep, não conhecer nada de mecânica, saber que alguém tem para vender 10 jeeps “novos” de cores diferentes que é só escolher e botar a bunda dentro e andar e pagar 20.000k não seria ótimo?? Quanta economia de dor de cabeça eim?!!??:concordo:

Para refletir:

Não podemos avaliar a compra das peças praticadas no mercado, mas sim comprando do fabricante e em maiores quantidades;

Não podemos comprar o custo da produção de um jeep básico com o custo do investimento para deixar o jeep pronto para trilhas pesadas;

Não podemos comparar o valor de um pneu MUD (950k/unid.) com um Fronteira (300 k/unid.);

Enfim, a discussão vai continuar e a desistência da idéia da fabricação deste modelo está infinitamente longe de acabar.

Boaventura
25/01/2009, 13:09
Estou vendo que o tópico ainda vai virar polêmica!!:concordo::dance:

Leri
25/01/2009, 16:56
Estou vendo que o tópico ainda vai virar polêmica!!:concordo::dance:

Na verdade vc deveria trocar seu NICK, coloca KI-aventura.

Isso tudo que vc quer fazer é um sonho!!!

Muitos já tiveram esse mesmo sonho e acordaram quebrados e devendo oque não tinham.

A realidade não aceita sonhadores.

Boaventura
25/01/2009, 17:38
Leri...

Com relação a troca de nick você deve observar que meu sobrenome é boaventura e provavelmente você não leu todo o tópico onde me refiro em juntar as peças das pessoas que aqui no fórum sobrevivem no seu dia a a dia de jeep. Portanto não é uma idéia para mim, mas para aqueles que produzem peças no fórum é junt-las e produzir, ok?

rubensx
25/01/2009, 18:07
Leri...

Com relação a troca de nick você deve observar que meu sobrenome é boaventura e provavelmente você não leu todo o tópico onde me refiro em juntar as peças das pessoas que aqui no fórum sobrevivem no seu dia a a dia de jeep. Portanto não é uma idéia para mim, mas para aqueles que produzem peças no fórum é junt-las e produzir, ok?

deixa entender você relamente leu oque eu postei? ou simplesmente não entendeu?


Teu chassis tá ai:
http://www.chassisfortaleza.com.br/

Tua carroceria tá ai:
http://www.fiber4x4.com.br/

tenta montar e depois me fala coloquei até valores e te PROVEI que nào dá certo, ams vai lá tenta...

Boaventura
25/01/2009, 18:52
Rubensx,

Podes ter certeza que li tudo que você postou e sinceramente não concordo com sua opinião, na verdade nossos objetivos estão divergidos no seguinte:

Eu quero um jeep barato, simples, "popular" para que pessoas possam comprar e iniciar no off road sem dores de cabeça.

Você deseja montar um super jeep, com as melhores e mais caras peças do mercado...

Podes ter certeza se você começar a pensar na mesma linha que eu vais começar a entender o objetivo da coisa...

Breve exemplo:

Carroceria na Fiber você diz que um caixote é 4.000 e temos aqui no fórum o Doglair fazendo completa com paralamas, grade, capô por 2.800. E todo mundo elogiando!!

Motor opala ou AP, para que melhor me diz, para quem está iniciando??

Vai botando na ponta do lápis e fácil você vai chegar em uma diferença absurda!!!

Ainda vamos nos entender!

cRiPpLe_rOoStEr
25/01/2009, 19:15
a idéia de produzir réplicas do jeep me parece boa, mas por menos de $35000,00 eu não acredito que seja possível... uma s10 advantage cs custa $46000,00 e é 4x2, e se fosse 4x4 dificilmente sairia por menos de 53000,00...

tio_mica
25/01/2009, 19:22
Creio que seja infinitamente mais facil restaurar o willys do que fazer todo um carro novo em cima, além de evitar os problemas burocraticos e os impostos.
Uma coperativa que compre os jipinhos pelados, e arrume tudo e coloque uma mecanica moderna, derrepente criando até mesmo uma nova carroceria de fibra tal como o XIRÚ, e assim vender os jeeps restaurados e prontos pro uso. Veja bem não seria uma oficina de prepração de jipes, mas sim uma restauradora padronizada, produzindo jipes com a mesma configuração, etc. Possibilitante assim uma diminuição no custo das peças e no preço final dos nossos amados.

rubensx
25/01/2009, 19:27
Pois é Rafa vc nào entendeu... o problema é justamente o publico alvo

Quem quer jeep não quer carros simples que sabe que ao passar a priemira trilha vai se irritar...

quem quer essa simplicidade e valor baixo pega um samurai usado algo asism nunca vai tentar com um carro ZERO e tão pouco vai investir em um carro que vai ter com certeza de investir mais em 2 trilhas....

veja nÀo estou falandod e superjeep não estou falando de contas simples:

que seja a carroceria do douglair:

faz a conta, pesquisa ai (peças novas vc disse)

Carroceria:
Parabrisas:
Motor (qualquer motor atual de manutenção barata e injeção pois carburador não existe mais ninguém fabrica):
Cambio:
Reduzida:
Tanque de combustivel:
Eixos:
Rodas:
Pneus:
Parte elétrica:
Sistema de direção:
Sistema de freios:
Pintura e acabamentos:
Bancos:
Relógios:
Sto antonio, estribo e suporte de estepe:
Molas (de toyota de preferencia mas pode ser original se quiser):
Cardãs:
Por ultimos coisinhas como sintos, volante e etc...

Pega por favor esses valores o mais barato que encontrar e coloca ai e soma, lembra... tudo novo e nem citei o chassis do www.chassisfortaleza.com.br que julgo ser a melhor alternativa do que construir um ou reformar, masss.

Depois com esses valores em mãos, lembra que vc tem de ter empresa com nome aberto, pagar impostos, passar pelo INMETRO ou ser uma empresa credenciada para comercialização ao menos (do tipo que a BERNARDINI foi quando recuperava os jeeps e repotencializava pro exercito).

Só um conselho, preze por qualidade nos freios (a disco no minimo com dimensionamento suficiente pra um carro de grande porte) e sistema de direção pode nào ser hidraulico, mas crie com uma caixa nacional de baixa manutenção e que aguente no minimo um pneu 31 polegada.

Isso é o basico que citei ok? BASICO qualquer carro simples tem, num tem luxo ai não, mal coloquei limpadores de vidro, injetores de agua no parabrisas, sistema de partida a frio, nem direção hidraulica nem nada... em absoluto

Faz o calculo ai e depois volto

EU já fiz e não foi 1 nem 2 vezes e no final vc me fala

Boaventura
25/01/2009, 19:48
Rubens,

Excelente meu amigo vou fazer sim os cálculos juntamente com o nome das empresas que estão vendendo os mesmos.

Também quero deixar bem claro que não estou te contrariando, pelo contrário quero fazer minha contribuição para o fórum.

E aproveito o ensejo para te agradecer pela importância que você está dando ao tópico.

Vamos aprender e amadurecer juntos!

Abraço 4x4!

rubensx
25/01/2009, 20:11
Ralaxa Rafa... faz o que te disse, além de ser legal pra vc ter contatos e saber valores (que depois te dá orgulho de ter motnado vc mesmo seu carro0 vc vai constatar o que constatei, dai vai entender melhor, com uma visão mais ampla do que é tudo isso e do publico alvo

eu tb estou aqui pra aprender e só estou repassando o que aprendi e como foi!

;-)

faz a lista sem pressa e coloca ai a base de calculo ok?

abraços

alexandre roveri
25/01/2009, 20:17
Alguem aqui se lembra do Quatrax ????
Era exatamente isso simples e barato. E não vingou. Uma pena
:cry:

Boaventura
25/01/2009, 20:34
Rubinho...,

Só lembrando...

Já tenho meu jeep 1951, podes olhar na minha assinatura e terá uma noção, estou de abril de 2008 até hoje em reforma e colocando muita coisa nova e original e não é meu interesse fabricar o jeep, mas despertar o desejo daqueles de estão nestes negócios relacionados a fabricação de peças e tal.

Fiz por cima a relação vamos discutir ela, joguei valores que considero estarem praticados no mercado.

Segue...

Carroceria: 2.800
Parabrisas: 400.00
Motor (qualquer motor atual de manutenção barata e injeção pois carburador não existe mais ninguém fabrica): ap 4.000
Cambio: 300,00 chevette + 300 flanges
Reduzida: 1000,00 willys
Tanque de combustivel: 180,00
Eixos: 2.000,00
Rodas: 600,00
Pneus: 1500,00
Parte elétrica: 400,00
Sistema de direção: 1.000,00
Sistema de freios: 600,00
Pintura e acabamentos: 2000,00
Bancos: 600,00
Relógios: 150,00
Sto antonio, estribo e suporte de estepe: 200,00
Molas (de toyota de preferencia mas pode ser original se quiser): 1200,00
Cardãs: 600,00
Chassi: 3.000,00
Outras peças em geral (cinto, botões, etc): 1500,00
Total: 24.330

Renato Fraga
25/01/2009, 20:45
É isso ai Rubenx, respeito sua posição e opinião.

A discussão tá quente porque mexe justamente com a emoção e a razão de todos nós amantes do Off road.

A idéia do Rafael é bem simples, basicamente uma "montadora" no sentido mais literal que a palavra pode representar, juntando as peças praticamente, trabalhando com parcerias interessadas no mesmo objetivo, mas você mesmo já citou e provou, isso basicamente já existe, e não foi a fórmula para transformar ninguém em milhonário.

Talvez quando a oferta de Jeeps for bem menor do que atualmente no mercado isso se torne viável.

Porém é uma idéia digna de apreciação e avaliação, por todos os "interessados". Isso envolve dos fornecedores até os consumidores em potencial.

Na prática não existe ainda nada nos moldes que o Rafael tá sugerindo. Português 4x4, X4, Josewal, acredito eu são oficinas que reformam Jeeps sem muito radicalismo como outras supracitadas, dependendo então basicamente da procura por interessados em reformar um Jeep coisa que a maioria sabe que é arrumar sarna pra se coçar. Portanto, afugenta muita gente.

Relatos fundamentados como o seu servem para nortear e talvez ainda colocar na terra alguns pensamentos aéreos, porém não gostaria que a iniciativa fosse desconsiderada e engavetada. Afinal de uma iniciativa como essa nasceram várias empresas que nos servem.

Imagina qual seria o juizo a se fazer de uma pessoa que à 19 anos atrás resolvesse começar a fabricar chassis para Jeeps??? À 11 anos resolveu começar a fazer carrocerias de fibra para Jeeps??? Que resolvesse basicamente montar uma empresa para produzir exclusivamente acessórios para Jeeps (maceral) ???? Mais simples ainda, montar uma oficina especializada tal como muitas que conhecemos???? Loja especializada???? Na certa já foi chamado de louco entre outras coisas. Concordo que teve muita gente que veio e já foi, mas muitos estão aí e se mantêm graças à nossa paixão.

Assim prefiro que seja melhor apreciada, com opiniões dos fornecedores de produtos necessários e também de pessoas potencialmente interessadas na compra de um veículo.

Eu sei que quando temos uma experiência negativa em algum negócio, ficamos "escaldados" e preocupados em alertar aqueles que se encaminham para o mesmo lado. Já passei por coisa do tipo.
Porém a questão aqui é um pouquinho diferente exatamente no sentido de dividir com mais pessoas a idéia do negócio em forma de cooperação.


Grande Abraços a todos.

RBM
25/01/2009, 20:50
Rubinho...,

Só lembrando...

Já tenho meu jeep 1951, podes olhar na minha assinatura e terá uma noção, estou de abril de 2008 até hoje em reforma e colocando muita coisa nova e original e não é meu interesse fabricar o jeep, mas despertar o desejo daqueles de estão nestes negócios relacionados a fabricação de peças e tal.

Fiz por cima a relação vamos discutir ela, joguei valores que considero estarem praticados no mercado.

Segue...

Carroceria: 2.800
Parabrisas: 400.00
Motor (qualquer motor atual de manutenção barata e injeção pois carburador não existe mais ninguém fabrica): ap 4.000
Cambio: 300,00 chevette + 300 flanges
Reduzida: 1000,00 willys
Tanque de combustivel: 180,00
Eixos: 2.000,00
Rodas: 600,00
Pneus: 1500,00
Parte elétrica: 400,00
Sistema de direção: 1.000,00
Sistema de freios: 600,00
Pintura e acabamentos: 2000,00
Bancos: 600,00
Relógios: 150,00
Sto antonio, estribo e suporte de estepe: 200,00
Molas (de toyota de preferencia mas pode ser original se quiser): 1200,00
Cardãs: 600,00
Chassi: 3.000,00
Outras peças em geral (cinto, botões, etc): 1500,00
Total: 24.330


Faltou o valor da mão de obra, mesmo sendo você quem vai fazer, tem que calcular para se ter algum lucro

Como a Gurgel foi citada lá em cima, a fabriga estava aberta enquanto vendia para o Governo (superfaturado), quando perdeu o contrato, quebrou, não tinha como fazer um carro com valor competitivo no mercado.

cRiPpLe_rOoStEr
25/01/2009, 20:56
comprando peças no atacado, algumas delas vêm sem as embalagens usadas quando são compradas avulsas, ou com embalagens mais simples e até reaproveitáveis apenas para proteger alguns componentes mais sensíveis ao transporte, ja se consegue alguma redução no preço...

lasaromilagres
25/01/2009, 21:03
Caro amigo exelente ideia, ajuste bem estes valores, faça uma planilha mais tecnica pra nao se asustar. eu prefiro pagar de 30 a 40 mil por um "prototipo" como foi comentado do que sair por ai juntando peças em ferro velho, pra fazer exatamente o que voce esta propondo, ter poder de compra das peças, ter assistencia tecnica, ter respaldo tecnico, (falo isto porque gosto do 4x4 e tambem de oficinas como todos voces, mais o tempo e que falta né, se achar pronto melhor!), efim tô dentro da ideia, sou o comprador/colaborador do primeiro, façam as suas reservas. vou continuar acompanhando.

Boaventura
25/01/2009, 21:06
RBM,

Os profissionais continuarem com suas atividades normais a produção é mais um produto/serviço.

Tens razão com relação a mão de obra, ainda falta mais coisas, ams foi um exemplo para ampliar e ter uma base do custo inicial... claro eu particularmente acho que muita coisa ainda da para reduzir, valor atacado, os mesmos produzindo mais peças, etc...

É uma idéia, vamos bater a cabeça e chegar numa conclusão!!

Boaventura
25/01/2009, 21:14
Grande Lasaro,

São pessoas como você que podem fazer com que o negócio siga adiante, isso que eu queria ouvir e vejo que este é o motivo de encabeçar a idéia "...mais o tempo e que falta né, se achar pronto melhor!), efim tô dentro da ideia, sou o comprador/colaborador do primeiro, façam as suas reservas. vou continuar acompanhando."

E para você qual a média de valor igna para um veículos desses?

maxdelta
25/01/2009, 21:15
Eu tenho um projeto, sonho de criança de criar um veículo a partir do zero, com muitas peças novas e algumas peças recondicionadas. Fiz esta planilha pra ter uma idéia básica dos gasto, alguns preços q vcs notarem q não são de produtos novos automaticamente são recondicionados, fiz esta planilha no início de 2007, nela está tudo q necessita um veículo 4x4 pra rodar basico, com um ou 2 enfeites. Lembrando q o veículo em questão não é uma réplica do CJ, mas uma mistura de muitos 4x4, que desenhei e redesenhei, infelizmente abandonei o projeto assim q terminei a planilha, e seguirei apenas construindo uma gaiola. Segue a planilha:

Motor(bloco, cabeçote, carburador)
R$ 6.000,00
Cambio
R$ 2.000,00
Embreagem(kit completo)
R$ 1.000,00
Caixa de Redução
R$ 2.000,00
Caixa de Direção
R$ 1.000,00
Ponteiras da direção
R$ 500,00
Barra da Direção
R$ 500,00
Volante
R$ 150,00
Comando
R$ 60,00
Painel
R$ 60,00
Velocimetro
R$ 100,00
Conta-giro
R$ 100,00
Tacômetro
R$ 100,00
Indicador de óleo
R$ 10,00
Indicador de combustível
R$ 10,00
Led 4x4
R$ 10,00
Led Freio de mão
R$ 10,00
Led Lanterna
R$ 10,00
Led Farol alto
R$ 10,00
Led Seta
R$ 10,00
Motor limpador de para brisa
R$ 100,00
Paletas
R$ 60,00
Suporte das Paletas
R$ 60,00
Para brisa
R$ 100,00
Bancos Dianteiros
R$ 300,00
Faróis
R$ 120,00
Pisca
R$ 60,00
Lanterna
R$ 30,00
Farol auxiliar
R$ 60,00
Santo Antônio
R$ 850,00
Chassi
R$ 3.000,00
Mola espiral 4
R$ 800,00
Suporte de molas
R$ 200,00
Amortecedor
R$ 400,00
Eixo dianteiro
R$ 3.000,00
Eixo traseiro
R$ 3.000,00
Eixo cardã Dianteiro
R$ 1.000,00
Eixo cardã Traseiro
R$ 1.000,00
Tanque de Combustível
R$ 300,00
Bóia de Combustível
R$ 30,00
Chicote (especificar o metro do fio)
R$ 150,00
Retrovisor lateral e central
R$ 200,00
Protetor de tanque
R$ 100,00
Para-choque dianteiro
R$ 400,00
Para-choque traseiro
R$ 400,00
Snorkel
R$ 200,00
Cano de descarga
R$ 600,00
Extensor do cano de descarga
R$ 600,00
Filtro de Ar
R$ 120,00
Polias
R$ 120,00
Correias
R$ 120,00
Radiador
R$ 200,00
Bomba de Direção Hidráulica
R$ 600,00
Filtro de combustível
R$ 20,00
Filtro de óleo
R$ 20,00
Rodas 5
R$ 500,00
Pneus 5
R$ 3.000,00
Freio dianteiro
R$ 1.200,00
Freio Traseiro
R$ 1.200,00
Tapete
R$ 400,00
Cinto de segurança 4
R$ 300,00
Estribo
R$ 200,00
Carroceria
R$ 4.000,00


Custo de documentação
R$ 5.000,00

Total

R$ 47.760,00

Boaventura
25/01/2009, 21:32
Max Delta,

Grande amigo que nos abrilhantou com ela planilha, mas... tem muita coisa acima do valor praticando no mercado, mas foi excelente!!!!!

Olha que muito produtos estão subfaturados em??? to brincando, mas da para reduzir tranquilo 35% a 40% do total utilizando produtos mais populares...

Muito obrigado por dividir seu projeto conosco só assim vamos poder amadurecer nossas idéias!

Abraço!

maxdelta
25/01/2009, 22:10
Max Delta,

Grande amigo que nos abrilhantou com ela planilha, mas... tem muita coisa acima do valor praticando no mercado, mas foi excelente!!!!!

Olha que muito produtos estão subfaturados em??? to brincando, mas da para reduzir tranquilo 35% a 40% do total utilizando produtos mais populares...

Muito obrigado por dividir seu projeto conosco só assim vamos poder amadurecer nossas idéias!

Abraço!

Se vc pensar por um lado, pense nos eixos, qual eixo utilizar? Dana 44 ou eixo de toyota, o dana é melhor por inúmeros tipos de relações. Ai vem a pergunta novo ou usado? Novo, poderiamos pegar o de troller, de preferencia já com eixos flutuantes, não sai por menos de 5 mil cada, purinho purinho, sem freio, o dianteiro sem cubo, só muito mal os semieixos. Usado, podemos pensar o do rural, de preferencia canela grossa, mas ai entramos numa discussão lá trás, é velho!! Bom, é! Mas não sabemos a procedencia provavelmente já foi até soldado!

Motor gasolina, preferia flex, quando criei a planilha estava pensando em um motor de opala carburado, mas com blower, pois não queria turbinar. Um motor zero, deve tá caro, um de opala usado deve ser no máximo $1000, preparar, adaptar suportes(vai se fazer novo, mas tem que calcular, não é só chegar e colocar).

Chassi e carroceria, apesar de eu ter desenhado eu colocaria outras pessoas, pra fazê-lo, não mexo com solda tem uns 4 anos, e mesmo assim muito mal, sei soldar um portão, só isso e é um péssimo serviço, sei mexer com fibra, mas é bem poquinho, só o q todo mundo sabe fazer!!!

Esse é um preço de pechincha, mas minha tabela é mais completa, essa é uma palhinha, na minha aqui tem especificação de peça a peça, pois já era como se fosse licitação, tudo arranjado é só comprar!

Documentos: TUDO mas TUDO com nota fiscal, vc não vai passar vexame lá no inmetro pra conseguir o CSV, pra finalmente emplacar, eles vão olhar tudo, são engenheiros, e eu sou o cara q completou o 2 grau(uff pra q estudar mais), ele não apenas olhar, e dizer é seu carro tem cinto, tem exintor, tem macaco e chave de roda, esqueci destes detalhes, coloca mais $150. Bem, no brasil não é dificil fazer um carro deste, mas é algo pra fazer pra si mesmo, ou, ou, tentar, montar um negócio proprio, com muita mas muita responsabilidade! Já parou pra pensar se morre alguem no carro q vc fabricou e a pericia constata q é erro de projeto!!!! Ai meu Deus, não gosto nem de pensar!

Rapaz um belo conselho, faça o carrinho pra vc, ou coloca a mão na massa ou contrate uma pessoa como um amigo meu e respeitado profissional mecânico, já fez vários carros sob encomenda, do zero(Willys, lembra o carro mas é outro veículo, já fez um carro tipo um hummer) talvez se vc estiver em Friburgo eu agendo um dia pra vc conhecê-lo.

Boa sorte!

Boaventura
25/01/2009, 22:38
Max...

Já tenho o meu e estou muito contente é um 51, poder vê-lo na minha assinatura... só estou instigando o pessoal, pois imagino que possuímos as pessoas certas é só reunir o pessoal e por em prática.

Abraço e obrigado pelas informações!

maxdelta
25/01/2009, 22:58
Max...

Já tenho o meu e estou muito contente é um 51, poder vê-lo na minha assinatura... só estou instigando o pessoal, pois imagino que possuímos as pessoas certas é só reunir o pessoal e por em prática.

Abraço e obrigado pelas informações!

Sabe o q dá mais lucro em uma concessionária, land rover e jeep?

Peças e acessórios; primeiro peças, tais veículos importados são de rara aquisição de peças, e no caso do segundo, já viu uma land defender sem nenhum acessório? Dificil né, e acessórios reconhecidos pela fábrica são carissimos!

No ramo automotivo, o q dá mais lucro? Fazer o carro, ou reposição de peças?

Aqui encontramos quem faça uma carroceria toda em Fibra, muito bom não enferruja, interessados? quem percebe que reforma seu carango ficaria bem mais caro do q já pegar uma carroceria de fibra, q nunca mais precisaria reformar! Cliente satisfeito! Até eu pensei em colocar minha band toda de fibra, gastei 5 mil da reforma e vai precisar de outra em pelo menos em 2 anos! Haja lata!

Chassi, a numeração do chassi até já foi embora, não sobrou quase mais nada mas a mecânica tá lá, um documento, e vc pode ter um chassi novinho, sem precisar as vezes ninguem saber!!!!:twisted::twisted::twisted:

Aqui no forum trocamos experiencias, vendemos e compramos peças, mas só algo de reposição imediata! Acessórios, quem não gostaria de ter um alargador de paralama no carro, pagando menos q um acessório comprado em uma loja!

Sinceramente, no Brasil qualquer projeto mirabolante fica dificil de ser realizado.

Mas acabei de me lembrar, procure na seção engesa, fábrica de sonhos os carros parecem ser novos, pelo menos chassi e carroceria, acho q nick é Bigua, ele é a pessoa certa pra conversar sobre isso!

Quanto a gaiola do meu projeto, 3º, acredita? Vou começar a procurar as peças amanhã!!! O primeiro projeto era um coupê, o segundo era um jipe, o terceiro uma gaiola, o 4º era um conversível coupê, o 5º é um jipe, esse vou gastar menos do q tudo! vai ser de controle remoto:mrgreen::mrgreen:!

Boa sorte e se quiser trocar idéias estou as ordens!!!!

cRiPpLe_rOoStEr
25/01/2009, 23:05
vale lembrar que o blindado plasan sandcat, de fabricação israelense, é montado por uma cooperativa... http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=50344 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=50344)
http://www.plasansasa.com/ (http://www.plasansasa.com/)
são outros 500 mas... caso encontre alguns parceiros na tua região que encarem a idéia, vai fundo...

maxdelta
25/01/2009, 23:27
vale lembrar que o blindado plasan sandcat, de fabricação israelense, é montado por uma cooperativa... http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=50344 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=50344)

Adorei a f250. Pensei ano retrasado, quando eu tinha uma s10 cabine dupla transforma-la em jipe, é melhor vender e comprar outro carro, mais simples!!! Ou então aproveitar a mecânica e o chassi, do painel pra frente q nem essa f250, apesar q ela só tem mesmo a frente!!!


[/URL][url]http://www.plasansasa.com/ (http://www.plasansasa.com/)
são outros 500 mas... caso encontre alguns parceiros na tua região que encarem a idéia, vai fundo...
Bonito o bichinho ein!! To sem palavras!!

cRiPpLe_rOoStEr
25/01/2009, 23:44
Pensei ano retrasado, quando eu tinha uma s10 cabine dupla transforma-la em jipe, é melhor vender e comprar outro carro, mais simples!!! Ou então aproveitar a mecânica e o chassi, do painel pra frente q nem essa f250, apesar q ela só tem mesmo a frente

eu tb ja pensei em fazer esse tipo de adaptação... encurtaria um chassi de s10 e faria uma carroceria como a da versão de duas portas da blazer americana, só um pouco menor...

cRiPpLe_rOoStEr
25/01/2009, 23:51
voltando ao assunto: no caso de usar um motor como o ap, que ja foi produzido com carburador, eu usaria uma injeção tbi... a injeção multiponto tem suas vantagens, mas se o negócio é limitação de custos talvez não seja a pior opção...

lasaromilagres
25/01/2009, 23:59
Caros companheiros acho a ideia da "replica ou criação" uma opção boa pra quem quer comprar agilidade, praticidade e conhecimento porque vai pegar no ato o que as pessoas vem testando a tempo, porque nao adianta pagar 5 ou 10 mil por um 4x4 e depois gastar mais 20 mil e justificar unicamente por "prazer" prazer mesmo é ligar a chave e tocar em frente, nao é sair de oficina pra oficina e de ferro velho pra ferro velho. veja o que eu gastei pra reformar uma F75 (usando a planilha de nosso amigo)

Motor(Q20B completo, filtros, capa seca etc)
R$ 5.000,00
Cambio
R$ 1.800,00 4 machas f1000 com flange
Embreagem(kit completo)
R$ veio no motor
Caixa de Redução
R$ veio na pick up
Caixa de Direção
R$ 500,00 do versales com coluna volante e seta (hidraulica)

Barra da Direção
R$ 200,00

Comando
R$ 60,00
Painel
R$ ja veio
Velocimetro
R$ 50,00
Conta-giro
R$ 50,00
Tacômetro
R$ 50,00
Indicador de óleo
R$ 10,00
Indicador de combustível
R$ 10,00
parte eletrica geral fiação,Led 4x4; Led Freio de mão,Led Lanterna, Led Farol alto,Led Seta ,Motor limpador de para brisa ,Paletas ,Suporte das Paletas, lentes novas, lampadas todas, enfim tudo novo.
R$-1.300,00
Para brisa
R$ 80,00
Bancos Dianteiros
R$ 150,00 zero do palio
PREÇO DA COMPRA INICIAL
R$ 1.800,00 SÓ A PICKUP
documentos atrazados 1.200,00
Molas e jumelos band na frente
R$ 1.500,00 instalados
lanternagem completa R$1.500,00
pintura completa PU R$2.500,00
forração completa tapeçaria 1.200,00
Amortecedor
R$ 280,00 os 4
Tanque de Combustível
R$ 80,00 do gol
Bóia de Combustível
R$ 30,00 da brasilia
Retrovisor lateral e central
R$ 80,00 os tres

Para-choque dianteiro
R$ 100,00 de chapa
Para-choque traseiro
R$ 200,00 de chapa

Cano de descarga
R$ 400,00 todo completo da d20

Filtro de Ar
R$ 20,00 so elemento

Radiador
R$ 200,00
Filtro de combustível
R$ 20,00
Filtro de óleo
R$ 20,00
Rodas 5
R$ 700,00 da L200
Pneus 5
R$ 2.000,00 31x10.5 maxxis
Freio dianteiro a disco zero com hidrovacuo
R$ 700,00
Freio Traseiro
R$ 200,00 revisado
Tapete
R$ 100,00
Cinto de segurança 3
R$ 90,00



Custo de documentação para diesel
R$ 3.000,00

Total

R$ 27.180,00 se nao esqueci alguma coisa.

Entao veja voces, só aproveitei o chassis com os eixos e os documentos, sera que com profissionalismo e experiencia na daria pra se fazer coisa melhor e mais barata? com este valor compraria uma L200 ou toyota, com ar etc e tal, sem adptaçoes. enfim tem que gostar.

rubensx
26/01/2009, 10:06
virge L200 por 27 mil? me dá duas por favor, onde eu assino o cheque?

então

agora cadê a mão de obra? tá tudo incluso?

Se você monta pra você apenas, ok não vai precisar de inmetro, laudos, impostos nem nada, a partir do momento que vira uma linha de produção mesmo que for uma cooperativa tem de pagar imposto, carteira assinada dos funcionarios que construirem os brinquedos e etc


eu continuo afirmando, não existe 4x4 barato, existem os mais arrebentados e os mais inteiros, agora usar a reduzida original willys (que um dia acaba as carcaças) cambio original e motores carburados pra mim nào é solução é apenas mais uma oficina de 4x4 que motna o que vc pede como o josewal, portugues ou X4 simples assim

Leri
26/01/2009, 10:20
Caros companheiros acho a ideia da "replica ou criação" uma opção boa pra quem quer comprar agilidade, praticidade e conhecimento porque vai pegar no ato o que as pessoas vem testando a tempo, porque nao adianta pagar 5 ou 10 mil por um 4x4 e depois gastar mais 20 mil e justificar unicamente por "prazer" prazer mesmo é ligar a chave e tocar em frente, nao é sair de oficina pra oficina e de ferro velho pra ferro velho. veja o que eu gastei pra reformar uma F75 (usando a planilha de nosso amigo)

Motor(Q20B completo, filtros, capa seca etc)
R$ 5.000,00
Cambio
R$ 1.800,00 4 machas f1000 com flange
Embreagem(kit completo)
R$ veio no motor
Caixa de Redução
R$ veio na pick up
Caixa de Direção
R$ 500,00 do versales com coluna volante e seta (hidraulica)

Barra da Direção
R$ 200,00

Comando
R$ 60,00
Painel
R$ ja veio
Velocimetro
R$ 50,00
Conta-giro
R$ 50,00
Tacômetro
R$ 50,00
Indicador de óleo
R$ 10,00
Indicador de combustível
R$ 10,00
parte eletrica geral fiação,Led 4x4; Led Freio de mão,Led Lanterna, Led Farol alto,Led Seta ,Motor limpador de para brisa ,Paletas ,Suporte das Paletas, lentes novas, lampadas todas, enfim tudo novo.
R$-1.300,00
Para brisa
R$ 80,00
Bancos Dianteiros
R$ 150,00 zero do palio
PREÇO DA COMPRA INICIAL
R$ 1.800,00 SÓ A PICKUP
documentos atrazados 1.200,00
Molas e jumelos band na frente
R$ 1.500,00 instalados
lanternagem completa R$1.500,00
pintura completa PU R$2.500,00
forração completa tapeçaria 1.200,00
Amortecedor
R$ 280,00 os 4
Tanque de Combustível
R$ 80,00 do gol
Bóia de Combustível
R$ 30,00 da brasilia
Retrovisor lateral e central
R$ 80,00 os tres

Para-choque dianteiro
R$ 100,00 de chapa
Para-choque traseiro
R$ 200,00 de chapa

Cano de descarga
R$ 400,00 todo completo da d20

Filtro de Ar
R$ 20,00 so elemento

Radiador
R$ 200,00
Filtro de combustível
R$ 20,00
Filtro de óleo
R$ 20,00
Rodas 5
R$ 700,00 da L200
Pneus 5
R$ 2.000,00 31x10.5 maxxis
Freio dianteiro a disco zero com hidrovacuo
R$ 700,00
Freio Traseiro
R$ 200,00 revisado
Tapete
R$ 100,00
Cinto de segurança 3
R$ 90,00



Custo de documentação para diesel
R$ 3.000,00

Total

R$ 27.180,00 se nao esqueci alguma coisa.

Entao veja voces, só aproveitei o chassis com os eixos e os documentos, sera que com profissionalismo e experiencia na daria pra se fazer coisa melhor e mais barata? com este valor compraria uma L200 ou toyota, com ar etc e tal, sem adptaçoes. enfim tem que gostar.

Outro que tem de trocar o NICK: FaçoMilagres

Walter L. L. Casitta
26/01/2009, 10:49
Um jipe com motor injetado, um boa caixa de marchas de 5 velocidades e uma CT que não seja a original do CJ por R$50.000,00 é muito barato, agora outro com motor carburado, caixa de chevete e CT originas do CJ por R$20.000,00 e caro.

umberto xxxrrr
26/01/2009, 11:23
Concordo 100% com o Walter.:concordo:

De todo modo, acho a iniciativa válida (nem que como exercício de troca de experiências).
Vejo de antemão a coisa do seguinte modo e deveríamos (em minha humilde opinião) dividir assim:

Opção "1" : Uma "remanufatura" dos CJs , padronizada (inicialmente) , porém com alguma "atualização" (mecânica, fibra...)

Seria vista como um "buggy" (analogia do ponto de vista fabril) e teria um valor venal parecido com o do CJ reformado (não disse "preparado"), imaginemos algo como uns 25 mil, e custo (pelo listado pelos colegas) próximo a isto. :pensativo:

Opção "2": A "fabricação" (vale lembrar que é permitida a fabricação de apenas 3 unidades/ano, sem configurar produção em série) como "artesanal".

Neste caso sim, iria-se pela via-crucis da legalização como protótipo e a "confrontação" seria com veículos mais "modernos" (tentemos imaginar quanto custaria o niva de ainda comercializado zero aqui, coisa de uns 40 mil?).:pensativo:


Identificado qual o caso hipotético, melhor discutiríamos os detalhes.

umberto xxxrrr
26/01/2009, 11:28
Mas a maior dificuldade (questões técnicas e financeiras são passíveis de debate e aperfeiçoamento e solução) é que ao contrário do proposto de início (cooperativa), não parece-me haver interesse dos que hoje trabalham no setor.

Não é uma crítica, é uma constatação de alguns anos lidando com assuntos correlatos e bastante observação. Podemos exemplificar com várias iniciativas na área "On-road/competição/réplicas...".

Renato Fraga
26/01/2009, 11:33
Leri,

Sem querer ser chato, mas seus comentários não estão contribuindo com nada para a discussão do assunto.

Siga o exemplo dos demais, faça considerações substanciais.

Além do mais você está sendo indelicado com as pessoas a quem se referiu e com todos os que estão acompanhando este tópico. Não tô vendo ninguém aqui de brincadeira.

Sem Mais

Marcos ET
26/01/2009, 12:23
Alguem aqui se lembra do Quatrax ????
Era exatamente isso simples e barato. E não vingou. Uma pena
:cry:

Alexandre... vc tirou as palavras dos meus dedos! rsrsrs
PessoALL, além de todas estas considerações postadas aqui no fórum... devo lembrar também do MAHINDRA!

A algum tempo atrás (uns tres ou quatro anos atrás) eu abri um tópico aqui no fórum sobre esta empresa... naquela época a Mahindra ainda estava vindo para o Brasil, e ainda planejava quais veículos lançaria em nosso mercado nacional... Daih eu tive a inocente idéia de uma mobilização aqui no fórum, para solicitar a empresa que também disponibilizasse os modelos que ela AINDA FABRICA... pensei que se a empresa visse esta "brecha" de mercado, ficasse animada em vender aqui no Brasil seus modelos, que sao réplicas dos antigos CJ3B e CJ5...

Porque tou falando isso aqui neste tópico? porque eu também sou apaixonado por Jeeps de verdade (sinto muito, juro que nao estou querendo briga com Trolleiros, Suzukeiros, Landeiros e Niveiros) e também tive o sonho de construir viaturas com status de "Zero KM"... também sonhei com aquelas histórias de internet sobre alguém ter encontrado caixas de madeira com diversos Jeeps ainda desmontados dentro delas....

MAS, é justamente por gostar tanto de jeeps que ainda acho que seria mais interessante, quem sabe?!?, de uma grande mobilização (do tamanho da tal cooperativa) para mostrar àquela empresa que existe público alvo para alguns outros produtos que ela nao trouxe para o Brasil?? (RUBENSX, eu nao sei nada de público alvo, entao qqr coisa pode me corrigir, ok?)

Vejam algumas fotos de alguns MAHINDRA, só pra refrescar a memória de vcs... lembro também que esta empresa funciona hoje em Manaus... isso! aqui mesmo no Brasil.....

Vejam:

Marcos ET
26/01/2009, 12:31
Aqui tem mais umas fotos.. e uns links...

http://www.film.queensu.ca/cj3b/World/India.html
http://www.film.queensu.ca/cj3b/World/MahindraPhotosPart2.html
http://www.mahindra.com.br/

Claro que os preços sao um capítulo à parte... e também levo em consideração que estou falando aqui de um veículo 100% Zero Km.... perfeitamente documentado, estando em outra realidade se comparado à proposta inicial de construção de um "jeep novo" com peças usadas...

Estas sao algumas das especificações do "CJ5" com caçamba de Pick-Up:

Pick-Up > Mahindra Pik-Up > SpecificationsENGINE

Engine MDI 3200 TC A (Direct Injection Diesel)
Type 4 stroke,4 Cylinder, Inline
Cubic Capacity 2523 cc
Max. Engine output 46.3kW @3200 rpm (63 HP)
Max Torque 18 Kgm @1500 rpm

GENERAL SPECIFICATIONS

Clutch type Single dry plate 240mm.dia.
Transmission Type 4speed, 4forward, 1reverse
Transfer Case (for 4WD only) Type:2 speed, single shift lever located on floor

Ratio : High 1:1, Low 2.46 :1
Front Axle 2WD:Dead Tubular

4WD: Full floating hypoid
Rear Axle Full floating hypoid

STEERING

Steering Recalculating ball type with “U” joint.
Turning radius 6.35m

BRAKES

Type Hydraulic, tandem master cylinder with vacuum assisted Servo.
Front Disc & calliper type (113mm)
Rear Drum type(279.4x50.8HNSS)
Parking Internally expanding, operates on rear wheels. Hand lever & cable type

WHEELS & TYRES
Tyre 7.00R15 Opt.P235/75R15

SEATING CAPACITY
Seating 1+1 (optional 1+2)

FUEL TANK
Capacity 57 litres

LOAD & CARGO BOX SPECIFICATIONS
Single Cab Single Cab CBC
G.V.W. 2750 Kg. 2750 Kg.
Kerb Weight 2WD 1600 Kg. 1415 Kg.
4WD 1680 Kg. 1415 Kg.
Cargo Box size (mm3) 2281 x 532 x 750

É isso daih...
Gde abraço!

Boaventura
26/01/2009, 12:33
Alguém abriu este tópico e vem de encontro ao que estamos tratando...

Jipe Xiru (carroceria fibra) - alguém conhece?
Fala Galera blz? :grin: Sou novo por aqui, estou procurando um cj-5 ainda ou pensando em montar um com carroceria de fibra (já tive gurgel, buggy etc, estou mais habituado com fibra).

Tava dando uma olhada quando me deparei com a materia no webmotors:
04/12/2008 Jipe xiRu dá nova vida aos Willys CJ5
Empresário Rafael Guido Klaudat, do Rio Grande do Sul, usa base do Willys CJ5 para criar jipe moderno
(http://www.webmotors.com.br/wmpublicador/OffRoad_Conteudo.vxlpub?hnid=41037)
http://www.webmotors.com.br/wmpublic...pub?hnid=41037 (http://www.webmotors.com.br/wmpublicador/OffRoad_Conteudo.vxlpub?hnid=41037)

http://www.webmotors.com.br/webmotors/ssRevista/_fotos/abre-xiRu.jpg

Alguém conhece?!

[]s

Cardoso
Miniaturas Anexadashttp://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=153953&stc=1&thumb=1&d=1232935777 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=153953&d=1232935777) http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=153954&stc=1&thumb=1&d=1232936094 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=153954&d=1232936094) http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=153955&stc=1&thumb=1&d=1232936128 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=153955&d=1232936128) http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=153956&stc=1&thumb=1&d=1232936141 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=153956&d=1232936141) http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=153957&stc=1&thumb=1&d=1232936156 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=153957&d=1232936156)

tio_mica
26/01/2009, 13:06
"Mas e se o comprador preferir uma base mecânica mais atualizada? “Produzir sobre uma nova plataforma é uma idéia bastante viável, mas deve ficar para o futuro, provavelmente fruto de alguma parceria.”



:cry:

aareal
26/01/2009, 15:14
Alguém abriu este tópico e vem de encontro ao que estamos tratando...

Jipe Xiru (carroceria fibra) - alguém conhece?
Fala Galera blz? :grin: Sou novo por aqui, estou procurando um cj-5 ainda ou pensando em montar um com carroceria de fibra (já tive gurgel, buggy etc, estou mais habituado com fibra).

Tava dando uma olhada quando me deparei com a materia no webmotors:
04/12/2008 Jipe xiRu dá nova vida aos Willys CJ5
Empresário Rafael Guido Klaudat, do Rio Grande do Sul, usa base do Willys CJ5 para criar jipe moderno
(http://www.webmotors.com.br/wmpublicador/OffRoad_Conteudo.vxlpub?hnid=41037)
http://www.webmotors.com.br/wmpublic...pub?hnid=41037 (http://www.webmotors.com.br/wmpublicador/OffRoad_Conteudo.vxlpub?hnid=41037)

http://www.webmotors.com.br/webmotors/ssRevista/_fotos/abre-xiRu.jpg

Alguém conhece?!

[]s

Cardoso
Miniaturas Anexadashttp://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=153953&stc=1&thumb=1&d=1232935777 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=153953&d=1232935777) http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=153954&stc=1&thumb=1&d=1232936094 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=153954&d=1232936094) http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=153955&stc=1&thumb=1&d=1232936128 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=153955&d=1232936128) http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=153956&stc=1&thumb=1&d=1232936141 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=153956&d=1232936141) http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=153957&stc=1&thumb=1&d=1232936156 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=153957&d=1232936156)

Como já disse em outro tópico: IMHO isso é um ASSASSINATO ao CJ!!!!!!!

rubensx
26/01/2009, 16:01
Como já disse em outro tópico: IMHO isso é um ASSASSINATO ao CJ!!!!!!!

x2

péssimo gosto

pode até ser útil, mas pra fazer isso ai que montarma eu sou mais andar de samurai

Marcos ET
26/01/2009, 17:02
A algum tempo atrás, aqui mesmo neste tópico, foi falado que o chassis poderia ser encomendado na chassis fortaleza.... e que a carroceria poderia ser da fiber 4x4...

entao, só pra constar, a Chassis Fortaleza já fabrica uma plataforma COMPLETA de "jeep" para vender... acho que mais ou menos nos moldes já falados aqui...

Vejam as fotos que tirei do site deles! e também estou anexando a capa da revista 4x4&Cia que tratou da reportagem desta plataforma de jeep...

Já que ninguém se manifestou sobre o Mahindra, entao espero que agora eu tenha ajudado mais... hehehe

lasaromilagres
26/01/2009, 19:12
[quote=rubensx;795011]virge L200 por 27 mil? me dá duas por favor, onde eu assino o cheque?
http://www.webmotors.com.br/webmotors/carro/usado/mitsubishi-l200-2.5-4x4-cd-8v-turbo-diesel-4p-manual/5113084/detalhe.wm (http://www.webmotors.com.br/webmotors/carro/usado/mitsubishi-l200-2.5-4x4-cd-8v-turbo-diesel-4p-manual/5113084/detalhe.wm)


http://www.webmotors.com.br/webmotors/carro/usado/mitsubishi-l200-2.5-4x4-cd-8v-turbo-diesel-4p-manual/5102774/detalhe.wm (http://www.webmotors.com.br/webmotors/carro/usado/mitsubishi-l200-2.5-4x4-cd-8v-turbo-diesel-4p-manual/5102774/detalhe.wm)

Caro amigo Rubensx, só vai querer 2 L200, se quizer mais la tem ok.

JeepOta
26/01/2009, 19:14
Fabricar para uso próprio acho até viável, mas para vender é complicado, e não estou falando de valores.

Se eu comprar um jipe assim, vou virar consumidor e consumidor exige garantia, tem até Código de Defesa do Consumidor para isso.

Dá para calcular quantas possibilidades de falhas podem aparecer num projeto desses? Se alguém machucar um dedo (vide Volks Fox), vai processar todo mundo. Se o "jipeiro bração" capotar e alguém morrer, vai ter processo civil, criminal e sabe-se lá o que mais.

Lembro que há uns 5 anos atrás os idealizadores do Stark estavam com um protótipo em Sampa para testes e cheguei até a fazer uma trilha com eles. Acho que já tinham feito uns "trocentos" testes antes. Depois disso acho que já fizeram mais "trocentos mil" testes e ainda tá faltando alguma coisa.:roll:

Abs.

rubensx
26/01/2009, 19:55
[quote=rubensx;795011]virge L200 por 27 mil? me dá duas por favor, onde eu assino o cheque?
http://www.webmotors.com.br/webmotors/carro/usado/mitsubishi-l200-2.5-4x4-cd-8v-turbo-diesel-4p-manual/5113084/detalhe.wm (http://www.webmotors.com.br/webmotors/carro/usado/mitsubishi-l200-2.5-4x4-cd-8v-turbo-diesel-4p-manual/5113084/detalhe.wm)


http://www.webmotors.com.br/webmotors/carro/usado/mitsubishi-l200-2.5-4x4-cd-8v-turbo-diesel-4p-manual/5102774/detalhe.wm (http://www.webmotors.com.br/webmotors/carro/usado/mitsubishi-l200-2.5-4x4-cd-8v-turbo-diesel-4p-manual/5102774/detalhe.wm)

Caro amigo Rubensx, só vai querer 2 L200, se quizer mais la tem ok.

tábem tá bem eu fui tosco

esqueci desse modelo eheheh:putz:

maxdelta
26/01/2009, 20:33
Já que ninguém se manifestou sobre o Mahindra, entao espero que agora eu tenha ajudado mais... hehehe

Eu não me manifestei pq não tenho nada pra falar do Mahindra!

Ano passado eles lançaram em um salão do automóvel uma versão retrô do então cj-3B q eles ainda fabricam, mas com visual mais esportivo, pronto pra trilha.

Mas pelo q parece a Mahindra só irá fabricar no Brasil os modelos scropio, e não as demais linhas, e olha q a Mahindra é grande, vai de sedãs a tratores passando por jipes e pickups de luxo a jipes "populares". Devo ter aqui em minha coleção de fotos de carros fora-de-estrada, umas 100 fotos dos modelos mahindra, inclusive folders em .pdf numa lingua meio dificil de entender! Sendo q aquele pretinho q vc posto parecido com atual scorpio como um dos mais belos 4x4 fabricados pela Mahindra, mas isso não fabricará no Brasil, pelo não esse ano!!!

Renato Fraga
27/01/2009, 01:11
Fabricar para uso próprio acho até viável, mas para vender é complicado, e não estou falando de valores.

Se eu comprar um jipe assim, vou virar consumidor e consumidor exige garantia, tem até Código de Defesa do Consumidor para isso.

Dá para calcular quantas possibilidades de falhas podem aparecer num projeto desses? Se alguém machucar um dedo (vide Volks Fox), vai processar todo mundo. Se o "jipeiro bração" capotar e alguém morrer, vai ter processo civil, criminal e sabe-se lá o que mais.



Abs.


Meu caro, pode ter certeza que esse problema que você abordou é o maior motivo para o custo final de um produto ser tão alto quanto é, principalmente se for considerado o custo real de cada ítem.

É a tal da responsabilidade civil.

Se um carro como um todo precisa ser garantido pelo fabricante, o mesmo se vale para cada ítem que o compõe. Olha a reação em cadeia.

Testes e mais testes são necessários para eliminar possibilidades de fracasso de um projeto como um todo (um carro por exemplo), e para isso testes e mais testes também são necessários para se eliminar a possibilidade de fracasso de cada componente isoladamente, principalmente quando a pretenção é produzír este carro em larga escala, e conquistar a tal fatia do mercado desejada pelo idealizador.


A discussão da idéia apresentada neste tópico deixa claro que qualquer que seja o produto obtido, não tem pretenções de se transformar em nenhum Troller, Stark etc e tal.

Todos estão pendendo para este lado porém o princípio tem que e deve ser mais simples. Já foi dito e comprovado aqui mesmo que tem muita gente no mercado que faz o que estamos sugerindo. Montar Jeeps, que seja do zero ou à partir de um jeep passível de recuperação. E ninguém faz teste nenhum, protótipo nenhum, que não seja o seu de uso próprio. Em casos de acidentes, isso tem que ser muito ponderado ao falar. Quem tem Jeep têm que em primeiro lugar ter consciência de onde está sentando a bunda. Lógico que se um acidente for provocado por uma falha groceira de quem fez o serviço, serviço mau feito etc etal, deve ser penalizado sim, porém guardemos este caso para ocorrencias diretas ao serviço de baixa qualidade, e não para casos de superestimação dos limites do veículo pelo proprietário (irresponsabilidade) ou mesmo injúrias por acabamentos grosseiros e mau planejados (no caso do Jeep, na maioria das veses é o próprio dono que faz) numa comparação groceira ao caso do Fox. Portanto o fato de alguém poder adquirir um Jeep "0Km" não quer dizer que está comprando um veículo moderno e seguro. Jeep não é e nunca foi nada disso.

O princípio de realizar uma cooperativa é justamente pelo fato do projeto do Jeep ser extremamente simples de fácil concepção, e a maioria das adaptações e soluções já foram testadas e comprovadas pela maioria das pessoas que frequentam este fórum e existe muita peça manufaturada por colegas foristas que poderiam ser fonecedores para o tal veículo. PORTANTO, montar um jeep reunindo todas as experiências contidas aqui não consiste em um projeto novo e incógnito???

Na verdade existe a possibilidade de aplicar algumas soluções modernas que deixam o veículo bem mais confiável, estável, confortável, etc etc etc que o original.

Portanto quem estiver disposto a comprar um exemplar tem que por na cabeça que não está adquirindo o veículo em nenhuma consecionária, e que a assistência técnica será o seu mecânico de confiança, até pelo fato de ser inviável oferecer um Jeep nestes moldes com motor, câmbio e reduzida zero, tirado da caixa. Deverá sim ser componentes usados, revisados, motores retificados, tudo com a aprovação do proprietário. Pelo preço que se tem como objetivo, é o melhor que se pode oferecer. Essa deve ser a premissa.

Pode ser que muitas pessoas se afugentem por isso, mas pode seduzir muita gente também.

Hoje em dia tem pessoas que amam o Off road, porém detestam Jeep. Por outro lado tem quem é apaixonado por Jeep e nem mesmo pratica off road.

Muitos que detestam Jeep é justamente pelas dificuldades enfrentadas na sua manutenção ocasionando muitas falhas e consequentemente frustrações.

Porém ainda tem quem é apaixonado e esse deve ser o foco.



Abraços a todos

blueskypoa
27/01/2009, 08:18
Meu caro, pode ter certeza que esse problema que você abordou é o maior motivo para o custo final de um produto ser tão alto quanto é, principalmente se for considerado o custo real de cada ítem.

É a tal da responsabilidade civil.

Se um carro como um todo precisa ser garantido pelo fabricante, o mesmo se vale para cada ítem que o compõe. Olha a reação em cadeia.

Testes e mais testes são necessários para eliminar possibilidades de fracasso de um projeto como um todo (um carro por exemplo), e para isso testes e mais testes também são necessários para se eliminar a possibilidade de fracasso de cada componente isoladamente, principalmente quando a pretenção é produzír este carro em larga escala, e conquistar a tal fatia do mercado desejada pelo idealizador.


A discussão da idéia apresentada neste tópico deixa claro que qualquer que seja o produto obtido, não tem pretenções de se transformar em nenhum Troller, Stark etc e tal.

Todos estão pendendo para este lado porém o princípio tem que e deve ser mais simples. Já foi dito e comprovado aqui mesmo que tem muita gente no mercado que faz o que estamos sugerindo. Montar Jeeps, que seja do zero ou à partir de um jeep passível de recuperação. E ninguém faz teste nenhum, protótipo nenhum, que não seja o seu de uso próprio. Em casos de acidentes, isso tem que ser muito ponderado ao falar. Quem tem Jeep têm que em primeiro lugar ter consciência de onde está sentando a bunda. Lógico que se um acidente for provocado por uma falha groceira de quem fez o serviço, serviço mau feito etc etal, deve ser penalizado sim, porém guardemos este caso para ocorrencias diretas ao serviço de baixa qualidade, e não para casos de superestimação dos limites do veículo pelo proprietário (irresponsabilidade) ou mesmo injúrias por acabamentos grosseiros e mau planejados (no caso do Jeep, na maioria das veses é o próprio dono que faz) numa comparação groceira ao caso do Fox. Portanto o fato de alguém poder adquirir um Jeep "0Km" não quer dizer que está comprando um veículo moderno e seguro. Jeep não é e nunca foi nada disso.

O princípio de realizar uma cooperativa é justamente pelo fato do projeto do Jeep ser extremamente simples de fácil concepção, e a maioria das adaptações e soluções já foram testadas e comprovadas pela maioria das pessoas que frequentam este fórum e existe muita peça manufaturada por colegas foristas que poderiam ser fonecedores para o tal veículo. PORTANTO, montar um jeep reunindo todas as experiências contidas aqui não consiste em um projeto novo e incógnito???

Na verdade existe a possibilidade de aplicar algumas soluções modernas que deixam o veículo bem mais confiável, estável, confortável, etc etc etc que o original.

Portanto quem estiver disposto a comprar um exemplar tem que por na cabeça que não está adquirindo o veículo em nenhuma consecionária, e que a assistência técnica será o seu mecânico de confiança, até pelo fato de ser inviável oferecer um Jeep nestes moldes com motor, câmbio e reduzida zero, tirado da caixa. Deverá sim ser componentes usados, revisados, motores retificados, tudo com a aprovação do proprietário. Pelo preço que se tem como objetivo, é o melhor que se pode oferecer. Essa deve ser a premissa.

Pode ser que muitas pessoas se afugentem por isso, mas pode seduzir muita gente também.

Hoje em dia tem pessoas que amam o Off road, porém detestam Jeep. Por outro lado tem quem é apaixonado por Jeep e nem mesmo pratica off road.

Muitos que detestam Jeep é justamente pelas dificuldades enfrentadas na sua manutenção ocasionando muitas falhas e consequentemente frustrações.

Porém ainda tem quem é apaixonado e esse deve ser o foco.



Abraços a todos


Muito bom!!! Particularmente me encaixo na segunda alternativa:

- Quem é apaixonado por jeep mas não pratica off-road e acha meio absurdo os valores praticados no mercado 4x4.

Concordo que a idéia não deve ser de uma montadora de jeeps como já foi comentado, e sim de uma "restauração coletiva", com o intuito de baixar custos e facilitar a logistica da empreitada.

Ao meu ver, é uma boa idéia sim.

:-D

[]s

rubensx
27/01/2009, 10:47
Pode ser que muitas pessoas se afugentem por isso, mas pode seduzir muita gente também.

Hoje em dia tem pessoas que amam o Off road, porém detestam Jeep. Por outro lado tem quem é apaixonado por Jeep e nem mesmo pratica off road.

Muitos que detestam Jeep é justamente pelas dificuldades enfrentadas na sua manutenção ocasionando muitas falhas e consequentemente frustrações.

Porém ainda tem quem é apaixonado e esse deve ser o foco.



Abraços a todos

Fala Renatão...

Então exatamente isso... sabe o que mais eu escutava quando tinha oficina e vinha alguém querer montar um jeep?

Quando ele chegava um jeep pelado todo cheio de podres e sem estrutura alguma e me pergutnavam a base do gasto pra deixar ele perfeitamente usável eu falava que na faixa de 15 mil bem gastos sem perfumaria deixaria ele um carro perfeito pro dia a dia ou pra uma trilhinha leve e me chamavam de louco.

O problema que esse pessoal que voce citou que procura pela simplicidade etc etc é drasticamente a minoria, justamente essa minoria que acha absurdo pagar que seja 20 ou 30 mil num jeep, porque "é muita grana para um jeep que tme capota de lona eu num consigo fechar nem por seguro"

Entende? o pessoal usa jeep como negócio e JEEP NÃO É E NEM SERVE pra negócio, Jeep é pra quem gosta e quem curte normalmente motna ele conforme sonha.

Quando seu hobby se torna negócio vc perde seu hobby e ganha uma encheçãod e saco sem tamanho e você só consegue manter um negócio de jeeps ou algo asism se vende acessórios ou adaptações prontas como o fazem as oficinas.

O Frederico da Fiber4x4 por exemplo sempre trabalhou com CASCOS de lancha off-shore, por isso faz as fibras mais fortes que eu já vi, pra aguentar quase tiros!!! O mesmo criou uma carroceria com design roprio, criou copias da carroceria do wrangler e do willys cj5, cj3a e cj3b. Com todas essas opções e com vartios contatos que ele tme o memso já tentou montar jeeps do zero e revender, coisas simples e etc e voltou pra venda apenas de carrocerias e por encomenda.

Então isso explica muita coisa, quando digo o publico alvo é que quando montei uma consultoria aqui em sampa eu fiz uma bateria de entrevistas com diversas vertentes de offroaders e antigomobilistas pra descobrir o que seira mais viável, veja que na época trabalhava numa das maiores agencias de propaganda do braisl do qual o vice presidente tem um cj5 extremamente equipado e consultei ele tb e varias pessoas das mais abonadas as menos.

A minha surpresa maior foi que

1- não existiu padrão de mercado (ou seja cada um queria uma coisa, tinha gente que prezava mais pelo conforto do que pro carro enfrentar qualquer coisa, outros ao contrário e tinha ainda os que queriam só o visual trilheiro mas nem sabia pra que servia o 4x4, e o que mais se aproximou de um padrão foram os que querem motnar eles mesmos um dia numa fazenda no matogrosso).
2- não consegui definir sequer os itens de mecânica mais pedidos interessantes pra cada veiculo (já que alguns odiavam jeep willys porque eram fã de land rover ou de picapes).
3- ninguém queria nada de fibra... pois é é assustador, mas os que não entendem muito e não querem se esforçar pra isso tb, lembram do puma todo rachado e nem sequer quiseram entender o que era fibra.... a resposta era FIBRA?? IGUAL DO PUMINHA? ARRGHHH quer é lata mesmo!


Bom, tai minha contribuição, o que eu estava montando num er auma cooperativa ou montar carros em série lógico, seria mais sob encomenda e pra melhorar a consultoria, saber o que o povão mais gosta, depois disso eu fiquei beeemm mais confuso e descobri que o padrão é nÀot er padrão algum, o cara quer chegar na roda de jipeiros e falar, CARA VEM VER O QUE EU COLOQUEI NO MEU JEEP e nego olhar e responder!!! CARACA... O QUE É ISSO??? DE QUE CARRO FOI???

e é uma peça velha de desmancheadaptada incrivelmente com o talento do dono


:-(

Mas tudo tme seu lado bom, o mercado de acessorios principalemnte banais é muito aquecido


SE alguém se dedicar a criar uma capota de fibra fechada pro jeep willys, que encaixe no original, ou copie o jeitão da capota do troller ou algo asism acho que terá mais retorno do que montar o carro todo!

Marcos ET
27/01/2009, 10:48
Eu não me manifestei pq não tenho nada pra falar do Mahindra!

Ano passado eles lançaram em um salão do automóvel uma versão retrô do então cj-3B q eles ainda fabricam, mas com visual mais esportivo, pronto pra trilha.

Mas pelo q parece a Mahindra só irá fabricar no Brasil os modelos scropio, e não as demais linhas, e olha q a Mahindra é grande, vai de sedãs a tratores passando por jipes e pickups de luxo a jipes "populares". Devo ter aqui em minha coleção de fotos de carros fora-de-estrada, umas 100 fotos dos modelos mahindra, inclusive folders em .pdf numa lingua meio dificil de entender! Sendo q aquele pretinho q vc posto parecido com atual scorpio como um dos mais belos 4x4 fabricados pela Mahindra, mas isso não fabricará no Brasil, pelo não esse ano!!!

EXATAMENTE!!!!
Era isso que eu queria dizer... veja que eles sao grandes, tem uma enorme logística e uma boa gama de produtos... só que nao pretendem comercializar determinado tipo de veículo aqui no Brasil por nao acharem que existirá venda (publico) para ele... A questao que eu levantei é que daria mais trabalho montar uma cooperativa nacional para montagem de jeeps "novos" doque a união de usuários do fórum para mostrar a esta empresa (por exemplo) que existe uma (pequena?) fatia que ela poderia explorar... Assim, problemas como os relatados aqui (código de defesa do consumidor, logística de distribuição, obtenção de peças, obtenção de documentos para a legalização veicular, etc...) já estariam resolvidos. Todos teriam Jeeps novos, com motorização diesel original de fábrica, com garantia de venda e com tudo mais que estamos colocando aqui como problema...

Se a quantidade de usuários ainda for pequena dmais para despertar o interesse daquela empresa, daih já é outra questao... quem sabe uma importação em lotes? tipo vários veículos de uma tacada só?... tudo isso, na minha opinião, poderia ser levado em conta...

Renato Fraga
27/01/2009, 15:48
Concordo com todas as suas colocações Rubenx.....

Principalmente o fato de neguinho querer colocar em prática o seu lado engenheiro mecânico enrustido ao adaptar e colocar tudo que consegue por no Jeep mesmo que seja de utilidade duvidosa.
A coisa mais difícil que tem é ver 2 Jeeps iguais.

Mas você citou o fato de ter "entrevistado" vários off roaders. Me tira uma dúvida:
Eram todos proprietários de Jeeps e outros 4x4 certo???? Na maioria já experientes na prática ou simples simpatizantes com o estilo????

Você teve acesso às pessoas que seriam off roaders em potencial??? Que admiram o estilo e não têm coragem de fazer uma "loucura"????

Se possível for concretizar essa idéia proposta no tópico, acredito que esses seriam os mais prováveis compradores, mais ainda do que aqueles que já são proprietários de 4x4.


Valeu !!!!!!!!!!!

Abração

rubensx
27/01/2009, 16:01
Exatamente Renatão

procurei os offroaders em potencial e os já experientes, era pra fazer um consenso

pergutnei pra donos de crossfox e ecosport tb mas dá até vergonha os comentarios...

o fato é quem num tem grana quer comprar um 4x4 quer sempre o mais barato e de manutenção mais que barata (coisa inexistente no 4x4) e o que tem grana pensa no troller ou num land rover e acha que está motnado no carro mais indestrutível do mundo, e nos 4 primeiros meses que já deu pra fazer trilhas e tudo, ou o cara GAMA de vez e jah começa a trocar tudo e colcoar tudo do melhor ou ele odeia e vende o carro porque quebrou demais


já os que não tem grana, compram um Jeep willys usado e mau preparado, cheio de soldas mal feitas... o mesmo nos 2 a 3 primeiros meses fica puto porque o motor original gasta muito e é fraco (bf-161) se sente meio lesado, passa mais 4 meses, não suporta mais e tenta colocar GNV no jeep ou converter a alcool, coloca pneus usados, repara o freio em casa sem saber o que tá fazendo, vive no auto elétrico e depois vende dizendo que jeep willys num presta ;-)


ou seja nào presta ou não teve dinheiro pra sustentar?


o problema é que TODO MUNDO adora jeeps willys, TODO MUNDO adora ferrari, até o mais chato dos chatos teria um desses, mas vai sustentar um veiculo de trilha... esse é o problema!

Gastar 6 mil numa revisão do toyota corolla zero km do cara é completamente viável e bom pra ele, mas gastar 2 conto de revisão (com melhorias grandes até) num jeep willys velho? DE JEITO NENHUM!

Vivo escutando que nego prefere pegar um motor velho de opala zuado e manter carburado ou colocar motores de manutenção mais barata e mais frágil com a premissa e a desculpa de que é mais barato ou é menos problema na trilha se for carburado... ou seja é tudo desculpinha de pobreza de ESPIRITO não de falta de grana... Pessoal economiza nos lugares errados e reclama depois, por isso fazia consultoria, mas chega uma hora que fica repetitivo demais e vc consegue convencer apenas uma pequena parcela desses pretendentes a offroaders e no fim... cansa

é esse o pensamento

maxdelta
27/01/2009, 19:34
EXATAMENTE!!!!
Era isso que eu queria dizer... veja que eles sao grandes, tem uma enorme logística e uma boa gama de produtos... só que nao pretendem comercializar determinado tipo de veículo aqui no Brasil por nao acharem que existirá venda (publico) para ele... A questao que eu levantei é que daria mais trabalho montar uma cooperativa nacional para montagem de jeeps "novos" doque a união de usuários do fórum para mostrar a esta empresa (por exemplo) que existe uma (pequena?) fatia que ela poderia explorar... Assim, problemas como os relatados aqui (código de defesa do consumidor, logística de distribuição, obtenção de peças, obtenção de documentos para a legalização veicular, etc...) já estariam resolvidos. Todos teriam Jeeps novos, com motorização diesel original de fábrica, com garantia de venda e com tudo mais que estamos colocando aqui como problema...

Se a quantidade de usuários ainda for pequena dmais para despertar o interesse daquela empresa, daih já é outra questao... quem sabe uma importação em lotes? tipo vários veículos de uma tacada só?... tudo isso, na minha opinião, poderia ser levado em conta...
Mas a importação daqueles veículos ficaria cara:pensativo:, mas cara q um troller devido a grandes taxas de importação, o interessante é se os jipes fossem fabricados aqui, imagine, isenção de alguns impostos da zona franca de manaus junto com ipi reduzido, acredito q ficaria em torno de R$ 50 mil um jipe zero, zero, não é gambiarra, não é peça de ferro-velho. Um CJ3b saíndo fresquinho da concessionaria.

O Scorpio de 4 portas tem um preço bom, parece ser confortável, nível de Blazer, por quase R$ 10 mil a menos que a propria blazer da mesma motorização(Dependendo da versão da mesma motorização)!!

Mais alguns veículos Mahindra, tenho especial afeto pelo modelo militar mahindra Axe

Marcos ET
28/01/2009, 12:53
...o interessante é se os jipes fossem fabricados aqui, imagine, isenção de alguns impostos da zona franca de manaus junto com ipi reduzido, acredito q ficaria em torno de R$ 50 mil um jipe zero, zero, não é gambiarra, não é peça de ferro-velho. Um CJ3b saíndo fresquinho da concessionaria.

Exatamente! imagina que se a empresa "descobre" que tem uma razoável quantidade de compradores em potencial... e resolve verificar a viabilidade de comercializar estes veículos aqui no Brasil.... sei que a importação individual seria praticamente inviável! mas o "than da coisa" seria, em um primeiro momento, buscar incentivar aquela marca a trazer estes veículos para nossas terras....

Ainda que minha posição tenha ficado meio "off-topic", volto a afirmar que só insisto neste tema porque acho que todas estas idéias de contruir chassis, carroceria, ou até mesmo uma plataforma 4x4 (que já sao feitos por algumas empresas, como a Chassis Fortaleza, por exemplo) é mais complicado (e nao tao barato) que tentar partir para o que ja está aih no mercado...

Se alguem chega pra vc e fala pra construir um chassis, uma carroceria e tudo mais... e depois vc ainda tem que sair pra tentar regularizar toda a documentação... nao seria interessante partir para um "CJ3B indiano" (se é que isso pode ser chamado assim) ZERO BALA e e documentado, para equipar ele "ao gosto do dono"?

Duro é que eu mandei umas mensagens para a Mahindra e os e-mails voltaram...

Boaventura
28/01/2009, 13:10
Amigos,

Desculpem a minha falta aqui no fórum, estou vendo que as coisas andam bem, estou a mil no trabalho, saindo muito e sem tempo para dar atenção ao fórum...

Imaginem minha idéia, sempre sonhando, mas...

Fazer uma pesquisa aleatória com diversos perfis de pessoas como Fenajeep, onde encontramos pessoas apaixonadas por jeep, onde vamos colher informações de pessoas que gostam e não possuem jeep, de pessoas que possuem, mas não praticam trilhas, daqueles facinados por trilhas a sua opinião sobre a criação de jeeps conforme o objetivo do tópico.

O empenho é grande, mas o resultado pode ser incrível e ajudar na contrução deste sonho, ou até mesmo enviar para uma empresa como vocês tanto insistem para produzir um zerinho aqui no Brasil...

Bom fica aqui meu depoimento e espero ter contribuído mais um pouco e me desculpem por eu estar tão ausente.

Abraço 4x4!

Santoro
28/01/2009, 13:50
descobri que tem uma concessionaria da mahidra aqui no rj , na barra da tijuca, vou ver se chego la no fds com meu cj rs, e so por curiosidade perguntar a eles sobre esse mercado .. essa opção seria a mais viavel .. acredito que se levarmos essa questão ao pessoal da mahidra , pelo menos que seja para escutar a ideia ja acho valido .

Julinot
28/01/2009, 16:56
Senhores,
se é viável ou se não... isto eu não sei.
Só mesmo fazendo um estudo de viabilidade sério.
Mas estudos de viabilidade sérios são para empresas sérias que prezam os seus lucros. Malucos como nós, sonhadores... estes não precisam de estudos de viabilidade. Dessa forma... se emplacar a tal cooperativa, eu quero ser um dos primeiros na fila. Um Jipe como a gente gosta, e ZERO Km ! Estou nessa.... !!!

Abraços a todos...

lasaromilagres
28/01/2009, 23:06
Caro Julinot;
Voce vai pegar o terceiro, porque quero 2 unidades pra min, tudo bem?

Julinot
29/01/2009, 07:32
O Bronze já me satisfaz.
Mas é muita gente opinando contra... uma corrente negativa considerável, não ?!

Abraços a todos...

Boaventura
29/01/2009, 08:15
Nem fala Julinot...

O povo ou é consciente de mais ou realmente são muito negativos!!!

Vejo que para tudo existe uma alternativa, o esquema é pensar muito, para isso que foi criado o tópico, mas o que mais me deixou triste foi que aquelas pessoas que trabalham na produção de peças para jeep como fibra, chassi, perfumarias, etc não estão entrando na briga positivamente ou negativamente... isso que me deixa mais chateado. Eles são o início de tudo! Talvez para eles é mais viável vender somente a peça do que fazer parceria com demais fabricantes... algo para se pensar...

Continua a batalha, quero ver se entro na próxima semana em contato com a revista 4x4 para fazer uma matéria sobre isso e criar uma enquete on line para visualizar melhor o interesse do pessoal na aquisição de um veículo desses.

Grande abraço a todos!

Renato Fraga
30/01/2009, 00:14
Rafael, não se esqueça da revista "Planta Off Road" ?????

Boaventura
30/01/2009, 08:08
Renato Fraga,

Obrigado pela informação, ainda não vi esta nas bancas aqui da região, vou dar uma pesquisada para conseguir os contatos.

Ela é quinzenal? mensal? ...?

Abraço!

billj
30/01/2009, 08:46
Vejo que para tudo existe uma alternativa, o esquema é pensar muito, para isso que foi criado o tópico, mas o que mais me deixou triste foi que aquelas pessoas que trabalham na produção de peças para jeep como fibra, chassi, perfumarias, etc não estão entrando na briga positivamente ou negativamente... isso que me deixa mais chateado. Eles são o início de tudo! Talvez para eles é mais viável vender somente a peça do que fazer parceria com demais fabricantes... algo para se pensar...




Já dei a minha opinião logp no início do tópico, nada que foi escrito desde então altere a realidade. ESSA IDÉIA NÃO É VIÁVEL!!!

Mas faça o seguinte........ Organize um consórcio de 20 pessoas no valor de R$ 30 K. Quando tiver R$ 120 K na mão, para fabricar os primeiros 04 carros, volta aqui com a sua idéia. Talvez, digo TALVEZ, vai despertar o interesse de alguém....

A simplicidade em que vocês estão analisando isso é assustador. Já ouviu falar num "business plan"?? Este modelo que vocês estão contemplando não passa nem da primeira análise....



Abraços,

Bill

rubensx
30/01/2009, 12:13
Já dei a minha opinião logp no início do tópico, nada que foi escrito desde então altere a realidade. ESSA IDÉIA NÃO É VIÁVEL!!!

Mas faça o seguinte........ Organize um consórcio de 20 pessoas no valor de R$ 30 K. Quando tiver R$ 120 K na mão, para fabricar os primeiros 04 carros, volta aqui com a sua idéia. Talvez, digo TALVEZ, vai despertar o interesse de alguém....

A simplicidade em que vocês estão analisando isso é assustador. Já ouviu falar num "business plan"?? Este modelo que vocês estão contemplando não passa nem da primeira análise....



Abraços,

Bill

Porra que alivio, pensei que era só eu que via isso...

x2

é que eu explico demais, acho que tenho de ser mais objetivo tipo

NÃO VIRA, NUM ROLA, DESENCANA!!!

Julinot
02/02/2009, 12:43
Então... o sonho acabou ???

Abraços a todos...

Duda Lopes
02/02/2009, 13:01
Então... o sonho acabou ???

Abraços a todos...

Julinot,

Não, pode continuar sonhando.:mrgreen:

Eu não iria palpitar, e na boa, acho a idéia bem legal, mas, INVIÁVEL, ainda mais no Brasil.:shock:

[].

Boaventura
02/02/2009, 13:12
Olha eu realmente fico impressionado e prometi para mim mesmo que este vai ser meu último comentário neste tópico... o negativismo não faz parte da minha vida e não quero conviver com isso.

Só para todos terem idéia eu trabalho no IEL (Instituto Euvaldo Lodi) entidade da Federação das Indústrias e um dos nossos trabalhos é a captação de recursos junto a FINEP para empresas inovadoras, imaginem R$ 500.000,00 a fundo perdido para você investir em uma inovação, isso dependendo do edital pode ser destinado a indústria automotiva ou simplesmente na produção de um produto inovador Exemplo básico: Guincho, Motores, etc...

O que eu já vi de idéia inovadora louca que foi aprovada e a pessoa recebeu o recurso e seu projeto deu certo nem tenho dedos suficientes para contar...

Um exemplo é o dono da Gurgel, aproveitando as últimas notícias de seu falecimento, foi chamado de louco por diversas vezes e para mim foi um grande inovador e vencedor, faltou quem sabe continuar aprimorando seus veículos.


Bom, é isso aí galera, um grande abraço 4x4!!!

Robertux
02/02/2009, 22:55
O que eu já vi de idéia inovadora louca que foi aprovada e a pessoa recebeu o recurso e seu projeto deu certo nem tenho dedos suficientes para contar...

Um exemplo é o dono da Gurgel, aproveitando as últimas notícias de seu falecimento, foi chamado de louco por diversas vezes e para mim foi um grande inovador e vencedor, faltou quem sabe continuar aprimorando seus veículos.


Bom, é isso aí galera, um grande abraço 4x4!!!

Eu tive o prazer de conhecer o Dr. João Gurgel pessoalmente, e lhe digo que ele era uma pessoa fantástica, eu fui fornecedor da Gurgel de 1976 a 1993. Se mais brasileiros seguissem seu exemplo certamente nosso país seria uma potência tecnológica em poucos anos. A quebra da Gurgel foi política, não teve nada a ver com o mercado. Literalmente o Governo Federal puxou o tapete dele quando alterou a lei do carro popular (idéia dele) aumentando o tamanho do motor do carro popular de 800 cc. para 1000 cc, permitindo que o Uno Mile (que a Fiat já exportava para a Itália) massacrasse o BR 800. (mais uma vez nosso governo cedeu às pressões das montadoras).

Julinot
03/02/2009, 07:57
Não sei no que eu poderia ajudar nessa idéia "louca" de fabricar um "Jipi". Mas se alguém quiser elaborar um lista dos que acreditam que possa dar certo, ou que vale a pena tentar... meu nome está à disposição. Se aqui no fórum não se consegue apoio, então que se crie um outro espaço para as nossas discussões sobre esse negócio. Ou podíamos começar solicitando gentilmente, que aqueles que não acreditam na proposta façam o favor de evitar de entrar nesse tópico. Que tal um tópico com o nome "Só para quem acredita que a cooperativa para produção de Jeeps seja uma boa idéia" ???

Não é sectarismo ou separatismo... é tentar viabilizar a coisa.

Abraços a todos...

Duda Lopes
03/02/2009, 12:32
Boaventura, Julinot e Demais,

Bom, vou continuar acompanhando o tópico, mas, essa é a minha última mensagem nele.

Como já havia dito anteriormente, eu acho a idéia muito bacana e não estou sendo pessimista em momento algum, aliás, pessimista é uma coisa que não sou, caso contrário não teria abraçado a idéia de restaurar um Jeep 51 que estava tomando chuva a mais de 20 anos e nem documentos ele tem, ou seja, arrumei uma tremenda dor de cabeça em casa com a minha mulher e conhecidos dizendo que sou louco, mas, o Jeepinho esta lá, esperando o momento certo para ser restaurado e virar mais um Monstrinho.
O fato é que, no Brasil projetos como esse que vocês pensam em tocar, é muito difícil, pois existem vários fatores já expostos nesse tópico que acabam inviabilizando o projeto, é impossível? Claro que não. Basta acreditar e seguir em frente, mas se irá vingar é outra história. Afinal de contas, quem esta disposto a injetar uma grana (que não é pouca) num projeto que ninguém tem certeza que dará certo?

Um abraço a todos e boa sorte na empreitada.

Julinot
03/02/2009, 13:17
Então... é isso aí.
Vamos deixar os caras tentarem.
Eu acho que pode dar samba.

Fica, Boaventura !

Abraços a todos...

billj
03/02/2009, 20:08
Repito:

Organize um consórcio de 20 pessoas no valor de R$ 30 K. Quando tiver R$ 120 K na mão, para fabricar os primeiros 04 carros, volta aqui com a sua idéia. Talvez, digo TALVEZ, vai despertar o interesse de alguém....

Até então, é punhetagem.....



Abraços, não pessimitas, apenas realistas,

Bill

lasaromilagres
03/02/2009, 23:38
Caros companheiros do fórum, gostei muito de todos os comentários do tópico, ate dei alguns palpites, e é o seguinte eu topo a empreitada e dou a cara pra bater, se quiserem eu banco o protótipo, e poderá inclusive ser ate sobre o chassi do cj5 pra amenizar custos com documentos, ainda hoje andei fazendo umas pesquisas sobre o chassis fortaleza e a carroceria fiber 4x4 que foram aqui mencionados, acho que tem que aproveitar o conhecimento pratico e teórico de todo pessoal, é hora de se inovações e oportunidades, claro de forma meio primitiva porque ninguém quer gastar com um plano de negocio ou pesquisas, não quero mérito sozinho, o trabalho tem que ser conjunto em parcerias, o mundo hoje gira em torno de parcerias. Importante: gosto muito de jeep, mais tenho também interesse financeiro no negocio, vamos encher este tópico de palpites e sugestões, ( eu sei disso, eu conheço aquilo, fulano fez e deu ou não certo, tenho por preços melhores etc.) não existe opinião pessimista só ponto de vista diferente, principalmente em discussão que só vai somar no final.
Vamos trabalhar?
Dêem as diretrizes!

rubensx
04/02/2009, 00:15
Bill seu pessimista!!! :twisted::twisted::twisted: (uhahuahuahu)


Bom vamos lá...

Eu sugiro uma proposta de negócios associando o chassis fortaleza com o pessoal da fiber...

nenhum dos dois tem uma linha de produção grande e podem suprir mais de 4 ou 5 carros ao mes se for pressionado ok? (por nào ter tanto pessoal pra trabalho ou algo assim)

se for no modo "consorcio" eu tenho muito contato com o Frederico dono da fiber e posso tentar intermediar algo...

tai meus 2 centavos em prol da ajuda de todos, masss nisso precisamos de inve$timento coisa que infelizmente no momento eu não tenho...

Meus contatos (e bons) são com algumas empresas:

Fiber4x4 (frederico é o cara! amigão!)
AVM (inclusive fui chamado rpa testar novos projetos)
Dana (num sei se sai muita coisa dai mas)
Pandoo (injeção eletronica - atualmente intermedio a venda de kits especificos para motores de jeeps e adaptáveis)
Molas FF (suspensão que consigo valores melhores pra quantidade)
RECOFORD (peças usadas, logo num sei se dá pra ter muita serventia mas tem algumas coisas muito úteis e o Nelsão é gente boníssima, o Seba que o diga ;-))
TOYOMATIC (empresa que fabrica fuselagens, impeller e etc pra embraer, borg warner, pra "Vale", VW, em aluminio bilet e etc, conheço o dono e é empreendedor, tenho bons contatos com ele, mas temos de ter verba e um plano pronto nada de suposições)


bom devo ter mais um punhado de contatos por ai, posso ajudar DESDE que seja algo real, tenha investimento e que eu possa chegar nos contatos com FATOS e projetos paupáveis...

Se vierem com talvez, achismos ou vamos lá falar primeiro e trazer algo depois nem tentem pois o tmepo gasto é enorme e acreditem eu já fiz isso em todas essas empresas e todas tem interesse desde que exista um projeto já traçado e com investimento!

Pronto, se quiserem mais contatos eu consigo (é o que eu tenho de melhor a oferecer pois smepre fui um cara de contatos) e como disse o bill com algo palpável tudo é conversável o próprio se puder investir pra ele projetar os chassis eu acho que seria muito bom, agora se ele tme tempo e disponibilidade é outra conversa...


Meus contatos

Rubens Prohaska
11-7232-9846
rubens.pro@gmail.com

msn ta ai no icone de cima


movimentem-se, organizem-se e angariem investimentos, o resto pode contar comigo que o contato que quiserem, onde quiserem (inclusive EUA, se é que é boa hora pra isso) eu arrumo!
:pipoca:

Bruno Machado
04/02/2009, 02:27
O esquema não é uma indústria, tudo zero...

É montar 10 jeeps por mês conforme falei anteriormente, mas com toda a credibilidade de um jeep novo... motor feito, tudo revisado, padrão, etc...

[]'


Boaventura,

Sua idéia é muito legal!

Só que tem alguns aspectos que merecem reflexão, alguns já foram levantados aqui, outros ainda não:

1) Onde (qual cidade) seriam montados esses jipes? Lembrar que isso tem repercussão no frete de peças e componentes, mão de obra especializada para a montagem dos jipes, frete dos jipes prontos, deslocamento dos cooperados até o local da montagem (caso queiram vistoriar a montagem), etc.

2) Qual o tamanho do galpão de montagem de 10 jipes/mês? E para montar 5 jipes/mês? E para montar 2 jipes/mês?

3) Qual o tamanho do galpão de estoque de peças? Esse item pode ser minimizado com um esquema "just in time", mas carece de um belo planejamento.

4) Qual o tamanho da área de armazenagem de jipes prontos, até serem retirados/ enviados para os seus proprietários?

5) Quem arcaria com os custos das instalações?

6) Considerando que todos os subconjuntos seriam entregues nas instalações de montagem já "acabados" (carroceria já na cor definitiva, chassis/molas/jumelos/etc já pintados, motores/caixas/setor/eixos/etc já revisados e pintados, bancos já montados, chicote elétrico já pronto para instalação, etc), quantos funcionários seriam necessários para montar e entregar 10 jipes prontos por mês? E para montar 5 jipes por mês? E para entregar apenas 2 jipes por mês?
Considerar não apenas a montagem dos grandes subconjuntos, mas lembrar de detalhes como montagem de pneus, balanceamento, alinhamento, montagem de freios, instalação de luzes, instalação de bancos, tanque, espelhos e todas aquelas coisinhas que demandam um tempo enorme.

7) Quem seria responsável pela aquisição de subconjuntos usados? E quem seria responsável pela revisão dos subconjuntos a serem adquiridos usados? Caso essa responsabilidade seja da cooperativa, considerar o impacto desta resposta no item 1, local de instalação da linha de montagem, e no item 6), quantidade de funcionários a serem contratados na produção.

8) Quantos funcionários seriam contratados para atividades burocráticas? Considerar atendimento a fornecedores, a prestadores de serviços e aos cooperados, pagamentos e recebimentos diversos, contabilidade, etc. Principal atividade burocrática: prestação de contas aos cooperados! Caso sejam terceirizados, qual a estimativa de cust mensal destes serviços.

Veja que estes 8 pontos aí acima ainda estão muuuito longe ainda de um início de planejamento, mas se vc não considera-los e responde-los adequadamente, e a muitas outras questões que não coloquei nesta ponderações, vc não fracassará pois nem ao menos conseguirá motivar ninguém a colocar dinheiro na cooperativa.

Montagem em regime de cooperativa é inviável.
E não sou pessimista não!

Porém...

Se vc equacionar as várias questões envolvidas - inclusive técnicas - fizer um planejamento financeiro para a montagem de um produto com apelo comercial, e assumir os riscos e a gerência, pode funcionar.

Ao contrário do que alguém disse neste tópico, pode funcionar por ser o Brasil!
Temos uma bela tradição de maluquices que deram certo na área automotiva: DKW-Malzoni, Puma, Gurgel, bugs/bugues/bugres, "cabines duplas" dos anos 80, e mais um monte de coisas. Sem falar no Troller...

Para todos estes exemplos de sucessos, uma constante: um visionário empreendedor, que desenvolve um produto e coloca à venda, sem se importar com os riscos e com as críticas. E em quase todos os exemplos citados, com a saída do visionário do comando do empreendimento ocorre o fim do produto.

Repetindo: esses empreendedores assumiram os riscos. De quebrar ou de enriquecer.

Quer ver sua idéia funcionar? Assuma os riscos e vá em frente, pode dar certo.

Quer ver sua idéia fracassar? Continue tentando montar uma cooperativa.

[ ]'s

billj
04/02/2009, 10:04
Pessimista!!!






















:mrgreen:


Abraços,

Bill

Wanderson Braga Neves
04/02/2009, 16:20
Somos todos iguais, alguns mais iguais que outros.

Portanto vivemos nesta merda, quando alguem surge com algum empreendorismo,:palmas: querendo puxa pra frente, sempre aparece, aquele que fala: " Não faça isto, esqueça, fica caro, imposto, quanto irá ganhar, não dará certo, e um absurdo, ou isto ou aquilo. Na semana que morreu o ultimo SUPER-HOMEM:palmas:, que teve muita coragem, que foi ousado, e que escreveu seu nome para sempre na memoria do automobilismo brasileiro ( GURGEL), sinto como um cidadão derrotado, com baixa estima, quando leio, a mensagem de alguns de nossos companheios, que não sei como ainda sobrevivem, pois para sobreviver o homem tem que sonhar, este negocio de plantar uma arvoré, ler um livro e ter um filho, e para pessoas limitadas:parede:, eu quase não posto mensagens, prefiro ler, e aprender um pouco com cada um de vc´s, mas hoje não conseguir deixar de escrever o que estou sentido, como podemos ser tão pessimistas:odedo::odedo::odedo:, a unica fabrica brasileira já foi vendida,(TROLLER), hoje so temos veiculos de fabricas de origens de estrageiras, até quando vai esta atitude deste povo. ACORDEM, SOMOS CRIATIVOS, SERÁ QUE SANTOS DUMONT, PENSAVA ASSIM?:discordo:

Renato Fraga
04/02/2009, 16:53
Belo Depoimento !!!!!!!!!!!!!

billj
04/02/2009, 16:54
PQP, é tão difícil entender que há diferença em um sonho realizável e uma idéia que não é factível??


Amigos, estou com uma ideía inovadora, que gostaria de compartilhar com vocês. Vamos fazer uma cooperativa para fazer casas para o pessoal do MST, casas legais com 03 quartos (01 suite, claro). Coisa básica, que traz dignidade para esse pessoal. A gente acha uma empresa de fundações, outra de construção básica, outra de acabamento e por aí vai. Acredito que com compras em volume, poderíamos fazer essas casas por no máximo R$ 20 K cada uma.

O que vocês acham da idéia?? Vamos conversar............:parede:




Puta conversa babaca............


Em tempo, é claro que o Santos Dumont não pensou assim. Afinal, ele sabia que o sonho dela era realizável......... Os irmãos Wright já tinham feito..........:mrgreen:




Abraços,

Bill

maxdelta
04/02/2009, 17:24
Tem um amigo meu que montou um jipe a partir do zero, peças mecânicas importadas dos mais diversos jipes, um jipe perfeito! Apesar da maiorias das peças serem usadas, foram revisadas, chassi e lataria tudo novo, tipo que o Elmer, o moderador tá fazendo, esse jipe, é 51:

- Motor de opala 4cc injetado
- Dana 44 canela grossa, com bloqueio
- Caixa clark da D20 ou d40
- Caixa de tranferencia do JPX
- Mola de corcel
- Freio a disco nas 4
- E muito outros trecos

Um p... carro ainda tá em construção, a lataria já tá pronta, é lata mesmo, mas qualquer coisa q lembre um cj3b, já foi esquecido, ele lembra todos os cjs, a frente dele está entre cj3B o cj2 e o cj5, magnífico!

A oficina dele é bem equipada e é conhecida, tipo, adaptação dificil, ele resolve! Nenhum mecânico deu jeito, ele resolve! Então imagina o jipão q ele tá fazendo como irá ficar, quando ele estiver pronto eu tiro uma foto, melhor vou pedir pra ele colocar na seção frota 4x4.

Alguém pedir pra ele fazer um veículo do zero não deve ser tão caro, quanto comprar um novo. Mas tirando uns 3 ou 4 do tópico aqui, por exemplo o q o pessoal diz ter sido os negativos, os demais são todos leigos em mecânica. E aí sim pra tais pessoas seriam inviáveis. Ajuda profissional pode ficar cara!

Acredito q a idéia de cooperativa tenha surgido com intuito de fazer um carro zero bem mais barato do que um fazendo sozinho estou certo? Mas seja jipe willys ou band, dificilmente vc conhece um veículo igual ao outro, a não ser q seja veículos de colecionadores!

A idéia é boa! E não deve ser algo pra sair em linha, tem q ser algo fora-de-série. Se for fazer algo pra tipo a gurgel, aí vai ter q se meter com gente grande, e isso é burrada. O melhor a se fazer juntar amigos e fazer um consócio, tipo:

- Cada um trás:
* o motor que quer ter na caranga!
- A negociação em conjunto será:
* as rodas
* pneus
* chassi
* suspensão em geral
* a carroceria vai ficar mais barato, porém tem q vê se alguem quer alguma modificação em especifico
* eixos (melhor usar dana 44) e os respectivos cardãs
* caixa transferencia, pra baixar mas o preço
* caixa de marcha, como cada um vai trazer motores diferentes, tem q negociar com a empresa q faz capa seca tipo a deep tec, uma compra conjunta talvez faça o preço mais baixo
* Bancos(critério de personalização)
* Volantes e outros acessórios de painel (critério de personalização)
* Ponteiras, cruzetas, homocinéticas, e parafusos, bem como calcios de carroceria e coxins
* Iluminação
* Vidros
* acessórios, como santo antonio, quebra-mato, suporte de estepe
* guincho (pra aqueles q querem guincho, fica mais barato pedir mais)
* bloqueio (mesmo critério do de cima

Se eu esqueci de algo, me falem!

Abs

Julinot
04/02/2009, 17:25
Estou pasmo.

Tenho ouvido muita besteira porra'qui.
Mas essa sobre Santos Dumont e os irmão metralha Wright...

Parabéns, billj.

Estamos apenas no começo de fevereiro, e você já conquistou o prêmio
BESTEIRA DO ANO !

Você sabe porque as cabras fazem aqueles cocos em formato de bolinhas ?

Abraços a todos...



PQP, é tão difícil entender que há diferença em um sonho realizável e uma idéia que não é factível??

Amigos, estou com uma ideía inovadora, que gostaria de compartilhar com vocês. Vamos fazer uma cooperativa para fazer casas para o pessoal do MST, casas legais com 03 quartos (01 suite, claro). Coisa básica, que traz dignidade para esse pessoal. A gente acha uma empresa de fundações, outra de construção básica, outra de acabamento e por aí vai. Acredito que com compras em volume, poderíamos fazer essas casas por no máximo R$ 20 K cada uma.

O que vocês acham da idéia?? Vamos conversar............:parede:




Puta conversa babaca............


Em tempo, é claro que o Santos Dumont não pensou assim. Afinal, ele sabia que o sonho dela era realizável......... Os irmãos Wright já tinham feito..........:mrgreen:




Abraços,

Bill

rubensx
04/02/2009, 18:43
Em tempo, é claro que o Santos Dumont não pensou assim. Afinal, ele sabia que o sonho dela era realizável......... Os irmãos Wright já tinham feito..........:mrgreen:




Abraços,

Bill

HARDCORE Mode [ON]

ahuahuhuahuahuaahu olha que gringo mais FDP ehehehehhe :odedo::odedo::odedo::odedo:


Bill, os irmãos cara-de-pau ai só fizeram uma catapulta que até se arremessasse bosta chegava do outro lado que queriam ahuahuahahu aliás assim até meu jeep voa! ou melhor ele "avua" ahuahuahuauhahu

aliás do que ces tão falando ainda?:twisted::twisted:
:odedo::odedo:

billj
04/02/2009, 18:50
Estou pasmo que você fo burro o suficiente para não perceber que o meu comentário era provocação......:parede: Mas que eles voaram antes do Dumont disso não resta dúvida....

Voltando ao assunto, ia me esquecendo de mais alguns aspectos da minha idéia genial. Para baratear ainda mais, vamos utilizar esquadrias, portas, pias, vasos sanitários e tudo mais possível usadas e revisadas, afinal a qualidade dessas coisas veias é melhor que novo. Mesmo assim, vamos dar garantia como tudo fosse novo, pois isso é perfeitamente factível dentro deste sonho mirabolante. Vamos comprar materiais em grandes quantidades para ter desconto, o local de estocagem e fluxo de caixa são meros detalhes a serem resolvidos na última hora.

E melhor, vamos fazer tudo isso sem nos preocupar em ter nada de cliente, nem dinheiro na frente para financiar este sonho. Afinal, para tudo tem jeito, é só ser criativo.........

:rolleyes:




Abraços,

Bill

billj
04/02/2009, 19:03
HARDCORE Mode [ON]

ahuahuhuahuahuaahu olha que gringo mais FDP ehehehehhe :odedo::odedo::odedo::odedo:


Bill, os irmãos cara-de-pau ai só fizeram uma catapulta que até se arremessasse bosta chegava do outro lado que queriam ahuahuahahu aliás assim até meu jeep voa! ou melhor ele "avua" ahuahuahuauhahu

aliás do que ces tão falando ainda?:twisted::twisted:
:odedo::odedo:




:mrgreen:

Se o exército americano não tivesse fudido Engesa..........

Se o Ronaldinho Fenômeno não tivesse passado mal.........

Se aquele lôco inglês não tivesse fudido o marotonista brasileiro........

Se o Senna não tivesse morrido.........

Se o governo não tivesse roubado.....

Se, Se, Se..........


De desculpa para fracasso, tá farto por aí. O que falta é gente com a cabeça no lugar que pegue uma idéia FACTÍVEL e trabalha pracaraio e com inteligência para ela se tornar realidade.....


Abraços,

Bill

rubensx
04/02/2009, 19:59
Pois é Mr. Bill é exatamente por isso que tentei explicar por varias as vezes nesse topico.

Brasileiro adora encher o ego (como qualquer povo do mundo) mas na hora de mostrar pra que veio e trabalhar honestamente e resolver a "piça" é o primeiro a dizer que "trabalha demais" que cria empecilho em tudo...

Uma coisa é procurar recursos e tornar viável e FACTÍVEL um projeto com base em estudos, calculos e numeros reais, outra completamente diferente é usar de talvez e achismos! Hoje em dia não estamos mais na época da aventura, do talvez e de começar um projeto sem pesquisa, sem plano e meta.

Isso não existe mais, é como na (merda) do Futebol (desculpe quem gosta), antigamente ninguém marcava ninguém era tudo um buraco só no campo, depois de tanto estudo e treino criaram os sistemas de defesa, zaga e etc, e se pegar um bom jogador de 1960 é capaz de tomar e muito de jogadores ruins de hoje em dia, porque as coisas mudam simples!

Falar do Gurgel, da Puma, etc é fácil, a época era outra, não existia importação e a competição de mercado era outra (isso inclusive afundou eles), já o Troller fez o que tinha de ser feito, ofereceram uma grana boa?? valeu a pena?? BOAS... garanto que os netos dele vão ter grana pro resto da vida enquanto os meus talvez terão ainda de estudar muito pra ser alguém... e isso vcs chamam de ser brasileiro orgulhoso??

AH VÁ A M****da, país capitalista, infelizmente é isso! Sobrevive quem é mais esperto!

RBM
04/02/2009, 20:35
Agora chegaram num ponto realmente importante, concorrencia, com a importação as empresas que se arriscavam no Brasil, fecharam, lembram das Suv,s que eram feitas aqui em fibra?? meu primo era sócio da Multivan no Sul, era ligada à Agrale, com a importação os furgões MB, Besta, etc.. ficaram por menos que a metade do valor da Multivan..
O Gurgel, volto a falar, quando ele pensou no carro popular, vendido por cotas, já era para levantar a Gurgel que estava falida, ele só teve folego enquanto o Exercito brasileiro comprava os carros dele sem licitação e com pagamento adiantado.
Acho que não é pessimismo não, pq se for para fazer usando peças de outros carros, vai continuar sendo o que já é hj, Empreendedor de verdade vai pensar em Moto, suspenção, chassis, carroceria, bancos, tudo novo mesmo.... calcula o custo, um Motor 0 km, quanto custa??
Comprei um Silverado gasolina em 89 o km, pq era bem mais barata que a Diesel, perguntei o custo para transaforma-la para Diesel... ficava quase o custo da minha 0km, o picape mesmo vinha de brinde....:-D

rubensx
04/02/2009, 20:49
pois é só quis traduzir pros que vierem dizer que os donos da troller se venderam e etc e aquela papagaiada de sempre que...

Depois de morto, vc não tem mais pátria, imposto, num leva jeep, num leva nada!

Por isso se eu puder montar uma empresa de carros e vender ela muito bem por uma grana que vai me sustentar até meus últimos dias de vida e puder deixar meus herdeiros bem de vida, quero que se dane o que pensem de mim...

O negócio é viver bem, viver feliz com o que tem e batalhar sempre com honestidade (porque isso são valores que tenho pra mim) só se vive uma vez e pra acabar como o gurgel que por algumas vezes podia ter vendido a fabrica e vivido MELHOR ainda do que viveu... sei lá... prefiro o fim precoce no auge (alá Ayrton Senna) do que morrer velho e fracassado com um projeto fechado nas mãos...

mas isso é minha opinião claro

Julinot
05/02/2009, 08:05
Eu estou doido para ver a primeira unidade do BOAVENTURA 4X4 !
Sonhar não custa nada...

Abraços a todos...

billj
05/02/2009, 13:10
Sonhar não custa nada...




...a não ser o tempo perdido..........:parede:



Abraços preferindo SONHAR menos e PENSAR mais,

Bill

RBM
08/02/2009, 14:16
Aqui tem mais um fazendo jeep, que pode ser 0 km...
www.jeepira.com.br

Julinot
08/02/2009, 20:35
Muito interessante o trabalho dos caras...

Alô, Boaventura...

Abraços a todos...

cRiPpLe_rOoStEr
02/03/2009, 19:00
A quebra da Gurgel foi política, não teve nada a ver com o mercado. Literalmente o Governo Federal puxou o tapete dele quando alterou a lei do carro popular (idéia dele) aumentando o tamanho do motor do carro popular de 800 cc. para 1000 cc, permitindo que o Uno Mile (que a Fiat já exportava para a Itália) massacrasse o BR 800.

esse motor 1.0 era baseada no 1050 do 147... vale lembrar que na polônia o uno chegou a ser fabricado numa versão 0.8, que poderia competir em condições menos injustas com o br800...

billj
02/03/2009, 19:30
http://i43.tinypic.com/25usnlu.jpg

rubensx
02/03/2009, 19:52
http://www.neowin.net/forum/fun/thread_wont_die.jpg

huahuaahhau